Viver de rendimentos
Encontrei este blog de uma senhora com estilo de vida Frugal que se quer mudar para Portugal
http://movetoportugal.org/
http://movetoportugal.org/
Eu também gostava de ler o livro do K, especialmente no que diz respeito aos capítulos das ondas, já li qualquer coisa sobre este assunto mas acho dificílimo negociar acções por esse método e por isso desisti.
Estou a ver que o K é um forte especulador de mercados de acções, no bom sentido, claro, claro sendo um Académico, um pensador talvez, deve ter a inteligência apurada e treinada.
O K penso que seja um indivíduo misterioso de apurada inteligência, mas que gosta também de ajudar quem sabe menos.
Estou a ver donde veio o dinheiro para já fazer a vida que tem, certamente ganhou muita e boa massa nas bolsas, com a sua inteligência apurada.
Gostava de ver as suas análises de gráficos, devem ser boas.
Estou a ver que o K é um forte especulador de mercados de acções, no bom sentido, claro, claro sendo um Académico, um pensador talvez, deve ter a inteligência apurada e treinada.
O K penso que seja um indivíduo misterioso de apurada inteligência, mas que gosta também de ajudar quem sabe menos.
Estou a ver donde veio o dinheiro para já fazer a vida que tem, certamente ganhou muita e boa massa nas bolsas, com a sua inteligência apurada.
Gostava de ver as suas análises de gráficos, devem ser boas.
- Registado: 29/11/2007 14:30
K. Escreveu:As ideias para os capítulos são algo à volta disto (já agora aproveito para ouvir sugestões sobre o que mais curiosidade desperta e que não se encontra facilmente na literatura disponível):
Foruns sobre mercados no final dos anos 90;
Foruns sobre mercados hoje em dia;
Risco específico e risco de volatilidade;
Elementos de análise Técnica.
O princípio de Elliott-descrição;
O principio de Elliott-psicologia;
O principio de Elliott-como negociá-lo;
Proteger-se contra a inflação;
Quais os seus limites de dor financeira?
Viver sem trabalhar-será possível?
Viver do trabalho-será possível?
Bolhas e Crashes: ...,....,...
Portugal Endividado: E agora?
Imobiliário.
Investimentos para pais de família.
Modelos de preço para produtos derivados.
Cosmética financeira: Como desenhar produtos Estruturados.
Nem todo o Swap é Swap.
Obrigações e CDS.
Condições fundamentais: visita guiada às estatísticas.
Direita, esquerda, volver: quando a política comanda o mercado.
Como ler as notícias.
História financeira do século XXI
Lições dos grandes traders
Investimentos e planos de vida.
...
...
...
Daqui a mais um Bull market e meio deve estar escrito...
Thanks, Ulisses!
Um abraço,
K.
Força K avança.
Passas-me por MP o contacto do Hélio pf.
cps
Metallising Escreveu:frugal Escreveu:Metallising,
qual a percentagem do teu patrimonio que vais gastar anualmente ?
Parabéns por alcancares tao cedo.
4%. Contudo em épocas de bear markets acentuados tenciono reduzir essa percentagem consideravelmente ajustando o lado da despesa.
Deixo a dica: http://www.firecalc.com/
Podem calcular a probabilidade dos vossos investimentos durarem até ao fim das vossas vidas. Os calculos assumem vários cenários catastróficos como por exemplo a Grande Depressão. É assumido que o portfolio está totalmente investido num fundo que replique o indice Total US stock market
No meu caso, assumindo que gasto 4% do meu portfolio e que não faço ajustes em tempos de bear markets, a probabilidade de sucesso que o meu portfolio nunca se esgote durante um periodo de 60 anos é de 84%.
Seja bem retornado a esta casa, Metallising
Que tal actualizares o teu tópico de gestão passiva/longo prazo. Saber como tem corrido, como e quando tem feitos os rebalanceamento, se as expectativas de retorno estão dentro do que previas, etc, etc...
Fica aqui o link, para não perderes tempo à procura

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?p=963660&highlight=#963660
frugal Escreveu:Metallising,
qual a percentagem do teu patrimonio que vais gastar anualmente ?
Parabéns por alcancares tao cedo.
4%. Contudo em épocas de bear markets acentuados tenciono reduzir essa percentagem consideravelmente ajustando o lado da despesa.
