Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

EDP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pirronico » 12/10/2008 23:37

Apenas uma nota: a EDP, na sessão de sexta, registou subidas de última hora e desvalorizou muito menos do que a congénere Iberdrola, pelo que deverá na segunda subir menos que o PSI (fará um acerto).

Quanto aos futuros na Europa julgo que só pelas 7h da manhã haverá indicadores minimamente precisos. No entanto, as bolsas americanas entre as 16,30h e as 21h de sexta passada recuperaram cerca de 3 /3,5% pelo que os índices europeus deverão abrir a subir perto de 3% a não ser que os índices asiáticos afundem novamente, o que me parece improvável.

Já agora,os futuros nos EUA indicam subidas em volta dos 3%, mas isso não quer dizer rigorosamente nada!

Registado: 19/2/2008 18:04

por corvo47 » 12/10/2008 23:34

Silverwolf Escreveu:Pensava que os futuros so abriam com a abertura dos mercados asiáticos...

Onde posso ver os futuros europeus?

Estava a falar dos futuros nos USA.

http://finance.yahoo.com/indices?e=futures

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por Silverwolf » 12/10/2008 23:26

Pensava que os futuros so abriam com a abertura dos mercados asiáticos...

Onde posso ver os futuros europeus?

Registado: 15/1/2008 17:43

por corvo47 » 12/10/2008 23:18

Big Crash Escreveu:Boa Noite!

A pergunta que vou fazer é um bocado absurda, mas gostava de saber as vossas opiniões (e conselhos)...

Vocês têm uma "boa" quantia de dinheiro disponível e querem comprar acções da EDP. Não precisam do dinheiro nos próximos 2 (ou mais) anos.
Vocês davam ordem de compra a que valor?
2.30... 2.10... 1.85!!!
Acham provável a EDP ainda cair abaixo dos 2€ nas próximas semanas?!

PS. Não sou eu que estou interessado, mas o meu companheiro de trabalho meteu isto na cabeça e diz que vai entrar para a semana.

Os futuros estão a subir bem.Portanto é provável que amanhã a edp e quase todas as outras subam.Para investir a longo prazo não me parece agora a altura.
Nota: Válido para edp e todas as outras.

Um abraço.

Registado: 14/3/2008 22:39

por ajpr3392 » 12/10/2008 23:03

para esta pergunta, só uma resposta será valida. Se mercado subir a EDP acompanha, caso contrario...Não vejo niguem neste forum com informação previligiada para dar um rumo certo. Talvez a Maia.

Registado: 30/7/2008 13:56

por Big Crash » 12/10/2008 22:29

Boa Noite!

A pergunta que vou fazer é um bocado absurda, mas gostava de saber as vossas opiniões (e conselhos)...

Vocês têm uma "boa" quantia de dinheiro disponível e querem comprar acções da EDP. Não precisam do dinheiro nos próximos 2 (ou mais) anos.
Vocês davam ordem de compra a que valor?
2.30... 2.10... 1.85!!!
Acham provável a EDP ainda cair abaixo dos 2€ nas próximas semanas?!

PS. Não sou eu que estou interessado, mas o meu companheiro de trabalho meteu isto na cabeça e diz que vai entrar para a semana.
Não percebo NADA disto!

Registado: 8/2/2008 23:57

por Elias » 10/10/2008 16:44

EDP acabou por fechar nos máximos do dia, desenhando uma vela bonita que parece um martelo branco (digo "parece" porque o cabo é um pouco curto).

Em caso de rebound a primeira resistência está nos 2,70.
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (19.94 KiB) Visualizado 8425 vezes

Registado: 5/11/2002 12:21

por - GOE - » 10/10/2008 16:24

Será um gap de exaustão ? :roll:

Registado: 5/12/2007 16:26

por Elias » 10/10/2008 14:38

Gráfico actualizado...
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (24.41 KiB) Visualizado 8609 vezes

Só o futuro dirá.

por sol » 7/10/2008 13:34

António Mexia "muito tranquilo" apesar da crise

07/10/2008

O presidente executivo da EDP, sobre o impacto da actual crise nos negócios da empresa, garantiu estar “muito tranquilo e confortável”. António Mexia salientou que a estratégia da eléctrica portuguesa é de longo prazo e, não estando totalmente imune aos efeitos exteriores, não é tão afectada.

