BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Parece que descolou ...vamos lá upa upa.
Tou dentro
Tou dentro

- Registado: 30/9/2012 20:32
Simplesmente de ficar de boca aberta perante o comportamento que está a ter na abertura. Pelo sim, pelo não, depois de ter entrado a semana passada a 0.95, não estou convencido e saí com mais valia pequena (100€).
Acredito que possa subir, mas não acredito assim tanto...afinal os resultados foram abaixo do previsto e se isso já estava incorporado nas descidas recentes, só mais tarde saberemos.
Acredito que possa subir, mas não acredito assim tanto...afinal os resultados foram abaixo do previsto e se isso já estava incorporado nas descidas recentes, só mais tarde saberemos.
Recuperar
BES - Tópico Geral Imparidades
Tal e qual a minha desconfiança no balanço do BES contabilizaram imparidades muito superiores ás necessárias. Não sei por muito prud~encia ou para apresentarem prejuízos muito elevadso
- Registado: 5/10/2009 12:35
Concordo com o J alves que haverá um pullback.
Mais desenvolvimentos no tópico do costume (Elliot waves).
Mais desenvolvimentos no tópico do costume (Elliot waves).
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Assim sim !!
Ficou muito bem detalhada a tua ideia.
Vejo que entraste no preciosismo ao determinar a projecção.
Como isto da AT está a léguas de ser ciência exacta, eu filtrei o spike na queda e considerei os mínimos à volta dos 60cts, valor a meu ver mais consensual.
Teríamos portanto uma projecção à volta de 30 cts o que daria como preço alvo o máximo relativo do inicio do ano à volta dos 1,2€.
Uma zona de resistência
Como entretanto até fez quase 70% desse caminho no breakout mas rapidamente regressou à base, parece-me que esse IHS pode já ter dado o que tinha a dar.
Por outro lado, com a apresentação de resultados do BES e com todo o cenário de incerteza que se está a criar à volta do orçamento de 2014, o que nos pode conduzir a um eventual 2 resgate, não estou propriamente a ver condições para grandes arrancadas.
Tento dentro do possível olhar para o quadro completo em vez de me centrar apenas nos pormenores.
Como se diz por aqui:
É a minha opinião

Ficou muito bem detalhada a tua ideia.
Vejo que entraste no preciosismo ao determinar a projecção.
Como isto da AT está a léguas de ser ciência exacta, eu filtrei o spike na queda e considerei os mínimos à volta dos 60cts, valor a meu ver mais consensual.
Teríamos portanto uma projecção à volta de 30 cts o que daria como preço alvo o máximo relativo do inicio do ano à volta dos 1,2€.
Uma zona de resistência
Como entretanto até fez quase 70% desse caminho no breakout mas rapidamente regressou à base, parece-me que esse IHS pode já ter dado o que tinha a dar.
Por outro lado, com a apresentação de resultados do BES e com todo o cenário de incerteza que se está a criar à volta do orçamento de 2014, o que nos pode conduzir a um eventual 2 resgate, não estou propriamente a ver condições para grandes arrancadas.
Tento dentro do possível olhar para o quadro completo em vez de me centrar apenas nos pormenores.
Como se diz por aqui:
É a minha opinião

