Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP: já é

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Está de facto

por Visitante » 16/5/2003 12:47

a ficar outra vez com um aspecto interessante... para os longos!
Ainda bem que não as vendi a 1,35 (que considerava um possível suporte) como pensava fazê-lo por várias vezes ter tocado nesse valor (empiricamente tenho observado que quando um possível suporte é tocado muitas vezes, incluindo no intraday, vulgarmente "fura-o"!
Mas de facto as grandes (relativas) entradas no intraday de hoje com o preço a subir e tendo em conta a posição compradora, referida pelo JAS, só posso acreditar que teremos um novo ciclo de subidas... assim o espero!

Abraços
Visitante

update

por JAS » 16/5/2003 10:46

Para quem tem dúvidas que os tubarões continuam a comprar basta olhar para os cofres.

Apenas 6 ordens de compra a 1,38 = 1,2 M

JAS

P.S. Resposta p/ Vmerck: Lisboa

Registado: 5/11/2002 0:05

Isso é q é falar!!!!

por vmerck3 » 16/5/2003 10:41

como disse uma ida aos 1.42 não era de colocar de parte ,ver q quase todos os titulos da nossa praça estão com a mesma figurinha. sobem a pique e depois corrigem algo mas puco o q é bullish e voltam a tentar fazer novo maximo e ai é q a porca torce o rabo......quem souber q isto vai fazer maximo q diga pq o movimento a se-lo sera fabuloso(bandeira de alta)façao as contas da projecção nos titulos marcem os targets e definem os stop´s.até ai tudo normal.....
Qt ao almoço pagares tu se isto ou aquilo ou eu , da igual.... o q interressa é a posição assumida por ti q sem duvida prezo e é de realçar neste forum, os meus sinceros parabens.
Ja agora de onde es?
vmerck3

JAS

por JRG » 16/5/2003 10:10

Eu tambem quero ir a esse almocinho e com muito gosto em pagar,mas preferia o BCP 2 euros....o que acontecerá a curo prazo 2/3 meses.
Um abraço

Registado: 6/12/2002 11:06

Update

por JAS » 16/5/2003 9:57

vmerck3 Escreveu:O malparado esta a crescer e não a diminuir.... esse é um ponto essencial para a banca, todos sabemos q o negocio banca esta saturado, os proprios bancos encontravam-se tão endividados q tiveraõ de recorer aos aumentos de capital para cumprir os racios exigidos e para cobertura de provisões de lembrar q as posições estrategicas vão ter de ser provisionadas

Notícia fresquinha...

Segundo o Jornal de Negócios, o Banco Comercial Português (BCP) apresenta já um rácio de solvabilidade superior ao apresentado pelo Banco Espírito Santo e pelo Banco Português de Investimentos.
No final do primeiro trimestre, o BCP apresentava um rácio de capital Tier1 de 7,3 por cento, acima dos apresentados pelos seus rivais mais directos.

vmerck3 Escreveu:JAS caso o BCP for abaixo dos 1.25 tenho muito gosto em q tu me pagues um almoço/jantar, companheiro de luta, mas acredita q tambem q se isso suceder espero q ja tenhas stopado as mesmas.....

vmerck3, vamos alterar esse negócio. Eu ofereço-te o almoço na mesma se o BCP for a 1,25 mas tenho muito gosto em também te convidar para almoçar, já para a semana, com o BCP acima de 1.40.

E informo que o meu "flexível" stop-profit passou a estar colocado a 1,35.

De qualquer das formas terei ganho dinheiro com o BCP que chega para te pagar o almoço...

JAS

por vmerck3 » 16/5/2003 8:51

O malparado esta a crescer e não a diminuir.... esse é um ponto essencial para a banca, todos sabemos q o negocio banca esta saturado, os proprios bancos encontravam-se tão endividados q tiveraõ de recorer aos aumentos de capital para cumprir os racios exigidos e para cobertura de provisões de lembrar q as posições estrategicas vão ter de ser provisionadas
Qt a pergunta realizada,os valores não os tenho a mão, uma vez q é analise fundamental, mas tenho isso em casa por certo, mas sendo eu investidor atraves da A.T.....No fim de semana vou dar a olhadinha a pergunta q pelos vistos sabes a resposta, mas como eu gosto de retorica....
Hoje concordo q os racios são SUFICIENTES para a banca , mas não tem mesmo q ser pelo menos suficientes??? assim o exige o Banco de Portugal.....é a credibilidade q esta em jogo.
JAS caso o BCP for abaixo dos 1.25 tenho muito gosto em q tu me pagues um almoço/jantar, companheiro de luta, mas acredita q tambem q se isso suceder espero q ja tenhas stopado as mesmas.....
vmerck3

