Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano » 9/7/2014 20:08

chico_laranja Escreveu:Um gajo desaparece uns dias e quando chega parece que se enganou na sala :shock:

AT em grande estilo :D

Tenho pena de pouco saber sobre isso. Há algum tópico cá no caldeirão sobre AT com o nível de ensinamento deste excelente tópico do Rick sobre Fundos ou no grande tópico do VG?

Aos poucos ia aprendendo tal como aprendi imenso neste tópico e no do VG :mrgreen:

Um tópico que agregue tudo e concentre toda a informação sobre AT, não tenho a certeza que exista. Tens montes de AT, espalhada por vários activos, desde acções da empresa x, y, z, de índices accionistas, forex, ouro, matérias-primas.

Decerto que os nossos amigos, Alquimista, JAlves, Sniper, Djvarious, VirtuaGod (VG é só para meter contigo), RSacramanto, RG, artista, TiagoPT, etc, podem dar aqui, uma ajudinha. :wink:

PS: Agora já estás mais contente, já tens mais fundos low-cost e de qualidade "TOP 5 Stars", como por os fundos da MFS, a 1 UP, que estão na 1ª página? :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por chico_laranja » 9/7/2014 17:40

Um gajo desaparece uns dias e quando chega parece que se enganou na sala :shock:

AT em grande estilo :D

Tenho pena de pouco saber sobre isso. Há algum tópico cá no caldeirão sobre AT com o nível de ensinamento deste excelente tópico do Rick sobre Fundos ou no grande tópico do VG?

Aos poucos ia aprendendo tal como aprendi imenso neste tópico e no do VG :mrgreen:
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por O Alquimista » 9/7/2014 16:01

Para os mercados emergentes também temos o EEM, se calhar já aqui foi referido. Aqui fica um gráfico "à Alquimista".
Anexos
eem.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por Piu26 » 9/7/2014 2:30

Artista Romeno Escreveu:Claro, está aquihttps://www.jpmorganfunds.com/cm/Satellite?UserFriendlyURL=diguidetomarkets&pagename=jpmfVanityWrapper
atenção: isso da russia tem obviamente riscos altos...... só se deve investir nissoDinheiro não essencial......

Muito obrigada :D
vou ver!

Registado: 26/6/2014 23:20

por Piu26 » 9/7/2014 2:27

Tridion Escreveu:
Teresa. Escreveu:E ETF’s dos EM? Que tal ?

$VWO semanal

Grafico muito interessante.
Vou estudar o ETF
Obrigada :D

por Artista Romeno » 8/7/2014 18:52

Entendo o que dizes.......mas a minha meta como disse é mais medio longo prazo e se ja acho petroleo a mais no que disse o oportunities tem mais de 50%......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por BedRocK » 8/7/2014 15:42

Artista Romeno Escreveu:Ainda sobre essa questão dos mercados emergentes, e russia... o cenário atual é cor de rosa obviamente que não mas com um forwerd per destes... não sei nao... é que sendo conservador.... se isto no longo prazo leia-se 5 anos fosse para um forward per nao peço mais de 8, assumindo que pelo menos daqui a 5 anos os lucros não estavam menores.... :clap: era grande golo.... vi este fundo que me parece bom....http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000PXFC , LU0823431720 , só nao gosto de tanto petroleo e telecom.... mas estas valorizações..... e o track record deste fundo sempre consistente em retorno e volatilidade :idea: se espero uma subida tipo india não... isto no cp pode muito bem " andar a moer" mas o racional de investimento é para o medio prazo e julgo ter uma carteira no global suficientemente forte para já para comer 3 % nisto sem grandes demais... para já so meteria isso a medida que melhore e se melhorar meto mais.... podem chamar-me louco ou visionario tou tentado a ir a jogo no futuro veremos....... :-k

Amigo A. Romeno,
Sem dúvida que a melhor gestora de fundos da Rússia é a francesa Parvest, só que em vez do fundo que linkaste, apesar de ser bom, vou recomendar em alternativa o fundo Parvest Equity Russia Opportunities CC, dado que este tem melhores rácios P/E, Sharpe, alfa, ...

