A Crise Financeira, o Crash e os Baby Boomers.
tiagopt Escreveu:Eu entrei na AUY há 3 dias atrás, quando tocou na banda de bollinger inferior. Já há uns tempos que a tinha debaixo de olho e pareceu-me o momento certo para entrar. De qualquer forma, quero proteger os ganhos.
Também negoceio com a Caixa DI e mandei um mail para o apoio tecnico a questionar isso mesmo. Eles disseram que ainda durante o mes de fevereiro deverão começar a ser possíveis stops para os mercados americanos.
Não coloco stops em mineiras de Metais Preciosos.
São posições de longo prazo e aproveito as correcções para reforçar.
Acompanho os fundamentais e só vendo quando estiverem demasiado caras face à reposição das reservas ou se a commodity que produzem tiver uma forte queda no preço, no caso das mineiras unhedged.
Outra em que entrei há tempos foi a Compañia de Minas Buenaventura (BVN) que acaba de desfazer o hedge que tinha, o que é uma boa medida:
Compania de Minas Buenaventura S.A.A. (BVN) announced on Feb 6 that it was paying $434 million to remove hedges it had made in relation to its gold complex that extended as far out as 2012. This enables the gold miner to gain direct exposure to cash gold prices, which have been rising sharply for a number of years now. This does expose the company to price volatility in the cash markets, but it also provides it with the opportunity to log significant gains if the price of gold continues to accelerate.
...
Ainda a Yamana Gold (AUY): nota de research positiva:
[/b]
TD Newcrest initiates coverage on Yamana Gold Inc. (NYSE: AUY) with a Buy rating and $20 price target. The firm said, "With five acquisitions over the last two years, capped off with the purchase of Meridian Gold Inc., Yamana Gold Inc. (AUY-N, YRI-T) has experienced rapid growth, primarily through acquisition. However, we believe that the company is now well positioned to achieve industry leading growth organically, with a pipeline of eight development projects and six mine expansions."
[/b]
Comentário semanal
O DJ, S&P e Nasdaq perderam aproximadamente 4,5% nesta semana, enquanto as minhas carteiras ganharam entre 1 e 3%.
Depois de uma série de leituras abaixo de 40, o Indicador de 2” registou ontem e hoje 42 e 45 mínimos de 52 semanas no NYSE, juntando-se aos restantes Indicadores que já estavam negativos.
A tendência principal é pois negativa, o que não é novidade para ninguém, e as duas posições de cobertura (SDS e QID) têm funcionado muito bem, tal com as poucas posições longas abertas, tendo garantido os ganhos nas carteiras.
Está cada vez mais difícil encontrar posições longas claramente ganhadoras, mas há dois activos certamente ganhadores: liquidez e paciência.
Um novo bull market virá: dentro de uma semana, um mês ou um ano (ou mais).
Quando, não sei... mas sei que quero ter bastante liquidez para o aproveitar.
...
O DJ, S&P e Nasdaq perderam aproximadamente 4,5% nesta semana, enquanto as minhas carteiras ganharam entre 1 e 3%.
Depois de uma série de leituras abaixo de 40, o Indicador de 2” registou ontem e hoje 42 e 45 mínimos de 52 semanas no NYSE, juntando-se aos restantes Indicadores que já estavam negativos.
A tendência principal é pois negativa, o que não é novidade para ninguém, e as duas posições de cobertura (SDS e QID) têm funcionado muito bem, tal com as poucas posições longas abertas, tendo garantido os ganhos nas carteiras.
Está cada vez mais difícil encontrar posições longas claramente ganhadoras, mas há dois activos certamente ganhadores: liquidez e paciência.
Um novo bull market virá: dentro de uma semana, um mês ou um ano (ou mais).
Quando, não sei... mas sei que quero ter bastante liquidez para o aproveitar.
...
Editado pela última vez por Fogueiro em 9/2/2008 3:36, num total de 1 vez.
tiagopt Escreveu:Boa noite Fogueiro.
Gostaria de saber se mantém a opinião positiva em relação à AUY. Será que a notícia sobre a desvalorização do dolar face ao real pode vir a prejudicar o título? Pelo menos hoje não se notou muito isso...
