Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novos mínimos a caminho (3)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Gekkopt » 23/9/2009 15:18

Olá Ulisses, antes que me mostres a citação de um livro dos milhares que conheces, que diga que uma linha de tendência tenha de ter 3 pontos, eu mostro-te uma definição que provavelmente conheces do stockcharts.
Só deixo parte da definição onde diz "2 ou mais pontos", essa sim é a definição mais conhecida e que está na maioria dos livros de bolsa.

Uptrend Line

An uptrend line has a positive slope and is formed by connecting two or more low points. The second low must be higher than the first for the line to have a positive slope.

Downtrend Line

A downtrend line has a negative slope and is formed by connecting two or more high points. The second high must be lower than the first for the line to have a negative slope.

Concordo que quanto mais pontos tiver mais a linha é fiável mas pode ter só dois pontos.

O site:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines

Registado: 16/7/2009 14:03

por salvadorveiga » 23/9/2009 15:16

Gekkopt Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Isso não é uma Linha de tendência ascendente, por definição. Pode ser outra coisa qualquer que lhe queiras chamar.

Pela tua definição não é, mas pela minha é!
Escreves de um modo por vezes que parece que é como se fosses o "senhor da verdade da análise técnica do caldeirão" mas a análise técnica tem interpretações diferentes, não é uma ciência exacta, eu tenho a minha, tu tens a tua, e milhões de pessoas têm interpretações diferentes mas espero pela citação de um livro que diga que uma linha de tendência tenha de ter 3 toques. Repito, a análise técnica não é uma ciência exacta, há interpretações diferentes, quem pode dizer o que está certo e errado, é o mercado.

Em EW as LT's e' conectar a onda 2 com a onda 4 por isso... dou.te razao tambem... verdade seja que quando se vai a conectar a onda 2 com a onda 4, depois invariavelmente ela tera mt mais toques... mas o q interessa e' unir apenas esses 2 pontos...

http://rt2.t.prorealtime.com/ProRealTim ... 959949.gif
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por Ulisses Pereira » 23/9/2009 15:13

Gekko, eu posso deixar-te aqui várias referências bibliográficas. Podes dar uma vista de olhos no tópico "os meus livros" no fórum de artigos didácticos:

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59206

Se me deixares aqui algum título de um livro que indique que é como dizes, naturalmente que o irei consultar.

Se alguém agora chegar aqui e dizer que 2X3= 7 pelo método dele, não podemos aceitar. Mas este é o problema de muita gente: Não estudar as bases.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bestbland » 23/9/2009 15:05

Num grafico semanal posso ver a tal linha azul, neste caso 4 toques.
O imprtante aqui é a sua reacção na aproximação da mesma e no desenvolvimento dos seus maximos semanais
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (91.86 KiB) Visualizado 3971 vezes
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por Gekkopt » 23/9/2009 15:03

Ulisses Pereira Escreveu:Isso não é uma Linha de tendência ascendente, por definição. Pode ser outra coisa qualquer que lhe queiras chamar.

Pela tua definição não é, mas pela minha é!
Escreves de um modo por vezes que parece que é como se fosses o "senhor da verdade da análise técnica do caldeirão" mas a análise técnica tem interpretações diferentes, não é uma ciência exacta, eu tenho a minha, tu tens a tua, e milhões de pessoas têm interpretações diferentes mas espero pela citação de um livro que diga que uma linha de tendência tenha de ter 3 toques. Repito, a análise técnica não é uma ciência exacta, há interpretações diferentes, quem pode dizer o que está certo e errado, é o mercado.
Editado pela última vez por Gekkopt em 23/9/2009 15:05, num total de 1 vez.

por Ulisses Pereira » 23/9/2009 14:55

Isso não é uma Linha de tendência ascendente, por definição. Pode ser outra coisa qualquer que lhe queiras chamar.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Gekkopt » 23/9/2009 14:50

Gekkopt Escreveu:Olá Ulisses, diz uma citação dos livros de análise técnica que diga que para ser uma linha de tendência seja obrigatório ter 3 toques, já que já leste milhares podes colar a afirmação de um.
Eu já li dezenas de livros e não recordo de um que tenha essa citação mas provavelmente não li os mesmos, mesmo que isso pode ser escrito assim, as pessoas podem ter outras interpretações. A análise técnica não é uma ciência exacta.
Para mim a linha de tendência ascendente pode ser considerada um suporte ascendente, uma linha de tendência descendente pode ser considerada uma resistência descendente, primeiro traças a linha, depois é que se verifica o que é.

