Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por HJOR » 19/5/2015 23:46

PSI20_D_2015-05-19.jpg
Daily (2 bar Gann swing chart)
Editado pela última vez por HJOR em 19/5/2015 23:57, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por cavaleri » 19/5/2015 19:10

ativo Escreveu:
cavaleri Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Acho que não, ao contrário do que por aí se apregoa. Além da almofada financeira que Portugal possui, a Europa está muito decidida a defender Portugal. Porque depois de Portugal, viria outro e outro e outro :)

Completamente de acordo, o que Portugal tinha a perder ja o perdeu, é lemantavel para muitos, mas temos de aceitar as perdas.

Infelizmente, Portugal ainda não perdeu tudo o que tinha a perder. Depois das eleições para a Assembleia da República, seja qual for o governo que estiver em funções, vai haver, por exemplo, certamente, alteração do Sistema de Pensões. A consolidação das contas públicas ainda não está concluída, o défice orçamental terá que ser reduzido, etc..

Isso para mim e ganhar!

Registado: 31/12/2014 0:41

por Ativo » 19/5/2015 18:38

cavaleri Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Acho que não, ao contrário do que por aí se apregoa. Além da almofada financeira que Portugal possui, a Europa está muito decidida a defender Portugal. Porque depois de Portugal, viria outro e outro e outro :)

Completamente de acordo, o que Portugal tinha a perder ja o perdeu, é lemantavel para muitos, mas temos de aceitar as perdas.

Infelizmente, Portugal ainda não perdeu tudo o que tinha a perder. Depois das eleições para a Assembleia da República, seja qual for o governo que estiver em funções, vai haver, por exemplo, certamente, alteração do Sistema de Pensões. A consolidação das contas públicas ainda não está concluída, o défice orçamental terá que ser reduzido, etc..

Registado: 24/1/2014 17:24

por Joana19 » 19/5/2015 18:21

Tava agora a ver a TV e surgiu esta notícia

"Fitch baixa rating dos bancos portugueses
Revisão em baixa afeta o rating do BCP, BPI, Montepio e Banif"

http://economico.sapo.pt/noticias/fitch-baixa-rating-do-bpi-bcp-montepio-e-banif_218797.html

"A Fitch anunciou hoje a revisão em baixa do rating de quatro bancos portugueses: o Millennium bcp caiu de BB+ para o BPI desceu de BB+ para BB. Enquanto o rantig do Montepio recuou de BB para B+ e o do Banif caiu de BB para B-.
As alterações das regras europeias que tornam menos provável a ajuda estatal aos bancos estão relacionadas com estas revisões em baixa. A Fitch anunciou ainda a queda de rating de cinco bancos espanhóis e quatro italianos."

Registado: 24/2/2015 19:00

por Marco Martins » 19/5/2015 17:19

Não sei porque tantos problemas com a dívida de um país... cada um de nós que tem empréstimo de casa, quanto deve percentualmente em relação ao seu rendimento anual? Não serão muito mais que 130% ?!?

O problema que existe é se não existe um controlo na dívida e nas receitas, de forma a ter a economia estabilizada.

Registado: 7/4/2007 17:13

por cavaleri » 19/5/2015 17:17

Registado: 31/12/2014 0:41

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 16:25

Acho que não, ao contrário do que por aí se apregoa. Além da almofada financeira que Portugal possui, a Europa está muito decidida a defender Portugal. Porque depois de Portugal, viria outro e outro e outro :)
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Joana19 » 19/5/2015 16:08

Ulisses Pereira Escreveu:Joana, a minha opinião pode chocar alguns, mas creio que seria o melhor que poderia acontecer à Bolsa portuguesa. Provavelmente, teria uns dias de queda mais acentuada, mas acredito que o receio desse acontecimento está a limitar o "upside" do PSI.

A grécia tem dívida de 175%, portugal 130%, não achas que Portugal pode ser o cliente seguinte da especulação e da correcção das taxas de juro que atingiram valores negativos?

Um país com défices constantes e divida elevada poderá ser uma presa fácil da especulação (investidores) dos mercados

por Ativo » 19/5/2015 16:00

EuroSexy Escreveu:Um país nunca vai à falência.

:shame:

Ao longo do tempo vários Estados deixaram de poder cumprir com as suas obrigações financeiras por estarem insolventes, ou seja, falidos.
Apesar dos Estados terem falido os países sobreviveram e continuaram a sua História ...

