Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portugal Telecom - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/1/2015 3:32

bininho, porquê 0,4? Não te esqueças que, no Caldeirão, todas as opiniões têm que ser acompanhadas de argumentos.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bininho » 28/1/2015 1:37

Depois das estrondosas descidas nas 2 últimas sessões, preparem-se amanhã para mais um trambolhão... rumo aos 0,40€!
Esta acção de elevado risco, sem dividendos e sempre pendente da OI não interessa nem "ao menino Jesus".
Entrei a 0,60 (antes da venda) e saí hoje a 0,74 e não quero mais nada com estes tipos.

Registado: 29/11/2007 2:16

por Malfazejo » 27/1/2015 21:14

Realmente é preciso ter paciência...
Esta "empresa" não deveria estar denominada como está.
É fácil perceber porquê mas a incompetência (na melhor das hipóteses) de quem manda é notória e atroz. Quiçá, será propositada para os incautos ou mais distraídos... Tem-se visto aqui algumas pessoas que compram uma coisa a pensar noutra. :wall:
Quanto às pessoas que delinearam o destino a que ela chegou... só me ocorre uma palavra. Cadeia.
Cadeia, na melhor das hipóteses.

Adiante.
A PT SGPS no PSI, ou noutro lado qualquer, que se lixe. O que interessa mesmo é a OI.

Não esquecer que: Os negócios no Brasil têm corrido bem para o nosso lado...
O Pinto da TAP fez um bestial, ao comprar a empresa de lá de que foi presidente ou coisa do género... :wall:

Mas o Malfazejo sou eu. Certo?
"Não há Bem que sempre dure, nem Mal que nunca acabe."

Malfazejo

Registado: 22/2/2006 21:12

por Pedro André » 27/1/2015 20:08

Artista Romeno Escreveu:
Pedro André Escreveu:Boa tarde,

Peço desculpa pelo desconhecimento, se houver uma opa à OI ou a futura empresa, qual poderia ser a oferta em euros mais ou menos, alguém sabe?

Tenho PT a 3,05€.

Obrigado.

Respondendo aos 2

2- o que sei é que estas todo entalado 3,05, a pt vale em OI 45 centimos nos rácio de troca... como diria outro puto nem viste no filme que tás metido :mrgreen: nem que a OI seja levada pela tim pelo dobro da cotação atual tás todo frito, a meu ver a TIM vai deixar a OI em banho maria mais até 1 ano para oferecer menos.... nessa altura a venda será inevitável :oh: mas quem é que foi ter pt desde os 3.05 euros é preciso ser muito artista

O meu mal é que eu na altura não sabia que havia muitos artistas dentro das empresas portuguesas. A esperança é a última que morre...

Registado: 1/2/2013 1:52

Re: Portugal Telecom - Tópico Geral " uma opinião "

por Aqui_Vale » 27/1/2015 19:18

No dia 23, passado, eu via a PT duma maneira, hoje vejo assim. 8-)

Aqui vai o boneco acabado de criar.
Nota: de manhã entreguei toda a PT.

CumPrim/
valeaquilino
Anexos
PT.27.png
PT.27.png (45.94 KiB) Visualizado 7172 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por Optimiza » 27/1/2015 19:03

Artista Romeno Escreveu:O perseu está completamente aprisionado ao sindrome de ESTOCOLMO :lol: 36mm de usd numa empresa que tem um ebitda que em usd sem a PT anda pelos 2,3-2,4mm e uma dívida liquida de mais de 30mm de reais ou 11,6mm usd isto dá um EV de 20 x o EBITDA :mrgreen: ou seja 4x o multiplo da TIM assim é que é falar.... eu só gostava de perceber é se este discurso é para conforto moral, um ato de negação ou um verdadeiro atestado de estupidez aos demais, não sendo de excluir que seja os 3 juntos :shock:

* do perseu e do tipo do SA obviamente..... :oh: :wall:

Boa tarde Artista, tratou-se apenas da divulgação de uma análise consistente do seeking alpha. Respeito as tuas análises, mas neste caso pela tua abordagem deduzo que te sentes mais informado e competente do que este analista (e nesse caso a OI virá a valer zero), ou não consegues analisar o valor intrínseco da OI (e nesse caso, a OI poderá ter um valor de venda/avaliação para fusão bastante superior ao actual) .

