Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Trend following: discussão de sistemas de trading

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pickbull » 23/9/2011 11:55

Realmente a prata ... :shock:
Está novamente nos níveis a que foi quando aumentaram as margens e levou aquele porradão em 3 ou 4 dias.

Está bom para o Quico que entrou ontem curto.
Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.

É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.

Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.

Registado: 23/1/2008 19:18

Baidu

por fsmsatnos5 » 23/9/2011 11:52

Sou um 'míudo' de 24 anos. Daí o tratar na 3ª pessoa! Mas com certeza, será por tu a partir de agora....

De facto, é essa a característica que me fez ficar adepto fervoroso do trend following. possibilidade de % enormes de valorização. Como dizes, não vale a pena ligar a indicadores de sobrecompra / sobrevenda, é deixar a tendência correr, sem demasiadas complicações.

Nem quero pensar se este fórum não existisse. Antes de o descobrir e começar a ler, também olhava para, por exemplo, BCP a 50 centimos e achar barato, cheio de vontade de entrar (longo note-se!!!). Cheguei a ser, inclusive, "enxovalhado" por pessoal amigo, que diziam que eu era tolinho da cabeça em não querer entrar. Agora tão entaladíssimos, o que não me dá prazer nenhum, mas enfim...."Atracção pelo Abismo" como escreve o Ulisses....

Obrigado pelas dicas e ensinamentos,

Cumprs,

Francisco

Registado: 30/11/2010 18:40

por JCS » 23/9/2011 11:44

Pickbull Escreveu:
Estou a perceber-te.
Eu também estou a sofrer desse mesmo mal por andar com este sistema há pouco tempo. Ou seja também ando com alguns trades em que o sinal de entrada já foi há uns tempos atrás. Acabei por entrar mais à frente (se tivesse entrado mais cedo isto seriam reforços) e agora é ver se a trend continua.

Nem mais. Mas temos de funcionar como se tivessemos apanhados esses trades desde o inicio. Mais cedo ou mais tarde irás apanhando de facto alguns desde o inicio :) . Como disse o Quico, os Drawdowns são duros e por essa razão o Trend Following não é para todos (juntando ao facto da maioria dos negócios não darem resultado). Temos de aguentá-los (drawdowns)...

PS: Grande porradão da prata. Está mesmo para fugir.

Abraço

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

Registado: 15/7/2003 14:59

por Pickbull » 23/9/2011 11:37

JCS Escreveu:
Pickbull Escreveu:@JCS:

2 questões:

- Não estarás demasiado exposto a um sector em relação aos restantes?
- O teu sistema de saída não será demasiado lento? As tarturgas, p.e., usavam um sistema de saída mais rápido do que o de entrada.

Sim estou um bocado mais exposto aos metais como já tinha referido num post anterior, mas tenho vindo a diversificar consoante vão havendo novas entradas noutros sectores.

Quanto ao sistema de saída, sendo ele de longo prazo, os sinais são mais lentos. Apesar de não ter entrado nessa altura, se fechar o negócio hoje (como será muitissimo provável) teria sido, segundo o método, um negócio com entrada a $17,58 onde teria uma valorização de praticamente 100% do capital investido. Não tendo infelizmente entrado nessa altura tenho de sair como se tivesse feito esse negócio. São metodos de longo prazo e os sinais são espectavelmente mais lentos. Mas respeitando-se os sinais de entrada e saída os lucros costumam ser acima da média. A Apple, por exemplo, teria dado sinal de entrada a $135 e uma saída a $325 aproximadamente e reentrada a $359. A questão é que aparecerão grandes trends que um dia serão apanhadas. Até lá é respeitar sempre os sinais quer o que desejamos se cumpra ou não...

Cumprimentos

JCS

Estou a perceber-te.
Eu também estou a sofrer desse mesmo mal por andar com este sistema há pouco tempo. Ou seja também ando com alguns trades em que o sinal de entrada já foi há uns tempos atrás. Acabei por entrar mais à frente (se tivesse entrado mais cedo isto seriam reforços) e agora é ver se a trend continua.

