Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 10/9/2014 10:54

Rick

As minhas apostas de risco são:
Franklin MENA(4 UPs), Franklin Índia(1 UP) e Templeton Frontier Markets(1 UP).

A serem liquidados com os valores de hoje tinha os seguintes ganhos líquidos
MENA - +8.21%
Índia - +9.81%
Fronteira - +6.66

São investimentos que estão a fazer agora 4 meses.

Não fui para o Nordea-1 Indian Equity pois ainda eram uns 100€ e aqui as posições andam todas elas nos 2x€
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: A independência da Escócia do Reino Unido

por chico_laranja » 10/9/2014 10:48

Rick Lusitano (New) Escreveu:Algo pouco falado, o referendo que decide a independência da Escócia do Reino Unido em 18/Setembro e as consequências para o Reino Unido (a Escócia representa cerca de 40% do PIB do Reino Unido, e possui várias plataformas de exploração de petróleo), Escócia (que deixa de ter a GBP, apesar a quer ter, tanto o governo como a oposição Britânica, não permitem a união monetária com uma Escócia independente) e não só:


Bloomberg - Pound Tumbles on Scots Poll as BOE Bets Pared, FTSE Drops (Sep 8, 2014 8:03 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-07/pound-in-peril-as-opinion-poll-puts-scottish-separatists-ahead.html


Bloomberg - Spanish Bonds Tumble as Scotland Swing Spurs Catalan Comparisons (Sep 9, 2014 4:58 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-09/euro-area-bonds-fall-as-investors-seek-scope-of-ecb-asset-plans.html


Bloomberg - GAM Betting Against U.K. Bonds Amid Scotland Vote (Sep 9, 2014 6:40 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-09/gam-betting-against-u-k-bonds-amid-scotland-vote.html


Jornal de Negócios - Movimentos independentistas impulsionam juros da dívida por toda a Europa (09 Setembro 2014, 16:36)
http://www.negocios.pt/mercados/detalhe/movimentos_independentistas_impulsionam_juros_da_divida_por_toda_a_europa.html


Isso tem sido pouco badalado pois pode trazer graves consequências num momento em que o leste da Europa está em polvorosa.

Isso pode dar azo à pulverização de alguns países tal como aconteceu com a Jugoslávia em muitas pequenas repúblicas sem que se saiba bem com que balanços comerciais ficariam.

UK -> Irelanda do Norte, Escócia, Gales e Inglaterra
Espanha -> Catalunha, País Basco, Galiza
Itália -> Separação da Sicilia e a zona alpina
Bélgica -> Separação dos cantões pois eles até para fazer um governo vêm-se à rasca.

Isto ia trazer uma nova ordem à Europa, dando mais poder à Alemanha pois alguns dos países que actualmente lhes podem fazer frente iriam perder tamanho e poder.

A única safa era a Alemanha também se desintegrar: Baviera, Saxónia, Turingia......
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 10/9/2014 10:33

O Brasil......

Uns rabiscos e um grande pedido aos experts da AT para corrigirem-me pois ainda sou um maçarico nestas coisas embora ache uma abordagem interessante.

A Verde - Longo Prazo -> Tendência ainda é de descida pois só quando bater nos 75€ é que assumidamente é bull (Sim BR. Quem está fora até lá perde muito ganho - Uns 20% e aqui entra a vontade de arriscar - O risco que se aceita tomar)
A Azul - Cenário passado de um funil em que quebrou para baixo sinalizando que ia descer. Após essa quebra passou dos 67 para os 55 em 2 semanas. De notar um ressalto de que irei falar mais tarde em fins de Junho/2013. Nesse ressalto foi dos 55/56 aos 59/60 em 2 ou 3 dias.
A vermelho - Dejá vú -> Mas aqui a coisa está ao contrário da azul. Quebrou para cima e está agora a fazer um correcção "idêntica" à tal de Junho/13 mas invertida. Isto aparentemente indica que depois irá subir mais um pouco até à zona de teste dos 74/75.

Se fosse fanático da AT teria entrado em fins de Março - linha laranja - pois fez 3 fundos quebrando de seguida o suporte e teria entrado no momento lilás. Mas num mercado como o brasileiro é preciso tê-los no sítio para entrar logo nos primeiros sinais e estar atento pois não é humanamente possível para quem tem mais a fazer acompanhar todos os mercados para fazer este género de análise.

Aguardo discussão construtiva a esta sempre nas regras do bom conviver :twisted:

DISCLAIMER: Eu pouco percebo de AT. Tal como disse no início sou maçarico nestas coisas e esta análise pode estar completamente errada!!!!!

Gráficos feitos no Teletrader usando o modo Flash. Não me entendo com o modo HTML. A parte laranja/lilás já foi no paint :lol:
Anexos
AT_LU0522352789.PNG
Breve AT ao JPM Brazil - LU0522352789
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 10/9/2014 0:55

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Brans Escreveu:
bluechips Escreveu:
Antes da subscrição de fundos, mais importante do que analisar as volatilidades, é saber se os respectivos mercados estão em ciclo ou em contraciclo mais ou menos prolongados, e/ou com possibilidades de, num futuro próximo, o contraciclo poder passar para ciclo e o ciclo passar para contraciclo.


bluechips


Antes de mais, quero aqui dizer que apesar de não poder contribuir para o fórum por falta de conhecimentos, há por aqui um conjunto mais ou menos grande de pessoas que me parece darem boas lições. Ou então é por eu pescar pouco disto. Mas graças a isso, o que "pesco" hoje, já dá para "o almoço".
Um agradecimento a todos vós.

Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?



Boa pergunta! Só o facto de fazeres essa pergunta, já indicias que já percebes alguma coisa. :wink:

BC, como vais descalçar esta "bota"? :mrgreen:


@Rick: Não te preocupes que eu nunca falo ou escrevo sem ter convicções e perceber o que estou a dizer, pois caso contrário seria um tonto ... e as pessoas que me rodeiam não têm essa opinião de mim, mas para ti, pelos vistos, não chegou o convívio de um único almoço ... mas admito que há pessoas que demoram mais tempo a inteirarem-se do assunto, principalmente as que gostam mais de questionar do que ouvirem os esclarecimentos às suas próprias questões, pelo que se calhar o reforço do convívio para esse esclarecimento será uma pura perda de tempo, pois aonde eu antes via uma quase constante, a partir de certa altura eu passei a ver uma variável extremamente aleatória, com um swing comportamental que nem sequer consigo pô-lo em equação, porque não é minimamente previsível.

Eu nunca gostei de conversa mole, e quando ela aparece vou direto ao assunto, doa a quem doer, inclusive a mim, pois o meu processo comportamental é previsível, independentemente do meu estado de alma pontual, porque a minha volatilidade comportamental tem o efeito memória do passado.

@Brans: Como é que se distingue um falso alarme de uma certeza de ciclo ou contraciclo? A resposta é simples: deixa evoluir o processo para progressivamente ir diminuindo as incertezas, mas em contrapartida também podem ir diminuindo as melhores oportunidades de entrada. Se estiveres à espera que o processo passe da fase de "deflação" para a "inflação"(subida continuada do preço de cotação das UP's), aí podes perder uma boa fatia dos ganhos do upside, pelo que alguns entram na fase da "estagnação" mas com perspetivas de a curto prazo ser previsível passar para a "inflação" (obtenção de retornos positivos e crescentes).

Exemplos de mercados em contraciclo em 2013: mercados emergentes, designadamente, Turquia, Indonésia, Tailândia e outros emergentes com drawdowns menos acentuadas.
Exemplos de mercados em ciclo em 2013: EUA, Europa e Japão.
Exemplos de mercados em ciclo em 2014: os emergentes que mais estavam em contraciclo em 2013.
Exemplos de mercados em contraciclo em 2014: Europa e Japão que estavam em 2013 e 2012.

No mercado acionista verifica-se, de um modo geral, o fenómeno da reversão para a média dos retornos, porque de outra maneira o negócio não era auto-sustentável, só que, como é lógico, o que não sabemos é o tempo exato em que se vai dar essa reversão, mas que há reversão isso não há dúvidas: o que sobe não vai subir sempre e mais tarde ou mais cedo vai descer para valores à volta da média dos retornos passados, assim como o que desce não vai afundar sistematicamente e mais tarde ou mais cedo vai ter que subir para valores próximos da média dos retornos.

Face ao exposto, podemos dizer que há uma probabilidade mínima de um mercado específico, setor ou de um País, continuar em bull pelo 3º ano consecutivo, e, nesse sentido, a Europa e o Japão não teve bull em 2014 depois de ter tido em 2012 e 2013.
Por outro lado, devido às brutais drawdowns ocorridas na Turquia e Indonésia em 2013, motivadas, principalmente, pela politica monetária manipuladora da Fed, em 2014 era previsível que esses países tivessem uma forte recuperação, e eu falei nisso em janeiro deste ano para o caso da Indonésia.

Há um tipo de investidores que utilizam o processo de investimento tipo contrarian, pois compram em saldo no contraciclo quando a maioria está a vender, com a esperança de num futuro mais ou menos próximo, o mercado passar para ciclo e a sua amplitude de ganhos ser maximizada. Ou seja, tentam entrar nos fundos para depois tentarem vender próximo dos topos, mas sem estarem à espera do topo máximo, porque aí podem captar a 1ª fase forte de um downside.

Portanto, é tudo uma questão de probabilidades analíticas mais ou menos quantificadas, pois quer a Análise Técnica quer a Análise Fundamental nunca nos dão certezas absolutas sobre o que pode ocorrer num futuro próximo, e a única certeza que temos é sobre os resultados passados, se não errarmos as contas.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por dejumentoeuvou... » 10/9/2014 0:05

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Brans Escreveu:
bluechips Escreveu:
Antes da subscrição de fundos, mais importante do que analisar as volatilidades, é saber se os respectivos mercados estão em ciclo ou em contraciclo mais ou menos prolongados, e/ou com possibilidades de, num futuro próximo, o contraciclo poder passar para ciclo e o ciclo passar para contraciclo.


bluechips


Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?



