Portugal Telecom - Tópico Geral
HU já que falas nos fornecedores, a JMT passou o pagamento de 60 dias a fornecedores para 10 dias. Se isso não é um sinal de força e solides de cash então não sei
a PT também tem mais divida do que divida liquida, mas para não criar confusão, refiro-me sempre à divida liquida ...
tudo o que queria argumentar é que a PT tem forçado muito a politica dos dividendos, na minha opinião, por pressão dos grandes investidores que tem necessidades de liquides superiores às necessidades da PT. Penso que este facto tem sido negativo para a cotada no sentido de que esses 2800 milhões em dividendos nos últimos 3 anos poderiam ter sido melhor aproveitados, nomeadamente através de abate de divida, reforço dos mercados africanos e ou entrada com uma "grande" posição numa outra telecom que permitisse algumas sinergias.
Qual telecom? não sei, não é propriamente a minha área, nem sou investidor que acompanhe muito de perto a PT. Mas outros forences poderam indicar uma telecom que pudesse ser boa para a PT ter uma posição.

a PT também tem mais divida do que divida liquida, mas para não criar confusão, refiro-me sempre à divida liquida ...
tudo o que queria argumentar é que a PT tem forçado muito a politica dos dividendos, na minha opinião, por pressão dos grandes investidores que tem necessidades de liquides superiores às necessidades da PT. Penso que este facto tem sido negativo para a cotada no sentido de que esses 2800 milhões em dividendos nos últimos 3 anos poderiam ter sido melhor aproveitados, nomeadamente através de abate de divida, reforço dos mercados africanos e ou entrada com uma "grande" posição numa outra telecom que permitisse algumas sinergias.
Qual telecom? não sei, não é propriamente a minha área, nem sou investidor que acompanhe muito de perto a PT. Mas outros forences poderam indicar uma telecom que pudesse ser boa para a PT ter uma posição.
Bem, como o "forense" se penitenciou, cá vai mais uma achega:
A JM tem dívida, e não é pequena, está é encapotada. Vejam bem qual é a dívida aos fornecedores (mais de 2 bis) no final de Dezembro. Esta é a fonte principal de financiamento dos grandes operadores de retalho (financiamento à força por parte dos fornecedores).
Como já disse num outro post, as características dos negócios são diferentes, não se vai lá pelo paga ou não paga dividendos, tem ou não tem dívida, é preciso ir mais fundo. A PT encerrou um ciclo com a venda da VIVO (bateu os 8 Euros em 2010), quem quis vendeu (e nessa altura foi anunciada a política de dividendos, não foi portanto uma surpresa futura), quem quis esperar pelo desenvolvimento de um novo ciclo ficou.
Há investidores institucionais que não podem ter posições em empresas de países como Portugal e tiveram que sair da PT, contudo, a esmagadora maioria dos investidores da PT ficaram. Não foram só os investidores de que se fala (BES, Ongoing,CGD,Etc...) a ficar. É tudo uma questão de expectativa e de horizonte temporal do investimento.
Se forem ver, verificarão que a generalidade das Telecoms têm excelentes Yelds (e também têm dívida), porque será ? Não sabem investir ? Têm accionistas "aflitos" ?
Não sei se o actual Yeld da PT é ou não razoável, mas confio que a Administração da PT tomará as correções necessárias se for necessário Cash para mais investimento. Se a PT se pode queixar, não será certamente de os seus accionistas não lhe deixarem espaço para investir.

A JM tem dívida, e não é pequena, está é encapotada. Vejam bem qual é a dívida aos fornecedores (mais de 2 bis) no final de Dezembro. Esta é a fonte principal de financiamento dos grandes operadores de retalho (financiamento à força por parte dos fornecedores).
Como já disse num outro post, as características dos negócios são diferentes, não se vai lá pelo paga ou não paga dividendos, tem ou não tem dívida, é preciso ir mais fundo. A PT encerrou um ciclo com a venda da VIVO (bateu os 8 Euros em 2010), quem quis vendeu (e nessa altura foi anunciada a política de dividendos, não foi portanto uma surpresa futura), quem quis esperar pelo desenvolvimento de um novo ciclo ficou.
Há investidores institucionais que não podem ter posições em empresas de países como Portugal e tiveram que sair da PT, contudo, a esmagadora maioria dos investidores da PT ficaram. Não foram só os investidores de que se fala (BES, Ongoing,CGD,Etc...) a ficar. É tudo uma questão de expectativa e de horizonte temporal do investimento.
Se forem ver, verificarão que a generalidade das Telecoms têm excelentes Yelds (e também têm dívida), porque será ? Não sabem investir ? Têm accionistas "aflitos" ?
Não sei se o actual Yeld da PT é ou não razoável, mas confio que a Administração da PT tomará as correções necessárias se for necessário Cash para mais investimento. Se a PT se pode queixar, não será certamente de os seus accionistas não lhe deixarem espaço para investir.

