Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

credito automovel e reembolsos antecipados

por wuzzu » 28/8/2009 9:37

A questao que levantas de reembolsos antecipados nao é muito relevante no credito ao consumo em que os prazos sao pequenos (ainda nao ha estatistica que possa dizer se o numero de contratos com reembolso antecipado aumenta devido a esta medida mas acredito que nao). Ja´ o mesmo nao se passa nos creditos à habitacao em que o prazo do contrato é menor.

Continuo na minha: o mais importante é a qualidade do credito concedido, e nao será por acaso que a tecnicocredito apareceu hoje no JNegocios a dizer que os seus contratos sao bons... Mas isto, como tb já disse, nem os próprios bancos o saberão ao certo: depende muito da economia...

Já qto aos angolanos estou a ver que gostas de teorias da conspiracao. Eu acho bem que levantes essa possibilidade para que todos nós possamos estar de sobreaviso. A unica coisa que quis dizer é que para mim é tão ou mais provavel o cenario oposto.
E acho que as subidas das cotacoes nao dizem muito, porque senao olha para as cotacoes do BES nesse periodo... É natural que rumores possam fazer subir facilmente a cotacao do Banif, mas o que digo é que:
- os bancos tinham cotacoes muitos superiores às de hoje
- é tao ou mais provavel que o negocios sujo tenha sucedido do outro lado. E duvido que tenha sucedido com o Horacio Roque.

Mas como sempre disse: eu duvido. E penso que tu tb. Ou seja, ha as duas possibilidades...

wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

Cuidado

por Soma e segue » 28/8/2009 1:09

Cuidado que nem tudo o que luz é oiro. Vejam o caso do BPP e do BPN. Nem tudo o que se sabe é do conhecimeto geral......

Registado: 15/1/2009 21:17

Banif -Adormecido

por ANONIMO111 » 28/8/2009 0:10

Fusão com Banif redobra cautelas do Banco Mais
A negociação da integração do grupo que controla o Banco Mais no Banif levou a gestão a redobrar as cautelas impostas na sequência da instabilidade financeira. Um cuidado que acentuou a tendência de redução da carteira de crédito decorrente da crise e acabou por se reflectir numa quebra do resultado da Tecnicrédito, a estrutura de topo do grupo.

--------------------------------------------------------------------------------

Maria João Gago
mjgago@negocios.pt

A negociação da integração do grupo que controla o Banco Mais no Banif levou a gestão a redobrar as cautelas impostas na sequência da instabilidade financeira. Um cuidado que acentuou a tendência de redução da carteira de crédito decorrente da crise e acabou por se reflectir numa quebra do resultado da Tecnicrédito, a estrutura de topo do grupo.

"Desde há dois anos, temos tido cautelas e restrições na gestão da carteira de crédito. Por isso, a produção que estamos a gerar é de uma qualidade excelente", explicou Jaime Ibérico Nogueira, administrador da Tecnicrédito, ao Negócios.

Esses cuidados foram redobrados nos últimos meses por causa das negociações com o Banif. "Antes de termos o negócio fechado não nos quisemos expor muito. Actuámos com cautela na gestão da liquidez e do risco", adiantou este responsável.

Registado: 29/11/2007 1:44

Banif -Adormecido

por ANONIMO111 » 27/8/2009 23:05

Voltou a criar uma barreira nos 1,4o euros terá força para os superar ou virá por ai uma correcção....vamos ver...

por SMALL1969 » 27/8/2009 18:43

O Banif deve perceber tanto deste negócio como eu de bolsa...percebe pela rama. Senão não tinham comprado os outros para adquirir conhecimento, e eu não andava aqui a ver se aprendo qualquer coisa.

Angola: Acho que a história não deve estar mal contada do lado de lá, porque estive a ver a cotação em bolsa do BANIF, e sem explicação aparente (fora a especulação ou informação previlegiada...realmente o BANIF subiu aos 20 euros por volta de 2000 e sem razão aparente. Falava-se em OPAS, etc etc.)

Em relação às comissões de 0,5% acho que não estás a ver bem o problema ou então sou eu que não sei fazer contas.
O que sei é que se dantes quisesse antecipar um crédito, pagava uma fortuna e montes de juros e comissões e agora só vou pagar os tais 0,5%.
Ora essa diferença só vai sair de um bolso: dos resultados do banco a menos que a taxa de juro suba.