Boa pergunta! Só o facto de fazeres essa pergunta, já indicias que já percebes alguma coisa. :wink:

BC, como vais descalçar esta "bota"? :mrgreen:


São possíveis várias respostas:
perguntem aos Economistas e depois façam o contrário
perguntem aqui no fórum e depois façam o que quiserem
perguntem ao gestor do fundo ou a quem o aconselhou
perguntem ao pessoal competente e de qualidade (independente) mas têm que pagar
não pensem no assunto e simplesmente comprem
 
Mensagens: 76
Registado: 28/8/2014 15:49

Re: Fundos à la carte

por Brans » 10/9/2014 0:03

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Brans Escreveu:
Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?



Boa pergunta! Só o facto de fazeres essa pergunta, já indicias que já percebes alguma coisa. :wink:

BC, como vais descalçar esta "bota"? :mrgreen:


Sei o AB, estou a aprender o C. :)


Mas a pergunta vinha a calhar porque estou em fase de constituição de carteira e muito tenho espiolhado e comparado fundos.
Por exemplo, tenho assim:

ES Obrigações Europa Euro FIAO TF - PTYESRLM0008
Invesco European Bond E - LU0115144304
Jupiter JGF Dynamic Bond L EUR Acc - LU0853555380

MFS® Mer Fds Eur Sml Cmp A1 EUR Acc - LU0125944966
BlackRock GF - European Value E2 - LU0147394679
(Vale a pena os 2? Têm uma correlação de 0,7)

Invesco Global Structured Eq E - LU0267985314
Templeton Asian Smaller Co N Acc € - LU0592650245
(Para juntar a estes 2 que têm uma correlação de 0.08, será melhor:
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND - LU0347184318 ou Fidelity - America Fund E-Acc-EUR - LU0115759606? Ou nenhum?)


ING (L) Invest Health Care X Acc EUR - LU0341736642
Invesco Global Leisure E - LU0115139569


Ainda não decidi a distribuição mas que tal a composição?
 
Mensagens: 51
Registado: 8/7/2014 0:13

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 22:38

dosina Escreveu:acham que ainda é boa altura para apostar nos fundos BRIC?



Brasil é uma lotaria.
Rússia seria bom, se não fosse o conflito na Ucrânia.
Índia é uma esperança.
China é uma surpresa.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por dosina » 9/9/2014 22:28

acham que ainda é boa altura para apostar nos fundos BRIC?
 
Mensagens: 82
Registado: 5/6/2014 23:18

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 22:22

Brans Escreveu:
bluechips Escreveu:
Antes da subscrição de fundos, mais importante do que analisar as volatilidades, é saber se os respectivos mercados estão em ciclo ou em contraciclo mais ou menos prolongados, e/ou com possibilidades de, num futuro próximo, o contraciclo poder passar para ciclo e o ciclo passar para contraciclo.


bluechips


Antes de mais, quero aqui dizer que apesar de não poder contribuir para o fórum por falta de conhecimentos, há por aqui um conjunto mais ou menos grande de pessoas que me parece darem boas lições. Ou então é por eu pescar pouco disto. Mas graças a isso, o que "pesco" hoje, já dá para "o almoço".
Um agradecimento a todos vós.

Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?



Boa pergunta! Só o facto de fazeres essa pergunta, já indicias que já percebes alguma coisa. :wink:

BC, como vais descalçar esta "bota"? :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

A independência da Escócia do Reino Unido

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 22:19

Algo pouco falado, o referendo que decide a independência da Escócia do Reino Unido em 18/Setembro e as consequências para o Reino Unido (a Escócia representa cerca de 40% do PIB do Reino Unido, e possui várias plataformas de exploração de petróleo), Escócia (que deixa de ter a GBP, apesar a quer ter, tanto o governo como a oposição Britânica, não permitem a união monetária com uma Escócia independente) e não só:


Bloomberg - Pound Tumbles on Scots Poll as BOE Bets Pared, FTSE Drops (Sep 8, 2014 8:03 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-07/pound-in-peril-as-opinion-poll-puts-scottish-separatists-ahead.html


Bloomberg - Spanish Bonds Tumble as Scotland Swing Spurs Catalan Comparisons (Sep 9, 2014 4:58 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-09/euro-area-bonds-fall-as-investors-seek-scope-of-ecb-asset-plans.html


Bloomberg - GAM Betting Against U.K. Bonds Amid Scotland Vote (Sep 9, 2014 6:40 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-09-09/gam-betting-against-u-k-bonds-amid-scotland-vote.html


Jornal de Negócios - Movimentos independentistas impulsionam juros da dívida por toda a Europa (09 Setembro 2014, 16:36)
http://www.negocios.pt/mercados/detalhe/movimentos_independentistas_impulsionam_juros_da_divida_por_toda_a_europa.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Brans » 9/9/2014 22:16

bluechips Escreveu:
Antes da subscrição de fundos, mais importante do que analisar as volatilidades, é saber se os respectivos mercados estão em ciclo ou em contraciclo mais ou menos prolongados, e/ou com possibilidades de, num futuro próximo, o contraciclo poder passar para ciclo e o ciclo passar para contraciclo.


bluechips


Antes de mais, quero aqui dizer que apesar de não poder contribuir para o fórum por falta de conhecimentos, há por aqui um conjunto mais ou menos grande de pessoas que me parece darem boas lições. Ou então é por eu pescar pouco disto. Mas graças a isso, o que "pesco" hoje, já dá para "o almoço".
Um agradecimento a todos vós.

