Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 11/3/2014 12:06

Boas,

É sempre bom recordar....especialmente aos novatos ou mais inexperientes.

Estilos de investimento no mercado acionista em empresas tipo value versus tipo growth.

Nos últimos 75 anos, o mercado de ações teve um retorno médio anual de 10.5%, as obrigações corporativas (empresas) foi de 4.5%, os títulos do tesouro dos EUA (Treasuries) foi de 3.3% e a inflação foi de 3.3%. O investimento nas U.S. Treasuries deu prejuízo, quando deduzida a inflação e as taxas dos impostos. Quem investe a mais de 10 anos precisa de ter ações na sua carteira de ativos.

Nos fundos acionistas, a principal divisão que os investidores estabelecem é entre o tipo de empresas value (“valor”) e growth (crescimento), e entre estes 2 extremos situam-se as empresas do tipo blend ou misto. Em linguagem de vinhos, o tipo value ou growth correspondem a 2 tipos de vinho monocasta diferentes e o tipo blend é um vinho composto por várias castas. Se perguntarmos qual é o melhor tipo de vinho, a resposta vai ser: depende, tal como nos fundos de investimento. Os melhores vinhos do Porto são blend e normalmente os grandes vinhos, não generosos, também são blend, pois são uma mistura de várias castas com pesos percentuais diferentes de modo a se atingir um adequado equilíbrio na prova organoléptica, do seu sabor e cheiro, e poderem resistir mais ao inevitável processo de degradação oxidativa ao longo dos anos. Se me perguntarem qual o vinho que escolheria para acompanhar uma boa refeição de carne, eu diria: um Touriga Nacional da região do Dão e com uma idade de 3-5 anos, pois com esta idade os taninos (anti-oxidantes), indispensáveis à conservação e ao prolongar do "estado de saúde" de qualquer vinho tinto, já estariam "amaciados" e menos adstringentes (sabor tipo madeira) e assim mais agradáveis ao sabor. Também no vinho, em termos de qualidade, tem de haver um compromisso de equilibrio entre a sua juventude e o seu envelhecimento, onde ele revela mais a sua nobreza.

Empresas growth:

Este tipo de empresas têm um grande potencial de crescimento futuro e os investidores estão dispostos a pagar um preço extra por esse potencial. Estas empresas normalmente incorporam inovação e tecnologia diferenciadora, com capacidade em poder bater a concorrência, com potencialidades em se expandir a nível global devido à diferença da sua especificidade inovadora, e com excelente gestão. São empresas que estão na moda ou podem vir a estar na moda, e, como tal, a aposta nestas empresas envolve mais risco que as do tipo value, mas em contrapartida mais potenciais retornos.

A principal questão das empresas growth é poderem criar no presente uma tendência de “moda” e prolongarem essa “moda” o mais tempo possível, à custa de inovação e desenvolvimento de novas tecnologias, senão rapidamente passarão e a ser obsoletas e morrerão, ao contrário das empresas value que, teóricamente, não morrerão, tal como os grandes e experimentados navios lentos não se afogam numa grande tempestade. As lanchas rápidas é que podem capotar. Numa época de bearmarket devemos refugiarmo-nos em value em detrimento do growth e no bullmarket há teoricamente mais acréscimos de retornos no growth que no value.

Os investidores do tipo growth olham para essas empresas analisando mais concretamente os seus ganhos e a recente força do preço das suas ações. Uma empresa growth sem grandes ganhos é como um Ferrari sem motor. Neste tipo de investimento, a distribuição de dividendos não é muito importante, pois o que mais importa é reinvestir os lucros para expandir o negócio e assim poder trazer mais retornos futuros. Este tipo de investidores não andam à procura de empresas cujo preço das ações sejam uma pechincha mas sim empresas que têm um grande potencial de desenvolvimento e o preço da ação é secundário, e por isso não se importam de pagar mais por isso. Eles compram o momentum , a inércia e a tendência. Esta é que é a verdadeira natureza do investimento growth.

