Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Á que ter calma....

por rasteiro » 28/10/2011 11:50

Dá para ver que esta menina está na mão de meia duzia de Gurus da Bolsa.
Basta ver pelo Nº de ofertas, quer na compra quer na venda.
Logo eles se querem meter medo aos pequenos vasta lá colocarem 3 a 4 ordens num volume total de 3.000.000milhões a 5.000.000milhões que o pessoal fica logo com medo,quer na compra ou venda e desata a vender.
Até ao final do dia ainda muita tinta vai correr.
Se eles quiserem a continuar a mandá-la para baixo, rendo-me, basta ela atingir o meu STOP.

Abraços

cesar1967 Escreveu:Muita força para que a acção caia...
Quem estiver a ver num streamer... é impressionante...
Hoje vai cair pelo menos 50% do que subiu ontem!
Abraço,

Registado: 29/11/2007 12:24

por Presa36 » 28/10/2011 11:46

Quando marcarem golo, avisem sff. :x

Registado: 5/11/2002 0:25

por cesar1967 » 28/10/2011 11:35

Muita força para que a acção caia...
Quem estiver a ver num streamer... é impressionante...
Hoje vai cair pelo menos 50% do que subiu ontem!
Abraço,

Registado: 6/10/2011 19:10

por cesar1967 » 28/10/2011 11:24

BCP já vai começar a cair...
Impressionante a quantidade de acções transaccionadas e a forma como os cofres se esvaziam... e tornam a encher...
Parece-me que vai retomar as "habituais" quedas...
Abraço,

por Renegade » 28/10/2011 10:27

Não descola dos 0.170...

Registado: 12/9/2011 14:15

por cesar1967 » 28/10/2011 10:10

fitas,
Por este andar, vamos ultrapassar as 100 milhões de acções?
Bom sinal?
Abraço,

por jlavra » 28/10/2011 9:53

cesar1967 Escreveu:Era uma boa altura para os Angolanos reforçarem a sua posição... :mrgreen: Podem ir até aos 20%... alguém tem o contacto da Sonangol? :wink:
Abraço,

Por acaso a questão dos angolanos é muito interessante.

Pergunto se num cenário de aumento de capital para entrada do Estado não terá de se dar a oportunidade aos accionistas actuais de poderem acorrer a esse aumento de capital e a outros investidores (via subscição de direitos).

Olhando para o panorama dos accionistas do BCP parece-me que os angolanos são provavelmente os únicos que têm capital. Fará sentido pensar que podem aproveitar esta operação para reforçarem substancialmente o seu peso no BCP?

Registado: 29/9/2011 15:02

por cesar1967 » 28/10/2011 9:46

Era uma boa altura para os Angolanos reforçarem a sua posição... :mrgreen: Podem ir até aos 20%... alguém tem o contacto da Sonangol? :wink:
Abraço,

Quanto menos.....

por rasteiro » 28/10/2011 9:42

se falar do bicho, mais ele Upa,UPA.
Os Angolanos estão com cara de MAU, sobre a possivél nacionalização do banco.
Será bom ou Mau?
Pois não sei, mas desde que ela vá subindo, para mim até podem andar á porrada..... :lol: :lol: :lol:

Abraços

fitas Escreveu:Bom dia.

Por este andar temos hoje novamente 100 milhões de ações rodadas. :?

Logo que seja para cima tudo bem!!!!

BN

Fitas

por fitas » 28/10/2011 9:39

Bom dia.

Por este andar temos hoje novamente 100 milhões de ações rodadas. :?

Logo que seja para cima tudo bem!!!!

BN

Fitas

Registado: 9/6/2005 17:48

por mcarvalho » 27/10/2011 23:12

Caracinha

eu concordo contigo

ou então .. sugeria o seguinte:

Avaliação de desempenho dos responsáveis do

......
baseado na cotação das acções na altura da admissão.

(aliás. se fosse numa empresa a sério.. se não atingisse os objectivos a que se tinha proposto.. era despedido com justa causa.. ou promovido, para baixo, a consultor presidente)

Cotação à data da admissão

alguém me quer ajudar?
h

ordenado, prémios, regalias.. etc

combinados

cotação do .. 0.157..... 70% de queda só em 2011

Proposta (minha)

Atendendo ao desempenho de VªExª que fruto da sua capacidade e experiencia bancária impediu que a desvalorização das acções do nosso banco fosse de 100% propomos que o seu ordenado e outras regalias passe de 0% para 20% do acordado aquando da sua admissão .

