BCP - Tópico Geral

AT (análise técnica): Subida suportada com aumento de liquidez do título.
26 Setembro: fecho 0,184 / ~43 Milhões
27 Setembro: fecho 0,194 / ~63 Milhões
Na última hora de mercado trocaram de mãos perto de 20 Milhões de acções, encerrando o título a subir com bom suporte de liquidez e boas perspectivas de continuação de ganhos amanhã (28 Setembro).
BCP manteve-se fiel ao movimento do PSI, restante banca nacional e Bolsas Estrangeiras. Seguiu a tendência!!
AF (análise fundamental):
1. Bolsas dos EUA sobem mais de 1% com optimismo sobre a Grécia
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php?template=SHOWNEWS_V2&id=508477
2. Greece passes unpopular property tax
http://www.washingtonpost.com/world/greece-passes-unpopular-property-tax/2011/09/27/gIQACtUb2K_story.html
Cool down, depois de mini meltdown. Ganhos.
Off topic, mas interessante sobre o comportamento de títulos e o sentimento/emoção na definição do valor - apropriado para o BCP(?) / fórum(?):
3. Do Fundamentals or Emotions Drive the Stock Market?
http://www.cfo.com/article.cfm/3839631/1/c_2984367
Questão: Alguém ouviu a solução apontada pela Roland and Berger para a Grécia? E como prespectivam a importância desta solução para o BCP?
Cumprimentos a todos os participantes.
Está a falar exactamente de quê?
É que expressei uma opinião, sobre uma tendência negativa ao apreciar um título... nada mais!
É que expressei uma opinião, sobre uma tendência negativa ao apreciar um título... nada mais!
Ulisses Pereira Escreveu:intraric , pela última vez te aviso que questões de moderação são discutidas por mensagem privada ou por mail.
Se continuara a ignorar os nossos pedidos, teremos mesmo que banir quem o continuar a fazer.
São as regras do Caldeirão há muitos anos.
Para poder argumentar com o nunesvito, era preciso conhecer um pouco melhor o seu perfil de investidor.
Vai investir a longo, médio, curto prazo?
Tem disponibilidade/facilidade de acompanhar a evolução do mercado.
Sabe que o título BCP e a banca em geral sofrem de grande instabilidade? Porque não procurar títulos mais seguros?
Por vezes, é preferível assumir as perdas e apostar em investimentos com retorno mais baixo, mas menos arriscados.
Um factor importante também é a forma de negociar.
Os banco cobram por operação montantes bastante altos.
No fundo estou a dizer... Antes de atirar-se de cabeça, pensar no quer fazer com o capital. Que tipo de risco pretende assumir. Que montante pretende investir. Ter em conta o grau de conhecimento sobre o tipo de investimento. Ninguém pode decidir isso pelo nunes.
Espero ter contribuído de forma positiva.
Vai investir a longo, médio, curto prazo?
Tem disponibilidade/facilidade de acompanhar a evolução do mercado.
Sabe que o título BCP e a banca em geral sofrem de grande instabilidade? Porque não procurar títulos mais seguros?
Por vezes, é preferível assumir as perdas e apostar em investimentos com retorno mais baixo, mas menos arriscados.
Um factor importante também é a forma de negociar.
Os banco cobram por operação montantes bastante altos.
No fundo estou a dizer... Antes de atirar-se de cabeça, pensar no quer fazer com o capital. Que tipo de risco pretende assumir. Que montante pretende investir. Ter em conta o grau de conhecimento sobre o tipo de investimento. Ninguém pode decidir isso pelo nunes.
