BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
carteira do santander para um artista:
p.s: depois coloco a da orey.
p.s: depois coloco a da orey.
- Registado: 8/10/2008 11:04
artista_ Escreveu:leão2 Escreveu:artista_ Escreveu:Eu é que invento?! tu contradizes o que disseste antes na mesma frase em que dizes que eu invento... afinal já tinhas acumulado a 6,5/8 cêntimos, quando antes falaste apenas na casa dos 3... sem palavras, mas não nos ficamos por aqui!
Mas eu não disse que tinhas comprado mais ou menos a este ou aquele preço, apenas apenas disse que já acumulas títulos do BCP desde há muito tempo, desde valores bem acima dos 3 cêntimos!
Ja estou como um forista escreveu ontem, essa conversa, serve para que?
Serve para fazer pensar duas ou três vezes aqueles que acham que é fácil ganhar dinheiro usando uma estratégia daquele género... e também não gosto de mentiras, sobretudo tão descaradas!
a questão aqui é que o mentiroso és tu...
se eu pegar em compras tuas e apresentar os posts e nao mostrara os das vendas passo a dizer que tens um camião e tal etc etc.... já mostrei aqui a minha carteira para pessoas como tu...que deturpam a imagem de qualquer um e para me defender postei aqui os printscreens...só falta tu vires dizer que são aldrabados....mas estou-me borrifando para a tua pessoa....és provocador e eu mais não vou dizer....já fomos avisados, foi a ultima minha e com esta fico ausente temporariamente para nao ver frases artisticas destas
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:não inventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
Eu é que invento?! tu contradizes o que disseste antes na mesma frase em que dizes que eu invento... afinal já tinhas acumulado a 6,5/8 cêntimos, quando antes falaste apenas na casa dos 3... sem palavras, mas não nos ficamos por aqui!
Investpouco em 15/5/2014mantenho as accoes de longo prazo, uma vez q grande parte delas foram compradas a 0,16, mantenho-me sem stop algum e assim que haja dinheiro reforço a minha posição.
Investpouco em 27/8/2014feiticeir@,
as nossas entradas nos 0,087/0,088 terão que esperar mais um tanto.....
fomos cautelosos demais.....
vamos ver se lá volta, senao contento-me com a minha posicao actual.
Investpouco em 16/9/2014mais um tiro que foi para o alvo......
compra a 0,101.
Investpouco em 16/10/2014penso q se quebra os 0,07 pode ir aos 0,065.....penso q pode nao passar disso....
mas estou com receio.
Investpouco em 21/10/2014Bcp a caminho dos 0,11x, tal como tinha indicado a uns posts atras, optima entrada nos 0,7x, agora resta subir o ultimo degrau antes da derradeira subida, espero que a pedra do degrau esteja segura (ou seja, espero que o bcp passe nos testes), pois se passar.....ainda bate os 0,12, porque nao tenho a menor duvida da surpresa dos resultados, é que vai alcançar para mim o breakeven ainda neste 3º trimestre e em ACUMULADO.
Investpouco em 28/1/2015se nao disparar, e baixar dos 0,065 estarei lá para comprar.... pois acho que em termos fundamentais o banco vale muito mais do que 3.500.000.000 (3.5MM) nas accoes anteriores a AC cada uma valeria 0,18 e sem os 1,750m de cocos pagos.
Investpouco em 25/3/2015apenas recuperam da queda, eu quando caí nao vendi nada, fui reforçando e agora começo a ter lucros...
Investpouco em 15/6/20152º reforço, nos 0,083 como longo....espero que vá tudo correr bem....
Investpouco em 7/10/2015or nem mais, os meus trades foram por achar que o preço do bcp estava muito barato, mas pronto fortes criticas foram feitas ao meu investimento entre os 0,05 e os 0,049...
Investpouco em 10/11/2015ordem de compra de reforço aos 0,0407, não arrisco mais acima.... acho o sistema muito incerto....
Como bem se pode ver estás a acumular apenas desde a casa dos 3 cêntimos... desculpa eu estar a inventar, nem sei como é que isso me pode passar pela cabeça?!![]()
![]()
Não me vais dizer outra vez que não és o Investpouco, pois não?NaoSei Escreveu:estou farto de te dizer isto....em acoes o meu investimento é 25% até aos 0,065... 45-50% até aos 0,03 e os restantes até aos 0,015.
apesar de o preço em acoes ser alto até aos 0,08....o nº de açoes q é o que estamos a falar.... é muitissimo maior cá embaixo, faz copy paste deste post e guarda nos teus ficheiros duma vez por todas. vez constantemente a indicar e até ja postei a imagem de ordens a valores cá embaixo....ainda vais continuar a falar de camioes lá em cima....é que se não cá embaixo são planetas inteiros...
