Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 26/8/2014 21:46

avataris Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Eu ando a ler os topicos dos fundos, e confesso que tenho duvidas sobre a diversificaçao/correlacao por exemplo desta carteira. Até me dei ao trabalho de ir ver as correlaçoes, e confirmei o que eu suspeitava.

Ela está brutalmente correlacionada, começando nos PIMCOS todos, passando pelos Templetons com o F&C e acabando no Fidelity com o Eurizon (0.80).

Basicamente, é um exemplo de diversificaçao, que acaba por nao diversificar nada, pois metade dos fundos copiam o desempenho da outra metade.

Exemplo do que estou a dizer:

http://i.imgur.com/ECqi4MR.jpg

So não percebi o gosto do Midas/Rick. :? Escapou-me algo na análise?



Rick Lusitano (New) Escreveu:Essa citação provém do site do VG. E tem algum tempo de existência. Já que a colocaste, podes incluir o link para esse post? :wink:


isto é mais so para debater, trocar ideias, etc, nao me interpretes mal. :D
É daqui.

viewtopic.php?f=3&t=77465&start=2900



Sem stress. 8-)

Esse post que mencionas já tem 1,5 ano de existência (1/2/2013 19:36). Fostes á arca das recordações. :mrgreen:

Estás correcto como podes constatar se continuares a ler o tópico, vês que começo a questionar sobre o excesso de PIMCO em carteira, precisamente, pela alta correlação entre os vários fundos, devido a terem em comum, muitos activos. E que tanto alguns PIMCOs, como os Templeton GTR e o F&C ambos representam um excesso de obrigações de países emergentes em carteira. Que devido ao excesso de US Treasuries (PIMCOs) e EM bonds (PIMCOs, Templeton e F&G), as carteiras estavam muito expostas a estas categorias, e as carteiras pouco diversificadas. Foi devido a isto, e principalmente porque senti uma certa castração em relação a diversificação das carteiras com fundos de acções, (para além do Eurizon CS e o Fidelity GCI, ambos do Sector Bens de Consumo), no tópico do VG, que verifiquei, que existia uma grande lacuna a ser explorada. Foi isto que me impulsionou ainda mais, para procurar os melhores fundos de acções, que culminou com a partilha das minhas descobertas neste tópico.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Gestão Passiva vs Gestão Activa

por Manushe » 26/8/2014 21:33

Rick Lusitano (New) Escreveu:Assustei-te com o menu de fundos, na listagem de fundos em EUR? Por isso, é que chamei ao tópico, "Fundos à la carte", é a escolha do freguês. :D
O que te parece, as escolhas de fundos, não só os instrumentos em si, mas também as suas categorias?


Eu ainda estou na página 26.... :lol: :lol:
Do que tenho lido e da EXAUSTIVA compilação sobre tudo e mais alguma coisa que tens feito, que posso eu dizer?
Está mais que perfeito e para um ultra-perfecionista como tu és, não podia esperar menos que isso.

Só tenho pena de não ter tempo (neste momento, até tenho mas tenho outras atividades onde estou envolvida) para avaliar/descobrir/comparar fundos como até gosto de fazer mas a compilação que fizeste está excelente e até despertaste em mim a vontade de apostar uma pequena % num setorial +/- defensivo como é o da Saúde. Depois digo-te a minha escolha/dúvidas.
Só não concordei com as despromoções (embora n conheça todos os fundos). Por ex. o Invesco Global Income Real Estate já esteve mal quando outros estavam bem ou menos mal e agora já ultrapassou muitos e está com uma excelente rentabilidade. Em 2013 fez -5,85 e daí? Esse valor é alguma catástrofe? Se assim fosse, neste momento já tinha despachado tudo o que é relacionado com emergente a pontapé ( e tenho muita coisa). Do que me lembro, por comparação com os da mesma categoria, este não tem as mesmas rentabilidades mas fica a ganhar no RS e apresenta o menor DP. Com uma Rendibilidade anualizada a 5A de 10,42% mostra-me o teu balde do lixo por favor :lol: :twisted: \:D/
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Tulipanegra » 26/8/2014 16:08

boas! Com capital disponível para aplicar, o que aconselham, reforçar alguns, subscrever novos!?

