PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
Se for para baixo não é ressalto é continuação de tendência.
Seja como for, mais cedo ou mais tarde vai ressaltar para norte novamente. Sendo que será sempre uma correcção, ou também denominada muitas vezes por bull trap. Neste momento só na quebra dos 6300pts se inverte a tendência dominante. Pensei e pensa-se em geral (:D) que seja neste momento devido a vários factores, entre eles a vela de sexta-feira e o sobre-vendido de muitos indicadores técnicos.
Mas esses indicadores também podem aliviar a sobre-venda em ligeira lateralizarão, ou seja, o ressalto não tem de ser para já e até pode nem ocorrer tão depressa! Mas também pode ocorrer! Pessoalmente aguardo por um teste à zona dos 5700-6000pts, mas pode nem chegar lá perto
É ir acompanhando!
Seja como for, mais cedo ou mais tarde vai ressaltar para norte novamente. Sendo que será sempre uma correcção, ou também denominada muitas vezes por bull trap. Neste momento só na quebra dos 6300pts se inverte a tendência dominante. Pensei e pensa-se em geral (:D) que seja neste momento devido a vários factores, entre eles a vela de sexta-feira e o sobre-vendido de muitos indicadores técnicos.
Mas esses indicadores também podem aliviar a sobre-venda em ligeira lateralizarão, ou seja, o ressalto não tem de ser para já e até pode nem ocorrer tão depressa! Mas também pode ocorrer! Pessoalmente aguardo por um teste à zona dos 5700-6000pts, mas pode nem chegar lá perto

É ir acompanhando!
Muito sinceramente o ressalto parece ser para baixo... será 

"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Jean-Jacques Rousseau
Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Sr Número, quer na segunda metade de Sexta-feira, quer na primeira metade da sessão de hoje houve um ressalto. O problema é perceber até onde dura.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Desclpem a minha ignorância. Hoje houve ressalto ou nem por isso?
- Registado: 29/11/2007 1:36
Re: PSI 20 "uma opinião"
yaya Escreveu:Li ontem que os resultados dos testes stress da banca saem 26 deste mês.
Estará tudo a aguardar desfecho?
O BES foi submetido a todos os testes de STRESS, e qual foi o resultado...

CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Li ontem que os resultados dos testes stress da banca saem 26 deste mês.
Follow me, não entendo aquela linha ascendente daquele gráfico. Num horizonte temporal tão largo, aqueles dois toques tão próximos significam apenas um, pelo que se poderá traçar uma infinidade de linhas semelhantes.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Na análise à evolução do PSI20 há que ter em conta as eventuais perdas que venham a ser originadas com a venda do Novo Banco. O BCP por exemplo era responsável por cerca de 25% das contribuições, pelo que se a venda do Novo Banco for de metade do valor que lá se colocou, o BCP teria que assumir perdas de aprox. 500 milhões de Euros (+ de 10% da capitalização bolsista à data de hoje, uma desvalorização ainda significativa). O resto da banca vai toda atrás em proporções semelhantes. Será até engraçado ver se nos resultados trimestrais essa perda já vem reflectida ou não. Fica na dúvida se a cotação actual já incorpora esse efeito ou não.
A ser vendido com perda significativa, é de rir (ou não) que um banco que tinha alguns activos tóxicos e que representavam uma pequena parte do activo e passivo, foi transformado ele próprio num activo tóxico gigante que contaminou toda a banca, recentemente acabada de se recapitalizar. Vamos ver se esses impactos não vão obrigar a novas recapitalizações o que seria péssimo tendo em conta a perda de confiança geral com o que aconteceu no último aumento de capital do BES. Nos testes de stress de 26 de Outubro convém estar atento a se este facto foi ou não incluído nos testes.
Tendo em conta o peso da banca no PSI20 penso que não se deve descurar esta situação na análise ao índice.
Cumps.
A ser vendido com perda significativa, é de rir (ou não) que um banco que tinha alguns activos tóxicos e que representavam uma pequena parte do activo e passivo, foi transformado ele próprio num activo tóxico gigante que contaminou toda a banca, recentemente acabada de se recapitalizar. Vamos ver se esses impactos não vão obrigar a novas recapitalizações o que seria péssimo tendo em conta a perda de confiança geral com o que aconteceu no último aumento de capital do BES. Nos testes de stress de 26 de Outubro convém estar atento a se este facto foi ou não incluído nos testes.