Sonaecom???lfhm Escreveu:bar38 Escreveu:Por um acaso já passaste os olhos no gráficos das outras cotadas do psi20 desde 2010 ate agora?lfhm Escreveu:HU Escreveu:
E pagar a dívida ?
obviamente... ou estás como o Sócrates que a dívida não é para se pagar?
Eu nem vou falar mais nesta questão para mim os gráficos são pragmáticos e vejo lá bem explicito que os accionistas não têm gostado muito destas políticas idem estratégias da PT.
PS: Há mais África que Angola e Moçambique.
Claro que há menos de uma mao cheia de excepções.
Vê se consegues encontrar as diferenças.
Por acaso olhei nenhuma das que têm projecção internacional teve o mesmo abate que a PT. Cimpor, Galp, JM... Até mesmo a SonaeCom que só opera em Portugal manteve +/- o mesmo preço...
Não consigo precisar neste momento mas tenho a noção que sonaecom em 2010 cotou nos 2.10.
Mas diferenças que me referia são realmente quem recebeu dividendos.
- Registado: 20/6/2011 21:37
HU Escreveu:
Quanto ao Sócrates, não estou habituado a discutir ideias quando a discussão resvala para esse tipo de linguagem comparativa ( aliás, nem sei bem porque respondi ao post).
Não me parece que o Caldeirão seja bem um local adequado para discutir temas como quem parece estar a jogar Boxe com os restantes participantes.
Fim da minha participação neste Tema !
![]()
Verdade fui um bocado sarcástico nesse comment. É apenas discussão não é para ofender

Cumps,
bar38 Escreveu:Por um acaso já passaste os olhos no gráficos das outras cotadas do psi20 desde 2010 ate agora?lfhm Escreveu:HU Escreveu:
E pagar a dívida ?
Eu nem vou falar mais nesta questão para mim os gráficos são pragmáticos e vejo lá bem explicito que os accionistas não têm gostado muito destas políticas idem estratégias da PT.
Por acaso olhei nenhuma das que têm projecção internacional teve o mesmo abate que a PT. Cimpor, Galp, JM... Até mesmo a SonaeCom que só opera em Portugal manteve +/- o mesmo preço... ver Abril de 2010.
Editado pela última vez por Visitante em 22/4/2012 17:13, num total de 1 vez.
Por um acaso já passaste os olhos no gráficos das outras cotadas do psi20 desde 2010 ate agora?lfhm Escreveu:HU Escreveu:
E pagar a dívida ?
- Registado: 20/6/2011 21:37
HU Escreveu:Claro que a dívida é para pagar, mas quando vence e não antes
Com os descontos que se comprava há 6 meses bem a podiam ter comprado (quase 20%). Isso é que era atitude ed mais valia para os accionistas. Não sei é se as empresas estão autorizadas a comprar divida própria em mercado secundário (provavelmente não) senão teria sido grande negócio!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
lfhm Escreveu:HU Escreveu:
E pagar a dívida ?
Claro que a dívida é para pagar, mas quando vence e não antes (a não ser que haja vantagem em a pagar antecipadamente, como por exemplo se o custo da dívida é elevado e se pode substituir dívida antiga por dívida nova a menor custo).
Quanto ao Sócrates, não estou habituado a discutir ideias quando a discussão resvala para esse tipo de linguagem comparativa ( aliás, nem sei bem porque respondi ao post).
Não me parece que o Caldeirão seja bem um local adequado para discutir temas como quem parece estar a jogar Boxe com os restantes participantes.
Fim da minha participação neste Tema !

