Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por ferreira10 » 7/12/2010 22:20

The Mechanic Escreveu:Sim, sim ...era eu entrar nisto e ela a descer que nem um tirinho (...)

:mrgreen: Eh! Pah! Não me digas que és assim tão pesado que mandas isto tudo abaixo?

The Mechanic Escreveu:Mas vocês só falam em Dividendo, dividendo , dividendo ... mas é alguma novidade o dividendo, é !? Não acham que isso está mais que descontado pra estarem com tanta cena com o dividendo ?!!?

Mas The Mechanic: Naquela entrada que fizeste a 10,10 € ias à procura de quê?Se como dizes a acção está mais do que descontada?! :evil:

Vamos lá ver, agora a falar a sério: relativamente à perspectiva de manter uma posição a longo prazo; concordo com a tua argumentação.Afinal, qual é o trader que não gosta de manter uma posição ganhadora durante o maior espaço de tempo possível?Desde que essa posição siga valorizando dia após dia.Quando fecha a posição ao fim de todo aquele tempo, é como se tivesse feito uma obra de arte. Alguns traders são empurrados para a condição de especuladores, como modo de defesa.Uma coisa que hoje é ganhadora, amanhã, pode não ser; se juntarmos a essa constatação a imprevisibilidade dos dias de hoje, com mais razão faz sentido pensar desta maneira.

Quando se aproxima a época de pagamento de dividendos, os jornais apelidam essa época como a «época de caça aos dividendos»:É como se fosse algo que já estivesse "instituído".Se há uma época de caça, é porque há caçadores.Ademais, não me parece que isso seja condenável.Penso que a tua argumentação, se é que percebi bem, foi mais no sentido de dizer que essa perceptiva não é de todo viável. Ou que de algum modo esta-se a dar relevo em demasia a algo que não é liquido.Que é como quem diz, não é certo que seja uma estratégia vencedora.

Quando vem a caminho um dividendo é sabido que o titulo que vai pagar o dito dividendo, reage de forma positiva; ou então, é suposto fazê-lo.Um movimento que não é de todo desprezível.E se teoricamente se perspectiva um movimento, porque não tirar partido desse movimento?Agora se o dividendo deste, em particular, já está mais do que descontado, como dizes, não te sei dizer.A menos que faça um Gap violento, eu cá já estou a ganhar com esta estratégia, que repito, não é desprezível.Para mim, para todos os efeitos,está a revelar-se uma estratégia vencedora.Se fico para o outro dia, para ver o dividendo? Não! Não fico.Em boa verdade, não quero o dividendo para nada.Quero simplesmente tirar partido de uma dinâmica que se pode gerar no titulo, em virtude de se perspectivar o pagamento de um dividendo.Tão simples como isso!Depois da data do ex-dividendo não saberei onde vai cair o preço; aquilo que parece às vezes não é! Pelo que não estarei cá,na PT, para ver.

Em parte, a tua interpelação remete-nos para a seguinte pergunta;o que é uma estratégia?Para mim, é um conjunto de procedimentos, que neste contexto, nos poderão levar a fechar uma posição de forma vencedora.A estratégia de caça aos dividendos é uma estratégia como outra qualquer.Se for uma estratégia vencedora; porque não?

Abraço.
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at
the right time.”«Mel Raiman»

Registado: 29/11/2007 3:18

por jrnabolsa » 7/12/2010 20:50

Também me parece que só com boas noticias do Brasil se assistirá a um disparo desta cotada. Até lá...não sei, mas já vi por aqui a falar no termo "cabeça e ombros". Penso que a longo prazo o Zeinal vai dar a volta por cima e fazer crescer ainda mais a PT. Cumpts

Registado: 4/1/2010 15:57

PT

por Clinico » 7/12/2010 20:24

Inteiramente de acordo :wink:
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por The Mechanic » 7/12/2010 20:08

ferreira10
A malta está à espera da data do dividendo.No dia em que o anunciarem, qual preço target do citi, qual quê! Esta "coisa" vai parecer um avião a jato!

É melhor saltares parra dentro Ò The Mechanic. De outro modo perdes parte do movimento.