Tendo em conta o peso da banca no PSI20 penso que não se deve descurar esta situação na análise ao índice.
Cumps.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Ulisses Pereira Escreveu:Serra Lapa, é verdade que estávamos na crise Portas. Mas não tinhamos tido o escândalo GES que, na minha opinião, foi tudo aquilo que a Economia portuguesa não necessitava.
Quanto a ilhas de inversão e afins, não faço ideia. Mas, dada a dimensão da queda, acredito num ressalto na próxima semana. Mas os ursos continuam no comando.
Abraço,
Ulisses
Bom Dia,
Como foi referido acima, o ressalto está a acontecer...vamos ver até onde.
Alias este suporte pelos 5100/5200 parece muito relevante (dai este ressalto ) apesar de "PSI18" estar bearish, a quebra deste suporte levaria o PSI18 a ficar ainda mais feio...logo para quem entrou longo junto ao mesmo todo o cuidado é pouco.
Abraço,
Pepe
Querer é poder.
Pepe
Querer é poder.
Boas.
Parece-me que estamos a numa reacção técnica às semanas de quedas abruptas que temos tido, não acredito sinceramente que seja mais que isso, mas devemos aguardar pelos sinais, pois claro.
No meu último post no do meu blogue, onde analizo o PSI-20, refiro isso mesmo, podemos ter uma exaustão de quedas e estarmos hoje e nos próximos dias a viver um ligeiro interregno, até haver decisão e sinais para um dos sentidos.
Sinceramente não estou muito crente na recuperação, que podemos ver hoje.
Obrigado.
Parece-me que estamos a numa reacção técnica às semanas de quedas abruptas que temos tido, não acredito sinceramente que seja mais que isso, mas devemos aguardar pelos sinais, pois claro.
No meu último post no do meu blogue, onde analizo o PSI-20, refiro isso mesmo, podemos ter uma exaustão de quedas e estarmos hoje e nos próximos dias a viver um ligeiro interregno, até haver decisão e sinais para um dos sentidos.
Sinceramente não estou muito crente na recuperação, que podemos ver hoje.
Obrigado.
Careca da Bolsa
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
Para mais análises ao PSI-20 e outro material sobre análise Técnica.
Stock Market Analysis
Análise técnica a índices e acções dos mercados fora de Portugal
- Registado: 29/11/2007 3:04
Fará sentido essa lta com dois toques tão próximos? Não me parece.
ovelhaxone Escreveu:rsacramento, 20% top to bottom, não dos valores actuais, que já incorporam +10% na europa
seja como for continua a parecer-me um exagero, mas ok

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Primvs Escreveu:Pah...tou maluco...pensava que tava a ver o DAX semanal...nem reparei que tava a ver o psi18![]()
![]()
Tou a ver ali um HS tramado...e uma zona de ataque dos longos...mas so para aqueles que os tem grandes!
A essa zona tenho-a anotada como a 'zona bazar'.
Espero uma reação nos próximos dias, pelos 5300-5400 e aí sim, a minha 5ª onda atira o psi para os 4400 de vez. A estocada final será um crash internacional de jeito, nada destas quedas de 1%-2% que andamos a ver.
Porém há uma cotada que estou dentro que já tocou nos mínimos históricos e não a vejo arrastar-se de forma linear ao mercado nacional (mas claro, exposta ao dito crash de jeito).
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Donald Trump
Primvs Escreveu:Pah...tou maluco...pensava que tava a ver o DAX semanal...nem reparei que tava a ver o psi18![]()
![]()
Tou a ver ali um HS tramado...e uma zona de ataque dos longos...mas so para aqueles que os tem grandes!
Tipo Warren Buffett? "To invest successfully, you need not understand beta, efficient markets, modern portfolio theory, option pricing or emerging markets. You may, in fact, be better off knowing nothing of these. That, of course, is not the prevailing view at most business schools, whose finance curriculum tends to be dominated by such subjects. In our view, though, investment students need only two well-taught courses - How to Value a Business, and How to Think About Market Prices."