Vão continuar a ganhar com este negócio? Acho que sim.
Vale o que valia? Tenho a certeza que não.
Quando é que se vai notar: Lá para final de 2010.
Estaremos cá para ver? TOMARA QUE SIM

Registado: 3/2/2009 12:21

0.5%

por wuzzu » 27/8/2009 16:22

Os 0.5% não creio que sejam uma questão tão importante assim (os 0.5% são efectivamente no caso dos reembolsos antecipados; mas as taxas podem continuar altas...). E mesmo assim acho que o problema está mal colocado pois do que devemos falar é da componente do negocio associado ao creditio automovel que tem rentabilidades muito superiores a por exemplo, crédito à habitação. Eu nao estou de posse dos dados todos - admito - mas parece-me que a tua analise está a ser simplista e nao acredito que quem tenha feito a transcacção que fez não o tenha tido bem em conta (afinal, até é a àrea de negocio deles ainda que isso possa nao servir como justificacao...).
Nestas coisas do credito o importante é teres quem te pague de volta, ou seja a qualidade do crédito. Por isso acho que analises destas são sempre complicadas e mesmo os próprios bancos não sabem até que ponto a qualidade do seu crédito é bom ou não.

Tb acho que axageras no caso angolano. Bem sei que podes estar traumatizado com Madoffs, mas não achas que há maior probabilidade da historia estar mal contada do outro lado (i.e. do lado dos angolanos)! :)

wuzzu

por SMALL1969 » 27/8/2009 13:34

A única coisa que posso acrescentar é que o BANIF é português, o bancomais tambem parece que é, e normalmente o que é português é bom e costuma dar lições de rendibilidade a muitos outros que se enterrevam europa fora.

Fora o BCP, que parece tirado da transilvânea. É mais Opus que Tuga, valha-me Nossa Senhora, que devedar reviravoltas no céu com estes católicos pecadores.

Banif - Aumento de Capital.

por ANONIMO111 » 27/8/2009 13:29

Excelentes comentarios o vossos, é assim claro que todos podemos conhecer melhor a acçao que temos interesse.
Obrigado e se alguem tem mais coisas sobre o Banif...pode comentar..

Re: tb discordo

por SMALL1969 » 27/8/2009 12:13

wuzzu Escreveu:"Além disso, já viram bem a nova lei do crédito ao consumo? Acabou-se em grande parte a mama de bancos como este. Por isso é que digo que se avaliação foi feita sem contar com isto....alguém se deixou enganar"

O BancoMais operava principalmente no credito automovel e nao no credito ao consumo. O primeiro terá uma retoma principalmente quando surgirem carros electricos.

wuzzu.

A nova lei de crédito ao consumo a partir de Julho abrange automóveis e todos os outros bens de consumo, segundo entendo do que está escrito (site negocios.pt). Significa que se dantes pagavas uma fortuna para acabar com um crédito por causa dos custos que te cobravam, agora é tipo crédito à habitação, só podem cobrar 0,5%...e com isso acabou metade do que estes tipos lucravam cada vez que nós trocávamos de pópó e estávamos a crédito.

Isto parece que só acontece co contratos celebrados a partir de Julho...exactamente quando o bancomais vendeu a operação ao Banif. O bancomais diversificou a fonte de lucros, o banif comprou um negócio a ficar coxo, ou pelo menos sobreavaliado se não levaram em conta esta nova lei.

S+o estou a comentar este facto, porque isto parece que vai pesar 25% no Banif, senão até poderia ter ourta perspectiva relativa ao Banif.

E ainda falta a questão finibanco
E ainda falta a questão criminosa das acções e dinheiro que desapareceu dos cofres de angola

São muitas variáveis para sabermos para onde irá o Banif.

tb discordo

por wuzzu » 27/8/2009 11:35

É bom haver discordâncias pois poe-nos todos mais de sobreaviso (quer para um lado quer para outro).
E nao concordo com alguns dos teus argumentos nomeadamente:

wuzzu, peço desculpa mas não concordo nem com um dos teus argumentos.
por ex:
"Os bancos não foram os mais penalizados. Acontece é que eram dos que estavam mais altos face ao seu real valor, se nós o tivessemos conhecido na altura (provisões, perdas escondidas, negócios completamente mafiosos, accionistas a sacar à grande, etc.) "

Resp: Isto passou-se com o Banif? Eu cá para mim o problema das provisões será inevitavel de qq forma.

"Não foram assim tão benefíciados. Vão pagar caro as ajudas que tiveram. O dinheiro não foi oferecido. O negócio foi até melhor para os estados, caso a crise realmente desapareça....senão ficamos é todos sem o dinheiro de todos nós. "

Com uma eminente subida de juros dentro de um a dois anos deixo de concordar contigo!