Obrigações 52%
E.S. Rendimento Plus FIA 15%
E.S. Obrigações Europa 10%
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc 10%
AXA WF Glbl High Yield Bonds E(H)-C EUR 10%
PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc (IE00B1Z6D669) 7%




Mistos 15%
Nordea-1 STABLE RETURN E EUR 7,5%
M&G Optimal Income Fund Euro Class A-H Gross Shares Acc 7,5%


Acções 33%
Europa
Invesco Pan Eurp Structured Eq E 3%
Franklin European Growth N Acc 3%
MFS Meridian Funds European Smaller Companies Fund A1 EUR Acc 3%
EUA
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND 5%
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc 4%
Globais
M&G Global Dividend EUR A 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc 4%


Sectoriais
Eurizon EasyFund Eq Cnsmr Staples LTE R (LU0155230690) 3%
Eurizon EasyFund Eq Pharma LTE R (LU0114064081) 3%
100%
Depois tenho o Santander Ações Portugal (1000€)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 88
Registado: 3/1/2014 22:00

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 26/8/2014 1:01

Rambaldi Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:
Por exemplo, fundos que não estão oficialmente na plataforma web do BB, não são analisados, como por exemplo, o famoso M&G Optimal Income.



Rick, É possivel subscrever o M&G Optimal Income pelo Banco BEST?

Tens de pedir ao pfa. Nao da online.
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Rambaldi » 26/8/2014 0:56

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Por exemplo, fundos que não estão oficialmente na plataforma web do BB, não são analisados, como por exemplo, o famoso M&G Optimal Income.



Rick, É possivel subscrever o M&G Optimal Income pelo Banco BEST?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 154
Registado: 28/7/2014 10:40

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 26/8/2014 0:41

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Eu ando a ler os topicos dos fundos, e confesso que tenho duvidas sobre a diversificaçao/correlacao por exemplo desta carteira. Até me dei ao trabalho de ir ver as correlaçoes, e confirmei o que eu suspeitava.

Ela está brutalmente correlacionada, começando nos PIMCOS todos, passando pelos Templetons com o F&C e acabando no Fidelity com o Eurizon (0.80).

Basicamente, é um exemplo de diversificaçao, que acaba por nao diversificar nada, pois metade dos fundos copiam o desempenho da outra metade.

Exemplo do que estou a dizer:

http://i.imgur.com/ECqi4MR.jpg

So não percebi o gosto do Midas/Rick. :? Escapou-me algo na análise?



Rick Lusitano (New) Escreveu:Essa citação provém do site do VG. E tem algum tempo de existência. Já que a colocaste, podes incluir o link para esse post? :wink:


isto é mais so para debater, trocar ideias, etc, nao me interpretes mal. :D
É daqui.

viewtopic.php?f=3&t=77465&start=2900
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 26/8/2014 0:37

avataris Escreveu:
Midas Escreveu:
Legendz Escreveu:Amigos foristas peço encarecidamente análise e ajuda, opinando sobre a constituição desta carteira conservadora a curto/médio prazo. O objectivo é entrar com calma nos fundos com o objectivo de ter uma eventual rentabilidade superior à dos DP.

Código: Selecionar todos
10%   Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E
10%   PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
10%   PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
10%   PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc
10%   PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10%   [b]?????????[/b]
12%   Templeton Glbl Total Return N Acc €
12%   Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
08%   F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
05%   Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
03%   EEF Equity Consumer Stapes R Acc


Além da opinião sobre a carteira no geral, confesso que estou com alguns problemas na diversificação. Faltam-me acrescentar alocar 10% que estão a levantar-me dúvidas - aceito sugestões para estes 10% ou alteração de %'s em alguns ID's. Deverei tambem esperar pelas correcções para constituir esta carteira? Agradecido a todos.




Gostei dos fundos e dos pesos que atribuístes.


Eu ando a ler os topicos dos fundos, e confesso que tenho duvidas sobre a diversificaçao/correlacao por exemplo desta carteira. Até me dei ao trabalho de ir ver as correlaçoes, e confirmei o que eu suspeitava.

Ela está brutalmente correlacionada, começando nos PIMCOS todos, passando pelos Templetons com o F&C e acabando no Fidelity com o Eurizon (0.80).

Basicamente, é um exemplo de diversificaçao, que acaba por nao diversificar nada, pois metade dos fundos copiam o desempenho da outra metade.

