PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
manchini Escreveu:O PSI está com uma ltd em cima desde Abril.
podes explicar melhor?
Boas,
O PSI está com uma ltd em cima desde Abril.
Manchini
O PSI está com uma ltd em cima desde Abril.
Manchini
E no final do dia a quantidade de ações no mercado é a mesma...
Parece querer existir uma certa pressao vendedora á medida que nos aproximamos dos 6000 pts,que considero ser o ponto de viragem do psi.Nesse sentido resolvi abrir um curto no indice com stop ali perto.As justificacoes continuam as mesmas,medias moveis ainda nao inverteram no sentido ascendente,trix ainda negativo,canal descendente ainda nao foi rompido, espero correcoes da das subidas que nos acompanharam nos ultimos dias e temos tb gaps de curto prazo(penso eu) por fechar e estes se forem fechados poderam levar o indice para testar novos minimos,vamos ver como corre 

"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Percebo-te mas não me surpreenderia se fosse antes aos 5900 e picos (anterior referência de meados de Junho)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
neste momento recomenda-se a venda. não hesitar...
fomos ao topo do range, resistência, MM50, tudo de uma só vez. são 12% em 4 dias. é muita fruta, com elevada probabilidade de os mercados venderem agora.
fomos ao topo do range, resistência, MM50, tudo de uma só vez. são 12% em 4 dias. é muita fruta, com elevada probabilidade de os mercados venderem agora.
- Registado: 18/7/2013 15:16
soso Escreveu:J Alves, ok, posso ter sido mal interpretado, mas apenas dei a minha opinião.
Opinião essa, que se baseava que o PSI não iria ultrapassar os 38,2% de fibonacci.
Para já, enganei-me e parece que vai até aos 50%...
Também não faz parte da minha estratégia, "limpar a burra"![]()
![]()
![]()
i.e, entrar em mínimos e sair em máximos.
Cumprimentos bolsistas.
Soso,
mais uma vez digo-te tinhas a tua estratégia e cumpriste com ela. eu disse-te a minha opinião sobre os gaps.
O importante é que um gajo vá faturando pra ir podendo beber uns copos

AT á partes....esta-se a portar bem o PSIzinho...
- Registado: 10/11/2011 10:05
J Alves, ok, posso ter sido mal interpretado, mas apenas dei a minha opinião.
Opinião essa, que se baseava que o PSI não iria ultrapassar os 38,2% de fibonacci.
Também não faz parte da minha estratégia, "limpar a burra"
i.e, entrar em mínimos e sair em máximos.
Cumprimentos bolsistas
.
Também não faz parte da minha estratégia, "limpar a burra"

Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis
E os gaps down nao têm de ser fechados também?
- Registado: 20/2/2014 22:01
soso Escreveu:J Alves, apenas dei a minha opinião!
Nunca, mas nunca, nos anos que levo de caldeirão, tentei "catequisar" alguém.
O mercado é soberano!
Cumprimentos bolsistas.
Soso
a questão aqui não se trata de catequisar... Trata-se de estratégia de trading. Tu tiveste a tua estratégia e certamente tiveste os teus lucros e ainda bem.
A questão é quando tu falas que os gaps têm de ser fechados, e aí eu já não estou de acordo ctg pelo que te escrevi sobre o que os livros falam sobre os gaps.
soso Escreveu:Caldeireiros, atenção que o índice abriu em gap up nestes 2 últimos dias......
Meu conselho: está na altura de fechar posições e não de entrar longo![]()
Eu aproveitei, e pelas 9H fechei todas as posições.
Os gap´s, no meu entender, não vão demorar muito a ser fechados, digo eu....
Cumprimentos bolsistas
tb aconselhaste a comprar?
- Registado: 31/12/2014 0:41
J Alves, apenas dei a minha opinião!
O mercado é soberano!
Cumprimentos bolsistas
.
O mercado é soberano!
Cumprimentos bolsistas