"Por acaso ontem andei a pesquisar no banif e no bancomais e encontrei no site o prospecto da troca de participações, e onde refere explicitamente que o Banif vai ter que pagar aos accionistas do 2º maçaroca cash se em "não sei quando" se a cotação estiver abaixo de "X". "

Se for assim isto até pode ser um sinal de que o negócio pode ser ainda mais lucrativo, num cenario de subida.

"Além disso, já viram bem a nova lei do crédito ao consumo? Acabou-se em grande parte a mama de bancos como este. Por isso é que digo que se avaliação foi feita sem contar com isto....alguém se deixou enganar"

O BancoMais operava principalmente no credito automovel e nao no credito ao consumo. O primeiro terá uma retoma principalmente quando surgirem carros electricos.

De qq forma em qq bom negocio há sempre quem nao acredite e com muita convicção. Por isso é que haverão bancos que crescerao e outros que nao.
Eu aposto que o Banif vai crescer e o BCP o oposto.

wuzzu.

por SMALL1969 » 27/8/2009 11:08

wuzzu, peço desculpa mas não concordo nem com um dos teus argumentos.

A probabilidade de subir não é maior do que a de queda (depende do horizonte temporal). Em Março, poderia ser. Agora já não é bem assim.

Os bancos não foram os mais penalizados. Acontece é que eram dos que estavam mais altos face ao seu real valor, se nós o tivessemos conhecido na altura (provisões, perdas escondidas, negócios completamente mafiosos, accionistas a sacar à grande, etc.)

Não foram assim tão benefíciados. Vão pagar caro as ajudas que tiveram. O dinheiro não foi oferecido. O negócio foi até melhor para os estados, caso a crise realmente desapareça....senão ficamos é todos sem o dinheiro de todos nós.

Por acaso ontem andei a pesquisar no banif e no bancomais e encontrei no site o prospecto da troca de participações, e onde refere explicitamente que o Banif vai ter que pagar aos accionistas do 2º maçaroca cash se em "não sei quando" se a cotação estiver abaixo de "X".

Além disso, já viram bem a nova lei do crédito ao consumo? Acabou-se em grande parte a mama de bancos como este. Por isso é que digo que se avaliação foi feita sem contar com isto....alguém se deixou enganar

É como digo....tomara que suba mesmo aos 2€ euros ou ainda mais, porque pode ser um belo short daqui a uns tempos.

concordo com o SMALL

por wuzzu » 27/8/2009 9:56

Concordo com o Small em parte quando diz que hoje 1euro por cada acção é indiferente caso a cotação esteja alta ou baixa.

Porém acho que te estás a esquecer da derivada da cotação. Numa altura em que o optimismo impera e as probabilidades de subida são maiores do que descida (até porque como já muitas vezes afirmei os bancos foram os mais penalizados a nivel de cotações mas os mais beneficiados com ajudas do estado) 1Euro pode ser um optimo negocio. Além disso deves pensar que para fundos, os quais sabem que as suas entradas num capital de uma pequena cotada pode provocar subidas, o negocio parece-me ainda melhor.

Ou será que não concordas com este argumento?

wuzzu.

por ANONIMO111 » 26/8/2009 22:19

Tudo o que sei do Banif é: ( ).

por ANONIMO111 » 26/8/2009 22:16

Nao sei muitos promenores do aumento de capital do Banif,aquilo que eu acho é que o mesmo, se vai realizar um momento diferente do ultimo aumento de capital que o banco fez. E porque?
Porque estamos numa fase ascendente dos mercados de capitais, mas isto é o que eu penso e o que eu penso nao serve de nada, simplesmente sao factos e conhecimentos que eu vou adquirindo de noticias e comentarios que me vao enrriquecendo profissionalmente, nada mais, ate posso muito bem estar errado....Mas um coisa é garantido nao invisto em empresas que nao conheço.

por SMALL1969 » 26/8/2009 21:20

Quanto mais alta a cotação BANIF, se calhar o preço a pagar aos accionistas do outro banco é menor.
Especialmente a tal segunda tranche que ainda não entendi bem, mas parece que o BANIF tem que entrar com dinherinho líquido para os bolsos dos accionistas do 2º banco, caso a cotação esteja abaixo de 1 determinado valor.
Se estiver acima e depois cair...azar

Admito que poderia ter pensado nisto para encaixar 30% de lucro, mas não se pode ganhar sempre, e continuo a pensar que esta parceria saiu muito cara ao BANIF, e que está a pagar a ouro um negócio que já só vale prata.

Anónimo111...o aumento ser a 1€ por cada 5 acções que se detenham na altura não tem muita relevância.