Ainda assim, o CEO da EDP admitiu que a gestão da eléctrica está a reforçar a disciplina e o rigor dos custos da empresa.

Sobre o risco de falta de viabilidade do forte projecto de expansão nos Estados Unidos, António Mexia realçou o impacto positivo da aprovação da extensão dos PTC’s (créditos fiscais para energias renováveis nos EUA) no âmbito do plano Paulson.

Aos decisores políticos e aos reguladores, Mexia pediu que continuem a dar sinais para que sejam restabelecidos os níveis de confiança dos investidores, consumidores e economia em geral.

As declarações de António Mexia foram feitas à margem da cerimónia do anúncio do novo projecto da sede da EDP.

www.bpionline.pt

Registado: 17/12/2002 10:41

por Pedro Miguel » 7/10/2008 0:13

Resina Escreveu:Recordo-me que o objectivo do Mexia era este ano ela cotar acima dos 5€, os 20mil milhões de capitalização bolsista...
Mexia já foste... lol

Por acaso não li essa noticia. Tens um enxerto ?

:mrgreen:

Registado: 29/11/2007 11:45

por Resina » 6/10/2008 22:24

Há tanto tempo que não me lembrava de ver a Edp nestes valores... Só me faz lembrar o ultimo aumento de capital...
Ha uma ano nunca pensei voltar a vê-la novamente nestes valores, e afinal voltou...
Recordo-me que o objectivo do Mexia era este ano ela cotar acima dos 5€, os 20mil milhões de capitalização bolsista...
Mexia já foste... lol
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por Resina » 6/10/2008 22:21

M_eso Escreveu:Será que vale comprar EDP´s amanha na abertura??

Na abertura? Aí seria a pior altura para o fazer...
Porque não esperar pela definição da tendencia e ter a certeza, aí entrar e não correr o risco...
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!

Registado: 9/11/2005 17:56

por FrancRap » 6/10/2008 21:59

M_eso Escreveu:Será que vale comprar EDP´s amanha na abertura??

Será que alguem tem uma bola de cristal q me empreste?? :oops:

Registado: 26/11/2007 4:39

por M_eso » 6/10/2008 21:17

Será que vale comprar EDP´s amanha na abertura??

Registado: 29/11/2007 10:02

por SMarq » 6/10/2008 18:50

A EDP era o único titulo que tinha em carteira 567 acções, comprei a 3,02€ representavam cerca de 4% do meu capital total,... :|

Foram vendidas hoje a 2,44€,... pecaram foi por serem vendidas muito tarde :(

O resto do capital está num depósito a prazo e cerca de 5% num produto financeiro que hoje foi ao ar:
DAX Retorno Absoluto, com limites de variação minima de 19,5% e máxima de 19,5%, o capital é garantido na maturidade, nunca pensei ser alcançado o minimo este ano,...impressionante :shock:

Sempre fui um investidor defensivo e com pouco tempo para isto, possivelmente este trade da EDP foi o último,... :roll:

Aprendi muito nestes poucos anos de Mercados financeiros, fiquei mais rigoroso, observador, cauteloso, estudioso,... realista.

Estou sem dúvida muito melhor, do que quando comecei :wink:

Tudo isto é também uma mais valia no desenvolvimento profissional e pessoal e acho que isso acontece com todos que passam pelos mercados financeiros.

Mas uma das maiores lições que aprendi foi que os mercados financeiros deixam-nos despidos pois grande parte das vezes o maior problema,
somos nós mesmos!

Um abraço,
SMarq
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.

Registado: 5/2/2005 13:36

por __JB__ » 6/10/2008 17:56

Um dado curioso, é que o ultimo negócio antes do pré-fecho foi a 2.375 e acabou por fechar 5% abaixo no leilão final, o seja, a 2.256.
Coisa muito rara na EDP, inclusivé a queda diária percentual: 16.44% (não me recordo de uma queda desta amplitude em todo o historial desta empresa)
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "

Registado: 15/3/2005 16:13

por Duarte » 6/10/2008 17:44

So por curiosidade, houve um momento no site do euronext em que a EDP descia 44% :mrgreen:
É claro que foi engano
Anexos
Capturar.JPG
Capturar.JPG (74.11 KiB) Visualizado 6830 vezes