Já agora, podia-me dizer qual é a classificação do Zacks para a AUY e a RIO?
Abraço
Para teres uma ideia dos seus baixos custos de exploração, vê aqui:
http://tinyurl.com/2ndhrp
Zacks rank:
AUY 2
RIO 3
...
Paionense Escreveu:tiagopt Escreveu:Boa noite Fogueiro.
Gostaria de saber se mantém a opinião positiva em relação à AUY. Será que a notícia sobre a desvalorização do dolar face ao real pode vir a prejudicar o título? Pelo menos hoje não se notou muito isso...
Abraço
Também tenho mantido essa acção debaixo de olho (AUY) e de facto encontra-se num excelente ponto de entrada. Hoje fechou acima da resistência dos 15.44 e a confirmar-se esta ruptura tem o caminho livre até aos 17USD.
Outra é a GG que fez hoje uma vela de inversão muito forte, uma morning star.
O unico senão é a caixaBI não ter stops automaticos para o NYSE
Eu entrei na AUY há 3 dias atrás, quando tocou na banda de bollinger inferior. Já há uns tempos que a tinha debaixo de olho e pareceu-me o momento certo para entrar. De qualquer forma, quero proteger os ganhos.
Também negoceio com a Caixa DI e mandei um mail para o apoio tecnico a questionar isso mesmo. Eles disseram que ainda durante o mes de fevereiro deverão começar a ser possíveis stops para os mercados americanos.
tiagopt Escreveu:Boa noite Fogueiro.
Abraço
Também tenho mantido essa acção debaixo de olho (AUY) e de facto encontra-se num excelente ponto de entrada. Hoje fechou acima da resistência dos 15.44 e a confirmar-se esta ruptura tem o caminho livre até aos 17USD.
Outra é a GG que fez hoje uma vela de inversão muito forte, uma morning star.
O unico senão é a caixaBI não ter stops automaticos para o NYSE

edit:
Só para adicionar que a ABX fez a mesma vela, parece que o ouro está novamente a encontrar o caminho para norte

Boa noite Fogueiro.
Abraço
Abraço

Bala Escreveu:Realmente os Nylows têm tido um comportamento estranho. Quer dizer, eu já sabia que as quedas se avizinhavam, e até cheguei a fazer uma previsão de valores até onde ia este rebond. Agora, o que aconteceu foi que o ressalto parou antes de atingir o target definido(1405...1420), com quedas brutais, e os nylows... nada![]()
Realmente este urso trocou-me as voltas...
Os NYLOWs confirmam que o que se passou ontem foi uma forte venda aproveitamento do ressalto desde os mínimos de há 2 semanas para tomar lucros e despachar as que estavam na lista para tal -- ou seja, vender na força, não na fraqueza.
Como a venda foi na força houve poucos novos mínimos e diz-nos que devemos aproveitar estes ressaltos para vender as mais fracas das carteiras.
Agora o caminho parece ser o do teste aos mínimos de 22 de Janeiro e vai depender dos dados macroeconómicos que forem saindo e dos poucos anúncios de resultados que restam das grandes empresas -- se é furado ou não aquele fundo.
Mas o ressalto e o sell off de ontem é característico dos bear markets: aproveitar os ressaltos para vender, não para comprar.
...
Bom dia a todos,
Caro Fogueiro, na minha humilde opinião, não sei se o BCE fez mal ou bem. A questão de baixar as taxas de juro, pode fazer aumentar a médio prazo a inflação (pondo em causa a meta dos 2%). Como sabes se de facto o fizerem, vão fazer com que a taxas de juro de longo prazo subam devido à possivel subida da taxa de inflação o que pode fazer diminuir o investimento das empresas, que como sabes se rege por esta taxa.
Portanto não é liquido que eles devam baixar a taxa de juro de curto prazo. Eu sinceramente não sei neste momento o que será pior. Claro que com este abrandamento, penso que eles não vão ter solução e vão mesmo ter de as baixar, mas julgo que será por pouco tempo (isto se a economia americana melhorar).
Um abraço a todos e bons negócios.