Em linguagem futebolística, estes investidores procuram Cristianos Ronaldos que façam a diferença e lhes permita ganhar campeonatos nos próximos anos, e, para tal, estão dispostos a pagar um preço elevado por essas ações. O problema é que o Cristiano Ronaldo pode-se lesionar por um período longo ou pode aparecer outro jogador melhor que o Cristiano e este, consequentemente, passaria um pouco de moda da ribalta da 1ª página, e os espetadores globais (não clubísticos) passariam a comprar mais bilhetes do estádio onde jogasse o novo craque.

Empresas value:

Este tipo de empresas são, no presente, negligenciadas quanto ao seu sucesso por estarem um pouco fora de moda, tendo em conta que, no passado, em períodos difíceis, por este ou aquele motivo, falharem em algum momento, depois de terem tido anos de maior sucesso. Os investidores value têm a esperança que o sucesso dos retornos pode voltar num futuro não muito longínquo e, como tal, sabem esperar por melhores dias e tentam investir no tempo de início de uma grande subida que sucede a uma grande depressão ou tombo.

Voltando à analogia futebolística, uma empresa value é o Sporting e a sua academia e o clube growth é o Real Madrid. No Sporting há a esperança em que os jogadores baratos e formados na sua academia possam vir a transformarem-se em alguns craques e assim voltarem a ganhar mais alguns campeonatos ( espero que poucos porque o meu clube, nas últimas 2 décadas, também tem falta de campeonatos), ao passo que o Real Madrid aposta no sucesso imediato e para isso quer craques da moda já com provas dadas e o seu preço é secundário. Onde é que a eventual falência seria mais perigosa, no Sporting ou no Real Madrid? É claro que seria no Real Madrid, porque o tombo seria muito maior. Era como imaginar uma peça singular de vestuário de alta costura passar a um mono que deixou de se vender por um bom preço, com a agravante de ainda ocupar espaço na montra.

Um investidor value é um verdadeiro caçador de bons negócios, investe mais pela razão do que pela emoção, é mais paciente e com maior lastro para suportar o downside de uma tempestade bolsista, tenta comprar pechinchas que lhe possam trazer grandes retornos futuros, é mais um investidor de longo prazo e não de curto-médio prazo, ou seja, é uma pessoa adulta que aposta numa relação forte e duradoura e não um jovem que aposta num encontro de uma noite.

O investidor value, ao contrário do growth, presta especial atenção à distribuição de dividendos por parte das empresas, pois as que pagam dividendos contribuem para os ganhos do investidor mesmo que o preço das ações não subam. Isto é reconfortante em alturas de downside bolsista. Quando estamos com frio é que nós agradecemos a oferta de um cobertor. Além disso, nestas grandes empresas, o fator dividendo da Yield é um grande indicador de como negociar o seu preço bolsista.

As empresas value têm um baixo rácio de P/E (Price/Earnings) e também um baixo rácio de Price/Book, que a seguir passo a explicar:

Rácio P/E:
Este é o indicador mais importante de análise de uma empresa e corresponde ao preço de cotação das ações dessa empresa a dividir pelo ganho em cada ação. Este rácio pode ser relativo a um registo passado da empresa e neste caso usamos os ganhos dos últimos 12 meses, e também pode ser relativo a um rácio P/E futuro e aqui usamos os estimados ganhos do próximo ano projetados por um analista.

O rácio das ações P/E varia ao longo do tempo devido às mudanças do preço da sua ação, que varia diariamente, e às consequentes mudanças dos seus ganhos, que acontecem a cada trimestre.

