Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Fundos à la carte

por bluechips » 8/10/2014 12:55

Boas,

Alguns dos vários aspetos do risco do investimento.

No sentido dos menos entendidos na matéria poderem perceber melhor a questão do risco do investimento, vou a seguir apresentar uma Figura ilustrativa e por baixo da mesma vou fazer os respetivos comentários.

capture1.jpg
capture1.jpg (19.06 KiB) Visualizado 6872 vezes

Na Figura acima postada, ilustra-se muito bem que a volatilidade (desvio padrão dos retornos) pode não ser fácil de entender para as pessoas que não tenham conhecimentos básicos da área da estatística.

O trajeto do investimento indicado pela linha A a vermelho, mostra que o mesmo está sujeito a maior flutuação (uma vez) nos retornos do que o caso do investimento indicado pela linha B a preto. Para o investimento A, a diferença entre o retorno mínimo e máximo (máxima drawdown) obtida é maior que no caso do investimento B.
No entanto, o investimento B é mais volátil do que o A, visto que a volatilidade é definida como o desvio padrão médio de retornos. No entanto, uma vez que só uma vez é que flutua muito, este facto tem uma menor influência sobre a média do desvio padrão, isto porque o peso de um único desvio é inferior que no caso de flutuações frequentes, mesmo que estas flutuações sejam menores, como é o caso do investimento B.

Um investidor que tivesse escolhido o investimento A como causa da menor volatilidade e se não tivesse efetuado o controlo do downside (queda), devido a uma tolerância, psicológica ou financeira, excessivamente baixa ao risco, o mesmo sofreria uma perda maior do que se tivesse seguido o investimento B mais arriscado (medido com critérios de risco de volatilidade).
Este exemplo ilustra claramente que a volatilidade como uma (única) ferramenta de medição risco deve ser tratada com cuidado.

Também é importante saber quão disposto o investidor está disposto a assumir riscos. Uma vez que a situação financeira e a análise de risco são conhecidas, a base para a criação da estratégia de investimento é desenvolvida nesse sentido. A estratégia de investimento pode ser implementada ativa ou passivamente, devendo a mesma ser baseada em metas individuais de investimento e perfil de risco pessoal.

Abr,
bluechips
Editado pela última vez por bluechips em 8/10/2014 20:19, num total de 1 vez.
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

Registado: 26/8/2014 18:46

por x0106559 » 8/10/2014 12:53

dosina Escreveu:Aplicação em carteira de fundos, para poupança de criança:

Merc. Monetário EUR 40%
Espírito Santo Liquidez PTYEVOHM0002

Obrigações 30%
Obrigações Diversificado EUR Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707 15%
Obrigações Diversificado EUR AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279 15%

Mistos 20%
Mistos Moderados EUR - Global Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR LU0251130554

Acções 10%
Ações Global Dividendo Alto Invesco Global Equity Income E € Acc LU0607513586

Qual a vossa opinião? A ideia era ter uma carteirazinha conservadora, que evitasse perda de valor.

Se estou a entender correctamente esta carteira destina-se ao muito longo prazo. Sendo assim, não faria mais sentido algo um pouco mais agressivo, um vez que a variável tempo vai diluir o risco?? A menos que este dinheiro esteja de estar sempre disponível para um eventual imprevisto.

É que 40% no fundo Liquidez, vai andar sempre a pastar... Mas claro, depende da situação concreta.

Registado: 14/10/2006 21:40

por Ulisses Pereira » 8/10/2014 12:51

Infelizmente, tivemos que apertar a moderação neste tópico. Avisámos ontem. Hoje já apagámos inúmeros posts que falam de comportamentos de utilizadores em vez de falarem do tema do tópico. Por isso, reiteramos o pedido para que se centrem no tema do tópico porque se o tema for comportamento de utilizadores e moderação serão apagados.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por chico_laranja » 8/10/2014 12:49

Atlas

Deve ser para tentar acabar com a flame.

Enquanto houver troca de argumentos haverá sempre pasto pra chamas.

Voltemos então ao que interessa: Fundos de Investimento.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por ATLAS_ » 8/10/2014 12:45

Porque é que apagaram o meu último post? O que é que eu disse de errado ou de censurável? Expliquem-me só isto, por favor.

