Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fooman » 15/9/2011 22:26

balta Escreveu:Vejo que aqui se discute muito com o coração e que cada um já faz deste tópico um pouco o seu retrato de investidor/especulador/trader, etc em que fico surpreendido com frases como "míseros 14 milhões". Não ha por aí um bom gráfico que ajude a ver a Big picture nos diferentes times frames?
Obrigado a quem possa ajudar dando a sua opinião mais técnica e assente em fundamentais e estratégia da empresa, do que na simples constatação de que se o valor tem descido logo vai continuar a descer. É que quando é ao contrário não vejo vir aqui ninguém dizer com tanta convicção que tem subido logo só pode continuar... Ou o caso é assim tão grave e só anda à boca fechada? É que os problemas que conheço do BCP, são iguais para toda a Banca, e tomara toda a Banca ter uma quota de mercado no seu Pais de cerca de 30%???, Quanto vale o Produto Bancário Nacional? Bem são um pouco estes assuntos que também gostava de aqui ver tratados, é que só dizer mal, e o bota abaixo, não leva a lado nenhum.

Amigo balta,

Em relação aos míseros 14 milhões de euros quero lembrar-lhe que estou a falar de uma forma geral: no total daquilo que uma bolsa deveria transaccionar, 14 milhões de euros é zero, bola, nada!

Em relação ao resto, aconselho-o a dar uma vista de olhos aos "posts" que estão para trás. Há centenas de informações que, apesar de não serem exclusividade do BCP, são reveladoras do porquê desta queda que parece interminável. Pode acreditar ou não, mas neste momento o BCP:

* é um banco sem liquidez;
* não tem possibilidade de se financiar no mercado;
* tem cerca de 4 mil milhões de euros para pagar em dívida que se vence até Fevereiro de 2012 (portanto menos de 5 meses);
* tem buracos nas contas de empréstimos feitos a determinados clientes, sem as devidas contrapartidas (nós chamamos de colateral). Só do Berardo serão 300 Milhões de €;
* ainda não fez o chamado registo de imparidades "write-down" nas suas contas dos activos financeiros detidos, nomeadamente a dívida grega (700 M€) e cujo valor de mercado é brutalmente inferior ao registado nos livros. Em vez disso o BCP (e os outros bancos portugueses todos) decidiram movimentar esses activos para a conta de "activos financeiros detidos até à maturidade" e registá-los ou pelo valor de compra ou pelo valor que irá receber na maturidade, evitando, assim, apresentar prejuízos que iriam (e irão) fazer diminuir os rácios de capital;
* é detentor da maioria do capital de um banco na Grécia cujos activos estão sobrevalorizados, não acompanhando a evolução económica do país. Além disso, também não está a proceder ao registo de imparidades, tal como descrito no ponto anterior;
* etc etc etc etc etc...

Todos os pontos tocados antes são públicos, basta ver os relatórios e contas disponíveis no site do banco. É preciso é saber lê-los e isso é coisa que pouca gente aparenta saber.

Mas não se preocupe que a Troika está aí e vai obrigar os bancos todos a assumir os prejuízos e, devido a isso, o Estado vai ter que entrar com capital forte e feio nos bancos e as posições dos actuais accionistas poderão levar uma diluição tal que os actuais 20 centimos vão parecer caros!

Registado: 29/11/2007 3:26

por camaleo » 15/9/2011 22:03

balta Escreveu:Vejo que aqui se discute muito com o coração e que cada um já faz deste tópico um pouco o seu retrato de investidor/especulador/trader, etc em que fico surpreendido com frases como "míseros 14 milhões". Não ha por aí um bom gráfico que ajude a ver a Big picture nos diferentes times frames?
Obrigado a quem possa ajudar dando a sua opinião mais técnica e assente em fundamentais e estratégia da empresa, do que na simples constatação de que se o valor tem descido logo vai continuar a descer. É que quando é ao contrário não vejo vir aqui ninguém dizer com tanta convicção que tem subido logo só pode continuar... Ou o caso é assim tão grave e só anda à boca fechada? É que os problemas que conheço do BCP, são iguais para toda a Banca, e tomara toda a Banca ter uma quota de mercado no seu Pais de cerca de 30%???, Quanto vale o Produto Bancário Nacional? Bem são um pouco estes assuntos que também gostava de aqui ver tratados, é que só dizer mal, e o bota abaixo, não leva a lado nenhum.

