Orçamento de Estado de 2012
grande foto!!!
Infelizmente, é o que muita gente vai ter de fazer.. meter a viola ao saco e emigrar.
Eu já começo a mentalizar-me. Para já a empresa onde estou é sólida e não me falta trabalhinho mas... isto como vai piorar... Vem ai uma nova vaga de emigração (já começou mas vai intensificar) .

Infelizmente, é o que muita gente vai ter de fazer.. meter a viola ao saco e emigrar.
Eu já começo a mentalizar-me. Para já a empresa onde estou é sólida e não me falta trabalhinho mas... isto como vai piorar... Vem ai uma nova vaga de emigração (já começou mas vai intensificar) .
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Atao ?
tavaverquenao2 Escreveu:Foram vistos a passar a fronteira.
O mais-alto-magistrado-da-nac,ao tem que ser uma figura respeitada, logo resguardada de caricaturas de gosto duvidoso que poem em questao a Dignidade que o alto cargo exige.
Compreende-se o alcance da grac,a mas esta nao deve ligeiramente recair naquele que, representando a Repuublica, transporta o siimbolo da Soberania da Paatria.
Mesmo quando esta se encontra doente.
Haja Respeito !

- Registado: 22/4/2003 23:12
MarcoAntonio Escreveu:mapaman Escreveu:Com tanta falta de dinheiro estou em crer que não atacam as PPP porque não têm pilim para pagar a um bom escritório de advogados.
Não era preciso escritório de advogados nenhum.
O Estado só precisava de fazer o mesmo que faz com os outros contribuintes e caso as empresas respondessem com pedidos de indemnização, o Estado respondia também de seguida e ia buscar novamente tudo de volta (só tinha de os reunir numa salinha e avisar de antemão que ia ser assim e pronto... que seria o paralelo de quando o Estado vem à TV anunciar as novas regras para os contribuintes).
As empresas depois que resolvessem o problema como bem entendessem. Ou se esmifravam os lucros ou cortavam nas despesas (nem que passasse pelo corte nos vencimentos, porque haveria de ser diferente?).
Porque essas empresas têm lá boys.
O que não é admissível é que se continue sempre a saquear o contribuinte mais e mais e que PPPs com rendibilidades garantidas e quantas vezes feitos com base em previsões irrealistas se mantenham intocadas, cabendo ao contribuinte pagar a factura.
Sem dúvida.
Lá está, os contribuintes têm sempre que pagar os previlégios dos "protegidos".
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
mapaman Escreveu:Com tanta falta de dinheiro estou em crer que não atacam as PPP porque não têm pilim para pagar a um bom escritório de advogados.
Não era preciso escritório de advogados nenhum.
O Estado só precisava de fazer o mesmo que faz com os outros contribuintes e caso as empresas respondessem com pedidos de indemnização, o Estado respondia também de seguida e ia buscar novamente tudo de volta (só tinha de os reunir numa salinha e avisar de antemão que ia ser assim e pronto... que seria o paralelo de quando o Estado vem à TV anunciar as novas regras para os contribuintes).
As empresas depois que resolvessem o problema como bem entendessem. Ou se esmifravam os lucros ou cortavam nas despesas (nem que passasse pelo corte nos vencimentos, porque haveria de ser diferente?).
O que não é admissível é que se continue sempre a saquear o contribuinte mais e mais e que PPPs com rendibilidades garantidas e quantas vezes feitos com base em previsões irrealistas se mantenham intocadas, cabendo ao contribuinte pagar a factura.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Com tanta falta de dinheiro estou em crer que não atacam as PPP porque não têm pilim para pagar a um bom escritório de advogados.
Entretanto o "Alvaro",que se supõem ser ministro de qualquer coisa depois de ter anunciado que ia anunciar o maior investimento privado alguma vez realizado em Portugal,veio hoje anunciar que vai anunciar novas medidas de apoio às empresas.