Re: Opinioes

por JAS » 16/5/2003 1:02

vmerck3 Escreveu:Qt a bocas foleiras ai estamoos empatados JAS eu tambem posso afirmar o mesmo,mas é normal TENS BCP em carteira........cada um defende a sua dama, não ha mal nisso, errado esta em afirmar q o oponente(vendedor) manda bocas foleiras

Toda a gente sabe que tenho BCP em carteira. Mas como tenho ainda mais 6 outros títulos do PSI-20 isso não me torna automaticamente "suspeito" ao escrever sobre qualquer título do PSI.20.

Expliquei em vários posts que investi no BCP e porque razão o fiz.

Portanto eu fui muito claro, não escondi nada e respondi até a todas as perguntas que me foram feitas.

Só pretendo que tu tenhas a mesma postura.

No teu texto eu encontrei o seguinte:

vmerck3 Escreveu:Venha dai um aumento de capital para cobrir o malparado como exige o banco de Portugal e ja vão ver o BCP a 1.00(-40%).................

E eu escrevi a propósito disso que:

JAS Escreveu:Afirmação curiosa essa.
Com o recente Aumento de Capital o BCP deve ter ficado com a melhor cobertura de malparado da nossa praça...
Consegues demonstrar que isso é verdade? Ou temos que entender que foi apenas mais uma "boca foleira"?

Em tudo o que escreveste continuas a não demonstrar que essa afirmação é verdadeira...
Portanto eu poderia continuar a classificar isso como "boca foleira".

Mas para não te cansares muito, e para te ajudar na busca da verdade e dos factos concretos, eu digo-te que:

- Em 31 de Março de 2003 (pós aumento de capital) as dotações para provisões para riscos de crédito mal parado (vencido a mais de 90 dias) eram de 70,5 milhões de euros o que corresponde a 166,6% desse crédito.
- O crédito vencido a mais de 90 representava 1,2% do crédito total.

Se achares que isto não é verdade dá-me os números que tens.
Se afinal os meus são verdadeiros e tu não tiveres nenhuns eu continuo a dizer que foi "apenas uma boca foleira".
Estamos entendidos?

Para finalizar, como eu já respondi à pergunta à qual não soubeste responder, deixo-te outra:

Quais são as percentagens do BES e do BPI?

JAS

bcp

por magino » 16/5/2003 0:32

brilhante jas, brilhante.... tenho acompanhado as suas ideias, há já algum tempo...parece-me realmente um pensador sensato...também é verdade,,possuo algumas bcp´s, a 1.43...mas pra pior já basta assim...não acha artista?? :idea:
magino

Sensatez...

por artista_ » 15/5/2003 23:45

Não me parece que ter a opinião de que o BCP irá cair até aos 0.60€ seja uma questão de pouca sensatez, é apenas uma opinião cujo valor lhe dará cada um, dependendo da forma como se sustenta a mesma!!
Relativamente ao exercício do Jas sobre o que poderia acontecer se o BCP "afundasse" parece-me exageradissimo!!! Há muitos outros bancos onde empresas e particulares poderão financiar-se, sem dúvida que o BCP é importante para a economia portuguesa mas se não for competitivo e bem gerido tem de dar o lugar a outros, é assim a vida...
Para concluir julgo que o BCP raramente é uma acção para se fazer trading de curto prazo... tecnicamente muito tem de acontecer para inverter o sentido descendente (tem de passar ainda muitas provas), a longo prazo existem algumas razões para se julgar que é um bom investimento, também existem algumas para se desconfiar disso, enfim cada um...

NOTA: Tenho neste momento 5000 acções do BCP, não julguem que estou fora a torcer para que o título caia...

cps

Registado: 17/3/2003 22:51

aumento de capital?

por Flor de Lotus » 15/5/2003 22:32

Vai mais rápido aos 2€ se isso acontecer.A exemplo do ano passado levaram-na de 1,76 até aos 2,7

Arranjam-se todas as especulações para shortarem.Desde já aviso: quando forem fazer a cobertura dos shortes agarrem-na a 1,6 , é a paga do lucro....
Flor de Lotus

por zé povinho » 15/5/2003 22:24

vender a S&P não é tarefa fácil, especialmente para quem tem alguma urgencia e porque o sector dos seguros não está folgado de dinheiro para uma compra destas.

um dos anunciados interessados, parece já se ter afastado (Mapfre).

quanto ao resto se a cotação vai a ,60 ou a 2,00 não comento, até porque a maior partes das vezes a cotação tem pouco a ver com os fundamentais das empresas.