Para além disso, o fundo que tu linkaste usa uma gestão do processo de investimento principalmente do tipo bottom-up, enquanto que o fundo que eu recomendo, a sua gestão é feita através da conjugação dos processos do tipo top-down e bottom-up, sendo que a visão top-down é mais uma gestão de escolher as melhores oportunidades que estão mais na "moda" em proporcionarem uma maior valorização de rentabilidades no presente e no futuro próximo, também devido aos relativos baixos preços das ações das empresas dado pelo rácio P/E (daí o termo "opportunities" no nome do fundo), enquanto que a visão bottom-up é mais uma gestão que aposta nos fundamentais de qualidade das empresas com melhores perspetivas futuras de desenvolvimento e competição do seu negócio, independente das "modas". A carteira deste tipo de gestor (bottom-up) é caracterizada por ter relativamente poucos ativos financeiros, mas de elevada qualidade de fundamentais, e por ter um baixo turnover de ativos, logo vai poupar nos custos de transação bolsista.

Sendo assim, a gestão tipo top-down (da "moda") é a mais apropriada para tentar captar o arranque e o desenvolvimento do bull market, como é caso aparente ou provável da Rússia. Utilizando uma linguagem de atletismo, a gestão tipo top-down é uma corrida tipo de 1500 m, enquanto que a do tipo bottom-up é do tipo de 10.000 m ou de maratona.

Abr,
BedRock

Registado: 1/3/2014 0:50

por BedRocK » 8/7/2014 14:38

The 10 most popular fund managers of the year so far.
By Harry Brooks, Atholl Simpson on 08 July 2014
http://citywireglobal.com/news/the-10-m ... _Daily#i=1

Mais uma vez o Nicolas Walewski, fundador da Alken, é o campeão.

Abr,
BedRock

por GC14 » 8/7/2014 10:04

Rick Lusitano (New) Escreveu:
GC14 Escreveu:Bom dia Rick!

A minha carteira sofreu algumas alterações e agora é a seguinte:

[ver post anterior]

Abraço

Na minha opinião são muitos fundos, se estás a começar neste mundo, a carga ainda se torna maior. Depois tens fundos que incidem sobre a mesma categoria, ou seja, tens mais fundos, mas acabas por diversificar pouco.

Um fundo de Retorno Absoluto, é uma estratégia de investimento que basicamente, pretende ter um retorno positivo, em qualquer condição de mercado, seja ele, bull market ou bear market. Geralmente, são fundos que tem baixos DP e menores retornos do que os fundos de categorias "normais" equivalentes. Por exemplo, um fundo de Retorno Absoluto de Acções Europa, tem DP 3a = 6% e Retorno 3a = 10%, enquanto que o fundo "normal" de Acções Europa, tem DP 3a = 12% e Retorno 3a = 18%. Resumindo, os fundos de Retorno Absoluto, são fundos de carácter defensivo, que procuram preservar primeiramente o capital investido e só depois obter retorno, sem correr demasiado riscos.

Um fundo Flexível, é um fundo que não está preso a um segmento de mercado ou a um índice especifico. Por exemplo, 1 fundo de Acções EUA Capitalização Flexível, pode investir em acções de Capitalização Grande, Média ou Pequena. Ele procura as melhores oportinidades dentro de cada capitalização, não se restringido apenas a uma só capitalização.

Tens fundos com 1% de peso no total da carteira, a não ser que a tua carteira seja de centenas de milhares de euros, estás a investir para receber uns trocos, (para mim, nem vale o trabalho e tempo despendidos).

Em relação á carteira em si, comento amanha com mais calma. Aproveita para definires os pesos de cada classe de activos dentro da carteira, depois, as zonas geográficas, categorias, estratégias de investimento, etc.

Obrigado pelos comentários Rick.

A ideia inicial é entrar nos fundos para diversificar porque até ao momento só tinha DPs, CT, Seguros de Capitalização, poucas obrigações e CLNs.