Caro Fogueiro, na minha humilde opinião, não sei se o BCE fez mal ou bem. A questão de baixar as taxas de juro, pode fazer aumentar a médio prazo a inflação (pondo em causa a meta dos 2%). Como sabes se de facto o fizerem, vão fazer com que a taxas de juro de longo prazo subam devido à possivel subida da taxa de inflação o que pode fazer diminuir o investimento das empresas, que como sabes se rege por esta taxa.
Portanto não é liquido que eles devam baixar a taxa de juro de curto prazo. Eu sinceramente não sei neste momento o que será pior. Claro que com este abrandamento, penso que eles não vão ter solução e vão mesmo ter de as baixar, mas julgo que será por pouco tempo (isto se a economia americana melhorar).
Um abraço a todos e bons negócios.

- Registado: 10/1/2008 21:46
Boas!
Realmente os Nylows têm tido um comportamento estranho. Quer dizer, eu já sabia que as quedas se avizinhavam, e até cheguei a fazer uma previsão de valores até onde ia este rebond. Agora, o que aconteceu foi que o ressalto parou antes de atingir o target definido(1405...1420), com quedas brutais, e os nylows... nada
Falhei as minhas entradas short na segunda, pois a minha corretora resolveu bloquear "curtos" em alguns CFDs, inclusive os que eu tinha em mente, comecei procurar a pressa uma estratégia alternativa, mas descobri que estava a entrar em pânico, logo que detectei este sentimento, decidi que mais valia não me mexer. Agora fico quietinho, de lado, a ver no que isto dá.
Abraço e bons trades...
O Bala
Realmente os Nylows têm tido um comportamento estranho. Quer dizer, eu já sabia que as quedas se avizinhavam, e até cheguei a fazer uma previsão de valores até onde ia este rebond. Agora, o que aconteceu foi que o ressalto parou antes de atingir o target definido(1405...1420), com quedas brutais, e os nylows... nada

Falhei as minhas entradas short na segunda, pois a minha corretora resolveu bloquear "curtos" em alguns CFDs, inclusive os que eu tinha em mente, comecei procurar a pressa uma estratégia alternativa, mas descobri que estava a entrar em pânico, logo que detectei este sentimento, decidi que mais valia não me mexer. Agora fico quietinho, de lado, a ver no que isto dá.
Abraço e bons trades...
O Bala
StockMarket it's like a box of chocolates...You just never know what you gonna get.
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
http://alxander-gl.mybrute.com
Clã do Caldeirão: http://mybrute.com/team/27048
Hoje foi o 9º dia consecutivo com os NYLOWs abaixo de 40, sem que o Indicador de MP dê sinais de melhorar.
No sell off de há duas semanas o NYLOW registou valores altíssimos, à volta dos 900; hoje, apesar do Mercado ter tido a maior queda dos últimos 11 meses, o NYSE apenas registou 22 mínimos.
A pressão vendedora nas grandes perdedoras secou e isso leva-me a pensar que o re-teste (ou os re-testes) ao recente fundo poderá parar sem atingir os valores anteriores.
Todavia, com a época de resultados a aproximar-se do fim temos que os lucros do S&P500 caíram 20,5% mas, se tirarmos as Financeiras, houve uma subida de 11,3% nas restantes.
Para quem não tem as carteiras cobertas, talvez seja melhor esperar pela consolidação.
No meu cenário actual isso será lá para meados de Março – princípio de Abril, quando o Fed terminar o corte nas taxas.
Na minha opinião o Fed tem feito um bom trabalho, ao contrário do BCE, e isso vê-se no seguinte: cortou 125 pb em pouco mais de uma semana e não faltaram os que acharam um enorme erro e previram a desgraça para a moeda americana – mas o EUR/USD praticamente não mexeu.
Agora o USD já está a valorizar em antecipação aos inevitáveis, e a meu ver tardios, cortes pelo BCE.
…
No sell off de há duas semanas o NYLOW registou valores altíssimos, à volta dos 900; hoje, apesar do Mercado ter tido a maior queda dos últimos 11 meses, o NYSE apenas registou 22 mínimos.
A pressão vendedora nas grandes perdedoras secou e isso leva-me a pensar que o re-teste (ou os re-testes) ao recente fundo poderá parar sem atingir os valores anteriores.