Abraço!

Sim, sim ...era eu entrar nisto e ela a descer que nem um tirinho .

Mas vocês só falam em Dividendo, dividendo , dividendo ... mas é alguma novidade o dividendo, é !? Não acham que isso está mais que descontado pra estarem com tanta cena com o dividendo ?!!?
É que , quando não se sabia se iam dar dividendo extraordinário ou até quanto era ou quando...ainda vá ! ; agora...já se sabe que dão , quanto é e quanto vái ser ( até ao fim do ano ). Não há expectativa aqui. Vái subir porquê ?

Se me disserem ...pah, vem ai o fim do ano , o re-arranjo de carteiras e tomada de posições numa acção que até tem sido ganhadora este ano , por parte de institucionais pode vir a acontecer...ou , a empresa vái investir aqui ou ali e as perspectivas de negocio são boas ...ou , a expectativa do fim da Golden Share no ano que vem pode tornar a acção especulativa em termos de opas e cenas...ainda vá que não vá...agora, " Dividendos " ?!?!

Dividendo é vale 11 , toma lá 1 para a tua conta corrente e agora vale 10 . Investir "para o dividendo" , em termos de especulação , não vale a pena .

Porque vale a pena investir em empresas que dão bons dividendos ?

Vamos tomar este caso da PT . Se a empresa dá 1 Euro de Dividendos quando vale 10 Euros e supondo que a empresa cresce e se valoriza em Bolsa 10% ao ano ( e em media , à parte anos como os de 2008 ,de crise e o catano , até nem é nada do outro mundo ), isso quer dizer que um individuo que compre um ou 1000 acções ...em 10 anos paga o investimento e depois tem lucros anuais de uma data de guito porcento , uma vez que terá as acções , o capital investido e ainda continuará a receber dividendos sobre as acções detidas .

Mas isso é numa perspectiva de longo prazo, de poupança-reforma ou o que lhe queiram chamar ..! Agora...comprar hoje , pra receber o dividendo amanhã e vender no dia seguinte ?! Isso é arriscar uma subida ou descida no dia a seguir e pagar comissões de corretagem à toa ..!

E quem gasta aos milhões e faz mexer as cotações, se calhar não se mete nisso do " vou comprar pra ir ao dividendo " . Investe a medio / longo prazo .

Não sêi, digo eu...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

PT

por Clinico » 7/12/2010 19:07

Como o JAS costuma dizer sempre "trata-me por tu" :wink:

Abraço
Clinico

PT

por aveloz » 7/12/2010 19:04

Clinico, ou Dr Clínico, na eventualidade de ser ligado à saúde,no que me toca já agora apresento-me sou o aveloz porque estou ligado ao atletismo e já tenho umas tantas maratonas concluidas,
Agradeço as tuas reflexões que já me ajudam a delinear a melhor estratégia para os próximos dias.
Abraços

Registado: 27/9/2010 17:20

PT

por Clinico » 7/12/2010 18:50

Bom, tem lateralizado num canal cujo suporte ronda os 9,70 e a resistencia 10,240, pelo que, a não se saber a data do dividendo tão depressa, deve continuar a subir paulatinamente até pelo menos esse valor. O RSI ainda vai nos 55,4 pelo que tem espaço para subir.

Quanto a se vale a pena ficar com a PT, depende de muitas variáveis.
- Se subir estrondosamente até aos 12 ou mais (wishful thinking) eu vendia antes do dividendo (se for aos 11,tal tambem é de pensar no caso...)
- Se o investimento é para esperar o resto do dividendo, a conclusão do negocio com a OI até ao fim do primeiro trimestre, a entrada da OI na PT etc etc, então nem vale a pena perder tempo á espera do dividendo e deixar seguir o barco.

Ás vezes tenho voltado a questionar-me se realmente isto já é o bull market apesar de tudo o que se tem dito e falado por aqui. Não me importa as notícias e as ameaças de recessão etc etc. Importa-me a AT.
Estou convencido que isto nem é bull nem bear market e portanto corremos o risco das acções cairem bem lá para o começo do ano, como antigamente, e a PT com elas, só porque a "Maria vai com as outras".