- Registado: 21/5/2009 18:43
1. O IHS está activado, logo é uma figura real. Tu falas em HS como hipótese, pessoalmente não estou a ver como, mas... Eu na AT entre uma figura existente e uma hipotética, guio-me pela real
2. O IHS não cumpriu o target, pela simples razão de só agora estarmos no pullback à neckline. Depois deste pullback e se a neck aguentar a carga então sim temos o processo técnico completo e depois lá iremos ver se ele cumpre ou não o seu target teórico
3. Por regra no pullback costuma formar-se uma lta que vem da cabeça, bate no ombro e depois no pullback à neck. Ora assim sendo a cotação até pode vir ligeiramente mais abaixo. 0.86?. 0.88?
4. Aquilo que eu gostava de ver era este pullback com a neck a aguentar a pancada e uma velinha de inversão no diário
2. O IHS não cumpriu o target, pela simples razão de só agora estarmos no pullback à neckline. Depois deste pullback e se a neck aguentar a carga então sim temos o processo técnico completo e depois lá iremos ver se ele cumpre ou não o seu target teórico
3. Por regra no pullback costuma formar-se uma lta que vem da cabeça, bate no ombro e depois no pullback à neck. Ora assim sendo a cotação até pode vir ligeiramente mais abaixo. 0.86?. 0.88?
4. Aquilo que eu gostava de ver era este pullback com a neck a aguentar a pancada e uma velinha de inversão no diário
J Alves Escreveu:Storgoff Escreveu:Head and Shoulders
Estamos a falar duma projecção à volta de 30 cts.
Quase lá chegou mas parece ter-se negado um pouco antes.
Hmm.
Quem sabe se não começa a formar agora um outro H&S mas de inversão .
Às vezes a análise técnica mais parece as cartas astrológicas.
Cada um lê o que quiser.
Acho que tens de ver melhor os pormenores técnicos na formação dos IHS
Essa afirmação pode querer dizer muita coisa e agora deixaste-me na duvida.

Penso que o que quiseste frisar no gráfico era o dito IHS.
Nesse caso parece-me que aquilo que afirmei sobre a projecção está mais ou menos de acordo com o que dizem os livros.
Admito no entanto que não sou nenhum expert nessa "ciência" da AT, muito longe disso.
Mas já agora agradecia que desenvolvesses um pouco mais o teu comentário.
Depois o que afirmei e pela mesma lógica é que podemos começar agora a desenvolver um HS ( não invertido).
Detalha aí melhor a tua opinião!!!

Storgoff Escreveu:Head and Shoulders
Hmm.
Cada um lê o que quiser.
Acho que tens de ver melhor os pormenores técnicos na formação dos IHS

Head and Shoulders
Hmm.
Cada um lê o que quiser.
Hmm.
Cada um lê o que quiser.
Que queres dizer com essas bolas?
Marcanov Escreveu:Esta menina aguentou-se na zona de suporte, na linha de tendência ascendente e 61,8 % fibonacci. Amanhã a ver se se confirma este suporte.
Marcanov, a Ltd não passa mais abaixo?