Mas eu não disse que tinhas comprado mais ou menos a este ou aquele preço, apenas apenas disse que já acumulas títulos do BCP desde há muito tempo, desde valores bem acima dos 3 cêntimos!
tu és muito complicado jovem, eu nao vou entrar nestas picardias mais uma vez porque já foram aqui todos avisados.....
posições de 0,16 muitos em cfds de antes de acs com posicoes em que comprava aos 0,16 vendia os cfds aos 0,20 e 0,24..tu nao mostras esses posts?? com lucros brutais usava emas bolllingers etc etc etc..... com o lucro dos cfds comprava acoes que me ficavam de borla por usar os ganhos nos cfds.... pela milesima primeira vez Vê se páras com esta picardia aldrabosa
Chamo à atenção dos moderadores para este Artista que não pára de provocar.... e é por causa disto que o caldeirão está no que está.... vais buscar os posts das compras que te interessam mas os que apresentam vendas com lucros "tá quieto ó preto"
além do mais essas dos 0,16 que restaram deram direitos de 8,1 e mais uma vez te digo...... são 25% da minha carteira até aos 0,065.... até podia ter comprado 10 acções a 15 euros cada...que vinhas aqui colocar que eu tinha comprado um camião delas a 15 euros....
Não era meu objectivo criar mais confronto neste tópico já tão "agreste", a ideia era estabelecer uma comparação no tempo entre uma estratégia de acumulação em bear market e por exemplo, o investimento num ETF de risco relativamente baixo mas em bull market.
Penso que os traders mais inexperientes se deixam engolir pelo mercado, criando esta ilusão de que tudo o que cai muito, tem necessariamente de subir muito, pois está barato.
Apesar de tudo, acho que ninguém no seu perfeito juízo pode justificar a compra de um título descendente em TODOS os horizontes temporais num dos sectores mais frágeis de uma economia débil e anémica..Caramba, quantos bancos faliram em Portugal nos últimos 10 anos? Se vos dessem 1M de euros para investir em qualquer empresa do mundo vocês iam enfiar o dinheiro no BCP??
Já o disse algumas vezes aqui - existem centenas de títulos e produtos financeiros para investir com complexidade, risco e conjunturas diferentes para todos os gostos e "carteiras". Tenham paciência, deixem a emoção de lado pois não se ganha o euromilhões na bolsa de um dia para o outro.
Penso que os traders mais inexperientes se deixam engolir pelo mercado, criando esta ilusão de que tudo o que cai muito, tem necessariamente de subir muito, pois está barato.
Apesar de tudo, acho que ninguém no seu perfeito juízo pode justificar a compra de um título descendente em TODOS os horizontes temporais num dos sectores mais frágeis de uma economia débil e anémica..Caramba, quantos bancos faliram em Portugal nos últimos 10 anos? Se vos dessem 1M de euros para investir em qualquer empresa do mundo vocês iam enfiar o dinheiro no BCP??
Já o disse algumas vezes aqui - existem centenas de títulos e produtos financeiros para investir com complexidade, risco e conjunturas diferentes para todos os gostos e "carteiras". Tenham paciência, deixem a emoção de lado pois não se ganha o euromilhões na bolsa de um dia para o outro.
A Standard & Poor’s manteve o rating do BCP em "B+", com um "Outlook" positivo...
S&P: Entrada da Fosun não mexe no "rating" do BCP
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo
S&P: Entrada da Fosun não mexe no "rating" do BCP
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo
artista_ Escreveu:leão2 Escreveu:artista_ Escreveu:ventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
Eu é que invento?! tu contradizes o que disseste antes na mesma frase em que dizes que eu invento... afinal já tinhas acumulado a 6,5/8 cêntimos, quando antes falaste apenas na casa dos 3... sem palavras, mas não nos ficamos por aqui!
Serve para fazer pensar duas ou três vezes aqueles que acham que é fácil ganhar dinheiro usando uma estratégia daquele género... e também não gosto de mentiras, sobretudo tão descaradas![/quote]
Artista também te digo, não esperes que aqui no caldeiram te digam tudo aquilo que sentem.
- Registado: 15/6/2015 16:52
leão2 Escreveu:artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:não inventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
Serve para fazer pensar duas ou três vezes aqueles que acham que é fácil ganhar dinheiro usando uma estratégia daquele género... e também não gosto de mentiras, sobretudo tão descaradas!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:não inventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
NaoSei Escreveu:não inventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
Investpouco em 15/5/2014
mantenho as accoes de longo prazo, uma vez q grande parte delas foram compradas a 0,16, mantenho-me sem stop algum e assim que haja dinheiro reforço a minha posição.
Investpouco em 27/8/2014
feiticeir@,
as nossas entradas nos 0,087/0,088 terão que esperar mais um tanto.....
fomos cautelosos demais.....
vamos ver se lá volta, senao contento-me com a minha posicao actual.
Investpouco em 16/9/2014
mais um tiro que foi para o alvo......
compra a 0,101.