Exemplo do que estou a dizer:

http://i.imgur.com/ECqi4MR.jpg

So não percebi o gosto do Midas/Rick. :? Escapou-me algo na análise?




Essa citação provém do site do VG. E tem algum tempo de existência. Já que a colocaste, podes incluir o link para esse post? :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por daniel__ » 26/8/2014 0:26

Midas Escreveu:
Legendz Escreveu:Amigos foristas peço encarecidamente análise e ajuda, opinando sobre a constituição desta carteira conservadora a curto/médio prazo. O objectivo é entrar com calma nos fundos com o objectivo de ter uma eventual rentabilidade superior à dos DP.

Código: Selecionar todos
10%   Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E
10%   PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc
10%   PIMCO GIS Diversified Inc E EUR Hdg Acc
10%   PIMCO GIS Global Hi Yld Bd E EUR Hdg Acc
10%   PIMCO GIS Global Bond E EUR Hdg Acc
10%   [b]?????????[/b]
12%   Templeton Glbl Total Return N Acc €
12%   Templeton Glbl Total Return N Acc €-H1
08%   F&C Emerging Markets Bond C EUR Hdg
05%   Fidelity Gl Consmr Industries A-EUR
03%   EEF Equity Consumer Stapes R Acc


Além da opinião sobre a carteira no geral, confesso que estou com alguns problemas na diversificação. Faltam-me acrescentar alocar 10% que estão a levantar-me dúvidas - aceito sugestões para estes 10% ou alteração de %'s em alguns ID's. Deverei tambem esperar pelas correcções para constituir esta carteira? Agradecido a todos.




Gostei dos fundos e dos pesos que atribuístes.


Eu ando a ler os topicos dos fundos, e confesso que tenho duvidas sobre a diversificaçao/correlacao por exemplo desta carteira. Até me dei ao trabalho de ir ver as correlaçoes, e confirmei o que eu suspeitava.

Ela está brutalmente correlacionada, começando nos PIMCOS todos, passando pelos Templetons com o F&C e acabando no Fidelity com o Eurizon (0.80).

Basicamente, é um exemplo de diversificaçao, que acaba por nao diversificar nada, pois metade dos fundos copiam o desempenho da outra metade.

Exemplo do que estou a dizer:

http://i.imgur.com/ECqi4MR.jpg

So não percebi o gosto do Midas/Rick. :? Escapou-me algo na análise?
Projetos

Teamlyzer
 
Mensagens: 285
Registado: 1/7/2014 14:53

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/8/2014 23:52

Rafaellos_00 Escreveu:Boa tarde,

Andava para aqui à procura de uma ferramenta que me permitisse saber as alocações (pesos acções/obrigações, regiões, tipos de acções e fundos, maiores posições) de um portfolio. O X-Ray do BEST obriga a colocar os fundos e pesos um a um de cada vez que acedo...Mesmo sendo cliente, não faz o X.Ray do porfolio que tenho lá...ou estou a fazer algo errado?
O FE é uma chatice porque tendo fundos GB e Não GB acabo por ter de usar o FE e o FE Offshore separado....Acabei por ver que o morningstar.de é o único que permite gravar o portfolio para poder acrescentar e retirar ao longo do tempo e dá o X-Ray. Alguém conhece algo melhor ou é mesmo o .de?

:oh:


Chegastes á conclusão, que muitos de nós também já chegamos. Não existe uma ferramenta 100% completa.

Sendo cliente do BB, consegues fazer o X-ray das tuas carteiras, mas individualmente, ou seja, se tiveres mais de que uma carteira, consegues fazer o X-ray a cada uma delas, de cada vez. Mas o X-ray é limitado aos fundos que são oficialmente comercializados pelo BB. Por exemplo, fundos que não estão oficialmente na plataforma web do BB, não são analisados, como por exemplo, o famoso M&G Optimal Income.