Deixo a dica: http://www.firecalc.com/
Podem calcular a probabilidade dos vossos investimentos durarem até ao fim das vossas vidas. Os calculos assumem vários cenários catastróficos como por exemplo a Grande Depressão. É assumido que o portfolio está totalmente investido num fundo que replique o indice Total US stock market
No meu caso, assumindo que gasto 4% do meu portfolio e que não faço ajustes em tempos de bear markets, a probabilidade de sucesso que o meu portfolio nunca se esgote durante um periodo de 60 anos é de 84%.
K. Escreveu:As ideias para os capítulos são algo à volta disto (já agora aproveito para ouvir sugestões sobre o que mais curiosidade desperta e que não se encontra facilmente na literatura disponível):
Imobiliário.
Nem todo o Swap é Swap.
Obrigações e CDS.
Como ler as notícias.
...
...
...
Thanks, Ulisses!
Um abraço,
K.
Faz falta ser escrito um livro de referência,em Português,de investimentos e de como lidar com finanças,estilo kiyosaki,por exemplo,mas em bom.
Tudo o que é bom,foi traduzido,maioritáriamente do Inglês,com conceitos aplicáveis,a nível cultural e fiscal,á realidade anglo-saxónica.
Os últimos livros que me despertaram a curiosidade,escritos por um Português,foram autenticas decepções,o último bom livro que li foi o ganhar em bolsa,do Braga de Matos.
Há matéria para se escrever um bom livro,o caldeirão,é sem dúvida,uma boa fonte de inspiração.
Fico a aguardar por essa obra.
- Registado: 26/6/2011 9:50
elitegroup Escreveu:dfviegas Escreveu:Em relação à tributação dos 28% isso nunca será um grande problema para quem viva exclusivamente de rendimentos, porque bastará colocá-los na declaração do irs para os receber de volta, por exemplo se conseguisses 15.000€ de juros pagarias 4200€ de irs e pela simulação que fiz sem imputar qualquer despesa para abater a coleta receberias 3000€.
Ou seja dos 15.000 ficaria com 13.800 o imposto que pagaria seria de 8% mas isto é sem qualquer despesa.
Metendo casa, seguros, saude e educação receberias tudo concerteza.
Pela simulação que fiz o valor a receber é 1300€ e não 3000€. De 7400€ a 18000€ de rendimento a taxa é de 24.5%.
Tens razão utilizei o simulador de 2011
- Registado: 29/11/2007 2:53
Não vinha ao forum há meses. Qual a minha surpresa quando vejo um post meu escrito há mais de um ano ser citado neste tópico. Nunca pensei que tal assunto suscitasse uma discussão tão interessante num forum onde são os gráficos com milhares de linhas em todos os quadrantes que originam 90% das discussões...
K. excelente contributo. Desmanchei-me em gargalhadas quando dizes que mais de 26 cents por yogurte já é estar a ser roubado.
Tal e qual. É incrível a quantidade e a qualidade da estupidez das objecções que são apresentadas quando se discute sobre o assunto.
Contudo, a julgar pela afluência que este tópico está a ter parece que ainda resta alguma esperança... existem por aí mais uns quantos lunáticos.
Aos interessados neste conceito mirabolante, aconselho vivamente aprofundar a pesquisa no blog MMM. Não só os post, mas também no forum, onde poderão encontrar vários exemplos de ER step-by-step, inclusive users da UE com uma realidade mais próxima da nossa.
Não sei se alguém se deu ao trabalho de ler o meu tópico, citado pelo p3droPT. De qualquer forma, o plano foi posto em marcha mas com algumas alterações no portfolio para efeitos de simplificação a nível de gestão, redução do TER e aumento de eficiência a nível fiscal.
Outro ponto importante foi ajustar a taxa expectavel de retorno para um valor que me parece ser mais correcto. Por fim calculei o rendimento que necessito para "sobreviver". Dito isto, se não surgir nenhum evento catastrófico na minha vida, atingirei FI dentro de 3 anos (tenho actualmente 24).
Calculei ao detalhe as despesas necessárias para "sobreviver", o meu rendimento será suficiente para as cobrir mas terei pouca margem para deslizes. Mantenho em aberto a possibilidade de arranjar trabalho part-time de tempos a tempos para ir reforçando o portfolio e consequentemente aumentar o rendimento disponível.