HU Escreveu:
E pagar a dívida ?
que já estava nesses mercados já eu sabia, que esses mercados tinham planos de investimentos também eu sabia, que esses planos ainda não foram realizados, também eu sei.
admito que na Oi as coisas não podem andar mais depressa, e quem tem sido feito um grande trabalho para afinar a Oi.
mas não me respondeste quanto dinheiro a PT entregou em dividendos nos últimos 3 anos, 2009, 2010, 2011.
com tanto dinheiro em caixa que tinha, em vez de dividendos poderia, esta altura, arrancar uma boa posição numa telecom, com 1500 milhões ou 2000 milhões...
fui pesquisar e encontrei isto:
14 de maio de 2010 - 0,575 cêntimos /acção referente a 2009
28 de dezembro de 2010 - 1 euro / acção referentes à dividendo especial por venda da Vivo
3 de junho de 2011 - 0,65 centimos + 0,65 centimos / acção referentes a dividendos do ano de 2010 e dividendo especial pela venda da Vivo
4 de janeiro de 2012 - 0,215 centimos por acção referentes ao ano de 2011.
tudo isto somado dá 0,575 + 1 + 0,65 + 0,65 + 0,215 = 3,09 euros / acção
dado que não houve aumentos de capital e com um numero de acções de 896 512 500 temos um total em dividendos nos últimos 3 anos de = 2 770 Milhões de euros...
PS. não tenho posição na PT
EDIT: se a PT tivesse uma divida tão controlada/ baixa, nao tinha o rating que tem. e vão vernham com historia que é exposição à divida portuguesa ou grega, a verdade é que a divida em relação ao EBITDA está relativamente elevada, comparando com outras cotadas.
uma das razões de porque a JMT tem subido tanto em bolsa é porque a sua divida tem sido reduzida nos últimos 4 ou 5 anos estando actualmente a níveis tão baixos que a ela poderia pagar a divida liquida toda num só ano (lucros superiores a divida liquida). e numa altura de tanta falta de liquides, e de financiamento, ter divida baixa é um factor importante para uma empresa a médio longo prazo
admito que na Oi as coisas não podem andar mais depressa, e quem tem sido feito um grande trabalho para afinar a Oi.
mas não me respondeste quanto dinheiro a PT entregou em dividendos nos últimos 3 anos, 2009, 2010, 2011.
com tanto dinheiro em caixa que tinha, em vez de dividendos poderia, esta altura, arrancar uma boa posição numa telecom, com 1500 milhões ou 2000 milhões...
fui pesquisar e encontrei isto:
14 de maio de 2010 - 0,575 cêntimos /acção referente a 2009
28 de dezembro de 2010 - 1 euro / acção referentes à dividendo especial por venda da Vivo
3 de junho de 2011 - 0,65 centimos + 0,65 centimos / acção referentes a dividendos do ano de 2010 e dividendo especial pela venda da Vivo
4 de janeiro de 2012 - 0,215 centimos por acção referentes ao ano de 2011.
tudo isto somado dá 0,575 + 1 + 0,65 + 0,65 + 0,215 = 3,09 euros / acção
dado que não houve aumentos de capital e com um numero de acções de 896 512 500 temos um total em dividendos nos últimos 3 anos de = 2 770 Milhões de euros...
PS. não tenho posição na PT
EDIT: se a PT tivesse uma divida tão controlada/ baixa, nao tinha o rating que tem. e vão vernham com historia que é exposição à divida portuguesa ou grega, a verdade é que a divida em relação ao EBITDA está relativamente elevada, comparando com outras cotadas.
uma das razões de porque a JMT tem subido tanto em bolsa é porque a sua divida tem sido reduzida nos últimos 4 ou 5 anos estando actualmente a níveis tão baixos que a ela poderia pagar a divida liquida toda num só ano (lucros superiores a divida liquida). e numa altura de tanta falta de liquides, e de financiamento, ter divida baixa é um factor importante para uma empresa a médio longo prazo
richardj Escreveu:eu acho é que com o dinheiro que andas a distribuir em dividendo, podes conseguir utilizar melhor esse dinheiro, do ponto de vista da empresa. a curto prazo o investidor não ganha, mas a longo prazo a empresa cresce. a PT está a ser extorquida pelo seus grandes accionistas que estão com uma falta de liquides brutal. Quase todo os lucros que a PT ganha vão direitinhos para os accionistas, com empresas sediadas no luxemburgo para pagar impostos quase 0% sobre esses dividendos.
a vantagem da JMT é que é uma empresa estável, controlada por uma empresa familiar, que não tem necessidade de extorquir o dinheiro da empresa e que em vez de andar a gastar os lucros todos em dividendos vai preparar a entrada no mercado colombiano para que a empresa mantenha o bom crescimento de longo prazo. Claro que também tem um dividendo, baixinho, só para ter algum retorno.
quanto dinheiro gastou a PT nos últimos 3 anos em dividendos? mais os dividendos especiais e etc? 1000 milhões? 1500 milhões? 2000? querem-me dizer que não tinha onde investir melhor esse dinheiro? e entrar no mercado angolado? e moçambicano? e fazer as reformas que são necessárias na Oi ? e abater a divida?
Entrar no mercado Angolano ?
Já lá está com a UNITEL (e até recebe dividendos !)
Entrar no mercado Moçambicano ?
Também já lá está !
E fazer as reformas necessárias na OI ?
Já começaram a ser feitas (simplificação societária) e a OI vai investir 1,5 Bis de Euros por ano até 2015 !
E (acrescento eu) investir em Portugal ?
A PT investiu em 2011 650 Milhões de Euros e vai investir 550 Milhões em 2012!
E pagar a dívida ?
Pagar a dívida com um custo médio de 3,5 % ? Só se fossem completamente doidos !
E mais ?
Querem que a PT desate a investir em supermercados, em cortiça, em restaurantes, em sumos e lacticínios, em metalomecânica, etc...?
Pois se a PT pode pagar dividendos sem prejudicar a sua estratégia de crescimento, porque é que não deve pagar ? Só porque há empresas que não pagam (ou pagam pouco) ?

