Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por rsacramento » 5/5/2015 9:01

BlogueDoTrader Escreveu:A imagem foi reduzida devio às suas dimensões

não é necessário, já que que o software do fórum faz isso por ti

Registado: 29/11/2007 12:50

por BlogueDoTrader » 5/5/2015 0:38

Editado pela última vez por BlogueDoTrader em 18/8/2015 11:24, num total de 2 vezes.

Registado: 22/12/2014 0:00

por MarketGodzilla » 4/5/2015 22:18

Sergon Escreveu:Boa tarde Caros Foristas,

Agradeço que disponibilizem algum link que nos leve às datas de distribuição de dividendos em 2014. Queria ver o comportamento das cotadas nestas datas, para avaliar melhor a venda ou não antes da data de ex dividendo.

Obrigado

Sergon, coloquei há pouco tempo no tópico da Jerónimo Martins, aqui fica:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... endos.html

Registado: 11/1/2012 17:40

por BlogueDoTrader » 4/5/2015 20:04

HJOR Escreveu:Análise ao PSI20 (30-04-2015)

Bem haja pela analise.

Registado: 22/12/2014 0:00

por Sergon » 4/5/2015 19:45

Boa tarde Caros Foristas,

Agradeço que disponibilizem algum link que nos leve às datas de distribuição de dividendos em 2014. Queria ver o comportamento das cotadas nestas datas, para avaliar melhor a venda ou não antes da data de ex dividendo.

Obrigado

Registado: 8/12/2006 20:38

por O Alquimista » 4/5/2015 15:39

HJOR Escreveu:
Alquimista.
Basta usar um indicador para ajudar a confirmar um determinado movimento porque por vezes não é fácil.
Existe quem goste mais do RSI, outros preferem o MACD, outros o Elliott Oscillator e outros outro oscilador qualquer.
Abraço.

Era um comentário em forma de pergunta de retórica, Hjor. Eu sei o que eles usam e também sei que tu sabes que eu sei.
Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por HJOR » 4/5/2015 15:26

O Alquimista Escreveu:
Quanto ao uso de indicadores, sei perfeitamente do que falas e acho que já falamos sobre isso. Eu também os uso em determinados momentos para confirmar determinados sinais embora não tenha ainda falado neles nos meus vídeos. O seu uso é do conhecimento geral e é prática comum.
Acrescento que existe quem use, macd, rsi, oscilador de duas médias (Elliott Oscillator), etc

Sim, já falámos. Interrogo-me se Elliott usava esse tipo de indicadores quando criou o seu sistema. O macd e o rsi não usava de certeza, porque foram criados depois da sua morte. Quando uma técnica/indicador precisa de outra técnica/indicador para ser usada pergunto-me onde é que se pára: o macd confirma a onda, o rsi confirma o macd, o estocástico confirma o rsi e por aí adiante (para efeitos de argumentação a ordem de confirmação é arbitrária).

Alquimista.
Basta usar um indicador para ajudar a confirmar um determinado movimento porque por vezes não é fácil.
Existe quem goste mais do RSI, outros preferem o MACD, outros o Elliott Oscillator e outros outro oscilador qualquer.
Abraço.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por O Alquimista » 4/5/2015 15:08

Hjor,

Talvez fui mal compreendido. Eu não sou contra entradas em correcções, pelo contrário deve-se entrar, mas o que pretendi chamar à atenção é o momento da entrada. Ou seja, deve-se tentar determinar o fim da correcção e entrar.

Admito que sim.

Quanto ao uso de indicadores, sei perfeitamente do que falas e acho que já falamos sobre isso. Eu também os uso em determinados momentos para confirmar determinados sinais embora não tenha ainda falado neles nos meus vídeos. O seu uso é do conhecimento geral e é prática comum.
Acrescento que existe quem use, macd, rsi, oscilador de duas médias (Elliott Oscillator), etc

Sim, já falámos. Interrogo-me se Elliott usava esse tipo de indicadores quando criou o seu sistema. O macd e o rsi não usava de certeza, porque foram criados depois da sua morte. Quando uma técnica/indicador precisa de outra técnica/indicador para ser usada pergunto-me onde é que se pára: o macd confirma a onda, o rsi confirma o macd, o estocástico confirma o rsi e por aí adiante (para efeitos de argumentação a ordem de confirmação é arbitrária).

Abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

por HJOR » 4/5/2015 14:48

O Alquimista Escreveu:(...)Ou seja, quando, por exemplo, falas que é perigoso comprar correcções, falas simplesmente a título individual e não como "hjor, o elliottista". Porque, na verdade, há elliottistas que compram correcções e usam as EW para o fazerem.
Já agora, sabias que o "senhor" que identifiquei usa o macd para tentar confirmar os sinais das ondas? (...)

Alquimista.

Talvez fui mal compreendido. Eu não sou contra entradas em correcções, pelo contrário deve-se entrar, mas o que pretendi chamar à atenção é o momento da entrada. Ou seja, deve-se tentar determinar o fim da correcção e entrar.

Abraço.

por Bernie Madoff » 4/5/2015 14:41

'Sell in May and go away.....to sunny old Portugal?'
Não fosse a lesma da PTharol? onde é que este índice ia....
Estou surpreendido com o movimento de hoje que deverá ter continuação amanhã com os resultados do BCP.
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump

Registado: 26/12/2013 16:53

por Ulisses Pereira » 4/5/2015 14:20

Não basta um fecho. Teremos que ter confirmação nos dias subsequentes, ou então um fecho claramente acima. Hoje ainda não será o dia.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fjcbolsa » 4/5/2015 13:44

No tópico da Sonae o Ulisses diz que; acredita na quebra da resistência? (6100/6300).
Quando poderá ser considerada quebrada? Fecho acima dos 6300?

Registado: 24/11/2010 10:03

por tncm » 4/5/2015 13:02

Boa tarde a todos... já que estamos a falar de estratégias de negociação... e como negoceio apenas ações do nosso PSI, vejo por mim a ter resultados consistentes no ultimo ano apenas controlando simples parâmetros... em primeiro lugar o RSI, e em segundo a banda de bollinger, quando andam abaixo do limiar inferior e quando acompanhado de quedas sem muito volume, é um excelente indicador de um risc/reward atrativo... depois olho para a "floresta" ou seja a tendência CP do PSI, se estiver em consonância com a ação analisada é um sinal que aprova a entrada na mesma.
Exemplo prático: Entrada na SONAE na 5a feira com target no intervalo 1.35-1.45. Muito dirão com razão que sou um swing trader. Com efeito, é assim que me vejo. Agora um exemplo negativo (e atípico) no ano passado com o RSI do BES numa lástima entrei na ação, felizmente tive estômago para fechar posição com perdas nos 40%, 1 mês depois foi o que se viu. Em relação a ondas e que tais, vejo a coisa com curiosidade, mas sinceramente fico um boi a olhar para um palácio :shock:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por O Alquimista » 4/5/2015 12:14

Hjor,

Para começar, nem tu nem ninguém me incomoda. Sabes porquê? Simplesmente porque não tenho nada a provar nem nenhum interesse direto ou indireto subjacente.

Mas é óbvio! Não te deixes incomodar por um qualquer alquimista. Sabendo, como sabes, que ele nada sabe de EW, mais uma razão tens para continuares a tua função didáctica.
Talvez não tenha sido feliz na escolha do verbo (incomodar). O que quero transmitir é somente isto: confronto-te com opiniões diferentes da tua, provenientes de quem também negoceia usando as EW. Ou seja, quando, por exemplo, falas que é perigoso comprar correcções, falas simplesmente a título individual e não como "hjor, o elliottista". Porque, na verdade, há elliottistas que compram correcções e usam as EW para o fazerem.
Já agora, sabias que o "senhor" que identifiquei usa o macd para tentar confirmar os sinais das ondas?

Não sigo esse senhor como também não sigo nenhum. Não tenho/sigo "gurus" nem "mestres".