Eu uso a Morningstar, ES, IT e do Financial Times (FT), para além, é claro da Morningstar do BB, para gerir as minhas carteiras. Mas todos eles têm lacunas:

:arrow: Não tem fundos PT :arrow: ES; IT; DE

:arrow: Não tem fundos da Eurizon :arrow: ES

:arrow: Não tem o fundo "Pioneer US Fundamental Growth" :arrow: IT

:arrow: Não tem X-ray :arrow: ES; IT; FT


Apenas uso a Morningstar DE para construir a carteira, por causa do X-ray e as funcionalidades premium. Pois a DE, como todas as outras Morningstar de cada país, só têm os fundos autorizados para ser comercializados nos seus respectivos países.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Gestão Passiva vs Gestão Activa

por Rick Lusitano (New) » 25/8/2014 23:40

Manushe Escreveu:
Midas Escreveu: Só não falo mais em ETFs, porque na Europa, há menor oferta de ETFs, com liquidez mais reduzida, menor diversificação e maiores comissões do que os ETFs domiciliados nos EUA. Aparentemente a melhor alternativa, passará por um intermediário financeiro, fora de Portugal, para adquirir ETFs Americanos, mas depois temos comissões de câmbio, transferência, de pagamento de dividendos, dupla tributação, mais as habituais comissões de compra/venda dos ETFs. Se eu tivesse as mesmas condições comerciais nos ETFs que se tem nos FI em Portugal, já tinha ETFs há mais tempo. Teriam de ser de acumulação, em EUR, sem dupla tributação, sem comissões na compra/venda, sem pagar transferências internacionais, de preferência num intermediário financeiro Português como nos FI, e sem ser através de plataformas tipo SaxoBank.


Para quem pergunta por ETFs e sua compra, eis as conclusões a que cheguei após inúmeras pesquisas , e que o Rick (Midas???) tão brilhante e sucintamente resumiu.
Para pequenos investidores o custo destas transações depressa nos comeria qualquer lucro e limitaria ao absurdo a nossa liberdade de investimento.



Oi, Manu, seja bem-vinda. É sempre bom, encontrar no fórum, alguém com bom-senso e inteligência. O que nos tempos que correm, parece ser uma espécie em vias de extinção. :lol:

Assustei-te com o menu de fundos, na listagem de fundos em EUR? Por isso, é que chamei ao tópico, "Fundos à la carte", é a escolha do freguês. :D

O que te parece, as escolhas de fundos, não só os instrumentos em si, mas também as suas categorias?

Como prezo a tua sensatez e sabedoria, gostaria de ter a tua muito sapiente opinião. :wink:


PS: "Midas", foi 1 baptismo forçado da integração do fórum no grupo Cofina. Tive que me registar novamente e com novo nick ("Rick Lusitano (New)"), devido a essa confusão.
Editado pela última vez por Rick Lusitano (New) em 26/8/2014 0:43, num total de 2 vezes.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 25/8/2014 23:34

Krupper Escreveu:https://www.youtube.com/watch?v=dQdmsL147j0

Quais serão os impactos nos fundos obrigacionistas se o que está descrito acabar por se concretizar? Será que para situações como esta valerá a pena estar no mercado, ou é esta uma das situações onde devemos sair até se saber qual o sentido que o mercado vai tomar?

Isto cheira um bocado a teoria do caos, mas a verdade é que muitas das coisas que são ditas no video estão actualmente a acontecer. Falta saber se o resultado final será o descrito no vídeo.



Só vi uns minutos. Quem é o interlocutor? É alguém vindo do futuro? Ou é apenas mais vidente?

Na web, tens videntes para tudo e mais alguma. Há que saber ignorar esta espécie. É simplesmente, perder tempo.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por RAndrade_74 » 25/8/2014 18:00

Boa tarde,

Andava para aqui à procura de uma ferramenta que me permitisse saber as alocações (pesos acções/obrigações, regiões, tipos de acções e fundos, maiores posições) de um portfolio. O X-Ray do BEST obriga a colocar os fundos e pesos um a um de cada vez que acedo...Mesmo sendo cliente, não faz o X.Ray do porfolio que tenho lá...ou estou a fazer algo errado?
O FE é uma chatice porque tendo fundos GB e Não GB acabo por ter de usar o FE e o FE Offshore separado....Acabei por ver que o morningstar.de é o único que permite gravar o portfolio para poder acrescentar e retirar ao longo do tempo e dá o X-Ray. Alguém conhece algo melhor ou é mesmo o .de?

:oh:
 
Mensagens: 64
Registado: 29/10/2013 10:04

Re: Fundos à la carte

por Krupper » 25/8/2014 13:21

https://www.youtube.com/watch?v=dQdmsL147j0

Quais serão os impactos nos fundos obrigacionistas se o que está descrito acabar por se concretizar? Será que para situações como esta valerá a pena estar no mercado, ou é esta uma das situações onde devemos sair até se saber qual o sentido que o mercado vai tomar?

