BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Ruffus86 Escreveu:nao me admiro nada que a cotação caia a 1€.
é um numero redondinho para o potencial aumento de capital.
Tudo isto aliado aos factores externos,e refiro me o facto do país ressentir a revisão em baixa dos estímulos do BCE,julgo que caso o déficit não for controlado e consequentemente o endividamento,penso que à partir de 2018 estaremos mesmo tramados...
Há quem diga que a Europa caminha a passos largos para uma nova crise,mas quero acreditar que não!
Entretanto mais uma vez os EUA fizeram o trabalho de casa mais depressa do que a UE,desde 2008 que a UE parece estar sem rumo,como um navio perdido no mar...
E logicamente o BCP estando tão fragilizado é alvo certo para os abutres!
Cumps.
- Registado: 15/2/2016 12:44
nao me admiro nada que a cotação caia a 1€.
Bem,chineses e angolanos juntos tem a possibilidade de controlar por volta de 50 a 60% do capital do banco?
Cada vez mais acredito em minha teoria de que o BCE quer que se tire à força os 40% das mãos dos acionistas individuais,se não é o BCE são estes 2 acionistas...
Ou então estamos a assistir ao início de uma resolução controlada,assim o estado fica garantido que lhe vai ser reembolsado os 750M e não desestabiliza o sistema financeiro,pois já todos sabemos quais as novas regras de resolução,seria muito mal para o sistema...
E é por isto e mais um pouco que estou fora mas a acompanhar a situação...
Cumps.
Cada vez mais acredito em minha teoria de que o BCE quer que se tire à força os 40% das mãos dos acionistas individuais,se não é o BCE são estes 2 acionistas...
Ou então estamos a assistir ao início de uma resolução controlada,assim o estado fica garantido que lhe vai ser reembolsado os 750M e não desestabiliza o sistema financeiro,pois já todos sabemos quais as novas regras de resolução,seria muito mal para o sistema...
E é por isto e mais um pouco que estou fora mas a acompanhar a situação...
Cumps.
miuka1 Escreveu:Hoje ás 22e50 no Jornal de Negocios
Sonangol já tem luz verde do BCE
A Sonangol já tem luz verde do Banco Central Europeu para aumentar a sua posição no BCP para mais de 20%, sabe o Negócios. A decisão do supervisor abriu caminho a que a petrolífera angolana apoiasse a alteração ao limite de votos na instituição, aprovada esta segunda-feira em assembleia-geral.
Com a autorização do BCE para reforçar a sua posição no BCP, a Sonangol fica com a possibilidade de equilibrar a sua posição accionista com a participação de 30% que a Fosun pretende assumir. Isto depois de o grupo chinês ter destronado a empresa liderada por Isabel dos Santos como maior accionista do banco liderado por Nuno Amado.
A entrada da Fosun no BCP, através da subscrição de um aumento de capital de 174,58 milhões de euros reservado ao conglomerado sediado em Xangai, diluiu a posição da Sonangol. A participação da petrolífera ficou reduzida a 14,9% (anteriormente estava nos 17,84%), enquanto o grupo chinês passou a ser o maior accionista da instituição, controlando 16,7% do capital.
Com a autorização do BCE, a Sonangol passa a poder beneficiar da subida do limite de votos de 20% para 30%, alteração inicialmente reclamada pela Fosun. No entanto, primeiro terá de reforçar a sua participação accionista na instituição liderada por Nuno Amado acima do limiar dos 20%.
Pois...
Mas se podem ter a possibilidade de reforçarem através de AC´s obviamente que não irão ao mercado!
Portanto para 2017 teremos mais AC para satisfazer estes 2 acionistas,está tudo dito...
Cumps.
OIL2016 Escreveu:Fraude à lei fiscal espanhola. E se quem comprou a posição da Sabadell terá sido a PP Sabadell através de vários veículos financeiros p evitar a tal penalização fiscal de 200 milhões?
se te aperceberes na terça-feira anterior, houve varias enormes descargas de acoes no mercado...eu penso que elas foram vendidas ao melhor...e directamente no mercado.
