Sonae Indústria...
Eu acredito que pelo menos para o proximo trimestre as coisas vão melhorar, pois o 1ºtrimestre é uma época de grande sazonalidade e os custos de materia prima estao com tendência de baixar. Em relação ao subprime é como disse antes, esta empresa tem muito para onde se virar visto estar mundialmente internacionalizada e principalmente o canadá, penso que é um bom mercado a expandir!!!!
- Registado: 29/11/2007 9:32
Bocciardi Escreveu:Olá a todos.
Na continuação do debate, eles dizem no comunicado à CMVM:Face ao 1T de 2007, o EBITDA total melhorou 30%, tendo atingido 88 milhões de euros, e o Resultado Líquido desceu ligeiramente para os 13 milhões de euros, devido à contabilização de ganhos não-recorrentes antes de impostos, no montante de 47 milhões de euros, em consequência da venda de pequenos activos e do registo da indemnização do seguro por danos patrimoniais, causados pelo incêndio deflagrado, em 2006, na fábrica de Lac Mégantic, no Canadá. Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase.
Estes ganhos de 47 milhões que permitiram levar os resultados para valores positivos não estariam contabilizados pelos analistas, à partida?!?!?!?
Uma análise deve ter em conta tudo, logo os valores que estavama a dar entre os (5) e os 7 milhões ja devriam estar a contabilizar no minimo a indmnização do seguro, não será assim?
Ora aqui está a pergunta que eu ia colocar. Vejo que também pensaste no mesmo. Não será possível (pelo menos teoricamente) que as previsões dos analistas já levassem em linha de conta o ganho de 47 milhões? É que eles limitaram-se, pelo que me apercebi, a estimar os lucros, não dizendo que items consideraram, ou não, para o respectivo cálculo. Talvez quando vierem comentar os resultados se levante a ponta do véu. Mas os 13M de lucro sempre estão mais perto do range dos analistas do que propriamente 30 e tal M de prejuízo, pelo que acredito que tenham levado em linha de conta esse (ou parte desse) valor.
PS: ora aqui está algo que me parece o mais importante do anúncio de hoje. Confesso que não sabia:
"Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase."
Isto sim, é uma boa notícia. Lembro-me perfeitamente de ter lido que a actividade no Canadá correspondia a 10% (salvo erro) da facturação da SONI.
- Registado: 24/8/2005 22:33
mlra Escreveu:Eu até tenho formação académica em contabilidade e auditoria, mas nunca tinha ouvido falar em EBITDA
Boas!
Nem digas isso que se está por aqui algum teu ex prof de Analise Financeira/Gestão Finaceira chumba-te![]()
Cumps
Não te preocupes que o Warren Buffet ainda este fim de semana disse que o que se dava na Universidade estava desactualisado e era inadequado para o mercado bolsista/financeiro por isso não há problema
se ele diz é porque é verdade

Abraço,
- Registado: 31/8/2007 20:30
EBITDA
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
'Ebitda' é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida). Termo muito utilizado por analistas financeiros na análise de balanços contábeis de empresas de capital aberto.
Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueres ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período).
O cálculo do EBITDA se resume ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos e somam-se os juros, a depreciação e a amortização.
Como se determina o Ebitda no resultado do exercício de uma empresa
Receita Líquida de Vendas ................................ 100.000
(-) Custo dos Produtos Vendidos ........................ (40.000)
Lucro Bruto ...................................................... 60.000
(-) Despesas Operacionais
Vendas ............................................ (20.000)
Administrativas e Gerais ..................... (6.000)
Financeiras (Juros) ............................. (2.000)......(28.000)
Lucro Operacional ............................................... 32.000
Calculo do E.B.I.T.D.A.
Lucro Operacional................................................. 32.000
(+) Deprec./Amort. no CPV e DO ............................ 3.000
(+) Juros ............................................................... 2.000
EBITDA................................................................ 37.000
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/EBITDA"
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
'Ebitda' é a sigla em inglês para earnings before interest, taxes, depreciation and amortization, que traduzido literalmente para o português significa: Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização" (Lajida). Termo muito utilizado por analistas financeiros na análise de balanços contábeis de empresas de capital aberto.
Para se chegar ao Ebitda de uma empresa ou empresas, é preciso utilizar a seguinte conta: lucro bruto menos as despesas operacionais, excluindo-se destas a depreciação e as amortizações do período. Dessa forma, é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (derivativos, alugueres ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período).
