Viver de rendimentos
Re: Viver de rendimentos
Também da Yahoo! Finance, dois vídeos interessantes para o tópico:
30 Days to Financial Health
http://finance.yahoo.com/video/playlist ... 07309.html
Daily Habits of the Wealthy
http://finance.yahoo.com/video/playlist ... 17455.html
30 Days to Financial Health
http://finance.yahoo.com/video/playlist ... 07309.html
Daily Habits of the Wealthy
http://finance.yahoo.com/video/playlist ... 17455.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Não acredito na inflação. No retalho há preços que subiram, mas também houve muitos produtos que desceram. É muito mais dinamico que uma simples percentagem No final do ano. Há 8 anos jantavam "fora" por 6,5 euros? Compravam uma t-shirt razoável por 3,5 euros? Pelo facto de ter havido crise, muito comercio faz descontos, colocam preços com margens inferiores, por aí fora. . . . .
Na Europa o aceso ao dinheiro é muito mais controlado que nos States. Lá a inflação está realmente presente por causa de carradas de dinheiro largado na economia. Os preços assim podem subir. Facilmente se pode por um curso a custar 90000 dólares porque facilmente também se acede a um credito para pagar o mesmo. Não é preciso fazer descontos para cativar mais alunos. Eles conseguem o dinheiro facilmente para ir estudar. Logo os preços teem espaço para ir subindo. Felizmente cá não é assim.
Eu ainda bebo café a 45 cêntimos, e como bolos populares também a 45 centimos. Onde é que há inflação?
Se hoje são 800000 a 3%, daqui a um ano podem ser 804000 a3%
Na Europa o aceso ao dinheiro é muito mais controlado que nos States. Lá a inflação está realmente presente por causa de carradas de dinheiro largado na economia. Os preços assim podem subir. Facilmente se pode por um curso a custar 90000 dólares porque facilmente também se acede a um credito para pagar o mesmo. Não é preciso fazer descontos para cativar mais alunos. Eles conseguem o dinheiro facilmente para ir estudar. Logo os preços teem espaço para ir subindo. Felizmente cá não é assim.
Eu ainda bebo café a 45 cêntimos, e como bolos populares também a 45 centimos. Onde é que há inflação?
Se hoje são 800000 a 3%, daqui a um ano podem ser 804000 a3%
- Registado: 10/7/2013 21:39
sergix Escreveu:<iframe width="624" height="351" scrolling="no" frameborder="0" src="http://finance.yahoo.com/video/playlist/financially-fit/retired-30-144216321.html?format=embed&player_autoplay=false"></iframe>