1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
soso Escreveu:Caldeireiros, atenção que o índice abriu em gap up nestes 2 últimos dias......
Meu conselho: está na altura de fechar posições e não de entrar longo![]()
Cumprimentos bolsistas
soso
essa foi a tua estratégia de trading e cumpriste certamente o plano que tinhas previsto. Mas nunca te esqueças disto, cada um tem a sua estratégia....
Sobre os gaps certamente saberás q há 3 tipos de gaps (iniciação, continuação e exaustão). em situações excepcionais pode até haver 4 seguidos (ou seja 2 de continuação). aquilo que a AT diz é q pode haver até 4 gaps sem q o primeiro seja fechado....
Por isso, volto a dizer-te nunca tentes dar conselhos para que os outros cumpram a tua estratégia de trading, sendo certo que todas as estratégias de trading podem estar certas, logo que dêem nota a ganhar.
abraço
Caldeireiros, atenção que o índice abriu em gap up nestes 2 últimos dias......
Meu conselho: está na altura de fechar posições e não de entrar longo
Cumprimentos bolsistas
Meu conselho: está na altura de fechar posições e não de entrar longo

Cumprimentos bolsistas

Notas:
1) coloco a última contagem/configuração para não sobrecarregar o gráfico actual
2) a situação deteriorou-se bastante desde a ultima "grande análise" (jura???). contudo, parece corroborar a minha ideia pessimista de longo e muito longo prazo para o PSI. quando tiver oportunidade colocarei um gráfico com essa contagem e enquadramento - que tarda - mas em traços gerais estamos numa configuração lateral de vários anos, com sucessivos máximos mais baixos e, provavelmente, com novos minimos multianuais. é uma situação que, dada a sua dilatação no tempo, é propícia a criar ratoeiras na identificação de bull markets (e, em certa medida, de bear markets!)
3) não se consegue identificar, por enquanto, uma estrutura impulsiva mas consegue-se encontrar um agrupamento de ondas correctivas em abc, na forma de zig-zags (impulsos nas ondas a e c). é contagem a cinza.
4) para além das contagens, há neste momento uma formação "clássica", que assume vários nomes, genericamente uma broadening pattern (ou o equivalente em EW menos ortodoxa, uma expanding diagonal) que teve uma (também clássica) falsa quebra. é a marcação/contagem a vermelho numérica
5) o facto de termos feito um retracement profundo aos 61,8% e de o preço ter acelerado em novo climax, dá uma probabilidade acrescida a esta configuração. o que daqui se *antecipa* é que o movimento em marcha (ou a iniciar dentro de 2 ou 3 dias) possa projectar o indice para cima do limite superior a verde
6) esta possibilidade está contemplada na minha teoria de lateralização descendente de longo e muito longo prazo, onde pode haver ainda um novo "impulso" sob a forma de uma onda C à zona dos máximos do ano ou até mais acima. a ida "muito mais" acima parece-me muito pouco provável, mas uma solução intermédia (ida perto dos máximos do ano ou novos maximos marginais) é provável pelo descrito: a onda C em alta que está contemplada no "grande plano"
7) a outra contagem, a cinza, implica uma pequena rectração agora na zona da primeira resistência (anterior suporte) pelos 5500 (linha horizontal a azul e MM200) seguida de novo movimento acima desta resistência mas ainda abaixo do gap aberto no final de Junho (uma trap). depois deste movimento teriamos novo "impulso" descendente sob a forma de onda c com alvo por volta dos 5000. é uma hipótese que a ser concretizada compromete seriamente qualquer esperança de se ir visitar os máximos do ano tão cedo.
resumindo tudo isto em grandes linhas de actuação:
a) o nivel imediato a vigiar são os 5500. só a partir daqui se pode *começar a considerar* em voltar a longos de posição para poucas semanas (ou mais). eu não o recomendo a fazer dada a grande tendência de fundo descendente e a ser ainda um sinal muito prematuro (deve-se vender aqui e não comprar). mais lucrativo é comprar em contrario, na aceleração do preço em baixa para vender nas resistências. longos devem ser vistos como trades especulativas para muito curto prazo.
b) o grande alvo para qualquer estratégia especulativa longa neste momento é a zona do gap, que independentemente das multiplas possibilidades de movimento, ainda se apresenta como provável que seja atingido e fechado nos proximos 2 meses (e não daqui a 2 anos...)
c) o primeiro grande trigger para equacionar os longos mais duradouros é dado na quebra dos 5800 (fecho do gap, topo do range, MM50). aqui teremos do nosso lado a quebra de uma figura que é bulish e um enquadramento de longo prazo que permite ainda uma nova perna em alta por volta dos máximos anuais.
nota final: o grande perigo na MMO neste momento são os mercados americanos que foram finalmente contaminados pela sucessão de eventos pelo mundo (contracção nos BRIC, depois Europa, sell-off nas obrigações e agora a implosão na China) e o atingir de novos máximos históricos no nasdaq (este ultimo o mais importante e algo dá um bom exercício de reflexão por si só!)