No meu caso, o que procuro é FI (financial independence - discutido mais amplamente no blog MMM) e não tanto ER (early retirement). FI significa ter a liberdade para poder abandonar o emprego actual sem receio de chegar ao final do mês sem dinheiro para pagar despesas fixas ou ir ao supermercado. Numa fase inicial será essa a minha prioridade, posteriormente, possivelmente através de alguma actividade que me dê imenso gozo e respeitando os meus próprios horários, poderei ingressar em alguma actividade lucrativa.
Acima de tudo, o maior desafio a nível financeiro e essencialmente pessoal é aprender a ser feliz com menos, focar apenas no essencial. "Aprender a ser feliz com menos" parece ser uma frase cliché, mas no fundo é a essência de tudo isto.
Actualmente eu pratico e orgulho-me da minha "badassity", eu sou do tipo que telefona para o banco para pedir o reembolso de 47cents de imposto selo incorrectamente cobrados, ou pegando no exemplo do K., considerar 26 cents por um yogurte roubo!!! Analiso as minhas despesas todos os meses e estudo possíveis formas de as reduzir ou reclamar algum valor que considero injusto, é incrivel a poupança que se atinge quando se procura sistematicamente optimizar custos. Também viajo e vou jantar fora, mas tudo low cost, que diga-se, normalmente proporciona experiências bem mais divertidas que as opções mais dispendiosas.
Resumindo: Establecer objectivos no longo-prazo e delinear um plano. Pensar em grande. Pensar positivo. Adaptar a mente para aceitar mudanças.
PS: Intervenção mais brilhante de todos os tempos!!!
K. excelente contributo. Desmanchei-me em gargalhadas quando dizes que mais de 26 cents por yogurte já é estar a ser roubado.
O resultado final foi algo que so para mim fazia sentido e que desisti de explicar a seja que fosse, por receio de ser interpretado como delirante.
Tal e qual. É incrível a quantidade e a qualidade da estupidez das objecções que são apresentadas quando se discute sobre o assunto.
Contudo, a julgar pela afluência que este tópico está a ter parece que ainda resta alguma esperança... existem por aí mais uns quantos lunáticos.
Aos interessados neste conceito mirabolante, aconselho vivamente aprofundar a pesquisa no blog MMM. Não só os post, mas também no forum, onde poderão encontrar vários exemplos de ER step-by-step, inclusive users da UE com uma realidade mais próxima da nossa.
Não sei se alguém se deu ao trabalho de ler o meu tópico, citado pelo p3droPT. De qualquer forma, o plano foi posto em marcha mas com algumas alterações no portfolio para efeitos de simplificação a nível de gestão, redução do TER e aumento de eficiência a nível fiscal.
Outro ponto importante foi ajustar a taxa expectavel de retorno para um valor que me parece ser mais correcto. Por fim calculei o rendimento que necessito para "sobreviver". Dito isto, se não surgir nenhum evento catastrófico na minha vida, atingirei FI dentro de 3 anos (tenho actualmente 24).
Calculei ao detalhe as despesas necessárias para "sobreviver", o meu rendimento será suficiente para as cobrir mas terei pouca margem para deslizes. Mantenho em aberto a possibilidade de arranjar trabalho part-time de tempos a tempos para ir reforçando o portfolio e consequentemente aumentar o rendimento disponível.
No meu caso, o que procuro é FI (financial independence - discutido mais amplamente no blog MMM) e não tanto ER (early retirement). FI significa ter a liberdade para poder abandonar o emprego actual sem receio de chegar ao final do mês sem dinheiro para pagar despesas fixas ou ir ao supermercado. Numa fase inicial será essa a minha prioridade, posteriormente, possivelmente através de alguma actividade que me dê imenso gozo e respeitando os meus próprios horários, poderei ingressar em alguma actividade lucrativa.
Acima de tudo, o maior desafio a nível financeiro e essencialmente pessoal é aprender a ser feliz com menos, focar apenas no essencial. "Aprender a ser feliz com menos" parece ser uma frase cliché, mas no fundo é a essência de tudo isto.