É melhor colocar o link para o video:
http://finance.yahoo.com/video/playlist ... 16321.html
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Editado pela última vez por sergix em 23/7/2013 23:41, num total de 1 vez.
Não esquecer do grande inimigo do dinheiro, a inflação.
Esta diminui muito o poder de compra, se hoje se tira 3% de um Depósito, a taxa real será apenas de 1%
cps
Esta diminui muito o poder de compra, se hoje se tira 3% de um Depósito, a taxa real será apenas de 1%
cps
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
cada um sabe de si, mas acho o valor que referiste (2k/mês) algo decente
sem querer melindrar ninguém mas se tivesse de viver com 7k por ano acho que seria muito, mas mesmo muito, infeliz...
sem querer melindrar ninguém mas se tivesse de viver com 7k por ano acho que seria muito, mas mesmo muito, infeliz...
“Buy high, sell higher...”.
mas seria a única maneira de ter a cabeça descansada. ate poderia esticar para os 600.000 a 3,5 líquidos. se pensam que 100.000 ou 200.000 chega para reformar antecipadamente, e ter uma vida minimamente confortável, investindo em produtos com um pouco mais de volatilidade, basta acontecer uma vez, num período praí de 35 anos, em que precisem de algum dinheiro, seja porque razão for, saude principalmente, e os mercados estejam em baixo, e perdem facilmente um terço dos vossos investimentos.
eu não quero esse risco
isso e o facto de, atualmente, ter que usar os juros e valorizações das aplicações para pagar os vários imis/condomínios/luz/agua. . . . que foram herdados
eu não quero esse risco
isso e o facto de, atualmente, ter que usar os juros e valorizações das aplicações para pagar os vários imis/condomínios/luz/agua. . . . que foram herdados
Brunomanco Escreveu:o meu objectivo pa me retirar "mais cedo que o normal" é simples: ter 800.000 euros a ganhar 3% líquidos ao ano. Dá 2000 euros/mês, cobre os meus gastos atuais e ainda da pa poupar um poco. e 3% liquidos consegue-se bem com produtos de taxa fixa com baixo risco. isso e o tal quintal, uma saca de sementes
800 mil a ganhar 3% ano muito seguro mas pouco ambicioso
Apesar de tudo a terra gira
o meu objectivo pa me retirar "mais cedo que o normal" é simples: ter 800.000 euros a ganhar 3% líquidos ao ano. Dá 2000 euros/mês, cobre os meus gastos atuais e ainda da pa poupar um poco. e 3% liquidos consegue-se bem com produtos de taxa fixa com baixo risco. isso e o tal quintal, uma saca de sementes
Sr_SNiper Escreveu:frugal Escreveu:Depende da idade de retirada mas 100 meses é muito pouco. É melhor triplicares.
Se a retirada for aos 40, faltam 50 para morrer.
Provavelmente quando tiveres idade avançada não tens a vontade de viajar que tens agora.
cps
isso depedende do teu estilo de vida. Como para mim a poupança não é um fim em si mesmo, aproveito o que a vida tem de bom para me dar.
Se fizesse a vida que este tópico demonstra que é quase só comer, dormir e trabalhar ( com 7k por ano não vejo que muito mais se possa fazer ) teria uma independencia muito superior à atual.
Penso exactamente como tu. Quando falas que pensas ter 60 meses de despesas de parte, significa que a verba desses 60 meses colocas em activos financeiros seguros e líquidos? (Ex.: depósitos cobertos, papel comercial, obrigações de prazos curtos/intermédios de países AAA?)
Eu penso fazer o seguinte: Poupar até obter 36 meses de despesas (fundo de emergência) e depois colocá-los em activos como os acima descritos.
Depois todo o dinheiro que poupar e quiser guardar para o futuro, será para aplicar em Acções (ETF) ou obrigações com mais risco/retorno expectável.
Todos os anos actualizo o fundo de emergência, se assim for necessário, de modo a assegurar permanentemente os 36 meses.
ruizzz Escreveu:Bom plano!
Eu pessoalmente tenho um valor de poupanca o qual gostaria de atingir, e que equivale à despesa que eu suponho necessária para fazer frente a eventuais problemas de saúde meus ou dos meus familiares mais proximos. Como também ainda não tenho filhos, sei que ter umas poupancas de lado, poderá aumentar a qualidade de vida de eventuais filhos que venha a ter.
Outra questão interessante é se existe um limite para a poupanca, isto é, haverá um valor que uma vez atingido equivale a deixar de haver a necessidade de fazer poupanca? Ou a filosofia "quanto mais melhor" é a que ganha?
é uma boa pergunta
tem de se atingir um equilíbrio que é difícil porque quem poupa tem dificuldade em gastar
cump
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
frugal Escreveu:Depende da idade de retirada mas 100 meses é muito pouco. É melhor triplicares.
Provavelmente quando tiveres idade avançada não tens a vontade de viajar que tens agora.
cps
isso depedende do teu estilo de vida. Como para mim a poupança não é um fim em si mesmo, aproveito o que a vida tem de bom para me dar.
Se fizesse a vida que este tópico demonstra que é quase só comer, dormir e trabalhar ( com 7k por ano não vejo que muito mais se possa fazer ) teria uma independencia muito superior à atual.
Lose your opinion, not your money
Bom plano! 
Eu pessoalmente tenho um valor de poupanca o qual gostaria de atingir, e que equivale à despesa que eu suponho necessária para fazer frente a eventuais problemas de saúde meus ou dos meus familiares mais proximos. Como também ainda não tenho filhos, sei que ter umas poupancas de lado, poderá aumentar a qualidade de vida de eventuais filhos que venha a ter.
Outra questão interessante é se existe um limite para a poupanca, isto é, haverá um valor que uma vez atingido equivale a deixar de haver a necessidade de fazer poupanca? Ou a filosofia "quanto mais melhor" é a que ganha?