Espero ter contribuído de forma positiva.
fooman Escreveu:nunesvito Escreveu:Não temos lido o que se escreve por aqui. a pergunta que faço,é o que te leva a pensar dessa forma.O BCP engoliu-me 35% do capital investido,apesar dos avisos que aqui me foram dados,mas a minha fé!!!!! Agora que cá estou fora ,não vejo razões para voltar a entrar,apesar das subidas dos ultimos dias,se alguém for capaz de me comvencer a entrar,então eu entro,aceito opiniões particularmente dos entendidos,mas devem ser opiniões fundamentadas.nunesvito Escreveu:Ah,esqueci-me de dizer que jeito me faria começar a recuperar o capital que perdi.Um jeitão,mas aprendi com o erro e como já aqui disse,bolsa é para quem sabe,não é Ulisses Pereira,e mais uns poucos,de resto anda por aqui muito boa gente que mija contra o vento.
A chave do dia de hoje está nestes dois posts do nunesvito...
Ora façam lá as contas, quanto é que o título tem que subir para o nunesvito recuperar de uma perda de 35%? (assumindo até que ele vendeu hoje):D
nunesvito Escreveu:Não temos lido o que se escreve por aqui. a pergunta que faço,é o que te leva a pensar dessa forma.O BCP engoliu-me 35% do capital investido,apesar dos avisos que aqui me foram dados,mas a minha fé!!!!! Agora que cá estou fora ,não vejo razões para voltar a entrar,apesar das subidas dos ultimos dias,se alguém for capaz de me comvencer a entrar,então eu entro,aceito opiniões particularmente dos entendidos,mas devem ser opiniões fundamentadas.
nunesvito Escreveu:Ah,esqueci-me de dizer que jeito me faria começar a recuperar o capital que perdi.Um jeitão,mas aprendi com o erro e como já aqui disse,bolsa é para quem sabe,não é Ulisses Pereira,e mais uns poucos,de resto anda por aqui muito boa gente que mija contra o vento.
A chave do dia de hoje está nestes dois posts do nunesvito...
Ora façam lá as contas, quanto é que o título tem que subir para o nunesvito recuperar de uma perda de 35%? (assumindo até que ele vendeu hoje)

- Registado: 29/11/2007 3:26
Supermann Escreveu:Epa sinceramente nao há paciencia.
Basta 1 dia de subidas que vem logo este personagem.
Sff banam-o.
Já nem dá vontade de ler este tópico. Eu pelo menos aqui não volto.
Infelizmente protegem os que fazem disto um circo ... termina aqui a minha participação.
Cumprimentos a todos e boa sorte a todos.
Atitude lamentavel! Sem palavras!
nunesvito Escreveu:Não temos lido o que se escreve por aqui. a pergunta que faço,é o que te leva a pensar dessa forma.O BCP engoliu-me 35% do capital investido,apesar dos avisos que aqui me foram dados,mas a minha fé!!!!! Agora que cá estou fora ,não vejo razões para voltar a entrar,apesar das subidas dos ultimos dias,se alguém for capaz de me comvencer a entrar,então eu entro,aceito opiniões particularmente dos entendidos,mas devem ser opiniões fundamentadas.
Acho que te deves guiar por alguem que perceba bastante de bolsa, o que não é o meu caso. No entanto julgo que isso não impede que leigos como eu tambem possam deixar a sua opinião. Dei a minha opinião e bem ou mal, fundamentei-a.
Penso que este forum não seja só para os experts poderem postar, senão seriam exigidos diplomas ou "doutoramentos" na matéria, para fazer o registo!
Apesar de alguns quererem calar quem quer participar, com arrogantes pedidos de "ban", como se ainda estivessemos no tempo da ditadura, penso que todos somos livres de dar a nossa opinião, desde que expliquemos e fundamentemos as nossas ideias. Se estiver errado, os moderadores que o digam. Se este forum for apenas para experts postarem, basta dizerem-me, que tal como entrei, tambem saio. Se como penso, é de livre participação, dentro das regras, certos comportamnetos arrogantes deveriam ser analisados e principalmente não permitidos!
Este ultimo e longo paragrafo obviamente não é dirigido a ti nunesvito.
Editado pela última vez por Ze.Bitaite em 27/9/2011 20:32, num total de 1 vez.