Re: Agradecimentos e questão....

por JCS » 23/9/2011 11:27

fsmsatnos5 Escreveu: JCS, estarei a ver um ponto de entrada na BAIDU, utilizando a tua/sua forma de investir: Teve uma grande tendência de subida, e prepara-se agora para quebrar em baixa a MA40 semanal, pelo que poderíamos abrir uma posição curta?

Mais uma vez muito obrigado a todos e bons negócios!

P.S. Sorry pela azelhice, tou a tentar postar o gráfico mas nao tou a conseguir!

"tua" sff :)

A Baidu está já a negociar abaixo da MA40 semanal que é algo que não acontece desde Abril de 2009 nos $21 (ter apanhado este trade e sair hoje significariam cerca de 685% de valorização segundo o método apesar de termos de abdicar de cerca de 25% desde o topo). Mas como saber que aquele era o topo :wink: ? Algo fundamental é saber-se que nunca se conseguirá comprar minimos nem vender em máximos (isso não existe em trend following) logo não vale a pena tentar adivinhar... :roll:

Preço VS MA é um método de trend Following perfeitamente válido. Apenas prefiro que normalmente hajam breakouts (ou downs) de valores chave. Na Baidu pessoalmente esperaria pela quebra em baixa da zona dos $117-$114 aproximadamente (minimo semanal de junho deste ano). Mas quem negociar Price VS MA de uma maneira "pura" pode muito bem tentar um short já (sim "tentar" porque é mesmo disso que se trata negociar em bolsa).

Cumprimentos e obrigado pelas palavras

JCS
Anexos
Baidu23Setembro2011.jpg
Baidu23Setembro2011.jpg (42.63 KiB) Visualizado 7913 vezes
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).

por JCS » 23/9/2011 11:11

Pickbull Escreveu:@JCS:

2 questões:

- O teu sistema de saída não será demasiado lento? As tarturgas, p.e., usavam um sistema de saída mais rápido do que o de entrada.

Sim estou um bocado mais exposto aos metais como já tinha referido num post anterior, mas tenho vindo a diversificar consoante vão havendo novas entradas noutros sectores.

Quanto ao sistema de saída, sendo ele de longo prazo, os sinais são mais lentos. Apesar de não ter entrado nessa altura, se fechar o negócio hoje (como será muitissimo provável) teria sido, segundo o método, um negócio com entrada a $17,58 onde teria uma valorização de praticamente 100% do capital investido. Não tendo infelizmente entrado nessa altura tenho de sair como se tivesse feito esse negócio. São metodos de longo prazo e os sinais são espectavelmente mais lentos. Mas respeitando-se os sinais de entrada e saída os lucros costumam ser acima da média. A Apple, por exemplo, teria dado sinal de entrada a $135 e uma saída a $325 aproximadamente e reentrada a $359. A questão é que aparecerão grandes trends que um dia serão apanhadas. Até lá é respeitar sempre os sinais quer o que desejamos se cumpra ou não...

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

Agradecimentos e questão....

por fsmsatnos5 » 23/9/2011 11:01

Bom dia a todos.

Sendo este o meu primeiro post, gostaria de começar por agradecer, não só aos administradores do fórum, em especial ao grande Ulisses, como também aos foristas mais activos, e grandes também vá lá, (Elias, JCS, Quico só para nomear alguns....). As vossas opiniões contribuíram (e julgo ser o aspecto mais importante de todos), para a não desvalorização da minha humilde carteira, ensinando-me que não tem mal nenhum estar fora do mercado, não tentar apanhar fundos, ser menos emotivo, e acima de tudo, evitar ir contra a tendência.

Tenho acompanhado este tópico com entusiasmo e grande interesse. E pronto, chegou a minha vez de "melgar". JCS, estarei a ver um ponto de entrada na BAIDU, utilizando a tua/sua forma de investir: Teve uma grande tendência de subida, e prepara-se agora para quebrar em baixa a MA40 semanal, pelo que poderíamos abrir uma posição curta?

Mais uma vez muito obrigado a todos e bons negócios!

P.S. Sorry pela azelhice, tou a tentar postar o gráfico mas nao tou a conseguir!