Divulguei uma análise do seeking alpha que é consistente. Sobre a dívida líquida os nºs que indicas estão correctos, já sobre o EBITDA, o incompleto exercício de 2014 enferma de provisões adicionais, incomparáveis com 2013, e de 1 correcção contabilística (o próprio passivo foi incrementado em 2000 milhões de euros graças à PT). De qualquer modo esperemos pelo res. 4º trimestre que vai ser clarificador (e ai vou ler atentamente a tua análise).

Foi mal gerida durante uma década? Foi! Mas numa empresa com potencial de crescimento, de rightsizing, de cross selling e que vai ser vendida ou fusionada, é exequível uma rápida alteração do EBITDA (que por si só diz tão pouco sobre o potencial futuro da actividade e da rentabilidade). Apenas interessará o potencial futuro do negócio.

Depois tens uma avaliação do activo que é shortsided. Para uma avaliação na óptica de um potencial comprador ou fusão, qual o valor económico de 85 milhões de clientes no Brasil?, da liderança em telefonia fixa, nº2 na net, do 3º lugar no cabo, do 4º lugar no móvel, num mercado ainda em expansão e em que a tv cabo só cobre 8% das casas (ou seja qual o custo de conquistar esses 85 milhões de clients aex nuovo)? Esqueces-te também do passivo gigante da Vivo e da Claro, ou noutras paragens, da KPN, da Sprint, da Orange, ou de qualquer operador num mercado cash consuming (licenças, 2 redes nacionais, marketing).

p.s. Na parte da gestão de activos afecta a ações,etfs e futuros, estou neste momento com o síndrome de Estocolmo do cash vivo, com 81% de liquidez (até á Grécia definir-se na eurozona ou não), apenas mantendo 2/3 de posição original JM (ganho potencial - investimento convicto) e OI (perda potencial - erro nos pressupostos iniciais de investimento, mas enquadro o potencial futuro no negócio core, numa fusão ou venda, avalizado por pequenos e grandes analistas internacionais ).

cumps, perseu
Editado pela última vez por Optimiza em 27/1/2015 20:05, num total de 1 vez.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por cavaleri » 27/1/2015 18:52

Peço desculpa pelo desconhecimento, se houver uma opa à OI ou a futura empresa, qual poderia ser a oferta em euros mais ou menos, alguém sabe?

Tenho PT a 3,05€.

Obrigado.

OPA a OI?? porque carga de agua opar algo que sempre deu prejuizo, e que so sorve dinheiro?

Registado: 31/12/2014 0:41

por Joca601 » 27/1/2015 17:19

Tenho PT a 3,05€.

Obrigado.

Neste momento a TIM poderia oferecer qualquer coisa como parecido com a OPA da Isabel dos Santos. 1,35 euros, mas atenção a OPA é sobre as acções da OI e não sobre a PT... e em caso de OPA da TIM à OI, a PT SGPS receberia o encaixe financeiro e decidiria o que fazer depois....distribuir pelos accionistas ou eventualmente adquirir 20% da PT/Altice.

Na minha opinião não faz sentido existir uma PT SGPS na bolsa portuguesa com uma participação minoritária de uma empresa que ainda por cima tem o atlântico a separar... a Isabel já demonstrou interesse em comprar uma participação da OI através da compra da PT SGPS para entrar no brasil, vamos ver se arranja o capital.

O Artista acha que a OI valerá menos dentro de um ano e a TIM comprará nessa altura, só que o Artista esquece que um ano é muito tempo em telecomunicações, para além de que a TIM também pode sofrer uma OPA. Na minha opinião a TIM terá interesse em comprar agora porque evitaria ser comprada mais tarde e poderia alavancar mais rapidamente a sua rentabilidade com os ganhos em sinergias, não é todos os dias que há uma empresa disposta a ser comprada como é o caso da OI.