Por exemplo, se uma empresa vendeu as suas ações a um preço de 20€ por ação, tendo ganho 2€ no ano passado e é projetado um ganho de 4€ no próximo ano, tem um rácio P/E do passado igual a 10 e um P/E futuro igual a 5. Assim, uma vez que você sabe o P/E para cada ação, então você pode ver se o lote de ações que está a ser vendido da empresa constitui um bom preço ou não.
Se a empresa em causa tiver um rácio P/E elevado, você deve esperar e não comprar nos próximos tempos ações dessa empresa, porque é mais difícil para um P/E elevado atender às altas expetativas de ganhos dos seus acionistas e dos analistas financeiros, que para o caso de um P/E baixo.

Price/Book:
O rácio Price/Book compara preço de uma ação com o quanto a ação vale a pena agora se alguém liquidasse a empresa, por falência. Este rácio corresponde ao valor de capital da ação a dividir pelo nº de ações em circulação.

Por exemplo, se uma empresa fosse vendida por 50.000€ e se houvesse 10 ações dessa empresa em circulação, a cada uma caberia o valor de 5.000€. Este valor por ação é o book. Se atualmente se vendesse cada ação dessa empresa a 4.000€, então o rácio P/Book seria igual a 0.80 (4.000€/5.000€). Se este rácio for inferior a 1, significa que você está pagando menos pelas ações que o seu valor de liquidação. É claro que esse é o objetivo, porque se a empresa for à falência, você deve ainda receber o seu dinheiro de volta.

Abr,
BedRock

Registado: 1/3/2014 0:50

por Rick Lusitano » 11/3/2014 2:39

@petergonçalves
Não estás esquecido, mas as minhas baterias precisam de recarregar. :mrgreen:
Logo que possa, respondo ás tuas questões.

PS: Não tens de pedir desculpa, estás entre amigos.

Abraço
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Rick Lusitano » 11/3/2014 2:34

Tridion Escreveu:Compreendo a tua paixão por aquilo que fazes, espero sinceramente que consigas atingir o que procuras. Portugal precisa de pessoas felizes a fazer o que melhor sabem fazer.

Obrigado, Tridion.

Vou conseguir, tudo o quis realmente, tenho o conseguido na vida, com muito esforço, mas consegui. E dá muito mais sabor, uma vitória suada e difícil, do que uma vitória fácil, do tipo, "veni, vidi, vici".

DISCLAIMER: Não sou o Miguel Gonçalves. :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 11/3/2014 2:25

BedRock Escreveu:
Rick lusitano
Pois eu já tinha mencionado, que não percebia o calculo deles do DP. Mas também, não é para isso, que eu o uso. Existe outras ferramentas especializadas para isso. Não martelas um parafuso com 1 pincel? Pois não? :wink:

@Rick: Amigo, tenho uma alternativa a essa: Já experimentaste jogar bilhar com uma mangueira? Não dá jeito, pois não? É melhor utilizar um taco firme e hirto do que uma mangueira flexível!!! :lol: :lol: :lol:

Abr,
BedRock

:mrgreen:
Que ganda maluco. (no bom sentido :wink: )

por Rick Lusitano » 11/3/2014 2:23

hucruz Escreveu:Carteira 1:
- ES Rend Plus ( PTYEVHHM0001 ): 50,17%
- ES Liquidez ( PTYEVOHM0002 ): 42,36%
- TSIF American Extended Alpha ( GB00B28CN800 ): 7,47%
% actual da carteira com valorização: 102,51%
Antiguidade da carteira: 3meses +-

Na "Carteira 1" é onde aplico a maioria das minhas poupanças (cerca de 60%) e o objectivo é obter uma rentabilidade atractiva (melhor que DPs) com baixo risco, não estou disposto a suportar desvalorizações superiores a 5% no total dos fundos aplicados. De modo geral, acho que tenho esta carteira pouco diversificada e pedia-vos ajuda na realocação dos activos de modo a ter uma carteira mais diversificada e por consequência mais forte. Os 7,47% do TSIF American Extended Alpha foram recentemente retirados do ES Liquidez, eu sei que vai um bocado contra o que disse em cima, mas como representa apenas 7% do capital investido aceito correr o risco de perder mais de 5% destes 7%.