- Registado: 21/9/2011 18:17
35%
Ah,esqueci-me de dizer que jeito me faria começar a recuperar o capital que perdi.Um jeitão,mas aprendi com o erro e como já aqui disse,bolsa é para quem sabe,não é Ulisses Pereira,e mais uns poucos,de resto anda por aqui muito boa gente que mija contra o vento.
- Registado: 9/8/2011 16:30
Não temos lido o que se escreve por aqui. a pergunta que faço,é o que te leva a pensar dessa forma.O BCP engoliu-me 35% do capital investido,apesar dos avisos que aqui me foram dados,mas a minha fé!!!!! Agora que cá estou fora ,não vejo razões para voltar a entrar,apesar das subidas dos ultimos dias,se alguém for capaz de me comvencer a entrar,então eu entro,aceito opiniões particularmente dos entendidos,mas devem ser opiniões fundamentadas.Ze.Bitaite Escreveu:Boa tarde
De bolsa não percebo muito, mas tenho lido que os mercados irão recuperar quando a crise que se vive na Europa começar a dar sinais de ser resolvida. E penso que os sinais estão aí. Mais do que o anuncio da Alemanha e França, referindo estarem empenhadas em resolver a situação da Grecia e da crise europeia, satisfaz-me saber de EUA e Japão estão empenhados em ajudar, no caso do ultimo até com dinheiro a fundo perdido! Se a Europa cair, irá levar muitos com ela e penso que há muitos ( inumeros ) paises a quem isso não interessa, por razões obvias. Quer queiramos quer não, a Europa é um grande consumidor mundial e estão muitos interesses economicos em jogo.
Hoje são só boas noticias e até houve quem tivesse tempo para elogiar o optimo trabalho do nosso ministro das finanças.
Estou optimista quanto a um desfecho positivo e penso que o panico registado nos mercados, que fez as acções descerem uma barbaridade, poderá dar em breve lugar a uma fase mais optimista e começar a inverter essa tendencia ( se é que não começou já ).
Tudo isto teria sido evitado, se os paises do norte da Europa ( principalmente esses ) tivessem na altura certa disponibilizado uma ajuda compativel com a crise que se vivia. Mas ficaram a empurrar uns para os outros, com piadas e videos de mau gosto e deixaram chegar isto onde chegou.
Neste momento satisfaz-me saber que muitas vozes se levantam para dar um basta nesta situação. E como referi, não são só europeias. Alguem tem de dar um murro na mesa, arrumar a casa e pôr os "miudos" na ordem.
Pouco percebo de bolsa, mas face às actuais noticias, julgo que quem comprou BCP a 0,17€ fez bom negocio e pelo exposto, não me parece que voltem a atingir valores semelhantes. Agora só desejo que subam e se possivel bem acima dos 0,20 a que comprei. Não sou tão optimista como alguns, mas não irei vender antes de chegarem no minimo a 0,30.
- Registado: 9/8/2011 16:30
planador, vou responder às tuas questões:
Ao longo destes 10 anos de quedas, já aconteceram várias subidas no BCP e isso não significou inversão de tendência. Ao longo deste ano, várias vezes ocorreram subidas deste género e sempre apareceu alguém a falar de inversão de tendência mas a tendência não se inverteu. Um dia alguém acertará... Mas a verdade é que é preciso muito mais para se concluir de inversão de tendência. Muito mais mesmo.
Sem dúvida.
Um abraço,
Ulisses
É fiável falar-se de uma inversão de tendência neste momento, conforme refere o defst0ned, mesmo que eventualmente durante alguns dias o bcp esteja a subir?
Ao longo destes 10 anos de quedas, já aconteceram várias subidas no BCP e isso não significou inversão de tendência. Ao longo deste ano, várias vezes ocorreram subidas deste género e sempre apareceu alguém a falar de inversão de tendência mas a tendência não se inverteu. Um dia alguém acertará... Mas a verdade é que é preciso muito mais para se concluir de inversão de tendência. Muito mais mesmo.