Sabes porque gosto de ti? És um self-made man. Invejo-te essa inspiração. Quanto a mim, é mais transpiração. Elliott e Gann, mestres ou gurus? :shame: Videntes e astrólogos, é o que eles foram! Até nem foste tu que citates uma frase de outrem dizendo que Gann, the greatest qualquer coisa.

Alimentar um tópico com exemplos de negociação... :shame:

Claro, como te compreendo: isto não passa de video...games. Além de que se não me expuser nunca estarei errado. :mrgreen:

Agora é a minha vez de te propor o seguinte: fazes os videos e eu elaboro o plano de trading. Acho que formaríamos um dupla de respeito. :clap: \:D/

Até ao próximo video!

Abraço

por JohnyRobaz » 4/5/2015 11:54

Terá terminado a correcção (onda 4 duma possível EW) e estará a arrancar para mais um rally? Ou será preciso passar os 6330 para confirmar?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Bar38 » 4/5/2015 11:49

HJOR Escreveu:Ao abrir a plataforma surgiu a seguinte informação...

Difusão de Informação
30 Apr 2015 at 11:56:46 (GMT)
[ESTRATÉGIA (...)-CFD'S-ÍNDICES - curto prazo]: SHORT -CURTO »» PSI20 - PORTUGAL (PSI20.I) com objectivo @ 5720 e stop-loss @ 6137.
(...)

Já sei que vão dizer que este tipo de recomendações vale o que vale... blá... blá... blá...

Pois....e pelos vistos com razão :-"

Registado: 20/6/2011 21:37

por soso » 4/5/2015 9:26

HJOR, quero dar-te os parabéns.

Desde os "ensurdecedores" :-" :-" :-" , até este último vídeo, na minha opinião fizeste uma evolução notável.

Para quem não entende EW (como é o meu caso), antigamente expunhas os teus posts de forma inacessível.

Agora e continuando com as EW, (eu continuo sem as dominar), mas já te exprimes em "Português".

O teu vídeo é explícito, está bem elaborado e julgo que os teus argumentos (agora) estão bem plasmados.

Sendo assim, pontos a vigiar : > 6137 longo ; < 5994 curto.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por trend=friend » 4/5/2015 9:17

e os 6130/6140 são um verdadeiro espectáculo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por HJOR » 4/5/2015 8:42

Alquimista.
Para começar, nem tu nem ninguém me incomoda. Sabes porquê? Simplesmente porque não tenho nada a provar nem nenhum interesse direto ou indireto subjacente.
Não sigo esse senhor como também não sigo nenhum. Não tenho/sigo "gurus" nem "mestres".
Alimentar um tópico com exemplos de negociação... :shame:
Termino :-" "Don't Worry Be Happy".
Até para a semana.
Abraço.

por O Alquimista » 4/5/2015 1:57

HJOR Escreveu:Tese? qual tese? eu não formulei nenhuma tese. =;
Estás a entrar campo da negociação e não da análise.
Assim sendo, tudo dependerá do tipo de especulador/investidor, do risco e do timeframe que negoceia.
Apenas pretendi chamar a atenção, neste caso específico, para o risco de entradas longas, usando o timeframe diário, para um especulador/investidor, numa WB após uma estrutura de 5 numa WA.
Quem estuda e utiliza EW sabe perfeitamente onde entrar e sair, tal como o senhor que citas. :lol:
Mas, na matéria da negociação... :-#
Abraço.

Não gostas que lhe chame tese? Então chamo-lhe opinião ("...que há risco de entradas longas...").
Porém, bem vistas as coisas até que me sinto compelido a concordar contigo: tu não falas em teses, porque as teses, para o bem e para o mal, têm uma conclusão: ou sobe ou desce e porque razão.
Acabas de abrir mais uma excepção: explicas, ainda que de forma rudimentar, as ew. Ou seja, dás lições :mrgreen: , algo que sempre disseste que não farias.
E bem vejo que não segues o "senhor" que referi.

Será que ele já começou a comprar?
Ou ainda está à espera "da" oportunidade?
E onde será?
Pois é, pois é...

Queres a papinha toda feita? :shame: Vai lá ler os artigos dele e descobrirás, mormente targets e stoploss. Parafraseando-te, vai estudar!