Registado: 17/2/2004 1:38

por FilipeTouro » 27/10/2011 23:01

Será que foi hoje o ponto de viragem para a banca nacional?

Registado: 16/8/2010 20:08

por caracinha » 27/10/2011 22:46

quem acha ser razoavel e honesto haver demissao dos admistradores se o bcp tiver ajuda da troika

Registado: 23/6/2009 21:43

Polónia - Entrada Capitais BCP

por hallo » 27/10/2011 22:41

caracinha Escreveu:penso que o bcp vai vender a polonia e mais uns pozinhos caseiros e nao vai recorrer ao estado

Caro caracinha, eu por outra palavras subscrevo aquilo que diz.

Penso que até ao lavar dos cesto é a vindima. O BCP, BPI e o BES , simplesmente adoptaram estratégias diferentes.

Gostaria de saber uma coisa que como não acompanho o BES não esotu por dentro, mas o BES Banco não detêm exposição á divida pública da maior parte dos países em risco da zona euro. Mas a ESFG - Espirito Santo Financial Group detêm exposição á divida pública Portuguesa?

O que quero dizer é o seguinte o BCP já foi alvo de 3 aumentos de capital o BPI recentemente também. O BES está a ser alvo de um aumento de capital neste momento. Viu-se nas passadas semanas as quedas abruptas que teve. O que penso é que o BCP e o BPI quiseram já garantir que podem necessitar do capital da Troika, mas que vão fazer todos os possíveis para não o utilizarem. No caso do BCP tem de ser ponderado o mais importante, até pode-se dar o caso da venda da Polónia. O que será melhor para o BCP, vender a Polónia ou recorrer ao estado.
Independentemente da decisão até ao prazo limite para utilização do capital do estado muita coisa pode acontecer nos mercados.

Neste caso penso BCP e BPI estão a jogar pelo seguro, não vá os mercados voltarem atrás. Já foram feitos os aumentos de capital, já foram feitas operações para reforçar os rácios. E já foi admitido que a Nacionalização pode ser necessária. O que poderá o mercado querer descontar mais. Outra realidade é que a situação na Europa tem tendência de melhorar. Outra realidade é que existe a segurança de o BCP se aguentar nas condições mais adversas por longo período de tempo.

No caso do BES, eu penso que a estratégia foi outra. O aumento de capital foi mais tarde. O titulo tinha tendência a ser castigado com o aumento de capital, mais do que o que já estava. As condições na Europa têm tendência a melorar, quem sabe os investidores do BES, demonstrem capacidade para investir. Vamos transparecer a imagem de estarmos mais sólidos e não fechar as portas, mas se for preciso, muda-se a conversa 360 graus e lá se vai pedir ajuda ao dinheiro da Troika. Agora as declarações do Ricardo Salgado em plena crise e aumento de capital a dizer que queria abrir agências em Espanha é que não percebo.

Esta é a minha opinião e pelos vistos o Santos Ferreira e o Ulrich falaram hoje da possivel necessidade de capitais do estado e o mercado não castigou estes titulos. Em Espanha os 3 maiores bancos disseram que não iam recorrer ao capital do estado e o mercado também não os beneficiou.

Agora a realidade é que a Espanha e os seus bancos, segundo a minha opinião foram os mais castigados pelas cimeiras de ontem. Penso que a ajudar esteve a questão da bolha imobiliária espanhola.
Da contabilização de activos e exposição á divida pública de outros países.

Com os melhores cumprimentos
Hallo

Registado: 12/10/2011 2:12

por mcarvalho » 27/10/2011 22:27

penso que já justificaste e bem as tuas opções

obrigado superhomem

Registado: 17/2/2004 1:38

Re: Pois é.....

por Supermann » 27/10/2011 22:15

bar38 Escreveu:
Supermann Escreveu:
mcarvalho Escreveu:
rasteiro Escreveu:Com pensamentos assim, não vamos lá.
O desgraçado deu um ar da sua graça hoje e já estão a pensar mandá-lo para baixo.
Enfim, anda todos os dias a levar no Pêlo, e já estão desejosos, para carregar ainda mais.
Pois na minha modesta opinião, logo que se saiba se entra o estado ou não com capital no banco, teremos tudo para subidas sustentadas.
Até lá vamos ver se eles estancam a sangria por aqui eo se ainda tém mais margem para descer....
Estou dentro, mas com um STOP muito apertado.

abraços

Supermann Escreveu:Confirmado.

