Novos mínimos a caminho (3)
olá, consigo ver que escrevi o ultimo post deste tópico, mas não consigo ler a minha mensagem...
não sei porquê, vou a deixar de novo, peço desculpa se a mensagem tiver repetida mas não consigo ler e não sei porquê.
Ulisses Pereira, fico contente com os exemplos, assim não foi inventado da tua cabeça, mas isso é apenas uma ou duas opiniões, sabes que há opiniões diferentes e que a análise técnica não é uma ciência exacta.
Um dos primeiros da análise foi Dow, e segundo lembro, definia a tendência com " 2 ou mais pontos".
Uma linha de tendência define o rumo da cotação em determinado período de tempo.
No exemplo que dei a linha define o rumo do mercado, por isso é uma linha de tendência, independentemente de só ter dois pontos.
Podes não querer assumir isso, mas sabes que é assim, sabes também que é uma discussão que não tem fim. (até rimou).
não sei porquê, vou a deixar de novo, peço desculpa se a mensagem tiver repetida mas não consigo ler e não sei porquê.
Ulisses Pereira, fico contente com os exemplos, assim não foi inventado da tua cabeça, mas isso é apenas uma ou duas opiniões, sabes que há opiniões diferentes e que a análise técnica não é uma ciência exacta.
Um dos primeiros da análise foi Dow, e segundo lembro, definia a tendência com " 2 ou mais pontos".
Uma linha de tendência define o rumo da cotação em determinado período de tempo.
No exemplo que dei a linha define o rumo do mercado, por isso é uma linha de tendência, independentemente de só ter dois pontos.
Podes não querer assumir isso, mas sabes que é assim, sabes também que é uma discussão que não tem fim. (até rimou).
- Registado: 16/7/2009 14:03
PGGM Escreveu:bestblandina Escreveu:Mas fiquei com esta duvida ulisses, uma linha é tanto mais valida quando mais toque tiver ?
Não existe principios básicos, só existindo somente esse dos toques, estou correcto ?
então que outros principios básicos pode existir num desenho de uma linha?![]()
Então mas este senhor atira-nos diariamente com as suas "análises técnicas" (se calhar ficaria melhor com aspas duplas ou triplas) e opiniões acerca de tudo e mais alguma coisa, e depois sai-se com perguntas destas? Não acha que caiu já suficientemente no ridículo? Que tal gastar algum do seu imenso tempo livre a ler uns livros ou a aprender a dimensionar e recortar imagens no Paint? Desculpe a franqueza, mas começa a dar pena...
Senhores como o bestblandina e o EuroVerde deviam pôr a mão na consciência e parar de atirar com os seus intermináveis lençóis de incoerências e absurdos técnicos. Há gráficos que são simplesmente ridículos, cujas LTs passam por onde dá jeito às opiniões apresentadas. Meus caros, entendam de uma vez por todas, é o gráfico que forma a opinião, e não o contrário, e é por causa de pessoas como vocês que a Análise Técnica tem má fama junto dos leigos, que olham para ela como para os horóscopos do 24 Horas. E não é por acharem que é "fixe" ser-se analista técnico que se transformam num...
estou a espera que coloques o link com uma analise absurda minha?
Não digo que não erro, porque errar é humano e há que aceitar que erramos e tirar proveito disso, saber o porque, onde falhamos.
Agora acusar sem mais nem menos, isso não.
Podias muito bem dizer olha tenho uma visão bear como tal não estou contigo, ai sim, respeitava, como tal não o posso.
fico este post como ultimo dirigido a ti.
Se queres discutir analises, estou disponivel.
Olha agora esta
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores
- Registado: 20/2/2009 17:06
Ulisses Pereira, fico contente com os exemplos, assim não foi inventado da tua cabeça, mas isso é apenas uma ou duas opiniões, sabes que há opiniões diferentes e que análise técnica não é uma ciência exacta.
Um dos primeiros da análise foi Dow, e segundo lembro, definia a tendência por " 2 ou mais pontos".
Uma linha de tendência define o rumo da cotação em determinado período de tempo, independentemente do número de pontos.
[/b]
Um dos primeiros da análise foi Dow, e segundo lembro, definia a tendência por " 2 ou mais pontos".