Pela parte que me toca,avanço desde já com uma medida concreta: Não faço nem uma hora de trabalho extraordinário a partir do dia 1 de janeiro de 2012.
Entretanto o "Alvaro",que se supõem ser ministro de qualquer coisa depois de ter anunciado que ia anunciar o maior investimento privado alguma vez realizado em Portugal,veio hoje anunciar que vai anunciar novas medidas de apoio às empresas.
Pela parte que me toca,avanço desde já com uma medida concreta: Não faço nem uma hora de trabalho extraordinário a partir do dia 1 de janeiro de 2012.
"Não perguntes a um escravo se quer ser livre".Samora Machel
Isto para mim é revoltante.
Não concordo que essas pessoas recebam as ditas pensões vitalicias ao mesmo tempo que ainda trabalham.
Ainda por cima nem sequer levam com cortes??!!
Como é possível pessoas que ganham 1000 Eur fiquem sem 2 salários e estes senhores, que habitualmente têm bons "tachos", não contribuam para o país da mesma forma? Deviam era ter cortes ainda maiores.
Posso dizer que até fiquei mal disposto ao ler esta noticia... Mas que injustiça! Temos um sistema montado de forma a benificar uma minoria da população que vive muitissimo bem, e o resto trabalha e vive com dificuldades para pagar esses "gordos".
É triste.
Não concordo que essas pessoas recebam as ditas pensões vitalicias ao mesmo tempo que ainda trabalham.
Ainda por cima nem sequer levam com cortes??!!
Como é possível pessoas que ganham 1000 Eur fiquem sem 2 salários e estes senhores, que habitualmente têm bons "tachos", não contribuam para o país da mesma forma? Deviam era ter cortes ainda maiores.
Posso dizer que até fiquei mal disposto ao ler esta noticia... Mas que injustiça! Temos um sistema montado de forma a benificar uma minoria da população que vive muitissimo bem, e o resto trabalha e vive com dificuldades para pagar esses "gordos".
É triste.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
MKlop Escreveu:Alguns dos principais responsáveis pela má gestão do país irão ficar impunes???
O Governo tem que legislar no sentido de lhes fazer sentir a crise....
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=512865
Pensões vitalícias dos antigos gestores escapam a cortes
"A esmagadora maioria dos antigos titulares de cargos políticos vai ficar livre de um esforço especial adicional no âmbito da medida que corta pensões (regime geral e público) e salários públicos, mostra o Orçamento do Estado do próximo ano, avança o Diário de Notícias.
Segundo a mesma fonte, quando todos os pensionistas que ganham acima de 485 euros vão sentir o peso da austeridade.
O JN apurou que a larga maioria das subvenções mensais vitalícias pagas a personalidades da política portuguesa recebe a benesse em 12 prestações mensais.
Como o Governo, na proposta de lei do Orçamento do Estado, apenas prevê ficar com o 13º e o 14º mês das subvenções. A medida terá pouco ou nenhum alcance.
"Que eu saiba, nessas subvenções não existe subsídio de Natal, nem de férias. Nem teriam de haver, pela simples razão de, tecnicamente, não serem pensões", atira Luís Mira Amaral, um dos muitos ex-políticos que têm direito a esse tipo de apoio. O ex-ministro "não tem conhecimento" de casos fora do esquema das 12 mensalidades. "
Este, a meu ver, é o ponto fraco de toda a austeridade.
Já cheguei à conclusão que estas gorduras/injustiças são uma gota de água no oceano de despesas mas em termos simbólicos são ENORMES e nenhum povo ao qual é exigido sacríficio vai acatar e trabalhar se estas injustiças não forem eliminadas.
Gostava que um jornalista questionasse isto directamente ao Vítor Gaspar ou ao PM para ver a resposta.
jabreu Escreveu:Eu acho que os funcionários publicos deveriam interiorizar o que o Vitor Gaspar ontem disse.