Read more: http://www.businessinsider.com/warren-b ... z3Fy3Imtio
- Registado: 16/9/2014 2:40
rsacramento, 20% top to bottom, não dos valores actuais, que já incorporam +10% na europa
- Registado: 18/7/2013 15:16
Pah...tou maluco...pensava que tava a ver o DAX semanal...nem reparei que tava a ver o psi18

É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
ovelhaxone Escreveu:d) mercados americanos a quebrarem as MM200 dias, com o preço a acelerar e o medo a tomar conta do mercado.
resumindo, desde o inicio deste mês, com a falha em retomar a subida pelos vários mercados, todos os mercados activaram situações/padrões de venda que implicam corrcções fortes, na casa dos 20%.
no S&P a margem de correcção que estimo não se afasta muito dos 5/6%: como chegas aos 20%?
já agora, no stoxx 600 não ultrapassará os 9%, pelas minhas contas
a) podemos estar no psi na onda 5 do complexo correctivo em 5 ondas iniciado em meados de 2014
b) dado que nao foram fechados os gaps da altura da acção do Portas, no movimento anterior associado á falência do BES terminado em Agosto, o suporte da zona de hidden lows pelos 5100-5300 pode não ser suficiente para retere o movimento da onda 5.
c) no dax quebrámos o suporte pelos 8900/9000 e a projecção do padrão aponta para quase 1000 pontos abaixo.
d) mercados americanos a quebrarem as MM200 dias, com o preço a acelerar e o medo a tomar conta do mercado.
resumindo, desde o inicio deste mês, com a falha em retomar a subida pelos vários mercados, todos os mercados activaram situações/padrões de venda que implicam corrcções fortes, na casa dos 20%.
b) dado que nao foram fechados os gaps da altura da acção do Portas, no movimento anterior associado á falência do BES terminado em Agosto, o suporte da zona de hidden lows pelos 5100-5300 pode não ser suficiente para retere o movimento da onda 5.
c) no dax quebrámos o suporte pelos 8900/9000 e a projecção do padrão aponta para quase 1000 pontos abaixo.
d) mercados americanos a quebrarem as MM200 dias, com o preço a acelerar e o medo a tomar conta do mercado.
- Registado: 18/7/2013 15:16
Ao olhar para o grafico do PSI a ideia com que fico é :
1 - Abaixo dos 5100, o aspecto é mau , só vejo suporte nos 4400, ainda são 13% de Queda .
2 - É preciso coragem , para entrar neste ponto, obviamente pode resultar, embora o fecho internacional não seja animador .
2 - Fico na duvida se na sexta , entrou muita gente a achar que 5100 iam aguentar ,numa entrada especulativa, especialmente numa sexta, em que internacionais costumavam fechar sempre em alta ( Não aconteceu, o que mostra que algo está a mudar ), ou se institucionais decidiram comprar por estar num ponto de suporte, e para que o mercado não fique com um sentimento ainda mais negativo.
4- Eu não entrei neste suporte, porque esta semana na sexta é fecho de contratos , e no passado já tive experiencias desagradaveis , quando o sentimento era negativo e a descida fazia minimos precisamente no fecho de contratos, pelo que vou ver como se comportam os indices no inicio da semana.
5 - Fico com a ideia que pode existir aqui um ressalto, mas a minha analise aponta ainda possivelmente para niveis mais baixos nos internacionais nas proximas semanas.
Em termos fundamentais :
1 - Vejo ainda muitos factores negativos no panorama internacional. Petroleo em queda, Ebola, Ucrania, Libia, Braço Ferro com Putin , Abrandamento Alemanha e China. Inicio nos proximos meses subidas taxas Juro.
2 - As ultimas noticias sobre petroleo apontam para que preço venha ainda mais abaixo , e se se verificar, a queda da energia e commodities tende a puxar os indices para valores mais baixos
Pode obviamente existir aqui um ressalto, devido a estarmos em fortes suportes tecnicos, mas vou aguardar pelo inicio da semana para ver qual o comportamento.
Bons negocios para quem está dentro.
1 - Abaixo dos 5100, o aspecto é mau , só vejo suporte nos 4400, ainda são 13% de Queda .
2 - É preciso coragem , para entrar neste ponto, obviamente pode resultar, embora o fecho internacional não seja animador .
