Rapidas mudanças de Tendencia
22 mensagens
|Página 1 de 1
Re: um bom tema para reflectir...
AA Escreveu:É que o JAS é daqueles que já anda nisto há muito tempo, tendo mesmo ultrapassado incólume os piores momentos do bear market.
AA, agradeço... Mas olha que o incólume está a mais pois eu emagreci um bocadinho.
Um abraço,
JAS
Como é evidente, a frase do Reberts sobre o JAS é desprovida de sentido e impregnada de mau gosto. Mesmo as referências a outros utilizadores, actuais ou passados, deste Fórum, passou na minha opinião o limite do razoável. E eu até tive algumas "valentes pegas" - na argumentação, mas não na educação - com alguns deles.
O JAS podia até ser um nabo e um fanfarrão. Por acaso não é nem uma coisa nem outra. Mas independentemente disso é uma pessoa que demonstra saber comportar-se e isso não só merece, como exige, todo o respeito. Quem não se dá ao respeito é que não merece ser respeitado.
E ainda por cima o JAS é portador de um finíssimo e mordaz humor que tem proporcionado os melhores momentos do caldeirão, desde a sua criação.
Portanto, caro Roberts, o mínimo que lhe sugiro é que tenha tento na língua!
Um abraço
FT
O JAS podia até ser um nabo e um fanfarrão. Por acaso não é nem uma coisa nem outra. Mas independentemente disso é uma pessoa que demonstra saber comportar-se e isso não só merece, como exige, todo o respeito. Quem não se dá ao respeito é que não merece ser respeitado.
E ainda por cima o JAS é portador de um finíssimo e mordaz humor que tem proporcionado os melhores momentos do caldeirão, desde a sua criação.
Portanto, caro Roberts, o mínimo que lhe sugiro é que tenha tento na língua!
Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Não posso deixar de afirmar o repudio absoluto por uma frase tão infeliz sobre o JAS, felizmente já rebatida pelo próprio e por outros.
Visitante Roberts: o JAS é aquilo que neste mundo se pode considerar um verdadeiro PRO, mesmo sem trabalhar numa Casa de Investimento. Ele provou por várias vezes que conhece o cavalo onde aposta e só depois faz a aposta. E ainda sabe especular quando é preciso.
Cumprimentos
dj
Visitante Roberts: o JAS é aquilo que neste mundo se pode considerar um verdadeiro PRO, mesmo sem trabalhar numa Casa de Investimento. Ele provou por várias vezes que conhece o cavalo onde aposta e só depois faz a aposta. E ainda sabe especular quando é preciso.
Cumprimentos
dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Roberts Escreveu:...e não estranhem o futuro desaparecimento do Jas...Porquê...a falência os daytraders muito atrevidos e convictos...muito convictos...são estrelas cadentes neste jogo...
Vejo com desagrado esta citação proferida pelo Roberts Visitante.
O JAS tem respondido a este tipo de insinuações, com a constatação dos bons resultados, e da elevação de diálogo.
Aliás, e se me permitem, embora não comente os seus pontos de vista, dado que se vira mais para o investimento em Portugal, o JAS para mim é e continuará a ser, independentemente dos resultados, uma referência, tanto pela gratidão que nos merece, bem como pela postura correcta que vem mantendo.
Por isso caro Roberts, não sei se o sentido da sua frase era ofensivo mas, caso seja o qual interpreto, repudio vivamente.
Todos os conteúdos deste post, são da minha responsabilidade, e são o meu entendimento do momento dos mercados. A serem tomados como exemplo, é da única responsabilidade de quem os segue.
Um grande abraço e bons n€gócios,
Gpinto
Um grande abraço e bons n€gócios,
Gpinto
Roberts Escreveu:...e não estranhem o futuro desaparecimento do Jas...Porquê...a falência os daytraders muito atrevidos e convictos...muito convictos...são estrelas cadentes neste jogo...
Concordo com quase tudo o que escreveu!