Registado: 30/11/2010 18:40

por Pickbull » 23/9/2011 11:00

koglin Escreveu:Parece-me que vós, trend followers, abordam o mercado numa perspectiva de longo prazo e entram mais "pela certa", independentemente do método de cada um.

Qdo entro num título só tenho uma coisa certa: - quanto posso perder no máximo.
Tudo o resto (lucro e prazo de investimento) serão função do sistema porque não consigo adivinhar targets nem prazos.

koglin Escreveu:Assim sendo, porquê o tentar ler comportamentos nas acções em vez de fazer uma análise fundamental profunda e aguardar que os mercados reconheçam as virtudes das empresas cujas cotações aparentam estar bastante abaixo do seu "justo-valor"?

Qto mto aliar a AF à AT. AF só por si parece-me um erro porque o que interessa ao preço é a multidão e o resultado da multidão vejo-o nos gráficos.
Assim, e se gostas de AF, procura as baratas mas que já estejam com tendência de subida e as caras que já estejam em descida.
Porque se procurares as baratas que ainda estão em queda pode vir a dar asneira da grossa. :(

por Pickbull » 23/9/2011 10:53

@JCS:

2 questões:

por JCS » 23/9/2011 10:45

koglin Escreveu:Parece-me que vós, trend followers, abordam o mercado numa perspectiva de longo prazo e entram mais "pela certa", independentemente do método de cada um. Assim sendo, porquê o tentar ler comportamentos nas acções em vez de fazer uma análise fundamental profunda e aguardar que os mercados reconheçam as virtudes das empresas cujas cotações aparentam estar bastante abaixo do seu "justo-valor"?

Cpts e obrigado por partilharem o vosso know-how.

Boas Koglin. A razão é que a análise fundamental não nos diz a que preço comprar nem a que preço vender. Se ligassemos apenas à parte fundamental (e a bolsa não tem assim tanto a ver com isso como se julga) provavelmente teriamos ainda acções do BCP compradas no topo de 2007. Se formos a ver os resultados do banco nessa altura aliada ao facto de estar na Polónia, Grécia etc eram factores fundamentais fenomenais. E veja-se o que aconteceu aos preços...

Eu tento separar ao máximo bolsa de análise fundamental (ao ponto de ignorar totalmente a análise fundamental) porque tenho a convicção clara que os preços incorporam absolutamente tudo (fundamentais, sentimento de mercado, perspectivas futuras, medo e ganância dos agentes, etc). Está tudo no preço.

Outro aspecto importante é que não posso de maneira nenhuma confiar em mim. Como ser humano tenho desejos que as coisas corram de uma maneira que seja a melhor para mim e para a minha posição. Por essa razão se não tenho um método perco-me como toda a gente em "wishfull thinkings" e isso conduz à ruina. Um bom exemplo disso é a prata. Queria que ela subisse porque estou longo, mas o meu método diz-me que se ela fechar a estes niveis é para fechar o longo e esperar por novos sinais. Agrada-me sair com a perda? De maneira nenhuma, mas tem sido assim que tenho tido perdas controladas além de que é sempre bom ter alguém "realista" (o meu método) que ligue as sirenes de vez em quando para irmos acordando do sonho :) .

As perdas fazem parte deste negócio... (sim isto é um negócio). Para diversão há outras actividades mais baratas e divertidas.

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por koglin » 23/9/2011 10:21

Boas,

Sou novato nisto embora invista "às cegas" há uns anitos (comecei a enterrar-me mais antes do verão de 2007...).
Pelo que vejo, neste fórum a maior parte dos intervenientes são grandes adeptos da análise técnica, pela qual eu tenho alguma desconfiança. Tenho seguido este tópico com atenção pois a vossa abordagem parece-me fazer bastante sentido embora me leve a colocar-vos a seguinte questão:

Parece-me que vós, trend followers, abordam o mercado numa perspectiva de longo prazo e entram mais "pela certa", independentemente do método de cada um. Assim sendo, porquê o tentar ler comportamentos nas acções em vez de fazer uma análise fundamental profunda e aguardar que os mercados reconheçam as virtudes das empresas cujas cotações aparentam estar bastante abaixo do seu "justo-valor"?