Eu vou seguindo diariamente sem stress, nem perda de sono.
Agora é a vez da PT jogar. Apesar do comunicado da PT sobre os dividendos, ainda é capaz de dar os 1,65 este ano :lol: :lol:

Abraços
Clinico

por aveloz » 7/12/2010 18:29

E já agora permitam-me uma questão:
" Saltam dentro e saem logo que tenham ganhos, ou é de esperar pelo dividendo"?
Ou seja a minha dúvida é a seguinte:
Entrei na PT a um p. médio de 10.30, o meu objectivo era o dividendo; como sou inexperiente, verifiquei depois pelo que li aqui no caldeirão que afinal a cotação corrige após o dividendo, agora estou na dúvida:
Saio logo que a cotação se aproxime ou ultrapasse o meu preço de compra ou valerá a pena esperar pelo dividendo?

Registado: 27/9/2010 17:20

por ferreira10 » 7/12/2010 18:21

The Mechanic Escreveu:Mas não é que anda ali a patinar ?!?!

A malta está à espera da data do dividendo.No dia em que o anunciarem, qual preço target do citi, qual quê! Esta "coisa" vai parecer um avião a jato!
:lol: :lol:
É melhor saltares parra dentro Ò The Mechanic. De outro modo perdes parte do movimento. :mrgreen: :lol:

Abraço!
“Successful trading is really very simple. Buy a stock at the right time and sell it at

por jcldsm » 7/12/2010 15:30

Nada de novo no campo dos dividendos. Faltam 24 dias se o prometido se cumprir. Tirando 4 dias para a ex-date e mais 4/5 dias minimo para anuncio digo que até dia 22/12 teremos notícias. O muito provável é que seja feito, o mais tardar, durante a próxima semana. Estou num exercício de advinhação.

Quanto aos 10,15 penso que é uma questão de tempo. Depois de vencer a resistência dos 10,47 tudo pode acontecer até à ex-date.

Registado: 22/11/2010 12:43

por Seaman » 7/12/2010 15:17

Já alguém sabe qual a data do ex-dividendo? E o valor exacto?

Registado: 4/4/2009 0:57

por The Mechanic » 7/12/2010 15:13

Depois do Price Target do Citigroup , não estava muito curioso para ver se a acção ia encalhar nos 10,15 .

Como o Elias muito bem disse no topico da Renovaveis , só a UBS parece ter esse "estranho poder de fazer mexer as cotações " .Dado os PT estarem "over-rated" , até estava naquela : " o pessoal está para aqui a fazer contas e a entrar naquela que os 10,15 da Citi vão valer alguma coisa , mas a cotação vái-se estar bem a "lixar" para os Price Targets " .

Mas não é que anda ali a patinar ?!?!

Em 30 recomendações este ano ( com uma média de 10,50 euros por acção ), se isto for atrás de cada uma que sair, não tem nada que saber meter ou tirar dinheiro desta acção . :mrgreen: Price Target sobe, compra ; PT desce , vende ; PT sobe , compra ; PT desce, vende ...

Recomendação actual (Euros)

Instituição Rating Target Data Título Data

Citi Hold 8,50* 01 Dez 10
Societe General Hold 9,80
Millenium bcp Buy 10,85 17 Nov 10
BAS/Merrill Lynch Buy 11,60 08 Nov 10
Barclays Capital Overweight 12,00 04 Nov 10
Natixis Securities Neutral 11,00 04 Nov 10
Exane - BNP Underperform 10,70 04 Nov 10
JP Morgan Cazenove Neutral 10,40 03 Nov 10 €
Banif Buy 12,67 03 Nov 10
Goldman Sachs Neutral 10,80 03 Nov 10
Deutsche Bank Hold 10,50 03 Nov 10
Fidentiis Hold 10,40 29 Out 10
Berenberg Bank Sell 10,00 29 Out 10
New Street Neutral 10,20 18 Out 10
Santander Buy 11,80 04 Out 10
Macquarie Outperform 10,50 01 Out 10
UBS Neutral 10,00 30 Set 10
Nomura Neutral 10,50 23 Set 10
HSBC Neutral 10,00 22 Set 10
Alphavalue Buy 12,10 16 Set 10
Morninstar Equity Research Buy 9,06 12 Set 10
MF Global Buy 11,00 10 Set 10
Execution Limited Buy 11,00 06 Set 10
BPI Buy 11,20 03 Ago 10
Kepler Research Hold 9,20 03 Ago 10
Bernstein Market Performer 9,50 30 Jul 10
Oddo securities Add 9,50 29 Jul 10
Morgan Stanley Equal-weight 9,00 20 Jul 10
ING Buy 11,50 19 Jul 10
BBVA Outperform 10,80