A alusão ao JAS como exemplo daqueles que desaparecem rápidamernte é que me parece bastante infeliz. É que o JAS é daqueles que já anda nisto há muito tempo, tendo mesmo ultrapassado incólume os piores momentos do bear market.
Cumprimentos,
AA
- Registado: 6/11/2002 0:37
Não sou um daytrader convicto pois até prefiro os investimentos de médio prazo.
O facto de ter jogado poker antes de "jogar" na bolsa permite-me saber que às vezes se ganha e outras vezes se perde.
E, como quando perco, não fico mal disposto (e já não tenho idade para amuar...) nunca seria por essa razão que abandonaria um Forum...
JAS
um bom tema para reflectir...
SE fosse fácil ganhar dinheiro em bolsa estavamos todos ricos...o que acontece é que para um ganhar outro tem que perder...certo ??... certíssimo...agora temos que aperfeiçoar capacidades, estudar, simular, anotar e ter uma boa dose de sorte...dos gurus que têm passado aqui no caldeirão todos têm tido morte prematura... Joca, O homem do acho que, dr.Mello, Simplício...e não estranhem o futuro desaparecimento do Jas...Porquê...a falência os daytraders muito atrevidos e convictos...muito convictos...são estrelas cadentes neste jogo...Flying tens toda a razão este jogo pode tornar-se viciante e geralmente torna-se...só um Ulisses, um Marco...e outros poucos subsistem... Um abraço.
-
Roberts
PLPinto
Dos que já deram a sua opinião sobre negociar em daytrading, eu provalvelmente só o menos entendido, mas tenho a minha maneira de estar e negociar, posso relatar como negociava em daytrader, hoje faço em média 5 negocios por dia,com 15% do cash, 60% aplicado a curto prazo(não mais de 2 semanas, salvo raras excepções), 25% do cash sempre disponivel, pois negoceio nos US e por vezes á noticias e as acções fazem puxadas de muita %%, mas já fiz 20/25, negocios por dia, digo que quando estava a correr bem é deslumbrante quando corria mal parece que tinha acabado de fazer uma maratona, os resultados também não mereceram o esforço despendido.
o trading que mais utilizo, é detectar na primeira hora de negocio a provalvel tendencia, pois é aqui que se tomam as grandes posições, se o mercado abre em alta aguardo uma retracção para entrar ou seja deixo acalmar a euforia ou abro curtos com o RSI 70/80 se abre em baixa abro longos com o RSI 20/30, não é o plano de trading perfeito, longe disso, mas têm dado alguns bons resultados, mais positivos do que negativos.
Esta foi uma palavra de estimulo, direi, porque não parar em cash e simular no papel durante uma semana até arranjar a sua maneira de olhar para o mercado.
O meu streamer tem 25/30 acções e não consigo conhece-las todas mas com o tempo vamos nos conhecendo
Boa sorte
até xá
cochim
o trading que mais utilizo, é detectar na primeira hora de negocio a provalvel tendencia, pois é aqui que se tomam as grandes posições, se o mercado abre em alta aguardo uma retracção para entrar ou seja deixo acalmar a euforia ou abro curtos com o RSI 70/80 se abre em baixa abro longos com o RSI 20/30, não é o plano de trading perfeito, longe disso, mas têm dado alguns bons resultados, mais positivos do que negativos.
Esta foi uma palavra de estimulo, direi, porque não parar em cash e simular no papel durante uma semana até arranjar a sua maneira de olhar para o mercado.
O meu streamer tem 25/30 acções e não consigo conhece-las todas mas com o tempo vamos nos conhecendo

Boa sorte
até xá
cochim
- Registado: 4/11/2002 22:08
Também é prazer de negociar...
... mas quando perco, principalmente quando depois vejo que foi precipitação fico bastante enervado.
Não sei se isto vai ajudar mas houve uma frase do Ed Sekyota que me impressionou e sobre a qual meditei imenso:
"Ganhar ou perder, toda a gente tem aquilo que quer do mercado."
