Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Sonae sgps...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Mr X » 2/5/2008 11:05

Ao longo da minha vida, sempre me desenrasquei nos momentos difíceis. Aliás, não gosto de momentos fáceis, tornam-nos flácidos, física e psicologicamente. No que respeita à SON, é mais do que evidente que há um forcing para a fazer descer. Esta notícia da JPMorgan parece-me uma jogada bem desesperada para romper os 1,14. Não sei se vai conseguir, os 1,14 até sangram... Mas se eles querem as acçõezitas muito baratitas, então eu aproveito a onda e vou com eles. Na vida, ou temos tomates ou passamos o tempo a carpir. Portanto, e porque acredito piamente nos fundamentais da empresa, voltei a reforçar a 1,14. E vou continuar a fazê-lo até à vitória final!

Registado: 21/4/2008 18:06

por Alem do Tejo » 2/5/2008 10:54

Bom dia

Intervenho pela primeira vez no forum e sou aquilo a que se pode chamar o perfeito ignorante em matéria de bolsa. Resolvi há relativamente pouco tempo investir uns tostões em papel ... ando a tentar perceber como isto do mercado funciona( vou tb tentando ver o que significa o PER, datas ex-dividendos - estas já percebi- mas ainda não percebi o que são COF´s ... etc. etc. )
Comprei SON e estou com menos valias ... para quem como eu começa :( !!! embora um amigo meu diga que só se ganha ou se perde quando se vende ...
Tenho mantido o papel.
Em todo o caso fico sempre um pouco " a nadar" com noticias destas...
Alguém pode indicar um site onde possa inteirar-me da linguagem utilizada ( COF, PER etc.)

Registado: 2/5/2008 10:27

por James Wheat » 2/5/2008 10:47

PRESENTE :mrgreen: :mrgreen: !!
Epá... deixem lá os price targets ! Valem a importância que cada um lhes dá. Agora não me batam se eu disser que... eu dou-lhes atenção e até defendo-os !
Vamos lá ver: o importante é ver as razões, os números, as previsões, as projecções que os sustentam. O resto cabe ao mercado: se o que lá está é palhaçada, então os operadores, com o tempo, saberão identificar quem é e não é credivel.
Pessoalmente não creio que a JPMorgan ande para aí a plantar targets... ao contrário de outros grandes bancos... embora, pensando melhor, os tempos sejam dificeis para todos.

Em relação ao estudo em causa ainda não o consegui ter, mas o pouco que o artigo indica, parece-me que o analista conhece mal a empresa e o mercado.
Dizer que o crescimento vai ser de 1%-2% na base alimentar, qd outros crescem muito mais, parece-me fazer pouco sentido... porque há-de a Cia líder ser diferente ? É que nem sequer o passado aponta para performance futura inferior. E na base não-alimentar o crescimento de 4%-5% está também 'a medo', porque a simples expansão de área indicia algo diferente.
Posto isto também convém ressalvar algo que se pode/deve aproveitar: as despesas financeiras. Com a compra do Carrefour a alavancagem de facto aumentou muito e embora se mantenha a níveis razoáveis, vai fazer disparar os custos financeiros.
Não se surpreendam por isso se nos dados do 1Q2008, o EBITDA surpreender (bom crescimento), mas os Resultados Líquidos... não (práticamente iguais).
Até porque haverá outro custo importante one-off que será o da reconversão das lojas Carrefour - feito no final de 2007, mas pago no 1Q2008.

Posto isto, reforçei hoje forte a €1,14 e estou lá com mais 1 ultimo tiro a €1,10. Digo ultimo porque... nem deveria ter tanto quanto já tenho :mrgreen: :mrgreen: ! E estou convicto de que no dia 7 Maio a Son Dis vai apresentar, numa base like-for-like:
> crescimento top-line (vendas) superior a 20%.
> o EBITDA vai crescer mais de 10%.
E espero que a surpresa maior venha do aumento nas margens do universo Carrefour que tenderá a alinhar com o resto (eram inferiores ao Continente) - algo muito positivo.

Estou bastante 'enterrado' no papel, agora a €1,157 de preço médio, pelo que espero não me enganar... também pode acontecer... o 'rookie' da JPMorgan até pode ter razão :mrgreen: :mrgreen: !