Adiante: pegando nas palavras do bluechips, como se vê se o mercado está em ciclo ou contraciclo? Índo ao gráfico do fundo? Mas o que garante, ou pelo menos poderá indiciar, que se trata realmente de um ciclo/contraciclo ou pelo contrário é apenas um falso alarme?
 
Mensagens: 51
Registado: 8/7/2014 0:13

Brasil

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 21:58

(Negrito vermelho de minha autoria)

Jornal de Negócios Escreveu:
Moody’s ameaça Brasil com corte de "rating" devido a reduzido crescimento
09 Setembro 2014, 16:53 por Diogo Cavaleiro | diogocavaleiro@negocios.pt

Apesar de manter o "rating" dois níveis acima de "lixo", a Moody's alerta que poderá vir a reduzir essa classificação. A expectativa de um crescimento inferior a 1% este ano e abaixo de 2% em 2015 é o motivo.

O "sustentado reduzido crescimento" é a principal razão para que a agência de notação financeira Moody’s tenha ameaçado o Brasil com um corte na classificação de risco da sua dívida.

O "rating" permanece em "Baa2", dois níveis antes de ser considerado um investimento especulativo. Contudo, em vez de "estável", a perspectiva é agora "negativa", o que indica que uma futura revisão da notação será em baixa.

"A acção reflecte o crescente risco de que o sustentado reduzido crescimento e a deterioração das métricas de dívida apontem para uma redução na capacidade creditícia do Brasil", indica a Moody’s numa nota publicada esta terça-feira, 9 de Setembro.

A Moody’s prevê que o produto interno bruto brasileiro venha a crescer menos de 1% em 2014 – "que será a menor taxa anual desde 2009". Em 2015, a marca de 2% também não deverá ser ultrapassada.

O sentimento dos investidores tem penalizado a economia brasileira, diz a entidade norte-americana. Além disso, ainda há desafios orçamentais para esta economia que terá eleições presidenciais em Outubro para a sucessão a Dilma Rousseff.


Apesar destes obstáculos, a Moody’s optou por manter o "rating" em Baa2, seja devido à almofada de reservas internacionais para eventuais choques financeiros de que dispõe seja pelos benefícios advindos da diversificação da sua economia.


Jornal de Negócios - Moody’s ameaça Brasil com corte de "rating" devido a reduzido crescimento (09 Setembro 2014, 16:53)
http://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/americas/detalhe/moodys_ameaca_brasil_com_corte_de_rating_devido_a_reduzido_crescimento.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 20:52

chico_laranja Escreveu:Rick

Desde já agradeço os elogios mas os elogios deviam dar a volta e voltar, entre outros, para ti.

Se eu aprendi é porque tive quem me ensinasse e me fizesse compreender as coisas.

O problema é que esta coisa do conhecimento é exponencial e cada novo passo é um degrau cada vez maior :oh:

Eu na Índia estou a ter uns valores interessantes bem como nos MENA e nos Fronteira :D

São é valores pequenos pois não arrisco muito em fundos com volatilidades altas.



Amigo Chico, não são elogios, nota-se uma maturidade crescente em ti, em cultura financeira. São pessoas como tu, que servem para dar alento em partilhar.


Estás com?
Nordea-1 Indian Equity
Franklin MENA H1
Templeton Frontier Markets com ou sem hedge cambial



O pessoal que está com carteiras Market timing, quando realizar as mais valias, é para irmos todos almoçar/fesejar. :mrgreen:

WoWS - Pool Party.jpg


tumblr_moj7tkhbkw1s89mq8o1_500.gif
tumblr_moj7tkhbkw1s89mq8o1_500.gif (984.95 KiB) Visualizado 6023 vezes
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 20:32

chico_laranja Escreveu:Rick

Desde já agradeço os elogios mas os elogios deviam dar a volta e voltar, entre outros, para ti.

Se eu aprendi é porque tive quem me ensinasse e me fizesse compreender as coisas.

O problema é que esta coisa do conhecimento é exponencial e cada novo passo é um degrau cada vez maior :oh:

Eu na Índia estou a ter uns valores interessantes bem como nos MENA e nos Fronteira :D

São é valores pequenos pois não arrisco muito em fundos com volatilidades altas.


