Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: EDP - Tópico Geral

por SalvaFP » 21/1/2025 9:24

julgo vem novamente para sub 3

Registado: 3/7/2023 13:03

por yaya » 21/1/2025 2:25

Mobi.E atribui instalação de 312 pontos de carregamento. EDP arrecada maioria

https://eco.sapo.pt/2025/01/20/mobi-e-a ... a-maioria/

Registado: 28/8/2013 22:19

por BOMBA99 » 21/1/2025 1:13

As recomendações foram todas revistas em baixa e isso acaba por ser natural depois do episódio nefasto da Colômbia e dos discursos do Trump. Também pesa a ameaça de liquidação de impostos das barragens (quer da venda quer do IMI). Aí pode haver nova bordoada.

Mas voltando à cotação atual, é bom recordar que estamos a 1 mês da apresentação de resultados que se prevê que venham a ser resultados record e a distribuição de dividendos (cerca de 13 cêntimos líquidos) vai também começar a pesar.

A aquisição nesta zona entre 3,00 e 3,20 é claramente simpática para médio prazo e pode mesmo ser uma oportunidade que não se vai repetir tão cedo.

As que adquiri recentemente não pretendo vender abaixo de 4,00€ depois de receber dividendo em Maio.

Neste caso é ter paciência e estar sossegado.

Registado: 1/7/2015 14:37

por Ferreiratrade » 20/1/2025 18:32

Ferreiratrade Escreveu:"Hoje o Deutsche Bank também reduziu a sua recomendação para "hold" para as EDP Renováveis com preço-alvo de €10,50 e para acções da EDP com um preço-alvo de €3,40."

Update caixa bank bpi idem. Alguém sabe qual o valor?

Registado: 4/11/2019 21:29

por Ferreiratrade » 20/1/2025 13:05

"Hoje o Deutsche Bank também reduziu a sua recomendação para "hold" para as EDP Renováveis com preço-alvo de €10,50 e para acções da EDP com um preço-alvo de €3,40."

Registado: 4/11/2019 21:29

por SalvaFP » 20/1/2025 9:52

EDP pelo dividendo , na casa dos 3 euros, parece boa aposta.
Não acredito numa OPA, seria politicamente difícil de passar !!
A empresa tem de fazer uma aposta seria em baixar a divida nos próximos anos, e a situação das renovaveis nos usa não ajudam

por BenjaminMartins » 19/1/2025 16:19

Opcard33 Escreveu:Não podemos dizer que todas as empresas do sector enérgico estão mal
A Constellation Energy esta muito bem .

Eu que acreditava nesta ação ,entrei a 230 sai a 290 e está a 315 , não soube esperar
algumas leituras fazem mal .

Excelente retorno.
É uma questão de aguardar por uma correção mas compreendo a frustração.
Yield do lucro por ação de 2,83%. Parece me bastante sobrevalorizada.

Pelas métricas da Constellation Energy a Edp deveria valer uns 9€ mas claro a Edp está no Psi e a Constellation Energy no Nasdaq.

Registado: 12/1/2008 0:35

por Opcard33 » 19/1/2025 10:45

Não podemos dizer que todas as empresas do sector enérgico estão mal
A Constellation Energy esta muito bem .

Eu que acreditava nesta ação ,entrei a 230 sai a 290 e está a 315 , não soube esperar
algumas leituras fazem mal .

Registado: 9/9/2013 15:13

por Ruffus86 » 18/1/2025 22:39

tubaraosemdentes Escreveu:Já há algum tempo que estou para escrever aqui mas andava com preguiça de me registar.
Acompanho a EDP há muito tempo e considero-me bastante bem informado.

Há varios fatores a afetarem a empresa neste momento que posso citar:

1. O negócio da energia está numa fase terrivel - empresas energéticas são investment intensive e beneficiaram muito do longo periodo de taxas de juro negativas que agora terminou. No caso da EDP é especialmente penalizador pela elevada dívida da empresa. Em cima disto, tipicamente o efeito taxa de juro era contrabalançado pelo efeito inflação. Isto é, maiores taxas de juro implicam maior custo da dívida, mas que tradicionalmente era acompanhado por um aumento do preço da energia (via inflação) que contrabalançava. Ora, estamos agora numa era (devido principalmente ao solar) que isso não se verifica e portanto as empresas energéticas estão por um lado com custos de divida muito mais altos que há 3 anos e por outro com receitas baixas da venda de energia. Cenário terrível