PS: deixem-nos pousar... Tudo o que sobe muito desce - como já se viu. Agora tudo o que desce muito, mais tarde ou mais cedo, tendo o historial de valor que tem, epá... sobe - e muito !! Capice :wink: ?
James Wheat
Position Trader

Registado: 24/5/2006 12:33

por amcvieira » 2/5/2008 10:30

Todos sabem que os Price Target tem o valor que tem, e cada um lhes dá o credito que acha que tem que lhes dar, eu só tenho pena que ainda exista investidores que deem credito de mais a estes "inidicadores".
:x
"Neste mundo nada está garantido, senão a morte e os impostos" John Marshall

Registado: 29/11/2007 1:53

por Midas » 2/5/2008 10:18

Numa nota de "research" de hoje, a JPMorgan refere que transferiu a cobertura da Sonae SGPS para outro analista, Jaime Vazquez, tendo aproveitado a ocasião para rever as estimativas para a empresa, antecipando já os resultados da Sonae Distribuição, que serão conhecidos a 7 de Maio.

E para celebrar a "cobertura" que vai passar a dar À sonae, resolveu reduzir o target em 30%, só naquela... Realmente têm de alimentar o dono da mão que lhes dá de comer.
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por assunoadr » 2/5/2008 10:17

Também me parece que a avaliação é no mínimo estranha, atendendo a que a Sonae já há muito que se está a internacionalizar, nomeadamente no retalho e ainda mais a Sonae Sierra que cresce de forma quase exponencial em vários países.
Com uma tendência consistente de aumento de resultados e um PER futuro cada vez mais baixo, parece-me que notícias destas, em contra ciclo com a evolução dos fundamentais, só proporcionam boas oportunidades de compra aos mais esclarecidos.
Tenho algumas e, se continuar assim, vou reforçar no anterior mínimo relativo (1.05), não será para descer o preço médio mas por uma forte convicção de que será um bom investimento... :wink:

cps,

AA

Registado: 29/11/2007 2:08

por pedrom » 2/5/2008 10:10

Price target, o que é isso!?!?!? :wink:

É alguma comida ou bebida que a sonae vende nos seus hipers??? Huummmm deve ser um novo hamburguer cheio de calorias e gordura, é melhor não comer!!! :mrgreen:
De que vale a pena correr quando estamos na estrada errada?

Registado: 29/7/2004 19:55

por Midas » 2/5/2008 10:09

Eu digo e repito, as transacções record de CFD´s da Sonae Sgps, talvez por alguns bancos de investimento ou clientela influente como não está a ter o retorno devido salta cá para fora uma avaliação feita, dizem eles, por alguém novo no lugar (que piada). Volto a dizer como o mercado não está a fazer a vontade a alguns e teima em não cair, então a maneira mais fácil de obter mais acções baratas ou fazer cair a acção na véspera de apresentação de resultados de alguns empresas do grupo é fazer uns ricos estudos.

Não me admira portanto que os alunos de secundário tenham mais rentabilidade que os gestores dos fundos nacionais. Talvez por pensarem pela própria cabeça e não pensarem pelos bolsos de alguns.

Quero ver o que irá acontecer quando se descobrir que afinal a Sonae Sgps não tem por exemplo um crescimento de 1% ao invés da JMT que cresceu 15% em Portugal (Ainda estou para descobrir como foram feitas estas expectativas)... e afinal a Sonae Indústria não apresentou altos prejuízos como estão a fazer crer. Desculpem esta indignação mas esta bolsa irrita-me não por mim que posso investir em outros lados, mas pelos pequenos investidores que são constantemente enganados no nosso mercado.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Deepblue » 2/5/2008 10:00

Deepblue Escreveu:Acho que daria uma transparência aos mercados enorme aparecer um departamento que investigasse esta velha história dos price target.

Para muita gente os PT não são objecto de relevância mas existe muita boa gente que se deixa infuenciar por eles, o que só por si, produz a meu ver o efeito que a JP Morgan quer para o título(s). Neste caso específico e para já, pouco ou nada se viu, mas não costuma ser assim.

A investigação deveria passar por saber se:

- em caso do PT ser superior ao valor actual, quantas acções comprou num espaço curto daquele título;

- em caso do PT ser inferior antes do lançamento do PT, quantas acções despacharam.