Registado: 24/1/2014 17:24

por Diacono » 19/5/2015 15:51

a incerteza nunca foi amiga do mercado.
Há que tomar decisões. Se fica, em que moldes fica. Se sai, em que moldes sai.
A falta de volume é representativa da incerteza dos investidores.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Ulisses Pereira » 19/5/2015 15:45

Joana, a minha opinião pode chocar alguns, mas creio que seria o melhor que poderia acontecer à Bolsa portuguesa. Provavelmente, teria uns dias de queda mais acentuada, mas acredito que o receio desse acontecimento está a limitar o "upside" do PSI.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Joana19 » 19/5/2015 15:33

EuroSexy Escreveu:
Joana19 Escreveu:Olá,

Uma questão, se a Grécia for ao charco o que acham que acontecerá ao PSI20 ??

(Tou a ver como posso ganhar dinheiro com uma hipotética falência/reestruturação da Grécia) :D

Um país nunca vai à falência.

Mas tem que se reestruturar! Isso passa por implementar medidas difíceis e não há governo com politicas próprias que vá a favor do povo nisso.
Seria mais fácil fora do euro. Mas hoje, uma vez dentro do euro, será um absurdo sair.
Se sair, o euro aprecia-se brutal e temporariamente, mas não o suficiente para acabar com os problemas do próprio euro (porque há países a seguir).
Se não sair, o euro continuará a depreciar-se a favor dos países endividados (contra os países credores se estes não cederem num perdão parcial).

O problema acabaria se a Alemanha deixasse alguns países de leste que têm euro tomar o lugar de alguns países endividados da periferia.
A Roménia é dos países na UE que tem menor divida e isso podia ser contrabalançado no seu desenvolvimento. Ou seja, assumiria uma maior divida em beneficio do seu desenvolvimento em contra mão à desalavancagem da Grécia.
A Alemanha é o único país que está capaz de despoletar essa via. Os países a leste iriam ter um maior crescimento economico, e os países endividados iriam crescer mais lentamente à medida que a divida seria transferida para leste.

Isso trás imperfeições e não é solução óptima para a Alemanha, porque esta tem o poder de deixar que isso aconteça, mas não tem o poder de controlar o processo uma vez desencadeado.

Mas achas que o PSI20 fica imune a um eventual Haircut?

por EuroSexy » 19/5/2015 15:24

Joana19 Escreveu:Olá,

(Tou a ver como posso ganhar dinheiro com uma hipotética falência/reestruturação da Grécia) :D

Um país nunca vai à falência.

Mas tem que se reestruturar! Isso passa por implementar medidas difíceis e não há governo com politicas próprias que vá a favor do povo nisso.
Seria mais fácil fora do euro. Mas hoje, uma vez dentro do euro, será um absurdo sair.
Se sair, o euro aprecia-se brutal e temporariamente, mas não o suficiente para acabar com os problemas do próprio euro (porque há países a seguir).
Se não sair, o euro continuará a depreciar-se a favor dos países endividados (contra os países credores se estes não cederem num perdão parcial).

O problema acabaria se a Alemanha deixasse alguns países de leste que têm euro tomar o lugar de alguns países endividados da periferia.
A Roménia é dos países na UE que tem menor divida e isso podia ser contrabalançado no seu desenvolvimento. Ou seja, assumiria uma maior divida em beneficio do seu desenvolvimento em contra mão à desalavancagem da Grécia.
A Alemanha é o único país que está capaz de despoletar essa via. Os países a leste iriam ter um maior crescimento economico, e os países endividados iriam crescer mais lentamente à medida que a divida seria transferida para leste.

Isso trás imperfeições e não é solução óptima para a Alemanha, porque esta tem o poder de deixar que isso aconteça, mas não tem o poder de controlar o processo uma vez desencadeado.

Registado: 16/6/2014 0:01

por Joana19 » 19/5/2015 15:05

Olá,

por Diacono » 19/5/2015 14:56

de facto isto hoje está muito anémico.
Volume fraco, subida fraquinha...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por katolo » 19/5/2015 13:49

Eheheh

Ja nao é q primeira vez que vejo esse indicador de short e depois é sempre a subir. Essas recomendaçoes valem o que valem...

No entanto, fortes subidas por toda a Europa a caminho de novos maximos e o PSI... nojo de índice!

Registado: 20/2/2014 22:01

por Blue Epsilon » 19/5/2015 11:59

HJOR Escreveu:Partilho, apenas, o que recebi quando abri a plataforma...

Difusão de Informação
18 May 2015 at 15:47:28 (GMT)
[ESTRATÉGIA (...)-CFD'S-ÍNDICES - curto prazo]: SHORT - CURTO »» PORTUGAL - PSI20 (PSI20.I) com objectivo @ 5894 e stop-loss @ 6197,50. (...)

Hmmm, isso funciona bem como indicador contrário.

Provavelmente quer dizer que o PSI20 vai subir 8-)
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por HJOR » 19/5/2015 0:28

Partilho, apenas, o que recebi quando abri a plataforma...