Um exemplo de uma linha de tendência ascendente, só com dois toques
Anexos
Linha de tendência ascendente.PNG
Linha de tendência ascendente.PNG (19.54 KiB) Visualizado 4027 vezes

por Zecatreca_1001 » 23/9/2009 14:44

e mais um toque a confirmar-se.
Anexos
grafico 139 30min 23-09 (2).jpg
grafico 139 30min 23-09 (2).jpg (58.07 KiB) Visualizado 4053 vezes

Registado: 29/11/2007 10:54

por Gekkopt » 23/9/2009 14:40

Olá Ulisses, diz uma citação dos livros de análise técnica que diga que para ser uma linha de tendência seja obrigatório ter 3 toques, já que já leste milhares podes colar a afirmação de um.
Eu já li dezenas de livros e não recordo de um que tenha essa citação mas provavelmente não li os mesmos, mesmo que isso pode ser escrito assim, as pessoas podem ter outras interpretações. A análise técnica não é uma ciência exacta.
Para mim a linha de tendência ascendente pode ser considerada um suporte ascendente, uma linha de tendência descendente pode ser considerada uma resistência descendente, primeiro traças a linha, depois é que se verifica o que é.
Editado pela última vez por Gekkopt em 23/9/2009 14:47, num total de 1 vez.

por Zecatreca_1001 » 23/9/2009 14:34

Gekkopt Escreveu:Olá Ulisses, não concordo que uma linha de tendência tenha de ter pelo menos 3 toques, acho que uma linha de tendência pode ter 2 toques, uma resistência horizontal na minha interpretação é considerada uma linha de tendência,e pode ter dois toques, um duplo topo, ou um duplo fundo, e às vezes também há linhas de tendência inclinadas com dois toques que depois se tornam importantes, por exemplo, a tendência ascendente define-se por ter um máximo superior a um máximo e um mínimo superior a um mínimo, ao traçar esses dois mínimos, tens uma linha de tendência só com dois toques. O mesmo sucede no sentido descendente.

A linha de tendência pode ser ascendente, descendente,e indefinida, do mesmo modo que a tendência pode ser ascendente, descendente, ou indefinida.

Assim é batota :) com 2pontos fazes tu muitas linhas independentemente do periodo!!!!!!!A longo prazo podem nunca mais serem "tocadas".

por Ulisses Pereira » 23/9/2009 14:33

Uma resistência horizontal não é uma linha de tendência. os conceitos subjacentes às mesmas são bem diferentes, daí uma chamar-se LT e outra resistência...

Mas isso não sou eu que o digo, são milhares de livros. Se tiverem aí bibliografia onde se diga coisas contrárias, serei um leitor atento. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 23/9/2009 14:31

Ulisses Pereira Escreveu:Aí está um gráfico tecnicamente consistente. :)

Um abraço,
Ulisses

:)
Obrigado pela resposta
Cumprimentos

por Gekkopt » 23/9/2009 14:31

Olá Ulisses, não concordo que uma linha de tendência tenha de ter pelo menos 3 toques, acho que uma linha de tendência pode ter 2 toques, uma resistência horizontal na minha interpretação é considerada uma linha de tendência,e pode ter dois toques, um duplo topo, ou um duplo fundo, e às vezes também há linhas de tendência inclinadas com dois toques que depois se tornam importantes, por exemplo, a tendência ascendente define-se por ter um máximo superior a um máximo e um mínimo superior a um mínimo, ao traçar esses dois mínimos, tens uma linha de tendência só com dois toques. O mesmo sucede no sentido descendente.

A linha de tendência pode ser ascendente, descendente,e indefinida, do mesmo modo que a tendência pode ser ascendente, descendente, ou indefinida.

por Ulisses Pereira » 23/9/2009 14:29

Aí está um gráfico tecnicamente consistente. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Zecatreca_1001 » 23/9/2009 14:27

Gekkopt Escreveu:Olá bestblandina, o que disseste está correcto, uma linha de tendência (suporte ou resistência) é "tanto mais válida quanto mais toques tiver".

Por exemplo:
Considero neste grafico uma cunha em que a linha superior passa por 3 maximos toques e a inferior por 3 minimos toques. Embora tenham sido violadas mantem-se validas pois a percentagem é irrizoria. Mestre Ulisses ja agora gostava que criticasse a minha perspectiva sff? :)

cumprimentos
Anexos
grafico 139 30min 23-09.jpg
grafico 139 30min 23-09.jpg (56.47 KiB) Visualizado 4155 vezes

por bestbland » 23/9/2009 14:25

o 2 toque é manhoso, eu sei, mas consigo fazer essa linha com esses 3 toques

por bestbland » 23/9/2009 14:23

Artista três toques, vou colocar o grafico

Mas atenção que isto não é uma LTA e sim uma linha de comportamento, vou já dar um nome
LCMA (linha comportamento maximos ascendente), bem posso tirar o A

Um abraço do best
Anexos
sp.jpg
sp.jpg (112.32 KiB) Visualizado 4194 vezes

por Zecatreca_1001 » 23/9/2009 14:16

artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:
artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:o sp está na linha azul, foi a linha que tem servido de referencia para os maximos tanto pricipais como secundarios.