- Registado: 8/10/2008 11:04
Fraude à lei fiscal espanhola. E se quem comprou a posição da Sabadell terá sido a PP Sabadell através de vários veículos financeiros p evitar a tal penalização fiscal de 200 milhões?
Rango Escreveu:A verdadeira razão da saída do Sabadell do BCP...
Nova lei fiscal em Espanha leva Sabadell a vender BCP
No dia 3, o Governo espanhol publicou em Diário Oficial uma alteração que limita as deduções fiscais para investimentos desvalorizados, com efeitos retroativos a 2013. A lei entra em vigor a 1 de Janeiro. O Sabadell poupou 200 milhões de euros de impostos que teria de pagar, só por se ter livrado das ações do BCP.
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... bcp-101064
se isto for verdade...muito se falou....que o sabadell andava a fugir da desgraça...mas no fundo o bcp teria de valer 5x mais para o sabadell conseguir ter mais valias suficientes do bcp para pagar os 200 Milhoes de euros em impostos...
eu penso que agora até poderia entrar novamente sem ter de pagar esses impostos... e recuperar a posição outra vez...comprando novas acoes.
Hoje ás 22e50 no Jornal de Negocios
A Sonangol já tem luz verde do Banco Central Europeu para aumentar a sua posição no BCP para mais de 20%, sabe o Negócios. A decisão do supervisor abriu caminho a que a petrolífera angolana apoiasse a alteração ao limite de votos na instituição, aprovada esta segunda-feira em assembleia-geral.
Com a autorização do BCE para reforçar a sua posição no BCP, a Sonangol fica com a possibilidade de equilibrar a sua posição accionista com a participação de 30% que a Fosun pretende assumir. Isto depois de o grupo chinês ter destronado a empresa liderada por Isabel dos Santos como maior accionista do banco liderado por Nuno Amado.
A entrada da Fosun no BCP, através da subscrição de um aumento de capital de 174,58 milhões de euros reservado ao conglomerado sediado em Xangai, diluiu a posição da Sonangol. A participação da petrolífera ficou reduzida a 14,9% (anteriormente estava nos 17,84%), enquanto o grupo chinês passou a ser o maior accionista da instituição, controlando 16,7% do capital.
Com a autorização do BCE, a Sonangol passa a poder beneficiar da subida do limite de votos de 20% para 30%, alteração inicialmente reclamada pela Fosun. No entanto, primeiro terá de reforçar a sua participação accionista na instituição liderada por Nuno Amado acima do limiar dos 20%.
- Registado: 29/11/2007 14:32
[boas, Yur, ate hoje ainda não sei como é que essa frase la apareceu, nem quem é que la a colocou, uma coisa eu sei, eu não fui, e por isso também não a retiro, pode ser que quem la a colocou um dia lhe dê para a retirar, parece estranho não parece, pois até a mim me pareceu na altura, mas como acontecem tantas coisas estranhas é mais uma pro currículo desportivo, eheheheheh.
E já agora ontem enganei-me redondamente, pois hoje e segundo os mesmos cálculos, a seta tinha o bico para cima, afinal andou aqui tipo cata vento e eu em cima do arame, mas ainda positivo.
E já agora ontem enganei-me redondamente, pois hoje e segundo os mesmos cálculos, a seta tinha o bico para cima, afinal andou aqui tipo cata vento e eu em cima do arame, mas ainda positivo.
Humilde
No mercado não podemos mijar contra o vento.Famoso livro GANHAR EM BOLSA da autoria do Dr.BRAGA DE MATOS
No mercado não podemos mijar contra o vento.Famoso livro GANHAR EM BOLSA da autoria do Dr.BRAGA DE MATOS
- Registado: 27/12/2004 18:53
A verdadeira razão da saída do Sabadell do BCP...