Registado: 22/6/2007 16:32

por nagrakiller » 6/10/2008 15:42

pois com esta força nem suspensa a edp se mantém hehehe
estou a brincar mas o caso é muito sério...
como a queda foi grande amanha devemos ver umas correcções e aproveito pra fugir daqui mas saiu a ganir

Registado: 17/10/2007 14:35

por Ulisses Pereira » 6/10/2008 15:36

nagrakiller, não creio que isso resolva o problema da tendência clara de queda da EDP.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por nagrakiller » 6/10/2008 15:34

que grande entalada que eu tenho aqui...
porque não suspendem a negociação na nossa bolsa! raios ....

Registado: 17/10/2007 14:35

por Elias » 6/10/2008 11:56

A sangria continua. Já estamos a valores de 2005 na EDP
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (27.03 KiB) Visualizado 7124 vezes

EDP

por sol » 6/10/2008 10:19

Renováveis poderá ser "chave" para forte desempenho das acções da EDP

06/10/2008

O Goldman Sachs actualizou a avaliação para a EDP, depois do início da cobertura da EDP Renováveis com um “target” de 9,00 euros. O preço-alvo da empresa liderada por António Mexia caiu para 4,50 euros, bem acima do actual valor de mercado. Para o banco, a Renováveis poderá ser “chave” para um forte desempenho das acções da EDP.

“O nosso preço-alvo cai para 4,50 euros, de 4,70 euros, essencialmente devido à avaliação ‘mark to market’ da Energias do Brasil”, refere o analista Matija Gergolet. Mas a recomendação manteve-se em “comprar”, com o banco a ressaltar que o início da cobertura da Renováveis permite-lhe “salientar os múltiplos atractivos da EDP”.

“A nossa avaliação de 10,10 euros, com base no método da soma-das-partes, para a Renováveis [o ‘target’ é de 9,00 euros] está significativamente acima do actual valor de mercado, e mesmo usando o actual valor de mercado para a Renováveis implicaria que a EDP está a negociar com um PER de menos de 8 vezes os lucros estimados para o final de 2009”

Utilizando a “nossa avaliação para a Renováveis deixaria o restante negócio a negociar a menos de 4 vezes os lucros estimados para 2009”, salienta o Goldman Sachs. “Esta simples análise salienta o elevado diferencial que existe na EDP, mas também implica que um forte desempenho da Renováveis poderá ser a ‘chave’ para um forte desempenho das acções da EDP”.

Os títulos da EDP estão hoje a cotar nos 2,55 euros, a perder 5,56%, a acompanhar o movimento negativo das restantes cotadas, tanto nacionais como internacionais. Mas as acções apresentam um potencial de subida de 76,4%, tendo em conta a avaliação de 4,50 euros do Goldman Sachs

Fonte www.bpionline.pt

Registado: 17/12/2002 10:41

EDP mantém todos objectivos estratégicos 2010

por jpacarlos » 2/10/2008 17:28

ENTREVISTA-NOVA1-EDP mantém todos objectivos estratégicos 2010
(02 Oct 2008)

--------------------------------------------------------------------------------

* EDP mantém todos objectivos estratégicos para 2010

* EDP tranquila quanto investimento 9.000 ME triénio

* EDP confortável 3.500 ME fundos disponíveis Jun 2008

(Acrescenta com mais citações de António Mexia)

Por Sérgio Gonçalves

LISBOA, 2 Out (Reuters) - A EDP-Energias de Portugal <EDP.LS> mantém todas as metas estratégicas para 2010 e está tranquila quanto ao investimento de 9.000 milhões de euros (ME) previsto para o triénio, apesar da instabilidade financeira internacional, disse António Mexia.

O Chief Executive Officer (CEO) referiu que o encaixe de 1.600 ME com o recente IPO da EDP-Renováveis <EDPR.LS> permitiu que "a EDP, até o final do primeiro semestre, tivesse 3.500 ME de fundos disponíveis, mais de 1.300 ME em caixa ou equivalente e 2.200 ME em linhas de crédito por utilizar".

Mexia adiantou: "Estamos muito confortáveis em fundos disponíveis".

O CEO mostrou-se igualmente seguro com um valor de cerca de 3.000 ME de EBITDA em 2008 implícito no 'business plan', que cerca de 85 pct provêm de actividades reguladas ou estáveis através de PPAs -Power Purchasing Agreements.

