Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 24/5/2014 0:07

Que notícia surpreendente! Manipulação no ouro?! E por vários bancos e curiosamente os mesmos suspeitos do costume?! :twisted:

SA MC 2014-05-23 08,02 ET.gif
SA MC 2014-05-23 08,02 ET.gif (25.53 KiB) Visualizado 13910 vezes

Fonte: Seeking Alpha - More on the Barclays gold-fixing fine (May 23 2014, 08:02 ET)
http://seekingalpha.com/news/1768643-more-on-the-barclays-gold-fixing-fine
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

High Yield (Junk) Bonds

por Rick Lusitano » 24/5/2014 0:00

Depois da notícia que coloquei anteontem:

Rick Lusitano (New) Escreveu:Financial News 2014-05-21

(...)

Imagem
Fonte: Seeking Alpha - Fridson ups warning on junk bonds (May 21 2014, 12:01 ET)
http://seekingalpha.com/news/1764073-fridson-ups-warning-on-junk-bonds

E como poderá haver pessoas que consideram investir em fundos de HY em curto prazo, deixo mais um "alerta":

SA MC 2014-05-23 14,31 ET.gif
SA MC 2014-05-23 14,31 ET.gif (15.31 KiB) Visualizado 12081 vezes

Fonte: Seeking Alpha - Morgan Stanley not buying junk rally (May 23 2014, 14:31 ET)
http://seekingalpha.com/news/1769603-morgan-stanley-not-buying-junk-rally
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Rick Lusitano » 23/5/2014 23:54

tncm Escreveu:
BedRocK Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Boas

Aos gurus:

Eu quero reforçar a minha carteira e estou um pouco como o bêbado na ponte entre 2 fundos que às minhas vistas me parecem similares.

AXA WF 5-7 - LU0251660279
e
DWS Invest Euro Corp Bonds NC - LU0300357638

Podem-me dar aqui uma ajuda a ver as diferenças nas entrelinhas?

Chico: Eu não sou guru de coisa alguma, mas vamos ao que interessa.
Como sabes, os fundos DWS e AXA pertencem a categorias diferentes: o 1º é de obrigações corporativas (empresas) europeias com também alguns respetivos derivados, e o 2º é de obrigações diversificado que investe em dívida "investment grade" de países, sociedades e instituições públicas europeias. Ambos os fundos tem uma qualidade creditícia média e uma média sensibilidade às taxas de juro e ambos têm também posições curtas.

O fundo da DWS tem melhor RS, melhor rentabilidade a 3 anos e só um DP ligeiramente mais elevado que o fundo da AXA. Nesta altura do campeonato do confronto entre o mercado da dívida institucional europeia e o mercado da dívida das empresas europeias com ainda uma larga margem de progressão na expansão económica europeia, para mim não tinha dúvidas em apostar no fundo da DWS, tanto mais que não havendo risco de crédito minimamente preocupante por parte dessas empresas, será melhor apostar nas empresas com um ciclo económico favorável, como é o caso, que em governos de países, aparentemente, sem risco de crédito. Não é a altura de apostar em obrigações de alta qualidade creditícia, pelo contrário, eu apostaria mais em obrigações HY de empresas e de alguns países emergentes.

Abr,
BedRock

Dentro do grupo AXA também se deve ter em consideração o AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) LU0189847253 tem a vantagem de ser hedged (proteção cambial) e investe na mesma área que o fundo da DWS... (se estiver a dar alguma calinada os mais informados podem dar-me umas palmadas :mrgreen: )

Bem, calinada, técnicamente, não será. :lol:
Porque o AXA Global HY, investe também em obrigações corporativas, a diferença está na qualidade de crédito, pois investe em empresas com ratings mais baixos, são empresas que foram consideradas pelas agências de rating, como empresas de risco mais elevado e logo os investidores, pedem uma maior "Yield", para investir nessas empresas.

por Rick Lusitano » 23/5/2014 23:48

Aos gurus:

Eu quero reforçar a minha carteira e estou um pouco como o bêbado na ponte entre 2 fundos que às minhas vistas me parecem similares.

e

És tu Chico? Não será uma entidade extraterrestre que incorporou-se no corpo do Ti Chico?? :mrgreen:
Nem parece teu Chico. :lol:

Bem, enquanto, os gurus não chegam, amanhã, estarão alguns em Sintra. :wink:

Tal como o BR, explicou, o AXA é fundo que aposta em obrigações conservadoras europeias, principalmente governamentais, que tem dado rentabilidades constantes e positivas, pelo menos desde 2007. O que ajuda a equilibrar o risco de uma carteira
O DWS é fundo de obrigações corporativas europeias.