1) coloco a última contagem/configuração para não sobrecarregar o gráfico actual
2) a situação deteriorou-se bastante desde a ultima "grande análise" (jura???). contudo, parece corroborar a minha ideia pessimista de longo e muito longo prazo para o PSI. quando tiver oportunidade colocarei um gráfico com essa contagem e enquadramento - que tarda - mas em traços gerais estamos numa configuração lateral de vários anos, com sucessivos máximos mais baixos e, provavelmente, com novos minimos multianuais. é uma situação que, dada a sua dilatação no tempo, é propícia a criar ratoeiras na identificação de bull markets (e, em certa medida, de bear markets!)
3) não se consegue identificar, por enquanto, uma estrutura impulsiva mas consegue-se encontrar um agrupamento de ondas correctivas em abc, na forma de zig-zags (impulsos nas ondas a e c). é contagem a cinza.
4) para além das contagens, há neste momento uma formação "clássica", que assume vários nomes, genericamente uma broadening pattern (ou o equivalente em EW menos ortodoxa, uma expanding diagonal) que teve uma (também clássica) falsa quebra. é a marcação/contagem a vermelho numérica
5) o facto de termos feito um retracement profundo aos 61,8% e de o preço ter acelerado em novo climax, dá uma probabilidade acrescida a esta configuração. o que daqui se *antecipa* é que o movimento em marcha (ou a iniciar dentro de 2 ou 3 dias) possa projectar o indice para cima do limite superior a verde
6) esta possibilidade está contemplada na minha teoria de lateralização descendente de longo e muito longo prazo, onde pode haver ainda um novo "impulso" sob a forma de uma onda C à zona dos máximos do ano ou até mais acima. a ida "muito mais" acima parece-me muito pouco provável, mas uma solução intermédia (ida perto dos máximos do ano ou novos maximos marginais) é provável pelo descrito: a onda C em alta que está contemplada no "grande plano"
7) a outra contagem, a cinza, implica uma pequena rectração agora na zona da primeira resistência (anterior suporte) pelos 5500 (linha horizontal a azul e MM200) seguida de novo movimento acima desta resistência mas ainda abaixo do gap aberto no final de Junho (uma trap). depois deste movimento teriamos novo "impulso" descendente sob a forma de onda c com alvo por volta dos 5000. é uma hipótese que a ser concretizada compromete seriamente qualquer esperança de se ir visitar os máximos do ano tão cedo.
resumindo tudo isto em grandes linhas de actuação:
a) o nivel imediato a vigiar são os 5500. só a partir daqui se pode *começar a considerar* em voltar a longos de posição para poucas semanas (ou mais). eu não o recomendo a fazer dada a grande tendência de fundo descendente e a ser ainda um sinal muito prematuro (deve-se vender aqui e não comprar). mais lucrativo é comprar em contrario, na aceleração do preço em baixa para vender nas resistências. longos devem ser vistos como trades especulativas para muito curto prazo.
b) o grande alvo para qualquer estratégia especulativa longa neste momento é a zona do gap, que independentemente das multiplas possibilidades de movimento, ainda se apresenta como provável que seja atingido e fechado nos proximos 2 meses (e não daqui a 2 anos...)
c) o primeiro grande trigger para equacionar os longos mais duradouros é dado na quebra dos 5800 (fecho do gap, topo do range, MM50). aqui teremos do nosso lado a quebra de uma figura que é bulish e um enquadramento de longo prazo que permite ainda uma nova perna em alta por volta dos máximos anuais.
nota final: o grande perigo na MMO neste momento são os mercados americanos que foram finalmente contaminados pela sucessão de eventos pelo mundo (contracção nos BRIC, depois Europa, sell-off nas obrigações e agora a implosão na China) e o atingir de novos máximos históricos no nasdaq (este ultimo o mais importante e algo dá um bom exercício de reflexão por si só!)
- Anexos
-
- psi-2015-06-11.png (50.63 KiB) Visualizado 4253 vezes
-
- psi-2015-07-09.png (46.82 KiB) Visualizado 4253 vezes
Por várias vezes, afirmei neste tópico do fórum, que o PSI 20 deveria vir testar o suporte dos 5200-5300 pontos. Assim aconteceu, ontem e anteontem!!!
Hoje o PSI 20 subiu, quase, 4 %! Suponho que ainda descerá abaixo do nível a que fechou hoje e poderá tornar a testar aquele suporte.
O suporte dos 5200-5300 pontos do PSI 20 é um forte suporte. A quebra dele seria muito, muito, mau sinal!!! Oxalá que tal não venha acontecer.
O meu sentimento, presentemente, relativamente ao PSI 20, a médio prazo, é positivo.
Hoje o PSI 20 subiu, quase, 4 %! Suponho que ainda descerá abaixo do nível a que fechou hoje e poderá tornar a testar aquele suporte.
O suporte dos 5200-5300 pontos do PSI 20 é um forte suporte. A quebra dele seria muito, muito, mau sinal!!! Oxalá que tal não venha acontecer.
O meu sentimento, presentemente, relativamente ao PSI 20, a médio prazo, é positivo.