Alquimista.
Com sempre agradeço-te pela incansável luta que travas, tentando demonstrar os contras associados às EW.
Da minha parte estás à vontade porque não pretendo convencer ninguém a utilizá-las nem a arranjar seguidores.
Cada um usa o que quer e eu estou muito bem assim.
Já estou habituado ao que se segue após um novo vídeo.
:mrgreen:

Já reparaste que sou dos poucos a verdadeiramente incomodar-te?
Incansável luta? E ainda não viste nada! Ainda hei-de ver-te a criar uma oportunidade especulativa com base nas EW...se são assim tão boas...E não te preocupes com terceiros porque eles não vão imitar a tua sugestão.

Alquimista.
Já pensaste em, fazeres uns vídeos, também.
Podias, também, fazer sobre o PSI20.
Pensa nisso.

Um jamais irrevogável! Eu não faço videos para mostrar o que sei (de uma só vez ou às pinguinhas) ou não sei, faço planos escritos para negociar a técnica que sei. E com a devida antecedência. A comunicação social, cá e lá fora, está cheia de bons chartistas, mas quando se trata de fazer o trading.... :-"
Excepção ao jamais irrevogável: faz como eu e passa um ano a apresentar oportunidades especulativas com base nas ew, então sim poderei fazer um video.

Abraço

por HJOR » 4/5/2015 1:37

Alquimista.
Já pensaste em, fazeres uns vídeos, também.
Podias, também, fazer sobre o PSI20.
Pensa nisso.
Abraço.

por HJOR » 4/5/2015 1:30

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:(...)
Em suma: Avi Gilburt, um elliotista que compra em correcções. Aliás, quem o segue regularmente, sabe que ele farta-se de aplicar isso quando analisa, por ex, o sp500

Para demonstrar o que escrevo, aqui fica um breve excerto: the market downside over the last month had come within 8 points of the ideal target region I have been posting, even though many did not believe we would approach those levels when we called for a top at the end of February.
Mais aqui: http://www.marketwatch.com/story/sp-pul ... 2015-04-13

E, para que não restem dúvidas, mais um exemplo:
As markets drop, most become bearish, and as markets rally, most become bullish. However, would it not be more accurate, and profitable, if people got bearish at the highs and bullish at the lows? Unfortunately, if you read most financial analysts, or posts by individual investors, the common "feelings" are bearishness at bottoms and bullishness at tops. And, the bearishness I expect at the bottom I am looking for within the next week or two should provide enough fuel for a very strong rally to take the market to new all-time highs.
On Friday afternoon, I warned those in our Trading Room at Elliottwavetrader.net to tune out the media regarding the stock market over the weekend. I noted that it was likely going to be very bearish. In fact, at the market close on Friday, I went to MarketWatch, and the lead article was about outflows from U.S. markets being at their worst since 2009. Now, before you think this is a bearish indication, think about what happened when investors left the market in droves in 2009. Was that not when we saw a significant bottom and start of a massive rally? (...) But don't be fooled by all the bearish talk which becomes overwhelming during such market declines. This is still likely a buying opportunity over the next week or two. (...) There is nothing that has told us that this is not a dip-buying opportunity with much higher levels to come in the spring.

http://www.marketwatch.com/story/should ... 2015-03-30

Comentário (mesmo) final e a latere: segundo Gilburt, os bears do sp500 que se cuidem.

Será que ele já começou a comprar?
Ou ainda está à espera "da" oportunidade?
E onde será?
Pois é, pois é...