Isto cheira um bocado a teoria do caos, mas a verdade é que muitas das coisas que são ditas no video estão actualmente a acontecer. Falta saber se o resultado final será o descrito no vídeo.
 
Mensagens: 705
Registado: 30/9/2010 13:54

Gestão Passiva vs Gestão Activa

por Manushe » 24/8/2014 11:48

Midas Escreveu: Só não falo mais em ETFs, porque na Europa, há menor oferta de ETFs, com liquidez mais reduzida, menor diversificação e maiores comissões do que os ETFs domiciliados nos EUA. Aparentemente a melhor alternativa, passará por um intermediário financeiro, fora de Portugal, para adquirir ETFs Americanos, mas depois temos comissões de câmbio, transferência, de pagamento de dividendos, dupla tributação, mais as habituais comissões de compra/venda dos ETFs. Se eu tivesse as mesmas condições comerciais nos ETFs que se tem nos FI em Portugal, já tinha ETFs há mais tempo. Teriam de ser de acumulação, em EUR, sem dupla tributação, sem comissões na compra/venda, sem pagar transferências internacionais, de preferência num intermediário financeiro Português como nos FI, e sem ser através de plataformas tipo SaxoBank.


Para quem pergunta por ETFs e sua compra, eis as conclusões a que cheguei após inúmeras pesquisas , e que o Rick (Midas???) tão brilhante e sucintamente resumiu.
Para pequenos investidores o custo destas transações depressa nos comeria qualquer lucro e limitaria ao absurdo a nossa liberdade de investimento.
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 285
Registado: 9/10/2012 15:19
Localização: Porto

Re: Fundos à la carte

por Joseph_Knives » 22/8/2014 19:48

Rick Lusitano (New) Escreveu:Zé Naifas, :mrgreen:

O meu comentário em tom de desabafo, não foi destinado a ninguém em particular. Mas quem lê o tópico com alguma regularidade, também já reparou nisso certamente...

Se queres te diga, nem me lembro, de andares a me chatear e/ou me pressionares com pedidos, pedidos de informações e esclarecimentos/explicações, prazos, etc. Este tópico é só a ponta do icebergue, pois também recebo muitos MPs, alguns com prazos para criar carteiras ou dar informações, como se eu tivesse alguma obrigação em fazer e não tivesse vida privada, para além de vida profissional.

Mas penso, que mais cedo ou mais tarde, dei sempre algum feedback, talvez, não tenha sido o desejado, mas foi o possível, conforme as minhas disponibilidades.


Rick,

Acredita que compreendo o teu lado. Imagino a quantidade de pms que recebes por semana...
Queria apenas lembrar que para além dessas pessoas que só querem tirar e nada dar há também as outras (e estou certo que são em grande número), que estão interessadas em aprender e contribuir para a discussão mesmo que ainda não possam contribuir grande coisa por falta de conhecimentos, como é o meu caso! De qualquer forma irei continuar a seguir o tópico e espero mais lá para a frente poder acrescentar alguma coisa de valor.
 
Mensagens: 10
Registado: 26/7/2014 11:23

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 19:09

Tio_Moedas Escreveu:Rick, os meus parabéns por este tópico excelente! Tenho-o seguido e confrontado com as minhas opções de investimento, e, deixa-me confessar-te uma coisa, tem-me ajudado imenso a seleccionar os fundos para colocar o dinheiro a render! :D

Vou falar-te da minha carteira: só tem 4 fundos, é uma carteira mista, de curto prazo (3 anos), gerida activamente.
Retorno esperado: 7-10% /ano.
Retorno obtido até à data: 3,12% (carteira iniciada a 3 de julho de 2014)

Composição:
Morgan Stanley Investment Funds - Global Infrastructure Fund - 20%
Franklin Templeton Investment Funds - Franklin MENA Fund - 28%
Nordea 1 - European Financial Debt Fund - 39%
Espirito Santo Global Bond - 13%

Sei que o facto de o prazo ser curto implicaria uma maior aposta em obrigações (europeias, por exemplo), para minorar o risco. Porém, a aposta no Médio Oriente pode ser substituída por outros activos, caso tal se venha a revelar necessário para optimizar as performances.