- Registado: 29/11/2007 13:01
Depende da idade de retirada mas 100 meses é muito pouco. É melhor triplicares.
cps
cps
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
A principal razão é dormir descansado e não acordar sobressaltado a meio da noite a pensar, " Se amanha for despedido vou morrer de fome ". Isso dá-me mais prazer que o consumo imediato de bens.
Depois pretendo, quando me reformar, independentemente da reforma que tiver,quero comprar uma autocaravana, ou andar de hotel em hotel e passar o resto da vida a viajar pelo mundo.
Depois pretendo, quando me reformar, independentemente da reforma que tiver,quero comprar uma autocaravana, ou andar de hotel em hotel e passar o resto da vida a viajar pelo mundo.
Sr_SNiper Escreveu:O objetivo passa para este ano acabar o ano com 60 meses e em 2015/2016 conseguir 100 meses de independencia financeira.
Mas o objectivo é reformares-te 100 meses mais cedo ou apenas usas a unidade "meses de independencia financeira" como referencia sem qualquer plano concreto?
Pergunto pois penso que a poupanca tem diferentes retornos a nivel pessoal. Há quem realmente poupe para antecipar a reforma ou para realizar qq outro sonho, isto é, com o objectivo de gastar/aplicar esse mesmo dinheiro mais tarde, ou os outros que poupam pelo objectivo primordial de acumular riqueza sem qualquer objectivo ainda definido.
São motivacoes diferentes e diria que razões culturais e historicas influenciam bastante a forma como se poupa.
Reiposto Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Reiposto Escreveu:isso é uma esperança de acumular mais 20 meses ano olha que as Obrigações já não estão com rentabilidades assim tão altas não é melhor repensares isso para valores mais reais
Não invisto apenas em obrigações, tenho posições no ouro e CFD´s sobre índices. mas a maior aprte são efetivamente obrigações com cupão médio de 7% ano.
Poderia conseguir mais rapidamente, mas nao abdico do meu estilo de vida, que também não é nada de mais, mas gosto de ter os meus poucos gastos superfulos.
Posições no ouro em ETFs?
E acho muito bem que não se abdique de tudo pk se não para que serve ter dinheiro, eu em cada investimento que faço com lucros tenho sempre em conta uma percentagem para gastar seja no que for viagens etc etc, quando tenho perdas olha bebo uns whisky
Exatamente como eu

Quando tenho lucros, gasto sempre uma parte comigo, este ano foi uma viagem à Croácia/Eslovénia e Bosnia feita o mês passado. A poupança não é um fim em si mesmo.
Quando perco valores relevantes, bebo um beirão com 3 pedras de gelo

Sr_SNiper Escreveu:Reiposto Escreveu:isso é uma esperança de acumular mais 20 meses ano olha que as Obrigações já não estão com rentabilidades assim tão altas não é melhor repensares isso para valores mais reais
Não invisto apenas em obrigações, tenho posições no ouro e CFD´s sobre índices. mas a maior aprte são efetivamente obrigações com cupão médio de 7% ano.
Poderia conseguir mais rapidamente, mas nao abdico do meu estilo de vida, que também não é nada de mais, mas gosto de ter os meus poucos gastos superfulos.
Posições no ouro em ETFs?
E acho muito bem que não se abdique de tudo pk se não para que serve ter dinheiro, eu em cada investimento que faço com lucros tenho sempre em conta uma percentagem para gastar seja no que for viagens etc etc, quando tenho perdas olha bebo uns whisky

Reiposto Escreveu:isso é uma esperança de acumular mais 20 meses ano olha que as Obrigações já não estão com rentabilidades assim tão altas não é melhor repensares isso para valores mais reais
O valor não vem só da especulação financeira.
Todos os meses poupo cerca de 50% do ordenado o que dá só por si, 6 meses/ano. COnto com uma promoção para 2014 o que aumentará essa poupança.
Não são 20 meses anos, até ao final de 2016, faltam mais de 3 anos. 2015 é a versão optimista, mas se for em 2016 está dentro do plano. No inicio de 2013 estava em 54 meses, neste momento está em 59 meses.
isso é uma esperança de acumular mais 20 meses ano olha que as Obrigações já não estão com rentabilidades assim tão altas não é melhor repensares isso para valores mais reais 