Difusão de Informação
18 May 2015 at 15:47:28 (GMT)
[ESTRATÉGIA (...)-CFD'S-ÍNDICES - curto prazo]: SHORT - CURTO »» PORTUGAL - PSI20 (PSI20.I) com objectivo @ 5894 e stop-loss @ 6197,50. (...)

por yaya » 18/5/2015 16:09

A notícias do fds é: SLB bicampeão isto quer dizer que o PIB vai subir, ou não? Vai disparar o consumo interno e a produtividade vai aumentar. :mrgreen:
"i don't pay any attention to what economists say, frankly" Warren Buffet

Registado: 28/8/2013 22:19

por Ulisses Pereira » 18/5/2015 13:54

bogos, entendo o que dizes. Quando digo que é claro como a água, não é garantia nenhuma do que vai acontecer. O que digo é que, há muito tempo, que nos meus gráficos não há um "setup" tão claro como este, independentemente de depois se vir a revelar acertado ou não.

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bogos » 18/5/2015 13:46

Ulisses Pereira Escreveu:Para mim, como tenho escrito, a situação do PSI é bem simples. Conforme o esperado, a subida parou na fortíssima zona de resistência entre os 6100 e os 6300 pontos. Quem está de fora, deve esperar por essa ruptura que desbravará caminho (caso aconteça) para voos mais altos.

Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Abraço,
Ulisses

Boa tarde
Caro Ulisses....

Não resisti a um pensamento que me surgiu com a tua frase...

Para mim claro como água é tudo o que é passado, é facto verificável passivel de ser estudado...

Quanto ao futuro, por muito que já tenha investido na cigana, e na bola de cristal....continuo como sempre com tudo enublado.

Nos entre-meios "e à conta do passado" lá tenho acertado com alguns negócios........mas leva-se bem umas pancadas boas pelo meio....

No entanto, penso que a afirmação é muito "determinante e até de grande certeza", coisa que me provocou este simples comentário...

Não leves a mal, pois é só a MHO.

Cumprimentos
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson

Registado: 29/12/2005 16:34

por HJOR » 18/5/2015 12:53

Ulisses Pereira Escreveu:Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Mas tem uns bois, uns ursos e uns emoticons...
:mrgreen:

PS: Não resisti...

por Ulisses Pereira » 18/5/2015 12:38

Para mim, como tenho escrito, a situação do PSI é bem simples. Conforme o esperado, a subida parou na fortíssima zona de resistência entre os 6100 e os 6300 pontos. Quem está de fora, deve esperar por essa ruptura que desbravará caminho (caso aconteça) para voos mais altos.

Eu sei que o gráfico tem poucas linhas, poucas conjecturas, pouco espectáculo. Mas é claro como a água.

Abraço,
Ulisses
Anexos
psi1.png
psi2.png
psi3.png

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ovelhaxone » 17/5/2015 22:41

num mercado bem direccional até basta uma MM50 dias. a questão é saber quando o mercado comuta de lateralização para caótico(whipsaws) ou para trend...

Registado: 18/7/2013 15:16

por HPS » 17/5/2015 21:20

HJOR Escreveu:
HPS Escreveu:HJOR,

No teu video falas que o Gann Swing Chart e um metodo automatico. Julgo que te referes ao facto de ser automatico na tua plataforma, ou ?

Como funciona em backtest?

Confesso que nunca me dei a esse trabalho, não tenho o sistema automático criado e por isso não tenho backtests.
No entanto, recomendo a leitura do livro "W. D. Gann Treasure Discovered: Simple Trading Plans for Stocks & Commodities", escrito por Robert Krausz, onde são apresentados backtests, utilizando o hi-lo activator.

Se este metodo fosse um sistema, diria que parece ter semelhancas com o indicador zigzag. Tenho ideia que os sistemas baseados nesses indicadores sao interessantes para ver o que aconteceu (look back), mas de nenhuma ajuda do que vem para a frente. Mais, tem a particularidade de que so actualiza o estado currente no final de cada periodo (dia, hora, etc) em funcao do TF usado, e portanto e de pequena importancia para o periodo seguinte.
O que pretendo evidenciar com o anterior, e que um eventual sinal de abertura, fecho ou inversao de posicao vem sermpre atrasado pelo menos um periodo ou mais (dia, hora, etc.) e isto numa situacao de mercado em lateralizacao/volatil e capaz de queimar muito capital usando este 'sinal' por si so devido aos movimento aleatorios e portanto ha que ter cuidado!

Por outro lado, nos periodos em que o mercado esta direcional (sobe ou desce vincadamente) julgo que nao e necessario nenhum indicador a nao ser observar o preco!

PS: Gosto particularmente dos Gann Fan, linhas de tendencia e seus breakouts. Boa iniciativa dos videos.
If you watch every tick, you trade like a di..
PS.: O meu teclado nao tem assentos, portanto a escrita sai sem eles!

Registado: 6/5/2009 19:20

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, tami e 65 visitantes