Deveriam também ter de explicar como chegaram a essa conclusão e qual o prazo do PT, que muitas vezes está omisso.

Apesar de a conclusão final poder dar qualquer valor que pretenderem, manipulando alguns valores, não esquecendo a velha história da candidatura para o lugar de contabilista onde numa primeira entrevista o chefe pergunta a todos os candidatos quanto são 2 x 2 x 2. Todos respondem 8 menos 1, que respondeu: Qual era o valor que tinha em mente? (foi este último que ficou com o lugar).

Eu tinha colocado na quarta-feira um post no tópico BPI exactamente por causa do PT que esta casa de investimento lhe atribuíu. O mesmo se aplica para a sonae.

Vem reforçar a ideia que o nosso mercado pode caminhar para ser um dia um mercado eficiente e transparente mas por agora, sem dúvida que ainda não o é.

Estou para ver quando os mercados inverterem para bull (não interessa quando) quais vão ser os novos argumentos destes "senhores" ao atribuírem um novo PT à sonae.

P.S. - Nunca mais nos conseguimos livrar do pesadelo dos Price Target (Quer seja em subida ou descida). Não digo isto apenas por ser uma redução de valor, aliás, quando os mercados estão em alta, poderá ser ainda mais perigoso, visto as cotações estarem a ser especuladas na ascensão o que em caso de queda, já se sabe.
"Não é triste mudar de ideias, triste é não ter ideias para mudar."

Registado: 17/1/2008 22:19

por Sonasol » 2/5/2008 9:52

Realmente é impressionante as análisas tão distintas que fazem de um lado à Sonae.sgps que sofreu tanta correcção e que ainda mais querem prejudicar com a Jerónimo Martins, que está em máximos e cuja rentabilidade são semelhantes.

Não falta muito e vem aqui o James Wheat a escrever que vendeu tudo :lol:

Registado: 17/4/2008 15:14

por Midas » 2/5/2008 9:50

E digo mais, como o mercado não está a fazer a vontade aos senhores dos CFDs Shorts para atirar a Sonae para valores de 1 euro ou menos, então fazem análises destas.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 2/5/2008 9:44

Eu sinceramente acho que há nabice a mais nos bancos de investimento. Ou estes estudos são "encomendados" por quem não gosta da família belmiro, já que eles não frequentam as festas dos jet7 wannabes portugueses, ou então é nabice mesmo. Mas que raio de avaliação é esta? Avaliar a Sonae Sierra em relação apenas aos seus activos de 2007, pensar que a Sonae Distribuição não irá crescer por meio nenhum, etc, etc.

Digo e repito que a Sonae Sgps deveria ser estudada, além da nossa bolsa que em vez de premiar as empresas que superam as expectativas e têm um outlook positivo e além disso são aplaudidas pelos analistas, fazem-na cair e saem targets e avaliações ridículas. Os americanos podem ter muitos defeitos mas isto era impensável lá acontecer. Ainda há 2 dias sairam os resultados da GM, que estava na minha carteira, superou as estimativas e subiu 10% num dia de quedas dos states. Aqui o que acontece, cai.

Mais logo se tiver tempo até coloco várias notícias em que numa vêm resultados decepcionantes para os analistas em relação a outra retalhista da nossa praça que está avaliada, apesar de ter metade dos resultados da Sonae Sgps em mais 1 bilião pelo mercado e outra notícias dos mesmos analistas a aplaudirem de pé os resultados da Sonae e perspectivas. O que acontece à cotação? No caso da decepção sobe para perto máximos e no caso do aplaudir cai para valores de 2001.

Ou isto é para enganar o zé povinho ou a nossa bolsa é mesmo uma brincadeira pegada...

Por estas e por outras é que os grandes investem noutros mercados... e eles sabem bem as razões para isso.

Também não me admirava que agora começasse a subir... é como diz um amigo meu, a Sonae só sobe quando finalmente sair alguma notícia negativa.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Mr X » 2/5/2008 9:34

Este analista da JPMorgan só pode ser um atrasado mental! E esta análise devia ser investigada por quem de direito.

por iurp » 2/5/2008 8:52

Baixa recomendação
JPMorgan corta avaliação da Sonae SGPS em mais de 30%
A JPMorgan cortou o preço-alvo da Sonae SGPS em mais de 30%, para 1,23 euros por acção, tendo reduzido a recomendação da “overweight” para “neutral”, uma vez que a Sonae Distribuição tem uma margem crescimento limitada.