Esta menina aguentou-se na zona de suporte, na linha de tendência ascendente e 61,8 % fibonacci. Amanhã a ver se se confirma este suporte.
Cump`s
RML
RML
- Registado: 19/11/2010 19:34
ALGACA1 Escreveu:Ricardo Salgado diz que venda da Escom deverá ser feita até final do ano
25 Outubro 2013, 19:14 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt
Ricardo Salgado acredita que o negócio de venda Escom estará concretizado até final do ano. O presidente do BES revelou esta convicção na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do banco relativos ao terceiro trimestre.
A Escom, detida a 67% pelo Grupo Espírito Santo (GES), tem a maioria da sua actividade em Angola, onde opera nas áreas do imobiliário e da exploração diamantífera, entre outras.
A alienação da Escom foi anunciada, pela primeira, em Janeiro de 2011, sendo que Ana altura a Sonangol foi apresentada como a compradora da posição do GES. O negócio, entretanto, falhou, tendo a petrolífera angolana justificando a sua desistência com o facto de querer focar as suas apostas na sua área de actuação. Posteriormente chegou a ser ventilada a hipótese da Escom ser comprada pelo Fundo Soberano de Angola, mas a mesma acabou por não se concretizar. Nesta última fase um grupo de empresários angolanos, cuja identidade se desconhece, são apontados como os compradores da Escom. A venda desta participada deverá render 370 milhões de euros ao GES.
“As informações que tivemos (sobre a conclusão da venda da Escom) foram todas positivas. Estamos bastante optimistas de que será concluído nos próximos tempos”. Questionado sobre se seria antes do final do ano, o banqueiro respondeu afirmativamente. Durante o mês de Outubro, Ricardo salgado deslocou-se por duas vezes a Luanda. A primeira, a 2 de Outubro, para ser recebido pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos. A segunda, a 22 de Outubro, para manter contactos com empresários angolanos e portugueses.
Dr. Ricardo Salgado sabe o que faz. O BES tem de momento ativos que podem ajudar a resolver muitas carências e relançar o banco. O apoio ás PME também é importantíssimo. E manter boas relações com Angola também. Mas o Sr.Rui Machete com a sua atitude imatura ao se meter nas investigações do Ministério Público abalou gravemente as relações. Os empresários querem ver este senhor punido e demitido do cargo. Se o 1º Ministro não o demitir está a cometer um grave erro. Quem tinha o cargo deste senhor era o Dr. Paulo Portas que nunca teve estas saídas infelizes. Mas continuando no BES penso que a curto prazo poderá passar por um período menos bom mas isso depende da confiança dos investidores. Tudo mudará com as medidas que o Dr. Ricardo pretende tomar.
Bons Negócios
- Registado: 18/9/2013 15:43
valeqquilino
segunda feira falamos com fatos ou factos!
segunda feira falamos com fatos ou factos!
- Registado: 10/7/2013 18:37
Apesar dos resultados serem negativos e pouco acima do esperado (ou nem tanto) sou da opinião que o Bes de momento tem espaço de manobra para poder apresentar algumas imparidades neste trimestre para que no ultimo esteja apto a apresentar lucros. ou seja optou por incluir nesta apresentação alguns resultados negativos(talvez de propósito) para não criar falsas expectativas e manter o core sempre dentro dos limites e no final do ano apresenta a possível venda da Escom, a entrada em bolsa da Rioforte e/ou Espírito Santo Saúde ou ate mesmo desfazer se de parte da PT.
- Registado: 10/5/2010 15:35
BES já cumpre rácio da Basileia III
25 Outubro 2013, 19:08 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt
O administrador financeiro do BES afirmou hoje que o rácio de capital do banco seria de 8%, tendo em conta as exigências previstas para Janeiro de 2019.
Amílcar Morais Pires também revelou que, quanto aos requisitos para Janeiro de 2014, o rácio do BES seria de 10,4% e que até ao final do ano, o BES espera reforçar o rácio de solvabilidade pelas regras do Banco de Portugal com titularizações de crédito e com a conclusão do aumento de capital do BES Angola.
“Estamos a preparar-nos para a avaliação à banca do BCE. Por isso preocupamos-mos com o ‘fair value’ dos nossos activos. Queremos estar preparados em antecipação”, afirmou Ricardo Salgado, presidente do banco na conferência de imprensa, acrescentando que têm uma panóplia de instrumentos para reforçar o capital.
25 Outubro 2013, 19:08 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt
O administrador financeiro do BES afirmou hoje que o rácio de capital do banco seria de 8%, tendo em conta as exigências previstas para Janeiro de 2019.
Amílcar Morais Pires também revelou que, quanto aos requisitos para Janeiro de 2014, o rácio do BES seria de 10,4% e que até ao final do ano, o BES espera reforçar o rácio de solvabilidade pelas regras do Banco de Portugal com titularizações de crédito e com a conclusão do aumento de capital do BES Angola.
“Estamos a preparar-nos para a avaliação à banca do BCE. Por isso preocupamos-mos com o ‘fair value’ dos nossos activos. Queremos estar preparados em antecipação”, afirmou Ricardo Salgado, presidente do banco na conferência de imprensa, acrescentando que têm uma panóplia de instrumentos para reforçar o capital.
Ricardo Salgado diz que venda da Escom deverá ser feita até final do ano
Ricardo Salgado acredita que o negócio de venda Escom estará concretizado até final do ano. O presidente do BES revelou esta convicção na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do banco relativos ao terceiro trimestre.
A Escom, detida a 67% pelo Grupo Espírito Santo (GES), tem a maioria da sua actividade em Angola, onde opera nas áreas do imobiliário e da exploração diamantífera, entre outras.
A alienação da Escom foi anunciada, pela primeira, em Janeiro de 2011, sendo que Ana altura a Sonangol foi apresentada como a compradora da posição do GES. O negócio, entretanto, falhou, tendo a petrolífera angolana justificando a sua desistência com o facto de querer focar as suas apostas na sua área de actuação. Posteriormente chegou a ser ventilada a hipótese da Escom ser comprada pelo Fundo Soberano de Angola, mas a mesma acabou por não se concretizar. Nesta última fase um grupo de empresários angolanos, cuja identidade se desconhece, são apontados como os compradores da Escom. A venda desta participada deverá render 370 milhões de euros ao GES.
“As informações que tivemos (sobre a conclusão da venda da Escom) foram todas positivas. Estamos bastante optimistas de que será concluído nos próximos tempos”. Questionado sobre se seria antes do final do ano, o banqueiro respondeu afirmativamente. Durante o mês de Outubro, Ricardo salgado deslocou-se por duas vezes a Luanda. A primeira, a 2 de Outubro, para ser recebido pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos. A segunda, a 22 de Outubro, para manter contactos com empresários angolanos e portugueses.
GES deverá encaixar mil milhões com venda de activos
25 Outubro 2013, 19:23 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt
O grupo presidido por Ricardo Salgado estima encaixar mil milhões de euros com a venda de activos da área não financeira.
O Grupo Espírito Santo "está a equacionar varias cotações em bolsa e outras cedências que deverão gerar um encaixe de cerca de mil milhões de euros", revelou Ricardo Salgado durante a apresentação de resultados do BES.
O presidente do BES disse ainda que a Espírito Santo Saúde irá para a bolsa até final de Março de 2014 e a Rioforte durante o ano.
O Grupo Espírito Santo está a preparar a dispersão em Bolsa da Rioforte em 2014, a empresa que agrega os negócios não financeiros. O Negócios sabe que em cima da mesa está a venda de 30 a 45% da Rioforte, através de uma oferta pública de venda (OPV) prevista para o final do próximo ano.
A venda de parte do capital da sociedade que detém os Hotéis Tivoli, a Espart ou a Espírito Santo Saúde tem como objectivo reduzir o endividamento do grupo. Aliás, há outros activos abaixo da própria Rioforte que também estão na lista para vendas parciais. Uma das hipóteses em cima da mesa seria a venda directa dos próprios Hotéis Tivoli, possibilidade que já foi admitida pelo gestor executivo da empresa, João Pena. No entanto, não apareceram ainda propostas por valores aliciantes.
25 Outubro 2013, 19:23 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt
O grupo presidido por Ricardo Salgado estima encaixar mil milhões de euros com a venda de activos da área não financeira.
O Grupo Espírito Santo "está a equacionar varias cotações em bolsa e outras cedências que deverão gerar um encaixe de cerca de mil milhões de euros", revelou Ricardo Salgado durante a apresentação de resultados do BES.
O presidente do BES disse ainda que a Espírito Santo Saúde irá para a bolsa até final de Março de 2014 e a Rioforte durante o ano.
O Grupo Espírito Santo está a preparar a dispersão em Bolsa da Rioforte em 2014, a empresa que agrega os negócios não financeiros. O Negócios sabe que em cima da mesa está a venda de 30 a 45% da Rioforte, através de uma oferta pública de venda (OPV) prevista para o final do próximo ano.
A venda de parte do capital da sociedade que detém os Hotéis Tivoli, a Espart ou a Espírito Santo Saúde tem como objectivo reduzir o endividamento do grupo. Aliás, há outros activos abaixo da própria Rioforte que também estão na lista para vendas parciais. Uma das hipóteses em cima da mesa seria a venda directa dos próprios Hotéis Tivoli, possibilidade que já foi admitida pelo gestor executivo da empresa, João Pena. No entanto, não apareceram ainda propostas por valores aliciantes.
Twit do ZeroHedge 