Registado: 7/1/2012 13:03

por Artista Romeno » 27/1/2015 16:24

Tenho PT a 3,05€.

Obrigado.

Respondendo aos 2
1- para o JOCA, mas OI tem crescido o que face aos concorrentes e em termos de rentabilidade :oh:
2- o que sei é que estas todo entalado 3,05, a pt vale em OI 45 centimos nos rácio de troca... como diria outro puto nem viste no filme que tás metido :mrgreen: nem que a OI seja levada pela tim pelo dobro da cotação atual tás todo frito, a meu ver a TIM vai deixar a OI em banho maria mais até 1 ano para oferecer menos.... nessa altura a venda será inevitável :oh: mas quem é que foi ter pt desde os 3.05 euros é preciso ser muito artista
3- tou curioso para ver o que acontece à pt quando migrar para o novo mercado ou alias o que acontece nos dias antes de migrar... blood on the streets
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pedro André » 27/1/2015 16:07

Boa tarde,

Tenho PT a 3,05€.

Obrigado.

Registado: 1/2/2013 1:52

por Joca601 » 27/1/2015 15:56

Artista Romeno Escreveu:O perseu está completamente aprisionado ao sindrome de ESTOCOLMO :lol: 36mm de usd numa empresa que tem um ebitda que em usd sem a PT anda pelos 2,3-2,4mm e uma dívida liquida de mais de 30mm de reais ou 11,6mm usd isto dá um EV de 20 x o EBITDA :mrgreen: ou seja 4x o multiplo da TIM assim é que é falar.... eu só gostava de perceber é se este discurso é para conforto moral, um ato de negação ou um verdadeiro atestado de estupidez aos demais, não sendo de excluir que seja os 3 juntos :shock:

A OI sofre de elevada divida, isso é um facto evidente, os resultados operacionais são comidos quase pela totalidade pelos encargos financeiros... é uma coisa que preocupa, mas não dever ser o foco de quem quer investir na OI. quem quer investir na OI tem de perceber se a OI tem pernas para crescer e criar valor.

Para já uma das medidas deste presidente da OI é não pagar temporariamente dividendos , parece ser um medida positiva. a outra passa por amortizar divida. no entanto eu acho que a OI vai ser comprada pela TIM e na minha opinião pode ter chegado o momento certo, mais mês, menos mês.. acho que quem está investido na PT conta com esse acontecimento.

A TIM tem interesse nos activos da OI mas não em todos, poderá avançar para a OPA e depois vender os activos restantes não necessários.

Como sabemos o mercado das telecomunicações está sempre em movimento, é um mercado sempre em inovação, com opas, com fusões... está sempre a mudar, ainda no final do ano passado a telefónica comprou uma operadora brasileira GVT e e ao mesmo tempo saiu da Telecom Italia que por coincidência poder a interessada na OI.

por Artista Romeno » 27/1/2015 14:18

O perseu está completamente aprisionado ao sindrome de ESTOCOLMO :lol: 36mm de usd numa empresa que tem um ebitda que em usd sem a PT anda pelos 2,3-2,4mm e uma dívida liquida de mais de 30mm de reais ou 11,6mm usd isto dá um EV de 20 x o EBITDA :mrgreen: ou seja 4x o multiplo da TIM assim é que é falar.... eu só gostava de perceber é se este discurso é para conforto moral, um ato de negação ou um verdadeiro atestado de estupidez aos demais, não sendo de excluir que seja os 3 juntos :shock:

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

Interesses a descoberto relevantes

por ricardmag » 27/1/2015 13:15

PTC-SHORTS-AUMENTAO.png
PTC-SHORTS-AUMENTAO.png (31.81 KiB) Visualizado 7675 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Joca601 » 27/1/2015 12:40

Dr Tretas Escreveu:
perseu Escreveu:Anexo uma análise no seeking alpha sobre o potencial da OI.