Eu meditei sobre isso e cheguei a conclusões imprevisíveis sobre mim...
Aquilo que te pergunto é:
E tu, o que queres do mercado?
Será que é dinheiro?
Pq eu cheguei à conclusão que aquilo que eu queria não era só dinheiro mas também satisfação pessoal. Tinha especial prazer em apanhar topos e fundos e não tinha paciência para esperar por sinais técnicos,
queria era estar no mercado!
Assim sendo, podia ler todos os livros do mundo que nenhum me iria ajudar porque o que se ensina nos livros nada tem a ver com aquilo que eu queria tirar do mercado.
Engraçado que assim que identifiquei este problema e me obriguei a seguir algumas regras, o mercado perdeu alguma piada. E cheguei mesmo a pensar em mandar ao Ulisses um mail a perguntar se ele não fazia gestão de contas...
Será que o teu dinheiro também não estará melhor noutro sítio, enquanto não encontrares forma de chegar ao teu objectivo de ser um trader de sucesso?
É que se realmente esse fosse o teu objectivo, para lá chegares não precisavas de perder 1 cêntimo!
Pensa nisso e boa sorte.
"Ganhar ou perder, toda a gente tem aquilo que quer do mercado."
Eu meditei sobre isso e cheguei a conclusões imprevisíveis sobre mim...
Aquilo que te pergunto é:
E tu, o que queres do mercado?
Será que é dinheiro?
Pq eu cheguei à conclusão que aquilo que eu queria não era só dinheiro mas também satisfação pessoal. Tinha especial prazer em apanhar topos e fundos e não tinha paciência para esperar por sinais técnicos,
queria era estar no mercado!
Assim sendo, podia ler todos os livros do mundo que nenhum me iria ajudar porque o que se ensina nos livros nada tem a ver com aquilo que eu queria tirar do mercado.
Engraçado que assim que identifiquei este problema e me obriguei a seguir algumas regras, o mercado perdeu alguma piada. E cheguei mesmo a pensar em mandar ao Ulisses um mail a perguntar se ele não fazia gestão de contas...
Será que o teu dinheiro também não estará melhor noutro sítio, enquanto não encontrares forma de chegar ao teu objectivo de ser um trader de sucesso?
É que se realmente esse fosse o teu objectivo, para lá chegares não precisavas de perder 1 cêntimo!
Pensa nisso e boa sorte.
Só há um movimento que consigo prever todos os dias nos gráficos da bolsa... prá frente!
Claro. A alavancagem só deve ser utilizada quando o trader atingiu um estágio em que a sua performance é positiva e regular.
Ou seja, ninguém deve apostar na alavancagem para tentar ganhar através dela quando não ganha sem ela. A alavancagem, em termos gerais, o que vai fazer é alavancar a performance também: se esta é negativa sem alavancagem, com alavancagem é mais negativa ainda. Por seu turno, se a performance é positiva (e regular, este ponto tb é importante) então aí torna-se mais positiva.
Imagine que a alavancagem é como um carro de Fórmula 1 e sem alavancagem temos um BMW série 3. Quem não se conseguir manter dentro da pista a pilotar o BMW M3, mais dificilmente se consegue manter dentro da pista com um F1.
No entanto, um bom piloto não vence corridas de F1 a pilotar um BMW M3...
Deve ainda concentrar-se em manter uma boa relação entre o ganho em cada trade vencedor e a perda em cada trade perdedor. Por vezes, essa relação é mais importante que a relação entre o número de trades ganhadores e o número de trades perdedores. Em investimento alavancado tipo warrants este aspecto é ainda mais importante...
Ou seja, ninguém deve apostar na alavancagem para tentar ganhar através dela quando não ganha sem ela. A alavancagem, em termos gerais, o que vai fazer é alavancar a performance também: se esta é negativa sem alavancagem, com alavancagem é mais negativa ainda. Por seu turno, se a performance é positiva (e regular, este ponto tb é importante) então aí torna-se mais positiva.