Cpts e obrigado por partilharem o vosso know-how.

Registado: 22/9/2011 14:45

por JCS » 23/9/2011 9:10

Vou actualizar a carteira que está praticamente a zeros (desde Maio) devido à forte correção dos metais preciosos, principalmente da prata.

A desvalorização tem sido atenuada com os lucros das posições curtas (principalmente BCP, Christian Dior e o ETF Dow Jones Real Estate Index). Se não diversificasse o impacto teria sido bem maior.

As velas semanais fecham hoje pelo que vamos ver que posições serão hoje fechadas e quais as reforçadas.

O "Bronco" é tramado de domar... :)

Cumprimentos

JCS
Anexos
Portfolio_23Setembro2011.png
Portfolio_23Setembro2011.png (4.35 KiB) Visualizado 8065 vezes
"Every trade is a test"

por Pickbull » 16/9/2011 23:39

UPDATE SEMANAL:

Novas posições/reforços: 0
Posições fechadas (stop loss): 0
Posições fechadas (stop profit): 3

Capital da carteira em posições curtas: 26%
Capital da carteira em posições longas: 74%

Capital da carteira com stop profit: 7%

Risco da carteira sobre capital próprio: -10,08%

Saldo semanal: -1,60%

Imagem
(Consegui ir buscar os dados dos meses passados)

por EuroVerde » 16/9/2011 12:23

Quico,

Repare! repare! repare! :mrgreen:

No dia 1 Set. toca mesmo o máximo dos últimos 20 dias. Ali nos 1218. Quem segue esse método de compra, porque não comprou nesse momento?

Mais tarde vimos que foi má estratagema.
No fundo todos os meus indicadores também indicavam compra, mas como tinha tido o meu último trade ganhador(curto dos 1308 a 1208), resolvi não avançar e fiz bem.
Anexos
S&P 500 INDEX.png
S&P 500 INDEX.png (15.22 KiB) Visualizado 8251 vezes

Registado: 29/11/2007 11:19

por Quico » 15/9/2011 9:50

Que eu desse por ela, o SP500 não tocou em máximos de 20 dias (vinte dias anteriores -!) em 1 de Setembro.
Anexos
sp500_15set2011.gif
sp500_15set2011.gif (12.07 KiB) Visualizado 8324 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por EuroVerde » 15/9/2011 8:37

Quico Escreveu:E os solavancos prosseguem... :roll:
Hoje tive a pachorra de fazer um apanhado da variação da valorização dia-a-dia desde o início do ano. Que querem? Deu-me para isto...
As posições curtas em acções (a que eu me expus exageradamente) começam a impor a sua lei, e Setembro virou, para já, negativo.

Quico,

Posso perguntar porque não entraste longo no SP500 no dia 1 Setembro quando atingiu o max. de 20 dias? O que te fez estar fora?

Registado: 29/11/2007 11:19

por Quico » 15/9/2011 1:36

E os solavancos prosseguem... :roll:
Hoje tive a pachorra de fazer um apanhado da variação da valorização dia-a-dia desde o início do ano. Que querem? Deu-me para isto...
As posições curtas em acções (a que eu me expus exageradamente) começam a impor a sua lei, e Setembro virou, para já, negativo.
Anexos
Screen shot 2011-09-15 at 01.29.55.png
Screen shot 2011-09-15 at 01.29.55.png (80.98 KiB) Visualizado 8372 vezes
Screen shot 2011-09-15 at 01.30.10.png
Screen shot 2011-09-15 at 01.30.10.png (17.13 KiB) Visualizado 8385 vezes
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men

Registado: 12/5/2004 19:52

por Elias » 15/9/2011 0:28

vdap,

Aqui vão respostas:

vdap Escreveu:Elias, tu utilizas o índice como filtro, concordo plenamente, mas explica-se só uma coisa.

Tu nunca entras em posições contra o índice, ou seja, se está com tendência bull entras "long" se está Bear entras "short". esta afirmação está correcta?

Sim, mas apenas para posições de longo prazo.