Cruz, se for para o longo prazo, muitas das sugestões que dei recentemente, poderá fazer sentido também para ti:

Obrigações e Mistos conservadores, para segurar a carteira em momentos de crises:
AXA Euro 5-7 E Cap EUR
DWS Euro Corporate Bonds NC

M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg)
Nordea-1 Stable Return E EUR

Obrigações e Mistos menos conservadores:
Templeton Global Total Return N Acc € (sem combertura cambial, "Hedge")
Templeton Global Total Return N Acc € H1 (com combertura cambial, "Hedge")
Jupiter Dynamic Bond L EUR
AXA Global High Yield Bonds E Cap EUR Hedged (95%)

Invesco Balanced-Risk Allocation E (no passado tinha cerca de 1/3 em acções/obrigações/matérias-primas (inclui ouro))
Podes ver aqui a carteira do Invesco em 30/Set/2013 - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&p=1090190#p1090190

Acções conservadoras:
Eurizon Consumer R (sem combertura cambial, "Hedge")
Eurizon Consumer RH (com combertura cambial, "Hedge")

Eurizon Pharma R (sem combertura cambial, "Hedge")
Eurizon Pharma RH (com combertura cambial, "Hedge")

UBS Infrastructure (EUR)

Acções menos conversadoras:
Threadneedle Global Equity Income
Threadneedle European Select
Threadneedle American Extended Alpha :arrow: Já o conheces :wink: *
Pioneer U.S. Fundamental Growth :arrow: Já o conheces :wink: *

* O Threadneedle tem tido mais risco e retorno do que o Pioneer.

Isto são sugestões, não precisas ter todos os fundos, adaptas ao teu perfil de risco e estratégia de investimento.

hucruz Escreveu:Carteira 2:
- ES Rend Plus ( PTYEVHHM0001 ): 34,57%
- F&C Europ SmallCap ( LU0207432559 ): 33,33%
- PI US Fund Grw ( LU0347184318 ): 32,10%
% actual da carteira com valorização: 101,59%
Antiguidade da carteira: 2meses+-

Na "Carteira 2" é onde aplico o dinheiro do meu filho (1 ano de idade), e tenho como objectivo obter o maior valorização possivel quando ele tiver 18 anos. Nesta carteira estou disposto a suportar um risco elevado, tendo sempre como objectivo que daqui a 17 anos ele terá mais dinheiro disponivel do que aquele que teria fruto de DPs. À semelhança da carteira anterior, pedia sugestões para tornar esta carteira mais forte.

Muito bem pensado, a maior parte dos DP para crianças, não vale nada.

As sugestões que coloquei acima, podes adaptar-las aqui, a teu gosto. :wink:

hucruz Escreveu:O ES Rendimento Plus tem tido uma performance excelente (em 3 meses ganhei +-5%), mas como quando a esmola é grande o pobre desconfia... tenho vindo a convencer-me que não estou bem ciente do risco deste fundo. Alguma coisa deve estar a escapar-me, podem ajudar-me?

Ele tem Obrigações dos países periféricos da Europa (PIIGS), por isso, está a ganhar com a baixa das taxas das obrigações ("Yields").

Podes também ler a minha reposta ao petergonçalves, porque mostra alguns dos fundos, aqui mencionados e podem haver alguma coisa que te interesse no próprio post. :wink:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100358

por BedRocK » 11/3/2014 2:04

Rick lusitano
Pois eu já tinha mencionado, que não percebia o calculo deles do DP. Mas também, não é para isso, que eu o uso. Existe outras ferramentas especializadas para isso. Não martelas um parafuso com 1 pincel? Pois não? :wink:

@Rick: Amigo, tenho uma alternativa a essa: Já experimentaste jogar bilhar com uma mangueira? Não dá jeito, pois não? É melhor utilizar um taco firme e hirto do que uma mangueira flexível!!! :lol: :lol: :lol:

Abr,
BedRock

por Rick Lusitano » 11/3/2014 0:57

BedRock Escreveu:Boas,

Rick,

No site da Citywire Global, as ordens de grandeza dos valores apresentados do Total Return e da Max. DD têm lógica, mas quanto aos valores apresentados para o desvio padrão (DP), de certeza absoluta que não correspondem aos valores do DP dos fundos para os vários períodos selecionados, isto porque os valores são baixíssimos e diferem uns dos outros por apenas, normalmente, de uma décima.