Actualmente eu pratico e orgulho-me da minha "badassity", eu sou do tipo que telefona para o banco para pedir o reembolso de 47cents de imposto selo incorrectamente cobrados, ou pegando no exemplo do K., considerar 26 cents por um yogurte roubo!!! Analiso as minhas despesas todos os meses e estudo possíveis formas de as reduzir ou reclamar algum valor que considero injusto, é incrivel a poupança que se atinge quando se procura sistematicamente optimizar custos. Também viajo e vou jantar fora, mas tudo low cost, que diga-se, normalmente proporciona experiências bem mais divertidas que as opções mais dispendiosas.
Resumindo: Establecer objectivos no longo-prazo e delinear um plano. Pensar em grande. Pensar positivo. Adaptar a mente para aceitar mudanças.
PS: Intervenção mais brilhante de todos os tempos!!!
A-330 Escreveu:
1.Se investe é porque teve que trabalhar ou herdou o que tem.E alguém teve que trabalhar para isso.Do céu só cai chuva , raio e cocôs de passarinho.
As ideias para os capítulos são algo à volta disto (já agora aproveito para ouvir sugestões sobre o que mais curiosidade desperta e que não se encontra facilmente na literatura disponível):
Imobiliário.
Nem todo o Swap é Swap.
Obrigações e CDS.
Como ler as notícias.
...
...
...
Thanks, Ulisses!
Um abraço,
K.
Imobiliário.
Nem todo o Swap é Swap.
Obrigações e CDS.
Como ler as notícias.
...
...
...
Thanks, Ulisses!
Um abraço,
K.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Cardoso24 Escreveu:K. Escreveu:A experiencia nos mercados e nos Foruns marcou-me de tal forma que gostava de escrever um livro sobre isso, e um projecto pessoal. O que escrevi acima seria uma sinopse, mas so faz sentido para quem me conhece desde os tempos do Bolsa.pt. Os detalhes hao de estar no conteudo, se alguma vez o escrever. O prefacio sera do Ulisses Pereira, caso ele esteja disposto a tal...
Olha que se tivesses no livro um capítulo (ou mais) para "O tópico tem sido interessante, pelo lado humano, mas ainda não apareceu, ideias para "viver dos rendimentos". Que tipo de investimentos, poderão ser usados para isso.
Certamente que eu gostaria de comprá-lo![]()
PS- Citei o comentário do Rick Lusitano!
Não há coelhos na cartola,
Existem muitas mais formas de investimento, mas dentro dos dois blog's que li sobre isso, o ERE e o MMM,
O MMM refere investir em fundos da Vanguard, entre outras opções para como Obrigações etc... e ir equilibrando essas poições numa base anual/semestral. Ele tambem fala na hipotese de emprestar dinheiro em empresas que emprestam dinheiro para pequenas e medias empresas ou outros projetos: http://www.mrmoneymustache.com/the-lend ... xperiment/ (sei que existe algo semelhante cá mas não conheço a empresa que o faz)
Já o ERE fala em investir diretamente em acções com o menor custo em comissões possivel, preferencialmente nas que tenham menor indice P/E com bons dividendos, e assim umas 10 a 20 maiores do mercado. Diversificar.
Enfim, depois a imaginação não têm limites.
Mas o essencial é encontrar a massa critica, ou seja Gastos anuais / 3% ou 4% é o minimo que tens de amealhar para alcançares ER
Cardoso24,
Pois, se escrever um livro é essencialmente sobre os mercados, tentar explicar os tipos de risco que podem ser assumidos, a forma como um investidor não profissional pode utilizar a volatilidade, etc.
Algo a meio caminho entre o académico e a divulgação, que seja útil para quem lê, mas que me permita abordar a componente que mais me fascina nisto tudo, que é a filosófica.
Por exemplo veja-se como este tema, cujo título aparenta uma futilidade insultuosa (imagine-se alguém a passear-se nas ruas de Lisboa por esta altura a dizer que vive de rendimentos...), nos leva em pouco tempo para uma discussão profunda sobre as coisas que para nós mais importantes na vida são. É que qualquer decisão de investimento tem de ter tudo isto em conta e só ao confrontar-se com todos os elementos do seu ser que potencialmente poderão entrar em conflito o Homem pode saber de facto como investir.
Há questões essenciais, por exemplo:
1) qual o tamanho de uma posição de trading com barras diárias que um investidor consegue tomar sem perder a sua racionalidade?
