Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae Indústria...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kanu1929 » 7/5/2008 22:21

Eu acredito que pelo menos para o proximo trimestre as coisas vão melhorar, pois o 1ºtrimestre é uma época de grande sazonalidade e os custos de materia prima estao com tendência de baixar. Em relação ao subprime é como disse antes, esta empresa tem muito para onde se virar visto estar mundialmente internacionalizada e principalmente o canadá, penso que é um bom mercado a expandir!!!!

Registado: 29/11/2007 9:32

por dvck » 7/5/2008 22:15

RCF69 Escreveu:Obrigado Presa35!
Eu até tenho formação académica em contabilidade e auditoria, mas nunca tinha ouvido falar em EBITDA.
Um abraço

Só podes estar a brincar! Onde é que estudaste???
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)

Registado: 16/11/2007 18:38

por GONZO » 7/5/2008 22:06

Bocciardi Escreveu:Olá a todos.

Na continuação do debate, eles dizem no comunicado à CMVM:
Face ao 1T de 2007, o EBITDA total melhorou 30%, tendo atingido 88 milhões de euros, e o Resultado Líquido desceu ligeiramente para os 13 milhões de euros, devido à contabilização de ganhos não-recorrentes antes de impostos, no montante de 47 milhões de euros, em consequência da venda de pequenos activos e do registo da indemnização do seguro por danos patrimoniais, causados pelo incêndio deflagrado, em 2006, na fábrica de Lac Mégantic, no Canadá. Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase.

Estes ganhos de 47 milhões que permitiram levar os resultados para valores positivos não estariam contabilizados pelos analistas, à partida?!?!?!?

Uma análise deve ter em conta tudo, logo os valores que estavama a dar entre os (5) e os 7 milhões ja devriam estar a contabilizar no minimo a indmnização do seguro, não será assim?

Ora aqui está a pergunta que eu ia colocar. Vejo que também pensaste no mesmo. Não será possível (pelo menos teoricamente) que as previsões dos analistas já levassem em linha de conta o ganho de 47 milhões? É que eles limitaram-se, pelo que me apercebi, a estimar os lucros, não dizendo que items consideraram, ou não, para o respectivo cálculo. Talvez quando vierem comentar os resultados se levante a ponta do véu. Mas os 13M de lucro sempre estão mais perto do range dos analistas do que propriamente 30 e tal M de prejuízo, pelo que acredito que tenham levado em linha de conta esse (ou parte desse) valor.

PS: ora aqui está algo que me parece o mais importante do anúncio de hoje. Confesso que não sabia:
"Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase."
Isto sim, é uma boa notícia. Lembro-me perfeitamente de ter lido que a actividade no Canadá correspondia a 10% (salvo erro) da facturação da SONI.

Registado: 24/8/2005 22:33

por jony_cash » 7/5/2008 21:37

mlra Escreveu:
Eu até tenho formação académica em contabilidade e auditoria, mas nunca tinha ouvido falar em EBITDA

Boas!

Nem digas isso que se está por aqui algum teu ex prof de Analise Financeira/Gestão Finaceira chumba-te :lol:

Cumps

Não te preocupes que o Warren Buffet ainda este fim de semana disse que o que se dava na Universidade estava desactualisado e era inadequado para o mercado bolsista/financeiro por isso não há problema
se ele diz é porque é verdade :mrgreen: ou alguma coisa tem de verdade :mrgreen:

Abraço,

Registado: 31/8/2007 20:30

por mlra » 7/5/2008 21:21

Eu até tenho formação académica em contabilidade e auditoria, mas nunca tinha ouvido falar em EBITDA

Boas!

Nem digas isso que se está por aqui algum teu ex prof de Analise Financeira/Gestão Finaceira chumba-te :lol:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por vitcosta » 7/5/2008 21:17

Até podia acreditar numa abertura em alta, mas este fecho dos states vem condicionar muitos os mercados, ..