Não faço ideia do que é que a administração da Pt está a pensar, mas se fosse eu, só partia para outra quando a Oi estivesse com uma posição mais solida.
Para mim eles agora tem de conseguir é que as coisas no Brasil corram bem, e acho que isso é mais uma questão de estrategia que de dinheiro.
Para mim eles agora tem de conseguir é que as coisas no Brasil corram bem, e acho que isso é mais uma questão de estrategia que de dinheiro.
- Registado: 19/4/2012 15:59
eu acho é que com o dinheiro que andas a distribuir em dividendo, podes conseguir utilizar melhor esse dinheiro, do ponto de vista da empresa. a curto prazo o investidor não ganha, mas a longo prazo a empresa cresce. a PT está a ser extorquida pelo seus grandes accionistas que estão com uma falta de liquides brutal. Quase todo os lucros que a PT ganha vão direitinhos para os accionistas, com empresas sediadas no luxemburgo para pagar impostos quase 0% sobre esses dividendos.
a vantagem da JMT é que é uma empresa estável, controlada por uma empresa familiar, que não tem necessidade de extorquir o dinheiro da empresa e que em vez de andar a gastar os lucros todos em dividendos vai preparar a entrada no mercado colombiano para que a empresa mantenha o bom crescimento de longo prazo. Claro que também tem um dividendo, baixinho, só para ter algum retorno.
quanto dinheiro gastou a PT nos últimos 3 anos em dividendos? mais os dividendos especiais e etc? 1000 milhões? 1500 milhões? 2000? querem-me dizer que não tinha onde investir melhor esse dinheiro? e entrar no mercado angolado? e moçambicano? e fazer as reformas que são necessárias na Oi ? e abater a divida?
Entramos agora num novo patamar da "DEC" (discussão em curso). Comparar empresas que distribuem dividendos com as que não distribuem.
Mas é possível comparar empresas de sectores diferentes e em pontos diferentes dos respectivos ciclos de investimentos, avaliando o seu sucesso ou insucesso com base no facto de distribuirem ou não dividendos ?
A PT tem um pé num País problemático, no qual tem um desempenho excelente e outro pé num país em forte crescimento mas numa operação em que se está no início de uma fase de reestruturação operacional, a qual (esperemos )irá dar os seus frutos no futuro.
A JM, tem um pé num país problemático, no qual tem um excelente desempenho, e outro num país em crescimento numa empresa que já passou pela fase de reestruturação (lembram-se das dificuldades iniciais...?).
Como se pode deduzir facilmente, a diferença está essencialmente na distribuição de dividendos. Tivesse a PT, entesourado o cash que gera e já deveria estar aí pelos 15 a 20 Euros....!
Não estou a dizer que a JM tem uma má estratégia (está à vista que tem seguido uma boa estratégia), o que quero é sublinhar que não é avisado comparar o que não é comparável.