2) qual a percentagem de património que um investidor poder ter em activos de volatilidade (fundos de acções, por exemplo) sem ficar afectado com as oscilações do mercado?
São este tipo de coisas, quanto a mim essenciais, que raramente vejo abordadas e sobre as quais gostaria de escrever. Sobre o tipo de activos, já escrevi num post mais acima quais os que me parecem apropriados para viver de rendimentos: imobiliário, acções, reformas do estado, seguros de reforma privados, seguros de vida. E, claro, alguma liquidez e algo de taxa fixa, com estas duas componentes a aumentarem com a idade.
Já agora, a dívida ao país que referi acima é o que considero dever ao país por ter tido educação e bolsas de estudo, não são dívidas efectivas ao estado ...
Pois, se escrever um livro é essencialmente sobre os mercados, tentar explicar os tipos de risco que podem ser assumidos, a forma como um investidor não profissional pode utilizar a volatilidade, etc.
Algo a meio caminho entre o académico e a divulgação, que seja útil para quem lê, mas que me permita abordar a componente que mais me fascina nisto tudo, que é a filosófica.
Por exemplo veja-se como este tema, cujo título aparenta uma futilidade insultuosa (imagine-se alguém a passear-se nas ruas de Lisboa por esta altura a dizer que vive de rendimentos...), nos leva em pouco tempo para uma discussão profunda sobre as coisas que para nós mais importantes na vida são. É que qualquer decisão de investimento tem de ter tudo isto em conta e só ao confrontar-se com todos os elementos do seu ser que potencialmente poderão entrar em conflito o Homem pode saber de facto como investir.
Há questões essenciais, por exemplo:
1) qual o tamanho de uma posição de trading com barras diárias que um investidor consegue tomar sem perder a sua racionalidade?
2) qual a percentagem de património que um investidor poder ter em activos de volatilidade (fundos de acções, por exemplo) sem ficar afectado com as oscilações do mercado?
São este tipo de coisas, quanto a mim essenciais, que raramente vejo abordadas e sobre as quais gostaria de escrever. Sobre o tipo de activos, já escrevi num post mais acima quais os que me parecem apropriados para viver de rendimentos: imobiliário, acções, reformas do estado, seguros de reforma privados, seguros de vida. E, claro, alguma liquidez e algo de taxa fixa, com estas duas componentes a aumentarem com a idade.
Já agora, a dívida ao país que referi acima é o que considero dever ao país por ter tido educação e bolsas de estudo, não são dívidas efectivas ao estado ...
Não me interessa o dinheiro em si, interessa-me o que posso fazer com o dinheiro...
Concordo com as ideias do tópico, se não forem levadas ao extremo... deixar de viver para acumular dinheiro, e depois já não ter saúde para o gastar deve ser das piores sensações da vida...
De qualquer forma, não conseguia deixar de trabalhar aos 40 ou 50, o meu cérebro precisa de exercício...
Concordo com as ideias do tópico, se não forem levadas ao extremo... deixar de viver para acumular dinheiro, e depois já não ter saúde para o gastar deve ser das piores sensações da vida...
De qualquer forma, não conseguia deixar de trabalhar aos 40 ou 50, o meu cérebro precisa de exercício...
- Registado: 9/11/2012 16:27
dfviegas Escreveu:Em relação à tributação dos 28% isso nunca será um grande problema para quem viva exclusivamente de rendimentos, porque bastará colocá-los na declaração do irs para os receber de volta, por exemplo se conseguisses 15.000€ de juros pagarias 4200€ de irs e pela simulação que fiz sem imputar qualquer despesa para abater a coleta receberias 3000€.
Ou seja dos 15.000 ficaria com 13.800 o imposto que pagaria seria de 8% mas isto é sem qualquer despesa.
Metendo casa, seguros, saude e educação receberias tudo concerteza.
Pela simulação que fiz o valor a receber é 1300€ e não 3000€. De 7400€ a 18000€ de rendimento a taxa é de 24.5%.
- Registado: 16/2/2006 12:01
K. Escreveu:A experiencia nos mercados e nos Foruns marcou-me de tal forma que gostava de escrever um livro sobre isso, e um projecto pessoal. O que escrevi acima seria uma sinopse, mas so faz sentido para quem me conhece desde os tempos do Bolsa.pt. Os detalhes hao de estar no conteudo, se alguma vez o escrever. O prefacio sera do Ulisses Pereira, caso ele esteja disposto a tal...