Todavia, com a época de resultados a aproximar-se do fim temos que os lucros do S&P500 caíram 20,5% mas, se tirarmos as Financeiras, houve uma subida de 11,3% nas restantes.
Para quem não tem as carteiras cobertas, talvez seja melhor esperar pela consolidação.
No meu cenário actual isso será lá para meados de Março – princípio de Abril, quando o Fed terminar o corte nas taxas.
Na minha opinião o Fed tem feito um bom trabalho, ao contrário do BCE, e isso vê-se no seguinte: cortou 125 pb em pouco mais de uma semana e não faltaram os que acharam um enorme erro e previram a desgraça para a moeda americana – mas o EUR/USD praticamente não mexeu.
Agora o USD já está a valorizar em antecipação aos inevitáveis, e a meu ver tardios, cortes pelo BCE.
…
Comentário semanal
O Indicador de 2” teve hoje o seu 7º dia abaixo de 40; todavia os Indicadores de Médio e Longo Prazos continuam negativos e as MM25 dos 5 Índices do primeiro estão inclinadas para baixo.
E depois… há algo difícil de descrever: uma certa sensação de artificialidade nalgumas subidas.
Do pano de fundo destaco alguns factos:
1) O FMI avisou que a crise do crédito abrandará o crescimento mundial, prevendo 4,1% para 2008 que compara com os 4,9% estimados para 2007.
2) A estimativa inicial para o crescimento do PIB americano no 4º trimestre é de 0,6% anualizado, muito abaixo dos 1,2% previstos. Será o crescimento mais baixo desde 2002.
3) As vendas de casas novas caíram 26% em 2007 e o inventário de casas para venda subiu para quase 10 meses, com os preços a continuar a sua queda. As estimativas mais recentes apontam para um fundo lá para o 2º semestre de 2009.
4) Os pedidos de emprego subiram 69mil para 375mil. Excluindo o Furacão Katrina é o nível mais alto desde Fevereiro de 2004.
5) Os números mensais do emprego foram péssimos: em vez de mais 70mil houve uma perda de 17mil empregos. É a primeira queda desde 2003.
6) Apenas uma indicação positiva: os bens duráveis subiram 5,2% (contra os 1,6% esperados) em Dezembro, mas isso deve-se sobretudo a um grande aumento nas encomendas de aviões à Boeing (277 contra os 177 em Novembro).
Por outro lado, os principais Índices chegaram àquela zona que referi, na semana passada, em que o caminho para saírem de sobre-vendidos deve terminar e iniciar-se um re-teste aos mínimos recentes. Isso deveria dar-se desde agora até meados deste mês, quando termina a divulgação de resultados, que apenas vai a meio.
É um cenário provável, mas nestas coisas dos Mercados não existem certezas.
Todavia foi com base em tudo isto que hoje cobri parcialmente algumas carteiras com SDS e QID.
Parcialmente porque tenho confiança que as posições longas foram bem escolhidas e não acompanharão totalmente esse re-teste, se ele ocorrer.
Quando a maré desce todos os barcos descem o mesmo, mas nesta maré há umas acções que descem menos que outras. E algumas até nem descem…
Disclaimer: Este comentário é a minha opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. As compras e as vendas são da responsabilidade do Investidor, bem como os lucros ou as perdas resultantes. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos. Em caso de dúvida, deverá o Investidor procurar um intermediário financeiro, a SEC, a Euronext, ou a CMVM
O Indicador de 2” teve hoje o seu 7º dia abaixo de 40; todavia os Indicadores de Médio e Longo Prazos continuam negativos e as MM25 dos 5 Índices do primeiro estão inclinadas para baixo.
E depois… há algo difícil de descrever: uma certa sensação de artificialidade nalgumas subidas.
Do pano de fundo destaco alguns factos:
1) O FMI avisou que a crise do crédito abrandará o crescimento mundial, prevendo 4,1% para 2008 que compara com os 4,9% estimados para 2007.
2) A estimativa inicial para o crescimento do PIB americano no 4º trimestre é de 0,6% anualizado, muito abaixo dos 1,2% previstos. Será o crescimento mais baixo desde 2002.