Mas é possível comparar empresas de sectores diferentes e em pontos diferentes dos respectivos ciclos de investimentos, avaliando o seu sucesso ou insucesso com base no facto de distribuirem ou não dividendos ?
A PT tem um pé num País problemático, no qual tem um desempenho excelente e outro pé num país em forte crescimento mas numa operação em que se está no início de uma fase de reestruturação operacional, a qual (esperemos )irá dar os seus frutos no futuro.
A JM, tem um pé num país problemático, no qual tem um excelente desempenho, e outro num país em crescimento numa empresa que já passou pela fase de reestruturação (lembram-se das dificuldades iniciais...?).
Como se pode deduzir facilmente, a diferença está essencialmente na distribuição de dividendos. Tivesse a PT, entesourado o cash que gera e já deveria estar aí pelos 15 a 20 Euros....!
Não estou a dizer que a JM tem uma má estratégia (está à vista que tem seguido uma boa estratégia), o que quero é sublinhar que não é avisado comparar o que não é comparável.

De facto a JMT é um exemplo.
Nas socs de decpital mto pco disperso, quem manda tem tendência a distribuir a si mesmo bastantes dividendos. É o caso do Mota. Na JMT apesar da tentação ser grande, a verdade é que apenas distribuem uma pequena parte, o que é execelente para a cotação bolsista da mesma.
Nas socs de decpital mto pco disperso, quem manda tem tendência a distribuir a si mesmo bastantes dividendos. É o caso do Mota. Na JMT apesar da tentação ser grande, a verdade é que apenas distribuem uma pequena parte, o que é execelente para a cotação bolsista da mesma.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
Dom_Quixote Escreveu:
Dito isto, fica a pergunta: Porque é que há tanta gente preocupada, ou até contrariada(?), com o elevado valor do dividendo da PT e, ao mesmo tempo, apresentam como mais valia da MOTA o seu dividendo?
É que em percentagem estão muito equivalentes!
Nota: Tenho interesses em ambas.
A mim não me assenta a carapuça.
Não defendo dividendos em nenhuma circunstância...
Já agora mais uma análise quem em Outubro de 2010 tivesses comprado acções da PT estava agora com excelente retorno de dividendos que nem chegava a 2 depois de impostos e como uma perda mais de 50% no total investido. Agora pergunto porquê estar a distribuir dividendos em Bear? Em Bull ainda estou naquela a empresa pode e está a crescer agora em Bear precisa de todos os recursos porque é sinal de que está mal de saúde!!!
É só verem o exemplo da JM que em vez de se por para aí a distribuir á grande o dinheiro que tem procura novos mercados e investe lá. Quem é o accionista que tem mais retorno??? No fim o que conta é isso!
A razão está sempre do lado profit!
E investimentos para a PT já ouviram falar em África?
Mais se olharem para o gráfico podem ver que a venda da Tim nem foi o pior acontecimento até porque gerou um belo Bull que só teminou com a... distribuição de dividendos... Depois até que estava a começar a ter força quando de repente dividendos em Maio do ano passado e entrou definitivamente num Bear que é o que se tem visto...
Grafico Negocios
Porque sera que no grafico do Negocios aparece duas velas vermelhas no dia 18 e 19 quando a cotacao fechou no verde
COFRES