Re: Investimentos em vinhos

por Rick Lusitano » 23/5/2014 23:38

BedRocK Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Lembram-se de há uns tempos, ter falado em fundos que investiam em bens extremamente líquidos? :mrgreen:
Isto não são fundos, mas os activos são os mesmos. :-"

Jornal de Negócios Escreveu:É apreciador de vinho? Agora já pode investir
23 Maio 2014, 00:01 por Raquel Godinho | rgodinho@negocios.pt

A Vino Invest é uma empresa de consultoria para investimento em vinhos de alta qualidade e conta já com a supervisão da CMVM. O retorno médio anual deste investimento nos últimos cinco anos é de 15%.

Sabia que pode comprar um vinho de alta qualidade que depois fica depositado em seu nome num armazém independente? E que depois da chegada a esse armazém é guardado na sua conta privada, podendo posteriormente ser vendido em qualquer ...

Fonte: Jornal de Negócios - É apreciador de vinho? Agora já pode investir (23 Maio 2014)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/e_apreciador_de_vinho_agora_ja_pode_investir.html

Jornal de Negócios Escreveu:Paulo Martins: Cinco anos é o mínimo para retornos médios de 15% em investimento no vinho

Ainda que não haja nenhuma obrigação quanto ao prazo do investimento em vinho, Paulo Martins, administrador da Vino Invest, defende que cinco anos é o período mínimo para que possam ser alcançados retornos médios de 15%.

A que tipo de investidores se destina o investimento em vinhos?

Esta opção de investimento é particularmente dirigida a investidores com elevados recursos financeiros, ou clientes institucionais, ...

Fonte: Jornal de Negócios - Paulo Martins: Cinco anos é o mínimo para retornos médios de 15% em investimento no vinho (23 Maio 2014, 00:01)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/paulo_martins_cinco_anos_e_o_minimo_para_retornos_medios_de_15.html

O jornalista João Paulo Martins refere que o investimento nos vinhos deve ser pelo prazo mínimo de 5 anos para se obterem retornos médios da ordem de 15%, só que ele esquece um pequeno pormenor que faz toda a diferença, sendo um "pormaior" e uma questão central do negócio deste investimento específico de nicho, que a seguir passo a explicar.

Em qualquer investimento acionista, devemos deter o mesmo no mínimo por um prazo de 5 anos e preferencialmente por um tempo superior a 10 anos, para que o mesmo seja asseguradamente rentável. Agora para o caso específico dos vinhos as coisas já não são bem assim.

Um robusto vinho tinto bem acondicionado com uma boa rolha de cortiça e depositado numa cave com uma humidade relativa e temperatura adequadas e estabilizadas ao longo do ano, em termos teóricos a sua qualidade ao longo do tempo segue uma curva crescente até um certo nº de anos (5-10 anos, ou até mais em vinhos especiais) aonde atinge o patamar ótimo da qualidade, depois a curva arredonda na direção decrescente e depois segue a pique um sentido mais decrescente, até se tornar um vinho imbebível. O problema é que ninguém à partida sabe qual é o tempo necessário para atingir aquele patamar ótimo de qualidade.