Ou eram os cortes dos subsidios ou teriam de suprimir 50 mil a 100 mil postos de trabalho na função pública. E não era por rescisão amigavel pq não há dinheiro. Como o faria não faço ideia pq segundo dizem é inconstitucional mas ele disse-o.
Os privados não produzem para sustentar tanta gente.
A questão não está nos privados pq até não interessa ao estado cortar os subsdios ao privados pq assim perdia receita. isto é importante. pq o meu subsidio é taxado e serve para pagar salários aos funcionarios publicos, pensoes etc.
é uma questão de tempo. Já digo isto há anos. Em breve todos os direitos que os funcionarios publicos tem e os privados não, acabarão. Isto se quiserem voltar a ter subsidios, claro. ou no limite mesmo o salário.
Isto de emprego para a vida vai acabar. progressões automáticas também. Pontes de borla idem aspas. ADSE também. e outros/outras também.
E claro vai ser preciso despedir pois há imensa função pública.
Mas só assim um dia os que ficarem (espero que seja os bons funcionarios a ficarem e não as cunhas) poderão merecidamente remunerados.

Tu andas aqui só para escrever ou também lês o que os outros escrevem?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
jabreu Escreveu:
Ou eram os cortes dos subsidios ou teriam de suprimir 50 mil a 100 mil postos de trabalho na função pública. E não era por rescisão amigavel pq não há dinheiro. Como o faria não faço ideia pq segundo dizem é inconstitucional mas ele disse-o.
O que eu o ouvi dizer é que não era exequível. Mas também não ouvi a entrevista toda...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Eu acho que os funcionários publicos deveriam interiorizar o que o Vitor Gaspar ontem disse.
A questão não está nos privados pq até não interessa ao estado cortar os subsdios ao privados pq assim perdia receita. isto é importante. pq o meu subsidio é taxado e serve para pagar salários aos funcionarios publicos, pensoes etc.
é uma questão de tempo. Já digo isto há anos. Em breve todos os direitos que os funcionarios publicos tem e os privados não, acabarão. Isto se quiserem voltar a ter subsidios, claro. ou no limite mesmo o salário.
Isto de emprego para a vida vai acabar. progressões automáticas também. Pontes de borla idem aspas. ADSE também. e outros/outras também.
Mas só assim um dia os que ficarem (espero que seja os bons funcionarios a ficarem e não as cunhas) poderão merecidamente remunerados.
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
zecatreca Escreveu:
Todas estas medidas (algumas, sei lá),além de serem para tapar "buracos", deduzo que sejam para a troika dar guito no curto prazo e posteriormente pagar dividas aos bancos....correcto?
Ajuda lá a cabecinha do zequinha a trabalhar como deve ser....
As medidas dividem-se em dois grandes grupos:
> Pagar menos às pessoas em vencimentos e pensões (que depois de descontado o reflexo na receita fiscal, deverá ser menos uns 2 mil milhões);
> Cobrar mais impostos de uma série de formas (só em IVA conta-se que o Estado venha buscar mais 2 mil milhões ao contribuinte mas depois ainda há uma série de outros impostos a subir);
Não estou a ver em que é que são boas para quem tem depósitos e onde entra aqui a história dos Bancos. Se alguma coisa, o que vai acontecer é disparar o risco de incumprimento por parte de quem tem dívidas aos Bancos...
Bom, quer dizer, os Bancos vão continuar de braço estendido e a dizer que precisam de se recapitalizar. No final, ainda sobra para o contribuinte para suportar isso também!

MarcoAntonio Escreveu:De que medidas estás a falar, zecatreca?
Todas estas medidas (algumas, sei lá),além de serem para tapar "buracos", deduzo que sejam para a troika dar guito no curto prazo e posteriormente pagar dividas aos bancos....correcto?
Ajuda lá a cabecinha do zequinha a trabalhar como deve ser....

De que medidas estás a falar, zecatreca?