Ou então , não ! Pode "despatinar" de repente para baixo ou para cima e estraga-me a teoria .

Um abraço ,

The Mechanic

Disclaimer - Bom,bom hoje, é a Renovaveis, hehehe. PT e JM são acções que só servem para enganar The Mechanic , porque só sobem quando este está fora e descem assim que este entrava . Este comprou PT a 10,10 na ultima subida só para se ver stopado de seguida nos 9,85 naquelas ultimas quedazorras ...altura em que esta porra começou outra vez a subir .Não sêi negociar isto . Sou um gajo de small caps , não de blue ships .
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por kanes » 3/12/2010 20:12

Tenho ideia que o capital group entrou não a muito tempo na Pt. Acham que eles vao sair dp dos dividendos?

Registado: 18/9/2010 12:14

Capital Group reforça posição na PT para mais de 12%

por kanes » 3/12/2010 20:10

O maior accionista da Portugal Telecom reforçou a sua posição na operadora para uma percentagem superior a 12% do capital.

A Capital Group reforçou a sua posição através da sua participada Income Fund of América (IFA), revelou há momentos a empresa liderada por Zeinal Bava em comunicado à CMVM.

O valor da participação actual do Capital Group na PT não é do conhecimento público, uma vez que a lei não obriga a divulgar a percentagem exacta, acima dos 10%. Mas tendo em conta que o IFA tinha 2% do capital e passou para 5%, o Capital Group terá agora entre 12% a 13% da PT.

O reforço foi realizado através do Income Fund of América, que passou a deter uma "participação superior a 5% dos direitos de voto correspondentes ao capital social da PT. Esta participação resultou da aquisição em bolsa, no dia 29 de Novembro de 2010, de um total de 545.319 acções da PT", adianta o comunicado.

Após esta transacção, o fundo IFA passou a deter mais de 45 milhões de acções da operadora portuguesa, representativas de 5,03% do seu capital social.

No mesmo documento, a PT revela que foi informada de que o IFA conferiu poderes à Capital Research and Management Company para exercer os direitos de voto correspondentes a esta participação qualificada.

As acções da Portugal Telecom encerraram a última sessão da semana com ganhos de 0,76% para os 10 euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/capit ... 06000.html

Registado: 18/9/2010 12:14

por ferreira10 » 3/12/2010 17:36

Bem...isto mal ao bem, lá se vai segurando! Só falta mesmo o anuncio da data de pagamento.No dia em que o fizerem acredito que comece a escalar por ali acima.Foi isso aquilo que aconteceu com a Semapa.Quem esteja à espera desse dia, se calhar concluirá que perdeu algum do movimento.De qq forma nunca se sabe!

Quanto aos targets debitados por empresas tais como o Citi; quem quer se guiar por targets, ou menos tenha em conta o target médio das coberturas.Um target só por si pouco ao nada vale.Afinal temos que cruzar a informação de vários intervenientes.De modo a desmontar, que mais não seja um pouquito, a distorção que alguns desses intervenientes fazem com o propósito de reforçarem a preços apelativos.Já que os ditos targets têm muito que se lhe diga.