2. As renováveis perderam o brilho de outrora - o toque de midas das renovaveis parece ter abrandado com muito lideres mundiais a distanciarem-se dos subsidios e mesmo a industria a perder algum encanto. Longe vão os tempos em que as empresas renovaveis brilhavam em bolsa e em que as petroliferas namoravam essas empresas e esses activos. Não é um fenómeno recente (tem um par de anos) mas intensificou-se este ano de 2024, especialmente na EDP (a empresa orsted, antes um caso de estudo e um fenómeno, já tinha dado um grande trambolhão em bolsa)

3. Péssimas decisões de gestão a destruirem valor - Tivemos agora a notícia da colombia, que duvido que fique nos 700 milhões pois i) não há neste momento qualquer viabilidade para os projetos portanto não há ninguem que queira comprar aquilo mesmo a desconto, e ii) os poucos activos que a EDP tem lá (as turbinas) estão há anos armazenadas junto ao porto. São portanto turbinas velhas (modelos desactualizados) e provavelmente enferrujadas. A isto soma-se a estratégica de internacionalização recente que me parece ter tido grandes custos (~2 bi a multiplos obscenos) de investimento e nenhum retorno (nenhuma das empresas que compraram nos ultimos anos dá EBITDA). Muito provavelmente vão ter de sair de alguns desses paises com o rabo entre as pernas e a vender bem abaixo do preço de compra. A venda das barragens à ENGIE (se não estou em erro por 2 bi) foi um tremendo erro. Eram as melhores barragens nacionais e (contas de merceeiro) desde a sua venda em 2020 devem ter gerado entre 500 milhoes e 1 bi de net profit. Em 10 anos (2030) a ENGIE terá seguramente o investimento pago. Negócio incrivel para a empresa francesa, catastrofico para o grupo portugues. A isto soma-se o fecho de Sines, mesmo antes do covid, que tirou aos cofres do grupo mais de 1 bi de resultados. Contas feitas, as decisões de gestão desta administração tiraram à empresa uns potenciais 5 bi, são 5 anos de resultados do grupo. É muita fruta para a eletrica nacional

4. Há um problema americano - de certa forma ligado com o ponto 2, o regresso de Trump fez pairar uma nuvem negra na EDP. Já tinha muitas vezes assumido o seu desdem pelas renovaveis e tem feito double down nesse "ódio" com criticas recorrentes aos wind farms que é onde a EDP tem maior presença na terra do uncle sam. A isto soma-se a ameaça das tarifas que pode (e vai) ter impacto na rentabilidade de muitos projetos em pipeline. Com estes dois efeitos não só os planos da EDP nos estados unidos podem estar em risco de revisão em baixa, como até alguns projetos com possivelmente compromissos já assumidos podem estar em risco, com custos para o grupo.

5. A administração dá sinais preocupantes de não acreditar na recuperação das ações - se há uns meses largos (março? abril?) tivemos o Stilwell a comprar ações a 3,8€, tivemos agora o Pedro Vasconcelos (administrador do grupo) a despejar ações a 3,15€. Poucos sinais são tão negativos como ter os administradores da empresa a vender acções em minimos.. A isso somam-se as noticias de que a EDP procurava noiva para fundir que são também indicadores que algo não vai bem.

Existem mais um par de factores, mais rebucasdos, como i) a oportunidade de tirar a EDPR de bolsa mas que provavelmente exigiria um aumento de capital, ii) uma possivel quebra no rating devido à elevada dívida da empresa, iii) o valor baixo da ação que convida a uma OPA, iv) uma possível revisão da politica de dividendos devido a todos os problemas que a empresa enfrenta.

Dito isto, acredito que abaixo dos 3€ é uma boa compra. E que a 2,5€ a ação é irresistivel.
Unico cenário de destruição de valor numa compra a 3€ é que a ação caia até abaixo dos 2,5 e leve uma OPA abaixo dos 3€. Mas é um cenário rebuscado e tenho muitas dúvidas que os accionistas de referência aceitassem livrar-se das ações a um valor tão baixo (mas que há bruxas há!)

A questão da OPA a ter impacto, seria positivo na subida de preço.

A questão pertinente, (opinião) é a possivel revisão do dividendo. Este sim, o grande catalisador da direcção da cotação.

Registado: 31/10/2013 13:54

por previsor » 17/1/2025 12:10

previsor Escreveu:Parece dar para desenhar uma cunha de alargamento descendente na edp com os últimos dias com objetivo próximo de 3.171.
Acho que é capaz de subir até lá, mas acho mais importante fechar 3 dias acima de 3.201.
Há dias a edpr também teve uma pequena cunha e atingiu o objetivo e depois desceu a seguir, por isso os 3 dias acima de 3.201 são mais importantes. Mas acho possível que inverta a tendência.