"•Oi's confusing situation calls for a long-term reliable valuation.
•The calculation of the company's reproduction value is a useful tool here.
•Oi's intrinsic asset value lies at around 36 billion USD. "

No mercado, a OI está a valer apenas 2,2 biliões USD, e face a este cenário, bastava um upside de 1/10 sobre o alegado intrinsic value. Perdeu 95% da capitalização bolsista em 3 anos (uma verdadeira destruição de capital). Há 7 anos era a 9ª maior capitalização bolsista do Brasil, actualmente é a 105ª maior.

Então e só se contam os activos? O book value da Oi são 26 000 milhões de reais, dos quais 19 000 milhões são intangíveis. Não gosto de cenas "intangíveis", por isso vou descontar e ficam 7 000 milhões de reais, ou seja 2 700 milhões de USD, que já é próximo da capitalização bolsista. Pronto :mrgreen:

Dr. tretas, parte desse valor que está em intangíveis diz respeito a licenças...sem licenças a companhia não pode funcionar.

Admito que o valor é demasiado elevado, principalmente porque cresceu 5 vezes com a fusão com a PT. Também não gosto de intangíveis.

por Dr Tretas » 27/1/2015 11:51

perseu Escreveu:Anexo uma análise no seeking alpha sobre o potencial da OI.

No mercado, a OI está a valer apenas 2,2 biliões USD, e face a este cenário, bastava um upside de 1/10 sobre o alegado intrinsic value. Perdeu 95% da capitalização bolsista em 3 anos (uma verdadeira destruição de capital). Há 7 anos era a 9ª maior capitalização bolsista do Brasil, actualmente é a 105ª maior.

Então e só se contam os activos? O book value da Oi são 26 000 milhões de reais, dos quais 19 000 milhões são intangíveis. Não gosto de cenas "intangíveis", por isso vou descontar e ficam 7 000 milhões de reais, ou seja 2 700 milhões de USD, que já é próximo da capitalização bolsista. Pronto :mrgreen:

Registado: 29/10/2013 12:15

por Optimiza » 27/1/2015 10:02

Anexo uma análise no seeking alpha sobre o potencial da OI.

http://seekingalpha.com/article/2844086 ... sset-value
OIBR   MM20.png
OIBR MM20.png (34.53 KiB) Visualizado 6221 vezes

OI  vale 5% do que valia há 3 anos - em reais.gif
OI vale 5% do que valia há 3 anos - em reais.gif (17.3 KiB) Visualizado 6220 vezes
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por cavaleri » 27/1/2015 9:50

Marco Martins Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/pt_sgps_incorre_numa_accao_da_cmvm_muito_grave.html

Uma infração muito grave e apenas varia entre 25mil e 5milhões, quando o "default" foi de 900milhões!?!?! Assim o crime é claro que compensa!!!!

Atenção que neste caso os gestores serão tb chamados á responsabilidade, por isso houve quem mudasse o discurso há semanas atras.

Registado: 31/12/2014 0:41

por Marco Martins » 27/1/2015 9:31

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... grave.html

Uma infração muito grave e apenas varia entre 25mil e 5milhões, quando o "default" foi de 900milhões!?!?! Assim o crime é claro que compensa!!!!

Registado: 7/4/2007 17:13

por stifler2014 » 26/1/2015 16:55

a cotação da OI (ADR) já leva -6% hoje....
Cumprimentos,
Stifler

Registado: 1/4/2014 17:01

por qtvafi » 26/1/2015 16:30

Espero que os ajustamentos nas Tele's no Brasil criem turbulência suficiente para agitar a PT SGPS.
Disclosure: estou longo PT SGPS

Registado: 11/9/2013 10:29

por Joca601 » 26/1/2015 13:36

No Brasil têm saído algumas noticias relacionadas com a fusão entre a OI e a TIM ou com OPA da OI em conjunto com os outros operadores à TIM ou a antecipação da TIM com OPA a OI.... há pratos para todos os gostos, espero que não seja como a fusão entre a sonae.com e a Zon que foi anunciada várias vezes na imprensa e levou alguns anos até surgir....

