Viver de rendimentos
Re: Viver de rendimentos
Neste momento tens 5 despesas anuais.
Farias ER com quantos anos acumulados?
Farias ER com quantos anos acumulados?
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
ghorez Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:frugal Escreveu:Depende da idade de retirada mas 100 meses é muito pouco. É melhor triplicares.
Se a retirada for aos 40, faltam 50 para morrer.
Provavelmente quando tiveres idade avançada não tens a vontade de viajar que tens agora.
cps
isso depedende do teu estilo de vida. Como para mim a poupança não é um fim em si mesmo, aproveito o que a vida tem de bom para me dar.
Se fizesse a vida que este tópico demonstra que é quase só comer, dormir e trabalhar ( com 7k por ano não vejo que muito mais se possa fazer ) teria uma independencia muito superior à atual.
Penso exactamente como tu. Quando falas que pensas ter 60 meses de despesas de parte, significa que a verba desses 60 meses colocas em activos financeiros seguros e líquidos? (Ex.: depósitos cobertos, papel comercial, obrigações de prazos curtos/intermédios de países AAA?)
Eu penso fazer o seguinte: Poupar até obter 36 meses de despesas (fundo de emergência) e depois colocá-los em activos como os acima descritos.
Depois todo o dinheiro que poupar e quiser guardar para o futuro, será para aplicar em Acções (ETF) ou obrigações com mais risco/retorno expectável.
Todos os anos actualizo o fundo de emergência, se assim for necessário, de modo a assegurar permanentemente os 36 meses.
Liquidos sim, seguros nem tanto.
Para um comum mortal que não nasceu com pais ricos, para conseguir sair do circulo dos ratos tem que correr um pouco de risco. Não tenho DP, e parece-me que nunca mais vou ter, nem tenho nada com rating superior a A+. Toda a carteira está investida, neste momento tenho 105% da carteira investida, mesmo assim, excepto cerca de 20% da carteira em que o risco é "razoável" e que tenho consciência que poderia ficar nesse investimento com uma perda de 40%, 80% da carteira são ativos que me fazem dormir descansado.
Neste momento, com as poupanças, investimento em imobiliário e mobiliário, tenho 64 meses de independência financeira, o objetivo anual para 2013 é acabar o ano com 65 meses, mas como está a correr bem, talvez supere este valor.
Lose your opinion, not your money
@sergix
Boas férias

Boas férias

Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
http://arvoredaspatacasblog.blogspot.pt/
Domingo, 4 de Agosto de 2013
frugale
“I have learned to seek my happiness by limiting my desires, rather than in attempting to satisfy them.”
- John Stuart Mill
antes de ir de férias, vou vos falar de um pouco da filosofia frugal. segundo o dicionário - frugal, adj. 2 gén. (frufale). que se sustenta de frutos. fig. sóbrio, moderado na alimentação: os espartanos eram frugais. parco, modesto: refeição frugal. antón. : intemperante.
na primeira parte da definição "que se sustenta de frutos", diga se da ou das árvores que semeou, os ganhos (poupanças, investimentos, oficio e afins). na segunda parte da definição "sóbrio, moderado na alimentação", referindo se ao controlo de gastos. curiosa é a referência aos espartanos, uma civilização com um modo de vida frugal que ecoou por mais de vinte séculos até aos nosso dias.
falando no fruto da nossa árvore das patacas, antes de tudo à que escolher bem o terreno onde semear a nossa semente. sejam as taxas da poupança, seja o risco no investimento especulativo, ou mesmo a formação que nos vai conduzir, abrir portas ou não ao nosso ganha pão.
estas escolhas do "terreno" são como o apontar de uma flecha ao alvo a partir de um arco, e o semear o largar da corda. finalmente o fruto é a pontuação obtida pelo nosso tiro; quanto mais concentrado mais certeiro, melhor o fruto.