Chico,

Vou destacar a tua frase " são é valores pequenos pois não arrisco muito em fundos com volatilidades altas" para dissecar a mesma, dando uma visão diferente daquela que têm, normalmente, os foristas que a prenunciam, a saber:

Por vezes, num determinado período de tempo, pode ser bastante menos "arriscado", em termos de retornos por unidade de risco (retornos ajustados ao risco/volatilidade/desvio padrão), subscrever um fundo com um desvio padrão maior que um fundo com menor volatilidade, como é o caso do fundo mais volátil estar em ciclo do mercado acionista (bull) e o fundo menos volátil estar em contraciclo (lateralização ou bear), pois no upside a volatilidade é sempre boa e no downside é sempre má, sendo que a volatilidade não é uma variável absoluta mas é sim uma variável relativa (em relação à média dos retornos da série de dados), a qual tem, infelizmente, o mesmo valor quer esteja acima da média ou abaixo da média dos retornos, dentro da mesma amplitude de variação, quando nós sabemos que acima da média, a volatilidade é sempre boa e abaixo da média ela é má.

Nunca devemos esquecer que o rácio de Sharpe, como qualquer quociente, é composto por um numerador e por um denominador, e parece que o politicamente correto é sobrevalorizar o denominador em desfavor do numerador. Graças a Deus que ainda não é possível adulterar o peso matemático que cada uma das variáveis têm na realidade.

Posto isto, eu nunca vou concordar, numa perspectiva de equilíbrio matemático, quando as pessoas, na sua maioria, quase só olham para a má volatilidade, esquecendo-se das oportunidades que a boa volatilidade pode oferecer. Antes da subscrição de fundos, mais importante do que analisar as volatilidades, é saber se os respectivos mercados estão em ciclo ou em contraciclo mais ou menos prolongados, e/ou com possibilidades de, num futuro próximo, o contraciclo poder passar para ciclo e o ciclo passar para contraciclo.

Eu não entendo muito bem porque é que há pessoas que se preocupam tanto com a volatilidade de um fundo, quando depois só atribuiem um peso no portfolio de 1-5%. Por exemplo, 1% no total de um portfolio de 50K, representa 500 € (cerca do ordenado mínimo nacional), agora se sobre estes 500 € aplicados, a pessoa tiver um lucro ou um prejuízo de 25%, então o seu lucro ou prejuízo é só de 125 €, que é aquilo que se pode gastar em gasóleo e em portagens numa viagem Lisboa-Porto, num carro com um consumo ligeiramente superior à média. Ou seja, não é com alocações de 1-5% que as pessoas vão ficar ricas ou pobres. O que interessa verdadeiramente são os ganhos absolutos do portfolio e não tanto os ganhos relativos de um qualquer fundo. Que me interessa a mim ter um ganho de 25% num fundo se o mesmo só tem um peso de 5% no portfolio.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 19:35

MME5 Escreveu:Fizeram-me andar 2 paginas para trás para ler o que estava a acontecer, isto mais parece uma novela mexicana :mrgreen: VirtuaGod, tu não tens pinta para artista de novelas deixa-te disso tu és bom é naquilo que fazes e muito melhor no sumo que vais deixando naquilo que escreves isso sim é que é importante aqui para o forum, continua na tua linha de redacção :P que eu aprecio e aprendo com ela eu e muitos dos que seguem e se dão ao trabalho de acompanhar este tópico e o teu, aos que não acompanham desde o principio podem sempre ler durante o fim de semana.

Bem haja VirtuaGod


:clap:

x2
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 19:32

chico_laranja Escreveu:Calma pessoal

Já aqui disse e volto a dizer.

ESSA DISCUSSÃO NÃO FAZ SENTIDO.

O Lazy-portfolio é ideal para quem é Lazy porque quer, não pode ser activo ou não tem conhecimentos/jeito/feeling para ser activo.

A Gestão activa é a ideal para os que têm conhecimentos, tenacidade e disponibilidade para andar a procurar debaixo de tudo o que é pedra na praia da Arrijana em Aljezur 8-) para encontrar "negócios da china" e que se aproxima grandemente do trading diário. Mas para isso é preciso andar sempre em cima do acontecimento. Uma distracção ou uma semana de férias sem acesso a informação e ao broker pode deitar um ganho jeitoso para o lixo muito facilmente.

Agora se uma é melhor que a outra.... blá blá.... depende da pessoa e é aqui que ainda não chegaram :evil: .

Cada um usa os instrumentos que quer. Se se sente confortável e está contente então está-se bem pois é sinal que está contente com a relação ganhos/risco. Quem não está procura mais e tenta outras abordagens.

É por isso que há pessoas que estão contentes com os DPs. É onde se sentem confortáveis e aceitam o ganho que têm com eles. Eu senti-me desconfortável/descontente e saltei para outro mundo. Passei a ter outros lucros mas outras preocupações.



As usual, 5 stars.