3) As vendas de casas novas caíram 26% em 2007 e o inventário de casas para venda subiu para quase 10 meses, com os preços a continuar a sua queda. As estimativas mais recentes apontam para um fundo lá para o 2º semestre de 2009.
4) Os pedidos de emprego subiram 69mil para 375mil. Excluindo o Furacão Katrina é o nível mais alto desde Fevereiro de 2004.
5) Os números mensais do emprego foram péssimos: em vez de mais 70mil houve uma perda de 17mil empregos. É a primeira queda desde 2003.
6) Apenas uma indicação positiva: os bens duráveis subiram 5,2% (contra os 1,6% esperados) em Dezembro, mas isso deve-se sobretudo a um grande aumento nas encomendas de aviões à Boeing (277 contra os 177 em Novembro).
Por outro lado, os principais Índices chegaram àquela zona que referi, na semana passada, em que o caminho para saírem de sobre-vendidos deve terminar e iniciar-se um re-teste aos mínimos recentes. Isso deveria dar-se desde agora até meados deste mês, quando termina a divulgação de resultados, que apenas vai a meio.
É um cenário provável, mas nestas coisas dos Mercados não existem certezas.
Todavia foi com base em tudo isto que hoje cobri parcialmente algumas carteiras com SDS e QID.
Parcialmente porque tenho confiança que as posições longas foram bem escolhidas e não acompanharão totalmente esse re-teste, se ele ocorrer.
Quando a maré desce todos os barcos descem o mesmo, mas nesta maré há umas acções que descem menos que outras. E algumas até nem descem…
Disclaimer: Este comentário é a minha opinião e nunca uma recomendação de compra ou venda. As compras e as vendas são da responsabilidade do Investidor, bem como os lucros ou as perdas resultantes. O Autor pode ter, e provavelmente tem, posições nos títulos referidos. Em caso de dúvida, deverá o Investidor procurar um intermediário financeiro, a SEC, a Euronext, ou a CMVM
Uma que, com esta notícia, será acompanhar:
Garmin (GRMN) to Debut New Mobile Phone in 3Q
GPS giant Garmin (GRMN) last night stepped into the mobile phone world with the debut of its new nuvifone.
The cell phone is an all-in-one, touch-screen device featuring a mobile web-browser and personal navigation system, as well as a built-in camera, video camera, and picture-sharing site. When the nuvifone is docked into an accompanying vehicle mount, the GPS is automatically turned on, offering turn-by-turn, voice prompted directions. The new phone/mount combo also offers hands-free calling while displaying a map. What's more, the nuvifone is the first of its kind to include Google local search capability; if users want to search for locations (i.e.- movie theater), Google will sort the results based on your current location.
Even better (for drivers like my mother who wander around parking lots looking for their car while pressing the 'panic' button), the nuvifone remembers where you park. The device automatically marks the position in which it was removed from the vehicle docking station, aiding drivers in their search for vehicles in crowded parking lots.
The new phone is slated to line shelves sometime in the third quarter of 2008.
-Posted by Andrea Kramer
tiagopt Escreveu:Bom dia Fogueiro.
Qual é a sua opinião acerca das empresas mineiras exploradoras de materiais menos preciosos, como a RIO, por exemplo. Acha que poderão ter alguma margem de manobra numa possível crise, à semelhança do que poderá vir a acontecer com as exploradoras de metais preciosos?
Enquanto os Metais Preciosos são porto de abrigo nas crises, as outras mineiras sofrem com elas, por menor procura.
..
vitorigus Escreveu:Ola Fogueiro, nao era o amigo q estava investido na Raytheon?
• A Raytheon, maior fabricante mundial de misseis balísticos, anunciou uma subida nos lucros do trimestre de 84% para os $634M contra os anteriores $344M. A guerra no Iraque e as encomendas do exterior fizeram aumentar as vendas de sistemas electrónicos de defesa e combate.
Sim, e ainda mantenho exposição em Defesa (além da RTN, ATK, BOOM, FLIR, GR e LMT).
Mas tomei lucros e reduzi a exposição a cerca de metade , pois com a probabilidade da vitória Democrata, o Sector Defesa costuma ser penalizado em antecipação.