No dia 3, o Governo espanhol publicou em Diário Oficial uma alteração que limita as deduções fiscais para investimentos desvalorizados, com efeitos retroativos a 2013. A lei entra em vigor a 1 de Janeiro. O Sabadell poupou 200 milhões de euros de impostos que teria de pagar, só por se ter livrado das ações do BCP.
ptbr13 Escreveu:Por várias razões (ditas anteriormente) não acredito no BCP a longo prazo, mas
depois do AC é provável um bull de curto/ médio prazo. Não aconselho longos antes do AC.
Normalmente durante o AC sobe, sempre forte, nunca vi um banco que me lembre durante o AC não subir, inclusive o bcp, o popular, o unicredit, os bancos atulhados em mal parado e ativos não produtivos, aquando dos AC sobem sempre, porque será? do guaraná é que não é

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Por várias razões (ditas anteriormente) não acredito no BCP a longo prazo, mas
depois do AC é provável um bull de curto/ médio prazo. Não aconselho longos antes do AC.
- Registado: 22/12/2013 23:04
http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
o BCP ter uma base accionista mais forte"
O BCP já pode ter "uma base accionista mais forte", congratulou-se Nuno Amado à saída da assembleia-geral que aprovou o aumento do limite de votos para 30%. A Sonangol aprovou a medida, revelou o banqueiro.
Forte na base ... fraca no valor!!! cada vez cai mais !
http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques
Lagarde considerada culpada por negligência
O tribunal francês considerou que a actual directora-geral do FMI foi negligente no caso ocorrido em 2008 enquanto era ministra. Contudo, não aplicou nenhuma sentença.
Se roubasse um pão ... apanhava 20 anos de cadeia!
Costa apresenta solução para lesados do BES mas recusa-se a responder a perguntas
O primeiro-ministro agendou para a sua residência oficial a divulgação da solução para os clientes do BES com papel comercial do GES. Fez uma intervenção. Sem direito a questões.
http://observador.pt/2016/12/19/lesados ... ara-torta/
http://www.jn.pt/economia/interior/cost ... 60945.html
Afinal a benção de natal muda-se ao segundo .... já não é no Natal ... é no Carnaval.... pqp!!!!!!
Lacerda Machado: solução para "lesados" do BES só chega dentro de um "par de meses"
O amigo do primeiro-ministro mediou as relações entre os reguladores e os lesados para encontrar uma solução para os clientes com papel comercial. Elogiou os intervenientes e afirma ter cumprido uma recomendação do Parlamento.
afinal quem paga?!
penso que ninguém ,,, quando chegar o carnaval ... já cá não está ninguém

o BCP ter uma base accionista mais forte"
O BCP já pode ter "uma base accionista mais forte", congratulou-se Nuno Amado à saída da assembleia-geral que aprovou o aumento do limite de votos para 30%. A Sonangol aprovou a medida, revelou o banqueiro.
Forte na base ... fraca no valor!!! cada vez cai mais !
http://www.jornaldenegocios.pt//economi ... _Destaques
Lagarde considerada culpada por negligência
O tribunal francês considerou que a actual directora-geral do FMI foi negligente no caso ocorrido em 2008 enquanto era ministra. Contudo, não aplicou nenhuma sentença.
Se roubasse um pão ... apanhava 20 anos de cadeia!
Costa apresenta solução para lesados do BES mas recusa-se a responder a perguntas
O primeiro-ministro agendou para a sua residência oficial a divulgação da solução para os clientes do BES com papel comercial do GES. Fez uma intervenção. Sem direito a questões.
http://observador.pt/2016/12/19/lesados ... ara-torta/
http://www.jn.pt/economia/interior/cost ... 60945.html
Afinal a benção de natal muda-se ao segundo .... já não é no Natal ... é no Carnaval.... pqp!!!!!!