é conveniente que o tipo de ganho escolhido seja o menos especulativo possível, e ao mesmo tempo ser suficiente, para o estilo de vida que nos comprometemos a viver.
desenganem se os que pensam que a profissão de trabalhador dependente, possa ser mais segura que alguns investimentos. pois mesmo como o próprio nome indica, a dependência da entidade patronal, está sempre sujeita aos seus caprichos e necessidades, não ás tuas. já é uma sorte nos dias que correm contar com as três renovações de contrato antes do vinculo definitivo. e mesmo após esse vinculo definitivo, falamos de uma bomba relógio que rebentará quando menos esperas ou quando te é menos oportuno.
agora falando em como usamos o fruto dos nossos ganhos. para começar a primeira regra desta vida regrada, será a de que as nossas necessidades têm de ser necessariamente iguais ou inferiores ao nosso fruto, para vivermos uma vida descansada. se esse não for o caso, é preciso continuar a adubar a nossa árvore, reabilitar ou mesmo derrubar e começar um novo ciclo. ou antes de chegarmos a medidas tão drásticas, avaliar os nosso gastos e ver onde podemos reduzir ou substituir. será que não consegues ter aulas de musicas por menos de 80€ por exemplo? eu consegui por 1€. ou antes de tudo será que não é melhor ter aulas de musica com mais pessoas, aumentando a tua rede de contactos, do que carregar isoladamente no conforto da tua casa, em botões pré programados, para nos dar uma falsa satisfação de sucesso em alguma consola de jogos?
boas férias a todos
Domingo, 4 de Agosto de 2013
frugale
“I have learned to seek my happiness by limiting my desires, rather than in attempting to satisfy them.”
- John Stuart Mill
antes de ir de férias, vou vos falar de um pouco da filosofia frugal. segundo o dicionário - frugal, adj. 2 gén. (frufale). que se sustenta de frutos. fig. sóbrio, moderado na alimentação: os espartanos eram frugais. parco, modesto: refeição frugal. antón. : intemperante.
na primeira parte da definição "que se sustenta de frutos", diga se da ou das árvores que semeou, os ganhos (poupanças, investimentos, oficio e afins). na segunda parte da definição "sóbrio, moderado na alimentação", referindo se ao controlo de gastos. curiosa é a referência aos espartanos, uma civilização com um modo de vida frugal que ecoou por mais de vinte séculos até aos nosso dias.
falando no fruto da nossa árvore das patacas, antes de tudo à que escolher bem o terreno onde semear a nossa semente. sejam as taxas da poupança, seja o risco no investimento especulativo, ou mesmo a formação que nos vai conduzir, abrir portas ou não ao nosso ganha pão.
estas escolhas do "terreno" são como o apontar de uma flecha ao alvo a partir de um arco, e o semear o largar da corda. finalmente o fruto é a pontuação obtida pelo nosso tiro; quanto mais concentrado mais certeiro, melhor o fruto.
é conveniente que o tipo de ganho escolhido seja o menos especulativo possível, e ao mesmo tempo ser suficiente, para o estilo de vida que nos comprometemos a viver.
desenganem se os que pensam que a profissão de trabalhador dependente, possa ser mais segura que alguns investimentos. pois mesmo como o próprio nome indica, a dependência da entidade patronal, está sempre sujeita aos seus caprichos e necessidades, não ás tuas. já é uma sorte nos dias que correm contar com as três renovações de contrato antes do vinculo definitivo. e mesmo após esse vinculo definitivo, falamos de uma bomba relógio que rebentará quando menos esperas ou quando te é menos oportuno.
agora falando em como usamos o fruto dos nossos ganhos. para começar a primeira regra desta vida regrada, será a de que as nossas necessidades têm de ser necessariamente iguais ou inferiores ao nosso fruto, para vivermos uma vida descansada. se esse não for o caso, é preciso continuar a adubar a nossa árvore, reabilitar ou mesmo derrubar e começar um novo ciclo. ou antes de chegarmos a medidas tão drásticas, avaliar os nosso gastos e ver onde podemos reduzir ou substituir. será que não consegues ter aulas de musicas por menos de 80€ por exemplo? eu consegui por 1€. ou antes de tudo será que não é melhor ter aulas de musica com mais pessoas, aumentando a tua rede de contactos, do que carregar isoladamente no conforto da tua casa, em botões pré programados, para nos dar uma falsa satisfação de sucesso em alguma consola de jogos?