BCP com sinal de entrada curta.

Vamos a ver se acerta como das outras vezes.

Caro rasteiro

aprecio os teus comentários mas admira-me a tua questão

que querias que dissessem os " curtos"??? :mrgreen:

abraço

mcarvalho

Eu não sou curto nem deixo de ser...

Eu sou o que o mercado diz. E neste momento, seguindo a minha estratégia, hoje teve o potencial de ser um topo logo será de entrar curto.

Se não for e a tendência se inverter, sou o primeiro a dizê-lo aqui e volto-me para o lado longo.

Até lá, há que ir seguindo ...
E o que e` que te leva querer que tendência mudou,porque a final de contas e` tao difícil um curto desistir de uma posição curta como um longo de uma posição longa.

Dificil onde? So' para os cabeças duras só se for...

O que me leva a mudar de "opinião" é o meu sistema de negociação, com base nalguns indicadores uns feitos por mim outros já existentes. Que "medem" um determinado número de variáveis e depois dizem de sua tendência. Eu não tenho qualquer input na decisão.

Isso de ser dificil desistir de uma popsição curta ou posição longa... é para os cabeças duras. Há que ser flexível e sobretudo disciplinado num plano.

Registado: 18/12/2009 18:54

por Supermann » 27/10/2011 22:12

cesar1967 Escreveu:Supermann,
Permite-me questionar: não é normal, após uma subida de quase 8%, uma correcção? Já agora, fizeste o mesmo em relação a uma outra acção (uma acção da banca estrangeira - Santander, por exemplo)?
Obrigado.
Abraço,

Peço desculpa nao percebi a questão.

Tenho algumas posições curtas noutras acções sim. Se vou fazer o mesmo? Possivelmente não, uma vez que se reforçar em todas essas posições, no fundo vou estar a entrar no "mesmo" trade, uma vez que a correlação entre elas é muito forte. (Estou a falar obviamente de acções da banca)
Editado pela última vez por Supermann em 27/10/2011 22:16, num total de 1 vez.

Re: pvg

por mundano » 27/10/2011 22:12

mcarvalho Escreveu:desculpa

não estou a perceber:

perde muito em relação a quê?

e qual acionista?

o que tem acções a 4 € o que tem acções a 0.157

O Ulisses diz que se valia 1000 e o Estado entrar com os 1 000 se tu tinhas 10% de 1000 ou seja 100

passas a deter 5% de 2000 (que fica a valer) ou seja 100 na mesma e a valer o mesmo..o resto dependerá do mercado e se calhar o Estado até pode dar outra garantia que agora já não tem.. ou estarei a ver mal o problema?

Ninguém tem acções do BCP a 4Euros neste momento :wink:

Quanto ao resto, caso o banco recorra ao plano da troika, o que se vai passar não é tão linear como pintam, é certo que o valor do banco aumenta, mas ele vai ser avaliado aos preços de mercado..

E neste momento, grosso modo existem 7.2 mil milhões de acções, que correspondem a um capital do banco de aprox 6,064 mil milhões de euros... Mas em bolsa, essas acções apenas valem 0,17 euros cada uma, pelo que para aumentar o capital do banco em 1.75 mil milhões de euros, a um preço de emissão de digamos 0,17 euro serão emitidas aprox 10,7 mil milhões de novas acções. Resultando no final num capital de 7,815 mil milhões de euros, traduzidos em 17,9 mil milhões de acções.

Ou seja, os actuais accionistas passam a deter apenas 40% do banco após a operação. Mas o banco valoriza apenas em 1.75 mil milhões de euros, ou seja,tem um aumento dos seus capitais e do seu valor em 28%..

Ou seja, se antes cada acção correspondia a um capital social de 0,84 EUR, após uma operação deste tipo andaria em torno dos 0,43 EUR, ou seja, aproximadamente metade...

Resumindo... A diluição do capital seria enorme..