Investpouco em 16/10/2014
penso q se quebra os 0,07 pode ir aos 0,065.....penso q pode nao passar disso....
mas estou com receio.
Investpouco em 21/10/2014
Bcp a caminho dos 0,11x, tal como tinha indicado a uns posts atras, optima entrada nos 0,7x, agora resta subir o ultimo degrau antes da derradeira subida, espero que a pedra do degrau esteja segura (ou seja, espero que o bcp passe nos testes), pois se passar.....ainda bate os 0,12, porque nao tenho a menor duvida da surpresa dos resultados, é que vai alcançar para mim o breakeven ainda neste 3º trimestre e em ACUMULADO.
Investpouco em 28/1/2015
se nao disparar, e baixar dos 0,065 estarei lá para comprar.... pois acho que em termos fundamentais o banco vale muito mais do que 3.500.000.000 (3.5MM) nas accoes anteriores a AC cada uma valeria 0,18 e sem os 1,750m de cocos pagos.
Investpouco em 25/3/2015
apenas recuperam da queda, eu quando caí nao vendi nada, fui reforçando e agora começo a ter lucros...
Investpouco em 15/6/2015
2º reforço, nos 0,083 como longo....espero que vá tudo correr bem....
Investpouco em 7/10/2015
or nem mais, os meus trades foram por achar que o preço do bcp estava muito barato, mas pronto fortes criticas foram feitas ao meu investimento entre os 0,05 e os 0,049...
Investpouco em 10/11/2015
ordem de compra de reforço aos 0,0407, não arrisco mais acima.... acho o sistema muito incerto....
Como bem se pode ver estás a acumular apenas desde a casa dos 3 cêntimos... desculpa eu estar a inventar, nem sei como é que isso me pode passar pela cabeça?!

Não me vais dizer outra vez que não és o Investpouco, pois não?
NaoSei Escreveu:estou farto de te dizer isto....em acoes o meu investimento é 25% até aos 0,065... 45-50% até aos 0,03 e os restantes até aos 0,015.
apesar de o preço em acoes ser alto até aos 0,08....o nº de açoes q é o que estamos a falar.... é muitissimo maior cá embaixo, faz copy paste deste post e guarda nos teus ficheiros duma vez por todas. vez constantemente a indicar e até ja postei a imagem de ordens a valores cá embaixo....ainda vais continuar a falar de camioes lá em cima....é que se não cá embaixo são planetas inteiros...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
Ja diz o ditado: quem avisa amigo é.http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... s-?ref=Notícias no Minuto_outros
NaoSei Escreveu:Rango Escreveu:Rango Escreveu:Mais uma compra a 1,1843. Continuo a apostar num possível ressalto depois das recentes descidas.
Vendidas a 1,20, mais as que comprei ontem a 1,1861 e a 1,1862. Neste, momento, pelo menos até à assembleia de Dezembro, vai ser assim. Tentar ganhar pelo menos 1% ao dia.
isso dá para pagar as comissoes?
Dá... e dá para pagar os almoços e jantares da semana de quem não coma muito.

Rango Escreveu:Rango Escreveu:Mais uma compra a 1,1843. Continuo a apostar num possível ressalto depois das recentes descidas.
Vendidas a 1,20, mais as que comprei ontem a 1,1861 e a 1,1862. Neste, momento, pelo menos até à assembleia de Dezembro, vai ser assim. Tentar ganhar pelo menos 1% ao dia.
isso dá para pagar as comissoes?
Rango Escreveu:Mais uma compra a 1,1843. Continuo a apostar num possível ressalto depois das recentes descidas.
Rango Escreveu:Mais uma compra a 1,1843. Continuo a apostar num possível ressalto depois das recentes descidas.
eu coloquei hoje outra vez uma ordem de compra a 1,1101 de 2400 acoes mas desta vez só expira a dia 30 de novembro. ainda penso que lá consegue bater.....se nao conseguir é bom sinal.....se conseguir.....a minha servirá como suporte...

Mais uma compra a 1,1843. Continuo a apostar num possível ressalto depois das recentes descidas.
In "O Jornal Económico", em 23/11/2016:
«CGD: Conversão de CoCos e transferência da ParCaixa avançam primeiro, revela Mourinho Félix.
O Secretário de Estado reformulou o calendário da recapitalização da Caixa. "A administração continua a conduzir o processo de apuramento das imparidades e de avaliação das necessidades de capital com os auditores e em estreito contacto com o BdP, o BCE e a Comissão Europeia", disse o governante.
A administração da CGD iniciou também já os trabalhos de preparação da emissão de dívida subordinada e está já a iniciar contactos com potenciais investidores, revelou hoje o Secretário de Estado do Tesouro e Finanças no Fórum da Banca que se realizou no hotel Ritz em Lisboa.