Best, explica-me lá onde é que os máximos tocam nessa linha? Ou estou a ver mal ou só toca em início de Maio...

artista, como podes ver no grafico do sp que tocou em maio e junho (tocou duas vezez), nesse toque originou o maximo proncipal nº-1.
Não é uma linha com grandes toques, mas há que ter atenção a essa linha, pois poderá estar na origem do maximo 2

Em Junho não me parece que toque, talvez estejas a olhar para o gráfico errado!? Há ali uma vela longa que quase toca mas não toca... sabes o que acontece é que linhas como essa podes passar uma série delas, umas que passariam agora mais acima outras mais a baixo... eu já não gosto muito de linhas inclinadas, sobretudo para negociação, linhas inclinadas com apenas um toque (vá lá dois esquisitos :) ) ainda lhes ligo menos, ou nada!

abraço

artista

Linhas inclinadas adaptam-se a canais devidamente identificados. Para mim no minimo 5-6 toques.Aí sim.
Enquanto o canal nao for quebrado mantem-se valido.
Best nessa perspectiva, pegavas na big picture e nunca mais atinjias novos maximos que "batessem " nas linhas do teu fundamento. :mrgreen: nem daqui a 100(?) anos :roll:

por bestbland » 23/9/2009 14:14

Ulisses Pereira Escreveu:best, uma linha de tendência tem que ter, pelo menos 3 pontos de toque. E o terceiro toque não pode ser onde a cotação está nesse momento...

Ok, ulisses, sim é verdade
Mas tambem não disse que era uma LTA ou LTD, era sim uma linha de estudo do comportamento do indice :wink:

Um Abraço, best

por Gekkopt » 23/9/2009 14:14

Olá bestblandina, o que disseste está correcto, uma linha de tendência (suporte ou resistência) é "tanto mais válida quanto mais toques tiver".

por bestbland » 23/9/2009 14:12

artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:
artista Escreveu:
bestblandina Escreveu:o sp está na linha azul, foi a linha que tem servido de referencia para os maximos tanto pricipais como secundarios.

Best, explica-me lá onde é que os máximos tocam nessa linha? Ou estou a ver mal ou só toca em início de Maio...

artista, como podes ver no grafico do sp que tocou em maio e junho (tocou duas vezez), nesse toque originou o maximo proncipal nº-1.
Não é uma linha com grandes toques, mas há que ter atenção a essa linha, pois poderá estar na origem do maximo 2

Em Junho não me parece que toque, talvez estejas a olhar para o gráfico errado!? Há ali uma vela longa que quase toca mas não toca... sabes o que acontece é que linhas como essa podes passar uma série delas, umas que passariam agora mais acima outras mais a baixo... eu já não gosto muito de linhas inclinadas, sobretudo para negociação, linhas inclinadas com apenas um toque (vá lá dois esquisitos :) ) ainda lhes ligo menos, ou nada!

abraço

artista

artista, tambem nunca disse que era uma LTD ou LTA, só quiz chamar atenção para a mesma quando o indice aproxima-se da mesma
um abraço, best

por Ulisses Pereira » 23/9/2009 14:12

best, uma linha de tendência tem que ter, pelo menos 3 pontos de toque. E o terceiro toque não pode ser onde a cotação está nesse momento...

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bestbland » 23/9/2009 14:10

Mas fiquei com esta duvida ulisses, uma linha é tanto mais valida quando mais toque tiver ?
Não existe principios básicos, só existindo somente esse dos toques, estou correcto ?
então que outros principios básicos pode existir num desenho de uma linha?

um abraço, best

por artista_ » 23/9/2009 14:07

bestblandina Escreveu:
artista Escreveu:

abraço

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por bestbland » 23/9/2009 14:02

Ulisses Pereira Escreveu:Best, se eu disser que acho que a Coca Cola vai subir porque eu como bifes com batatas fritas, achas que alguém me leva a sério?

Se eu colocar um gráfico cheio de riscos, como se fosse uma criança de 2 anos a fazer e disser que acho que a EDP vai descer, achas que alguém me leva a sério?

Se tu colocas um gráfico, com linha straçadas que VIOLAM os básicos princípios da análise técnica, alguém te leva a sério? A resposta é sim. Leva-te a sério quem não domina a análise técnica. E é por causa dessas pessoas que me sinto na obrigação de dizer que esses riscos são tudo menos análise técnica.

ulisses, eu tamebm nunca disse que isto ia cair ou subir, disse sim que para termos atenção ao que aconteceu no passado quando o indice aproxima-se da mesma linha, e que nesta situação o indice tende a corrigir.

um abraço do best

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: smog63 e 134 visitantes