Mas na pratica ainda são mais as incertezas do que as certezas, os bancos já tinham planos de recapitalização e desalavancagem em curso que por si só irão suprir uma parte significativa destas necessidades de capital. Depois há a questão da possibilidade de alienação de activos, etc.. etc...

Registado: 29/9/2009 16:28

por Bar38 » 27/10/2011 21:57

Supermann Escreveu:
mcarvalho Escreveu:
O desgraçado deu um ar da sua graça hoje e já estão a pensar mandá-lo para baixo.
Enfim, anda todos os dias a levar no Pêlo, e já estão desejosos, para carregar ainda mais.
Pois na minha modesta opinião, logo que se saiba se entra o estado ou não com capital no banco, teremos tudo para subidas sustentadas.
Até lá vamos ver se eles estancam a sangria por aqui eo se ainda tém mais margem para descer....

abraços

Caro rasteiro

abraço

mcarvalho

Eu sou o que o mercado diz. E neste momento, seguindo a minha estratégia, hoje teve o potencial de ser um topo logo será de entrar curto.

Se não for e a tendência se inverter, sou o primeiro a dizê-lo aqui e volto-me para o lado longo.

E o que e` que te leva querer que tendência mudou,porque a final de contas e` tao difícil um curto desistir de uma posição curta como um longo de uma posição longa.

Registado: 20/6/2011 21:37

por caracinha » 27/10/2011 21:46

penso que o bcp vai vender a polonia e mais uns pozinhos caseiros e nao vai recorrer ao estado

Registado: 23/6/2009 21:43

por cesar1967 » 27/10/2011 21:27

Supermann,
Permite-me questionar: não é normal, após uma subida de quase 8%, uma correcção? Já agora, fizeste o mesmo em relação a uma outra acção (uma acção da banca estrangeira - Santander, por exemplo)?
Obrigado.
Abraço,

por Supermann » 27/10/2011 21:15

sonybravia Escreveu:

abraços
Nada nem ninguém pode garantir que esta entrada curta vai ser bem sucedida!Na minha opinião vai levar taréia!Este grande volume de hoje indica que grande parte dos stops de curtos foram disparados!Pois claro tinham o stop bem apertado, pois a cimeira era uma incógnita!Mantendo-se os pressupostos do alívio de 16% dos bancos de dívida de empresas públicas,bem como a possibilidade de acesso da banca ao FEEF,do acesso temporário ao Estado para elevar rácios de capital,da possibilidade de venda de activos na Polonia e na Grécia,concluo que o BCP tem base sólida para a partir daqui voltar a crescer!O que importa se o Estado vai entrar com capital?o importante é o capital entrar para criar a respectiva base!Pois é mais interessante para todos nós que as coisas comecem a reverter e a evoluir positivamente do que continue a cair com base em especulações!Nossos filhos agradecem.

Sim nada garante. Mas isso sempre o disse. Disse-o de todas as vezes que aconteceu as barras a vermelho naqueles dias que eu postei aqui neste mesmo tópico as entradas curtas do sistema.

Tareia não leva... quanto muito perco aquilo que arrisco ou seja cerca de 1% do meu capital.

Mas tendo um sistema implementado com uma expectância probabilistica positiva, há que seguir todos os sinais. Os sinais são probalísticos. Se fossem uma certeza ia-se logo "ALL IN" e não havia gestão de capital para ninguém.

Mas no entanto, mesmo que perca, face ao risco corrido, o trade final por ir adicionando reforços durante a tendência permite a que o rácio de retorno/risco no seu final esteja com um rácio de 72x.

Ou seja, se arrisquei 500 € traduz-se num lucro final de 36000 € só nestes trades, é isso que faz a diferença.

por Supermann » 27/10/2011 21:13

mcarvalho Escreveu:

abraços

Caro rasteiro

abraço

mcarvalho

Quando vejo....

por rasteiro » 27/10/2011 21:12

esta menina a estes valores, lembro-me logo da Sirius.
Também foi desçer, desçer, desçer, até chegar ao valor de 0.05USD, em que já toda a gente já a dava como falida.
O JE começou a entrar nela por volta dos 0.20USD, e fui reforçando, reforçando, até ter vários camiões da tir carregadinho delas.
Por acaso deu para o bem, porque como diz o Ulisses"Posições perdedoras nunca reforçar", e eu fiz o contrário.
Hoje sabendo o que sei dos mercados não o tinha feito.
Sai cedo de mais, por volta dos 0.80/0.90, guardando ainda hoje cerca de 5000mil.
Será que esta menina não estará já muito perto de fazer uma subida sustentada?
Eu penso que sim, mas vamos esperar por mais noticias acerca dessa tal injecção de capital do estado, em que moldes se vai realizar.