Não sei que mais sinais técnicos pretendes ver...
Não há sinais técnicos de subida para já por muito que queiramos vê-los. Acho que é claro.

No curtíssimo prazo, sim assistimos para já a uma correcção.

Registado: 25/3/2010 21:12

Pois ee !

por bboniek33 » 15/9/2011 22:00

Isto estaa minado de elementos "bota-abaixo". E ee por isso que o BCP tem caiido...

Xissa ! :mrgreen:
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por balta » 15/9/2011 21:54

Vejo que aqui se discute muito com o coração e que cada um já faz deste tópico um pouco o seu retrato de investidor/especulador/trader, etc em que fico surpreendido com frases como "míseros 14 milhões". Não ha por aí um bom gráfico que ajude a ver a Big picture nos diferentes times frames?

Registado: 6/4/2005 10:39

por camaleo » 15/9/2011 21:40

Pessoal... PESSOAL!!! (desculpem... exaltei-me :lol: )

Foi só 1 dia de subida...

Temos tido correcções sempre e vamos continuar a ter...

Não há repito Não há qualquer sinal técnico a meu ver de inversão de tendência.

Nem quebra da fortíssima linha de tendencia descendente, nem quebra da mais frágil resistência... apenas se preencheu um gap.

Com tanto alarido... parece que o BCP fez uma grande subida...

O BCP ~enquanto não ultrapassar barreiras técnicas facilmente identificáveis é um título do mais altíssimo risco para se estar longo.

´Vejamos que o BCP desde Maio de 2011 perdeu 66% do seu valor... :shock:

Já para não falar dos apregoados 0.45€ que seria necessária uma subida de 110%... :wall:

Acho que nem os fundamentais poderão acreditar nisto.

O Ulisses muito tem avisado (ainda o fez hoje)... aguardem-se sinais técnicos...

O fim desta correcção e a volta às descidas è quase uma certeza... pelo menos para mim.

o gráfico não engana ninguém, sem querer ser profeta da desgraça.
=;
Anexos
bcp.jpg
bcp.jpg (66.13 KiB) Visualizado 3150 vezes

Registado: 25/3/2010 21:12

por fooman » 15/9/2011 21:13

Lembrei-me que há uns anos atrás (alguns... muitos) havia um "tio patinhas" no IRC (no tempo em que havia o "Panoramix" e o "KKK" e o "Maquinista") que usava o nick "John Cruz" que era um grande marado e fazia coisas como as que vimos hoje o "Patinhas.Tio" fazer... quase começo a distinguir a assinatura :lol:

Lembro-me que ele fazia coisas deste género, mas era mais para quebrar a monotonia que outra coisa. Lembro-me também que "negociava" diamantes e tinha andado na guerra em Angola e era daí que vinham os ditos cujos. Se não me engano, tinha "contactos privilegiados" na CMVM e no BCP.

Penso que li algures, uns anos depois, que tinha sido preso. A ser verdade, quiçá já terá saido do xilindró e voltou à bolsa...

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :twisted:

Um outro pormenor é que hoje foram negociadas quase 70 milhões de acções, ou seja, uns míseros 14,4 milhões de euros. Um dos negócios que fiz em obrigações hoje foi de montante bem superior, portanto, o BCP começa a ser manipulável por montantes muito pequenos!

Registado: 29/11/2007 3:26

por Supermann » 15/9/2011 18:41

carrancho Escreveu:Supermann,

O teu sistema ainda não deu sinal de reforço do short?

Abraço,

Carrancho

Not yet.