MarcoAntonio Escreveu:paulop2009 Escreveu:
really? Com esta evolução, como raios é possível uma média de 1% em 2012?
Supõe-se/espera-se que o BCE baixe a taxa directora, o que por arrasto conduziria a uma baixa da Euribor.
A taxa directora este ano subiu duas vezes primeiro para 1.25% e depois 1.50% com o BCE a manifestar receios em relação à inflação. Mas entretanto a situação deteriora-se na Europa e ao mesmo tempo está a verificar-se um abrandamento do crescimento, o que tem levado à crescente expectativa que o BCE inverta caminho e volte a baixar.
Ainda não é certo porém. A menos que, como o Charles estava a sugerir, o Governo já saiba pelos bastidores que vai mesmo baixar, era a isso que ele se estava a referir...
O problema é que a inflaçao está a vir por ai acima tambem... certo que já nao será o Trichet com a sua fixação pela inflação, mas na ideia do banco Central o controlo desta sempre foi a prioridade...
Alguns dos principais responsáveis pela má gestão do país irão ficar impunes???
"A esmagadora maioria dos antigos titulares de cargos políticos vai ficar livre de um esforço especial adicional no âmbito da medida que corta pensões (regime geral e público) e salários públicos, mostra o Orçamento do Estado do próximo ano, avança o Diário de Notícias.
Segundo a mesma fonte, quando todos os pensionistas que ganham acima de 485 euros vão sentir o peso da austeridade.
O JN apurou que a larga maioria das subvenções mensais vitalícias pagas a personalidades da política portuguesa recebe a benesse em 12 prestações mensais.
Como o Governo, na proposta de lei do Orçamento do Estado, apenas prevê ficar com o 13º e o 14º mês das subvenções. A medida terá pouco ou nenhum alcance.
"Que eu saiba, nessas subvenções não existe subsídio de Natal, nem de férias. Nem teriam de haver, pela simples razão de, tecnicamente, não serem pensões", atira Luís Mira Amaral, um dos muitos ex-políticos que têm direito a esse tipo de apoio. O ex-ministro "não tem conhecimento" de casos fora do esquema das 12 mensalidades. "
Re: Como será a retenção na fonte em 2012?
paulop2009 Escreveu:artista Escreveu:paulop2009 Escreveu:Ora, como estas tabelas são em função do salário mensal, em 2012 é difícil acertar nas contas pois há uns a receber 12 meses e outros a receber 14.
Mas quem é que vai receber 14 meses, em 2012?
Eu trabalho no privado, numa empresa que não está em risco de falencia portanto... estava a contar com isso...
Quando fiz esse comentário estava a referir-me a trabalhadores do estado...
Não sei se deves contar com isso, acho que muitos privados vão, de uma forma ou de outra, seguir o público... por acaso tenho curiosidade em saber isso, este ano estive perto de aceitar um trabalho num colégio privado, se os subsídios não forem cortados nas escolas privadas estas tornam-se bem mais atractivas que o público... já há 2/3 anos que ando a dizer que gostava de experimentar o privado, infelizmente, também por comodidade, tenho-me mantido no público!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
paulop2009 Escreveu:
Supõe-se/espera-se que o BCE baixe a taxa directora, o que por arrasto conduziria a uma baixa da Euribor.
A taxa directora este ano subiu duas vezes primeiro para 1.25% e depois 1.50% com o BCE a manifestar receios em relação à inflação. Mas entretanto a situa-se deteriora-se na Europa e ao mesmo tempo está a verificar-se um abrandamento do crescimento, o que tem levado à crescente expectativa que o BCE inverta caminho e volte a baixar.
Ainda não é certo porém. A menos que, como o Charles estava a sugerir, o Governo já saiba pelos bastidores que vai mesmo baixar, era a isso que ele se estava a referir...
charles Escreveu:Será que o governo já sabe antecipadamente que as taxas vão recuar![]()
?!