Uma linha de tendência define o rumo da cotação em determinado período de tempo, independentemente do número de pontos.
[/b]
ellias,
boa tarde
sinceramente,
se a W4 ainda for válida não devia ir muito mais alem disto... como venho dizendo (1070 é target)
R: por acaso acho que pode haver mais uma puchada... pelo usd tambem
se ultrapassar bem os 1100 penso que pode ser P2, B de um zigzag ou B de um triangulo.
R: só na formação triangular não faríamos mínimos, mas também não faríamos máximos acima do topo (quando ele chegar)..
vou voltar a repetir...
na minha modestia... quado virmos o proximo topo, (ainda não há sinais dele) vai permanecer, seja qual for o cenário, por alguns anos... mesmo no triangular...
abraço
boa tarde
sinceramente,
se a W4 ainda for válida não devia ir muito mais alem disto... como venho dizendo (1070 é target)
R: por acaso acho que pode haver mais uma puchada... pelo usd tambem
se ultrapassar bem os 1100 penso que pode ser P2, B de um zigzag ou B de um triangulo.
R: só na formação triangular não faríamos mínimos, mas também não faríamos máximos acima do topo (quando ele chegar)..
vou voltar a repetir...
na minha modestia... quado virmos o proximo topo, (ainda não há sinais dele) vai permanecer, seja qual for o cenário, por alguns anos... mesmo no triangular...
abraço
- Registado: 7/6/2008 2:02
Ulisses Pereira Escreveu:Definir a tendência do mercado é uma coisa, ser uma Linha de Tendência é outra. Tu com alguns "higher lows" podes definir que a tendência é ascendente e mesmo assim não conseguires traçar uma linha.
Vamos então aos livros. Tive que ir ao baú desencantar os dois mais famosos livros da At clássica:
"Technical analysis of the financial Markets", John Murphy: "In order to confirm the validity of a trendline. however, that line should be touched a third time with prices bouncing off of it".
"Technical analysis of stock trends", Edwards and Magee: "(...) if prices move back to that line a third time, make a third bottom there and start a renewed advance, then the validity of that line as a true definition of the trend has been confirmed by the action of the market and finnally we have a trendline."
( E depois em ambos os livros pormenorizam aspectos muito importantes como o facto de, se dois toques forem quase consecutivos devem considerar-se apenas um, etc...)
Um abraço,
Ulisses
Aproveito e deixo este meu texto que já é bastante antiguinho mas que continuo a achar (como é óbvio) uma boa referência, com a vantagem (pelo menos para alguns) de estar em português. É um texto especificamente sobre Linhas de Tendência e onde estas e outras questões são abordadas:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocio ... hp?t=59339
O problema da Análise Técnica é o de que "no final" cada um faz como entende. Isto acabar por ir contra a credibilidade da AT, ainda que alguma latitude na aplicação das regras seja admissível (no entanto, qnd se violam regras convencionais é importante que se esteja em condições de explicar porque se o faz).
Acaba por requerer algum sentido crítico por parte de quem as lê para se separar o trigo do jóio, quem faz algo com credibilidade, quem não o faz, quem é coerente, quem não é, quem tenta fazer uma análise objectiva e quem se limita a projectar no gráfico aquilo que "já tinha visto" antes mesmo de olhar para ele.
A verdade é, creio, que mesmo sem se dominar a Análise Técnica, com o tempo vai-se percebendo que faz uma coisa ou outra...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
PGGM Escreveu:bestblandina Escreveu:Mas fiquei com esta duvida ulisses, uma linha é tanto mais valida quando mais toque tiver ?
Não existe principios básicos, só existindo somente esse dos toques, estou correcto ?
Então mas este senhor atira-nos diariamente com as suas "análises técnicas" (se calhar ficaria melhor com aspas duplas ou triplas) e opiniões acerca de tudo e mais alguma coisa, e depois sai-se com perguntas destas? Não acha que caiu já suficientemente no ridículo? Que tal gastar algum do seu imenso tempo livre a ler uns livros ou a aprender a dimensionar e recortar imagens no Paint? Desculpe a franqueza, mas começa a dar pena...