Eu também penso um pouco como os foristas destes tópico, contudo o objetivo para já é aumentar a minha independencia financeira.
Comecei a trabalhar do Mcdonalds quando estava na faculdade para poder pagas as minhas despesas, se tivresse pais com papel não seria necessário, felizmente os meus pais deram-me a cana de pesca e não peixei e neste momento ( já deixei o Mcdonalds à muito ) tenho uma independencia financeira de 54 meses, ou seja poderia estar 54 meses a receber zero euros por mês e a ter as mesmas despesas de sempre.
O objetivo passa para este ano acabar o ano com 60 meses e em 2015/2016 conseguir 100 meses de independencia financeira.
Contudo a poupançar em si não é um objetivo, mas sim um meio. Nunca poderia viver com 7k por ano e ser feliz, não preciso de muito, mas preciso de um café numa esplanada, de um jornal, de um caipirão aqui e ali e de passear pelo mundo.
Comecei a trabalhar do Mcdonalds quando estava na faculdade para poder pagas as minhas despesas, se tivresse pais com papel não seria necessário, felizmente os meus pais deram-me a cana de pesca e não peixei e neste momento ( já deixei o Mcdonalds à muito ) tenho uma independencia financeira de 54 meses, ou seja poderia estar 54 meses a receber zero euros por mês e a ter as mesmas despesas de sempre.
O objetivo passa para este ano acabar o ano com 60 meses e em 2015/2016 conseguir 100 meses de independencia financeira.
Contudo a poupançar em si não é um objetivo, mas sim um meio. Nunca poderia viver com 7k por ano e ser feliz, não preciso de muito, mas preciso de um café numa esplanada, de um jornal, de um caipirão aqui e ali e de passear pelo mundo.
Sergix,
Dei uma olhadela nos teus posts e no teu excel de despesas. Parece-me que estás essencialmente preocupado em produzir uma boa média ao ano de despesa, indicador que por ventura, a meu ver, não é o mais vantajoso. Porque é que escolheste este indicador?
Repescando o assunto deste topico, penso que o objectivo para qualquer plano a longo prazo é o bem-estar, e não a poupanca per se. Dependendo das personalidades e estilos de vida de cada um, para muitos o bem-estar significa ter uma boa poupanca para que se sintam mais confortáveis ao longo da vida (ou reformarem-se mais cedo), para outros poderá ser por exemplo viajar ou então ter uma boa coleccao de automoveis!
Em termos objectivos, fazermos um racionamento das nossas despesas (ou privarmo-nos delas) para efeitos de poupanca ou luxuria (visto como desperdicio para muitos) tem os mesmos efeitos práticos, apesar de serem julgados em campos opostos do ponto de vista moral. A poupanca quando tornada obsessão acaba por privar o individuo do seu bem-estar o que subverte o objectivo inicial do projecto.
Uma folha de excel com a anotacao das nossas despesas é bastante importante para nos conhecermos enquanto consumidores e identificarmos áreas que gostariamos de cortar e outras que gostariamos de ter mais folga. Como tal, aconselho uma folha de excel com algum detalhe em relacao às despesas e com consequentes balancos trimestrais, semestrais ou anuais. Com uma boa quantidade de dados recolhidos, será fácil tirar conclusöes do estilo "Se levar o almoco para o trabalho, poupo 500 euros por ano", "Vale a pena ter carro e gastar 2000 euros por ano? Quais as alternativas?", "Será que quero gastar 1 500 euros com saídas à noite?", "Gostava de viajar mais, mas de onde posso desviar fundos do meu orcamento?".
Nós enquanto humanos temos memória curta e temos dificuldades em nos situarmos a longo prazo e como tal nada melhor que analisarmos os nossos proprios dados!
Boa sorte com as poupancas!
Dei uma olhadela nos teus posts e no teu excel de despesas. Parece-me que estás essencialmente preocupado em produzir uma boa média ao ano de despesa, indicador que por ventura, a meu ver, não é o mais vantajoso. Porque é que escolheste este indicador?
Repescando o assunto deste topico, penso que o objectivo para qualquer plano a longo prazo é o bem-estar, e não a poupanca per se. Dependendo das personalidades e estilos de vida de cada um, para muitos o bem-estar significa ter uma boa poupanca para que se sintam mais confortáveis ao longo da vida (ou reformarem-se mais cedo), para outros poderá ser por exemplo viajar ou então ter uma boa coleccao de automoveis!
Em termos objectivos, fazermos um racionamento das nossas despesas (ou privarmo-nos delas) para efeitos de poupanca ou luxuria (visto como desperdicio para muitos) tem os mesmos efeitos práticos, apesar de serem julgados em campos opostos do ponto de vista moral. A poupanca quando tornada obsessão acaba por privar o individuo do seu bem-estar o que subverte o objectivo inicial do projecto.
Uma folha de excel com a anotacao das nossas despesas é bastante importante para nos conhecermos enquanto consumidores e identificarmos áreas que gostariamos de cortar e outras que gostariamos de ter mais folga. Como tal, aconselho uma folha de excel com algum detalhe em relacao às despesas e com consequentes balancos trimestrais, semestrais ou anuais. Com uma boa quantidade de dados recolhidos, será fácil tirar conclusöes do estilo "Se levar o almoco para o trabalho, poupo 500 euros por ano", "Vale a pena ter carro e gastar 2000 euros por ano? Quais as alternativas?", "Será que quero gastar 1 500 euros com saídas à noite?", "Gostava de viajar mais, mas de onde posso desviar fundos do meu orcamento?".
Nós enquanto humanos temos memória curta e temos dificuldades em nos situarmos a longo prazo e como tal nada melhor que analisarmos os nossos proprios dados!

Boa sorte com as poupancas!
a mulher também tem de ser frugal, não pode ser só um, se não não há orçamento que chegue.
não te esqueças de considerar as despesas com mulher e filhos
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
sou engenheiro com 32 feitos nem à um mês