O cálculo do EBITDA se resume ao Lucro Operacional Líquido antes dos impostos e somam-se os juros, a depreciação e a amortização.
Como se determina o Ebitda no resultado do exercício de uma empresa
Receita Líquida de Vendas ................................ 100.000
(-) Custo dos Produtos Vendidos ........................ (40.000)
Lucro Bruto ...................................................... 60.000
(-) Despesas Operacionais
Vendas ............................................ (20.000)
Administrativas e Gerais ..................... (6.000)
Financeiras (Juros) ............................. (2.000)......(28.000)
Lucro Operacional ............................................... 32.000
Calculo do E.B.I.T.D.A.
Lucro Operacional................................................. 32.000
(+) Deprec./Amort. no CPV e DO ............................ 3.000
(+) Juros ............................................................... 2.000
EBITDA................................................................ 37.000
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/EBITDA"
Pois se não fosse a venda de "pequenos" activos no valor de 47 milhoes de euros, se calhar iriamos ter um prejuizo de 34 milhoes de euros. Serviu para minimizar as perdas e atribuir lucros. É certo que a acção está baixa, possivelmente já prejudicada por este facto. A empresa agora deve reduzir custos e apostar se calhar mais no brasil e no canadá, onde o mercado é mais alargado, mas é claro que isto são só especulações...
Vamos ver o que dá. Eu estou dentro, comprei-as a 4.73Euros.
Bons Negocios
Vamos ver o que dá. Eu estou dentro, comprei-as a 4.73Euros.
Bons Negocios
- Registado: 29/11/2007 9:32
Vamos lá por partes e receios.
Em primeiro lugar que esta empresa estava muito exposta ao mercado imobiliário, e vem logo à cabeça dos pessimistas "subprime". Ora aqui o valor para mim importante é este:
O volume de negócios desceu 8% para os 498 M€
Eu não considero este resultado mau, mas cada um faça a sua interpretação
Depois o problema do aumento dos custos, e aí verificamos:
EBITDA recorrente totalizou os 41 milhões de euros, registando uma descida de 40%
Este sim podia ser considerado mau, não fosse a grande quebra de cotação. Minha interpretação o mercado castigou em excesso.
Mas há um facto que eu ja tinha sublinhado algumas paginas atrás que é o seguinte:
No Canadá, Brasil e África do Sul o volume de negócios ascendeu a 88,4 milhões, ficando 10,5% acima do montante registado em 2007, impulsionado pelo crescimento do volume de negócios no Brasil. Ou seja mercados emergentes (execpto Canada) para onde a Soni tem-se virado nos ultimos tempos. As famosas perspectivas futuras.
Por fim dos 47 milhões não recorrentes, o seguro é uma boa fatia. Agora não se pode considerar que quando há um desastre a cotação sofreu devido aos custos para reactivar a produção. Mas quando se é reembolsado devido ao seguro já não conta porque o ganho é não recorrente. Haja paciência. Pelo menos estes não fizeram a cosmética de não pagar o seguro para aumentar os resultados.
Em primeiro lugar que esta empresa estava muito exposta ao mercado imobiliário, e vem logo à cabeça dos pessimistas "subprime". Ora aqui o valor para mim importante é este:
O volume de negócios desceu 8% para os 498 M€
Eu não considero este resultado mau, mas cada um faça a sua interpretação
Depois o problema do aumento dos custos, e aí verificamos:
EBITDA recorrente totalizou os 41 milhões de euros, registando uma descida de 40%
Este sim podia ser considerado mau, não fosse a grande quebra de cotação. Minha interpretação o mercado castigou em excesso.
Mas há um facto que eu ja tinha sublinhado algumas paginas atrás que é o seguinte:
No Canadá, Brasil e África do Sul o volume de negócios ascendeu a 88,4 milhões, ficando 10,5% acima do montante registado em 2007, impulsionado pelo crescimento do volume de negócios no Brasil. Ou seja mercados emergentes (execpto Canada) para onde a Soni tem-se virado nos ultimos tempos. As famosas perspectivas futuras.
Por fim dos 47 milhões não recorrentes, o seguro é uma boa fatia. Agora não se pode considerar que quando há um desastre a cotação sofreu devido aos custos para reactivar a produção. Mas quando se é reembolsado devido ao seguro já não conta porque o ganho é não recorrente. Haja paciência. Pelo menos estes não fizeram a cosmética de não pagar o seguro para aumentar os resultados.

Olá a todos.