Se os Republicanos ganharem (nunca se sabe...), voltarei a investir neste Sector.
...
Antonio Vieira Escreveu:Fogueiro mas na sua opinião, podendo haver um ressalto de 1 ou 2 meses, ewtamos já em modo bear? Será tipo um rally as subidas? Cumpr
O fundo da economia é fácil de identificar: PID novamente a crescer, confiança dos consumidores a subir.
O fundo das bolsas antecipa aquele uns 6 a 9 meses.
Os 2 meses que referi foi o que se passou no ano passado, após um fundo intermédio dos mercados em Agosto. Chamei a atenção que o ambiente agora é diferente.
Não faço previsões, vou seguindo o que os mercados vão dizendo, com a ajuda da minha Toolbox.
...
Ola Fogueiro, nao era o amigo q estava investido na Raytheon?
• A Raytheon, maior fabricante mundial de misseis balísticos, anunciou uma subida nos lucros do trimestre de 84% para os $634M contra os anteriores $344M. A guerra no Iraque e as encomendas do exterior fizeram aumentar as vendas de sistemas electrónicos de defesa e combate.
- Registado: 9/8/2005 11:17
Desculpem só agora vir aqui, mas tive um jantar fora e só agora cheguei a casa.
Mantenho o que escrevi no meu post de 29: o Mercado está a construir um fundo e se bem que o NYLOW teve 5 dias abaixo de 40, depois de uma leitura altíssima - como aconteceu em Agosto do ano passado, quando depois se seguiram 2 meses de subidas.
Mas agora um triplo fundo foi quebrado e será provável um re-teste.
O NYLOW deu sinal de que um fundo está próximo porque a pressão vendedora está a secar (mas pode demorar dias ou semanas) e gostaria de ver as MM25 dos Índices do Indicador de Médio Prazo a começar a inclinar para cima.
Também ainda não detectei sectores claramente investíveis, salvo Metais Preciosos: normalmente aparecerão por altura da consolidação do fundo.
Já tenho uma lista em observação mas ainda não quero revelar, pois qualquer precipitação pode queimar capital precioso para quando a recompensa/risco for mais favorável.
Desde 8 de Novembro, quando os meus Indicadores deram sinal negativo, venho acumulando liquidez (com uma interrupção de poucos dias, no fim de Dezembro, quando o Ind de MP deu um falso sinal de compra) e estou por volta dos 80%, sendo que metade das posições abertas são em Metais Preciosos.
Repito: muitas das minhas maiores ganhadoras foram compradas semanas depois de consolidado um fundo.
Foi graças a Dunquerque que pôde haver o dia D.
Uma retirada estratégica é muitas vezes a chave para a vitória.
…
Mantenho o que escrevi no meu post de 29: o Mercado está a construir um fundo e se bem que o NYLOW teve 5 dias abaixo de 40, depois de uma leitura altíssima - como aconteceu em Agosto do ano passado, quando depois se seguiram 2 meses de subidas.
Mas agora um triplo fundo foi quebrado e será provável um re-teste.
O NYLOW deu sinal de que um fundo está próximo porque a pressão vendedora está a secar (mas pode demorar dias ou semanas) e gostaria de ver as MM25 dos Índices do Indicador de Médio Prazo a começar a inclinar para cima.
Também ainda não detectei sectores claramente investíveis, salvo Metais Preciosos: normalmente aparecerão por altura da consolidação do fundo.
Já tenho uma lista em observação mas ainda não quero revelar, pois qualquer precipitação pode queimar capital precioso para quando a recompensa/risco for mais favorável.
Desde 8 de Novembro, quando os meus Indicadores deram sinal negativo, venho acumulando liquidez (com uma interrupção de poucos dias, no fim de Dezembro, quando o Ind de MP deu um falso sinal de compra) e estou por volta dos 80%, sendo que metade das posições abertas são em Metais Preciosos.
Repito: muitas das minhas maiores ganhadoras foram compradas semanas depois de consolidado um fundo.
Foi graças a Dunquerque que pôde haver o dia D.
Uma retirada estratégica é muitas vezes a chave para a vitória.
…
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Denário, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 145 visitantes