Senhores como o bestblandina e o EuroVerde deviam pôr a mão na consciência e parar de atirar com os seus intermináveis lençóis de incoerências e absurdos técnicos. Há gráficos que são simplesmente ridículos, cujas LTs passam por onde dá jeito às opiniões apresentadas. Meus caros, entendam de uma vez por todas, é o gráfico que forma a opinião, e não o contrário, e é por causa de pessoas como vocês que a Análise Técnica tem má fama junto dos leigos, que olham para ela como para os horóscopos do 24 Horas. E não é por acharem que é "fixe" ser-se analista técnico que se transformam num...
Aconselho a leres bem antes de atacar.
leste nalgum grafico LTA,LTD nessas linhas?
Já vi que estás pronto para que quando alguns utilizadores balaçam e ai estás tu, pronto para meter o pé.
è logico que fiquei chateado com esse teu post inutil
Definir a tendência do mercado é uma coisa, ser uma Linha de Tendência é outra. Tu com alguns "higher lows" podes definir que a tendência é ascendente e mesmo assim não conseguires traçar uma linha.
Vamos então aos livros. Tive que ir ao baú desencantar os dois mais famosos livros da At clássica:
"Technical analysis of the financial Markets", John Murphy: "In order to confirm the validity of a trendline. however, that line should be touched a third time with prices bouncing off of it".
"Technical analysis of stock trends", Edwards and Magee: "(...) if prices move back to that line a third time, make a third bottom there and start a renewed advance, then the validity of that line as a true definition of the trend has been confirmed by the action of the market and finnally we have a trendline."
( E depois em ambos os livros pormenorizam aspectos muito importantes como o facto de, se dois toques forem quase consecutivos devem considerar-se apenas um, etc...)
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Devias por em mão na tua consciencia antes de colocares tais afirmações.
Se a minha posição não vai ao encontro da tua cabe a ti contra argumentar com situações válidas e reias.
Sigo um estudo e que me dá algum trabalho para o expor no caldeirão, se não gostas, faz assim, olha best não concordo porque ...., agora essa tua afirmação não foi feliz. Lê os meus tópicos e os meus post, vai ao meu perfil e carrega em todos os meus post e vê se encontras alguma incoenrencia com a realidade vivida actualmente. Vês eu apontar que vamos no Sp aos 50? Vês factos que podem muito bem acontecer e que muitos até aconteceram. Agora criticar só por criticar é que não é nada util para o caldeirão
À proxima vêz que vires uma analise que achas um absurdo, estás á vontade para criticares mas pelo menos tem a dignidade de o justificares.
Mas não te esqueças que hoje sei mais que ontem e tudo graças a muitos utilizadores do caldeirão,mas se fosse por ti continuava no melhor igual
Vês-me apontar minimos? maximos? target exactos?
horoscopo 24 horas? Para mim sigo uma tendencia bem defenida, a diferença entre utilizadores deve-se á escala temporal, como eu não sei quantos anos vou viver prefiro investir no curto e medio
hugob0ss, não tem para ti e se calhar não tem para o Ulisses mas tem para a maioria dos livros de bolsa que têm a definição do stockcharts ou definições parecidas.
Volto a deixar este exemplo porque é claramente uma linha de tendência só com dois pontos e que define claramente a tendência do mercado. Acho que por enquanto, ninguém tem dúvidas que essa linha define a tendência actual do mercado.
Dou como encerrado o tema e desiludido por não ver uma citação de um livro que diga que é obrigatório uma linha de tendência ter três toques.
O que contestei foi apenas isso. Agora é melhor se escrever sobre o tema do tópico, os mercados até estão a cair, se bem que ligeiramente...
Volto a deixar este exemplo porque é claramente uma linha de tendência só com dois pontos e que define claramente a tendência do mercado. Acho que por enquanto, ninguém tem dúvidas que essa linha define a tendência actual do mercado.
Dou como encerrado o tema e desiludido por não ver uma citação de um livro que diga que é obrigatório uma linha de tendência ter três toques.
O que contestei foi apenas isso. Agora é melhor se escrever sobre o tema do tópico, os mercados até estão a cair, se bem que ligeiramente...