Chico, estás pronto para teres o teu tópico, o "Chico Investments". :mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 19:30

Amiais Escreveu:Calma :roll: Cada um pode ter a sua técnica de investimento, o nosso amigo BR pode adorar bacalhau à lagareiro e considera-lo o melhor prato do mundo mas o VG pode ter opinião diferente. A gestão activa pode funcionar se estiveres em cima do mercado, se preferires uma atitude à la depósitos a prazo [referia pelo Chico creio], algo (muito) mais passivo será melhor.
Para descontrair deixo-vos um cartoon do Dlibert (acho q é de 2011, altura em que o Ouro luzia muito). :wink:

Imagem


Muito bom. :mrgreen:

Houve e existem génios que não têm cursos superiores. Exemplos: Steve Jobs, Bill Gates. O que não quer dizer que todos os não licenciados, são génios. Parece-me a mim, que uma licenciatura não é sinónimo de inteligência.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 19:15

Amiais Escreveu:Meus caros,
o que podemos esperar como resultado das declarações de hoje do M.Draghi (BCE) para fundos de obrigações e de acções? :?:

Obrigado


Penso que entretanto, já descobristes. :wink:

Um quase-QE, com a compra de ABS e MBS "simples e transparentes", com a ajuda da BlackRock, o super Mario, anda a evitar usar a bazuca, a compra de obrigações governamentais. E redução das taxas de juro e depósito. Isto tudo, para libertar dinheiro para os bancos emprestarem mais á economia da Zona Euro. Ao comprar ABS e MBS, os bancos livram-se destes pesos nas suas contas, (efeito secundário: melhoria dos seus balanços) e ficam com mais liquidez, para emprestarem (efeito secundário: ou para se desalavancarem como têm feito até agora, em vez de emprestarem á economia :twisted: ). Adicionando as taxas de depósito negativas junto do BCE, os bancos ficam "incentivados" a não parquear o dinheiro em depósitos no BCE.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 19:02

chico_laranja Escreveu:http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Relatorio3TrimBenficaSAD20132014.pdf

Página 29 :shock:

O Benfica rumo à falência e uma imagem vale mais do que mil palavras


35+50+5+2.2=92.2M€ a pagar/renovar até Fevereiro de 2015 :oh: :wall:

É muita massa para renovar agora que o BES fechou a torneira

Imagem



Por isso, é que o SLB, vendeu vários jogadores, pois tinha cerca de 200 Milhões EUR em empréstimos e outras obrigações financeiras para pagar no curto prazo. E o BES fechou a torneira, por imposição do BdP.


Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD - Contas Trimestrais - 30-05-2014 – Relatório Intercalar 3º Trimestre 2013/2014: De 1 de Julho de 2013 a 31 de Março de 2014 (30-05-2014)
http://www.slbenfica.pt/Portals/0/Documentos/Relatorio3TrimBenficaSAD20132014.pdf



BENFICA EAGLE/NOVO GERAÇÃO BENFICA - EXCLUSIVO: A "ligação" entre o BES, o Grupo Promovalor e o Benfica (Quinta-feira, 7 de Agosto de 2014)
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/exclusivo-ligacao-entre-o-bes-o-grupo.html


BENFICA BY GB/NOVO GERAÇÃO BENFICA - BOMBA (esperada): Novo Banco corta crédito ao Benfica (Sábado, 9 de Agosto de 2014)
http://geracaobenfica.blogspot.pt/2014/08/bomba-esperada-novo-banco-corta-credito.html



E o nosso "amigo" ES Liquidez (já estou a ver as pessoas assustadas a correrem para resgatarem o ES Liquidez. :wall: ):

Económico - Mega-fundo do BES investiu 67 milhões em obrigações do Benfica (22 Jul 2014)
http://economico.sapo.pt/noticias/megafundo-do-bes-investiu-67-milhoes-em-obrigacoes-do-benfica_198118.html



E já agora, o fundo de jogadores do SLB, o "Benfica Stars Fund – Fundo Especial de Investimento Mobiliário Fechado":

Jornal de Negócios - Benfica investe 29 milhões em passes de jogadores que estavam no fundo do clube (08 Setembro 2014, 14:23)
http://www.negocios.pt/mercados/fundos/detalhe/benfica_investe_29_milhoes_por_passes_de_jogadores_que_estavam_no_fundo_do_clube.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por chico_laranja » 9/9/2014 18:54

Rick

Desde já agradeço os elogios mas os elogios deviam dar a volta e voltar, entre outros, para ti.

Se eu aprendi é porque tive quem me ensinasse e me fizesse compreender as coisas.

O problema é que esta coisa do conhecimento é exponencial e cada novo passo é um degrau cada vez maior :oh:

Eu na Índia estou a ter uns valores interessantes bem como nos MENA e nos Fronteira :D

São é valores pequenos pois não arrisco muito em fundos com volatilidades altas.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
 
Mensagens: 1351
Registado: 29/11/2007 2:37
Localização: Avanca

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 18:31

Amiais Escreveu:Eu gosto deste da Nordea:
Nordea-1 Brazilian Equity EUR [LU0637288290]

E são só 50 paus para se entrar.




Amiais Escreveu:Já agora, quem está numa de seguir as cavalgadas que fundo(s) está a usar para a India? Vi um "Franklin India N Acc EUR" [LU0231205856] que me pareceu jeitoso.

Edit: Corrigi o ISIN



Eu gosto dos fundos da Nordea, para além dos montantes mínimos exigidos, a Nordea tem alguns fundos interessantes e bons. Uma outra coisa boa da Nordea, é que, quando "não percebem", não inventam, contratam uma gestora especializada e local. Que é uma das coisas que ainda não foram faladas aqui, pois afinal, estamos a falar de fundos de gestão activa. No caso do Nordea-1 Indian Equity E EUR, em que eu investi, para além de esmiuçar o fundo propriamente dito, também esmiucei a verdadeira gestora, a "ICICI Prudential Asset Management Company Limited".