Registado: 29/11/2007 14:17

por RCF69 » 7/5/2008 19:49

Obrigado Presa35!
Eu até tenho formação académica em contabilidade e auditoria, mas nunca tinha ouvido falar em EBITDA.
Um abraço

Registado: 3/4/2008 12:27

por Presa36 » 7/5/2008 19:45

EBITDA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
'Ebitda' é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida). Termo muito utilizado por analistas financeiros na análise de balanços contábeis de empresas de capital aberto.

Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueres ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período).

O cálculo do EBITDA se resume ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos e somam-se os juros, a depreciação e a amortização.

Como se determina o Ebitda no resultado do exercício de uma empresa

Receita Líquida de Vendas ................................ 100.000

(-) Custo dos Produtos Vendidos ........................ (40.000)

Lucro Bruto ...................................................... 60.000

(-) Despesas Operacionais

Vendas ............................................ (20.000)

Administrativas e Gerais ..................... (6.000)

Financeiras (Juros) ............................. (2.000)......(28.000)

Lucro Operacional ............................................... 32.000

Calculo do E.B.I.T.D.A.

Lucro Operacional................................................. 32.000

(+) Deprec./Amort. no CPV e DO ............................ 3.000

(+) Juros ............................................................... 2.000

EBITDA................................................................ 37.000

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/EBITDA"

Registado: 5/11/2002 0:25

por RCF69 » 7/5/2008 19:40

Boa tarde!
Peço desculpa pela pergunta que vou fazer, mas ainda não encontrei ninguem que disse-se o seu significado, estando sempre a falar nesse nome.
O que é o EBITDA?
Um abraço

Registado: 3/4/2008 12:27

por kanu1929 » 7/5/2008 19:24

Pois se não fosse a venda de "pequenos" activos no valor de 47 milhoes de euros, se calhar iriamos ter um prejuizo de 34 milhoes de euros. Serviu para minimizar as perdas e atribuir lucros. É certo que a acção está baixa, possivelmente já prejudicada por este facto. A empresa agora deve reduzir custos e apostar se calhar mais no brasil e no canadá, onde o mercado é mais alargado, mas é claro que isto são só especulações...
Vamos ver o que dá. Eu estou dentro, comprei-as a 4.73Euros.
Bons Negocios

Registado: 29/11/2007 9:32

por J.B.L. » 7/5/2008 19:22

Vamos lá por partes e receios.
Em primeiro lugar que esta empresa estava muito exposta ao mercado imobiliário, e vem logo à cabeça dos pessimistas "subprime". Ora aqui o valor para mim importante é este:
O volume de negócios desceu 8% para os 498 M€
Eu não considero este resultado mau, mas cada um faça a sua interpretação

Depois o problema do aumento dos custos, e aí verificamos:
EBITDA recorrente totalizou os 41 milhões de euros, registando uma descida de 40%
Este sim podia ser considerado mau, não fosse a grande quebra de cotação. Minha interpretação o mercado castigou em excesso.

Mas há um facto que eu ja tinha sublinhado algumas paginas atrás que é o seguinte:
No Canadá, Brasil e África do Sul o volume de negócios ascendeu a 88,4 milhões, ficando 10,5% acima do montante registado em 2007, impulsionado pelo crescimento do volume de negócios no Brasil. Ou seja mercados emergentes (execpto Canada) para onde a Soni tem-se virado nos ultimos tempos. As famosas perspectivas futuras.

Por fim dos 47 milhões não recorrentes, o seguro é uma boa fatia. Agora não se pode considerar que quando há um desastre a cotação sofreu devido aos custos para reactivar a produção. Mas quando se é reembolsado devido ao seguro já não conta porque o ganho é não recorrente. Haja paciência. Pelo menos estes não fizeram a cosmética de não pagar o seguro para aumentar os resultados. :wink:

Registado: 16/3/2008 20:47

por Bocciardi » 7/5/2008 19:02

Olá a todos.

Na continuação do debate, eles dizem no comunicado à CMVM:
Face ao 1T de 2007, o EBITDA total melhorou 30%, tendo atingido 88 milhões de euros, e o Resultado Líquido desceu ligeiramente para os 13 milhões de euros, devido à contabilização de ganhos não-recorrentes antes de impostos, no montante de 47 milhões de euros, em consequência da venda de pequenos activos e do registo da indemnização do seguro por danos patrimoniais, causados pelo incêndio deflagrado, em 2006, na fábrica de Lac Mégantic, no Canadá. Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase.