Este suposto “DP” deve ser o desvio padrão correspondente ao erro do cálculo deles na determinação do ranking dos retornos e da Max. DD, sem ser esta hipótese, não estou a ver outra. Eu não encontrei no site deles o método de cálculo desse DP, mas tu que és o Rei das pesquisas, se encontrares diz que depois eu vou analisar a matemática deles e vejo a que diz respeito.

Neste aspecto da fundamentação dos cálculos, estes tipos têm muito a aprender com o pessoal da Morningstar.

Abr,
BedRock

Mas tens muito sumo, para espremer nesse site. :wink:

Encara este site, como mais uma ferramenta. Cada site tem a sua especialidade. A Morningstar para calculos dos fundos, Bloomberg app para cotações, Unience/FT para gestão da carteira. Trustnet UK & Offshore para analise de fundos e carteiras.

Ainda não encontrei um site completo de fundos. Por isso, é que tens vários sites e ferramentas mencionados no tópico. E olha que já separei muita palha, para ficar estas ferramentas.

A melhor ferramenta que podes encontrar é o teu cérebro. :mrgreen:

É isso, que me te distinguido, até ao momento, é um agregador de informação, analisa, processa, questiona, cria hipóteses, e apresenta resultados. I'm a solution man. Um facilitador.

por BedRocK » 10/3/2014 21:22

Boas,

Rick,

No site da Citywire Global, as ordens de grandeza dos valores apresentados do Total Return e da Max. DD têm lógica, mas quanto aos valores apresentados para o desvio padrão (DP), de certeza absoluta que não correspondem aos valores do DP dos fundos para os vários períodos selecionados, isto porque os valores são baixíssimos e diferem uns dos outros por apenas, normalmente, de uma décima.

Este suposto “DP” deve ser o desvio padrão correspondente ao erro do cálculo deles na determinação do ranking dos retornos e da Max. DD, sem ser esta hipótese, não estou a ver outra. Eu não encontrei no site deles o método de cálculo desse DP, mas tu que és o Rei das pesquisas, se encontrares diz que depois eu vou analisar a matemática deles e vejo a que diz respeito.

Neste aspecto da fundamentação dos cálculos, estes tipos têm muito a aprender com o pessoal da Morningstar.

Abr,
BedRock

por BedRocK » 10/3/2014 19:57

Rick Lusitano Escreveu:

Artigo sobre emergentes, no Jornal de Negócios: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estir.html

Alguém conhece o artigo completo e assim indicar a que países se estão a referir para apostar?

Abr,
BedRocK

BR, só se for pela curiosidade. Porque não vejo qualquer mais-valia em ler esse artigo. :wink:

Mesmo que estivesse disponível a 100%, não iria perder tempo, a ler esse artigo. Tens tantas fontes com melhor qualidade, e queres ler 1 artigo de 1 jornalista?

@Rick: Era por curiosidade. Dada a porrada que estou a levar nos emergentes, eu começo a ler todos os artigos sobre esta temática, posso é não chegar nem sequer a meio se o artigo é fraco.

por Rick Lusitano » 10/3/2014 19:17

Querem ficar ricos, toca a criar vários perfis/páginas no Facebook. Já foram contactados? :twisted:

Jornal de Negócios - David Cameron “compra amigos” para aumentar popularidade no Facebook (10 Março 2014, 13:30)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/tecnologias/redes_sociais/detalhe/david_cameron_compra_amigos_para_aumentar_popularidade_no_facebook.html

por Rick Lusitano » 10/3/2014 19:12

Rick Lusitano Escreveu:

Artigo sobre emergentes, no Jornal de Negócios: http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... estir.html

Alguém conhece o artigo completo e assim indicar a que países se estão a referir para apostar?