Registado: 4/11/2002 23:38

Opinioes

por vmerck3 » 15/5/2003 21:32

Não sou um cibernauta de relevo,posso garantir isso,nem de guru quero ser apelidado(da muita chatice e pouco retorno), embora conheça alguns de relevo ou pelo menos q o foram , mas a maioria "desistiu" ou mantem-se "afastado" pela razão q inunciei. aos novos "gurus" uns tem a minha simpatia outra tem uma simpatia menor(NUNCA antipatia...) e admiro a sua coragem e persistencia para ajudar/trabalhar em algo q acreditam. dou aqui os meus sinceros cumprimentos e pq não um obrigado a todos, sim é verdade eu leio alguns artigos dos sites .Qt a bocas foleiras ai estamoos empatados JAS eu tambem posso afirmar o mesmo,mas é normal TENS BCP em carteira........cada um defende a sua dama, não ha mal nisso, errado esta em afirmar q o oponente(vendedor) manda bocas foleiras........qd o BCP estava acima dos 3 eu disse q este vinha a 1.50...mas enganei-me veio + abaixo tal como na EDP onde afirmei q vinha a 1.80 essa então desiludiu-me.....
Certo , certo e q o mercado é soberano se estas MUITO enganado ele encarrega-se de te expulsar caso sejas muito teimoso(não activas os stop´s)e aventureiro(alavancagem elevada). Se estas tão certo do valor do BCP pq não fazes um emprestimo do tipo hipotecar a casa????...muitos fizerão e ve o q sucedeu.....mas não quero ofender ninguem c\ essas palavras apenas afirmar q enrons ha por ai muitas tem é outros nomes.......
qt ao pessimista q fui conotado, quem me conhece ~dira o contrario,mas como sou realista MAS portugues ,vivo na SAUDADE dum mercado BULL....(mas q isto ta a subir esta....até ao dia mas pode demorar semanas nestas subida ....
Qt a ser eu o culpado por este BEAR market um muito obrigado pelo elogio, tenho a fama mas não tenho o proveito(cadê do $$$$$), desde q em março de 2000 decidi q o mercado ia para baixo tenho entalado muita gente q era muito egoista, :mrgreen: gananciosa ,avarenta, antipatica....uns bons filhos da menina passe a palavra (mas sem querer ofender ninguem volto a afirmar) oq hoje e verdade amanha é mentira na bolsa como no futebol.
DOW a 9100, DAX a 3250 STOP na linha de tendencia do canal q o DOW esta a realizar
é verdade aproveito para felicitar o moderador do site TRMS e a PATA..simpaticos...
Cumprimentos
vmerck3

confiança e [b]Aposta[/b]

por Ovos Moles » 15/5/2003 20:15

são comentarios como o vmerk3 que são responsaveis pela situação actual do mercado. É preciso reflectir um pouco antes de dizer asneiras (sem querer ofender ninguém em particular). Realmente carregar com a S&P ás costas é um fardo pesado para o BCP actualmente, para além do mais o Banco Portugal tá sempre a chatear por causa das provisões. Quem vos diz que já não há uma venda ou parqueamento como quiserem chamar da S&P? Na minha modesta opinião o parqueamento seria o mais proveitoso numa optica de médio prazo, dado o potencial do sector em causa. O aumento de capital nestes níveis ia provocar uma coisa, a queda do titulo certamente abaixo de um euro. Como devem saber, abaixo do valor nominal, c´est pas possible des faire. Por isso relax, pois os touros tem de mexer muito na nossa bolsinha e já agora deixo de pé: Quem vota que o BCP até Setembro está acima dos 2€? :wink: :lol: :P ?
Um abraço para todos vos e desculpem la se fui um pouco duro mas estou farto de negativismo.
Ovos Moles

Registado: 5/11/2002 11:12

Re: INQUISIÇÂO????'PIDE????

por JAS » 15/5/2003 19:32

vmerck3 Escreveu:Essa ta boa!!!!
Pq sera q é insensato dizer q o BCP vai a 0.60?????
Insensato podera ser dizer q vai a 2.50 daqui a 2 anos.
Desde q fundamentada qq opinião é valida , qt a defesa do Bcp tambem tem de ser fundamentada.