2 - Fico na duvida se na sexta , entrou muita gente a achar que 5100 iam aguentar ,numa entrada especulativa, especialmente numa sexta, em que internacionais costumavam fechar sempre em alta ( Não aconteceu, o que mostra que algo está a mudar ), ou se institucionais decidiram comprar por estar num ponto de suporte, e para que o mercado não fique com um sentimento ainda mais negativo.
4- Eu não entrei neste suporte, porque esta semana na sexta é fecho de contratos , e no passado já tive experiencias desagradaveis , quando o sentimento era negativo e a descida fazia minimos precisamente no fecho de contratos, pelo que vou ver como se comportam os indices no inicio da semana.
5 - Fico com a ideia que pode existir aqui um ressalto, mas a minha analise aponta ainda possivelmente para niveis mais baixos nos internacionais nas proximas semanas.
Em termos fundamentais :
1 - Vejo ainda muitos factores negativos no panorama internacional. Petroleo em queda, Ebola, Ucrania, Libia, Braço Ferro com Putin , Abrandamento Alemanha e China. Inicio nos proximos meses subidas taxas Juro.
2 - As ultimas noticias sobre petroleo apontam para que preço venha ainda mais abaixo , e se se verificar, a queda da energia e commodities tende a puxar os indices para valores mais baixos
Pode obviamente existir aqui um ressalto, devido a estarmos em fortes suportes tecnicos, mas vou aguardar pelo inicio da semana para ver qual o comportamento.
Bons negocios para quem está dentro.
- Registado: 29/11/2007 3:19
Da mesma maneira que depois de ter ido aos 6100...perder 300 ou 400 pontos parecia-me normal...um pequeno retrace para atacar os 6400...tenho duvida em achar que o martelo esteja a sinalizar o fim das quedas.
Eu misturo AT com um misto de AF e economia para tomar as decisoes e ver os cenarios do que pode acontecer...geralmente dá sempre mais força ao que diz a AT e muitas vezes elas complementam-se.
O Artista Romeno já há-de por aqui aparecer que eu só vejo é mortos e sangue nas ruas...mas em Portugal e o nosso mercado de capitais nao vejo a coisa bonita...o impacto BES ainda não se manifestou...tá a ir aos poucos...quando chegar o Natal...já vemos os números...a nossa consolidação orçamental foi feita pela receita...tanta coisa com o Socrates e o Passos nao fez diferente...confesso...o pobre do Passos também não pode fugir muito às amarras da Constituição e da rigidez da despesa...o crescimento economico é anemico...assim...e sem crescimento...nao ha milagres...e cada vez há menos cotadas interessantes para investir...
O rei está morto...viva o rei...e isto quer dizer que no sec XXI o investir pode-se fazer de diversas maneiras e em diversas latitudes...o que nao falta por ai é empresas e mercados pelo mundo fora e agora há instrumentos real time para o efeito.
A Europa vai pagar o preço de funcionar a várias velocidades e dentro dela ter vários interesses e nao ter havido um plano para atacar a crise...é futurologia mas daqui a uns anos vai-se analisar que o Bernanke e o Obama conseguiram por de pé a economia americana...dito isto...o SP pode recuar o bocado...porque nao vive isolado do mundo...mas se a earnings season for boa...pode acontecer novo ataque a maximos...ou la perto...mas nao mais que isso...
Ora...no Velho Continente...tá tudo mamado...todos os dados que sairam entretanto deverao confirmar a entrada em recessao da França e da Italia e da Alemanha no 3º trimestre...os Franceses e os Italianos a cagarem-se para o Tratado Orçamental....os Alemaes com superavit, mas o Rodinhas tá numa de formiga e nao quer gastar o cacau...os Nordicos possessos com estra treta toda e os Tugas, Espanhois e Gregos todos lixados...ah e tal temos de cumprir as regras...mas os outros nao?
Toda esta confusao nao vai ser boa...ou a malta se senta para afinar politicas e acertar os mecanismo de estabilizaçao automatica...ou isto vai correr mal...na europa...dax e cac vao tomar um caminho descendente e o resto vem atras...
Dito isto...nao quer dizer que isto nao já dar uns ressaltos de vez em quando...mas para mim...a tendencia mudou e mudou ate começarem a sair dados economicos que justifiquem as cotaçoes irem para norte...