“O processo de recapitalização consiste em duas fases. A primeira traduz-se num aumento de capital por transformação dos instrumentos híbridos, os chamados CoCos em capital, e pela transmissão da participação do Estado na Parcaixa para a Caixa Geral de Depósitos”, referiu Mourinho Félix.
“A segunda e última fase deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2017, com a apresentação das contas de 2016 incluindo as imparidades apuradas, a operação de emissão de dívida subordinada, e a injeção de fundos públicos até ao limite de 2.700 milhões de euros”, acrescenta.
Ao longo de todo este processo, o Governo tem também mantido contactos frequentes com o Banco de Portugal, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, revela.
“Todas estas instituições estão informadas do processo e dos seus calendários”, diz Ricardo Mourinho Felix.
“Com a conclusão da operação de recapitalização da CGD e a extensão da maturidade do empréstimo ao Fundo de Resolução o sistema financeiro português estará numa posição estável em termos de capital e poderá no ano de 2017 enfrentar com segurança o desafio de encontrar uma solução eficiente e geradora de valor para os ativos não produtivos dos bancos”, conclui o governante.».
«CGD: Conversão de CoCos e transferência da ParCaixa avançam primeiro, revela Mourinho Félix.
O Secretário de Estado reformulou o calendário da recapitalização da Caixa. "A administração continua a conduzir o processo de apuramento das imparidades e de avaliação das necessidades de capital com os auditores e em estreito contacto com o BdP, o BCE e a Comissão Europeia", disse o governante.
A administração da CGD iniciou também já os trabalhos de preparação da emissão de dívida subordinada e está já a iniciar contactos com potenciais investidores, revelou hoje o Secretário de Estado do Tesouro e Finanças no Fórum da Banca que se realizou no hotel Ritz em Lisboa.
“O processo de recapitalização consiste em duas fases. A primeira traduz-se num aumento de capital por transformação dos instrumentos híbridos, os chamados CoCos em capital, e pela transmissão da participação do Estado na Parcaixa para a Caixa Geral de Depósitos”, referiu Mourinho Félix.
“A segunda e última fase deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2017, com a apresentação das contas de 2016 incluindo as imparidades apuradas, a operação de emissão de dívida subordinada, e a injeção de fundos públicos até ao limite de 2.700 milhões de euros”, acrescenta.
Ao longo de todo este processo, o Governo tem também mantido contactos frequentes com o Banco de Portugal, o Banco Central Europeu e a Comissão Europeia, revela.
“Todas estas instituições estão informadas do processo e dos seus calendários”, diz Ricardo Mourinho Felix.
“Com a conclusão da operação de recapitalização da CGD e a extensão da maturidade do empréstimo ao Fundo de Resolução o sistema financeiro português estará numa posição estável em termos de capital e poderá no ano de 2017 enfrentar com segurança o desafio de encontrar uma solução eficiente e geradora de valor para os ativos não produtivos dos bancos”, conclui o governante.».
artista_ Escreveu:NaoSei Escreveu:Penaforte Escreveu:NaoSei, gostava de te colocar uma questão.. quando iniciaste a acumulação de acções do BCP?
com o objectivo de acumular foi desde a casa dos 0,03x (antigos). o primeiro objectivo foram o meio milhao e agora com a queda até aos 0,01x ( antigos) passei a ter o objectivo de 1 Milhao de acoes que nas acoes actuais será 13333. o excesso que adquirir será para venda a curto prazo, neste momento já tenho 12266.
Então e aquela história em que compravas a 8 depois a 7 e tal e aos 7 compravas o resto e ficavas com a totalidade da posição que querias?! Agora parece que só estás a acumular a partir da casa dos 3 cêntimos?!!![]()
![]()
E os "camiões delas" que compravas lá bem acima<?! enfim...
não inventes artista.....gosto pouco de ignorancias.... vou -te dizer pela milesima vez...espero que ponhas as orelhas no teclado desta vez.... mais acima tinha 120.000 acima de 0,08 e depois 170.000 aos 0,065 o que corresponde a uma formiga no meu investimento....
estou farto de te dizer isto....em acoes o meu investimento é 25% até aos 0,065... 45-50% até aos 0,03 e os restantes até aos 0,015.
O mercado olha para o BCP e o que vê? Vê um banco com rentabilidade negativa e com necessidade de mais capital, para pagar 750 milhões de euros de CoCo`s, ao Estado, e para limpar as contas do banco de mais imparidades e crédito malparado.
É isto que o mercado vê e por isso a cotação do BCP vai, certamente, descer. Enquanto o mercado tiver a perceção de que o banco precisa de ser capitalizado, ou seja, precisa de fazer aumento de capital, a cotação do BCP tenderá a descer.
O mercado já percebeu que a injeção de 175 milhões de euros no BCP, pela Fosun, não eliminou a necessidade de mais capital do BCP.