Olha que se tivesses no livro um capítulo (ou mais) para "O tópico tem sido interessante, pelo lado humano, mas ainda não apareceu, ideias para "viver dos rendimentos". Que tipo de investimentos, poderão ser usados para isso.
Certamente que eu gostaria de comprá-lo

PS- Citei o comentário do Rick Lusitano!
- Registado: 4/3/2012 18:57
A experiencia nos mercados e nos Foruns marcou-me de tal forma que gostava de escrever um livro sobre isso, e um projecto pessoal. O que escrevi acima seria uma sinopse, mas so faz sentido para quem me conhece desde os tempos do Bolsa.pt. Os detalhes hao de estar no conteudo, se alguma vez o escrever. O prefacio sera do Ulisses Pereira, caso ele esteja disposto a tal... 

Acho que o topico estava bem antes, era um topico sobre viver de rendimentos, a discussao sobre o nivel de frugalidade versus rendimentos e somente uma componente para algumas pessoas.
Ha quem viva de rendimentos e nunca tenha sido frugal em toda a vida, assim estao a afastar essas pessoas.
Isto ja me lembra um sketch dos Monty Phython, em que discutiam o passado, cada um a tentar demonstrar um passado mais dificil, e a certa altura, um deles ja dizia que viveu com a familia numa caixa de sapatos, o outro que nem caixa tinha, era mesmo ao relento e a chuva que dormiam, foram enterrados num buraco na beira da estrada, etc...
Acho que o A-330 faz muito bem em estar preparado para pagar um MBA aos filhos, no ensino pos-graduado a diferenca e grande devido ao networking profissional, penso que no liceu nem por isso. Tambem estou disposto a faze-lo, ate porque a mesma ajuda me foi posta a disposicao pelos meus pais. Como consegui bolsas para Doutoramento e pos-Doutoramento, nao precisei dessa ajuda, e fui compensado de outra forma, que me permitiu assumir mais riscos numa fase precoce da vida. A parte que eu queria salientar ao partilhar a minha experiencia era o facto de ter feito um plano com um horizonte de 20 anos e que fez a diferenca toda na gestao dos objectivos.
Fiz uma vida frugal para o meu nivel de rendimentos e posses, mas sinceramente tenho as minhas duvidas sobre se 7000 usd por ano serao suficientes para ser feliz.
Repito, mais que a frugalidade, que o estudo, que a sorte ao nascimento e que o trabalho, o facto de ter um plano e segui-lo que faz muita diferenca. No Market Wizzards que influenciou muitos traders da minha geracao, havia um adagio que dizia,
"Either you have a plan or you become a part of someone else's plan"
Foi quando terminei o tutorial com o Helio Oliveira em 2011 que iniciei o meu plano. O Ulisses e outros colegas do Foruma acompanharam algumas das digressoes filosoficas iniciais. Em Setembro de 2011 afastei-me dos Foruns para iniciar a execucao. Nao sabia bem como explicar, acho que disse aos meus colegas traders que o 11 de Setembro me tinha traumatizado. A inseguranca no inicio era de tal ordem que demorei 4 anos a responder a entrevista que o Ulisses me fez em 2005 e so regressei aos Foruns passados 10 anos porque na altura decidi utilizar todas os recursos ao meu dispor para contribuir para evitar uma reestruturacao da divida nacional, para que o pais nao se atolasse ao lado da Grecia. Durante 2 meses foi uma actividade a tempo inteiro. Depois disso achei que tinha saldado a divida que tinha com Portugal e fui-me embora. Um dos meus planos e escrever um livro a partilhar a experiencia dos mercados, dos Foruns, da Universidade, com Bolsa, Analise Tecnica e Matematica financeira a mistura, algo pouco convencional que comeca a ganhar forma. Talvez seja por isso que resolvi iniciar um relato mais alargado sobre estas coisas, ate porque tenho medo de perder o Portugues escrito, que raramente uso. Bom saber que alguem se interessa!
Ha quem viva de rendimentos e nunca tenha sido frugal em toda a vida, assim estao a afastar essas pessoas.