Que achas?


É uma carteira "engraçada". :wink:
Acções defensivas do MS, com maior peso nos EUA. Acções e pozinhos de obrigações do Médio Oriente, que é uma zona tem o risco que nós sabemos. Obrigações de cariz mais agressivo, dívida do sector financeiro, e obrigações globais, com uns PIIGS á mistura.

Se não houver, uma crise financeira ou no Médio Oriente, nos próximos 3 anos, até é bem provável que tenhas esses 7-10% atualizados.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 19:01

Joseph_Knives Escreveu:Pois eu realmente o que queria mesmo era aprender mas parece que isso tem sido cada vez mais difícil já que o pessoal aqui gosta de andar a medir tamanhos em vez de discutir aquilo que realmente interessa. Como alguém dizia em cima, estou-me a borrifar se a gestão passiva é melhor que a activa ou se a activa é melhor que a passiva, o que interessa são os resultados e seria muito mais interessante a discussão de coisas concretas do que o sexo dos anjos...

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Eu tenho a perfeita consciência, de muitas pessoas, que só vem ao tópico, para eu ajudar ou até eu fazer a carteira de fundos deles. E muitos deles, com possibilidades de pagar a um "profissional", mas como sabem que estão escaldados com esses "profissionais" vêm recorrer de forma gratuita, ao know-how que não encontravam nos ditos "profissionais" que pagavam. Alguns da mesma maneira como aparecem, assim desaparecem, é só para montar as carteiras. Muitas pessoas não querem aprender, querem saber qual a acção ou fundo que vai ganhar no futuro.

Por isso, cada vez mais, deixo de perder tempo (sim, tempo é dinheiro, para ajudar outras pessoas a ganhar dinheiro, eu perco tempo pessoal e não ganho nada) a analisar carteiras ou ajudar construir carteiras de forma gratuita.


Rick,
este post talvez não fosse para ninguém em concreto e provavelmente muito menos para mim mas senti que deveria dizer qualquer coisa até porque me sinto visado nele...
Percebo a frustação de ter constantemente pessoas que não pretendem contribuir para a discussão, vir aqui apenas com o intuito de validar os seus portefólios. Infelizmente há sempre gente a querer aproveitar-se da bondade dos outros...Mas depois há aqueles, nos quais me insiro, que querem acima de tudo aprender! Ora para isso eu preciso de aliar a teoria à prática. Talvez seja porque o meu percurso académico e profissional tenha uma filosofia fortemente prática, não sei...o que é certo é que eu só funciono se meter as mãos na massa! Daí que nas minhas (ainda poucas) intervenções tenha pedido conselhos sobre determinados fundos ou até mesmo que me aconselhassem carteiras (pedidos esses na sua maioria ignorados... percebo agora porquê e daí a minha necessidade em estar a escrever). Não porque eu quisesse ter a papa feita e com isso abusar da boa vontade alheia mas porque quero saber distinguir o bom do mau e com isso ganhar autonomia. Jamais investiria o meu dinheiro num determinado sitio apenas porque alguém na internet (sem ofença) me disse para o fazer. Tenho consciência de que levará ainda algum tempo mas só quando tiver confiança suficiente naquilo que sei e só quando souber dizer porque é que acho este ou aquele fundo é melhor ou pior, só aí passarei à acção. O que me interessa acima de tudo é aprender e para isso tenho vindo a dedicar à tarefa horas a fio, seja através de livros ou fóruns, caso contrário pagaria a alguém, aposto que me sairia, de longe, mais barato!



Zé Naifas, :mrgreen:

O meu comentário em tom de desabafo, não foi destinado a ninguém em particular. Mas quem lê o tópico com alguma regularidade, também já reparou nisso certamente...

Se queres te diga, nem me lembro, de andares a me chatear e/ou me pressionares com pedidos, pedidos de informações e esclarecimentos/explicações, prazos, etc. Este tópico é só a ponta do icebergue, pois também recebo muitos MPs, alguns com prazos para criar carteiras ou dar informações, como se eu tivesse alguma obrigação em fazer e não tivesse vida privada, para além de vida profissional.