Na continuação do debate, eles dizem no comunicado à CMVM:
Estes ganhos de 47 milhões que permitiram levar os resultados para valores positivos não estariam contabilizados pelos analistas, à partida?!?!?!?
Uma análise deve ter em conta tudo, logo os valores que estavama a dar entre os (5) e os 7 milhões ja devriam estar a contabilizar no minimo a indmnização do seguro, não será assim?
No entanto tb é verdade que esta acção desvalorizou-se estupidamente desde Novembro e acho que o valor da mesma está a contabilizar tudo e mais alguma coisa. Hoje o ressalto aos 4.62€, que já não se via ha umas semanitas, acho que começa a demosntrar alguma consistência e o dividendo (um dos mais recheados) deverá levá-la a subir. A minha pervisão é que vá aos 5€ em vésperas de dividendo e corriga depois.
Bons trades
Na continuação do debate, eles dizem no comunicado à CMVM:
Face ao 1T de 2007, o EBITDA total melhorou 30%, tendo atingido 88 milhões de euros, e o Resultado Líquido desceu ligeiramente para os 13 milhões de euros, devido à contabilização de ganhos não-recorrentes antes de impostos, no montante de 47 milhões de euros, em consequência da venda de pequenos activos e do registo da indemnização do seguro por danos patrimoniais, causados pelo incêndio deflagrado, em 2006, na fábrica de Lac Mégantic, no Canadá. Em Dezembro de 2007, reiniciou-se a actividade na linha 2, entretanto reconstruída, tendo-se assistido a uma melhoria da produção como prevista para esta fase.
No entanto tb é verdade que esta acção desvalorizou-se estupidamente desde Novembro e acho que o valor da mesma está a contabilizar tudo e mais alguma coisa. Hoje o ressalto aos 4.62€, que já não se via ha umas semanitas, acho que começa a demosntrar alguma consistência e o dividendo (um dos mais recheados) deverá levá-la a subir. A minha pervisão é que vá aos 5€ em vésperas de dividendo e corriga depois.
Bons trades
E se percebi a forma com a a Soni negociou hoje, a sensação que deu é que havia compradores mas não queriam dar nas vistas. E também ficaram à espera dos últimos despejos antes dos resultados.
Como disse atrás, acredito num ressalto.
Abraço e BN
Como disse atrás, acredito num ressalto.
Abraço e BN
- Registado: 23/1/2006 23:54
iurp Escreveu:A perspectiva do Marco é de extrema ponderação. Lembrem-se que ela vem dos 12 €!!! O mercado não andou a dormir.
Abraço e BN
Isso resume muito bem o que penso.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
vantel Escreveu:Será posssivel uma empresa cotada apresentar resultados com trabalhos de "cosmetica",com essa dimenção de negativos passarem a positivos,será possivel?
Tenho experiencia em gestão de Empresas e nunca me foi colocado as coisas dessa maneira,situações inversas já entendo com mais facilidade.
abraços e bons negocios.
Enron diz-te alguma coisa?

De qq das formas a questão é esta: as empresas emitem resultados que (por norma) até são economicamente válidos, não precisam de constituir uma fraude.
Apenas, grande parte do público e pequenos accionistas não sabe sequer ler e interpretar correctamente os resultados (aliás, o publico e pequenos accionistas mostra-se extremamente ignorante quanto a coisas ainda mais simples e básicas como Aumentos de Capital e Dividendos portanto não há nada a espantar em que não saibam ou não entendam correctamente os Resultados).
Neste caso, por exemplo, vejo que toda a gente fala de 13 Milhões e praticamente ninguém tome a atenção ao facto que o asilva referiu e que consta igualmente dos resultados. No fundo as pessoas vêm o que querem ver e os resultados são emitidos um pouco segundo essa filosofia...
"Ninguém" quer reparar que existem 47 milhões de euros de venda de activos que não são um resultado corrente e são um valor muito maior que 13 milhões.
Mas as pessoas importam-se mesmo é com os 13 milhões.
Contudo, volto a ressalvar o que disse na resposta ao 1963, na minha opinião e segundo a minha experiência de mercado os resultados dizem mais sobre o passado que o futuro (e que estes maus resultados, se é que são maus assim como os interpreto, já estão reflectidos na forte queda que o título teve nos últimos meses).
O mercado não ia descobrir uma coisa dessas hoje...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Há um longo caminho a percorrer e não estou a ver disparos de qualquer ordem. Pode-se depreender que a este preço poderá ser um excelente investimento a longo prazo. A curto acredito num ressalto.