Estás a sugerir que se as acções estiverem a 2€ e o aumento ser a 1€ é um desconto?????? Bem, isso pareceria discurso de balcão de banco, para enganar clientes

Basicamente, quem hoje compra 5 acções já sabe que vai ter que arranjar mais 1€. Claro que se as acções estiverem a 500€ mais 1€ seriam amendoins, mas isso é outra coisa que não estás a referir

por ANONIMO111 » 26/8/2009 20:08

Vamos aguardar noticias deste menino.

o poder das massas ...

por wuzzu » 26/8/2009 10:05

Ha uma coisa que nunca percebi muito bem e que é como a Sonae (e outras que tais...) apresentando prejuizos subiram mais (ou seja, foram efectivamente melhores negocios em bolsa) do que muitos bancos,
que continuarem a reportar lucros e ainda por mais foram muito mais penalizados durante a crise com quedas de varias vezes a sua cotacao.

Ou muito me engano ou terá que haver uma correccao neste paradoxo e os bancos portugueses terao que ser os protagonistas da subida da bolsa nacional...

wuzzu.

por ANONIMO111 » 25/8/2009 15:38

Diz o Horácio ""E soltem a parede " com este volume o Banif esta no rumo certo.

volume

por wuzzu » 25/8/2009 14:24

O volume do banif está claramente acima da média, em duas vezes. Além disso esta subida tem sido consistente e é gerada por compras que parecem bastante estratégicas.

Se até ao aumento de capital as accoes subissem para 2Euros, parece-me claro que esta seria uma boa altura para entrar... E parece haver mais gente a pensar o mesmo...

Abraços,
wuzzu.

por Hubble » 25/8/2009 14:16

Amigo anónimo, não me leves a mal... mas com um nick desses e com essa insistência, pareces estar a fazer a corte a uma donzela complicada...

Banif é quase acrónimo de bifana. Será que pensas que se trata de uma das 'bifas' à lá anos 80?

Estou a brincar...

Boa sorte com as bifanas, mas não as deixes queimar :wink:

Registado: 1/11/2008 0:38

por ANONIMO111 » 25/8/2009 13:44

Como tenho vindo a referir, o Banif, prepara-se para fazer um aumento de capital, numa fase ascendente das acçoes.
Logo, este procedimento pode tornar-se um catalizador de subida dos titulos, pela procura dos investidores em adquirirem as novas acçoes ao preço de 1 euros.
repito, é um aumento de capital numa fase ascendente do valor das actuais acçoes, contra o sentido do ultimo aumento de capital que foi feito numa fase descendente das acçoes e dos mercados.

por lcaldei1 » 25/8/2009 13:36

É impressão minha ou o Banif parece estár com uma enorme força?
Os compradores parecem estarem-se a posicionar para entrar em força.

Registado: 18/2/2008 9:13

por ANONIMO111 » 24/8/2009 19:07

O aumento de capital do Banif, a realizar-se ao preço de 1 Euro por acçao, será um optimo investimento.
Já que, na actual conjuntura as acçoes do Banif, antes do mencionado procedimento com facilidade chegam aos 2 euros .
Por esse facto, No periodo antes da subscrição do aumento de capital o valor irá despultar com a procura.
Entendo que será um procedimento inverso ao ultimo aumento de capital levado a cabo por este banco, o qual foi realizado no meio da crise financeira e para suportar racios de capital e liquidez, e por eese facto a cotação evoluio em sentido negativo acompanhando o mercado, agora, e ao contrario, será um aumento de capital na saida da crise ,em altura ascendente das acçoes e num sentido de consolidação patrimonial do banco.
(Nada deste comentario pode servir para influenciar qualquer individuo a investir nos titulos mencionados, serve apenas para troca de ideias e conhecimento relacionados com o Banif ).

e...

por wuzzu » 24/8/2009 17:32

E para mim há enorme probabilidade que quem tenha lucrado tenha sido um angolano...

wuzzu.

ok, já li

por wuzzu » 24/8/2009 17:32

E para quem queira ter conhecimento, aqui vai o extracto da notícia:

http://ultraperiferias.blogspot.com/200 ... 4-num.html

A historia é sem dúvida complicada. Faz lembrar o Freeport...

: )

wuzzu.

ps: nao creio que isto possa ter influencia no Banif.
Eventualmente teria nalguns accionistas. Duvido que tenha no H. Roque (é sempre uma boa estrategia atacar o elo mais visivel para chamar à atencao do problema, tal como se fez no Freeport).

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Shimazaki_2 e 132 visitantes