IMG_3309.jpeg

O objetivo da cunha (3.171) já foi atingido hoje. Falta subir mais um bocadinho e fechar 3 dias acima de 3.201 para inverter a tendencia de descida.

O PSI está a ajudar. Sobe há 5 dias. E a açao começou a inversão tambem ha 5 dias.

No fundo é como disse ha dias...

previsor Escreveu:No fundo a maioria das ações fica bem ou parece bem quando o índice também fica/parece bem.
https://caldeiraodebolsa.jornaldenegoci ... 7#p1887457

Registado: 15/3/2023 3:21

por serdom » 17/1/2025 10:03

gráfico actualizado:

a minha previsão de uma "iminente" reversão da tendência de queda no curto prazo saiu furada, ao bater no limite superior do canal descendente de curto prazo (seta vermelha). daí desceu até ao limite inferior do canal descendente de médio prazo (maio 2024 até hoje) de onde ressaltou e parece que finalmente os touros dão sinais de mudar a tendência no curto prazo.
fazendo fé nos ciclos de médio prazo, podemos ter um ataque à zona dos 3,7E0UR até junho deste ano.
bons negócios,
Anexos
EDP_2025-01-17_09-56-42_248bb.png

Registado: 21/8/2011 19:31

por tubaraosemdentes » 17/1/2025 3:08

Já há algum tempo que estou para escrever aqui mas andava com preguiça de me registar.
Acompanho a EDP há muito tempo e considero-me bastante bem informado.

Há varios fatores a afetarem a empresa neste momento que posso citar:

1. O negócio da energia está numa fase terrivel - empresas energéticas são investment intensive e beneficiaram muito do longo periodo de taxas de juro negativas que agora terminou. No caso da EDP é especialmente penalizador pela elevada dívida da empresa. Em cima disto, tipicamente o efeito taxa de juro era contrabalançado pelo efeito inflação. Isto é, maiores taxas de juro implicam maior custo da dívida, mas que tradicionalmente era acompanhado por um aumento do preço da energia (via inflação) que contrabalançava. Ora, estamos agora numa era (devido principalmente ao solar) que isso não se verifica e portanto as empresas energéticas estão por um lado com custos de divida muito mais altos que há 3 anos e por outro com receitas baixas da venda de energia. Cenário terrível

2. As renováveis perderam o brilho de outrora - o toque de midas das renovaveis parece ter abrandado com muito lideres mundiais a distanciarem-se dos subsidios e mesmo a industria a perder algum encanto. Longe vão os tempos em que as empresas renovaveis brilhavam em bolsa e em que as petroliferas namoravam essas empresas e esses activos. Não é um fenómeno recente (tem um par de anos) mas intensificou-se este ano de 2024, especialmente na EDP (a empresa orsted, antes um caso de estudo e um fenómeno, já tinha dado um grande trambolhão em bolsa)

3. Péssimas decisões de gestão a destruirem valor - Tivemos agora a notícia da colombia, que duvido que fique nos 700 milhões pois i) não há neste momento qualquer viabilidade para os projetos portanto não há ninguem que queira comprar aquilo mesmo a desconto, e ii) os poucos activos que a EDP tem lá (as turbinas) estão há anos armazenadas junto ao porto. São portanto turbinas velhas (modelos desactualizados) e provavelmente enferrujadas. A isto soma-se a estratégica de internacionalização recente que me parece ter tido grandes custos (~2 bi a multiplos obscenos) de investimento e nenhum retorno (nenhuma das empresas que compraram nos ultimos anos dá EBITDA). Muito provavelmente vão ter de sair de alguns desses paises com o rabo entre as pernas e a vender bem abaixo do preço de compra. A venda das barragens à ENGIE (se não estou em erro por 2 bi) foi um tremendo erro. Eram as melhores barragens nacionais e (contas de merceeiro) desde a sua venda em 2020 devem ter gerado entre 500 milhoes e 1 bi de net profit. Em 10 anos (2030) a ENGIE terá seguramente o investimento pago. Negócio incrivel para a empresa francesa, catastrofico para o grupo portugues. A isto soma-se o fecho de Sines, mesmo antes do covid, que tirou aos cofres do grupo mais de 1 bi de resultados. Contas feitas, as decisões de gestão desta administração tiraram à empresa uns potenciais 5 bi, são 5 anos de resultados do grupo. É muita fruta para a eletrica nacional

4. Há um problema americano - de certa forma ligado com o ponto 2, o regresso de Trump fez pairar uma nuvem negra na EDP. Já tinha muitas vezes assumido o seu desdem pelas renovaveis e tem feito double down nesse "ódio" com criticas recorrentes aos wind farms que é onde a EDP tem maior presença na terra do uncle sam. A isto soma-se a ameaça das tarifas que pode (e vai) ter impacto na rentabilidade de muitos projetos em pipeline. Com estes dois efeitos não só os planos da EDP nos estados unidos podem estar em risco de revisão em baixa, como até alguns projetos com possivelmente compromissos já assumidos podem estar em risco, com custos para o grupo.