- Anexos
-
- Linha de tendência ascendente.PNG (19.54 KiB) Visualizado 4009 vezes
A minha duvida se leres deve-se simplesmente somente a uma coisa, o plural, que faz toda a diferença
Principios básicos? Essa do toque já eu sabia, agora fiquei na duvida é se havia outro critério para fazer uma linha.
È no plural que está a duvida
bestblandina Escreveu:Mas fiquei com esta duvida ulisses, uma linha é tanto mais valida quando mais toque tiver ?
então que outros principios básicos pode existir num desenho de uma linha?

Gekkopt Escreveu:Olá Ulisses, antes que me mostres a citação de um livro dos milhares que conheces, que diga que uma linha de tendência tenha de ter 3 pontos, eu mostro-te uma definição que provavelmente conheces do stockcharts.
Só deixo parte da definição onde diz "2 ou mais pontos", essa sim é a definição mais conhecida e que está na maioria dos livros de bolsa.
Uptrend Line
An uptrend line has a positive slope and is formed by connecting two or more low points. The second low must be higher than the first for the line to have a positive slope.
Downtrend Line
A downtrend line has a negative slope and is formed by connecting two or more high points. The second high must be lower than the first for the line to have a negative slope.
Concordo que quanto mais pontos tiver mais a linha é fiável mas pode ter só dois pontos.
O site:
http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines
Toda a gente sabe que para formar uma linha basta dois pontos não coincidentes, mas seguindo essa definição consegues definir milhares de linhas de tendência num gráfico e isso não tem interesse nenhum... pelo menos eu penso assim.
Cumprimentos,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
no nasdaq aquela linha azul é mais valida, e parece que começa a ter alguma força.
Aquilo escrito de um minimo 2 não ligam, parece um virus, apago e volta aparecer
Aquilo escrito de um minimo 2 não ligam, parece um virus, apago e volta aparecer

- Anexos
-
- nasdaq.jpg (87.71 KiB) Visualizado 4104 vezes
EuroVerde Escreveu:Por exemplo, no dia 2Janeiro deste ano quando eu vi a galp a subir, tracei logo no meu gráfico uma linha que acabou por se considerar uma LTA, validando depois os outros pontos futuros como suporte.
è logico que podemos desenhar uma linha só com dois pontos, mas neste caso estamos perante uma linha com pouca validação mas não deixa de ser uma linha. Em termos de dizer se é uma LTA ou LTD já convem ter mais pontos, quantos mais pontos mais valida ela é.
Não podemos esquecer mesmo que uma cotação não toque numa linha á outro efeito que temos ter em conta, o de aproximação, ou seja, embora ela não toque linearmente pode acompanhar virtualmente por efeito de uma força de aproximação, neste caso posso traçar uma linha virtualmente sem que haja nenhum toque mas que acompanhe o com comportamento da mesma, neste caso posso traçar uma linha de intensidade. Nesta situação não podemos considerar a linha como suporte ou resistencia mas sim como acompanhamento da evolução do indice. Ai está uma linha sem toques
Para traçar qualquer linha não são necessários 2 pontos? isto não é análise técnica, isto é o que as pessoas aprendem na escola quando são crianças.
Porque é que para traçar uma linha de tendência tinham de ser necessários 3? não fazia sentido. Claro que quanto mais pontos tiver melhor, mas existem linhas com dois pontos que traçam perfeitamente uma tendência, o exemplo que deixei, é um deles.
Porque é que para traçar uma linha de tendência tinham de ser necessários 3? não fazia sentido. Claro que quanto mais pontos tiver melhor, mas existem linhas com dois pontos que traçam perfeitamente uma tendência, o exemplo que deixei, é um deles.
EuroVerde Escreveu:Penso que a partir do momento em que toca em 2 pontos, podemos logo logo traçar uma Linha, para no caso de fazer um 3º ou mais toques, estarmos razoavelmente atentos a uma possivel resistência/suporte. Mas só é considerado LTA ou LTD tendo 3 toques.
Phoneix, tu também dizes coisas com sentido...

Não leves a mal Euro, é só para descontrair.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Phil2014 e 57 visitantes