Estes ganhos de 47 milhões que permitiram levar os resultados para valores positivos não estariam contabilizados pelos analistas, à partida?!?!?!?

Uma análise deve ter em conta tudo, logo os valores que estavama a dar entre os (5) e os 7 milhões ja devriam estar a contabilizar no minimo a indmnização do seguro, não será assim?

No entanto tb é verdade que esta acção desvalorizou-se estupidamente desde Novembro e acho que o valor da mesma está a contabilizar tudo e mais alguma coisa. Hoje o ressalto aos 4.62€, que já não se via ha umas semanitas, acho que começa a demosntrar alguma consistência e o dividendo (um dos mais recheados) deverá levá-la a subir. A minha pervisão é que vá aos 5€ em vésperas de dividendo e corriga depois.

Bons trades

Registado: 17/1/2008 17:15

por iurp » 7/5/2008 18:57

E se percebi a forma com a a Soni negociou hoje, a sensação que deu é que havia compradores mas não queriam dar nas vistas. E também ficaram à espera dos últimos despejos antes dos resultados.

Como disse atrás, acredito num ressalto.

Abraço e BN

Registado: 23/1/2006 23:54

por MarcoAntonio » 7/5/2008 18:51

iurp Escreveu:A perspectiva do Marco é de extrema ponderação. Lembrem-se que ela vem dos 12 €!!! O mercado não andou a dormir.

Abraço e BN

Isso resume muito bem o que penso.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 7/5/2008 18:51

vantel Escreveu:Será posssivel uma empresa cotada apresentar resultados com trabalhos de "cosmetica",com essa dimenção de negativos passarem a positivos,será possivel?
Tenho experiencia em gestão de Empresas e nunca me foi colocado as coisas dessa maneira,situações inversas já entendo com mais facilidade.
abraços e bons negocios.

Enron diz-te alguma coisa?
:wink:

De qq das formas a questão é esta: as empresas emitem resultados que (por norma) até são economicamente válidos, não precisam de constituir uma fraude.

Apenas, grande parte do público e pequenos accionistas não sabe sequer ler e interpretar correctamente os resultados (aliás, o publico e pequenos accionistas mostra-se extremamente ignorante quanto a coisas ainda mais simples e básicas como Aumentos de Capital e Dividendos portanto não há nada a espantar em que não saibam ou não entendam correctamente os Resultados).

Neste caso, por exemplo, vejo que toda a gente fala de 13 Milhões e praticamente ninguém tome a atenção ao facto que o asilva referiu e que consta igualmente dos resultados. No fundo as pessoas vêm o que querem ver e os resultados são emitidos um pouco segundo essa filosofia...

"Ninguém" quer reparar que existem 47 milhões de euros de venda de activos que não são um resultado corrente e são um valor muito maior que 13 milhões.

Mas as pessoas importam-se mesmo é com os 13 milhões.

Contudo, volto a ressalvar o que disse na resposta ao 1963, na minha opinião e segundo a minha experiência de mercado os resultados dizem mais sobre o passado que o futuro (e que estes maus resultados, se é que são maus assim como os interpreto, já estão reflectidos na forte queda que o título teve nos últimos meses).

O mercado não ia descobrir uma coisa dessas hoje...
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por iurp » 7/5/2008 18:49

A perspectiva do Marco é de extrema ponderação. Lembrem-se que ela vem dos 12 €!!! O mercado não andou a dormir.

Abraço e BN

por iurp » 7/5/2008 18:47

Há um longo caminho a percorrer e não estou a ver disparos de qualquer ordem. Pode-se depreender que a este preço poderá ser um excelente investimento a longo prazo. A curto acredito num ressalto.

Embora a indeminização seja recorrente, não nos podemos esquecer que o incêndio provocou diminuiçlão da facturação pelo temp+o que fez a fábrica estar parada e isso reflectiu-se também em devido tempo nas contas. É capital e isso é que importa.