- Anexos
-
- ZeroHedge_BES.png (12.86 KiB) Visualizado 4451 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Ulisses Pereira Escreveu:Storgoff, provavelmente a pergunta que deves fazer é se não caiu demais anteriormente...
Se tivesse caído para 1 euro e tivesse lateralizado no último ano e meio, provavelmente, já acharias normal.
Um abraço,
Ulisses
Se olharmos para o gráfico vemos que a cotação tem reagido de forma altamente reactiva a certas intervenções políticas tanto nacionais como internacionais.
Afirmações, projectos de intenções que levam investidores/especuladores a apinharem-se a comprar acções atropelando-se uns aos outros, o fenómeno auto-alimenta-se e rapidamente o BES sobe que nem um foguete.
Veja se o que aconteceu depois das afirmações/ intenções de Mario Draghi no verão de 2012.
Foram afirmações não realidades.
Chegados ao inicio de 2013 o balão esvaziou progressivamente até ao verão.
Neste verão mais um epifenómeno político.
A Super coligação foi reciclada e promete o El Dourado ao país.
O BES novamente tem uma arrancada fenomenal. Desta vez ainda mais rápida.
Novamente intenções políticas que a realidade vem desmentindo e agora a apresentação de resultados do BES que põe a nu a crua realidade.
Provavelmente os insiders já começaram a despachar o papel para fazer mais valias jeitosas e o balão começa a esvaziar novamente.
As quedas fortes de que falas seguiram se às fortes subidas.
Se anteriormente já tinha caído muito, é a velha questão do Fair value.
Resposta dificílima de dar e comparável à busca do Santo Graal.
Se o valor lá estiver ele vai sendo reconhecido progressivamente pelos investidores institucionais de médio longo prazo.
Mas o que eu vejo é mera especulação de curto prazo geradora de forte volatilidade.
Apenas isso.
Os graficos há muito tempo a esta parte mais parecem montanhas russas e que eu saiba a realidade económica até tem sido bem coerente há mais de 3 anos.
Re: BES - Tópico Geral " uma opinião "
lfhm Escreveu:valeaquilino Escreveu:
Uma vez que não temos por cá Bruxos, vamos esperar para ver.
Achei a tua analise interessante e bem fundamentada mas considero o momento actual do BES e bull no médio prazo e por isso as projecções indicadas não podem ser aplicadas da mesma forma.valeaquilino Escreveu:
Parece-me que os bonecos não acompanham a escrita.
CumPrim/
Vale Aquilino
Considerei mudança de tendência do BES com a quebra em alta dos 0,7.
Temos pontos de vista diferentes; a Bolsa é isto mesmo.