boas férias a todos
rg7803 Escreveu:Brunomanco Escreveu:nestes ultimos 3 anos tenho-me apercebido que a melhor maneira de acumular dinheiro é a trabalhar. entrei numa espiral de trabalho, em que trabalho praticamente 7 dias por semana (tenho 2 domingos por mês) 10 a 13 horas por dia. isso deixa-me sem tempo para gastar dinheiro. felizmente a minha mulher também trabalha praticamente as mesmas horas que eu, portanto também não lhe resta muito tempo pa gastar. tenho o habito de no inicio do mês colocar quase todo o dinheiro em cash funds. por vezes no final do mês ainda sobra dinheiro a ordem. poupamos entre 50% a 66% do nosso bolo mensal
não há tempo pa ter filhos. não há tempo pa ferias (tiramos 4 dias de ferias, duas vezes por ano), portanto por aqui também não se gasta
mas não aguentamos isto muito mais tempo. mais 10, 15 anos no max. e espero que, por volta dos 55, já dê para um early retirement
cada um sabe de si, mas isto é deprimente
já consideraste que a continuarem assim podem chegar aos 55 a gastarem (ambos) fortunas em Prozac e psiquiatras porque estragaram a melhor parte da vossa vida sem se divertirem, a descansar, a criar uma família
espero, sinceramente, que adorem o que fazem...
Criando ou não uma família (2 já é uma família, na minha opinião) essa forma de "viver" é mesmo deprimente, a não ser que ambos adorem o trabalho que fazem e não o considerem como tal. Existem alguns sortudos no mundo assim.
Tenho conhecimento de tantas pessoas que depois de uma vida de esforço, quando chegam à altura de gozar, morrem. A vida não é chegar à meta, é o caminho que se percorre.
-
seinada
dependendo do trabalho, o normal é este tipo de vida de 12 horas diarias sem férias etc... acabar em esgotamento.
Mas cada um sabe de si, uma coisa é certa estão a esquecer-se de viver para vocês. "Eu trabalho para viver e não vivo para trabalhar"
Mas cada um sabe de si, uma coisa é certa estão a esquecer-se de viver para vocês. "Eu trabalho para viver e não vivo para trabalhar"
- Registado: 29/11/2007 2:53
Se não conseguem fazer ER antes dos 40 com essa horas de trabalho todas das duas uma ou o valor hora é baixo ou ainda assim gastam mais do que deviam. Em transportes por exemplo (carro).
Com essa taxa de poupança daqui a 12,5 anos estão reformados os dois.
Com essa taxa de poupança daqui a 12,5 anos estão reformados os dois.
Brunomanco Escreveu:nestes ultimos 3 anos tenho-me apercebido que a melhor maneira de acumular dinheiro é a trabalhar. entrei numa espiral de trabalho, em que trabalho praticamente 7 dias por semana (tenho 2 domingos por mês) 10 a 13 horas por dia. isso deixa-me sem tempo para gastar dinheiro. felizmente a minha mulher também trabalha praticamente as mesmas horas que eu, portanto também não lhe resta muito tempo pa gastar. tenho o habito de no inicio do mês colocar quase todo o dinheiro em cash funds. por vezes no final do mês ainda sobra dinheiro a ordem. poupamos entre 50% a 66% do nosso bolo mensal
não há tempo pa ter filhos. não há tempo pa ferias (tiramos 4 dias de ferias, duas vezes por ano), portanto por aqui também não se gasta
mas não aguentamos isto muito mais tempo. mais 10, 15 anos no max. e espero que, por volta dos 55, já dê para um early retirement
cada um sabe de si, mas isto é deprimente
já consideraste que a continuarem assim podem chegar aos 55 a gastarem (ambos) fortunas em Prozac e psiquiatras porque estragaram a melhor parte da vossa vida sem se divertirem, a descansar, a criar uma família
espero, sinceramente, que adorem o que fazem...