Nesta fase gostava de manter uma carteira com 50% em fundos de tesouraria, 40% em fundos de obrigações e 10% em fundos mistos e/ou fundos de acções por um horizonte temporal de 5 anos. De facto tenho alguns fundos das mesmas categorias mas na sua maioria são os de tesouraria que estou a testar para no futuro concentrar em apenas 3 ou 4 fundos. Relativamente aos fundos de obrigações penso ter apenas na mesma categoria o Jupiter e o JPM (valerá apena manter este fundo? tens alguma sugestão?). Nos fundos de acções só subscrevi com uns pózinhos 4 fundos de diferentes categorias para ver a respectiva dinâmica de funcionamento porque nunca tinha investido em acções :p

Básicamente estou a dar os primeiros passos... a testar e a analisar o comportamento das diferentes categorias para me sentir mais confortável para aumentar o meu envolvimento neste tipo de investimento.

Agradeço desde já todo o feedback e espero aprender bastantes com todos.

Obrigado

Registado: 17/6/2014 21:08

por Tridion » 7/7/2014 21:57

Teresa. Escreveu:

E ETF’s dos EM? Que tal ?

$VWO semanal
Anexos
$VWOWeekly.png

Registado: 13/5/2010 17:53

por Artista Romeno » 7/7/2014 21:03

Teresa. Escreveu:
Artista Romeno Escreveu: .... vi este fundo que me parece bom....http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000PXFC , LU0823431720 , só nao gosto de tanto petroleo e telecom.... mas estas valorizações..... e o track record deste fundo sempre consistente em retorno e volatilidade :idea:

Olá
Muito interessante para estudar melhor e reflectir.
Pode enviar-me o link de onde veio a imagem ?

Claro, está aquihttps://www.jpmorganfunds.com/cm/Satellite?UserFriendlyURL=diguidetomarkets&pagename=jpmfVanityWrapper
atenção: isso da russia tem obviamente riscos altos...... só se deve investir nissoDinheiro não essencial......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

por Piu26 » 7/7/2014 19:39

Artista Romeno Escreveu: .... vi este fundo que me parece bom....http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000PXFC , LU0823431720 , só nao gosto de tanto petroleo e telecom.... mas estas valorizações..... e o track record deste fundo sempre consistente em retorno e volatilidade :idea:

Olá
Muito interessante para estudar melhor e reflectir.
Pode enviar-me o link de onde veio a imagem ?

por Rick Lusitano » 7/7/2014 19:28

GC14 Escreveu:Bom dia Rick!

Tesouraria
ES Liquidez FEIA 7%
ES Rendimento FEIA 14%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA 14%
ES Tesouraria Ativa FIMA 4%
BGF - Euro Short Duration Bond E2 EUR 4%
DWS Invest Euro Bonds (Short) NC 4%

Obrigações
ES Rendimento Plus FEIA 14%
AXA WF Euro 3-5 EC EUR 2%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR 2%
AXA World Funds Global HY Bonds E CapEUR 4%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC 2%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 14%
JPM Global Credit Bond D (acc) 2% em detrimento do PIMCO Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) mas acho que fiz mal porque estes fundos são da mesma categoria que o JPM. Não concordam?

Futuras Opções?
ES Obrigações Europa Euro FIAO TF
Templeton Global Total Return N Acc € H1

Misto
ES Plano Prudente FIA - Defensivo 4%
Nordea-1 Stable Return E EUR - Moderado 2%

Futuras Opções?
Invesco Pan European High Income E Acc
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)

Acções
MFS Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc 1%
Franklin European Growth N Acc € 1%
JPMorgan FundsUS Value D (acc) - EUR (hedged) 1%
Nordea-1 Global Stable Equity Fund E EUR 1%

Futuras Opções?
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR LU0289214628
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc LU0125944966
Nordea-1 North American All Cap E EUR LU0772958798
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc LU0219418919
JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU0441853263

Qual é a diferença entre um funco diversificado e flexível?

Em que consiste um fundo de retorno absoluto?

Estou com demasiados fundos?

Abraço

Na minha opinião são muitos fundos, se estás a começar neste mundo, a carga ainda se torna maior. Depois tens fundos que incidem sobre a mesma categoria, ou seja, tens mais fundos, mas acabas por diversificar pouco.