O BCP precisa de mais capital para poder reconhecer mais imparidades e crédito malparado, sem afetar os seus rácios financeiros.
No sistema bancário receia-se que o montante (5160 milhões de euros) com que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) será recapitalizada tenha sido calculado de modo a deixar a CGD com uma "folga" e que essa "folga" possa incentivar esta instituição bancária a reconhecer mais imparidades e crédito malparado.Isso pressionará outros bancos a reconhecer, também, mais imparidades e crédito malparado. Isto foi dito, salvo erro, pelo jornalista da SIC José Gomes Ferreira.
O BCP deveria resolver, de uma vez por todas, a sua necessidade de capital, aumentando o seu capital no montante necessário, de modo a inverter a tendência de evolução da sua cotação.
Isto ainda não foi feito porque o aumento de capital necessário para esse efeito, pulverizaria as atuais posições acionistas no capital social do banco e, por isso, os atuais acionistas resistem a permiti-lo, impedindo o Conselho de Administração do BCP de avançar nesse sentido.
Além disso, onde é que o banco iria buscar o dinheiro necessário à sua capitalização? Dos atuais principais acionistas a Fosun parece ser aquele que atualmente mostraria maior disponibilidade para acorrer a um aumento de capital, o que é pouco.
A Fosun não estará disposta, certamente, a adquirir uma parcela maior do capital social do BCP se isso não lhe conferir mais direitos de voto. Sendo, futuramente, aumentado o limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, a Fosun estaria disposta a reforçar a sua participação no BCP, até 30 % do capital social do BCP, mas esse reforço não injetaria no BCP o dinheiro necessário para o banco, além de pagar 750 milhões de euros de CoCo´s, ao Estado, poder limpar devidamente as suas contas de imparidades e de crédito malparado e convencer o mercado de que não necessitaria de mais capital.
A situação do BCP é, pois, complicada ...
O aspeto mais positivo da entrada da Fosun no capital social do BCP, já o escrevi no Fórum, não foi, propriamente, a injeção de 175 milhões de euros no BCP, mas sim o BCP ter passado a dispôr de um novo acionista capaz de futuramente continuar a participar na capitalização do banco.
É isto que o mercado vê e por isso a cotação do BCP vai, certamente, descer. Enquanto o mercado tiver a perceção de que o banco precisa de ser capitalizado, ou seja, precisa de fazer aumento de capital, a cotação do BCP tenderá a descer.
O mercado já percebeu que a injeção de 175 milhões de euros no BCP, pela Fosun, não eliminou a necessidade de mais capital do BCP.
O BCP precisa de mais capital para poder reconhecer mais imparidades e crédito malparado, sem afetar os seus rácios financeiros.
No sistema bancário receia-se que o montante (5160 milhões de euros) com que a Caixa Geral de Depósitos (CGD) será recapitalizada tenha sido calculado de modo a deixar a CGD com uma "folga" e que essa "folga" possa incentivar esta instituição bancária a reconhecer mais imparidades e crédito malparado.Isso pressionará outros bancos a reconhecer, também, mais imparidades e crédito malparado. Isto foi dito, salvo erro, pelo jornalista da SIC José Gomes Ferreira.
O BCP deveria resolver, de uma vez por todas, a sua necessidade de capital, aumentando o seu capital no montante necessário, de modo a inverter a tendência de evolução da sua cotação.
Isto ainda não foi feito porque o aumento de capital necessário para esse efeito, pulverizaria as atuais posições acionistas no capital social do banco e, por isso, os atuais acionistas resistem a permiti-lo, impedindo o Conselho de Administração do BCP de avançar nesse sentido.
Além disso, onde é que o banco iria buscar o dinheiro necessário à sua capitalização? Dos atuais principais acionistas a Fosun parece ser aquele que atualmente mostraria maior disponibilidade para acorrer a um aumento de capital, o que é pouco.
A Fosun não estará disposta, certamente, a adquirir uma parcela maior do capital social do BCP se isso não lhe conferir mais direitos de voto. Sendo, futuramente, aumentado o limite de direitos de voto, por acionista, de 20 % para 30 %, a Fosun estaria disposta a reforçar a sua participação no BCP, até 30 % do capital social do BCP, mas esse reforço não injetaria no BCP o dinheiro necessário para o banco, além de pagar 750 milhões de euros de CoCo´s, ao Estado, poder limpar devidamente as suas contas de imparidades e de crédito malparado e convencer o mercado de que não necessitaria de mais capital.
A situação do BCP é, pois, complicada ...
O aspeto mais positivo da entrada da Fosun no capital social do BCP, já o escrevi no Fórum, não foi, propriamente, a injeção de 175 milhões de euros no BCP, mas sim o BCP ter passado a dispôr de um novo acionista capaz de futuramente continuar a participar na capitalização do banco.
