Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

3 perguntas inocentes ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

3 perguntas inocentes ...

por João Contente » 15/11/2002 16:59

3 perguntas inocentes que me fazem pensar que o sistema financeiro, embora aparente basear-se nas mais modernas tecnologias, podia ser bem melhor. Ora vejamos :

1 - Porque é que as bolsas não funcionam 24 horas por dia ?
Dir-me-ão que seria muito cansativo, os traders e as corretoras não podem estar a trabalhar tanto tempo, eles têm custos a suportar ... bullshit, estas operações são todas informatizadas, e com mercados globais a arbitragem funcionaria melhor e os preços seriam bem mais justos.
Manter os sistemas estanques é como os bancos ainda levarem 3 dias úteis a fazer uma transferência interbancária tentando convencer-nos que ainda não usam computadores :lol: .

2 - Porque é que não há warrants e futuros "à la carte ?"
Admitindo que há um nível de arbitragem suficiente elevado no sistema financeiro porque é que não se podem comprar/vender warrants sobre qualquer título, com vencimento a qualquer data, e com o strike que quisermos ? O risco é nosso, há formas complicadas que dariam o valor do warrant para qualquer caso e o(s) market(s) maker(s) apenas tinham que satisfazer a ordem ... cabia a eles depois desembaraçarem-se do warrants mas num mercado global cheio de arbitragem tal deveria ser fácil e transparente. Acho que para os futuros também se poderia arranjar algo equivalente para evitar as agitações tradicionais nos dias de fecho do mercado de futuros.

3- Porque é que os stocks splits e os reverse stock splits não são automáticos ?
Os valores dos activos estariam sempre limitados ao intervalo entre 1 centimo e 10 euros por exemplo (idem em relação a USDs), sendo os splits (ou reverse splits) automáticos cada vez que a cotações se aproximassem dos valores superiores do intervalo (ou inferiores no caso dos reverse).

Enfim, isto realmente deve estar cheio de coisas que são complicadas demais para os meus raciocínios simples.

Um abraço,

João
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 60
Registado: 5/11/2002 5:21

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], jsousa71, PXYC, Shimazaki_2 e 380 visitantes