Mas penso, que mais cedo ou mais tarde, dei sempre algum feedback, talvez, não tenha sido o desejado, mas foi o possível, conforme as minhas disponibilidades.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Políticas Monetárias

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 18:51

Jornal de Negócios - Declaração de Yellen leva euro a mínimos de 11 meses face ao dólar (22 Agosto 2014, 18:08)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/declaracao_de_yellen_leva_dolar_a_maximos_de_11_meses_face_ao_euro.html



Tags: [USD]; [EUR]; [Taxas de Juro]; [Fed]
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Tio_Moedas » 22/8/2014 16:44

Rick, os meus parabéns por este tópico excelente! Tenho-o seguido e confrontado com as minhas opções de investimento, e, deixa-me confessar-te uma coisa, tem-me ajudado imenso a seleccionar os fundos para colocar o dinheiro a render! :D

Vou falar-te da minha carteira: só tem 4 fundos, é uma carteira mista, de curto prazo (3 anos), gerida activamente.
Retorno esperado: 7-10% /ano.
Retorno obtido até à data: 3,12% (carteira iniciada a 3 de julho de 2014)

Composição:
Morgan Stanley Investment Funds - Global Infrastructure Fund - 20%
Franklin Templeton Investment Funds - Franklin MENA Fund - 28%
Nordea 1 - European Financial Debt Fund - 39%
Espirito Santo Global Bond - 13%

Sei que o facto de o prazo ser curto implicaria uma maior aposta em obrigações (europeias, por exemplo), para minorar o risco. Porém, a aposta no Médio Oriente pode ser substituída por outros activos, caso tal se venha a revelar necessário para optimizar as performances.

Que achas?
 
Mensagens: 79
Registado: 18/2/2010 15:30
Localização: 20

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 16:38

Não é só o Salgadinho que se esquece. :mrgreen:

Jornal de Negócios Escreveu:Desde 2012 que a Berkshire Hathaway entregou quatro notificações em atraso sobre operações em várias empresas ao regulador de mercado. Uma delas, chegou com três anos de atraso. O modelo de gestão da empresa colocado em causa.


Jornal de Negócios - Warren Buffett pagou 900 milhões de dólares de coima por não notificar regulador (22 Agosto 2014, 15:36)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/warren_buffett_pagou_900_milhoes_de_dolares_de_multa_por_nao_notificar_regulador.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: P'ra Descontra

por Artista Romeno » 22/8/2014 16:34

Rick Lusitano (New) Escreveu:
7e55ec92-20ab-11e4-8ead-22000ab926d3-large.jpeg

:shock: :lol: :lol: :lol: :shock: Lol, se há empresa onde tudo funciona como uma manada é essa e mais nenhuma :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
p.s ate segunda ou terça 8-)
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5386
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

P'ra Descontra

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 16:32

7e55ec92-20ab-11e4-8ead-22000ab926d3-large.jpeg
7e55ec92-20ab-11e4-8ead-22000ab926d3-large.jpeg (24.42 KiB) Visualizado 6807 vezes
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

"Os Espírito Santo"

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 16:17

Portanto a novela deste Verão, "Os Espírito Santo", ainda tem mais episódios. Estamos a ver os "abutres" de volta dos restos, a tentar comer a pouca carne que ainda resta. É a época de caça aos saldos de Verão em Portugal. :twisted:


Tranquilidade = 200 M EUR
ES Saúde
ES Viagens
Hotéis Tivoli


O porquê da colocação de posts sobre o GES e BES. Porque estamos a ver a história a acontecer, um banco com 150 anos de existência, o maior banco privado e as empresas do seu grupo de controle, a serem liquidadas para pagar as dividas do GES e Grupo BES.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

"Os Espírito Santo"

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 16:09

Jornal de Negócios Escreveu:
Venda da Espírito Santo Viagens arranca com vários interessados
22 Agosto 2014, 12:27 por Jornal de Negócios | jng@negocios.pt

A venda da empresa de agências de viagem e operação turística – que detém a marca Top Atlântico – será a terceira operação de venda de activos do GES.

A Espírito Santo Viagens (ES Viagens) será o próximo activo do Grupo Espírito Santo (GES) a alienar. A garantia é do Diário Económico desta sexta-feira, 22 de Agosto.

Segundo a publicação, a Rioforte – "holding" em procedimento de gestão controlada que detém a ES Viagens – mandatou o BES Investimento e a sociedade de advogados PLMJ a avançar com a operação de venda.