COFRES
- Registado: 1/3/2011 12:05
Dom_Quixote Escreveu:Dos comentários, ou contributos, que tenho vindo a ler, resulta que do actual PSI20 há apenas três ou quatro cotadas em que valerá a pena investir. As outras cotadas... coitadas. Será assim?
Apercebo-me que quanto a dividend yeld há partidos formados. Os que gostam e defendem e os que não gostam e criticam.
Como é próprio de um fórum, do debate de ideias e argumentos é que poderá nascer luz suficiente para ajudar a manter ao sol os que de há muito conhecem os meandros da actividade "estar em bolsa" e levar os inexperientes ou "novatos" a caminhar na mesma direcção saindo, ainda que paulatinamente, da penumbra - leia-se perdas - por onde todos terão passado.
Dito isto, fica a pergunta: Porque é que há tanta gente preocupada, ou até contrariada(?), com o elevado valor do dividendo da PT e, ao mesmo tempo, apresentam como mais valia da MOTA o seu dividendo?
Porque nem sempre é a razão a falar...!

Dos comentários, ou contributos, que tenho vindo a ler, resulta que do actual PSI20 há apenas três ou quatro cotadas em que valerá a pena investir. As outras cotadas... coitadas. Será assim?
Apercebo-me que quanto a dividend yeld há partidos formados. Os que gostam e defendem e os que não gostam e criticam.
Como é próprio de um fórum, do debate de ideias e argumentos é que poderá nascer luz suficiente para ajudar a manter ao sol os que de há muito conhecem os meandros da actividade "estar em bolsa" e levar os inexperientes ou "novatos" a caminhar na mesma direcção saindo, ainda que paulatinamente, da penumbra - leia-se perdas - por onde todos terão passado.
mst-1 Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eu não estou a dizer que a PT devia ou não distribuir dividendos. O que eu digo é que distribui-los não deve ser a razão para se comprar PT. E digo isto desde que começaram os dividendos extraordinários...
E a razão da PT andar a distribuir dividendos tão altos é, sobretudo, a pressão dos grandes accionistas que estão ávidos de liquidez.
Um abraço,
Ulisses
Essa questão de distribuir ou não dividendos é sem duvida relevante, eu pessoalmente também preferia que a PT fosse adquirir uma operadora na India ou na China e que ganha-se uma cota de mercado interessante! E sim claramente eles estão a ser precionados pelos maiores acionistas que devem estar a precisar de uns trocos![]()
Mas a minha questão era a seguinte:
Eu tinha comprado ontem 5000€ de acções da PT a 3.8€
1315 acções portanto.
Agora imaginemos 0.65€ de dividendos anual
2012-640€
2013-660€
2014-693€
2015-727€
Imaginando um crescimento de 5% todos os anos do dividendo até 2015 exercicio de 2014
Acabam por ser 2720€
1ªpergunta
Isto não é um bom investimento? É que se eu comprar acções do BCP não tenho de modo algum garantia de recuperar metade do investimento passados 4 anos
2ªpergunta
Como é possivel a PT não ter disparado quando a OI basicamente garantiu +- que este dividendo vai ser pago com os proprios dividendos que vai pagar à PT
É que daqui a pouco ela estava a 2€ e está basicamente garantido que se recupera o $ só em dividendos!
Mas pronto hoje ela acabou por subir, embora para mim ela continue num valor baixo, mas eu tenho acções à 3 meses portanto, não sou grande entendido.
Ainda assim são perspectivas interresantes
- Anexos
-
- pt.png (14.33 KiB) Visualizado 3452 vezes
- Registado: 29/11/2007 2:05
mst-1
A PT não "disparou", porque há algum grau de incerteza ente os investidores sobre :
- A decisão que a PT irá tomar brevemente sobre a manutenção ou alteração da política de dividendos para 2012-2014 (nova administração a eleger em 27/4/2012).
Isto não ficou completamente arrumado, concordo contigo, mas a questão do dividendo que a Oi vai dar pelo menos mostra que à partida a PT terá capacidade para pagar estes dividendos não?
Em relação à nova administração, o Zeinal a ser corrido? Acho que agora já estamos a entrar em niveis verdadeiramente exoticos não? Parece improvável que o gestor mais bem pago de Portugal seja despedido.
- A capacidade da OI, atingir as metas de resultados que se propõe e consequentemente, manter os dividendos que agora anunciou.
Sim, completamente de acordo, mas ainda assim isto é uma questão a longo prazo não a curto, portanto, estaria à espera que a curto subisse.