“Buy high, sell higher...”.
Brunomanco Escreveu:nestes ultimos 3 anos tenho-me apercebido que a melhor maneira de acumular dinheiro é a trabalhar. entrei numa espiral de trabalho, em que trabalho praticamente 7 dias por semana (tenho 2 domingos por mês) 10 a 13 horas por dia. isso deixa-me sem tempo para gastar dinheiro. felizmente a minha mulher também trabalha praticamente as mesmas horas que eu, portanto também não lhe resta muito tempo pa gastar. tenho o habito de no inicio do mês colocar quase todo o dinheiro em cash funds. por vezes no final do mês ainda sobra dinheiro a ordem. poupamos entre 50% a 66% do nosso bolo mensal
Depois temos um cancro ou um avc, ou simplesmente ficamos velhos, sem forças para fazer muitas das coisas que tínhamos gostado de fazer e depois... olhamos para trás e perguntamos:" o que fizemos?" Nada...
Mas depende das ideias de cada um e tem de se respeitar. Mas...
Já dizia o Dalai Lama: "O que mais surpreende é o homem, pois perde a saúde para juntar dinheiro, depois perde o dinheiro para recuperar a saúde. Vive pensando ansiosamente no futuro, de tal forma que acaba por nao viver nem o presente, nem o futuro. Vive como se nunca fosse morrer e morre como se nunca tivesse vivido."
- Registado: 29/11/2007 9:32
Tem de haver equilíbrio no tempo gasto em tudo.
Vocês tiram muito prazer do trabalho? Se sim OK
Vocês tiram muito prazer do trabalho? Se sim OK
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Brunomanco Escreveu:
Assim não dá tempo nem para fazê-los quanto mais tê-los

- Registado: 30/1/2005 12:51
Existe aqui algo de profundamente errado.IMHO.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Nao dava para mim essa vida. Quero aproveitar a vida enquanto sou jovem... aos 55 anos e depois de uma vida dessas a saude nao deve ser a mesma e a energia ja ficou para tras
Lose your opinion, not your money
nestes ultimos 3 anos tenho-me apercebido que a melhor maneira de acumular dinheiro é a trabalhar. entrei numa espiral de trabalho, em que trabalho praticamente 7 dias por semana (tenho 2 domingos por mês) 10 a 13 horas por dia. isso deixa-me sem tempo para gastar dinheiro. felizmente a minha mulher também trabalha praticamente as mesmas horas que eu, portanto também não lhe resta muito tempo pa gastar. tenho o habito de no inicio do mês colocar quase todo o dinheiro em cash funds. por vezes no final do mês ainda sobra dinheiro a ordem. poupamos entre 50% a 66% do nosso bolo mensal
- Registado: 10/7/2013 21:39
A330 Escreveu:Quem ainda não tem rendimentos para viver deles , sempre pode viver de brisa.
de brisa?
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Quem ainda não tem rendimentos para viver deles , sempre pode viver de brisa.
- Registado: 30/1/2005 12:51
A solução passa por dividir por várias, só que em Portugal há poucas opções.
Se te sentires bem com dinheiro fora do país, também podes ter uma parcela.