Abr,
BedRocK

BR, só se for pela curiosidade. Porque não vejo qualquer mais-valia em ler esse artigo. :wink:

Mesmo que estivesse disponível a 100%, não iria perder tempo, a ler esse artigo. Tens tantas fontes com melhor qualidade, e queres ler 1 artigo de 1 jornalista?

Queres 1 artigo do JdN sobre os EM? Então toma: :mrgreen:

Jornal de Negócios - Emergentes há muitos
10 Março 2014, 09:36 por André Veríssimo | averissimo@negocios.pt
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/editorial/detalhe/emergentes_ha_muitos.html

por Rick Lusitano » 10/3/2014 19:09

Abr,
BedRocK

por BedRocK » 10/3/2014 18:30

Chico_laranja Escreveu:Para mim era melhor ao domingo.

Caso seja impossível ao Domingo, que seja ao sábado.

Preciso é algum/muito tempo de pré-aviso :oh:

Por mim, pode ser a Hipótese B: domingo.

por BedRocK » 10/3/2014 18:27

Boas,

Abr,
BedRocK

por chico_laranja » 10/3/2014 18:19

Para mim era melhor ao domingo.

Caso seja impossível ao Domingo, que seja ao sábado.

Preciso é algum/muito tempo de pré-aviso :oh:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

Investir na China?

por Rick Lusitano » 10/3/2014 18:11

Para além dos problemas do "shadow banking", excesso de endividamento, bolha imobiliária, na China, agora isto:

:!: Cuidado se pensam investir em Acções China.

Bloomberg Escreveu:BREAKING NEWS

China’s CSI 300 Index Drops to Lowest in Five Years on Exports

Mar 10, 2014 3:08 AM EDT

por Rick Lusitano » 10/3/2014 17:57

Rick,

Nas small caps globais, o fundo da Invesco Global Sm Co Eq E Acc EUR, que consta do Best, é bom, apesar do pouco histórico, pois a Invesco tem um fundo homólogo a este, com a mesma designação com exceção desta parte final: classe A Acc USD, sendo que este fundo está classificado em 3º lugar do ranking do grupo de small-mid caps global da Citywire Global. Assim, se o que difere entre os 2 fundos é apenas a classe e a moeda, então se um é muito bom, o outro também o é.

Abr,
BedRock

Não será o mesmo Invesco que eu tenho na minha listagem de fundos em EUR, desde do 1º dia? :wink:

:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)

Compreendes agora, o porquê da minha aposta nesse Invesco, e no seu "big brother", o "Invesco Global Equity Income", que também está nessa listagem. Ambos são geridos pelo Nick Mustoe. E poderá haver sobreposições e correlações. 8-)

por BedRocK » 10/3/2014 17:52

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
Chico_laranja Escreveu: Vou ver se me saiu os 80M. Se me saíram, fica o Chico, a tomar conta do tópico. :mrgreen:

:shame:

Eu não desejo mal nenhum a ninguém mas prefiro que não ganhes o €uromilhões ainda mais agora que são 89.6M€.

Se eu ganhar isso já sabes que tens carta de chamada para viver na Veneza portuguesa :-"

Chico: Eu conheço bem Aveiro, pois foi aí que andei durante 5 anos a tirar uma licenciatura que arrancou pela 1ª vez em Portugal precisamente na Un. Aveiro e só no ano seguinte arrancou na Un. Nova de Lisboa e só mais tarde no IST, etc. Como vês Aveiro é precoce em algumas coisas. Foram dos melhores anos da minha vida, até já estou a ficar um pouco emocionado a relembrar esses velhos tempos.