Sendo a actual cotação do bcp um mínimo histórico nunca existente no passado, só num futuro próximo se poderá definir uma nova zona de suporte, não é verdade?
Sem dúvida.
Um abraço,
Ulisses
Epa sinceramente nao há paciencia.
Sff banam-o.
Infelizmente protegem os que fazem disto um circo ... termina aqui a minha participação.
Sff banam-o.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Boa tarde
De bolsa não percebo muito, mas tenho lido que os mercados irão recuperar quando a crise que se vive na Europa começar a dar sinais de ser resolvida. E penso que os sinais estão aí. Mais do que o anuncio da Alemanha e França, referindo estarem empenhadas em resolver a situação da Grecia e da crise europeia, satisfaz-me saber de EUA e Japão estão empenhados em ajudar, no caso do ultimo até com dinheiro a fundo perdido! Se a Europa cair, irá levar muitos com ela e penso que há muitos ( inumeros ) paises a quem isso não interessa, por razões obvias. Quer queiramos quer não, a Europa é um grande consumidor mundial e estão muitos interesses economicos em jogo.
Hoje são só boas noticias e até houve quem tivesse tempo para elogiar o optimo trabalho do nosso ministro das finanças.
Estou optimista quanto a um desfecho positivo e penso que o panico registado nos mercados, que fez as acções descerem uma barbaridade, poderá dar em breve lugar a uma fase mais optimista e começar a inverter essa tendencia ( se é que não começou já ).
Tudo isto teria sido evitado, se os paises do norte da Europa ( principalmente esses ) tivessem na altura certa disponibilizado uma ajuda compativel com a crise que se vivia. Mas ficaram a empurrar uns para os outros, com piadas e videos de mau gosto e deixaram chegar isto onde chegou.
Neste momento satisfaz-me saber que muitas vozes se levantam para dar um basta nesta situação. E como referi, não são só europeias. Alguem tem de dar um murro na mesa, arrumar a casa e pôr os "miudos" na ordem.
Pouco percebo de bolsa, mas face às actuais noticias, julgo que quem comprou BCP a 0,17€ fez bom negocio e pelo exposto, não me parece que voltem a atingir valores semelhantes. Agora só desejo que subam e se possivel bem acima dos 0,20 a que comprei. Não sou tão optimista como alguns, mas não irei vender antes de chegarem no minimo a 0,30.
- Registado: 21/9/2011 18:17
Re: Onde está ela?
O que viste hoje na bolsa?
Aumento do preço - ok.
E que mais?
Aumento da liquidez - ok.
Então o preço aumentou e viste mais interesse em comprar esse título. Apesar do aumento no preço.
Tira daí as tuas conclusões.
Parece que há opiniões contrárias, sobre análises que tomem em conta o volume.
PS: Para quem se fecha no quarto a olhar para MM. média móvel do valor, é calculada com base no preço/volume...
Aumento do preço - ok.
E que mais?
Aumento da liquidez - ok.
Então o preço aumentou e viste mais interesse em comprar esse título. Apesar do aumento no preço.
Tira daí as tuas conclusões.
Parece que há opiniões contrárias, sobre análises que tomem em conta o volume.
PS: Para quem se fecha no quarto a olhar para MM. média móvel do valor, é calculada com base no preço/volume...
planador Escreveu:defst0ned Escreveu:(...)
Gostava sinceramente que alguém assinalasse no respectivo a inversão de tendência.
Pessoalmente, e na minha opinião, ainda nem um pullback para reforço dos curtos existe, quanto mais uma inversão. (...)
Boa tarde a todos
É fiável falar-se de uma inversão de tendência neste momento, conforme refere o defst0ned, mesmo que eventualmente durante alguns dias o bcp esteja a subir? Sendo a actual cotação do bcp um mínimo histórico nunca existente no passado, só num futuro próximo se poderá definir uma nova zona de suporte, não é verdade? Gostava que alguém se pronunciasse sobre isto, se possível o Ulisses, apesar de ser uma questão talvez demasiado simples.