Ou seja, se quero tomar uma posição de longo prazo numa acção vou confirmar se o índice está bull ou não, porque se não estiver, o mais provável é a acção ser arrasttada na corrente.

Nota porém que o critério citado não se aplica a posições de curto prazo, em que pode fazer sentido entrar em sentido contrário, por exemplo para apanhar um bom rebound.

vdap Escreveu:Se estiveres "long" numa das componentes do índice, a "surfar" a tendência, o índice entra em Bear.

Tens alguma forma de estar particular nesta situação? ou seja, apertas stop trailing? fechas posições?

Não fecho. As posições de longo prazo são mantidas até darem sinal de venda. Simplesmente não abro novas posições.

Espero ter ajudado.

1 abraço,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por canguru » 14/9/2011 13:16

Sim senhora, excelente tópico!

O melhor, dos últimos tempos, do CdB!

Keep on JCS, Quico e cia... :wink:

Registado: 6/4/2008 22:41

por canguru » 14/9/2011 13:13

JCS Escreveu:Eu aconselho vivamente esse que o Quico postou a capa.

x2

Registado: 6/4/2008 22:41

por vdap » 14/9/2011 11:14

Elias Escreveu:Além disso uso um filtro adicional que é o do índice. Isto porque, após ter olhado para centenas de gráficos, constatei que a % de trades perdentes aumenta substancialmente quando o índice a que a acção pertence está "bear" (definindo isto como estando o índice abaixo da respectiva média móvel semanal). Isto significa que quando um índice está bear não abro quaisquer posições em acções desse índice, pois há uma elevada % de falsos disparos, que depois acabam por ser apanhados na enxurrada das quedas e rapidamente stopados..

Desculpem estar a citar o Elias na sua intervenção na 2 página, mas a reler este tópico surgiu-me uma pequena questão.

Elias, tu utilizas o índice como filtro, concordo plenamente, mas explica-se só uma coisa.

Tu nunca entras em posições contra o índice, ou seja, se está com tendência bull entras "long" se está Bear entras "short". esta afirmação está correcta?

Se estiveres "long" numa das componentes do índice, a "surfar" a tendência, o índice entra em Bear.

Tens alguma forma de estar particular nesta situação? ou seja, apertas stop trailing? fechas posições?

Também é válido o contrário, mas em "short" eu acho que existe ainda outras particularidades.

Thanks

Registado: 29/11/2007 14:10

por JCS » 13/9/2011 22:57

Apenas para actualizar a performance. Prata a lateralizar, ouro parece que a consolidar. Aurico Gold a ver se quebra o suporte. Vamos ver como corre até fim do mês

Cumprimentos

JCS
Anexos
Portfolio_13Setembro2011.png
Portfolio_13Setembro2011.png (4.51 KiB) Visualizado 7958 vezes
"Every trade is a test"

por Pickbull » 9/9/2011 22:33

Update semanal:

- O saldo semanal foi positivo devido às posições curtas.

- Nas posições longas a pior prestação foi hoje na MCD mas nem sempre as coisas correm como pensamos mas como sempre (ou quase) tenho simultaneamente posições curtas e longas abertas.

- Este mês ainda não estive alavancado.

- Acabei a semana no máximo percentual da semana e do mês.

Ficam aqui os dados do mês:

Imagem

por JCS » 9/9/2011 21:25

Quebrou em baixa a consolidação desde Maio deste ano e negoceia abaixo da MA40. Pessoalmente já estou exposto ao eurusd através das posições que possuo.

Relembro que a maioria dos trades não resultam. O objectivo é manter os trades que resultam e ir com a trend SE ela se materializar. Money Management é crucial (para que a perda de um trade não corresponda à perda de 20% do capital da carteira por exemplo).

Cumprimentos

JCS
"Every trade is a test"

por AxeRiver » 9/9/2011 21:19

JCS,

o par EUR/USD deu sinal de entrada curto na próxima semana?

Não estão os requisitos todos preenchidos?

Axe
"You want to know a little about a lot"

Registado: 17/8/2009 18:36

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Karra, Kury Yozo, Massao1, PAULOJOAO, Shimazaki_2, Zguibz2 e 126 visitantes