Embora a indeminização seja recorrente, não nos podemos esquecer que o incêndio provocou diminuiçlão da facturação pelo temp+o que fez a fábrica estar parada e isso reflectiu-se também em devido tempo nas contas. É capital e isso é que importa.
Mantenho a minha pequena posição e vou ponderar o investimento a longo prazo.(3 a 5 anos).
Abraço e BN
Embora a indeminização seja recorrente, não nos podemos esquecer que o incêndio provocou diminuiçlão da facturação pelo temp+o que fez a fábrica estar parada e isso reflectiu-se também em devido tempo nas contas. É capital e isso é que importa.
Mantenho a minha pequena posição e vou ponderar o investimento a longo prazo.(3 a 5 anos).
Abraço e BN
- Registado: 23/1/2006 23:54
Será posssivel uma empresa cotada apresentar resultados com trabalhos de "cosmetica",com essa dimenção de negativos passarem a positivos,será possivel?
Tenho experiencia em gestão de Empresas e nunca me foi colocado as coisas dessa maneira,situações inversas já entendo com mais facilidade.
abraços e bons negocios.
abraços e bons negocios.
- Registado: 29/11/2007 14:08
1963,
A minha leitura dos resultados é hiper-superficial e quero evitar ao máximo comentar algo que considero que não domino, mas se queres mesmo a minha leitura é esta: os resultados são maus (talvez muito maus) e já estarão reflectidos na forte queda que ocorreu.
Agora o que interessa é o futuro e é o futuro que o mercado irá avaliar.
Acho que as pessoas olham demais para os resultados (que a maior parte das vezes nem sequer são o que parecem) e olham para eles numa perspectiva de futuro quando eles dizem mais sobre o passado e no que se relacionam mais com a cotação é precisamente e também com o passado da cotação.
Basicamente é isto. Mas como sabem eu "nem ligo nada aos resultados". O mercado fará a sua avaliação e essa avaliação é a que conta...
A minha leitura dos resultados é hiper-superficial e quero evitar ao máximo comentar algo que considero que não domino, mas se queres mesmo a minha leitura é esta: os resultados são maus (talvez muito maus) e já estarão reflectidos na forte queda que ocorreu.
Agora o que interessa é o futuro e é o futuro que o mercado irá avaliar.
Acho que as pessoas olham demais para os resultados (que a maior parte das vezes nem sequer são o que parecem) e olham para eles numa perspectiva de futuro quando eles dizem mais sobre o passado e no que se relacionam mais com a cotação é precisamente e também com o passado da cotação.
Basicamente é isto. Mas como sabem eu "nem ligo nada aos resultados". O mercado fará a sua avaliação e essa avaliação é a que conta...
Excelentes resultados, embora devido essencialmente à indiminização do seguro por danos patrimoniais. Mesmo assim o resultado continua a ser excelente tendo em conta as actuais condições do mercado. Ora segundo os analistas era esperado que este fosse o trimestre onde as margens estariam mais pressionadas pelo que o caminho daqui para a frente mostra-se muito mais risonho
Em termos fundamentais a acção encontra-se bastante barata, se não é mesmo a acção mais barata do PSI-20.

MarcoAntonio Escreveu:Eu não vou comentar Fundamentais e chamo a atenção que as apresentações de resultados têm quase sempre muito de cosmética.
Uma empresa pode estar a ter resultados correntes negativos e apresentar resultados positivos.
Atentem por exemplo na chamada de atenção do asilva!...
Quanto ao resto, o mercado dirá a seu tempo o que acha da Sonae Industria.
Marco, de acordo, mas se os resultados fossem maus, estava toda a gente, sem ver essas cosméticas, a opiniar sobre o descalabro da empresa e tal e coisa, era ou não? Portanto se os maus resultados justificam, se reservas, as quedas, na mesma perspectiva, também devem justifcar as subidas.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09
Eu não vou comentar Fundamentais e chamo a atenção que as apresentações de resultados têm quase sempre muito de cosmética.
Uma empresa pode estar a ter resultados correntes negativos e apresentar resultados positivos.
Resultados muito acima do esperado, podem fazer os exercícios de retórica que quiserem, mas a verdade é que foram muito acima das previsões.
Ulisses, Marco, podem dar a vossa opinião, por favor.
Muito obrigado.
Ulisses, Marco, podem dar a vossa opinião, por favor.
Muito obrigado.
Obstáculos é aquilo que aparece quando desviamos a atenção do problema principal.
- Registado: 24/8/2006 20:09