Salientou que a empresa não tem nenhuma necessidade de refinaciamento "nos próximos 12 meses", altura em que vence um Bond de 1.000 ME".

"Estamos totalmente convictos que cumpriremos todas as metas apresentadas ao mercado para 2010", afirmou em entrevista à Reuters, à margem do Dia da Inovação da EDP.

O grupo EDP tem como objectivos estratégicos que o seu EBITDA cresça à taxa média anual composta (CAGR) de 13 pct entre 2005 e 2010, que os Earnings per Share (EPS) aumentem a uma taxa CAGR superior a 14 pct e que o dividend per share tenha um crescimento superior a 11 pct.

"Apesar das actuais condições do mercado financeiro estamos totalmente traquilos quanto à capacidade de execução do plano de investimento", afirmou, frisando que a EDP tomou a decisão de "manter os rating na 'single A area'".

"O nosso objectivo de manter o rating A e manter os rácios financeiros compatíveis com isso coloca a EDP, neste momento, numa situação mais saudável", acrescentou.

Lembrou que plano que a EDP tinha apresentado ao mercado é de cerca de 9.000 ME em três anos, incluíndo 'hydro concessions' -- extensão do domínio hídrico.

Acrescentou que "o plano EDP 2010, apresentado em 2006, foi desenhado para permitir um balanço correcto entre baixo risco, crescimento significativo, mantendo sempre os rácios financeiros que garantissem a manutenção do 'rating'".

"Em Junho de 2008, a EDP Renováveis tinha mais de 1.600 MW de parques eólicos em construção, e reafirmamos a nossa intenção de colocar em operação 1.400 MW de nova capacidade instalada eólica em 2008", afirmou.

A meta é atingir os 10.500 MW em 2012, tendo como suporte o competitivo portfolio de turbinas já contratadas para instalação até 2010.

No final do primeiro semestre, a capacidade era de 3.846 MW.

"Temos um pipeline que acrescido de 'prospects' é superior a 22.000 MW e o nosso objectivo principal é concretizar o desenvolvimento deste pipeline", afirmou.

"Para além dos investimentos em eólicas criámos opções de crescimento que nos colocam numa posição invejável", disse.

Na Península Ibérica investiu em quatro CCGTs, duas já estão concluídas em 2008 e as outras duas entrarão em produção em 2009.

"Lançámos um programa de investimentos hídricos a executar ao longo dos próximos sete anos que irão melhorar a qualidade do nosso portfolio de geração CO2 free e ter um contributo importante ao nível dos resultados a partir de 2012", afirmou.

"No Brasil, temos uma carteira de opções de crescimento em geração que aliados ao recente swap de activos, em que trocámos uma distribuidora por uma central hídrica nos faz estar muito positivos quanto à sua evolução futura", acrescentou.

Destacou ainda que "os objectivos de custos para 2010 vão ser atingidos em 2008 uma vez que os que estavam previstos para 2008 já foram alcançados em 2007".

"Iremos revê metas", acrescentou.

HORIZON da EDPR COM NÍVEL RISCO MUITO REDUZIDO

Explicou que também "as operações que a EDPR tem nos EUA têm um nível de risco muito reduzido, com a energia a ser vendida através de contratos de longo prazo com as utilities locais".

"Ao nível de desenvolvimento de novos projectos, esperamos que o Governo federal aprove os PTCs (Production Tax Credits) assim como o pacote legislativo de apoio à economia americana", referiu.

"É nossa convicção que os PTCs serão aprovados o mais tardar no início de 2009 com retroactividade ao início desse ano", adiantou.

Registado: 4/4/2007 20:39

por Ulisses Pereira » 2/10/2008 14:58

Deixo mais uma actualização dos gráficos da EDP, onde os ursos continuam a dominar a acção e onde nada tenho a acrescentar face à última análise que aqui deixei sobre a acção.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (36.31 KiB) Visualizado 7814 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (40.55 KiB) Visualizado 7797 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (28.4 KiB) Visualizado 7811 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], CarlosAP, itisi1000, Kury Yozo, lito, LMMV, Luzemburg, PAULOJOAO, rg7803, SalvaFP, Shimazaki_2, trend=friend e 44 visitantes