Eu só considerarei o BES bull, se ele se aguentar acima dos 0,80.
Mas eu sou um nabo em A.T., aproveito para criar por aquí algum espaço contraditório.
CumPrim/
Vale Aquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Re: BES - Tópico Geral " uma opinião "
valeaquilino Escreveu:
Uma vez que não temos por cá Bruxos, vamos esperar para ver.
Achei a tua analise interessante e bem fundamentada mas considero o momento actual do BES e bull no médio prazo e por isso as projecções indicadas não podem ser aplicadas da mesma forma.
valeaquilino Escreveu:
Parece-me que os bonecos não acompanham a escrita.
CumPrim/
Vale Aquilino
Considerei mudança de tendência do BES com a quebra em alta dos 0,7.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
De facto nunca é bom ter prejuízos..... mas o acontecimento tem a ver com o aumento das provisões. Estou convencido de que o BES andou mais devagar que os outros bancos(bcp e bpi) no reconhecimento das provisões e o resultado está à vista.
Com os novos testes de stress à porta era natural que os bancos também reforçassem as provisões, os analistas não tiveram isso em conta e por isso erraram nas previsões. Não fosse as brutais provisões, o banco apresentaria confortavelmente resultados acima de 500 milhões de euros. quando estancarem a sangria o banco pode regressar a lucros na ordem dos 500 milhões de euros.
Com os novos testes de stress à porta era natural que os bancos também reforçassem as provisões, os analistas não tiveram isso em conta e por isso erraram nas previsões. Não fosse as brutais provisões, o banco apresentaria confortavelmente resultados acima de 500 milhões de euros. quando estancarem a sangria o banco pode regressar a lucros na ordem dos 500 milhões de euros.
Storgoff, provavelmente a pergunta que deves fazer é se não caiu demais anteriormente... 
Se tivesse caído para 1 euro e tivesse lateralizado no último ano e meio, provavelmente, já acharias normal.
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Carlos73, Carrancho_, Google Adsense [Bot], icemetal, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, VALHALLA e 382 visitantes