ALGACA Escreveu:http://blogues.publico.pt/tudomenoseconomia/2016/11/23/tapete-vermelho-estendido-a-fosun/
E, sabe-se, que embora o BCP só tenha 89 milhões de euros de crédito concedido a accionistas ou a empresas por eles controladas (vide p. 146 do Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016 desse banco), as regras bancárias em vigor na União Europeia permitem, em teoria, que a Fosun financie, mais tarde, pelo menos parte do seu investimento accionista no BCP com financiamento do próprio BCP.
Excelente artigo. A quote que pus em anexo é sem duvida o que me preocupa mais. Foi claro a posição da FOSUN na Fidelidade. Esperemos para ver
- Registado: 2/8/2016 19:35
- Registado: 21/10/2014 20:36
Completamente de acordo,,,,,,,
Tudo Menos Economia
Por Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral
Ricardo Cabral
23 de Novembro de 2016, 12:10
Por Ricardo Cabral 1 comentários
Tapete vermelho estendido à Fosun
A Fosun entrou, finalmente, na semana passada, no capital do Millennium BCP, pela porta grande e com um tapete vermelho estendido.
O Governo fez aprovar dois decretos e um acordo que parecem desenhados à medida da Fosun. De acordo com a imprensa, essas deliberações do Governo resultariam de condições impostas pela Fosun para entrar no capital do BCP:
Primeiro, o Governo, através do decreto lei nº 67/2016, de 23 de Setembro, facilitou uma operação de “fusão das acções”, a qual permitiu a redução do número de acções do Millennium BCP com o consequente aumento do preço por acção.
Segundo, o Governo chegou a um acordo com a banca para alterar as condições de financiamento do Fundo de Resolução, reduzindo a taxa de juro, dilatando o prazo de pagamento e assegurando que os bancos nunca terão de pagar montantes excessivos de juros relativos à dívida que foi imposta ao Fundo de Resolução para recapitalizar o Novo Banco. Na prática, esta alteração poderá vir a traduzir-se na transferência para a banca, por “doação” dos contribuintes, de um montante que, provavelmente, excederá os 130 milhões de euros por ano.
Terceiro, o Conselho de Ministros aprovou a 17 de Novembro um Decreto-Regulamentar que, segundo o Expresso, permite à Fosun avançar para o BCP “com mais conforto” porque – deduz-se – resulta em vantagens fiscais no tratamento de imparidades ao crédito, o que é, na prática, equivalente a transferências adicionais dos contribuintes para a banca, com custos para o erário público difíceis de quantificar.
A Fosun ainda espera outra decisão do Governo, mas esta não relacionada com o Millennium BCP. A Fidelidade, empresa em que a Fosun detém uma posição accionista de 85%, fez um “pedido de estatuto de empresa em reestruturação feito ao Ministério do Trabalho …para que os trabalhadores que aceitem sair dessa empresa nos próximos anos em rescisão amigável possam aceder ao subsídio de desemprego.” Note-se: a Fidelidade, que obteve lucros de 286 milhões de euros em 2015, contribui com 22% dos lucros consolidados do grupo Fosun, segundo o Jornal de Negócios e o Relatório e Contas do grupo.
Porquê tanto “esforço” do Governo para acolher a Fosun? Este é um grupo empresarial que não impressionou favoravelmente com o seu investimento na Fidelidade, ao recuperar quase imediatamente, através de empréstimos e outras aplicações, mais fundos do que pagou pela própria Fidelidade, na prática, adquirindo a Fidelidade com as disponibilidades líquidas desta. E, sabe-se, que embora o BCP só tenha 89 milhões de euros de crédito concedido a accionistas ou a empresas por eles controladas (vide p. 146 do Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016 desse banco), as regras bancárias em vigor na União Europeia permitem, em teoria, que a Fosun financie, mais tarde, pelo menos parte do seu investimento accionista no BCP com financiamento do próprio BCP.
Afigura-se que o Governo toma estas medidas em benefício da Fosun, porque está preocupado com o Millennium BCP, mais concretamente, com as regras da União Bancária e a ameaça subliminar de aplicação da medida de resolução bancária e do “bail-in” de depósitos ao banco. O acordo firmado em 2012 com a Comissão Europeia previa que o BCP devolvesse todo o empréstimo do Estado (3000 milhões de euros de empréstimo subordinados, “CoCos”) até Junho de 2017. Ora falta ao BCP devolver 750 milhões de euros desses “CoCos”, numa reprise do que ocorreu com o Banif (relembro que a Comissão Europeia exigia ao Banif a devolução da ajuda estatal, ou em alternativa, ser liquidado ou resolvido). E o BCP, à semelhança do Banif, parece ser incapaz de devolver esses fundos por meios próprios, sem injecções de capital adicionais. Uma análise dos respectivos balanços sugere, aliás, que o Novo Banco está numa posição financeira muito mais robusta do que o Millennium BCP…
Tudo Menos Economia
Por Bagão Félix, Francisco Louçã e Ricardo Cabral
Ricardo Cabral
23 de Novembro de 2016, 12:10
Por Ricardo Cabral 1 comentários
Tapete vermelho estendido à Fosun
A Fosun entrou, finalmente, na semana passada, no capital do Millennium BCP, pela porta grande e com um tapete vermelho estendido.
