Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investir a longo prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MozHawk » 20/11/2002 19:54

Caro Mokum,

É bom ver-te por cá. Penso que a maioria já disse quase tudo o que havia a dizer. Há apenas algumas considerações relacionadas com as definições de prazos. Quais os time frames de cada um?

Quanto ao longo prazo, penso que a grande maioria dos pequenos investidores não é investidor de longo prazo a não ser muitos dos que foram apanhados neste tsunami de 3 anos. Acredito que mais que os investidores de longo prazo são os que detêm posições realmente importantes em empresas cotadas... :)

Um abraço e vai escrevendo mais vezes.

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

objectivo conseguido ? talvêz

por Mokum » 19/11/2002 1:29

Desculpem mas só agora cheguei a casa, devido a problemas pessoais vou estar toda a semana ausente, mas á noite cá estarei para vos cumprimentar.

Mas que alegria vocês me dão, consegui o meu objectivo:
quebrar o enguiço e aprender convosco, espero que a minha cabeça dura amoleça, e aprenda concordo com o Jas e já disso dei conhecimento e é como diz a Razão Pura, agradado por te "ver " por cá, completado pelo o Ulisses, mas o F.Turtle e o Vizitante também reagiram bem.
Não sei se este tema poderia ser mais aprofundado, pois continuo na minha, que o verdadeiro investidor exclusivo de Longo Prazo existe.
Não vou á procura dele, talvez esteja escondido atraz de um motivo para nós não muito claro.
Uma coisa é certo não há duvida que a Tecnica do Stoploss e o Longo Prazo estão interligados.
Nos artigos do DRUIDA ela está lá, demostrada pelo o Ulisses
Agora a grande duvida e talvez o mais dificil, saber definir o motivo porque se compra ou vende uma acção quando se tem pouco conhecimento do mercado. Que pena ser tudo tão dificil, não que eu pretenda ser rico rápidamente, nada disso, na minha idade já não é preciso, e os que me conhecem , e são muitos, sabem isso.

Mas sempre gostei dos jogos de azar e como não pretendo comprar nenhum Mercedes o que tenho chega bem, cá vou continuando a investir mais uns cobres, tendo em conta os conselhos dos mais experientes, nestas andanças.

Um abraço a todos e espero voltar com outro tema em breve
Razão Pura Beijinhos da mimi, prazer em ver-te
Mokum
 
Mensagens: 60
Registado: 10/11/2002 1:18

Oi Mokum!

por Razao_Pura » 18/11/2002 17:10

Há tanto tempo!

É bom ver-te de volta às lides bolsistas.

Em relação à tua questão do investidor de longo prazo devo dizer que a minha opinião é em tudo semelhante à do JAS, tão bem complementada pelo Ulisses.

Nunca te esqueças que um dia é da caça, o outro é do caçador.

Beijinhos.

R.P.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Flying Turtle » 18/11/2002 15:25

Ulisses Pereira Escreveu:Quem comprava?

Evidentemente que esta regra se aplica quer às compras quer às vendas. Quando alguém vende por uma determinada razão, há sempre alguém que encontra outro motivo válido para comprar. É esta a beleza do mercado e é por isso que ele funciona... :)

Um abraço,
Ulisses


Totalmente de acordo Ulisses, mas atenção à liquidez dos títulos! É que pode bem acontecer que, com certos títulos do nosso PSIzinho, quando o motivo subjacente à nossa compra deixa de existir, e decidimos vender, não haja gente suficiente no mercado com outros motivos para entrar e, aí (por exemplo quando colocamos um stop com ordem ao melhor), lá vai água! :wink:

Um abraço
Pedro
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Ulisses Pereira » 18/11/2002 13:25

Quem comprava?

Evidentemente que esta regra se aplica quer às compras quer às vendas. Quando alguém vende por uma determinada razão, há sempre alguém que encontra outro motivo válido para comprar. É esta a beleza do mercado e é por isso que ele funciona... :)

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Visitante » 18/11/2002 6:46

"Se todos fizessem assim,eram todos a vender .... pergunto,quem é que comprava?
Visitante
 

por Ulisses Pereira » 18/11/2002 3:05

Caro Mokun,

Acho que o JAS tocou nos aspectos essenciais deste tema e fê-lo através de uma abordagem muito semelhante à que eu faria. Queria apenas referir um aspecto que julgo muito importante para quem investe nos mercados de capitais, seja numa perspectiva de curto ou de longo prazo.

Sempre que compramos uma acção, temos algum motivo que nos leva a fazê-lo. Uma das regras que considero essencial é vender essa acção, sempre que o motivo que nos levou a comprar a acção deixe de existir, seja ele técnico, fundamental, geo-político ou outra coisa qualquer...