Imagine que a alavancagem é como um carro de Fórmula 1 e sem alavancagem temos um BMW série 3. Quem não se conseguir manter dentro da pista a pilotar o BMW M3, mais dificilmente se consegue manter dentro da pista com um F1.
No entanto, um bom piloto não vence corridas de F1 a pilotar um BMW M3...
Deve ainda concentrar-se em manter uma boa relação entre o ganho em cada trade vencedor e a perda em cada trade perdedor. Por vezes, essa relação é mais importante que a relação entre o número de trades ganhadores e o número de trades perdedores. Em investimento alavancado tipo warrants este aspecto é ainda mais importante...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Caro PLPINTO
DEsculpa meter a colherada, mas as tuas palavras dão-me um quadro geral de viciação e, como tal, de alguma dependência compulsiva. É impossível ser-se sereno, objectivo e racional num quadro desses e, portanto, ganhar dinheiro será cada vez mais uma questão de fé (péssimo) do que de pensamento, análise, cálculo de probabilidades e decisão fria e ponderada.
Talvez esteja a ser radical, mas eu sugeria que te afastasses completamente do mercado por uns tempos (até porque estás a perder dinheiro segundo dizes) e tomasses para ti mesmo uma firme decisão (incluindo se necessário sistemas de inibição forçada, depende do grau de viciação) até que sejas capaz de realizar, para ti mesmo, o que queres e esperas dos mercados e como (com que estratégia) irás consegui-lo. Se for preciso, escreve tudo num papel e procura analisar até que ponto é que o que escreveste faz de facto sentido numa análise imparcial.
Depois, e só depois, procura ensaiar a aplicação fria e firme da tua estratégia sem nisso envolver dinheiro (simulando os trades por exemplo em Excel, recorrendo a um simulador dos que existem disponíveis, etc). Quando conseguires concretizar as tuas decisões em função da tua estratégia e não em função do impulso puro e simples, começa a fazer trade com montantes perfeitamente dispensáveis. E depois vai aumentando os montantes do trade, dentro da política de money management que certamente fará parte da tua estratégia, sempre em estrita observação do esquema decisional que racionalmente traçaste.
Caso não o consigas, então o melhor é afastares-te mesmo. Porque, sendo só dinheiro, podes mesmo assim acabar falido, e isso não é nada agradável...
Um abraço e bom trabalho
FT
DEsculpa meter a colherada, mas as tuas palavras dão-me um quadro geral de viciação e, como tal, de alguma dependência compulsiva. É impossível ser-se sereno, objectivo e racional num quadro desses e, portanto, ganhar dinheiro será cada vez mais uma questão de fé (péssimo) do que de pensamento, análise, cálculo de probabilidades e decisão fria e ponderada.
Talvez esteja a ser radical, mas eu sugeria que te afastasses completamente do mercado por uns tempos (até porque estás a perder dinheiro segundo dizes) e tomasses para ti mesmo uma firme decisão (incluindo se necessário sistemas de inibição forçada, depende do grau de viciação) até que sejas capaz de realizar, para ti mesmo, o que queres e esperas dos mercados e como (com que estratégia) irás consegui-lo. Se for preciso, escreve tudo num papel e procura analisar até que ponto é que o que escreveste faz de facto sentido numa análise imparcial.
Depois, e só depois, procura ensaiar a aplicação fria e firme da tua estratégia sem nisso envolver dinheiro (simulando os trades por exemplo em Excel, recorrendo a um simulador dos que existem disponíveis, etc). Quando conseguires concretizar as tuas decisões em função da tua estratégia e não em função do impulso puro e simples, começa a fazer trade com montantes perfeitamente dispensáveis. E depois vai aumentando os montantes do trade, dentro da política de money management que certamente fará parte da tua estratégia, sempre em estrita observação do esquema decisional que racionalmente traçaste.