Lacerda Machado: solução para "lesados" do BES só chega dentro de um "par de meses"
O amigo do primeiro-ministro mediou as relações entre os reguladores e os lesados para encontrar uma solução para os clientes com papel comercial. Elogiou os intervenientes e afirma ter cumprido uma recomendação do Parlamento.
afinal quem paga?!
penso que ninguém ,,, quando chegar o carnaval ... já cá não está ninguém

Editado pela última vez por passivo em 19/12/2016 17:50, num total de 1 vez.
- Registado: 1/12/2016 23:13
Humilde Escreveu:Tudo indica que amanhã o céu é o limite, as setas estão apontadas, vou ver muita gente a querer entrar no comboio, provavelmente os supra sumos da desgraça vão roer algumas unhas, mas o natal é só uma vez por ano e pra nós chegou um pouco mais cedo, começa amanha a distribuição de prendas, talvez a tempo de umas excelentes ferias no final do ano à conta da Fosun e do calor angolano.
Viva,
"Humilde", sem querer ofender ninguém e sem ter qq interesse em que a acção caia, até por tenho na cateira uma boa quantidade de acções desta cotada (sim é irracional, mas desvalorizou tanto que não tenho coragem de vender), não achas que o que escreves na tua mensagem é contrário á frase que tens na assinatura, que transcrevo em baixo?
"No mercado não podemos mijar contra o vento. Famoso livro GANHAR EM BOLSA da autoria do Dr.BRAGA DE MATOS"
Cumprimentos,
- Registado: 8/7/2014 15:25
Boa tarde
Tecnicamente podemos ter aqui o início de uma nova subida
Cumprimentos
Tecnicamente podemos ter aqui o início de uma nova subida
Cumprimentos
- Anexos
-
- BCP curto médio prazo 3.png (52.26 KiB) Visualizado 6080 vezes
- Registado: 14/12/2016 18:58
Lion666 Escreveu:ativo Escreveu:O que alguém sabia na sexta-feira, e que muita gente ainda não sabia, é que amanhã vai, efetivamente, conforme noticiado hoje, ser aprovado o aumento do limite até ao qual serão contados os votos de um acionista, ou de um grupo de acionistas, em concertação, do BCP, de 20 % para 30 % dos votos correspondentes ao capital social do BCP.
Trata-se de uma boa notícia para o BCP, pois representa um "desbloqueio" do banco que torna possível o reforço de posições acionistas até 30 % do capital social do BCP, com detenção dos correspondentes votos. Isso facilita, evidentemente, a injeção futura de capital no BCP.
Bom dia ativo.
Apesar de eu continuar a achar que em termos fundamentais o banco até não está mal,mediante a análises ao balanço,entretanto partindo do pressuposto que o balanço é fiável,mesmo já tendo descoberto ali algumas artimanhas no que toca a provisões e imparidades...
Apesar disso penso que o controlo do banco nas mãos de 1 ou 2 acionistas não é nada bom para os pequenos investidores!
Não querendo ser profeta da desgraça,julgo eu que tal medida possa a médio/longo prazo por em causa a sustentabilidade do banco,e não me admiro nada que daqui a 3 anos a Fosun salte fora do barco!
Portanto há que ter cuidado com investimentos no BCP a pensar no longo prazo,no curto prazo pode ser interessante...
Cumps.
Boa tarde, Lion666!
Para o banco seria bom poder contar com um leque alargado de acionistas de referência que pudessem participar em aumento(s) de capital do BCP, quando tal fosse necessário.
Para os acionistas não é mau, pelo contrário, que o capital social do banco esteja concentrado em dois acionistas que ambicionem controlar, isoladamente, a gestão do banco. A luta entre dois acionistas pelo controlo do banco pode proporcionar uma boa valorização das ações do banco, em Bolsa.
O que é bom para o banco pode não ser o melhor para os acionistas e vice-versa!