Registado: 8/6/2014 11:59

por dosina » 8/10/2014 12:37

Aplicação em carteira de fundos, para poupança de criança:

Merc. Monetário EUR 40%
Espírito Santo Liquidez PTYEVOHM0002

Obrigações 30%
Obrigações Diversificado EUR Schroder ISF Euro Bond B Acc LU0106235707 15%
Obrigações Diversificado EUR AXA WF Euro 5-7 EC EUR LU0251660279 15%

Mistos 20%
Mistos Moderados EUR - Global Fidelity FPS Moderate Growth A-Acc-EUR LU0251130554

Acções 10%
Ações Global Dividendo Alto Invesco Global Equity Income E € Acc LU0607513586

Qual a vossa opinião? A ideia era ter uma carteirazinha conservadora, que evitasse perda de valor.

Registado: 5/6/2014 23:18

por chico_laranja » 8/10/2014 9:16

Rick Lusitano (New) Escreveu:
chico_laranja Escreveu:Rick

Estou a tentar ver melhor a minha carteira mas o X-Ray alemão não tem alguns fundos.

Os Nordea1 só tem a variação BP e BI quando cá temos a E

O EEF e o Invesco BRA não reconhece também.

Pesquisei sempre no X-Ray pelo ISIN para não haver dúvidas.

Estava a tentar fazer um mapa das carteiras para abrir as obrigações nos seus devidos subsegmentos de acordo com o indicado há umas páginas atrás e o Invesco por ser misto é um problema

Não sei bem porquê muitas das ferramentas não têm os fundos da Eurizon quando têm fundos não bons como o Eurizon Consumer Staples ou o Eurizon Pharma :wall:

Usa o X-Ray do BB, o BB agora tem o melhor X-Ray da Morningstar, ainda mais completo do que o DE ou UK, apenas com a limitação aos fundos que são comercializados por eles, via online. :wink:

Obrigado Rick.

Para já e ao estudar o Axa WF 5-7 fiquei com um nó nos olhos.
O X-ray BB indica-me a seguinte Distribuição de qualidade creditícia @ 31-08-2014
AAA 12,18
AA 18,13
A 17,64
BBB 46,64
BB 1,51
B 0,00
Below B 0,00
Not Rated 3,90

e no fim dizem Qualidade Creditícia Média = BBB.

Para mim seria mais próximo de A que BBB mas acredito que seja assim devido ao trauma passado da crise do subprime. Na dúvida marca-se por baixo.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.

Re: Os básicos dos fundos

por Rick Lusitano » 7/10/2014 22:16

caralmeida030267 Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:(Não apetece estar a escrever mais exemplos, nem vale a pena, estar a ensinar que não quem quer ser ensinado)

Rick,
Desculpa não concordar contigo neste aspecto, mas te garanto que há aqui muito quem queira aprender. Contigo, com o Chico, com o VG e com mais uma meia dúzia de profundos conhecedores destas matérias, e acima de tudo desprovidos de interesses na ajuda e na partilha com todos os outros.
Apesar de não sermos muitos a opinar e a partilhar os conhecimentos, garanto que são muitos mais os que aqui vêm todos os dias "beber" desta vossa partilha sumarenta.
Muito te (vos) agradeço por tudo o que tens (têm) partilhado e por todos os ensinamentos que me tens (têm) proporcionado. Não desistas (desistam) de o fazer!!!
Um bem haja a todos vós.

Essa frase era destinada a um participante em particular que gosta de alimentar questões de forma tendenciosa e mal informada. E estar a tentar explicar as coisas a ele, é uma pura perda de tempo, pois ele só consegue ver de 1 só lado.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Re: Os básicos dos fundos

por caralmeida030267 » 7/10/2014 22:00

Rick Lusitano (New) Escreveu:(Não apetece estar a escrever mais exemplos, nem vale a pena, estar a ensinar que não quem quer ser ensinado)

Rick,
Desculpa não concordar contigo neste aspecto, mas te garanto que há aqui muito quem queira aprender. Contigo, com o Chico, com o VG e com mais uma meia dúzia de profundos conhecedores destas matérias, e acima de tudo desprovidos de interesses na ajuda e na partilha com todos os outros.
Apesar de não sermos muitos a opinar e a partilhar os conhecimentos, garanto que são muitos mais os que aqui vêm todos os dias "beber" desta vossa partilha sumarenta.
Muito te (vos) agradeço por tudo o que tens (têm) partilhado e por todos os ensinamentos que me tens (têm) proporcionado. Não desistas (desistam) de o fazer!!!
Um bem haja a todos vós.