Um fundo de Retorno Absoluto, é uma estratégia de investimento que basicamente, pretende ter um retorno positivo, em qualquer condição de mercado, seja ele, bull market ou bear market. Geralmente, são fundos que tem baixos DP e menores retornos do que os fundos de categorias "normais" equivalentes. Por exemplo, um fundo de Retorno Absoluto de Acções Europa, tem DP 3a = 6% e Retorno 3a = 10%, enquanto que o fundo "normal" de Acções Europa, tem DP 3a = 12% e Retorno 3a = 18%. Resumindo, os fundos de Retorno Absoluto, são fundos de carácter defensivo, que procuram preservar primeiramente o capital investido e só depois obter retorno, sem correr demasiado riscos.

Um fundo Flexível, é um fundo que não está preso a um segmento de mercado ou a um índice especifico. Por exemplo, 1 fundo de Acções EUA Capitalização Flexível, pode investir em acções de Capitalização Grande, Média ou Pequena. Ele procura as melhores oportinidades dentro de cada capitalização, não se restringido apenas a uma só capitalização.

Tens fundos com 1% de peso no total da carteira, a não ser que a tua carteira seja de centenas de milhares de euros, estás a investir para receber uns trocos, (para mim, nem vale o trabalho e tempo despendidos).

Em relação á carteira em si, comento amanha com mais calma. Aproveita para definires os pesos de cada classe de activos dentro da carteira, depois, as zonas geográficas, categorias, estratégias de investimento, etc.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Artista Romeno » 7/7/2014 15:27

Ainda sobre essa questão dos mercados emergentes, e russia... o cenário atual é cor de rosa obviamente que não mas com um forwerd per destes... não sei nao... é que sendo conservador.... se isto no longo prazo leia-se 5 anos fosse para um forward per nao peço mais de 8, assumindo que pelo menos daqui a 5 anos os lucros não estavam menores.... :clap: era grande golo.... vi este fundo que me parece bom....http://www.morningstar.es/es/funds/snap ... F00000PXFC , LU0823431720 , só nao gosto de tanto petroleo e telecom.... mas estas valorizações..... e o track record deste fundo sempre consistente em retorno e volatilidade :idea: se espero uma subida tipo india não... isto no cp pode muito bem " andar a moer" mas o racional de investimento é para o medio prazo e julgo ter uma carteira no global suficientemente forte para já para comer 3 % nisto sem grandes demais... para já so meteria isso a medida que melhore e se melhorar meto mais.... podem chamar-me louco ou visionario tou tentado a ir a jogo no futuro veremos....... :-k
Anexos
Sem Título.png
Será a Russia a medio prazo bagatela?
Sem Título.png (223.57 KiB) Visualizado 10724 vezes

por BedRocK » 7/7/2014 11:21

Artigo de Michael Lipper: Top Down is popular, easy and wrong. (7 Jul. 2014)

http://citywireglobal.com/news/michael- ... obal_Daily

Abr,
BedRock

por GC14 » 7/7/2014 8:56

Bom dia Rick!

Tesouraria
ES Liquidez FEIA 7%
ES Rendimento FEIA 14%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA 14%
ES Tesouraria Ativa FIMA 4%
BGF - Euro Short Duration Bond E2 EUR 4%
DWS Invest Euro Bonds (Short) NC 4%

Obrigações
ES Rendimento Plus FEIA 14%
AXA WF Euro 3-5 EC EUR 2%
AXA WF Euro 5-7 EC EUR 2%
AXA World Funds Global HY Bonds E CapEUR 4%
DWS Invest Euro Corporate Bonds NC 2%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 14%
JPM Global Credit Bond D (acc) 2% em detrimento do PIMCO Global Investors Series plc Diversified Income Fund E Acc EUR (Hdg) mas acho que fiz mal porque estes fundos são da mesma categoria que o JPM. Não concordam?