"O Diário Económico sabe que há várias entidades interessadas na compra da empresa, nomeadamente fundos internacionais", reforça o jornal.

A venda da empresa de agências de viagem e operação turística – que detém a marca Top Atlântico – será a terceira operação de venda de activos do GES. A ES Saúde acabou mesmo por ser alvo de uma oferta pública de aquisição por parte do grupo mexicano Ángeles.

Como o Negócios avançou, também a venda dos hotéis Tivoli está em curso, com vários interessados. Em Junho, existiam quatro propostas vinculativas para este negócio.


Fonte: Jornal de Negócios - Venda da Espírito Santo Viagens arranca com vários interessados (22 Agosto 2014, 12:27)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/venda_da_espirito_santo_viagens_arranca_com_varios_interessados.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

"Os Espírito Santo"

por Rick Lusitano (New) » 22/8/2014 16:07

Jornal de Negócios Escreveu:
Apollo vai injectar 150 milhões na Tranquilidade
22 Agosto 2014, 13:15 por Maria João Gago | mjgago@negocios.pt

Os norte-americanos da Apollo comprometem-se a injectar pelo menos 150 milhões de euros na Tranquilidade, após concretizarem a compra da seguradora que era do Grupo Espírito Santo. Gestora de fundos de "private equity" investe cerca de 200 milhões e supera ofertas de grandes grupos seguradores.

A Apollo Global Management, que está prestes a comprar a Tranquilidade por 50 milhões de euros, vai injectar mais 150 milhões na companhia após assumir o controlo da empresa, sabe o Negócios. No total, a gestora de fundos de "private equity" vai investir um total de 200 milhões de euros na seguradora que pertencia ao Grupo Espírito Santo (GES) e agora vai ser vendida pelo Novo Banco.

O aumento de capital que a Apollo se comprometeu a realizar na companhia pretende repor os rácios de solvência da Tranquilidade acima do mínimo recomendado pelo Instituto de Seguros de Portugal (ISP) e do nível registado antes de o GES ter aplicado 150 milhões dos activos sob gestão em dívida das suas "holdings", que agora estão em processo de protecção de credores. No final do ano passado, o rácio de solvência da seguradora era de 158%.

Tal como o Negócios revela esta sexta-feira, a proposta de compra da Apollo foi seleccionada como "preferencial" depois de um processo competitivo que se prolongou por mais de seis meses e que foi promovido pelo Banco Espírito Santo de Investimento, a instituição mandatada pelo GES para vender a totalidade da Tranquilidade. Pelo caminho ficaram as propostas de grandes grupos seguradores internacionais, como a Liberty, a Allianz e a Generali, além de outros gestores de "private equity" como a Permira.

Ainda antes de a Tranquilidade ter investido 150 milhões em dívida do GES, que agora é praticamente irrecuperável, o preço proposto para a aquisição rondava os 220 milhões de euros. Foi esta a oferta mais elevada e, por essa razão, a Apollo foi seleccionada como candidato preferencial à compra, com quem foram desenvolvidas negociações exclusivas.

No entanto, depois de ser descoberto a aplicação de 150 milhões em dívida do GES que o grupo levou a Tranquilidade a fazer, este valor foi deduzido ao negócio. Daí que o encaixe para o vendedor, que agora será o Novo Banco que recebeu a companhia em penhor de um crédito, venha a ser de cerca de 50 milhões de euros.

Como o Negócios noticia esta sexta-feira, a concretização do negócio está a aguardar que o Novo Banco execute o penhor que tem sobre o Espírito Santo Financial Group ESFG, "holding" financeira do GES que controlava 100% da Tranquilidade. A companhia foi dada como garantia de um crédito de 700 milhões de euros que o BES tinha sobre o ESFG e que foi transferido para o Novo Banco. Este crédito resultou do facto de o ESFG ter constituído uma provisão de 700 milhões para garantir o reembolso do papel comercial subscrito por clientes de retalho do BES.


Fonte: Jornal de Negócios - Apollo vai injectar 150 milhões na Tranquilidade (22 Agosto 2014, 13:15)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/apollo_vai_injectar_150_milhoes_na_tranquilidade.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], pattern, PAULOJOAO, xeidafome e 105 visitantes