Isto ja me lembra um sketch dos Monty Phython, em que discutiam o passado, cada um a tentar demonstrar um passado mais dificil, e a certa altura, um deles ja dizia que viveu com a familia numa caixa de sapatos, o outro que nem caixa tinha, era mesmo ao relento e a chuva que dormiam, foram enterrados num buraco na beira da estrada, etc...
Acho que o A-330 faz muito bem em estar preparado para pagar um MBA aos filhos, no ensino pos-graduado a diferenca e grande devido ao networking profissional, penso que no liceu nem por isso. Tambem estou disposto a faze-lo, ate porque a mesma ajuda me foi posta a disposicao pelos meus pais. Como consegui bolsas para Doutoramento e pos-Doutoramento, nao precisei dessa ajuda, e fui compensado de outra forma, que me permitiu assumir mais riscos numa fase precoce da vida. A parte que eu queria salientar ao partilhar a minha experiencia era o facto de ter feito um plano com um horizonte de 20 anos e que fez a diferenca toda na gestao dos objectivos.
Fiz uma vida frugal para o meu nivel de rendimentos e posses, mas sinceramente tenho as minhas duvidas sobre se 7000 usd por ano serao suficientes para ser feliz.
Repito, mais que a frugalidade, que o estudo, que a sorte ao nascimento e que o trabalho, o facto de ter um plano e segui-lo que faz muita diferenca. No Market Wizzards que influenciou muitos traders da minha geracao, havia um adagio que dizia,
"Either you have a plan or you become a part of someone else's plan"
Foi quando terminei o tutorial com o Helio Oliveira em 2011 que iniciei o meu plano. O Ulisses e outros colegas do Foruma acompanharam algumas das digressoes filosoficas iniciais. Em Setembro de 2011 afastei-me dos Foruns para iniciar a execucao. Nao sabia bem como explicar, acho que disse aos meus colegas traders que o 11 de Setembro me tinha traumatizado. A inseguranca no inicio era de tal ordem que demorei 4 anos a responder a entrevista que o Ulisses me fez em 2005 e so regressei aos Foruns passados 10 anos porque na altura decidi utilizar todas os recursos ao meu dispor para contribuir para evitar uma reestruturacao da divida nacional, para que o pais nao se atolasse ao lado da Grecia. Durante 2 meses foi uma actividade a tempo inteiro. Depois disso achei que tinha saldado a divida que tinha com Portugal e fui-me embora. Um dos meus planos e escrever um livro a partilhar a experiencia dos mercados, dos Foruns, da Universidade, com Bolsa, Analise Tecnica e Matematica financeira a mistura, algo pouco convencional que comeca a ganhar forma. Talvez seja por isso que resolvi iniciar um relato mais alargado sobre estas coisas, ate porque tenho medo de perder o Portugues escrito, que raramente uso. Bom saber que alguem se interessa!
Rick Lusitano Escreveu:O tópico tem sido interessante, pelo lado humano, mas ainda não apareceu, ideias para "viver dos rendimentos". Que tipo de investimentos, poderão ser usados para isso.
Por exemplo, tentei lançar essa ideia através de um tópico, pegando na questão de ser vencedor de um jackpot do Euromilhões, mas era um exemplo de como gerir o dinheiro para se "viver dos rendimentos", mas pode ser também através da poupança de rendimentos para se poder "viver dos rendimentos", algo do género, "Como gerir/investir para se viver dos rendimentos".
Como gerir/investir os 80 milhões do Jackpot do Euromilhões?
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=82160
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
O tópico tem sido interessante, pelo lado humano, mas ainda não apareceu, ideias para "viver dos rendimentos". Que tipo de investimentos, poderão ser usados para isso.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Re: Viver de rendimentos e a sua experiência frugal
sergix Escreveu:Em conversa com um amigo, ele me disse que podiamos englobar o rendimento de um deposito a prazo.
Assim imaginemos um deposito que renda 7000€ que é o maximo para o 1º escalão, significa que lhe aplicava a taxa de 14,5% e não a normal do deposito a prazo?
Ficaria com 5985€; 498,75€ liquidos por mes.
De que montante teria de ser esse deposito para se negociar uma boa taxa de juro, para atingir os 7000€ de rendimento?
4% ----> 175.000€
4.5% ----> 155.555,55€
5% ----> 140.000€
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Google Adsense [Bot], HFCA, malakas, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Shimazaki_2 e 171 visitantes