Por exemplo, compramos uma acção pois está perto do suporte X que acreditamos não vir a ser violado. Caso ele seja, não há razão para permanecer com a acção. Ou, por exemplo, compramos uma acção farmacêutica Y porque acreditamos que no Congresso do dia Z irá apresentar um produto revolucionário. Se o Congresso termina e não houve essas revelações, devemos sair do papel, pois o motivo que tinha estado na génese da nossa entrada desapareceu ou, pelo menos, alterou-se,

Se todos os investidores respeitassem esta regra, muitos dissabores seriam evitados. O desrespeito desta regra leva, por isso, muitos investidores a transformarem negócios de curto prazo em negócios de longo prazo, o que geralmente acaba por dar muito maus resultados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Mokum » 18/11/2002 0:02

amigo asadelta obrigado pelos seus proveitosos concelhos, tomarei isso em conta, mas o Mercedes já eu o tenho, que pena.

Amigo Jas:
Obrigado era isso mesmo que andava á procura, uma opinião com cabeça trncos e membros, e lendo o teu post verifico que me esqueço muito rapidamente das regras obrigatórias de um trade, seja ele de longo ou curto prazo.
Claro que eu podia guardar isto tudo só para mim, e não vir aqui para a praça do Caldeirão falar dos meus erros, que têm sido muito mias dos agora aqui expostos, mas talvêz sirvão para ajudar os principiantes, como eu, eu sou mais um teimoso do que um princiante, e se não estou pior é porque tenho tido amigos como tu.
Lendo bem o teu post, talvêz eu arrepie agora caminho, embora a minha carteira, (já com alguns anos ) se esteja a tornar menos longo prazo.
Esperemos, que este reviver da Euronex dure mais um pouquinho.
Um abrço e vou meter bem na cachimónia as tuas explicações.
dá Cumprimentos ao primo "jin-Achim-Sin"

Mokum
 
Mensagens: 60
Registado: 10/11/2002 1:18

Re: Investir a longo prazo

por JAS » 17/11/2002 23:41

Mokum Escreveu:Este tema é para mim pouco claro, não sei se, se investe a longo prazo por determinação ou se acontece devido ao não uso do stoploss…
(...)tornei-me involuntariamente num investidor de longo prazo.
Gostaria de ler na mente de um trader que resolve investir deliberadamente a longo prazo qual é a táctica aplicada?
Investe determinadamente em papel escolhido de antemão, ou escolhe uma acção que esteja mesmo de pantanas e espera, espera, espera?
(...)


Meu caro Mokum,

Para começar ainda bem que acabaste com esse complexo...

Não vale muito a pena discutir o teu caso pois sabes muito bem a minha opinião... Acho que se devem assumir os erros, com as consequentes perdas, e partir para outra.
Não fazer isso é perder tempo e, muitas vezes, perder ainda mais dinheiro.

E a questão que se põe, quando dizes que te tornaste por acidente um investidor de longo prazo, é se estás a agir em conformidade ou se estás a prolongar "o acidente"...

Um investidor de longo prazo escolhe os seus objectivos necessariamente através da AF.
Não lhe interessam as oscilações de cotação de curto prazo mas acredita que o título em causa tem condições para ter um bom comportamento e que este será necessariamente melhor do que o do índice do mercado.
Em casos pontuais pode investir em empresas novas, com maior risco, ou de novas tecnologias em que antevê um futuro promissor.
E pode ainda escolher empresas das quais possui uma boa informação se julgar, por exemplo, que o mercado as penalizou indevidamente.

Analisa os títulos que tens em carteira e verifica se eles preenchem alguma das condições anteriores.
Ou faz ao contrário analiza todos os títulos do PSI-20 e exclui aqueles que, por uma razão ou por outra, consideras que podem ter um mau comportamento no futuro. Se a lista ainda for extensa demais, priviligia aqueles em que te parece possível uma boa valorização por qualquer razão (possível OPA, lucros potenciais num negócio ainda no início, etc, etc).

Depois de teres a lista só te falta verificar se os títulos que tens em carteira constituem um "investimento de longo prazo" ou se continuam a ser "um acidente"...

Neste último caso remove o "título acidentado" e substitui-o por um melhor.

Um grande abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Mal de Portugueses

por ASA Delta » 17/11/2002 22:13

Atão quem forma uma empresa investe a curto,médio ou longo prazos?