Nordea-1 Indian Equity E EUR
ISIN LU0637333690
Nome da gestora Nordea Investment Funds S.A.
Consultor(s) ICICI Prudential Asset Management Company Limited


Nordea-1 Brazilian Equity E EUR
ISIN LU0637288290
Nome da gestora Nordea Investment Funds S.A.
Consultor(s) Quest Investimentos Ltda


PS: Bentornato, amico Amiais. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 18:01

tncm Escreveu:Eu ao invés do JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR optei por este:


Bradesco Global Funds Brazilian Equities Mid Small Caps R USD


Fundo gerido por um banco brazileiro (potencialmente melhor conhecedor do mercado accionista), comissões de gestão mais "leves"... um senão... min. 5000 USD de investimento. Vamos ver como corre esta incursão pelo mercado brazileiro.

PS. Olhando para os fundos que operam com o índice principal, estes tiveram uma volatilidade maior no longo prazo do que este, pelo que se pode pensar neste fundo tanto para curto, médio ou longo prazo... é mais defensivo que o JPMorgan por ex.



Comprastes o fundo em USD, com uma conta em EUR? Se sim, levas 2x com as comissões cambiais do banco. E sujeitas ao risco cambial, EURUSD, com o EUR a desvalorizar por 1 lado e por outro com o USD a valorizar, o par EURUSD, vai no curto/médio prazo, desvalorizar com alguma expressão.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 16:44

Rick Lusitano (New) Escreveu:
DMP Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Os fundos acionistas do Brasil a turbobombar, como mais nenhuns, na última semana.

Na semana passada recomendei a entrada nos fundos acionistas no Brasil, e numa semana há fundos da DWS com uma valorização superior a 9%. Estamos a cerca de 1 mês das eleições no Brasil, e lembram-se o que aconteceu na Índia antes das eleições e com a esperança da mudança política? Resposta: turboretornos!

A candidata ecologista começa a ter grandes hipóteses de ganhar à Dilma, devido, essencialmente, a 5 factores: a Marina Silva suplanta claramente a Dilma em 3 factores com grande peso no eleitorado, que são as comunidades religiosas envangélicas, ambientalistas e gays. A juntar a estes temos mais 2 factores: corrupção e a grande sede de mudança política do povo brasileiro. O que ainda atenua a Dilma é a memória do Lula, mas a Marina chegou a ser ministra do ambiente do Lula, pelo que até nesse aspecto a Dilma não tem a vantagem de memória assim tão clara. O grande handicap da Dilma é a corrupção e o imobilismo em que transformou a economia brasileira.

Nos EUA ganhou finalmente um negro, no Brasil há a esperança de uma mulher com aspecto de nativa (só a favorece) poder também ganhar, pois apresenta-se ao eleitorado de cara lavada (sem manchas de corrupção) e com um curriculum de luta contra os poderosos agropecuários, que por vontade deles já tinham destruído uma grande parte da amazónia.

Se o meu outlook continuar a bater certo até às eleições, eu depois quero ver quem me paga um almoço.

Abr,
bluechips


Desde que constituí a minha carteira de market timing com a ajuda aqui do colega BR e do Rick os retornos estão a subir e recomendam-se. :mrgreen:

JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR 10,48%

Goldman Sachs India Equity Port E Acc EUR 9,64%

Um a contribuir para o Almoço! :clap:



Com a Índia, continuas contente e a bombar. Agora com o Brasil, se ainda tiveres mais valias, convém estares em cima do acontecimento, com a Dilma a subir nas sondagens e as quedas no Bovespa, aproxima-se a hora da decisão.


DISCLAIMER: Estou investido apenas na Índia (Nordea-1 India). Não acredito em investimentos no Brasil, mesmo em curto prazo. Não pretendo que as minhas opiniões, sejam encaradas com aconselhamento de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro.


Eu entrei no Brasil em meados de junho passado e hoje no fundo JPMorgan Brazil Equity D EUR estou com ganhos de 13.13%. Contudo, concordo contigo no aspeto em que dizes que é preciso estar em cima do acontecimento para um eventual resgate, só que acho que essas eventuais perdas, caso a Dilma ganhe, não deverão ter significância pois o Brasil já caiu muito durante 3 anos consecutivos e há-de chegar a hora em que a máquina do comboio vai arrancar, levando as carruagens atrás. Eu diria que a probabilidade de um afundanço no Brasil é de 5% e limitado a um curto período, enquanto que a probabilidade de subida global, num prazo mais alargado de 1 ano, pode ser de 95%. Quem sabe? Logo veremos.