2 noticias que ainda se falta saber:
1.ªquem adquiriu a posição da Sabadell e
2.ªBCE autoriza ou não reforço da sonangol.
BN
1.ªquem adquiriu a posição da Sabadell e
2.ªBCE autoriza ou não reforço da sonangol.
BN
Ulisses Pereira Escreveu:a subida acentuada no final da sessão de hoje, vem contrariar todo este cenário que já se andava a adivinhar... esta subida de hoje, acompanhada com um forte aumento do volume, é uma subida contra os interesses da Fosum e da Sonangol, porque vai fazer com que tenham de pagar mais pela posição que pretendem adquirir.
Rango, tens defendido um argumento que para mim não faz qualquer sentido. Quem detém percentagens muito elevadas de uma empresa, nunca quer que a cotação baixe, mesmo que queira reforçar. Os riscos são demasiado elevados, as consequências podem ser muito graves e destruir por completo as suas posições. Por que é que não aceitas que a acção desce de uma forma natural? Tem que haver sempre um filme qualquer detrás dos movimentos da acção?
Abraço,
Ulisses
Pois é,e acho que se o BCP fez todas as vontades da Fosum(e que não foram poucas),foi por um certo "desespero",pois acho que se o banco tivesse capacidade para se arranjar sem a entrada de mais um grande acionista era muito melhor...
A fosum não é nenhuma boa referência de Gestão,está altamente endividada e o seu rating é de lixo!
Portanto acho que foi por esta entrada que o Sabadell decidiu sair,pois a Fosun não é mesmo de confiança...
Cumps.
Pode muito vêm começar agora força compradora.
estou dentro novamente.
abraços
estou dentro novamente.
abraços
- Registado: 2/3/2016 20:30
aí está:
os meus receios de que pudesse haver oposição por parte da sonangol...foram-se....
http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/banca---financas/detalhe/bcp-autoriza-fosun-a-reforcar-posicao-para-30?ref=SaberMais_destaqueshomepage
BCP autoriza Fosun a reforçar posição para 30%
A alteração ao limite de votos do BCP, condição colocada pelos chineses, foi aprovada com o apoio de 99,7% dos votos na assembleia-geral desta segunda-feira.
Miguel Baltazar
Guardar Imprimir
Maria João Gago Maria João Gago mjgago@negocios.pt
19 de Dezembro de 2016 às 11:22
A Fosun já pode reforçar a sua posição no BCP para 30%, depois de os accionistas do banco terem aprovado o aumento do limite de votos de 20% para 30%, na assembleia-geral deste segunda-feira.
Esta era a última condição que faltava cumprir para que o grupo chinês de Guo Guangchang cumprisse o projecto de controlar quase um terço do banco liderado por Nuno Amado (na foto).
A alteração ao limite de votos do BCP foi aprovada com o apoio de 99,7% dos votos, numa reunião em que estiveram presentes accionistas que representam pelo menos um terço do capital da instituição - ainda não foi possível confirmar qual o quórum exacto da assembleia-geral.
os meus receios de que pudesse haver oposição por parte da sonangol...foram-se....
http://www.jornaldenegocios.pt//empresas/banca---financas/detalhe/bcp-autoriza-fosun-a-reforcar-posicao-para-30?ref=SaberMais_destaqueshomepage
A alteração ao limite de votos do BCP, condição colocada pelos chineses, foi aprovada com o apoio de 99,7% dos votos na assembleia-geral desta segunda-feira.
Miguel Baltazar
Guardar Imprimir
Maria João Gago Maria João Gago mjgago@negocios.pt
19 de Dezembro de 2016 às 11:22
A Fosun já pode reforçar a sua posição no BCP para 30%, depois de os accionistas do banco terem aprovado o aumento do limite de votos de 20% para 30%, na assembleia-geral deste segunda-feira.
Esta era a última condição que faltava cumprir para que o grupo chinês de Guo Guangchang cumprisse o projecto de controlar quase um terço do banco liderado por Nuno Amado (na foto).