Obama tentou legislar no sentido de proibir as empresas que fazem cobertura de um determinado titulo, a deterem posições nesse titulo.De modo a acabar com a promiscuidade.Uma ofensiva gigantesca dos bancos levou, suponho, a que nos meios de comunicação se dissesse que caso essa proibição fosse para a frente, era tirar a galinha de ovos de ouro aos bancos.Não sei como isso ficou, mas não é preciso ir a Roma nem ao Japão para perceber que nessa coisa dos preços target, há muita coisa que se pode dizer.Só quem não anda nisto a alguns anos é que não percebe esse código.

Re: AT PT

por Mastergest » 3/12/2010 14:29

jcldsm Escreveu:
Mastergest Escreveu:
jcldsm Escreveu:
Mastergest Escreveu:Bom dia colegas,

Alguém me pode tirar esta dúvida?

Neste caso do pagamento extraordinário funciona da mesma forma que o dividendo normal ou é diferente?

Ou seja, quem têm direito a este dividendo? Quem detinha as acções na altura da venda da empresa ou qualquer investidor que entre no título até à data de ex dividendo pode ter acesso a ele?

Qual a V/ opinião para uma posição neste momento entre os ~9,90 - 10€ ?

Obrigado,

Abraço

MG

O direito ao dividendo extra funciona da mesma maneira que para o dividendo normal. Quando à posição podes ver uma opinião do Ulisses (se não me engano, ou seria o Pocoyo?)uns posts atrás (subida até 10,55-10,6 e cotação ex-date por volta dos 9,6. Isto foi antes do novo target do CITIGROUP que a ter em conta daria uma target actual por volta dos 10,15. Mas os targets valem o que valem.Por acaso a minha posição está +/- no limite superior que indicaste.

Obrigado,

Pois com novo target de 8,50€, parece que o Citigroup já está a descontar o dividendo!!! Nesse caso, e valendo o que valem os price targets, tudo o que for a cima dos 10,15€ é "caro"!!! ou não!!!

Nota: Nos últimos 2 meses não tenho acompanhado este título.

Abraço,

MG

Bem, não te vou respnder se é caro ou não acima de 10,15. Repara que o target do Citigroup não tem data (ainda não a descobri) e há ouros targets price recentes que dão outros valores. Apenas considera que agora é pago 1€ e em 2011 0,65. Considerando o target do Citigroup, matematicamente, a cotação ex-dividendo 2010 seria 9,15.
O resto é contigo :mrgreen:

jcldsm,

Claro que não vais responder, eu também não perguntei!!! Exclamei! Com o sentido de te dizer que no mercado nada é "caro" nem nada é "barato", as forças intervenientes é que ditam o rumo a seguir.

Abraço e Bons negócios,

MG

Registado: 3/2/2008 14:58

por jcldsm » 3/12/2010 14:01

Mastergest Escreveu:
jcldsm Escreveu:

Neste caso do pagamento extraordinário funciona da mesma forma que o dividendo normal ou é diferente?

Ou seja, quem têm direito a este dividendo? Quem detinha as acções na altura da venda da empresa ou qualquer investidor que entre no título até à data de ex dividendo pode ter acesso a ele?

Obrigado,

Abraço

MG

O direito ao dividendo extra funciona da mesma maneira que para o dividendo normal. Quando à posição podes ver uma opinião do Ulisses (se não me engano, ou seria o Pocoyo?)uns posts atrás (subida até 10,55-10,6 e cotação ex-date por volta dos 9,6. Isto foi antes do novo target do CITIGROUP que a ter em conta daria uma target actual por volta dos 10,15. Mas os targets valem o que valem.Por acaso a minha posição está +/- no limite superior que indicaste.

Obrigado,

Pois com novo target de 8,50€, parece que o Citigroup já está a descontar o dividendo!!! Nesse caso, e valendo o que valem os price targets, tudo o que for a cima dos 10,15€ é "caro"!!! ou não!!!