O último sinal short que cuspiu foi a 29 de Agosto nos 0,255

Mas também desde já deixo ressalva ... mesmo que venha a fazer nas próximas sessões não é sinónimo que obrigatoriamente isso venha a ser topo.

O modo oscilatório funciona muito bem durante as tendências e lateralizações, no entanto nas inversões como é normal esses pontos podem ser perdedores.

Aliás, é pelo facto de nesses pontos a fronteira entre o longo e curto estar tão próxima, que muitas vezes dispara sinal uma vez que com pouco risco se pode reforçar a posição. Se não funcionar, o ponto de saída é logo ali.

Por isso se isto for A inversão ... tenho a certeza que o trade poderá ser perdedor. Mas como não sei se é a inversão ou não há que seguir os sinais.

Mas daquilo que vejo dos padrões de preço, sinceramente estas subidas aparentam ser de correcção e não novos swings de subida. Mas isso é a minha opinião pessoal

Registado: 18/12/2009 18:54

por carrancho » 15/9/2011 18:36

Supermann,

O teu sistema ainda não deu sinal de reforço do short?

Abraço,

Carrancho
Abraço,
Carrancho

Registado: 10/8/2006 19:44

por Marco Martins » 15/9/2011 18:14

Ao valor que vai chegar não faço ideia... mas as descidas são como as subidas... desce enquanto existir uma ideia de mercado de que o título ainda pode descer ou porque não vale o seu valor ou porque todos estão a vender e assim, eu também vendo contribuindo para a venda colectiva.... mas isto dura enquanto existirem notícias para alimentar esse pensamento comum...

A partir de certa altura essa força vendedora vai-se esmorecendo e se o título tiver fundamentais que o possam suportar, então ele subirá ...

Neste momento no que diz respeito ao BCP creio que terá condições para subir e mesmo as outras acções... afinal de contas o maior medo que havia seria a Grécia entrar em Default e os bancos e países envolventes não aguentarem o impacto.... mas para já parece que estão a aguentar...

Em relação à Grécia, parece-me que já está em default e que a Alemanha e a França apenas estão a fazer o que tinham falado... não deixar a Grécia falir abruptamente, para assim poderem minorar os danos... nesse sentido o BCP terá de considerar uma perda considerável, mas não acredito que sejam os 100%.

Pode ser que encontrem um bode espiatório como o UBS.

Registado: 7/4/2007 17:13

por nunesvito » 15/9/2011 17:44

O Patinhas Tio não é o primeiro que diz que o BCP, vai chegar aos 0,45€, aliás foram vários que o fizeram, verdade que aos outros o ataque não foi tão violento.Quanto eu propus um tópico, sobre o que fazer com as acções do BCP, foram dadas respostas muito interessantes,segui aquele que me pareceu o melhor caminho, mas estou expectante quanto ao futuro deste titulo.Mas digo que devia ter conhecido este lugar mais cedo,tenho a certeza que tinha mais dinheiro do que tenho,há aqui gente que sabe muito disto, gente a quem confiava o pouco dinheiro que tenho.

Registado: 9/8/2011 16:30

Re: daqui a 15 dias falamos.....

por onekelevra » 15/9/2011 17:15

patinhas.tio Escreveu:
onekelevra Escreveu:
Quico Escreveu:
A propósito; se te queres "entreter", e tiveres pachorra, lê isto:

http://www.clubeinvest.com/forumbolsa/f ... a-a-razao/

É impressionante! :shock:

esta situação do patinhas.tio faz-me lembrar a história do link acima "postado"
8-)

Sabes se em 2007 aquele post não se deveu a inside acerca da Lheman!!!!

Não sabes pois não?????

A partir da entrada da Sonagol e interesses diverssos dentro do capital do Bcp...

Sabes se essa pessoa sabia de outro, ou outros interesses dentro do Bcp?

Não sabes pois não!!!!!

Já leste A arte da Guerra de sun Tzu?

Daqui a 15 dias falamos :arrow: :arrow: :arrow:

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Por acaso já li...mas não apetece discutir literatura à prof. Marcelo Rebelo de Sousa.
Isso é que foi disparar para todo o lado sem saber para quem disparavas...respira um pouco, conta até dez e depois lês o que escrevi...perceberás com intenção comentei.

