G. se me permites, deixo aqui a minha visão.
Todas as semanas digo que irei começar a estudar o NDX para poder assim começar a negociá-lo mas é sempre a mesma coisa, acabo por nunca o fazer
Este é o meu 1º report sobre o índice.
Começando sempre pelo gráfico semanal, a queda é brutal e só de imaginar que os 25% de retracement ser situam acima dos 1735 pts, este índice terá que "pedalar" imenso para deixar para trás o bear market.
Por duas semanas o índice tentou quebrar os 1156 pts mas sem sucesso. O volume a nível semanal teve uma ligeira diminuição e olhando para o gráfico diário, tal como no SPX, o DI está também com uma divergência bearish. Naturalmente que essa divergência não é sinónimo de shorts, principalmente quando a nível de preços, o uptrend se mantém intacto mas é um sinal de aviso aquando de uma abertura/reforço de posições longas.
O gráfico diário mostra-nos claramente o uptrend desde Abril, depois daquelas 4 semanas de movimento lateral entre Março e Abril. Vamos para já com 4 movimentos counter trend, apesar de que o movimento desta semana estar para já em risco pois o índice na 5ª feira ter sido incapaz de produzir um novo swing high. Temos aqui um claro sinal de aviso.
Vamos olhar + de perto estes movimentos counter trend. Temos o 1º produzido em apenas 1 dia e uma amplitude de 35 pts. O 2º voltou a ter apenas 1 dia e uma amplitude de 33 pts. O 3º teve uma duração de 2 dias e uma amplitude de 44 pts e o 4º, produzido esta semana teve uma amplitude de 25 pts. Esta amplitude inferior aos movimentos anteriores poderia indicar nova aceleração do upswing mas como é obvio, para isso era necessário que na 5ª feira fosse produzido o tal novo swing high, coisa que não aconteceu. Foi produzido antes uma inside bar e na 6ª feira essa inside bar foi quebrada em baixa, o que não é um sinal muito bom.
Por este facto este ultimo movimento counter trend possui ali um ponto de interrogação. É um swing low ou é o inicio de um down swing maior do que o esperado?
No grafico dos futuros (NQ) podemos ver ali um suporte para a overnight session nos 1153 pts. Uma sustentação durante a overnight session acima destes valores deixará antever uma boa abertura do mercado e nova tentativa para quebrar os 1166 pts. Uma negociação abaixo dos 1153 pts deixa em aberto um retest aos 1147 pts.
A quebra dos 1140 pts deixa o índice livre para testar os 1116 pts.
Não deixo qualquer tipo de indicação relativamente a valores para uma tomada de posição no índice pois como referi, nunca o negociei e como esta é a minha 1º análise que faço não me sinto à vontade.
Ao contrário de muitas pessoas, sinto necessidade de conhecer minimamente o historico dos swings e afins para me sentir à vontade em negociar o activo.
Um abraço
arnie