Futuras Opções?
ES Obrigações Europa Euro FIAO TF
Templeton Global Total Return N Acc € H1

Misto
ES Plano Prudente FIA - Defensivo 4%
Nordea-1 Stable Return E EUR - Moderado 2%

Futuras Opções?
Invesco Pan European High Income E Acc
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc (Hedged)

Acções
MFS Meridian Funds European Value Fund A1 EUR Acc 1%
Franklin European Growth N Acc € 1%
JPMorgan FundsUS Value D (acc) - EUR (hedged) 1%
Nordea-1 Global Stable Equity Fund E EUR 1%

Futuras Opções?
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR LU0289214628
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc LU0125944966
Nordea-1 North American All Cap E EUR LU0772958798
MFS® Meridian Global Concentrated A1 EUR Acc LU0219418919
JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU0441853263

Qual é a diferença entre um funco diversificado e flexível?

Em que consiste um fundo de retorno absoluto?

Estou com demasiados fundos?

Abraço

Registado: 17/6/2014 21:08

por Piu26 » 6/7/2014 17:57

Mouro_Emprestado Escreveu:
Por isso, se tivesse a minha carteira com base nos Estados Unidos da Europa, preferia um único ETF que investisse na totalidade do Stoxx600 (nem percebo porque raio se criam montanhas de ETFs para "n" sectores diferentes dentro de um índice mais global, como sejam os Stoxx600 sectoriais, que depois não têm qualquer tipo de liquidez bolsista :wall: :wall: :wall: )

Olá
MT obrigada pela resposta.
os ETF Euro Stoxx com liquidez, TX de gestão e etc minimamente aceitaveis, estão nos pincaros ou então com correções minor, como é o caso dos Select dividend ou mesmo do iShares Euro STOXX que eu acho (cof, cof) deveria ter corrigido até á M50 e pouco mais que a M32 fez ... esses eu espero (sentada) que possam cair um bocadinho mais.

Outras sugestões ?

por Mouro_Emprestado » 6/7/2014 17:24

Eu não tenho propriamente grande apetite por investir em determinados sectores (banca) ao invés de outros sectores, a não ser que esse sector não se encontre propriamente representado na economia (por exemplo no caso do imobiliário).

Por isso, se tivesse a minha carteira com base nos Estados Unidos da Europa, preferia um único ETF que investisse na totalidade do Stoxx600 (nem percebo porque raio se criam montanhas de ETFs para "n" sectores diferentes dentro de um índice mais global, como sejam os Stoxx600 sectoriais, que depois não têm qualquer tipo de liquidez bolsista :wall: :wall: :wall: )

Já agora, estás a par dos custos na transacção de ETFs? É que por falares em AT pareces-me mais uma trader e não uma investidora (isto em si, não tem qualquer mal, dado que cada um de nós é o que é :pray: )... É que facilmente um trade certeiro num ETF pode-te comer 0,7 p.p. por causa das comissões, excepto se acederes através de plataformas do Saxo (BTP ou GoBullying).

Tens ainda de ter em atenção que muitos ETFs têm uma liquidez muito reduzida, pelo que os spreads "bid-ask" podem ser relativamente altos em determinados períodos do tempo (isto caso se tenha uma postura de trading com este tipo de instrumentos).

Registado: 13/9/2013 0:16

por Piu26 » 6/7/2014 16:52

Rick Lusitano (New) Escreveu:Amiga Teresa, desejo-lhe boas vindas á nossa comunidade. :clap:
Em relação a ETFs, deixo essa temática para os nossos especialistas, por exemplo, o Mouro, Ruicarlov, Ghorez.

Muito obrigada pelas boas vindas :)
Ficarei a aguardar os conselhos dos experts :)

por Rick Lusitano » 6/7/2014 16:48

Teresa. Escreveu:Olá sou nova neste Forum

Acaso podem-me aconselhar algum ETF para investir de momento?
Que acham dos ETF's sobre bancos do Euro Stoxx 600? Pela AT dos gráficos parece-me uma boa entrada, mas na 6ª o ERSTE GROUP deu um tombo que abanou o ETF (só por isso?) os bancos todos em numa corrida a AC ou a apanhar multas gordas, etc, etc … Em resumo acham uma boa entrada agora ou esperar que Basileia III dê frutos ?

E sei-lá-qual-coisinha que lhes pareça interessante com bom risco/retorno?