Registado: 11/8/2011 18:50

por Pickbull » 15/9/2011 16:45

Serra Lapa Escreveu:Pick,
Sabes que não era para ti e reconheço que a tua forma de negociar dá bons frutos, mas até haver o teu sinal de entrada, se ninguém apostasse nunca havia inversão.

Eu sei que não era para mim mas achei por bem responder.

Se ninguém apostasse não havia era mercado. :lol:

Mas como sou um gajo porreiro deixo primeiro os outros ganharem montanhas de dinheiro para depois eu entrar e ganhar só uns trocos. :wink:

Não vou andar a adivinhar fundos (ou topos para shortar). Já aprendi a lição e os indicadores podem todos indicar sobrevenda que só entrarei longo no dia em que a tendência seja claramente de subida (e não é uma semana a subir que me vai fazer entrar). Nem que esse dia seja o fim da tendência mas nessa situação irei garantidamente perder menos dinheiro do que perderia a adivinhar fundos.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por SERRA LAPA » 15/9/2011 16:26

Pick,
Sabes que não era para ti e reconheço que a tua forma de negociar dá bons frutos, mas até haver o teu sinal de entrada, se ninguém apostasse nunca havia inversão.

Registado: 17/3/2008 4:57

por Supermann » 15/9/2011 16:25

Serra Lapa Escreveu:Há uns dias atrás ( dia 13) justifiquei que considerava um bom ponto de entrada neste título, indicando que todos os indicares mostravam uma sobrevenda quase histórica, para além do EV/EBITDA estar a 0,20; e que acreditava que se tratava de um ponto de inversão.

Para além da discordância natural e salutar de muitas opiniões, fui quase "crucificado" por outros.

Se volto a referir este facto não é para me vangloriar por ter acertado, mas para deixar uma pergunta, porque é que quando é apresentado um argumento para descer é sempre uma opinião sensata e reflectida, perfeitamente justificada e o mesmo não se passa para as subidas?

O facto dos indicadores estarem em sobrevenda histórica pouco importa.

Um indicador pode estar sobrevendido/sobrecomprado e ficar ai durante imenso tempo e a acção continuar a descer/subir.

Eu não estou a crucificar nem nada que se parece mas estás a mandar este post a dizer que já acertaste... se o BCP voltar a quebrar mínimos em que ficamos?

Não sou de adivinhar nem fundos nem topos, isto até pode vir a ser o fundo não faço a minima ideia. Mas para que contrariar a tendência?

Ao momento o BCP está é a caminhar para um bom ponto de reforço de curtos.

Registado: 18/12/2009 18:54

por PT_Trader » 15/9/2011 16:19

francisco lopes Escreveu:PT_TRADER troca la isso por miudos
obrigado

É simples - Gestão de banca. Estares a investir toda a tua banca num único trade não é uma estratégia ganhadora a longo prazo...

Registado: 20/6/2011 21:48

por Pickbull » 15/9/2011 16:16

Serra Lapa Escreveu:Se volto a referir este facto não é para me vangloriar por ter acertado, mas para deixar uma pergunta, porque é que quando é apresentado um argumento para descer é sempre uma opinião sensata e reflectida, perfeitamente justificada e o mesmo não se passa para as subidas?

Conheces a minha maneira de fazer trade e por isso vais entender o porquê. (já deves saber a resposta depois de teres lido isto).

Neste caso em concreto todas as entradas longas, e de MP/LP, feitas até agora (e até incluo o dia de hoje) tem sido um adivinhar de fundos falhados e um desbaratar de dinheiro dos longos que não lembra a ninguém. Muitos ficarão "ad eternum" agarrados a um prejuízo que era evitável.

Ou seja, é normal que não haja, ainda, argumentos para as subidas (não é o facto dos indicadores estarem sobrevendidos ou do EV/EBITDA ser de 0.20 que isto vai subir agora até ao fim do mundo) enquanto que para justificar mais e mais descidas basta olhar para a big picture.