Se te sentires bem com dinheiro fora do país, também podes ter uma parcela.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
Brunomanco Escreveu:a minha opinião quanto a proteger o dinheiro da melhor maneira será investir em títulos diretamente. o saldo de uma conta de títulos está à guarda de um determinado banco, e o registo da conta de títulos está feito no banco de Portugal. se houver problemas com o banco so precisam de pedir transferência da conta de títulos
apenas tendo em vista a proteção do dinheiro a melhor aposta seria investir diretamente em açoes de grandes empresas e/ou divida dessas mesmas empresas e/ou divida de países mais seguros
não sei como as "pequenas corretoras" funcionam, mas pelo que percebi, algumas compram títulos, para nós, a partir de uma conta dessa corretora num determinado banco. os títulos em todo o caso são da corretora e não nossos. num banco tradicional isto não acontece. os títulos são comprados para nós e são nossos. aqui não existe o risco do banco depositante, apenas da empresa/estado que emitiu esse titulo
Por acaso essa é uma questão que me tem preocupado. Como em Portugal o limite de garantia são 25.000€ não é preciso ser rico para apanhar uma machadada. Dizem que se a nossa conta de ações tiver um NIB próprio o fundo de garantia aplica-se à nossa conta, se pelo contrário estiverem numa conta única da corretora que se aplica à conta da corretora. Mas a verdade é que se o fundo de garantia são 25k não serve de muito... Outra dúvida que tenho é se abrirmos conta numa corretora americana se o fundo de garantia de 250.000$ se aplica a nós apesar de estarmos noutro país (até porque lá pelo que percebi não é o estado que dá a garantia mas uma entidade privada o que em principio retiraria essa limitação, mas posso ter percebido mal). É que com 250.000$ de garantia (quando, se algum dia) se ultrapassar esse valor, uma queda de volta para aí permite sempre começar de novo...E com valores desses o aumento de custos por ter contas em corretoras diferentes já é menos relevante... Para além de que em Portugal estamos sujeitos a um regime socialista em que nos arriscamos a de um momento para o outro ser fortemente taxados (porque infelizmente parece que ter depósitos num banco para o banco lucrar com eles é louvável mas ter acções ou obrigações é ser um capitalista que aparentemente é algo de muito criticável).
Alguém tem algumas luzes?obrigado
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
- Registado: 13/12/2008 12:42
Abri pela primeira vez este tópico e deparo com um diálogo sobre a inflação.
Para verem o nível das taxas inflação em Portugal, no passado, forneço o seguinte link com os coeficientes de desvalorização da moeda:
http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2013/i ... oeda.jhtml
Espero ter sido útil. Abraços e beijos.
Para verem o nível das taxas inflação em Portugal, no passado, forneço o seguinte link com os coeficientes de desvalorização da moeda:
http://www.pwc.pt/pt/guia-fiscal/2013/i ... oeda.jhtml
Espero ter sido útil. Abraços e beijos.
- Registado: 16/11/2009 1:46
Brunomanco Escreveu:a minha opinião quanto a proteger o dinheiro da melhor maneira será investir em títulos diretamente. o saldo de uma conta de títulos está à guarda de um determinado banco, e o registo da conta de títulos está feito no banco de Portugal. se houver problemas com o banco so precisam de pedir transferência da conta de títulos
apenas tendo em vista a proteção do dinheiro a melhor aposta seria investir diretamente em açoes de grandes empresas e/ou divida dessas mesmas empresas e/ou divida de países mais seguros
não sei como as "pequenas corretoras" funcionam, mas pelo que percebi, algumas compram títulos, para nós, a partir de uma conta dessa corretora num determinado banco. os títulos em todo o caso são da corretora e não nossos. num banco tradicional isto não acontece. os títulos são comprados para nós e são nossos. aqui não existe o risco do banco depositante, apenas da empresa/estado que emitiu esse titulo
Brunomanco,
é algo que me arrepia sim.
Faz uma pequena lista das pequenas e as grandes correctoras em Portugal.
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
a minha opinião quanto a proteger o dinheiro da melhor maneira será investir em títulos diretamente. o saldo de uma conta de títulos está à guarda de um determinado banco, e o registo da conta de títulos está feito no banco de Portugal. se houver problemas com o banco so precisam de pedir transferência da conta de títulos
- Registado: 10/7/2013 21:39
Alpha Trader Escreveu:porque manter o dinheiro em portugal vai ser um problema, pretendo apenas ajudar
Vai ser um problema porquê?
- Registado: 29/11/2007 2:53
Alpha Trader Escreveu:porque manter o dinheiro em portugal vai ser um problema, pretendo apenas ajudar
penso que não podes é afirmar que vai ser um problema, pode ser ou não
Cumprimentos cordiais
☘️
☘️
porque manter o dinheiro em portugal vai ser um problema, pretendo apenas ajudar
- Registado: 25/7/2013 2:40