O mal dos portugueses é que querem logo comprar um Mercedes,não é isso?
ASA Delta
 

por Mokum » 17/11/2002 19:14

bom primeiro so meus agradecimentos pelos incentivos do MA e Mbarroso, é bom, muito bom mesmo.
Agora o Aragon.
A minha intenção era mesmo descobrir se há investidores de longo prazo,
assim tipo envisto agora e daqui a 10 anos os meus filhos têm aqui um pé-de-meia.
Tu dizes:

Quanto a mim, em bolsa só se está a longo prazo, quem detém em carteira activos desvalorizados face ao preço de aquisição (que está a perder). Senao vejamos: em fases como a da "bolha expeculativa" de 99/00, alguem diz que está " a longo prazo"???
s parece que não


Pois é precisamente esse o meu caso, mas não deixa de ser um longo prazo e é aqui que eu entro em conflito comigo mesmo e porquê:

Porque como não preciso do dinheiro imediatamente posso dar-me ao luxo de aguardar algum tempo, será isto longo prazo, por estupidez, por indisciplita para com os concelhos constantes de quem sabe mais ?
Creio que há investidores deliberados no longo prazo " caso dos americanos "

Não sei se terá muito interesse continuar este tema, mas de qualquer maneira um objectivo já atingi, desenvorgonhei-me

hehehehehheeh um abraço

Mokum
 
Mensagens: 60
Registado: 10/11/2002 1:18

Opinião

por Aragorn » 17/11/2002 2:37

Caro Mokum,

Na minha opiniao (e também para dar seguimento a este debate que considero interessante) o proprio uso da expressao "trader de longo prazo" torna-se em si só num contrasenso, um trader nunca está no longo prazo!
Quanto a mim, em bolsa só se está a longo prazo, quem detém em carteira activos desvalorizados face ao preço de aquisição (que está a perder). Senao vejamos: em fases como a da "bolha expeculativa" de 99/00, alguem diz que está " a longo prazo"???
Esse conceito quanto a mim é o conforto psicologico de quem está a perder nos seus investimentos.
E afinal, o que significa o "longo prazo", é um periodo de tempo de quanto?? pelos investidores com quem lido diariamente, é o periodo de tempo que se leva até que os seus investimentos se valorizem "convenientemente", ou seja, pode muito bem ser logo no dia a seguir a terem investido inicialmente!!! E se assim for, que "longo prazo" é este.
Leva-me, ainda nesta linha de raciocinio, outro "erro" emocional que vejo muitos investidores desse calibre cairem, o de que nao se "vende nada a perder"! tento sempre em vão convencer essas pessoas de que o que importa a cada momento é o valor do patrimonio financeiro ($$$$) e não se as acções estao mais "baratas" que o preço a que foram compradas! Se se seguir esta perspectiva, passa-se a accionar o melhor de todos os stop losses que podem existir: o do valor do nosso patrimonio! aquilo que verdadeiramente arriscamos é o nosso dinheiro e nao os titulos.

Um Abraço!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 323
Registado: 6/11/2002 2:27

por mbarroso » 17/11/2002 2:35

Meu Caro Mokum,
o mundo é na verdade feito de crianças a "brincar" aos adultos. Todos nós sempre tivemos e sempre teremos "a" primeira vez para muita coisa e montes de duvidas que nos pareciam patéticas. Sorte daqueles que as assumem e avançam para conquista das mesmas para como prémio, conseguirem outro desafio.... e isso talvez seja a unica coisa que faz sentido.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 40
Registado: 12/11/2002 21:17
Localização: Lisboa

por MarcoAntonio » 17/11/2002 2:15

Eheheh... Bravo Ambrósio!... Digo, Mokum... E venham muito mais escritas agora que quebraste o <i>enguiço</i>... :wink:

Um abraço!
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38324
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Investir a longo prazo

por Mokum » 17/11/2002 1:42

Este tema é para mim pouco claro, não sei se, se investe a longo prazo por determinação ou se acontece devido ao não uso do stoploss…
No meu caso, porque não accionei o referido stop e vou contra os conselhos do "nosso" Druida, tornei-me involuntariamente num investidor de longo prazo.
Gostaria de ler na mente de um trader que resolve investir deliberadamente a longo prazo qual é a táctica aplicada?
Investe determinadamente em papel escolhido de antemão, ou escolhe uma acção que esteja mesmo de pantanas e espera, espera, espera?
Na minha opinião, os traders de longo prazo, na maioria dos casos, caiem nessa situação involuntariamente, por falta de disciplina.
Não há muito tempo li um artigo do Borja, intitulado (no longo prazo estamos todos mortos), desculpem a citação, mas acho que não deve haver problemas em citarmos bons valores. Porém, também esse artigo não me elucidou lá muito bem, salvo a parte que diz respeito ao day trading,
De qualquer maneira deixo aqui este tema, para discussão.
Primeiro por dever para com a Pata e o Moz, prometi-lhes que tentaria escrever algo pela primeira vez num fórum, e, como o prometido é devido, aqui vai, se não tiver interesse há um caixote do lixo em todos os Windows e segundo porque tinha de quebrar este complexo.

Com um abraço do Mokum
hehehehhehe saiu
 
Mensagens: 60
Registado: 10/11/2002 1:18


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Burbano, Google Adsense [Bot], jlmt, Mmmartins, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, VALHALLA e 255 visitantes