O Governo fez aprovar dois decretos e um acordo que parecem desenhados à medida da Fosun. De acordo com a imprensa, essas deliberações do Governo resultariam de condições impostas pela Fosun para entrar no capital do BCP:
Primeiro, o Governo, através do decreto lei nº 67/2016, de 23 de Setembro, facilitou uma operação de “fusão das acções”, a qual permitiu a redução do número de acções do Millennium BCP com o consequente aumento do preço por acção.
Segundo, o Governo chegou a um acordo com a banca para alterar as condições de financiamento do Fundo de Resolução, reduzindo a taxa de juro, dilatando o prazo de pagamento e assegurando que os bancos nunca terão de pagar montantes excessivos de juros relativos à dívida que foi imposta ao Fundo de Resolução para recapitalizar o Novo Banco. Na prática, esta alteração poderá vir a traduzir-se na transferência para a banca, por “doação” dos contribuintes, de um montante que, provavelmente, excederá os 130 milhões de euros por ano.
Terceiro, o Conselho de Ministros aprovou a 17 de Novembro um Decreto-Regulamentar que, segundo o Expresso, permite à Fosun avançar para o BCP “com mais conforto” porque – deduz-se – resulta em vantagens fiscais no tratamento de imparidades ao crédito, o que é, na prática, equivalente a transferências adicionais dos contribuintes para a banca, com custos para o erário público difíceis de quantificar.
A Fosun ainda espera outra decisão do Governo, mas esta não relacionada com o Millennium BCP. A Fidelidade, empresa em que a Fosun detém uma posição accionista de 85%, fez um “pedido de estatuto de empresa em reestruturação feito ao Ministério do Trabalho …para que os trabalhadores que aceitem sair dessa empresa nos próximos anos em rescisão amigável possam aceder ao subsídio de desemprego.” Note-se: a Fidelidade, que obteve lucros de 286 milhões de euros em 2015, contribui com 22% dos lucros consolidados do grupo Fosun, segundo o Jornal de Negócios e o Relatório e Contas do grupo.
Porquê tanto “esforço” do Governo para acolher a Fosun? Este é um grupo empresarial que não impressionou favoravelmente com o seu investimento na Fidelidade, ao recuperar quase imediatamente, através de empréstimos e outras aplicações, mais fundos do que pagou pela própria Fidelidade, na prática, adquirindo a Fidelidade com as disponibilidades líquidas desta. E, sabe-se, que embora o BCP só tenha 89 milhões de euros de crédito concedido a accionistas ou a empresas por eles controladas (vide p. 146 do Relatório e Contas do primeiro semestre de 2016 desse banco), as regras bancárias em vigor na União Europeia permitem, em teoria, que a Fosun financie, mais tarde, pelo menos parte do seu investimento accionista no BCP com financiamento do próprio BCP.
Afigura-se que o Governo toma estas medidas em benefício da Fosun, porque está preocupado com o Millennium BCP, mais concretamente, com as regras da União Bancária e a ameaça subliminar de aplicação da medida de resolução bancária e do “bail-in” de depósitos ao banco. O acordo firmado em 2012 com a Comissão Europeia previa que o BCP devolvesse todo o empréstimo do Estado (3000 milhões de euros de empréstimo subordinados, “CoCos”) até Junho de 2017. Ora falta ao BCP devolver 750 milhões de euros desses “CoCos”, numa reprise do que ocorreu com o Banif (relembro que a Comissão Europeia exigia ao Banif a devolução da ajuda estatal, ou em alternativa, ser liquidado ou resolvido). E o BCP, à semelhança do Banif, parece ser incapaz de devolver esses fundos por meios próprios, sem injecções de capital adicionais. Uma análise dos respectivos balanços sugere, aliás, que o Novo Banco está numa posição financeira muito mais robusta do que o Millennium BCP…
- Registado: 21/10/2014 20:36
NaoSei Escreveu:Penaforte Escreveu:NaoSei, gostava de te colocar uma questão.. quando iniciaste a acumulação de acções do BCP?
com o objectivo de acumular foi desde a casa dos 0,03x (antigos). o primeiro objectivo foram o meio milhao e agora com a queda até aos 0,01x ( antigos) passei a ter o objectivo de 1 Milhao de acoes que nas acoes actuais será 13333. o excesso que adquirir será para venda a curto prazo, neste momento já tenho 12266.