- A capacidade da PT, face à situação económica do País e evolução futura, pagar os dividendos que prometeu (ou venha a prometer).
- A evolução a curto/médio prazo da economia europeia e portuguesa.
Ninguém sabe o que vai acontecer, mas parecem estar a safar-se bem, pelo menos em comparação com o resto da economia. O negocio deles em Portugal tem se mantido razoavelmente.
- Para a PT "disparar", é necessário que entrem investidores com capital suficiente para pressionar a cotação em alta, e os investidores estrangeiros, particularmente os institucionais, não vêm com bons olhos o investimento em Portugal. Pelo menos enquanto a situação não desanuviar.
A isto não tenho nada a dizer aqui arrumas, embora esta questão afecta todo o psi 20, portanto, deixo te uma pergunta, seria melhor ir-mos para outras pastagens?
Há portanto muitas condicionantes a "pesar" ( e que peso...!) sobre a cotação da PT, contudo, é nestes momentos que se podem (ou não !) fazer os bons negócios. Se não houvesse riscos, o dividend yeld andava na casa da obrigações de dívida pública alemã ( ).
Exacto, a questão é que eu sei que a PT não é divida publica alemã, mas também não acho que seja portuguesa, diria que é francesa!, mas parece-me que está a ser tratada como se fosse grega!, bem grega talvez não isso é mais o BCP
[/u]
Estou esclarecido. Obrigado HU, e ao resto do pessoal
A PT não "disparou", porque há algum grau de incerteza ente os investidores sobre :
- A decisão que a PT irá tomar brevemente sobre a manutenção ou alteração da política de dividendos para 2012-2014 (nova administração a eleger em 27/4/2012).
Isto não ficou completamente arrumado, concordo contigo, mas a questão do dividendo que a Oi vai dar pelo menos mostra que à partida a PT terá capacidade para pagar estes dividendos não?
Em relação à nova administração, o Zeinal a ser corrido? Acho que agora já estamos a entrar em niveis verdadeiramente exoticos não? Parece improvável que o gestor mais bem pago de Portugal seja despedido.
- A capacidade da OI, atingir as metas de resultados que se propõe e consequentemente, manter os dividendos que agora anunciou.
Sim, completamente de acordo, mas ainda assim isto é uma questão a longo prazo não a curto, portanto, estaria à espera que a curto subisse.
- A capacidade da PT, face à situação económica do País e evolução futura, pagar os dividendos que prometeu (ou venha a prometer).
Ninguém sabe o que vai acontecer, mas parecem estar a safar-se bem, pelo menos em comparação com o resto da economia. O negocio deles em Portugal tem se mantido razoavelmente.
- Para a PT "disparar", é necessário que entrem investidores com capital suficiente para pressionar a cotação em alta, e os investidores estrangeiros, particularmente os institucionais, não vêm com bons olhos o investimento em Portugal. Pelo menos enquanto a situação não desanuviar.
A isto não tenho nada a dizer aqui arrumas, embora esta questão afecta todo o psi 20, portanto, deixo te uma pergunta, seria melhor ir-mos para outras pastagens?
Há portanto muitas condicionantes a "pesar" ( e que peso...!) sobre a cotação da PT, contudo, é nestes momentos que se podem (ou não !) fazer os bons negócios. Se não houvesse riscos, o dividend yeld andava na casa da obrigações de dívida pública alemã ( ).
Exacto, a questão é que eu sei que a PT não é divida publica alemã, mas também não acho que seja portuguesa, diria que é francesa!, mas parece-me que está a ser tratada como se fosse grega!, bem grega talvez não isso é mais o BCP

Estou esclarecido. Obrigado HU, e ao resto do pessoal
- Registado: 19/4/2012 15:59
mst-1
Há portanto muitas condicionantes a "pesar" ( e que peso...!) sobre a cotação da PT, contudo, é nestes momentos que se podem (ou não !) fazer os bons negócios. Se não houvesse riscos, o dividend yeld andava na casa da obrigações de dívida pública alemã (
).

Há portanto muitas condicionantes a "pesar" ( e que peso...!) sobre a cotação da PT, contudo, é nestes momentos que se podem (ou não !) fazer os bons negócios. Se não houvesse riscos, o dividend yeld andava na casa da obrigações de dívida pública alemã (

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58 e 81 visitantes