Abraços

BCP Nacionalização e Short-Selling

por hallo » 27/10/2011 21:00

Em primeiro lugar queria dizer o seguinte existe uma acção concertada por toda a Europa e que envolve muitos e grandes bancos. O que quiserem chamar a essa acção pode ter vários nomes (entre eles também pode ser nacionalização) e existe a nacionalização pura e simples, com graves prejuízos para os países e contribuintes, que é que se dá normalmente em casos extremos exemplo BPN(mas existem algumas variâncias)

Quanto a Nacionalizações puras - Tivemos vários exemplos, na Alemanha o Hypo Real State (não tenho a certeza se já foi), falou-se de nacionalizar o RBS e o Loyds em que o governo já é accionista. O Reino Unido nacionalizou o Northern Rock. Existiram outros casos pela europa, tais como um holandês que não me recordo, o Dexia, etc..

Agora ao exemplo do que se passou nos EUA, grandes bancos, comparados com os mesmos á escala da europeia, existiram problemas associados a administração e controle dos mesmos com magnitude tão grande e procedimentos de mercado tão complexos, então, nos EUA optou-se por as acções do proprio banco ou outros activos serem cedidas ao Tesouro temporáriamente, no nosso caso poderia ser ao estado. Neste caso o estado não iria ser accionista maioritário e mais tarde se as coisas não corressem bem poderia que ter que nacionalizar totalmente.

Agora existem uma serie de teoricos a favor das entradas do estado nas instituições consideradas grandes e de risco sistémico. Esses teoricos são pessoas reconhecidas, tais como Paul Krugman, Roubini, Stiglitz o que vai contra a teoria da livre operância do mercado. Mas viu-se no caso dos estados unidos existir uma separação entre propriedade e controlo ou administração. E parece-me apesar de ainda não se saberem os pormenores, que vamos pelo mesmo caminho na Europa. O Passos Coelho já deu a entender nessa matéria.

Como tal continuo a dizer que foi a melhor coisa que podia ter acontecido á banca portuguesa. Permite ganhar tempo para organizar uma melhor internacionalização permite focar a sua estratégia nos mercados chave, e produzir resultados com um mercado estável e sabemos que a banca portuguesa consegue bons resultados e quem sabe deixar de ter essa ajuda do "estado" - TROIKA ou UE.

Simplesmente porque foi uma acção concertada por toda a europa e já existir o exemplo dos resultados do que aconteceu nos EUA, reduziu a incerteza e os mercados por todo o mundo hoje deram sinal desse facto.

Nos EUA quando se falou em Nacionalização os bancos cairam, só após várias explicações dos reguladores e do presidente Obama é que voltaram a subir. Existiu mais incerteza, todos pensaram que o sistema financeiro ia ser nacionalizado. Nos EUA o que estava em causa era um Continente, considerado a maior potência mundial. Na Europa o que estava em causa era a Grécia, Irlanda e Portugal e o risco de alastramento a Espanha e Itália e consequente Europa. São realidades diferentes.

Quanto ao Short-Selling, sou daqueles que a minha opinião é que os shorters são bastante importantes para o mercado por diversas razões que não vale a pena enumerar. Mas posso deixar um pequeno exemplo.

Da mesma forma que muitos shorters lucraram com uma tendência negativa do mercado. Tenho a certeza que quando o mercado começar a subir aos 10, 20 ou 30 % diáriamente, vão estar muitos shorters metidos, e nessa altura serão um incentivo ao volume, serão fundamentais ao mercado.

Como todos sabemos é muito complicado ganhar-se na tendência de subida dos mercados, mas dito por especialistas é muito mais arriscado e difícil ganhar-se na tendência de descidas dos mesmos.

Aqui vai o meu conforto para os shorters, desejo que tenham ganho muito, mas também têm que saber que ganhar e perder, faz parte do mercado.

Para os longs, penso que pode estar breve a chegar o vosso momento.

Com os melhores cumprimentos
Hallomeine

Registado: 12/10/2011 2:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Xãd e 90 visitantes