Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Nasdaq Composite - Gráfico e Análise de Longo-Prazo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

prazo em apreciação

por Karamba » 16/11/2002 16:43

Tens toda a razão. De facto, a correlação depende muito do prazo em análise. A Csco, no antigamente, teve alturas em que influenciou (upa upa) o Nasdac mas com uma performance muitíssimo superior.

Eu estava a referir-me à fase actual (últimos 3 anos, em que tem andado "quase" colada ao ndx). Fase do "ski alpino".
Nesta fase recomenda-se o uso de equipamento a rigor. Volta não volta fazemos uns saltos acrobáticos (como este em curso, tipo catapulta) que ainda estou para ver se aterro bem ou se fico espalmado num qualquer abeto. Vamos lá a ver.

Um abraço

(estávamos a falar do mesmo mas em espaços temporais diferentes, as confusões são quase sempre à volta desta diferença de fuso horário eheh)
Karamba
 

por MarcoAntonio » 16/11/2002 14:30

Atenção, Karamba, não pode olhar unicamente para a desvalorização: durante a bolha a Cisco valorizou igualmente bastante mais. Por exemplo, entre o início de 1997 e o pico da bolha o Nasdaq cresceu cerca de 3 vezes e meia enquanto a Cisco cresceu cerca de 10 vezes (o triplo!). Ainda assim, a Cisco está hoje quase ao dobro do valor dessa altura (início de 1997) enquanto o Nasdaq está mais ou menos no mesmo valor.

Ou seja, isto vai de encontro ao que eu disse: apesar de existir uma semelhança gráfico inequívoca existem ali diferenças de alguma monta e tudo somado a performance da Cisco é melhor que a do Nasdaq. Isso não nega no entanto que exista uma correlação entre as duas... Mas a Cisco é a Cisco e o Nasdaq é o Nasdaq. A Cisco por exemplo já fez o <i>break-out</i> (tanto no longo como no médio prazo) e o Nasdaq não. Outro exemplo, o Nasdaq está com volume inferior ao pós 11 de Setembro e a Cisco está com maior volume agora.

Quanto à leitura que fez dos três índices (em resposta ao bullbull) concordo plenamente e acho uma descrição muito boa!...

Abraço, Karamba.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Dow é a fachada do mercado americano

por Karamba » 16/11/2002 13:43

O Dow 30 é um price index, constituído só por grandes (gigantes) multinacionais. MMM, Exxon, WMT, Citi, GE, Msft, etc etc (é tudo enorme).

O Nasdac é mto.diferente. É uma salada de empresas onde estão algumas (mas não muitas) bastante grandes (Msft, Intel e Cisco). Só com estas 3, manobra-se a QQQ (estas 3 juntas somam cerca de 500 biliões, o que é uma enormidade quando se trata de tech's).

Um peso bastante pesado como a Orcl já é leve qd comparado com aquelas (cerca de 50 biliões ). A Amgen chegou a ter uma capit. anormalmente alta para aquilo que é, agora já está mais leve, mas mesmo assim ....

Resumindo, o Dow é a fachada, imponente, american style. Parece ser sólido, mas não me diz nada. O benchmark (mundial) é o SP500, e o Nasdac (que tem de tudo, não é só tech´s), é a "Selva" (deve lá ter pequenas empresas, mesmo não tech's, que vão ser no futuro aquilo que as matronas dos 100 biliões para cima representam hoje.


Bom dia !
Karamba
 

ja agora pedia uma opinião/ajuda

por bullbull » 16/11/2002 12:20

quais os titulos no mercado americano dow e nasdaq com maior relevancia?
no fundo todos os que compõem o dow e nasdaq100 /compx são todos importantes pois fazem parte do indice, mas tal como quando ha uma grande quebra na Pt e bcp, mexe no indice e as quedas arrastam os outros titulos, na vossa opinião quais no mercado americano,

ja se falou na csco, qqq
penso que a msft tambem.

cumprimentos
 
Mensagens: 66
Registado: 5/11/2002 20:20
Localização: aveiro/murtosa

Cisco

por karamba » 16/11/2002 2:49

Marco.

A performance da Cisco, neste bear market, tem sido idêntica à do Nasdac. O Nasd caíu cerca de 80%, a Cisco 90% (andamos lá perto).

Nota que a Cisco têm uma cap.bolsista enorme. É raro uma tech stoch atingir os 100 biliões de mark.cap. Ela atingiu, no topo da bolha, mais de 500 biliões !!!!!!!!!!! de capit.bolsista. Agora vê lá o que é um Titanic destes afundar 90%. Leva tudo atrás, incluindo o próprio índice.

Hoje, depois de ter recuperado qq coisa, está nos 100 biliões. Por aqui já ficas com uma ideia da menina cisco, e da bomba que aquilo não é .

Um abraço Marco,
karamba
 

por MarcoAntonio » 16/11/2002 0:58

Karamba,

em relação à correlação CSCO/COMPX eu não sigo títulos no mercado americano, apenas os índices.

