Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por yaya » 17/4/2015 12:42

manchini Escreveu:Boas,

Mas Portugal está maluco??
Já faz revisões do défice passado em baixa???
Daqui por um bocado já nos chamam alemães, não??

http://economico.sapo.pt/noticias/defic ... 16301.html

Manchini

Normalmente quando há a divulgação de dados económicos e financeiros tem de haver a confirmação dos mesmos. O INE também reviu um valor de Janeiro no desemprego. Pelo que tenho visto a taxa de desemprego é a que tem sofrido mais alterações nas confirmações posteriores. Por exemplo hoje o Eurostat confirmou a subida da taxa de inflação anual na ZE para -1%, um dado que já tinha divulgado recentemente.

PSI20 a fazer teste à MA20 como suporte no diário.

Registado: 28/8/2013 22:19

Re: PSI 20 "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/4/2015 12:38

Bernie Madoff Escreveu:
valeaquilino Escreveu:Provavelmente estamos perante uma correcção de praticamente 10%, e creio que isto só faria bem.

CumPrim/
valeaquilino

Concordo com o facto da correcção ser saudável, contudo só vejo uma correção tão grande se as cotadas da energia, nomeadamente a GALP, ajudar nessa correcção e o que vimos durante boa parte do dia foi que esta cotada continuou com gás enquanto as outras se desfaziam.
Já não tão saudável foi ver a Europa toda a perder o pé, juros da dívida a subirem, bancos pela Europa a minguar...
A vela no fecho é tecnicamente feia, mas fechou o gap aberto no dia 8 nos 6140-6150.
BN

Diz-se aqui por estes lados, Açores, "a descer todos os santos ajudam" e também "a descer ***** manca faz viagem"
Não sei porque razão um bicho caprino aparece com 5 estrelinhas

CumPrim/
valeaquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por manchini » 17/4/2015 12:21

Boas,

Mas Portugal está maluco??
Já faz revisões do défice passado em baixa???
Daqui por um bocado já nos chamam alemães, não??

http://economico.sapo.pt/noticias/defic ... 16301.html

Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...

Registado: 29/11/2007 11:56

por Bernie Madoff » 16/4/2015 22:46

valeaquilino Escreveu:Provavelmente estamos perante uma correcção de praticamente 10%, e creio que isto só faria bem.

CumPrim/
valeaquilino

Concordo com o facto da correcção ser saudável, contudo só vejo uma correção tão grande se as cotadas da energia, nomeadamente a GALP, ajudar nessa correcção e o que vimos durante boa parte do dia foi que esta cotada continuou com gás enquanto as outras se desfaziam.
Já não tão saudável foi ver a Europa toda a perder o pé, juros da dívida a subirem, bancos pela Europa a minguar...
A vela no fecho é tecnicamente feia, mas fechou o gap aberto no dia 8 nos 6140-6150.
BN
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Aqui_Vale » 16/4/2015 17:48

Provavelmente estamos perante uma correcção de praticamente 10%, e creio que isto só faria bem.

CumPrim/
valeaquilino

Anexos
PSI.17Abr..png
PSI.17Abr..png (35.65 KiB) Visualizado 5570 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)

"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset

Registado: 29/11/2007 2:04

por trend=friend » 16/4/2015 13:52

Com este novo mínimo no diário (inferior ao do meio-dia), uma recuperação agora não me surpreenderia, até porque lá fora não está assim tão mau...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por yaya » 15/4/2015 12:32

Mensagem por EuroSexy » 15/4/2015 0:00

O BCE terá dificuldades em manter as compras de dívida até Setembro de 2016. Os títulos alemães deverão ser os primeiros a esgotar-se, diz a Moody’s, mas a dívida nacional será também um problema. A instituição terá que rever os limites às compras.
O BCE poderá não conseguir comprar mais dívida soberana portuguesa em Abril de 2016. Quem o diz é a Moody’s, que aponta ainda para Setembro altura em que já não terá dívida alemã.

Já era sabido que haveria um limite de compra desde o início do QE.

Mensagem por tncm » 14/4/2015 20:42

Parece querer fazer uma correção... eu já lancei as redes de pesca no PSI, até 30 de abril... ordens de compra para semapa a 13,05. sonae a 1,35. bcp a 0,081 e edp a 3,35... vamos ver...

Atenção que uma coisa é corrigir, outra é lateralizar. Tendo em conta o cenário do gráfico mensal - o "tecto" está longe - acredito, caso aconteça uma pausa, mais no segundo cenário para os indicadores carregarem sem alterar a LTA. O cenário actual é diferente do de 2013.

A minha grande expectativa para o longo prazo (isto 1 ou 2 anos) é saber se no gráfico semanal a EMA200 estabiliza e consegue quebrar em alta a MA200, o que seria um importante sinal de força. Qualquer dia coloco aqui o gráfico da bolsa argentina - que subiu brutalmente há um ou dois anos - para exemplificar.

por EuroSexy » 15/4/2015 0:00

in JN,

O BCE terá dificuldades em manter as compras de dívida até Setembro de 2016. Os títulos alemães deverão ser os primeiros a esgotar-se, diz a Moody’s, mas a dívida nacional será também um problema. A instituição terá que rever os limites às compras.
O BCE poderá não conseguir comprar mais dívida soberana portuguesa em Abril de 2016. Quem o diz é a Moody’s, que aponta ainda para Setembro altura em que já não terá dívida alemã.