O que sabemos é que, normalmente, um bom vinho tinto com um elevado teor de taninos (compostos químicos antioxidantes naturais que conservam o vinho) dado, por ex., pelas castas baga e cabernet sauvignon prolongam muito a vida útil do vinho, devido ao seu efeito antioxidante, reduzindo assim o efeito nefasto do oxigénio e ar residual e dos metabolitos oxidantes. O excesso de taninos dá um sabor adstringente (sabor a madeira) desagradável, pelo que também não se pode abusar dos taninos, mas ao logo do tempo os taninos vão amaciando o seu sabor, tornado o vinho robusto mas já agradável de beber.
Nas caves de S.João na Bairrada existem vinhos 100% da casta baga com mais de 20 anos que ainda estão no patamar ótimo da qualidade, mas isto são excepções. A partir de um determinado nº de anos de envelhecimento de um vinho, o risco associado à sua qualidade é elevadíssimo, porque vinho estragado vale zero.
Portanto, investir em vinhos é bastante diferente que investir no mercado acionista.

Abr,
BedRock

Não te esqueças dos lotes especiais, como os vintages e existem também, Champagne (vinho espumante da região Francesa de Champagne), vinhos do porto, vinhos moscatel, brandys, que são um produto destilado feito a partir do vinho (incluindo o famoso Cognac, produzindo na cidade Francesa, com o mesmo nome, e o Cognac "Courvoisier", que supostamente era a bebida preferida de Napoleon Bonaparte), que por serem vinhos especiais e específicos, são guardados durante dezenas ou até mesmo centenas de anos, e com o diminuir do número de garrafas existentes, o que sobrevivem, acabam por valorizar ainda mais.

Eu sabia que ias gostar destas notícias, coloquei, para provocar o lado de enólogo.

Wikipédia Escreveu:Enólogo

O Enólogo é um profissional com características definidas, dentro do perfil ocupacional da indústria, e para as tarefas de coordenação, supervisão e execução, sendo responsável pela produção e por todos os aspectos relacionados com o produto final desejado, como o vinho, espumante, suco, brandy ou graspa. Muitas vezes, o enólogo exerce também funções de vendedor e assume a parte de marketing relacionado com o produto que vende.

Wikipédia Escreveu:A enologia é uma ciência moderna que reúne o conhecimento científico sobre as diversas áreas para se estudar as questões relacionadas com o vinho. As disciplinas de base para a formação do enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, entre outras. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração do vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.

Não confundir com viticultura, que estuda somente o cultivo da uva para o vinho e vinicultura, que concentra os aspectos culturais em torno do vinho.

Fonte: Wikipédia - Enologia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Enologia

PS: Os excertos de notícias que coloquei, referem um investimentos em vinhos isoladamente, como activos, e não como 1 investimento num fundo que investe em vinhos.

por tncm » 23/5/2014 15:10

BedRocK Escreveu:

Aos gurus:

e

Como sabes, os fundos DWS e AXA pertencem a categorias diferentes: o 1º é de obrigações corporativas (empresas) europeias com também alguns respetivos derivados, e o 2º é de obrigações diversificado que investe em dívida "investment grade" de países, sociedades e instituições públicas europeias. Ambos os fundos tem uma qualidade creditícia média e uma média sensibilidade às taxas de juro e ambos têm também posições curtas.

O fundo da DWS tem melhor RS, melhor rentabilidade a 3 anos e só um DP ligeiramente mais elevado que o fundo da AXA. Nesta altura do campeonato do confronto entre o mercado da dívida institucional europeia e o mercado da dívida das empresas europeias com ainda uma larga margem de progressão na expansão económica europeia, para mim não tinha dúvidas em apostar no fundo da DWS, tanto mais que não havendo risco de crédito minimamente preocupante por parte dessas empresas, será melhor apostar nas empresas com um ciclo económico favorável, como é o caso, que em governos de países, aparentemente, sem risco de crédito. Não é a altura de apostar em obrigações de alta qualidade creditícia, pelo contrário, eu apostaria mais em obrigações HY de empresas e de alguns países emergentes.

Abr,
BedRock

Dentro do grupo AXA também se deve ter em consideração o AXA World Funds Global High Yield Bonds E Capitalisation EUR hedged (95%) LU0189847253 tem a vantagem de ser hedged (proteção cambial) e investe na mesma área que o fundo da DWS... (se estiver a dar alguma calinada os mais informados podem dar-me umas palmadas :mrgreen: )
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

Re: MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

por mp69 » 23/5/2014 15:09

Rick Lusitano (New) Escreveu:
BedRocK Escreveu:
mp69 Escreveu:Boa tarde

Podem informar-me se já foi feita alguma análise a este fundo?