--------------------------------------------------------------------------------

Nuno Carregueiro
nc@mediafin.pt

A JPMorgan cortou o preço-alvo da Sonae SGPS em mais de 30%, para 1,23 euros por acção, tendo reduzido a recomendação da "overweight" para "neutral", uma vez que a Sonae Distribuição tem uma margem crescimento limitada.

Numa nota de "research" de hoje, a JPMorgan refere que transferiu a cobertura da Sonae SGPS para outro analista, Jaime Vazquez, tendo aproveitado a ocasião para rever as estimativas para a empresa, antecipando já os resultados da Sonae Distribuição, que serão conhecidos a 7 de Maio.

O actual preço-alvo situa-se apenas 7% acima da cotação da Sonae SGPS, pelo que a recomendação foi revista em baixa. A Sonae Distribuição foi avaliada com um rácio de 8,5 vezes o EV/EBITADR, em linha com as pares europeias, a Sonae Sierra ao valor líquido dos activos no final de 2007 e a Sonaecom a actuais preços de mercado.

"Vemos a Sonae SGPS como uma ‘mid cap’ de qualidade, com bons activos no retalho e imobiliário", refere da JPMorgan, alertando contudo que a Sonae Distribuição é um "player" líder "altamente exposto a um formato maduro (hipermercados) que opera num pequeno país exposto a um substancial aumento na capacidade de retalho alimentar".

Por isso, o banco de investimento acredita que a Sonae Distribuição "não tem margem de ‘upside’ e a médio prazo apresenta perspectivas de crescimento das receitas limitadas".

Quanto aos resultados da Sonae Dsitribuição no primeiro trimestre, a JPMorgan confessa que estes são difíceis de prever, uma vez que os activos do Carrefour vão ser consolidados pela primeira vez, o que vai aumentar as receitas, mas também as despesas financeiras, o que penalizará os lucros.

O banco estima que as vendas comparáveis apresentem um crescimento modesto entre 1 a 2% no segmento alimentar e entre 4 a 5% nas unidades não alimentares.

O que compara com a Jerónimo Martins, que conseguiu um crescimento comparável de 15% nas receitas nos supermercados em Portugal e de 6% nos hipermercados.

As acções da Sonae SGPS caem 0,44% para 1,14 euros.

Registado: 23/1/2006 23:54

por oros » 1/5/2008 0:03

oros Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Exactamente. É por isso que eu acho que os investidores sobrevalorizam os COF`s e procuram retirar conclusões em demasia, o que os leva a retirar conclusões erróneas.

Não olhar para os COF`s, excepto na altura do lançamento das ordens, é um dos conselhos que dou aos pequenos investidores.

Um abraço,
Ulisses

:shock: Caro Ulisses.Desculpe a ignorãncia,mas pedia-lhe o favor de descodificar a sigla "FCO`S".
Desde já o meu muito obrigado e bons negócios.

Registado: 29/11/2007 11:23

por oros » 30/4/2008 23:46

Ulisses Pereira Escreveu:Exactamente. É por isso que eu acho que os investidores sobrevalorizam os COF`s e procuram retirar conclusões em demasia, o que os leva a retirar conclusões erróneas.

Não olhar para os COF`s, excepto na altura do lançamento das ordens, é um dos conselhos que dou aos pequenos investidores.

Um abraço,
Ulisses

Registado: 29/11/2007 11:23

por Ulisses Pereira » 30/4/2008 14:27

Exactamente. É por isso que eu acho que os investidores sobrevalorizam os COF`s e procuram retirar conclusões em demasia, o que os leva a retirar conclusões erróneas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por zigzag1000 » 30/4/2008 14:12

bom tambem pode ser alguem a dar ideias erradas. há que ver dos dois lados :twisted:

Registado: 22/3/2008 9:45

por Ulisses Pereira » 30/4/2008 13:52

Se se quisesse discrição, não seria certamente esse o método. ;)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por zigzag1000 » 30/4/2008 13:40

bom é no minimo curioso as ordens de compra de 100 accçoes chegando a serem ás 10 seguidas!! no total não sei em quanto vai mas na lista da euronext são bastantes.

por Ulisses Pereira » 30/4/2008 13:33

zigzag, por que é que dizes isso?