Registado: 16/6/2014 0:01

por tncm » 14/4/2015 20:42

Parece querer fazer uma correção... eu já lancei as redes de pesca no PSI, até 30 de abril... ordens de compra para semapa a 13,05. sonae a 1,35. bcp a 0,081 e edp a 3,35... vamos ver...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por J Alves » 14/4/2015 17:14

:arrow:
Anexos
PSI20 Index.png

Registado: 3/3/2006 11:17

por DocinhoTrader » 14/4/2015 17:09

Correcções saudaveis até 6080 pts,abaixo disso, tecnicamente só vejo dor e escuridão... :-"
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"

Registado: 23/3/2015 20:57

por Carlanga » 14/4/2015 10:54

Ulisses Pereira Escreveu:(...)E acho curioso que sempre que um investidor diz que vai entrar depois de uma acção ter ganho 40 ou 50% muitos dizem que entram na pior altura. E no entanto... :)

Se estamos a falar do PSI, acho que 50% de retração no índice já é muito significativo. Em relação às ações em particular até pode variar 1000% em meio ano....

Focando no PSI, procuro o rompimento de tendência para manter a médio prazo (onde possa manter alguma oscilação negativa e esperar) e, segundo os meus rabiscos e médias, observei um rompimento em 16.jan, pelos 5000pts, 1ª confirmação no dia 23.jan, pelos 5300pts e 2ª confirmação virando para LTA no dia 17.fev nos 5400pts.

No PSI, quem estiver dentro desde essa altura concordo que queira reduzir ou sair, mas quem quiser entrar nesta fase já tem risco maior (ou entra agora ou espera uma correção que rompa os 6100 e vá aos 5400, o que acho pouco provável embora RSI e STOC estejam bastante esticados no diário e no semanal), entrar curto nem pensar (tendência no diário mantém LTA).
Put your money were your mouth is
Those who ignore the trend do so at their own peril.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

Registado: 3/8/2014 16:53

por O Alquimista » 13/4/2015 21:34

Nesta troca de argumentos sobre o momento do nascimento ou da morte do bull ou do bear vê-se a verdadeira natureza leading ou lagging das ferramentas usadas.

- Gráfico 1: uma reverse/inside median line, o hagopian, a SH e sua relação com a UMLH.
- Gráfico 2: probabilidade estatística associada à UMLH deste fork descendente.
- Gráfico 3: confluência de um fork tradicional com as já referidas reverse/median line e SH.
- Gráfico 4: o mesmo que 3 usando uma visão aproximada da coisa. A confluência ditou a intensidade do jogo das probabilidades.
- Gráfico 5: usando os pivots 1-2-3 para criar AL - CL - RL.

Tudo apontava para o mesmo local em termos de tempo e preço. Perante isto foi fácil afirmar o que afirmei em 31/12/2014 no meu tópico OE II.
Anexos
psi1.jpg
psi2.jpg
psi4.jpg
psi5.jpg
psi6.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por rsacramento » 13/4/2015 18:38

yaya Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Depende do horizonte temporal de investimento. Par aum investidor de longo prazo que invista com base na análise técnica, essas fronteiras são importantes. E acho curioso que sempre que um investidor diz que vai entrar depois de uma acção ter ganho 40 ou 50% muitos dizem que entram na pior altura. E no entanto... :)

Para esses investidores entrar nos fundos e sair nos picos é o santo graal da bolsa, algo que se vai aperfeiçoando.

o objectivo da AT é identificar a tendência primária e ficar com ela, o que de facto é mais fácil de dizer do que de fazer; já agora, Hamilton dizia que um investidor que seguisse as teorias de Dow raramente realizaria meis de 4 negócios por ano

yaya Escreveu:Para quem está fora actualmente o problema é arranjar ponto de entrada

a zona de entrada está na zona onde o preço estiver, após o trader considerar que a resistência foi quebrada consistentemente; agora pode ou não aguardar pelo throwback para entrar, mas, repito, o ponto de entrada é acima da actual resistência, uma vez vencida
Anexos
PSI 20.png
menos é mais

Registado: 29/11/2007 12:50

por yaya » 13/4/2015 17:54

Ulisses Pereira Escreveu:Depende do horizonte temporal de investimento. Par aum investidor de longo prazo que invista com base na análise técnica, essas fronteiras são importantes. E acho curioso que sempre que um investidor diz que vai entrar depois de uma acção ter ganho 40 ou 50% muitos dizem que entram na pior altura. E no entanto... :)

Para esses investidores entrar nos fundos e sair nos picos é o santo graal da bolsa, algo que se vai aperfeiçoando. Mas como é algo que poucos conseguem muitos usam táticas para não correr riscos de falsos fundos e preferem esperar que a onda arranque ou vá já a caminho com a LTA definida. Um dos objectivos que tento alcançar é maximizar lucros com menos capital, logo menos risco. Ou seja com menos procurar fazer mais. A velha frase less is more.