Acho que me perdi um bocado da ideia inicial que queria abordar...que é...tamos a chegar ai a uns patamares/suportes que podem criar algum rebound...mas ha-de ser tipo verao de sao martinho...depressa há-de voltar a chuva
Eu misturo AT com um misto de AF e economia para tomar as decisoes e ver os cenarios do que pode acontecer...geralmente dá sempre mais força ao que diz a AT e muitas vezes elas complementam-se.
O Artista Romeno já há-de por aqui aparecer que eu só vejo é mortos e sangue nas ruas...mas em Portugal e o nosso mercado de capitais nao vejo a coisa bonita...o impacto BES ainda não se manifestou...tá a ir aos poucos...quando chegar o Natal...já vemos os números...a nossa consolidação orçamental foi feita pela receita...tanta coisa com o Socrates e o Passos nao fez diferente...confesso...o pobre do Passos também não pode fugir muito às amarras da Constituição e da rigidez da despesa...o crescimento economico é anemico...assim...e sem crescimento...nao ha milagres...e cada vez há menos cotadas interessantes para investir...
O rei está morto...viva o rei...e isto quer dizer que no sec XXI o investir pode-se fazer de diversas maneiras e em diversas latitudes...o que nao falta por ai é empresas e mercados pelo mundo fora e agora há instrumentos real time para o efeito.
A Europa vai pagar o preço de funcionar a várias velocidades e dentro dela ter vários interesses e nao ter havido um plano para atacar a crise...é futurologia mas daqui a uns anos vai-se analisar que o Bernanke e o Obama conseguiram por de pé a economia americana...dito isto...o SP pode recuar o bocado...porque nao vive isolado do mundo...mas se a earnings season for boa...pode acontecer novo ataque a maximos...ou la perto...mas nao mais que isso...
Ora...no Velho Continente...tá tudo mamado...todos os dados que sairam entretanto deverao confirmar a entrada em recessao da França e da Italia e da Alemanha no 3º trimestre...os Franceses e os Italianos a cagarem-se para o Tratado Orçamental....os Alemaes com superavit, mas o Rodinhas tá numa de formiga e nao quer gastar o cacau...os Nordicos possessos com estra treta toda e os Tugas, Espanhois e Gregos todos lixados...ah e tal temos de cumprir as regras...mas os outros nao?
Toda esta confusao nao vai ser boa...ou a malta se senta para afinar politicas e acertar os mecanismo de estabilizaçao automatica...ou isto vai correr mal...na europa...dax e cac vao tomar um caminho descendente e o resto vem atras...
Dito isto...nao quer dizer que isto nao já dar uns ressaltos de vez em quando...mas para mim...a tendencia mudou e mudou ate começarem a sair dados economicos que justifiquem as cotaçoes irem para norte...
Acho que me perdi um bocado da ideia inicial que queria abordar...que é...tamos a chegar ai a uns patamares/suportes que podem criar algum rebound...mas ha-de ser tipo verao de sao martinho...depressa há-de voltar a chuva
É da vida...
- Registado: 6/2/2007 16:36
higher low?mmrmm Escreveu:O ponto mais alto do anterior período de ascensão – Março/2014, mais não foi do que um novo higher-low
Se tomarmos como espaço temporal o ano de 2007 até ao presente, alguma vez saímos do bearmarket? O ponto mais alto do anterior período de ascensão – Março/2014, mais não foi do que um novo higher-low, isto numa análise de velas mensais. Com o estocástico a dar sinais de entrada no subcomprado, poderemos estar a caminhar para novos mínimos históricos?
Cmps,
Cmps,
- Anexos
-
- PSI20 mensal.png (42.79 KiB) Visualizado 5437 vezes
jgut Escreveu:rsacramento Escreveu:ainda podia dizer mais umas coisas:
se a próxima sessão abrir em gap up, esta vela passará a ser um abandoned baby bottom, padrão de inversão
caso abra a subir, mas sem gap, pode eventualmente integrar um padrão de inversão mais alargado chamado morning (doji) star
Mais importante ainda que a abertura será o fecho, não concordas?
se te referes à concretização do último padrão que refiro, é isso mesmo - se fechar abaixo da sessão de hoje não há padrão