EU já disse isto milhares de vezes mas irei continuar a dizer quantas vezes forem precisas: No Caldeirão todas as opiniões têm que ser justificadas...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por zigzag1000 » 30/4/2008 13:23

parece que esta alguem a entrar mas não quere mexer com a cotação

por mfsr1980 » 30/4/2008 13:16

Interessante...o número de negócios de 100 titúlos é enorme !!!!!

Registado: 3/5/2007 13:55

por Ulisses Pereira » 30/4/2008 12:29

Peço desculpa se não são fundamentos muito técnicos, mas não sou especialista.

Este fórum é de todos, especialistas, inicados, experientes, "rookies". E há maus argumentos, bons argumentos, razoáveis. Há de tudo aqui. O que interessa mesmo é que os argumentos apareçam, tal como fizeste. É isso que gera o debate e nos permite perceber melhor as ideias uns dos outros.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Mr X » 30/4/2008 11:04

Ok, Ulisses:
Tenho vindo a reforçar na SONAE SGPS e vou continuar a fazê-lo, sempre que me for possível. Os fundamentos continuam a ser os da minha primeira intervenção:

Olá, boa tarde.
Sou um principiante por aqui, embora venha lendo com muita atenção a opinião de quem, ao que me parece, sabe muito destas coisas. Tenho reflectido bastante sobre o que os meus amigos afirmam sobre análise técnica, tenho visto gráficos e mais gráficos, e o resultado da minha modesta reflexão leva-me a dizer que, se uma acção for analisada nos seus fundamentais e for comprada numa perspectiva de médio-longo prazo, dificilmente não dará um lucro aceitável. O que me parece é que anda toda a gente a querer enriquecer num minuto, e todos sabemos que isso não é possível. Sinceramente, não percebo patavina de análise técnica, mas comprei algumas acções no passado que me deram algum lucro, não muito, mas o suficiente para dizer que valeu a pena. Tive-as quase quatro anos. Há uns tempos atrás, depois de analisar bem a ALTRI, comprei algumas a 4,56. Não quero saber se vêm abaixo dos quatro ou não passam dos cinco no curto prazo. Estou certo de que, com calma e tempo, elas atingirão um valor razoável para eu as vender. O mesmo se passa com a SONAE SGPS. Ando há uns meses a analisá-la, com muita calma. Sei que tem uma equipa dirigente ultra-competente, que os fundamentais são excelentes, que tem investido muito bem ultimamente, que acaba de inaugurar mais uma mega-loja em Itália, etc. Conclusão: esta empresa está destinada a dar lucro, e do bom. Neste momento, por peripécias conjunturais, ela anda ali estagnada, a moer... Eu olho com olhos lassos, como diz o poeta, e vejo alguém a despejar, a despejar, parece uma torneira de azeite em cuba ligada às oliveiras. Mas isso passa, vai passar. Portanto, comprei há tempos umas quantas a 1,19. Comprei bem, não obstante a descida. Olhando o que se passa pelo mundo, acho que o pior da tempestade está a passar. Talvez andemos mais uns mesitos a marinar, mas a volta vem aí. Portanto, comprei mais umas quantas. Acho que a média anda pelos 18-19. Não tenho nenhum medo de que que caiam uns pontecos. Será momentâneo. O que sei, e posso estar enganado, é que por volta de Dezembro de 2010 ela estará bem acima dos 2 euros. E aí conto ir buscar uns 100 por cento. Talvez seja lírico... Mas como não tenho pressa, fico instalado a ver... E pronto. Comigo é tudo mais psicológico do que técnico. Boa sorte a todos os Amigos deste Fórum.

Peço desculpa se não são fundamentos muito técnicos, mas não sou especialista. No entanto, hoje mesmo vejo uma empresa similar, a Jerónimo Martins, com um PER muitíssimo mais elevado, a apresentar resultados altamente positivos. Uma das explicações é a de que os produtos alimentares estão a subir de preço e, consequentemente...

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Masterchief, OCTAMA, PAULOJOAO, SalvaFP, trilhos2006 e 592 visitantes