Caso não o consigas, então o melhor é afastares-te mesmo. Porque, sendo só dinheiro, podes mesmo assim acabar falido, e isso não é nada agradável...
Um abraço e bom trabalho
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Como negoceio.
Eu concordo com essa rápida mudança de tendência, só que não consigo é apanha-la… falta-me ai alguma coisa!
Eu comecei a negociar em médio tempo na compra de mercado Português, depois de algum tempo mudei para daytrading de uma forma genérica, um pouco de tudo mas, como não deu resultado especializei-me em negociar a seguradora Axa e o mercado Francês por ser mais liquido e por aparecer no Streaming da Bigonline. Só que as comissões, embora as do Big no mercado estrangeiro não sejam caras, comiam uma grande parte do lucro das traders pelo que as traders ganhadoras embora fossem em maior numero do que as perdedoras não compensavam.
À duas semanas resolvi mudar para Warrants, nomeadamente o Dax, foi ao procurar informação de Warrants que encontrei o vosso site e li todos os vossos artigos. A ideia é com a alavancagem aumentar os lucros de cada uma, só que também aumenta os prejuízos.
Eu comecei a negociar em médio tempo na compra de mercado Português, depois de algum tempo mudei para daytrading de uma forma genérica, um pouco de tudo mas, como não deu resultado especializei-me em negociar a seguradora Axa e o mercado Francês por ser mais liquido e por aparecer no Streaming da Bigonline. Só que as comissões, embora as do Big no mercado estrangeiro não sejam caras, comiam uma grande parte do lucro das traders pelo que as traders ganhadoras embora fossem em maior numero do que as perdedoras não compensavam.
À duas semanas resolvi mudar para Warrants, nomeadamente o Dax, foi ao procurar informação de Warrants que encontrei o vosso site e li todos os vossos artigos. A ideia é com a alavancagem aumentar os lucros de cada uma, só que também aumenta os prejuízos.
Para Ulisses
Porque se assim eu já fico stressado com tanto tempo de entrevalo sem mexer no mercado não consigo dormir. O grande problema é que muitas vezes não consigo deixar de fechar uma posição na pior altura.
Pois... Embora a questão não seja para mim, permite-me que te dê a minha opinião.
Embora não conheça naturalmente os pormenores da tua performance e de como actuas, fiquei com a clara sensação que não estarias vocacionado para o Daytrading.
Isso fica evidente logo no teu comentário inicial (q não sei se se referia ao dia de hoje, dado que não é bem isso q está a acontecer hoje): o exemplo que davas é excelente para um daytrader. O que um daytrader procura são esses fortes movimentos e mudanças de tendência dentro da sessão, é esse o ganha pão de um daytrader.
Isto não quer dizer que não devas investir em Bolsa. Tens é de encontrar a forma adequada para ti para investir. Com trabalho e dedicação todos ou quase todos conseguem chegar lá, nem que seja a uma performance modestamente positiva. Mas exige trabalho, dedicação, auto-conhecimento e auto-controlo...
Já agora, refiro que considero tal como o Ulisses o daytrading bastante desgastante. Ocasionalmente faço daytrading mas tem sido cada vez mais raro.
Existe uma tendência para ir-se negociando prazos cada vez mais apertados quando se acompanha de forma muito intensiva o mercado. Tenho ideia (pela minha experiencia e pelo que vejo da experiencia de outros) que certa altura dá-se um retrocesso e volta-se para planos temporais mais alargados.
Enfim, trata-se de um processo de ajuste para encontrarmos o prazo que nos é mais adequado, pela forma como analisamos o mercado, pela disponibilidade de tempo, pelos produtos em que apostamos, etc, etc...
Embora não conheça naturalmente os pormenores da tua performance e de como actuas, fiquei com a clara sensação que não estarias vocacionado para o Daytrading.