Orçamento do Estado conta com Euribor em 1% em 2012(17-10-2011 19:41:00)
O Estado prevê, assim, que esta taxa interbancária, utilizada habitualmente nos contratos de crédito à habitação, recue face à média deste ano. Se em 2011, a média da Euribor a 3 meses é de 1,3%, para 2012, o Governo estima uma descida para 1%.
Esta estimativa, cuja fonte é o Banco de Portugal, vai de encontro à do mercado. São cada vez mais os economistas que apontam para um redução do preço do dinheiro por parte do Banco Central Europeu para 1%, o que levará esta taxa a descer.
A Euribor a 3 meses fixou-se, hoje, nos 1,578%. Subiu pela sétima sessão consecutiva, sendo o movimento recente não um reflexo da perspectiva de corte de juros pelo BCE, mas da crescente desconfiança no sistema financeiro.
Os receios quanto ao impacto da crise da dívida na Grécia no sector financeiro está a fazer com que os bancos recusem emprestar dinheiro entre si, como aconteceu em 2008, fazendo subir as Euribor e impedindo o alívio nas prestações do crédito de quem pediu financiamento para comprar casa.
Via BIG
- Anexos
-
- euribor.bmp (463.38 KiB) Visualizado 3935 vezes
- Registado: 15/9/2010 15:02
Pata-Hari Escreveu:Viram esta?IVA suportado no dia-a-dia vai poder ser deduzido à factura fiscal
17 Outubro 2011 | 16:22
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt
Partilhar885
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 4 VotosTamanho
Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
Mesmo não sendo sujeitos passivos do imposto, ou seja, não pagando IVA, os contribuintes poderão deduzir à factura final dos seus impostos até 5% do IVA que suportem no seu dia-a-dia.
A proposta de Orçamento do Estado para 2012 contem um pedido de autorização legislativa em que o Governo se propõe a criar deduções ao IRS, IMI e IUC, correspondentes a um valor de até 5% do IVA suportado e efectivamente pago, pelos sujeitos passivos, na aquisição de bens ou serviços.
Será fixado um valor máximo para estas deduções que não consta ainda da proposta de OE.
Já posso parar de fazer colecção de facturas de farmácia, qeu se danem as doenças. Agora quero é facturas de bicas.
Já que retiraram a possibilidade de se descontar tanta coisa nas despesas da saúde, pode-se descontar umas migalhitas no IVA do dia-a-dia. Assim matam dois coelhos com uma cajadada só: a troco de uma fracção insignificante do IVA arrecadado, põe o pessoal a pedir factura a torto e a direito e a combater a evasão fiscal!

Não está mal visto, não senhor.
...pese embora eu não vá na cantiga do "se todos pagarmos, pagamos menos", tenho que admitir que acho a medida interessante.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Viram esta?
Já posso parar de fazer colecção de facturas de farmácia, qeu se danem as doenças. Agora quero é facturas de bicas.
IVA suportado no dia-a-dia vai poder ser deduzido à factura fiscal
17 Outubro 2011 | 16:22
Filomena Lança - filomenalanca@negocios.pt
Partilhar885
Imprimir|Enviar|Reportar Erros|Partilhar|Votar|Total: 4 VotosTamanho
Os contribuintes vão poder deduzir até 5% do IVA que suportem ao longo do ano em despesas como restauração, por exemplo.
Mesmo não sendo sujeitos passivos do imposto, ou seja, não pagando IVA, os contribuintes poderão deduzir à factura final dos seus impostos até 5% do IVA que suportem no seu dia-a-dia.
A proposta de Orçamento do Estado para 2012 contem um pedido de autorização legislativa em que o Governo se propõe a criar deduções ao IRS, IMI e IUC, correspondentes a um valor de até 5% do IVA suportado e efectivamente pago, pelos sujeitos passivos, na aquisição de bens ou serviços.
Será fixado um valor máximo para estas deduções que não consta ainda da proposta de OE.