- Anexos
-
- PSI 20.jpg (44.96 KiB) Visualizado 4456 vezes
Editado pela última vez por Ativo em 9/7/2015 17:20, num total de 2 vezes.
trend=friend Escreveu:JohnyRobaz Escreveu:ovelhaxone Escreveu:atenção a esta zona dos 5500. o perigo passou agora para os EUA. se aguentarem podemos ter caminho livre para as próximas semanas.
no imediato e para o psi, mandam as "regras" que anterior suporte sirva de resistencia.
A que suporte (agora resistência) te referes concretamente?
O ovelhaxone refere-se precisamente aos 5500/5550 (anterior suporte), que agora é revisitado enquanto resistência (por algum motivo a subida parou para respirar aí) e... e depois logo se vê!
Ok! Obrigado. Perguntei porque para mim a verdadeira resistência encontra-se por volta dos 5350... E assim já estaria relativamente ultrapassado.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
JohnyRobaz Escreveu:ovelhaxone Escreveu:atenção a esta zona dos 5500. o perigo passou agora para os EUA. se aguentarem podemos ter caminho livre para as próximas semanas.
no imediato e para o psi, mandam as "regras" que anterior suporte sirva de resistencia.
O ovelhaxone refere-se precisamente aos 5500/5550 (anterior suporte), que agora é revisitado enquanto resistência (por algum motivo a subida parou para respirar aí) e... e depois logo se vê!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
Ulisses Pereira Escreveu:Aqui ficam os gráficos actualizados do PSI, numa altura em que o índice está cada vez mais afastado da fronteira entre o Bear e o Bull Market e cada vez mais perto do seu suporte.
Abraço,
Ulisses
Obrigado pelo esclarecimento Ulisses,
Outra dúvida que tenho é a seguinte:
Alguns dos gráficos que divulgas aqui no Caldeirão referem, dependendo dos títulos, a fronteira entre o Bull e o Bear Market (que no caso do PSI20 é entre os 6100 e os 6300).
De uma forma geral (independentemente do título) como é que são definidas essas fronteiras?
Obrigado. Um Abraço
- Registado: 9/7/2015 14:43
ovelhaxone Escreveu:atenção a esta zona dos 5500. o perigo passou agora para os EUA. se aguentarem podemos ter caminho livre para as próximas semanas.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
atenção a esta zona dos 5500. o perigo passou agora para os EUA. se aguentarem podemos ter caminho livre para as próximas semanas.
Olá Marcão. Não, não é um sinal de inversão. Pode ser um "trade" interessante de curto prazo, mas para mim não é um sinal de inversão de tendência.
Há uma diferença entre a Altri e o PSI. Acredito que a Altri vive um "Bull Market" e o PSI ainda não me deu sinal disso.
Abraço,
Ulisses
Há uma diferença entre a Altri e o PSI. Acredito que a Altri vive um "Bull Market" e o PSI ainda não me deu sinal disso.
Abraço,
Ulisses