O mercado para já não está a dar grande crédito às notícias de fusão ou OPA.... acho que a OI deveria valorizar para valores próximos do seu valor patrimonial ou pelo menos valores do ultimo AC. Agora que existe desalavancagem financeira, portanto menos risco e o foco do negócio totalmente no brasil a empresa poderá estar em condições de melhorar o seu EBITDA.

A Isabel dos santos poderá também voltar à carga, se verdadeiramente quiser entrar no brasil.... 1,35 será sempre um valor a ter em referência.

por Marco Martins » 26/1/2015 12:56

Neste momento acho que a OI apenas tem o caminho para valorizar...
Tem menos dívida, tem dinheiro, e qualquer fusão com outra operadora (tim) ou alguma opa, será sempre mais fácil de acontecer, dado que apenas existe uma administração de peso...

A PTSGPS agora é somente um accionista da OI sem qualquer negócio em Portugal, pelo que qualquer decisão da OI será apenas e somente em benefício também da PTSGPS.

Em relação à instabilidade na Europa, agora a OI é alheia a isso tudo...

Registado: 7/4/2007 17:13

por Joca601 » 25/1/2015 13:48

pvg80713 Escreveu:
Joca601 Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/telecomunicacoes/detalhe/gontijo_oi_esta_agora_melhor_posicionada_para_a_consolidacao_no_brasil.html

Agora que a OI vendeu a PT passa-se ao ponto seguinte.... a especulação en torno da consolidação no mercado brasileiro de telecomunicações.

O fecho da OI foi em perda de força...mas na minha opinião foi gente a fabricar mais valias.

Dizem que a OI está falida mas é puro engano, a OI está na verdade muito endividada e esse é o seu grande problema porque o serviço da divida come todo o cashflow.

é aqui que eu preciso de ajuda..............

a OI não Vendeu a PT !!!!!!!!! vendeu a PT........... Portugal !

continua a haver em Portugal, uma empresa que se chama PT SGPS, cotada no PSI?? que é apenas dona de activos fora de Portugal...

e isto continua a ser muito confuso ? o que interessa nós Portugal sermos donos de vinte e tal por cento (?) de uma empresa Brasileira onde não manda nada........ outra Angolana onde não manda nada............ etc,,,,,,,,,,,,

isto não faz sentido.

A PT participações tem como principal activo uma posição minoritária numa empresa que é a OI, e depois tem a divida da Rio forte ou o que resultar dessa divida.... quando a PT tiver o assunto rioforte resolvido poderá optar por estas situações:

1- Exercer a opção de compra das acções OI na proporção ao encaixe que resultar da divida da rioforte, não esquecer que a PT tem de desembolsar 20 reais por cada ação OI no execicio da opção para reaver as acções.

2- Não exercer a opção de compra e distribuir esse montante pelos accionistas.

3- Não exercer a opção, esperar por uma consolidação ou uma opa da TIM. se for uma Opa da TIM que é o que parece mais evidente, decidir o que fazer com o encaixe financeiro. distribuir pelos accioniastas ou ponderar uma particiapação na PT Portugal/Altice. os tais 20%

cmptx

por SERRA LAPA » 25/1/2015 13:01

jccgold:

A PTcotada a SgpS só depende agora da cotação da OI e do que vier a receber da Rio Forte é independente da PT Portugal que tem o Meo (vê o meu post anterior).

Registado: 17/3/2008 4:57

por qtvafi » 25/1/2015 12:59

Vamos ver a que preço a Altice consegue o dinheiro para a compra da PT Portugal. Isso vai condicionar, em muito, todo o projecto.

Registado: 11/9/2013 10:29

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Carlos73, Google [Bot], PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2, silva_39 e 152 visitantes