Então e aquela história em que compravas a 8 depois a 7 e tal e aos 7 compravas o resto e ficavas com a totalidade da posição que querias?! Agora parece que só estás a acumular a partir da casa dos 3 cêntimos?!!

OIL2016 Escreveu:Daqui a alguns dias até os chinocas estão a levar no pêlo 1,108 -1,175= 0,0675 que faltam, sem desconto ou com desconto...![]()
-Hoje baixei a minha ordem de compra activa €1,07 até 18 de dezembro.
BN
O que é que isso interessa ao fórum?
1-matemática errada
2-sem qualquer fundamento ou análise técnica, dizer 1,07 em 18 dezembro é o mesmo que dizer 0,8 a 1 de abril
3-do nada apareces, depois de uma queda e ressalto, sempre com "generosas mais valias" nesta e noutras. Curioso que em nenhuma alguma vez perdes. Lol
Basicamente so partilhas pseudo-ganhos sem qq estratégia relativa ao negócio. Exactamente o que não se quer ler.
- Registado: 4/9/2015 12:25
Daqui a alguns dias até os chinocas estão a levar no pêlo 1,108 -1,175= 0,0675 que faltam, sem desconto ou com desconto...
BN

BN
In Negócios, em 23/11/2016:
«Marcelo: “Estamos longe do termo da consolidação do sistema financeiro”.
O Presidente da República falou dos vários obstáculos que foram ultrapassados nos últimos meses na banca. Um processo que avançou, mas que está longe de estar concluído.
Na abertura da Grande Conferência 2016 do Negócios, Marcelo Rebelo de Sousa elencou as sucessivas crises vividas pelo sistema financeiro nacional. Sem nunca nomear os nomes das instituições, passou em revista a falência do BES, Banif e a necessidade de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
"Estamos longe do termo da consolidação do sistema financeiro – faltam alguns meses -, mas o caminho foi sendo feito", afirmou. "Também aqui, foi sendo delineado um consenso de regime mais por consenso tácito do que por aceitação. As várias forças políticas aceitaram a premência do problema."
O Presidente disse também não entender aqueles que o criticaram por estar demasiado envolvido nestas questões relacionadas com a banca, que o governante elege como o principal problema económico e financeiro do país.
"Algum Presidente consciente poderia manter-se alheio ao principal problema económico-financeiro português? Poderia não dar o seu contributo para a resolução do problema? Seria uma irresponsabilidade".
Marcelo enquadra o problema, com outras dificuldades que o país enfrenta, como a fraca poupança e a elevada dívida pública. "Temos o fim da consolidação do sistema financeiro, que é uma luta – e em cada esquina encontramos uma idiossincrasia nacional."
António Costa, recentemente, tinha dado a entender que a consolidação do sistema bancário português estaria praticamente concluída até final do ano. Entretanto, a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos resvalou para o próximo ano e a venda do Novo Banco foi adiada, também, para o próximo ano.
Salve-se o otimismo sorridente do nosso primeiro-ministro ...
«Marcelo: “Estamos longe do termo da consolidação do sistema financeiro”.
O Presidente da República falou dos vários obstáculos que foram ultrapassados nos últimos meses na banca. Um processo que avançou, mas que está longe de estar concluído.
Na abertura da Grande Conferência 2016 do Negócios, Marcelo Rebelo de Sousa elencou as sucessivas crises vividas pelo sistema financeiro nacional. Sem nunca nomear os nomes das instituições, passou em revista a falência do BES, Banif e a necessidade de recapitalização da Caixa Geral de Depósitos.
"Estamos longe do termo da consolidação do sistema financeiro – faltam alguns meses -, mas o caminho foi sendo feito", afirmou. "Também aqui, foi sendo delineado um consenso de regime mais por consenso tácito do que por aceitação. As várias forças políticas aceitaram a premência do problema."
O Presidente disse também não entender aqueles que o criticaram por estar demasiado envolvido nestas questões relacionadas com a banca, que o governante elege como o principal problema económico e financeiro do país.
"Algum Presidente consciente poderia manter-se alheio ao principal problema económico-financeiro português? Poderia não dar o seu contributo para a resolução do problema? Seria uma irresponsabilidade".
Marcelo enquadra o problema, com outras dificuldades que o país enfrenta, como a fraca poupança e a elevada dívida pública. "Temos o fim da consolidação do sistema financeiro, que é uma luta – e em cada esquina encontramos uma idiossincrasia nacional."
António Costa, recentemente, tinha dado a entender que a consolidação do sistema bancário português estaria praticamente concluída até final do ano. Entretanto, a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos resvalou para o próximo ano e a venda do Novo Banco foi adiada, também, para o próximo ano.
Salve-se o otimismo sorridente do nosso primeiro-ministro ...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google Adsense [Bot], icemetal, Jonas74, Luzemburg, Manchini888, Masim , OCTAMA, PacoNasssa, Pmart 1, xeidafome e 256 visitantes