Eu mantenho a minha opinião de que o BCP não está a dar, ainda, nenhum sinal de compra para os traders de MP/LP.

A bolsa é de facto um mundo complexo mas a mente humana é ainda mais complexa. A psicologia dos mercados é sem dúvida muito interessante.

Para finalizar deixo uma questão. De quanto era o EV/EBITDA há 1 mês atrás?

Edit: Faltou o disclaimer-> Sem posições no BCP.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

por Renegade » 15/9/2011 16:14

Fizeste muito bem, fjp1977. Eu tb fiz o mesmo, aliás, pedi as poupanças aos meus familiares e amigos e investi tudo.
Claro que se não resultar como o esperado, daqui a 15 dias, peço um reembolso ao patinhas.tio.

O colega está a ser irónico e eu tb.

Registado: 12/9/2011 14:15

por JCS » 15/9/2011 16:14

Gosto de ouvir os heróis da bolsa. Aparecem e desaparecem mas são divertidos enquanto duram. :lol: :lol:

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por francisco lopes » 15/9/2011 16:13

PT_TRADER troca la isso por miudos
obrigado

Registado: 31/1/2008 10:55

por PT_Trader » 15/9/2011 16:09

fjp1977 Escreveu:Patinhas.tio

Acabo de investir todo o meu dinheiro em BCP a ,210...

Espero sinceramente que saibas o que estás a dizer...

Cumptos

Are you crazy :shock:

Espero que estejas a brincar... já ouviste falar em money management?

Registado: 20/6/2011 21:48

por defst0ned » 15/9/2011 16:09

fjp1977 Escreveu:Patinhas.tio

Cumptos

E eu espero sinceramente que tenhas juízo.

Registado: 15/1/2009 15:14

por fjp1977 » 15/9/2011 16:06

Patinhas.tio

Cumptos

Registado: 8/1/2010 12:53

por Renegade » 15/9/2011 15:38

"Just for the record", o volume está em 55M e falta uma hora para o fecho.

Hoje parece-se com o rebound de meios de Julho que teve 3 sessões positivas com volume ~75M de média. Foi quando recuperou de 0.30 para 0.33 para depois continuar a cair.

Registado: 12/9/2011 14:15

Pois....

por Iniciado » 15/9/2011 15:38

Pois é pá , já começa a cheirar a leite...por hoje podes ir.
Já expuseste a tua forte argumentação , já todos vimos que Deves ter muito bago....
Por hoje (por mim ) já chegava.
Mas eu sei que não vais resistir....

Registado: 22/12/2005 15:42

por @nmv » 15/9/2011 15:33

patinhas.tio Escreveu:
Serra Lapa Escreveu:Há uns dias atrás ( dia 13) justifiquei que considerava um bom ponto de entrada neste título, indicando que todos os indicares mostravam uma sobrevenda quase histórica, para além do EV/EBITDA estar a 0,20; e que acreditava que se tratava de um ponto de inversão.

Para além da discordância natural e salutar de muitas opiniões, fui quase "crucificado" por outros.

Se volto a referir este facto não é para me vangloriar por ter acertado, mas para deixar uma pergunta, porque é que quando é apresentado um argumento para descer é sempre uma opinião sensata e reflectida, perfeitamente justificada e o mesmo não se passa para as subidas?

Serra Amigo o povo está contigo!!!!!

O Lheman já estava depenado em 2007!!!!!

Mas voçês dormem, ou fazem parte de algum grupo de curtos que precisam que o Bcp desça a 0,18; 0,15; ou 0,05......

É contagiante ver que os quase 6% que o Bcp valoriza hoje..... nem esses.... servem para dar alguma valia aos meus vaticínos!!!!

Todavia vamos aguardar....

E para já me remeto ao silêncio que 30 post num dia é muito!!!!

Até breve!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Bcp a caminho de 0,359

Registado: 23/10/2008 9:18

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], IX Hispana, Luzemburg e 213 visitantes