Dizeres que o BCP vai a ser 0,60 parece-me de facto insensato mas cada um tem a sua opinião.

Mas pensa que para isso acontecer a situação do Banco teria que estar mesmo muito mal e, uma das primeiras medidas que tomariam seria vender algumas participações.
Não falo da S&P cuja venda será normal e está anunciada. Falo da CPR, da EDP, da BRI. Portanto também acharás "sensato" estas passarem a valer 50%
ou menos.

Está claro que, com esse capital libertado. a administração do BCP pode sempre fazer aquilo que está autorizada a fazer... Comprar até 10% de acções próprias (que são apenas 320 milhões de acções...).

Mas voltemos ao tema dos 0,60.
Nessa altura também deve ser cortado o crédito a alguns clientes, o que deverá lançar 2 ou 3 empresas, do nosso PSI, em falência tecnica.
Os clientes do BCP, que são muitos, deverão começar a poupar nas chamadas telefónicas (cai a PTC), vendem os automóveis (cai a SAG), não compram 2ª casa (cai mais a CPR, cai a SEM e a TDU), os outros bancos deixam de ser opados (lá cai o BPI), enfim uma desgraça completa...
Posto isto restará concluir que, nessa altura, o País está pressupostamente falido, teremos saído da CEE e voltado a adoptar o escudo, tragédia só evitavel se tivermos passado a falar espanhol.

Quando tudo isso tiver acontecido tu serás sem dúvida o maior guru da nossa bolsa.
Mas até lá, vais-me desculpar, mas serás simplesmente conhecido pelo bcp_60...

vmerck3 Escreveu:quem vendeu a 1.42 e agora a ve a 1.36 esta melhor de quem não a vendeu ...outra coisa um stop é para ser activado senão estamos a fazer tudo menos analise q significa estratégia, disciplina.............

Não há dúvida que quem vendeu a 1,42, e agora a vê a 1,36, está melhor do que quem não a vendeu.
Eu vendi algumas a 1,38/1,39 e recomprei a 1,36 não estou muito mal.
Quanto à questão dos stops não tens razão nenhuma pois os stops devem ser móveis e flexíveis.
Com o BCP a 1,42 eu poderia esperar uma correcção brusca e eventualmente violenta. Justificava-se um stop apertado para sair rápido. Nessa altura a minha estratégia era sair para reentrar uns ticks mais abaixo e foi isso que fiz.
Com o BCP a estes níveis de 1,36, na minha opinião a queda já não será acentuada nem brusca. Apenas se justifica um stop, neste caso até stop-profit, para o caso de um pouco provavel sell-off.

Análise não significa estratégia... A estratégia é que pode ser baseada na Análise ou não. E pode ser executada com disciplina.

vmerck3 Escreveu:Venha dai um aumento de capital para cobrir o malparado como exige o banco de Portugal e ja vão ver o BCP a 1.00(-40%).................

Afirmação curiosa essa.
Com o recente Aumento de Capital o BCP deve ter ficado com a melhor cobertura de malparado da nossa praça...
Consegues demonstrar que isso é verdade? Ou temos que entender que foi apenas mais uma "boca foleira"?

JAS

por zé povinho » 15/5/2003 18:33

o falar-se de novo aumento de capital no BCP não é tanto especulação como possa parecer.

bas que a venda de S&P não seja feita com a rapidez pretendida, e iremos ouvir falar nessa inevitabilidade.

Registado: 4/11/2002 23:38

INQUISIÇÂO????'PIDE????