MUZINICH SHORT DUR HIGH YIELD R HEUR ACC

Obrigado

Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.

Este fundo é o da publicidade (banner) do site do BEST. Nova gestora, tem de se cumprir objectivos... :-#

Sim, é no BEST que vi. Alguma análise a ele? Obrigado

Registado: 12/12/2008 1:13

por BedRocK » 23/5/2014 15:02

Aos gurus:

e

Abr,
BedRock

P.S. O famoso fundo de ações Franklin MENA N Acc € - H1 composto essencialmente por países árabes do médio oriente (mercados fronteira) e em menor grau por alguns países de África, tem atualmente uma alocação de 11,42% em obrigações e há pouco tempo era da ordem dos 40% (é curioso um fundo de ações, que nem tão pouco pertence á categoria de mistos, tenha uma alocação de quase 50% em obrigações). Foi também devido àquela elevada alocação em obrigações tipo HY de países fronteira, com possibilidades futuras de passarem a emergentes, que este fundo teve a rentabilidade brutal no prazo de 1 ano. Foi esta elevada alocação em obrigações de alto rendimento que fez toda a diferença para os outros fundos concorrentes desta área geográfica, para além de ser um fundo hedge com proteção contra as moedas locais desses países, alguns com moedas fracas.
Editado pela última vez por BedRocK em 23/5/2014 16:39, num total de 1 vez.

Registado: 1/3/2014 0:50

por BedRocK » 23/5/2014 14:02

farracha Escreveu:Posso não perceber muito sobre fundos de vinho, mas já aprendi algo sobre vinho hoje :)

Só uma nota, vinhos há todos os anos, logo o "risco" associado velhice/qualidade é relativo, o objectivo é o que o vinho renda (seja vendido), caso contrário de que serviria um fundo de vinho se é para estar na cave indeterminadamente à espera que se estrague?

Companheiro: Comprar e vender vinhos em prazos curtos, como por exemplo num ano , não é investir é fazer trading e especular.
Um investimento pressupõe deter os ativos por um determinado período médio ou longo, dando tempo para a sua valorização e capitalização. Nos vinhos, a sua valorização para a excelência é feita através da "capitalização da qualidade" por um determinado período de envelhecimento, porque um bom vinho tinto muito jovem nunca está no seu patamar máximo de excelência, capiche? Ou é preciso mais alguma explicação complementar?

Abr,
BedRock

por chico_laranja » 23/5/2014 13:14

Boas

Aos gurus:

e

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por farracha » 23/5/2014 13:03

Posso não perceber muito sobre fundos de vinho, mas já aprendi algo sobre vinho hoje :)

Só uma nota, vinhos há todos os anos, logo o "risco" associado velhice/qualidade é relativo, o objectivo é o que o vinho renda (seja vendido), caso contrário de que serviria um fundo de vinho se é para estar na cave indeterminadamente à espera que se estrague?

Registado: 3/12/2007 14:30

Re: Investimentos em vinhos

por BedRocK » 23/5/2014 12:51

Rick Lusitano (New) Escreveu:Lembram-se de há uns tempos, ter falado em fundos que investiam em bens extremamente líquidos? :mrgreen:

A Vino Invest é uma empresa de consultoria para investimento em vinhos de alta qualidade e conta já com a supervisão da CMVM. O retorno médio anual deste investimento nos últimos cinco anos é de 15%.

Sabia que pode comprar um vinho de alta qualidade que depois fica depositado em seu nome num armazém independente? E que depois da chegada a esse armazém é guardado na sua conta privada, podendo posteriormente ser vendido em qualquer ...