Isso fica evidente logo no teu comentário inicial (q não sei se se referia ao dia de hoje, dado que não é bem isso q está a acontecer hoje): o exemplo que davas é excelente para um daytrader. O que um daytrader procura são esses fortes movimentos e mudanças de tendência dentro da sessão, é esse o ganha pão de um daytrader.
Isto não quer dizer que não devas investir em Bolsa. Tens é de encontrar a forma adequada para ti para investir. Com trabalho e dedicação todos ou quase todos conseguem chegar lá, nem que seja a uma performance modestamente positiva. Mas exige trabalho, dedicação, auto-conhecimento e auto-controlo...
Já agora, refiro que considero tal como o Ulisses o daytrading bastante desgastante. Ocasionalmente faço daytrading mas tem sido cada vez mais raro.
Existe uma tendência para ir-se negociando prazos cada vez mais apertados quando se acompanha de forma muito intensiva o mercado. Tenho ideia (pela minha experiencia e pelo que vejo da experiencia de outros) que certa altura dá-se um retrocesso e volta-se para planos temporais mais alargados.
Enfim, trata-se de um processo de ajuste para encontrarmos o prazo que nos é mais adequado, pela forma como analisamos o mercado, pela disponibilidade de tempo, pelos produtos em que apostamos, etc, etc...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: re
Info Escreveu:Pinto..falas de q mercados? Correlacionando fut americanos com mercados cash americanos...à pouco estavam em máx do dia !! Por lá ..até agora até se estão a portar como "previsto".
Cump
Nomeadamente dos mercados Americanos, e atráz destes todos os outros pois por norma todos seguem a América.
É difícil dizer-lhe onde está o erro e porque está a falhar sem sequer conhecer a sua forma de negociar. Mas uma das hipóteses é estar a negociar num horizonte temporal para o qual não está vocacionado.
Por exemplo, em tempo, tentei dedicar-me ao "daytrading", mas vi que não tinha sucesso, que era excessivamente desgastante e que, no longo prazo, estava condenado ao fracasso.
Por que não tenta começar a negociar em prazos um bocadinho mais alargados (por exemplo, uma a duas semanas)?
Um abraço,
Ulisses
Por exemplo, em tempo, tentei dedicar-me ao "daytrading", mas vi que não tinha sucesso, que era excessivamente desgastante e que, no longo prazo, estava condenado ao fracasso.
Por que não tenta começar a negociar em prazos um bocadinho mais alargados (por exemplo, uma a duas semanas)?
Um abraço,
Ulisses
Obrigado Ulisses, acontece que eu trabalho em Day trading mas na maior parte das vezes não consigo aperceber-me das mudanças, muito menos apanha-las, o que me faz ter um saldo muito negativo nas minhas negociações. Já desisti, mas não consigo estar afastado dos mercados e volto, já é talvez um vicio ou uma esperança de que consiga mudar a tendência. Não sei, tento tudo o que sei e consigo aprender, mas… li todos os seus artigos e num deles afirma que Ed Sekyota diz que os perdedores devem desistir de negociar mas eu ainda acredito na minha hipótese, tem alguma dica ou ideia que me possa ajudar a continuar?
Um Abraço.
Um Abraço.
A forte volatilidade é uma característica dos últimos anos nos mercados. Os participantes estão cada vez mais centrados no curto prazo, o que leva a esta volatilidade fortíssima. Para quem negoceia numa base de muito curto prazo, até é muito bom a existência desta volatilidade. Quem negoceia em horizontes temporais mais alargados, tem mais dificuldades, mas não deve deixar que este "ruído" interfira na sua visão de médio/longo prazo.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Rapidas mudanças de Tendencia
O que me faz perder a paciência, e o dinheiro também, é a rápida mudança de tendências durante o mesmo dia. Como é possível os futuros americanos estarem bem positivos e poucos minutos depois da abertura os mercados ganharem uma tendência bem negativa? 

22 mensagens
|Página 1 de 1