PS: Saber esperar é uma virtude.

por HJOR » 4/5/2015 1:28

Alquimista.
Com sempre agradeço-te pela incansável luta que travas, tentando demonstrar os contras associados às EW.
Da minha parte estás à vontade porque não pretendo convencer ninguém a utilizá-las nem a arranjar seguidores.
Cada um usa o que quer e eu estou muito bem assim.
Já estou habituado ao que se segue após um novo vídeo.
:mrgreen:
Abraço.

por O Alquimista » 4/5/2015 1:25

O Alquimista Escreveu:
O Alquimista Escreveu:(...)
Em suma: Avi Gilburt, um elliotista que compra em correcções. Aliás, quem o segue regularmente, sabe que ele farta-se de aplicar isso quando analisa, por ex, o sp500

Para demonstrar o que escrevo, aqui fica um breve excerto: the market downside over the last month had come within 8 points of the ideal target region I have been posting, even though many did not believe we would approach those levels when we called for a top at the end of February.
Mais aqui: http://www.marketwatch.com/story/sp-pul ... 2015-04-13

E, para que não restem dúvidas, mais um exemplo:
As markets drop, most become bearish, and as markets rally, most become bullish. However, would it not be more accurate, and profitable, if people got bearish at the highs and bullish at the lows? Unfortunately, if you read most financial analysts, or posts by individual investors, the common "feelings" are bearishness at bottoms and bullishness at tops. And, the bearishness I expect at the bottom I am looking for within the next week or two should provide enough fuel for a very strong rally to take the market to new all-time highs.
On Friday afternoon, I warned those in our Trading Room at Elliottwavetrader.net to tune out the media regarding the stock market over the weekend. I noted that it was likely going to be very bearish. In fact, at the market close on Friday, I went to MarketWatch, and the lead article was about outflows from U.S. markets being at their worst since 2009. Now, before you think this is a bearish indication, think about what happened when investors left the market in droves in 2009. Was that not when we saw a significant bottom and start of a massive rally? (...) But don't be fooled by all the bearish talk which becomes overwhelming during such market declines. This is still likely a buying opportunity over the next week or two. (...) There is nothing that has told us that this is not a dip-buying opportunity with much higher levels to come in the spring.

http://www.marketwatch.com/story/should ... 2015-03-30

Comentário (mesmo) final e a latere: segundo Gilburt, os bears do sp500 que se cuidem.

por HJOR » 4/5/2015 1:21

O Alquimista Escreveu:Hjor,

Das várias "teses" que expuseste neste último video, há uma que ressalta: o perigo de comprar correcções. Não compreendo este receio: se as EW contêm um elemento de projecção, basta aplicar a regra associada à contagem que se esteja a fazer e negociar colocando o target e a stoploss nos sítios que decorrem dessa contagem. Assim, e por exemplo, se a onda x não pode ir além da onda y, compra-se no lugar adequado e coloca-se a stoploss no local que invalida a contagem. Tão simples quanto isto. As EW dão confiança e depois não se executa tal como elas estão descritas!!??

BUYING HIGH; SELLING LOW: NO NO NO!! - Avi Gilburt
Um texto que, bem vistas as coisas, é um ataque a essa tua tese. Um ataque vindo de um elliotista que, ao que parece, tem algum nome na praça.
https://www.elliottwavetrader.net/ellio ... 21399.html

In most all aspects of our purchasing lives, we are in search of “The Deal.” We look for the best price in just about anything we acquire. We will spend days comparing prices on our car purchases to get the best possible price. We will spend hours and hours to find the best possible price on that HD 50’ television that we so desire. Yet, we do not bridge that same mentality over to the stock market. What is even worse is that we actually apply just the opposite thinking. When we see prices significantly rise, we then feel compelled to buy. But, what is it about the stock market that seemingly makes us put our wise buying perspective on the sideline?

Em suma: Avi Gilburt, um elliotista que compra em correcções. Aliás, quem o segue regularmente, sabe que ele farta-se de aplicar isso quando analisa, por ex, o sp500.

Abraço

Tese? qual tese? eu não formulei nenhuma tese. =;
Estás a entrar campo da negociação e não da análise.
Assim sendo, tudo dependerá do tipo de especulador/investidor, do risco e do timeframe que negoceia.
Apenas pretendi chamar a atenção, neste caso específico, para o risco de entradas longas, usando o timeframe diário, para um especulador/investidor, numa WB após uma estrutura de 5 numa WA.
Quem estuda e utiliza EW sabe perfeitamente onde entrar e sair, tal como o senhor que citas. :lol:
Mas, na matéria da negociação... :-#
Abraço.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, Carlos73, Nuno V, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Sr.Marques e 85 visitantes