Fonte: Jornal de Negócios - É apreciador de vinho? Agora já pode investir (23 Maio 2014)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/e_apreciador_de_vinho_agora_ja_pode_investir.html

Jornal de Negócios Escreveu:Paulo Martins: Cinco anos é o mínimo para retornos médios de 15% em investimento no vinho

Ainda que não haja nenhuma obrigação quanto ao prazo do investimento em vinho, Paulo Martins, administrador da Vino Invest, defende que cinco anos é o período mínimo para que possam ser alcançados retornos médios de 15%.

Esta opção de investimento é particularmente dirigida a investidores com elevados recursos financeiros, ou clientes institucionais, ...

Fonte: Jornal de Negócios - Paulo Martins: Cinco anos é o mínimo para retornos médios de 15% em investimento no vinho (23 Maio 2014, 00:01)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/paulo_martins_cinco_anos_e_o_minimo_para_retornos_medios_de_15.html

O jornalista João Paulo Martins refere que o investimento nos vinhos deve ser pelo prazo mínimo de 5 anos para se obterem retornos médios da ordem de 15%, só que ele esquece um pequeno pormenor que faz toda a diferença, sendo um "pormaior" e uma questão central do negócio deste investimento específico de nicho, que a seguir passo a explicar.

Em qualquer investimento acionista, devemos deter o mesmo no mínimo por um prazo de 5 anos e preferencialmente por um tempo superior a 10 anos, para que o mesmo seja asseguradamente rentável. Agora para o caso específico dos vinhos as coisas já não são bem assim.

Um robusto vinho tinto bem acondicionado com uma boa rolha de cortiça e depositado numa cave com uma humidade relativa e temperatura adequadas e estabilizadas ao longo do ano, em termos teóricos a sua qualidade ao longo do tempo segue uma curva crescente até um certo nº de anos (5-10 anos, ou até mais em vinhos especiais) aonde atinge o patamar ótimo da qualidade, depois a curva arredonda na direção decrescente e depois segue a pique um sentido mais decrescente, até se tornar um vinho imbebível. O problema é que ninguém à partida sabe qual é o tempo necessário para atingir aquele patamar ótimo de qualidade.

O que sabemos é que, normalmente, um bom vinho tinto com um elevado teor de taninos (compostos químicos antioxidantes naturais que conservam o vinho) dado, por ex., pelas castas baga e cabernet sauvignon prolongam muito a vida útil do vinho, devido ao seu efeito antioxidante, reduzindo assim o efeito nefasto do oxigénio e ar residual e dos metabolitos oxidantes. O excesso de taninos dá um sabor adstringente (sabor a madeira) desagradável, pelo que também não se pode abusar dos taninos, mas ao logo do tempo os taninos vão amaciando o seu sabor, tornado o vinho robusto mas já agradável de beber.
Nas caves de S.João na Bairrada existem vinhos 100% da casta baga com mais de 20 anos que ainda estão no patamar ótimo da qualidade, mas isto são excepções. A partir de um determinado nº de anos de envelhecimento de um vinho, o risco associado à sua qualidade é elevadíssimo, porque vinho estragado vale zero.
Portanto, investir em vinhos é bastante diferente que investir no mercado acionista.

Abr,
BedRock

por BedRocK » 23/5/2014 0:24

BedRocK Escreveu:
(...)
Concordo contigo. Mas não me apanhas na Turquia, nem a curto prazo, e nem com 100 EUR investidos. :twisted:

Eu também quando recuperar da Turquia, tão cedo não volto lá, a menos que vá lá de férias e me enamore por alguma odalisca especial, porque isto não é só assistir de fora ao swing dos mercados, temos que fazer o nosso próprio swing. :lol: :lol:

Abr,
BedRock

Investimentos em vinhos

por Rick Lusitano » 23/5/2014 0:21

Lembram-se de há uns tempos, ter falado em fundos que investiam em bens extremamente líquidos? :mrgreen:

por Rick Lusitano » 23/5/2014 0:14

BedRocK Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Para quem está interessado nos Mercados Fronteira, mercados dos países árabes, por exemplo, Quatar, EAU (UAE).