Abraço Obrigado
planador Escreveu:defst0ned Escreveu:(...)
Gostava sinceramente que alguém assinalasse no respectivo a inversão de tendência.
Pessoalmente, e na minha opinião, ainda nem um pullback para reforço dos curtos existe, quanto mais uma inversão. (...)
Boa tarde a todos
É fiável falar-se de uma inversão de tendência neste momento, conforme refere o defst0ned, mesmo que eventualmente durante alguns dias o bcp esteja a subir? Sendo a actual cotação do bcp um mínimo histórico nunca existente no passado, só num futuro próximo se poderá definir uma nova zona de suporte, não é verdade? Gostava que alguém se pronunciasse sobre isto, se possível o Ulisses, apesar de ser uma questão talvez demasiado simples.
Abraço Obrigado
Eu estava a ser irónico. Neste momento não existe NENHUMA inversão de tendência.
Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
defst0ned Escreveu:(...)
Boa tarde a todos
Abraço Obrigado
BCP
Sou um novato no fórum, mas é impressão minha ou a
descida está a lateralizar.
descida está a lateralizar.
Ulisses Pereira Escreveu:cassis, não me chegou nenhuma mensagem tua.
sou um pouco novo no caldeirao e na bolsa mas tenho estado atento ás suas analises muito interessantes e de facto achei estranho nao ter respondido ou lido
no dia 08/09/2011
possivelmente será tarde em responder porque possivelmente está fora de contexto.
Obrigado
- Registado: 30/12/2010 10:18
Não amigo,
A minha análise foi resumidamente:
AT: Subidas sustentadas em volume; -62% YTD ~"já cota valor justo";
AF: -62% YTD ok; Grécia ok; Bank Millennium ok; troca obrigações ok; descida juros BCE ok;
Está resumido, mas não é tão resumido como aquilo que entendeste.
E sim, há subidas sustentadas em volume.
Ela sobe e há quem a queira comprar!
A minha análise foi resumidamente:
AF: -62% YTD ok; Grécia ok; Bank Millennium ok; troca obrigações ok; descida juros BCE ok;
Está resumido, mas não é tão resumido como aquilo que entendeste.
E sim, há subidas sustentadas em volume.
Ela sobe e há quem a queira comprar!
defst0ned Escreveu:intraric Escreveu:Daytrader.
Fiz a minha análise e em dois dias saquei 8%!
Prespectiva: Subida moderada durante a semana.
Posição actual: Estou fora a gozar os 8% e já não entro esta semana. Nada mau para um azelha nisto! Pior para os que entraram short!
A tua análise técnica foi: "Subidas sustentadas em volume?" Mas isso existe?
Sacáste 8% como podias ter sacado -20%.
![]()
Ulisses Pereira Escreveu:defstoned, lamento que digas isso logo a seguir a vários avisos meus em relação aos conteúdos.
Quem quiser continuar a discutir moderação que o faça via Mensagem privada ou mail que teremos todo o gosto em responder. Que se discuta BCP.
Adeus Tio Patinhas. Boa viagem.
Nao sei porquê enviar mensagns privadas se nao sao respondidas como é o meu caso.
Nem lidas!!!
- Registado: 30/12/2010 10:18
intraric Escreveu:Daytrader.
Posição actual: Estou fora a gozar os 8% e já não entro esta semana. Nada mau para um azelha nisto! Pior para os que entraram short!
A tua análise técnica foi: "Subidas sustentadas em volume?" Mas isso existe?
Sacáste 8% como podias ter sacado -20%.

Negociar contra a tendência, é como mijar contra o vento.
- Registado: 15/1/2009 15:14
Daytrader.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre.pt, Carrancho_, Denário, Google [Bot], Jonas74, josehenry400, Luzemburg, niceboy, PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 457 visitantes