5. A administração dá sinais preocupantes de não acreditar na recuperação das ações - se há uns meses largos (março? abril?) tivemos o Stilwell a comprar ações a 3,8€, tivemos agora o Pedro Vasconcelos (administrador do grupo) a despejar ações a 3,15€. Poucos sinais são tão negativos como ter os administradores da empresa a vender acções em minimos.. A isso somam-se as noticias de que a EDP procurava noiva para fundir que são também indicadores que algo não vai bem.

Existem mais um par de factores, mais rebucasdos, como i) a oportunidade de tirar a EDPR de bolsa mas que provavelmente exigiria um aumento de capital, ii) uma possivel quebra no rating devido à elevada dívida da empresa, iii) o valor baixo da ação que convida a uma OPA, iv) uma possível revisão da politica de dividendos devido a todos os problemas que a empresa enfrenta.

Dito isto, acredito que abaixo dos 3€ é uma boa compra. E que a 2,5€ a ação é irresistivel.
Unico cenário de destruição de valor numa compra a 3€ é que a ação caia até abaixo dos 2,5 e leve uma OPA abaixo dos 3€. Mas é um cenário rebuscado e tenho muitas dúvidas que os accionistas de referência aceitassem livrar-se das ações a um valor tão baixo (mas que há bruxas há!)

Registado: 15/1/2025 16:53

por junas » 16/1/2025 12:32

PIKAS Escreveu:
junas Escreveu:Para quando a apresentação de resultados?
Resultados Anuais de 2024: 27 de fevereiro de 2025

in: https://www.edp.com/pt-pt/noticias/cale ... ceiro-2025

Cumprimentos,

Obrigado.

Registado: 11/6/2008 21:46

por PIKAS » 15/1/2025 21:41

junas Escreveu:Para quando a apresentação de resultados?
Resultados Anuais de 2024: 27 de fevereiro de 2025

in: https://www.edp.com/pt-pt/noticias/cale ... ceiro-2025

Cumprimentos,

Registado: 23/8/2006 18:53

por junas » 15/1/2025 17:34

Para quando a apresentação de resultados?

por junas » 14/1/2025 18:33

Será que já deixaram de brincar com as ações da edp?

por SalvaFP » 14/1/2025 15:14

com resultados na casa dos 1300 a 1400M , julgo que o dividendo mínimo deve ser 0.20
A cotação deve recuperar níveis mais altos até maio...talvez 3,50

por previsor » 14/1/2025 14:46

Parece dar para desenhar uma cunha de alargamento descendente na edp com os últimos dias com objetivo próximo de 3.171.
Acho que é capaz de subir até lá, mas acho mais importante fechar 3 dias acima de 3.201.
Há dias a edpr também teve uma pequena cunha e atingiu o objetivo e depois desceu a seguir, por isso os 3 dias acima de 3.201 são mais importantes. Mas acho possível que inverta a tendência.

IMG_3309.jpeg

por BenjaminMartins » 13/1/2025 20:02

Analise Fundamental com base nas contas finais 2023 da Edp:

Book value 2,80€
Price 3,00
Price book value 1,06
Earnings per share 0,305€
PER - 10
Dividend yield 6,50%
Yield do lucro por ação 10,25%

Comparando estes indicadores PBV, PER, Div yield com as congéneres espanholas Endesa e Iberdrola a Edp está barata.
A título de exemplo o PER da Endesa é de 20 e o div. yield é de cerca de 5%. A yield do lucro por título é de 8,50%.

EdpR (detida em 71% pela EDP) decidiu não avançar com projecto na Colômbia por considerar este de elevado risco e registou no seu balanço uma imparidade máxima de 700M. Na minha opinião terá sido esta imparidade/provisão a causa para o descalabro bolsista desde Outubro do ano passado em que o título tocou nos 4,10€ e desde então não conseguiu levantar-se.