A alteração ao limite de votos do BCP foi aprovada com o apoio de 99,7% dos votos, numa reunião em que estiveram presentes accionistas que representam pelo menos um terço do capital da instituição - ainda não foi possível confirmar qual o quórum exacto da assembleia-geral.
a subida acentuada no final da sessão de hoje, vem contrariar todo este cenário que já se andava a adivinhar... esta subida de hoje, acompanhada com um forte aumento do volume, é uma subida contra os interesses da Fosum e da Sonangol, porque vai fazer com que tenham de pagar mais pela posição que pretendem adquirir.
Rango, tens defendido um argumento que para mim não faz qualquer sentido. Quem detém percentagens muito elevadas de uma empresa, nunca quer que a cotação baixe, mesmo que queira reforçar. Os riscos são demasiado elevados, as consequências podem ser muito graves e destruir por completo as suas posições. Por que é que não aceitas que a acção desce de uma forma natural? Tem que haver sempre um filme qualquer detrás dos movimentos da acção?
Abraço,
Ulisses
Lion666 Escreveu:O que acho estranho é o dito pelo não dito!
A algum tempo atrás o NA justificou as propostas da anterior AG pelo facto de que o banco já não podia contar com a Sonangol para injetar capital no BCP e precisava abrir o capital para outros investidores!Então agora a Sonangol já tem interesse em aumentar a posição no BCP?
Ainda mais com a desvalorização brutal que a Sonangol está a ter desde que entrou o BCP...
Por este motivo é que acho mal o controle acionista estar nas mãos de 1 ou 2 investidores,pois não sabemos as intenções por trás desta alhada toda...
Cumps.
acabaste de responder com a tua duvida, é mesmo por causa da desvalorização que a sonagol está disposta a reforçar a posição...não em aumento de capital mas sim em ações no mercado, penso eu que é assim.. porque as ações está a 1/4 do preço de que estavam nessa altura.
O que acho estranho é o dito pelo não dito!
A algum tempo atrás o NA justificou as propostas da anterior AG pelo facto de que o banco já não podia contar com a Sonangol para injetar capital no BCP e precisava abrir o capital para outros investidores!Então agora a Sonangol já tem interesse em aumentar a posição no BCP?
Ainda mais com a desvalorização brutal que a Sonangol está a ter desde que entrou o BCP...
Por este motivo é que acho mal o controle acionista estar nas mãos de 1 ou 2 investidores,pois não sabemos as intenções por detrás desta alhada toda...
Cumps.
Por este motivo é que acho mal o controle acionista estar nas mãos de 1 ou 2 investidores,pois não sabemos as intenções por detrás desta alhada toda...
Cumps.
Rango Escreveu:masterpro Escreveu:PC05 Escreveu:Na 6f foi Quadruple Witching day daí o volume acentuado em várias cotadas no fecho da sessão .... o resto é fazer filmes!
Partilho da mesma opinião
![]()
![]()
![]()
O problema é que não foi só um volume acentuado... foi também uma subida acentuada da cotação... quase mais 4% em relação ao valor a que estava no pré-fecho. Em que outra cotada aconteceu um caso análogo?
No BCP nos ultimos trimestres tem sido assim, basta seguir o tópico com alguma atenção, o problema é que este tópico tem muito ruído e depois este tipo de informação passa despercebido

- Registado: 13/3/2007 14:42
masterpro Escreveu:PC05 Escreveu:Na 6f foi Quadruple Witching day daí o volume acentuado em várias cotadas no fecho da sessão .... o resto é fazer filmes!
Partilho da mesma opinião
![]()
![]()
![]()
O problema é que não foi só um volume acentuado... foi também uma subida acentuada da cotação... quase mais 4% em relação ao valor a que estava no pré-fecho. Em que outra cotada aconteceu um caso análogo?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 264 visitantes