Abr,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 9/9/2014 16:24

dejumentoeuvou... Escreveu:
bluechips Escreveu:
Dado que os posts foram apagados, mal ou bem, não vou repescar o assunto, pois cada vez tenho menos paciência e estímulos ZERO para falar um pouco sobre outlook de perspetivas futuras, visto que a maioria gosta muito de analisar o track record e pouco o projetado forward. Para além de que o que mais interessa a uma grande parte dos visitantes do tópico, é mais uma filosofia preguiçosa do tipo "discos pedidos", do género: Rick, indica aí o melhor fundo de capitalização flexível dos EUA. Eu já analisei alguns fundos apresentados por alguns foristas que no final nem sequer agradeceram, e depois o mau feitio ... é do BedRock.

Quando se apontam as limitações técnicas e desconformidades do rácio do Nobel Sharpe e da Hipótese do Mercado Eficiente, cai o carmo e a trindade, ou quando se questionam os erros básicos de fabrico do projetista divino (ver a minha assinatura), à qual vou acrescentar mais uma, que é o excesso de testosterona nos homens, poder provocar cancro na próstata, quando a gente sabe que a testosterona é fundamental para irmos jogar bilhar com um taco firme e hirto. Será que isto é o castigo divino pelo excesso de pecado?

Um abraço,
bluechips


BedRock, o preço da sabedoria e da competência é a incompreensão da maioria. Um fórum, para ser fórum, tem de aceitar todo o tipo de intervenções, desde que cumpridas as regras. Por isso, por aqui se vêem contributos de grande valor, mas outros...bem, nem vale a pena adjectivá-los. Se isto se restringisse à qualidade, tornar-se-ia uma newsletter paga. Então, sim, podiam pedir os discos à vontade.

Apenas queria saber que fundos é que tinhas em mente quando falaste do Brasil porque deste mercado sigo apenas o etf EWZ e não sei se te referias a este. Sabendo os tickers ou isin poderia ver se os consigo estudar (a mp que me enviaste esvaneceu-se entretanto).

No gráfico que deixo do EWZ não me sinto à vontade com posições longas dado que a 2ª metade da mm 34 parece serpentear para o lado e entretanto o preço vai perdendo força ascendente. Esta pode ser uma das tais hipóteses em que o ar quente vai descer ou em que o taco, gozando com a resistência, lá acaba por perder firmeza.

Abraço
De jumento eu vou...


3 fundos do Brasil que destaco por motivos diferentes, sendo que o último é por ser um dos fundos com uma maior % de ações, o qual com certeza se iria comportar muito bem se o Brasil arrancasse finalmente para bull: ISIN's IE00B23S7K36, LU0616857313 e LU0522352789.

Um abraço,
bluechips
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock
 
Mensagens: 238
Registado: 26/8/2014 18:46

Re: Fundos à la carte

por Rick Lusitano (New) » 9/9/2014 16:11

DMP Escreveu:
bluechips Escreveu:Boas,

Os fundos acionistas do Brasil a turbobombar, como mais nenhuns, na última semana.

Na semana passada recomendei a entrada nos fundos acionistas no Brasil, e numa semana há fundos da DWS com uma valorização superior a 9%. Estamos a cerca de 1 mês das eleições no Brasil, e lembram-se o que aconteceu na Índia antes das eleições e com a esperança da mudança política? Resposta: turboretornos!

A candidata ecologista começa a ter grandes hipóteses de ganhar à Dilma, devido, essencialmente, a 5 factores: a Marina Silva suplanta claramente a Dilma em 3 factores com grande peso no eleitorado, que são as comunidades religiosas envangélicas, ambientalistas e gays. A juntar a estes temos mais 2 factores: corrupção e a grande sede de mudança política do povo brasileiro. O que ainda atenua a Dilma é a memória do Lula, mas a Marina chegou a ser ministra do ambiente do Lula, pelo que até nesse aspecto a Dilma não tem a vantagem de memória assim tão clara. O grande handicap da Dilma é a corrupção e o imobilismo em que transformou a economia brasileira.

Nos EUA ganhou finalmente um negro, no Brasil há a esperança de uma mulher com aspecto de nativa (só a favorece) poder também ganhar, pois apresenta-se ao eleitorado de cara lavada (sem manchas de corrupção) e com um curriculum de luta contra os poderosos agropecuários, que por vontade deles já tinham destruído uma grande parte da amazónia.

Se o meu outlook continuar a bater certo até às eleições, eu depois quero ver quem me paga um almoço.

Abr,
bluechips


Desde que constituí a minha carteira de market timing com a ajuda aqui do colega BR e do Rick os retornos estão a subir e recomendam-se. :mrgreen:

JPMorgan Funds — Brazil Equity D (acc) - EUR 10,48%

Goldman Sachs India Equity Port E Acc EUR 9,64%

Um a contribuir para o Almoço! :clap:



Com a Índia, continuas contente e a bombar. Agora com o Brasil, se ainda tiveres mais valias, convém estares em cima do acontecimento, com a Dilma a subir nas sondagens e as quedas no Bovespa, aproxima-se a hora da decisão.


DISCLAIMER: Estou investido apenas na Índia (Nordea-1 India). Não acredito em investimentos no Brasil, mesmo em curto prazo. Não pretendo que as minhas opiniões, sejam encaradas com aconselhamento de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2795
Registado: 10/5/2014 0:59

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Mr_ALL, pattern, PAULOJOAO e 108 visitantes