:arrow: Franklin MENA Fund N Acc €-H1
:arrow: Franklin MENA Fund N Acc $
:arrow: Schroder Frontier Markets Equity B

Morningstar/Seeking Alpha - A New Frontier For This ETF (May. 22, 2014 7:15 AM ET)
http://seekingalpha.com/article/2232433-a-new-frontier-for-this-etf

Rick: Dentro dos mercados fronteira/países árabes, o meu fundo JPMorgan Emerging Middle East Eq. D (acc)-EUR em termos de retornos YTD com 21.26% está este ano a ter uma melhor performance que aqueles 3 fundos de referência que indicas, sabes porquê? Porque os gestores do meu fundo, neste 2º trimestre deste ano alterou um pouco a alocação tendo subido a % da Turquia e diminuiu quase na mesma % a exposição aos países árabes, sabes porquê? Porque dada a grande desvalorização da Turquia o ano passado e nos dois primeiros meses deste ano, aliado ao facto de o ano passado e no início deste ano os países árabes se terem supervalorizado, ele acha, e muito bem, que há mais margem de valorização futura na Turquia que nos países árabes.

Eu subscrevi o meu fundo há cerca de 1 mês e na altura fiz este mesmo raciocínio que fizeram depois os gestores, traduzido na referida alteração trimestral da alocação. Hoje, por ex., a bolsa da Turquia (índice 30) teve uma valorização de 2.34% (acho que foi a maior valorização de hoje). Ou seja, temos que apostar nos grandes perdedores do passado mais ou menos recente mas com potencialidades de recuperação e de expansão no futuro mais ou menos próximo. Não tenho grandes dúvidas que a melhor estratégia de investimento é esta mesmo, sendo que a mesma requer uma atenta gestão activa, e não passiva, e uma cuidada análise fundamental sobre as potencialidades futuras de curto-médio prazo do mercado específico em causa.

Abr,
BedRock

Concordo contigo. Mas não me apanhas na Turquia, nem a curto prazo, e nem com 100 EUR investidos. :twisted:

por BedRocK » 23/5/2014 0:10

Rick Lusitano (New) Escreveu:Para quem está interessado nos Mercados Fronteira, mercados dos países árabes, por exemplo, Quatar, EAU (UAE).

Morningstar/Seeking Alpha - A New Frontier For This ETF (May. 22, 2014 7:15 AM ET)

Rick: Dentro dos mercados fronteira/países árabes, o meu fundo JPMorgan Emerging Middle East Eq. D (acc)-EUR em termos de retornos YTD com 21.26% está este ano a ter uma melhor performance que aqueles 3 fundos de referência que indicas, sabes porquê? Porque os gestores do meu fundo, neste 2º trimestre deste ano alterou um pouco a alocação tendo subido a % da Turquia e diminuiu quase na mesma % a exposição aos países árabes, sabes porquê? Porque dada a grande desvalorização da Turquia o ano passado e nos dois primeiros meses deste ano, aliado ao facto de o ano passado e no início deste ano os países árabes se terem supervalorizado, ele acha, e muito bem, que há mais margem de valorização futura na Turquia que nos países árabes.

Eu subscrevi o meu fundo há cerca de 1 mês e na altura fiz este mesmo raciocínio que fizeram depois os gestores, traduzido na referida alteração trimestral da alocação. Hoje, por ex., a bolsa da Turquia (índice 50) teve uma valorização de 2.34% (acho que foi a maior valorização de hoje). Ou seja, temos que apostar nos grandes perdedores do passado mais ou menos recente mas com potencialidades de recuperação e de expansão no futuro mais ou menos próximo. Não tenho grandes dúvidas que a melhor estratégia de investimento é esta mesmo, sendo que a mesma requer uma atenta gestão activa, e não passiva, e uma cuidada análise fundamental sobre as potencialidades futuras de curto-médio prazo do mercado específico em causa.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 23/5/2014 9:25, num total de 1 vez.

por Rick Lusitano » 22/5/2014 20:46

BedRocK Escreveu:

Obrigado

Companheiro, coloca o ISIN do fundo ou o link e diz qual é o teu objetivo sobre este fundo, para eu depois tecer alguns comentários sobre o mesmo.