Mantenho a minha pequena posição e vou ponderar o investimento a longo prazo.(3 a 5 anos).

Abraço e BN

por 1963 » 7/5/2008 18:43

Ok Marco, agradecido pela tua opinião. :)
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

Registado: 24/8/2006 20:09

por vantel » 7/5/2008 18:42

Será posssivel uma empresa cotada apresentar resultados com trabalhos de "cosmetica",com essa dimenção de negativos passarem a positivos,será possivel?
Tenho experiencia em gestão de Empresas e nunca me foi colocado as coisas dessa maneira,situações inversas já entendo com mais facilidade.
abraços e bons negocios.

Registado: 29/11/2007 14:08

por MarcoAntonio » 7/5/2008 18:40

1963,

A minha leitura dos resultados é hiper-superficial e quero evitar ao máximo comentar algo que considero que não domino, mas se queres mesmo a minha leitura é esta: os resultados são maus (talvez muito maus) e já estarão reflectidos na forte queda que ocorreu.

Agora o que interessa é o futuro e é o futuro que o mercado irá avaliar.

Acho que as pessoas olham demais para os resultados (que a maior parte das vezes nem sequer são o que parecem) e olham para eles numa perspectiva de futuro quando eles dizem mais sobre o passado e no que se relacionam mais com a cotação é precisamente e também com o passado da cotação.

Basicamente é isto. Mas como sabem eu "nem ligo nada aos resultados". O mercado fará a sua avaliação e essa avaliação é a que conta...
Imagem

Administrador Fórum

por J.B.L. » 7/5/2008 18:36

Excelentes resultados, embora devido essencialmente à indiminização do seguro por danos patrimoniais. Mesmo assim o resultado continua a ser excelente tendo em conta as actuais condições do mercado. Ora segundo os analistas era esperado que este fosse o trimestre onde as margens estariam mais pressionadas pelo que o caminho daqui para a frente mostra-se muito mais risonho :) Em termos fundamentais a acção encontra-se bastante barata, se não é mesmo a acção mais barata do PSI-20.

Registado: 16/3/2008 20:47

por 1963 » 7/5/2008 18:34

MarcoAntonio Escreveu:Eu não vou comentar Fundamentais e chamo a atenção que as apresentações de resultados têm quase sempre muito de cosmética.

Uma empresa pode estar a ter resultados correntes negativos e apresentar resultados positivos.

Atentem por exemplo na chamada de atenção do asilva!...

Quanto ao resto, o mercado dirá a seu tempo o que acha da Sonae Industria.

Marco, de acordo, mas se os resultados fossem maus, estava toda a gente, sem ver essas cosméticas, a opiniar sobre o descalabro da empresa e tal e coisa, era ou não? Portanto se os maus resultados justificam, se reservas, as quedas, na mesma perspectiva, também devem justifcar as subidas.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.

por mlra » 7/5/2008 18:30

Boas!

:clap: :clap: :clap: :clap:

Resultados muito bons. Acima das espectativas.

Vamos ver se é desta que começa o caminho para Norte.

Espero que os analistas venham dizer que foram maus ou que não superaram as espectativas por se dizem que forem mt bons la vai ela para sul outra vez. :wink:

Cumps

Registado: 24/12/2007 12:02

por MarcoAntonio » 7/5/2008 18:29

Eu não vou comentar Fundamentais e chamo a atenção que as apresentações de resultados têm quase sempre muito de cosmética.

Uma empresa pode estar a ter resultados correntes negativos e apresentar resultados positivos.

Atentem por exemplo na chamada de atenção do asilva!...

Quanto ao resto, o mercado dirá a seu tempo o que acha da Sonae Industria.
Imagem

Administrador Fórum

por 1963 » 7/5/2008 18:18

Resultados muito acima do esperado, podem fazer os exercícios de retórica que quiserem, mas a verdade é que foram muito acima das previsões.
Ulisses, Marco, podem dar a vossa opinião, por favor.
Muito obrigado.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], LMMV, navaldoc, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69 e 126 visitantes