por vmerck3 » 15/5/2003 18:15

Essa ta boa!!!!
Pq sera q é insensato dizer q o BCP vai a 0.60?????
Insensato podera ser dizer q vai a 2.50 daqui a 2 anos.
Desde q fundamentada qq opinião é valida , qt a defesa do Bcp tambem tem de ser fundamentada.
Tenham como o exemplo o NiKKEI onde o FUNDO é cada vez + fundo, la q tenham BCP isso é outa historia mas não tenham duvida e issso a mimi ninguem consegue convencer q não é assim , quem vendeu a 1.42 e agora a ve a 1.36 esta melhor de quem não a vendeu ...outra coisa um stop é para ser activado senão estamos a fazer tudo menos analise q significa estratégia, disciplina.........assim são IGUAIS aqueles q compraram PTM a 130 e disseram q ia a 200(eu tambem disse isso.....) so q a diferença esta em q eu vendias,poq assim estava defenido..... a maioria ficou c\ elas.....e vejam o resultado.....
Venha dai um aumento de capital para cobrir o malparado como exige o banco de Portugal e ja vão ver o BCP a 1.00(-40%)....o grafico ai colocado revela q o titulo esta a corrigir...ainda tem suporte e eu tambem acredito q va outra vez testar os 1.43....mas dai a dizer q não vaoi a 0.60.......tenho dito....
vmerck3

por Ulisses Pereira » 15/5/2003 17:51

Caro visitante,

Essa sua ideia parece-me completamente utópica. Ainda agora foi o aumento de capital e já está a especular com outro? Sejamos razoáveis...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Visitante » 15/5/2003 17:48

O BCP prepara-se para outro aumento de capital...Preparem-se para uma nova diluição...
Visitante

maus ventos

por maeinvestidora » 15/5/2003 17:36

Isto não combina nada com o calor que está em Portugal! O BCP devia ser uma acção quente, a dar alegrias, e não a fazer sofrer...

Enfim, já me vou habituando.

Ao menos não fechou abaixo dos 1.35, o que seria muito mau. É uma cena que vamos ver se não gravamos no episódio de amanhã, lol, que eu não tenho vontade de sair desta com prejuízo!

Fica o gráfico, com o desenho daquilo que poderá vir a ser uma nova LT descendente de curto prazo(!).
Anexos
BCP.png
BCP.png (4.57 KiB) Visualizado 3842 vezes
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

BCP

por JAS » 15/5/2003 16:52

É animador ver que ainda há peixe graúdo a comprar. Ficou visível nos cofres 1 única ordem de compra a 1,36 = 170k.

Mas mesmo assim não gostei nada do fecho de hoje a 1,36 pois esperava 1,37/1,38.

Amanhã é 6ª feira com fecho de futuros. Na nossa praça os futuros não têm significado nenhum mas podem trazer quedas nos mercados internacionais que arrastem as nossas.

E segue-se uma 2ª feira que também é dia habitual de quedas.

Tenho que pensar muito seriamente em deixar activado um stop-profit se não estiver a acompanhar o mercado on-line.

JAS

Jas, naturalmente não sou

por Visitante » 15/5/2003 16:41

o visitante dos 0.60!!!
Devido a afazeres profissionais acabei por não cumprir o que tinha anteriormente afirmado, por estar ausente do mercado! Por isso, espero que tenhas razão!
Nota: eu sou o visitante que tinha vendido 50% da carteira BCP a 1.41, reentrando com a mesma quantidade a 1.38 (algo já amealhei)!

Um abraço
Visitante

BCP

por JAS » 15/5/2003 16:07

Não sei qual dos Visitantes este é...
Mas não me parece que seja aquele que diz que o BCP está falido e que vai descer até 0,60...

Este tem BCP e a pergunta até é sensata: Que stop profit usar?

É verdade que já hoje foi a 1,35 mas também é verdade que também foi a 1,38.
Os verdadeiros e fortes valores de negociação têm sido 1,36 e 1,37.

A minha perspectiva e as razões da minha entrada no BCP mantêm-se e não vejo razões para sair a estes níveis.

Tentar vender e recomprar só dá trabalho e não é rentável com 1 tick de diferença.

Nesta perspectiva baixei o meu stop-profit para 1,34 mas só o acciono se vir que as compras estão a esgotar nesse valor.

JAS

Visitante

por JRG » 15/5/2003 15:30

Lá voltamos nós ao anonimato..........eu sem ser o JAS,pessoa que até considero pelos seus posts sensatos,até nem respondia.....registe-se e depois pergunte tudo....digo eu.......
Passe bem....Visitante

Registado: 6/12/2002 11:06

BCP: já é

por Visitante » 15/5/2003 15:08

a terceira vez (se não me engano), hoje, que pica nos 1.35! Não estou a gostar! Se picar mais uma ou duas vezes, caio fora fazendo um stop-profit!
...e para ti JAS, qual é o teu stop?

Um abraço
Visitante

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 160 visitantes