Este fundo é o da publicidade (banner) do site do BEST. Nova gestora, tem de se cumprir objectivos... :-#

por BedRocK » 22/5/2014 20:22

Obrigado

por BedRocK » 22/5/2014 20:15

BedRocK Escreveu:http://www.fundspeople.pt/noticias/85001

Um artigo com comentários de Nathalie Loetscher, Portfolio Manager do UBS Biotech Equity Fund. Não haverá uma opinião com conflitos de interesse? :wink:
Apesar de eu acreditar que seja uma área com futuro.

Vou já por o link do artigo pois ao citar deixa de estar ativo: http://www.fundspeople.pt/noticias/85001
Os comentários da Nathalie no artigo correspondem aos fundamentais das referidas empresas de biotecnologia e técnicamente estão de acordo com a análise fundamental dessas empresas inovadoras na descoberta de novos medicamentos, uns aprovados e outros em fase de aprovação, bem como novos instrumentos terapêuticos, para o combate de doenças oncológicas, hepatites, etc; tendo assim um ainda grande potencial de Growth no futuro.

A questão agora para nós será deixar correr a correcção em curso da cotação das UP’s dos fundos da biotecnologia, deixando baixar o rácio P/E de modo a atingir um nível histórico mais equilibrado e depois reentrar em força, porque o gráfico vai novamente ser crescente num futuro próximo.

Pessoalmente, se, na altura de um melhor reequilíbrio do rácio P/E, eu tiver um fundo com ganhos razoáveis para resgatar, eu não irei subscrever nenhum fundo da biotecnologia mas sim o fundo da saúde do JPMorgan, pois é um fundo com uma gestão ímpar na relação dos retornos ajustados ao risco, capaz de alocar mais empresas biotecnológicas quando estas estão a dar mais retornos, apesar do maior risco em relação às empresas puramente farmacêuticas, como também alocam mais estas últimas empresas quando as biotecnológicas decrescem ou lateralizam, de modo a diminuírem o risco do portfolio.
A dupla de gestão deste fundo da JPMorgan é para mim a melhor dupla de gestão de fundos accionistas, sendo que, ao nível de retornos a 3 e 5 anos, este fundo é dos melhores (senão o melhor?) de todos os fundos accionistas naqueles prazos.

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 22/5/2014 20:25, num total de 1 vez.

por mp69 » 22/5/2014 18:43

Boa tarde

Obrigado

Registado: 12/12/2008 1:13

por BedRocK » 22/5/2014 17:43

Boas,

Chamo a atenção do VG e restantes foristas que o meu post de 21/05/2014 às 16.26 H (página anterior), em resposta ao comentário do VG sobre o seu receio pelo grande tamanho (AUM) do fundo M&G, foi complementado com um gráfico e outras considerações, tendo feito a respetiva edição do post.

Abr,
BedRock

por Rick Lusitano » 22/5/2014 15:02

BedRocK Escreveu:http://www.fundspeople.pt/noticias/85001

Um artigo com comentários de Nathalie Loetscher, Portfolio Manager do UBS Biotech Equity Fund. Não haverá uma opinião com conflitos de interesse? :wink:
Apesar de eu acreditar que seja uma área com futuro.

por Rick Lusitano » 22/5/2014 14:54

Para quem está interessado nos Mercados Fronteira, mercados dos países árabes, por exemplo, Quatar, EAU (UAE).

por BedRocK » 22/5/2014 9:11

por VirtuaGod » 22/5/2014 0:13

@ BR Tenho duas respostas para te dar. Mas estou mesmo sem paciência depois de um dia destes (imagina que o que eu mais gosto é de falar de finanças e mesmo assim estou esgotadíssimo)

Posso-te dizer que gostei dos últimos dois posts dirigidos a mim, mesmo tendo nós opiniões diferentes no efeito AUM na performance do fundo, e irei responder provavelmente amanhã (técnicamente hoje) se tudo correr bem.

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], iniciado1, marco1424, OCTAMA, tami e 231 visitantes