Abraço,

MG

Bem, não te vou respnder se é caro ou não acima de 10,15. Repara que o target do Citigroup não tem data (ainda não a descobri) e há ouros targets price recentes que dão outros valores. Apenas considera que agora é pago 1€ e em 2011 0,65. Considerando o target do Citigroup, matematicamente, a cotação ex-dividendo 2010 seria 9,15.
O resto é contigo :mrgreen:

por Mastergest » 3/12/2010 13:23

jcldsm Escreveu:

Obrigado,

Abraço

MG

Obrigado,

Abraço,

MG

por Mastergest » 3/12/2010 13:10

pocoyo Escreveu:

Obrigado,

Abraço

MG

336 mensagens e ainda fazes perguntas destas!?
Tens que ler mais...

Tem direito quem tiver o papel nas mãos na altura do pagamento dos dividendos.
Ah, o normal é a cotação descer para ajustar esse pagamento do dividendo.

Mais uma vez Obrigado,

Na realidade só fiz uma pergunta, agora qual a razão o motivo e o porquê não me pareceu relevante.

Esta resposta leva-me a fazer a seguinte observação!

Mais de 800 mensagens e ainda dás explicações destas!!!

Reflexão:

"Nem tudo o que parece é!"
"Ás vezes as aparências iludem!"
"Há pessoas que caladas parecem poetas!"

Abraço e bons negócios,

MG

por urukai » 3/12/2010 12:25

PT pagou 1,5 milhões a Rui Pedro Soares em 2009

Em 2002, o gestor recebia 20 mil euros. Em 2007 passou para um milhão e em 2009 para um milhão e meio de euros, o correspondente a um aumento de 1329% no ordenado.

Á se sabia que Rui Pedro Soares subiu depressa na hierarquia do grupo PT, ao passar em apenas quatro anos de director da TV Cabo de Lisboa a administrador executivo da holding do grupo. A essa ascenção meteórica correspondeu um aumento extraordinário de salário.

Segundo os rendimentos declarados oficialmente, o gestor ganhou em 2002 cerca de 20 mil euros. Um ano depois, quando a sua empresa já se chamava ZON TV Cabo, passou a ganhar três vezes mais, declarando rendimentos de 70 mil euros - valor que se manteve estável até 2005.

Em 2006, no primeiro ano completo de José Sócrates como primeiro-ministro, Rui Pedro Soares passou a ser um dos administradores da holding da PT, a maior empresa de Portugal. Por meio ano como membro da Comissão Executiva da PT SGPS, Rui Pedro declarou rendimentos de 400 mil euros.

Mas nos dois anos fiscais seguintes, os seus ganhos anuais subiram para 1 milhão de euros - ou seja, mais 1329% relativamente a 2003.

Em 2009, no último ano completo como administrador executivo da PT , Rui Pedro Soares declarou oficialmente 1, 5 milhões de euros.

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Interior.aspx?content_id=6041

Registado: 11/5/2007 14:09

por jcldsm » 3/12/2010 11:57

Obrigado,

Abraço

MG

por pocoyo » 3/12/2010 11:55

Obrigado,

Abraço

MG

336 mensagens e ainda fazes perguntas destas!?
Tens que ler mais...

Tem direito quem tiver o papel nas mãos na altura do pagamento dos dividendos.
Ah, o normal é a cotação descer para ajustar esse pagamento do dividendo.
Editado pela última vez por pocoyo em 3/12/2010 11:57, num total de 1 vez.

Registado: 15/1/2010 15:30

AT PT

por Mastergest » 3/12/2010 11:49

Bom dia colegas,

Obrigado,

Abraço

MG

por jcldsm » 3/12/2010 11:34

Bom dia,

Cotação acima dos 10. Digamos que pode ser um aquecer de motores. Tudo à espera que a PT se chibe sobre o pagamento dos dividendos. Será que poderia acontecer durante este fim de semana após o fecho da bolsa hoje ? Se o mercado assim pensar teremos uma 'boa' vela hoje. :|

PT

por Clinico » 2/12/2010 22:47

Bom, a moção do PCP/BE não passou, o que não é novidade.
Agora só falta esperar e ver o que faz a AT. Tá dificil manter-se acima dos 10.

Mas vamos seguindo
Abraços
Clinico

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Gioes, Google [Bot], iniciado1, latbal, Luzemburg, macau5m, OCTAMA, PMP69, Tosta mista e 154 visitantes