Mas, dada a tua sugestão deu-me a curiosidade e lá fui espreitar. De facto os gráficos têm fortes semelhanças (mas aposto q não é caso único... :). Mas sim, acredito q aquilo esteja um pouco para o Nasdaq como o a PT está para o PSI... :)

No entanto existem algumas diferenças ao nível dos níveis de S/R e da firmeza relativa. A Cisco tem melhor performance que o Nasdaq no longo-prazo (pelo menos no período que abrangi no post inicial) e a resistência de 1996/1997 foi agora suporte no último mínimo (enquanto no Nasdaq está a ser resistência). A LTd de longo-prazo é pouco válida na CSCO e até já foi quebrada em alta (de qq modo o dado não é muito importante nem muito fiável porq a linha é pouco consistente). Há no entanto uma linha de médio-prazo bastante mais fiável e essa tb foi quebrada. Ainda, o que não deixa de ser curioso é o fortíssimo volume no fundo, q se destaca um pouco em relação ao Nasdaq cujo volume não tem sido nada de especial para a subida que está a ter...

Enfim, há um aspecto gráfico muito idêntico e uma forte correlacção de facto; mas tb há ali umas diferençazinhas de alguma monta... Deixo o gráfico mensal e semanal à semelhança do que fiz para o Nasdaq Composite.

De um modo geral, a CSCO está melhor que o Nasdaq em si e parece-me que se estará a antecipar a uma subida mais forte no Nasdaq pois já fez o <i>break-out</i> e o Nasdaq ainda não.
Anexos
csco-20021115a.gif
csco-20021115a.gif (20.17 KiB) Visualizado 2691 vezes
csco-20021115b.gif
csco-20021115b.gif (6.56 KiB) Visualizado 2717 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por MarcoAntonio » 16/11/2002 0:18

Ok VIC, se eu estiver ou falar com ele envio o abraço... :lol:

A propósito, tb qnd me virei para outros mercados a minha «vida bolsistica» tb mudou... :lol:
Mas eu estou mais virado para o DAX porq invisto através de warrants e o DAX dá mais jeito, tem melhor cobertura «horária»... :)... negociar warrants dos índices americanos tb tentei e até nem me dei mal... mas era muito stressante porque era muito tempo a olhar para eles sem poder fazer nada, nem sequer fechar posições (entre as 16:30 e as 21:00).
Apesar disso, tenho de seguir atentamente os índices americanos que o DAX sozinho não vai a lado nenhum... é uma <i>maria vai com as outras</i>... :mrgreen:

Abraço VIC
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

por Karamba » 15/11/2002 23:53

O comportamento do Nasdac (e da QQQ) está muito correlacionado com a Cisco.

Será que o facto de a Cisco ter atingido os $8 (que correspondem a 10% do seu máximo) + o facto de ter passado em gap aquela linha que une o seu topo de 27 de Março de 2000 com a cotação de 1 de Setembro de 2000 (ponto a partir do qual teve uma queda abismal) ...despoletou um qq movimento de cobertura de posições curtas ?

Não sei, mas se há papel em que se jogam emoções, forte e feio, a Cisco deve ser o nº1.

Bom fim de semana Caldeirão !
Karamba
 

por Vic » 15/11/2002 23:10

Muito Bom Marco Antonio,
Estava a espera disto para ir de fim de semana.
Abraço e um Bom fim de semana para ti
Se estiveres com o Fproença, dá-lhe um abraço meu. Graças a ele fui para os mercados Norte Americanos e mudei a minha vida... :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 1153
Registado: 5/11/2002 1:17

Nasdaq Composite - Gráfico e Análise de Longo-Prazo

por MarcoAntonio » 15/11/2002 22:48

O gráfico que se segue é um gráfico semanal do Nasdaq Composite. Este gráfico permite-nos realizar um <i>big picture</i> do índice e filtrar os acontecimentos diários, permitindo uma melhor leitura do comportamento no longo-prazo (além de compactar a informação).

Neste gráfico verifica-se que a resistência horizontal em torno dos 1400pts tem uma importância ainda maior do que talvez se tenha estado a atribuir - este valor foi suporte em 1998 (serviu de base de apoio ao último grande arranque do <i>Bull Market</i> da década de 90 e em 2001 além do já conhecido comportamente no passado mais recente (últimos meses). Mais ainda (visível no gráfico mais pequeno - mensal), este valor já anteriormente tinha servido de resistência (na passagem de ano 1996/1997).

Por outro lado temos a LTd que imperou ao longo de todo o <i>Bear</i> até agora. O curioso desta linha é que tem sido invariavelmente confirmada pela RSI com «cabeçadas» um pouco acima dos 50pts nunca chegando a passar definitivamente para terreno <i>Bull</i>.

Ou seja, mesmo numa perspectiva de longo-prazo, o Nasdaq Composite encontra-se num ponto crítico. Para cima desta linha muita coisa pode acontecer, desde um fortíssimo rebound até a um regresso ao <i>Bull Market</i>...
Ou simplesmente podemos estar a efectuar um segundo <i>retest</i> à linha recentemente quebrada.

Uma observação final: os volumes estão mais fracos do que no <i>rebound</i> de Outubro de 2001.
Anexos
comp-20021115a.gif
comp-20021115a.gif (20.61 KiB) Visualizado 2789 vezes
comp-20021115b.gif
comp-20021115b.gif (6.45 KiB) Visualizado 2799 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38251
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: andraderui, Bing [Bot], iniciado1, Nietz19, PMP69, Shimazaki_2 e 393 visitantes