Para quem está fora actualmente o problema é arranjar ponto de entrada, porque se se usar a teoria da bb como resistência e suporte o mensal pode ter caminho livre para mais subidas (será que alcança a bb superior na altura das eleições?) :roll:

Já agora a taxa inflação em Portugal voltou a terreno positivo.

por J Alves » 13/4/2015 16:56

:arrow:

Eu costumo ser um pouco do contra. Já há uns meses tb fui em algumas no psi e em algumas acções.....
Anexos
PSI20 Index.png

por J Alves » 13/4/2015 16:41

Para o curto prazo tirando duas raparigas que já me acompanham há uns tempos acho que está na altura de gerar liquides. :shock:

por Ulisses Pereira » 13/4/2015 16:27

Depende do horizonte temporal de investimento. Par aum investidor de longo prazo que invista com base na análise técnica, essas fronteiras são importantes. E acho curioso que sempre que um investidor diz que vai entrar depois de uma acção ter ganho 40 ou 50% muitos dizem que entram na pior altura. E no entanto... :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Carlanga » 13/4/2015 16:19

HJOR Escreveu:Anda muita gente preocupada com o "Bull" e o "Bear". Irrelevante, por agora.
Enjoy the trend (daily timeframe).
:mrgreen:

Sim, "Bull" e "Bear" é um estado psicológico, o que realmente importa é a tendência ("trend") dentro de um determinado timeframe.
Por regra os experts não fazem um post a dizer "olhem, desta vez enganei-me...", é o que distingue os homens dos meninos.
PS: não dou conversa a quem me faz criticas pessoais neste fórum. Pensemos duas vezes antes de criticar, não hesitemos tanto para elogiar.

por Carlanga » 13/4/2015 14:14

Certo, desculpa bar38, já está corrigido...

por Bar38 » 13/4/2015 12:13

Carlanga Escreveu:
Bar38 Escreveu:(...)(subiu 1700 pontos, dos 4600 pontos até aos 6300 pontos)(...)

Carlanga, o bar38 não escreveu nada disso, isso está mal copiado.

Registado: 20/6/2011 21:37

por HJOR » 13/4/2015 11:45

Anda muita gente preocupada com o "Bull" e o "Bear". Irrelevante, por agora.
Enjoy the trend (daily timeframe).
:mrgreen:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por Carlanga » 13/4/2015 11:06

yaya Escreveu:
ativo Escreveu:(...)(subiu 1700 pontos, dos 4600 pontos até aos 6300 pontos)(...)
Evidentemente que existe uma LTA, mas ela tem uma grande inclinação. O PSI 20 tem um suporte, na zona dos 6050-6100 pontos. Portanto, é de esperar que, proximamente, faça uma correção e procure testar o suporte dos 6050-6100 pontos e depois logo se verá .

MHO :P : o gráfico mensal tira-te as dúvidas e explica as subidas a 45º no semanal. Aliás se vires o semanal não há qualquer resistência até ao momento deste que iniciou a LTA. Quando há dúvidas costumo usar os prazos mais longos. As correções que se verificaram naquele período 2013 até início 2014 ocorreram quando as velas bateram no topo das bandas bolinger no mensal, mas neste momento a banda está bem aberta e o topo anda nos 7.600...

yaya, até aqui concordo, eu costumo fazer o mesmo....

ativo, Se estamos a falar do movimentos dos 4600 pontos até aos 6300 pontos, dizer que o PSI "....faça uma correção e procure testar o suporte dos 6050-6100" :-k , em 1700 pontos 200-250 pontos não é correção nenhuma!!. Foristas mais experientes como O Alquimista podem-lhe confirmar o mesmo, ao qual aproveito para agradecer os últimos comentários eloquentes, dos quais concordo muito.
Aliás, não compreendo muito a discussão em torno de se estamos no "bull market" quando já se recuperou mais de 50% em relação à descida entre os 7.780 e os 4.580.
Quem ainda está de fora para o médio-longo prazo já vai atrasado.
Notemos que não estou a comentar para quem opera no curto ou muito menos intraday (considero curto procissões inferiores a 1 semana).
Editado pela última vez por Carlanga em 13/4/2015 14:13, num total de 1 vez.

por trend=friend » 11/4/2015 14:22

Hjor, estes videos até dão gosto...
Eu que alivei carga aos 6200 - após um trimestre long mode como há muito não se via ! - convences-me agora que isto é mesmo capaz de durar mais uma semana, (pelo menos) até aos 6400...! A atracção dos 61,8 será provavelmente grande.
PS eurogrupo dia 24...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por HJOR » 11/4/2015 0:06

Análise ao PSI20 (10-04-2015)

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], CORTIÇA, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jprgodinho, Opcard33, Shimazaki_2 e 142 visitantes