Muito obrigada

Bons investimentos para tod@s

Amiga Teresa, desejo-lhe boas vindas á nossa comunidade. :clap:

Em relação a ETFs, deixo essa temática para os nossos especialistas, por exemplo, o Mouro, Ruicarlov, Ghorez.

por Piu26 » 6/7/2014 16:23

Olá sou nova neste Forum

Acaso podem-me aconselhar algum ETF para investir de momento?
Que acham dos ETF's sobre bancos do Euro Stoxx 600? Pela AT dos gráficos parece-me uma boa entrada, mas na 6ª o ERSTE GROUP deu um tombo que abanou o ETF (só por isso?) os bancos todos em numa corrida a AC ou a apanhar multas gordas, etc, etc … Em resumo acham uma boa entrada agora ou esperar que Basileia III dê frutos ?

E sei-lá-qual-coisinha que lhes pareça interessante com bom risco/retorno?

Muito obrigada

Bons investimentos para tod@s

por Rick Lusitano » 6/7/2014 15:46

andalm Escreveu:
andalm Escreveu:Boa tarde!
1000€ para curto prazo, aconselham o Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006!?
Ou 500€ e a outra parte por acções espanholas ou italianas.

Não sabendo o teu perfil de investidor e o horizonte temporal, posso fazer-te uma questão:

Depois das quedas abruptas do BES, ESFG e PT (por arrasto), que levaram o PSI-20 constantemente para o vermelho, nas últimas semanas. Achas que a volatilidade destes títulos e do índice, compensa um possível retorno?

Tens por 1.000 paus:
Fidelity Iberia ou Fidelity Italia. (sendo que o Iberia, foca-se mais na Espanha do que em Portugal)

Por 500 paus, também tens:
Schroder Italy

Estes 1000€ pretendo para curto prazo, com risco moderado.
É este que aconselha? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000PWXI

Eu não aconselho nada, apenas dou sugestões. :wink:

Risco moderado a investir nesses 3 países = DP 3A: 16%-23% :?:

DP 3A:
Ibéria = 16-17%
Portugal = 19-22%
Espanha = 18%
Itália = 21-23%

Fonte: Morningstar PT

Estes países são dos mercados accionistas de países desenvolvidos mais voláteis. Estando perto dos mercados dos países emergentes.

LU0283901063 - Fidelity Funds - Italy Fund E-Acc-EUR
LU0048584766 - Fidelity Funds - Italy Fund A-EUR :arrow: Versão do fundo anterior, mas com distribuição anual de dividendos.

LU0106239360 - Schroder International Selection Fund Italian Equity B Acc

Podes ver mais hipóteses de fundos para estes mercados no Best ou outro IF.

por Rick Lusitano » 6/7/2014 13:32

Sr_SNiper Escreveu:
1000€ para curto prazo, aconselham o Santander Acções Portugal FIMA - PTYSAFLM0006!?

Ponha tudo em obrigações do Porto e dormia descansado... não ia acordar no dia seguinte milionário, mas de "certeza" que quando fosse à conta daqui a um ano tinha mais do que as mil pratas lá

Sniper, é só 1k, muito provavelmente, vai ter rentabilidade negativa, depois de descontadas todas comissões e impostos.

por Rick Lusitano » 6/7/2014 13:31

w00zy Escreveu:O Fidelity Iberia fechou a novas subscrições e reforços

É correcto. Mas o ActivoBank, aparentemente ainda o comercializa, pois encontra-se disponível na oferta online do site. O Best, já o retirou da sua oferta online.

por andalm » 6/7/2014 10:20

Não sabendo o teu perfil de investidor e o horizonte temporal, posso fazer-te uma questão:

Depois das quedas abruptas do BES, ESFG e PT (por arrasto), que levaram o PSI-20 constantemente para o vermelho, nas últimas semanas. Achas que a volatilidade destes títulos e do índice, compensa um possível retorno?

Tens por 1.000 paus:
Fidelity Iberia ou Fidelity Italia. (sendo que o Iberia, foca-se mais na Espanha do que em Portugal)

Por 500 paus, também tens:
Schroder Italy

Estes 1000€ pretendo para curto prazo, com risco moderado.
É este que aconselha? http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000PWXI

Registado: 5/7/2014 18:30

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Gold Stock, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Heldroo, IX Hispana, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, rg7803, Shimazaki_2 e 108 visitantes