Um abraço,
BedRock

OK, vamos todos a uma alomoçarada em Aveiro. \:D/
O Chico e BR devem conhecem aonde se come bem e paga-se pouco. :mrgreen:[/quote]

Por mim pode ser a um sábado a combinar.

por BedRocK » 10/3/2014 17:47

Boas,

Rick,

Nas small caps globais, o fundo da Invesco Global Sm Co Eq E Acc EUR, que consta do Best, é bom, apesar do pouco histórico, pois a Invesco tem um fundo homólogo a este, com a mesma designação com exceção desta parte final: classe A Acc USD, sendo que este fundo está classificado em 3º lugar do ranking do grupo de small-mid caps global da Citywire Global. Assim, se o que difere entre os 2 fundos é apenas a classe e a moeda, então se um é muito bom, o outro também o é.

Abr,
BedRock

por Rick Lusitano » 10/3/2014 17:40

BedRock Escreveu:
Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Vou ver se me saiu os 80M. Se me saíram, fica o Chico, a tomar conta do tópico. :mrgreen:

Eu não desejo mal nenhum a ninguém mas prefiro que não ganhes o €uromilhões ainda mais agora que são 89.6M€.

Se eu ganhar isso já sabes que tens carta de chamada para viver na Veneza portuguesa :-"

Chico: Eu conheço bem Aveiro, pois foi aí que andei durante 5 anos a tirar uma licenciatura que arrancou pela 1ª vez em Portugal precisamente na Un. Aveiro e só no ano seguinte arrancou na Un. Nova de Lisboa e só mais tarde no IST, etc. Como vês Aveiro é precoce em algumas coisas. Foram dos melhores anos da minha vida, até já estou a ficar um pouco emocionado a relembrar esses velhos tempos.

Um abraço,
BedRock

OK, vamos todos a uma alomoçarada em Aveiro. \:D/
O Chico e BR devem conhecem aonde se come bem e paga-se pouco. :mrgreen:

por BedRocK » 10/3/2014 17:22

Chico_laranja Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Vou ver se me saiu os 80M. Se me saíram, fica o Chico, a tomar conta do tópico. :mrgreen:

Um abraço,
BedRock

por chico_laranja » 10/3/2014 14:05

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por PeterGonçalves » 10/3/2014 12:21

Rick Lusitano Escreveu:Peter, não estou a te dar nas "orelhas", nada disso, quem sou, para julgar alguém, ou dar sermões. Espero que compreendas, como uma opinião de quem, também já passou por isso, e teve de aprender com os erros. E sei que irei cometer muitos mais, faz parte da vida. Serve também para outras pessoas, pensarem muito bem, antes de premir o botão de compra.

What? :roll:
Os fundos no Best, não pagas comissões de subscrição. Aonde é que pagas 5% de subscrição?

Gosto muito do Threadneedle que falas, que o tenho em carteira, mas em EUR. Mas o que sugeres, é em USD. Se vais comprar o fundo com EUR, não te recomendo. Vais pagar comissões de câmbio na compra e venda desse fundos ( :evil: ) e ficas sujeito ao câmbio do EURUSD. É arriscado. Não cometas o erro de muita gente, de comprar fundos em moeda estrangeira com EUR, sem perceber minimamente, o Forex e os riscos associados.

Rick Lusitano Escreveu:Desv.Padrão(3a.) 12.69 %
Rentabilidade média 9.76 %

Rácio de Sharpe 0.69

Rick Lusitano Escreveu:Não entres na "guerra" sem um plano.

A quantidade de fundos, depende apenas de uma coisa, a nossa estratégia, podes apenas 1 fundo ou ter 100 fundos. Tu é que sabes, o queres fazer. Se é curto/médio/longo prazo, se vais rebalancear ou não. Se queres fazer uma gestão activa ou passiva ou até mesmo ambas com várias carteiras.