Os 500 milhões de impacto nas contas da Edp tem um reflexo de 12,5 cêntimos por título ao nível do balanço (capitais próprios). E estimando que estes capitais gerariam cash-flows ao longo de 10 anos de aproximadamente o mesmo valor, descontado para o momento actual esta imparidade tem um custo de 20 a 25 cêntimos por título.
A meu ver este valor já se encontra mais do que descontado.

Acredito que os resultados da Edp nos próximos anos, se situem na faixa dos 1.300 -1.400 milhões de euros (lucro de 0,325€ a 0,35€ por ação) e que isso lhe dará o valor intrínseco para cotar acima dos 3,50€.

Pelas métricas de avaliação da Endesa, a Edp valerá 4€ por título.

Registado: 12/1/2008 0:35

por previsor » 13/1/2025 19:11

Para inverter a tendência de queda precisa de fechar acima da linha laranja e depois acima da linha verde que está a 3.201 durante uns 3 dias

IMG_3308.jpeg

por previsor » 13/1/2025 18:16

Goya777 Escreveu:Mas os PT têm descido bastante. Se dizem PT de 3.45 (exemplo) recomendam compra porque está abaixo disso mas o certo é que potencial é reduzido

A diferença entre o preço atual e o objetivo talvez se mantenha semelhante, só que ação desceu em relação ao ultimo price target que deram e por isso o novo price target está mais baixo. Se a ação desce, reduzem o preço alvo, e se a ação sobe, aumentam o preço alvo. Basicamente, é esse o padrão. Praticamente nunca recomendam vender, mesmo quando a ação está em queda. Mesmo que descesse 2/3 anos, seria assim, ou vai ser assim quando houver um bear market nos indices.

por Goya777 » 13/1/2025 17:52

Mas os PT têm descido bastante. Se dizem PT de 3.45 (exemplo) recomendam compra porque está abaixo disso mas o certo é que potencial é reduzido

Registado: 17/7/2014 22:33

por previsor » 13/1/2025 16:06

Os principais conflitos de interesse entre as casas de investimento e as empresas que analisam incluem:

Serviços financeiros
As casas de investimento muitas vezes prestam serviços como consultoria em fusões, emissão de ações ou financiamento de dívida para as empresas que analisam. Isso pode influenciar as recomendações para não prejudicar a relação comercial e os futuros negócios.

Receita de comissões
Elas podem ganhar comissões por operações relacionadas às empresas, como ofertas públicas iniciais (IPOs) ou vendas de ações. Uma recomendação negativa poderia impactar essas receitas.

Parcerias ou investimentos diretos
Algumas casas podem ter interesses financeiros diretos nas empresas analisadas, seja como acionistas ou por meio de outras participações. Isso pode levar a análises enviesadas.

Manutenção de reputação
Dar recomendações negativas pode dificultar o acesso a informações privilegiadas ou a colaboração futura com empresas específicas.

Pressão interna
Analistas podem ser pressionados internamente para emitir opiniões positivas, principalmente em empresas que geram lucro para outros setores do banco.

Estes fatores podem explicar por que muitas recomendações tendem a ser positivas, mesmo em contextos de queda das ações.

por previsor » 13/1/2025 15:09

junas Escreveu:
PIKAS Escreveu:
junas Escreveu:Mas, porque é que as casas de investimento continuam a baixar o price target da edp?

A única explicação que eu encontro será terem interesse na queda por via de posições curtas que detém ou que recomendaram aos seus clientes. Só que, mais cedo ou mais tarde terão que fechar essas posições e aí terão que ir ao mercado com compras, logo contribuirão para a subida da cotação.
Aliás, pessoalmente não ligo patavina a targets e afins que as casas de investimento se fartam de largar. Quanto a mim, não passam de meras opiniões de uns gajos que nunca meteram um tostão do seu dinheiro no mercado mas que vão botando essas postas de pescada. Não há coerência nenhuma entre eles.
Cumprimentos,

Obrigado PIKAS, mas o que é certo é que elas sobem ou descem consoante estas recomendações.

O que é certo é que isso não é verdade. As recomendações são praticamente sempre positivas. Quando a ação desce, o que fazem é reduzir o preço alvo na recomendação seguinte, mas não dizem para vender. Dizem para comprar ou manter. Não houve nenhuma recomendação para vender desde 2023, e a ação desceu

https://www.edp.com/pt-pt/investidores/ ... s-de-acoes

por Abade19 » 13/1/2025 14:02

Continuo a não alinhar nessas teorias da conspiração. Mas hoje há um dado que me parece importante: financiamento a 3.6. Veremos.

Registado: 23/6/2021 2:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, latbal, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2 e 152 visitantes