Se não tens conhecimentos, e ainda não sabes como vais fazer a tua estratégia, mete o dinheiro que te sobra no ES Liquidez, até teres um plano minimamente delineado. E vais metendo, nesse fundo, as tuas poupanças, tipo mealheiro, até saberes o queres fazer. Aproveitas para começar a leres este tópico, devagar com calma, de certeza, vais encontrar respostas para algumas das tuas dúvidas. E irão te aparecer mais dúvidas de certeza, e estamos aqui para te ajudar. Enquanto isso, tens o dinheiro que sobra, "protegido" no ES Liquidez, a render, vais aprendendo, estudando. Conforme fores aprendendo e tiveres mais certezas, vais tirando aos poucos, do "mealheiro" ES Liquidez, e vais investir, se tiveres dúvidas, pergunta primeiro, carregas no botão de compra depois.

O nosso amigo Chico, fez listagens de mínimos de investimento dos fundos de gestoras estrangeiras no Banco Best:

Rick Lusitano Escreveu:Fundos de investimento - Mínimos de investimento e manutenção
Imagem Chico_laranja - Banco Best: Gestoras estrangeiras (27/12/2013 15:51) LINK
Imagem Chico_laranja - Banco Best: Gestoras estrangeiras (07/02/2014 10:33) LINK

Fonte: Ferramentas diversas (2013-10-31)

Aproveita bem as ferramentas, que estão nessa ligação. Explora a 1ª página do tópico. Vão te ajudar em temas específicos.

Rick Lusitano Escreveu: :arrow: (Diz-me uma coisa, estás limitado por estares num banco não-Banco Best?)
[/quote]

Olá Rick, antes de mais desculpa a demora da minha resposta mas estive a trabalhar todo o fim de semana e por isso sem tempo nenhum!!
Podes dar nas "orelhas" à vontade que eu estou aqui para aprender!! :wall: :D
De facto estive a verificar melhor e não encontrei as comissões de 5% que achava que tinha visto!! Com tanta leitura nos últimos dias, já devo estar a ver coisas... :roll:

Podes dar-me o ISIN do fundo da Threadneedle em EUR? Não o encontro...
Podes explicar-me um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de comprar em moeda estrangeira? Ou indicar algum artigo ou tópico que tenha informações sobre esta matéria?

Relativamente a estes indicadores que mostras (independentemente do fundo em questão), acho que já percebi mais ou menos o que é o Rácio de Sharpe, mas continuo sem perceber muito bem o Desvio Padrão. Para que serve e como se analisa??
Já agora, quando me dizem "analisa os mercados", como poderei faze-lo? quais são as ferramentas e métodos essenciais?
Acho que tens razão, enquanto não tiver mais certezas, gaurdo o € num fundo mais "tranquilo". O Liquidez parece-me uma boa opção, mas também tenho estado a analisar o ES Plano Prudente e o ES Euro Bond. Talvez divida o € entre eles... Que dizes??

Não percebi a tua última pergunta...! :?
(Como é que faço para citar várias vezes um utilizador? Queria citar-te como tu fizeste, por frases separadas mas não consegui...)

Muito obrigado Rick!! :D
Abraço!

Registado: 26/2/2014 12:28

por Tridion » 10/3/2014 11:33

Compreendo a tua paixão por aquilo que fazes, espero sinceramente que consigas atingir o que procuras. Portugal precisa de pessoas felizes a fazer o que melhor sabem fazer.

Registado: 13/5/2010 17:53

TEDx Talks

por Rick Lusitano » 10/3/2014 2:27

TEDx Talks

VÍDEOS
Imagem TEDxCascais - Manuel Forjaz - 15 steps to become a millionaire LINK
Imagem TEDxO'Porto - Miguel Gonçalves - Haja novamente navegadores em Portugal LINK
Imagem TEDxYouth@Braga - Miguel Gonçalves - Vencer o futuro LINK
Imagem TEDxAveiro - Nuno Markl - Rir na Face da Desgraça LINK

Nota: As bandeiras simbolizam o país, de origem.

Legenda:
Imagem Portugal

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 228 visitantes