Registado: 10/7/2014 21:32

por Rick Lusitano » 7/10/2014 21:02

chico_laranja Escreveu:Rick

Estou a tentar ver melhor a minha carteira mas o X-Ray alemão não tem alguns fundos.

Estava a tentar fazer um mapa das carteiras para abrir as obrigações nos seus devidos subsegmentos de acordo com o indicado há umas páginas atrás e o Invesco por ser misto é um problema

Não sei bem porquê muitas das ferramentas não têm os fundos da Eurizon quando têm fundos não bons como o Eurizon Consumer Staples ou o Eurizon Pharma :wall:

Usa o X-Ray do BB, o BB agora tem o melhor X-Ray da Morningstar, ainda mais completo do que o DE ou UK, apenas com a limitação aos fundos que são comercializados por eles, via online. :wink:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Ulisses Pereira » 7/10/2014 18:54

dozen, apagámos o teu último post. Entras num tom de agressividade e gozo inaceitável para o Caldeirão.

Ou reformulas a tua forma de intervir no Caldeirão ou escolhe outro local na net para te divertires com esse estilo.

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por chico_laranja » 7/10/2014 18:42

Rick

por Ulisses Pereira » 7/10/2014 18:38

bluechip, mas quem é que foi expulso por referência ao CM ou lá o que é que estás a dizer?

A sério, não fales do que não sabes. Porque depois quando se queixam que o tópico é desvirtuado é exactamente por trazerem aqui assuntos que nada têm a ver com este excelente tópico e que ainda por cima são tão verdade como eu ser a Bárbara Guimarães.

Sinceramente, alguns de vocês estão aqui apenas para criar achas para a fogueira.

E repito: Questões sobre moderação, temos todo o gosto em responder via MP ou via e-mail. Senão teremos que vos apagar.

É cada coisa que temos que ler... :shock:

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por DMP » 7/10/2014 18:37

GS India Equity - Data de entrada - 16-06-2014 - 14,03% Ilíquidos.

Levei na p*eida no Brasil e na Rússia. :mrgreen: No Brasil o erro foi não ter saído quando estive com +15%, e ter saído talvez de forma precipitada neste último drawdown. Não tenho dúvidas, como disse o BR e bem, que ainda vou ganhar muito dinheiro nestes dois últimos.

8-)
Editado pela última vez por DMP em 7/10/2014 18:43, num total de 2 vezes.

Registado: 22/3/2014 13:47

por chico_laranja » 7/10/2014 18:25

Rick Lusitano (New) Escreveu:
Chico, boa argumentação, como sempre. :clap:

Só mesmo uma pessoa como tu, me fez, voltar a postar neste tópico, que se tornou num "bad topic". :wall:

Rick

Não desanimes.

Sei que por vezes é complicado mas faz um esforço sff :pray:

Eu já tinha aqui mais um post enorme a enviar mas achei melhor não fazer "Enviar" senão era mais lenha pra fogueira.

BR

Eu nunda menti sobre a minha área e sabendo que trabalho em microelectrónica no ramo das telecomunicações em Aveiro as hipóteses reduziam-se substancialmente no limite para 1. :wink:

Pelo que indicas terás estado mais para o departamento ao fundo da Alameda da UA pelo departamento cujas salas são 15.x.x, isto se ele já existia na tua altura mas poderei estar enganado. Só caracteriza e defende a UA dessa forma quem por lá passou \:D/

Dozens

Apetece-me usar um adágio popular que o meu pai usa mas acabaria mais uma vez por destruir o tópico e levar eu um ban.

A única coisa que te posso dizer é lê o tópico do VG e este pois o do LTCM parece que o conheces de gingeira. De seguida volta a ler tudo mas a metade da velocidade. Depois, em caso de dúvidas estamos cá para ajudar a esclarecer.

Sobre as dicas de market timing indicadas por aqui e que achei por bem seguir eu coloco aqui os meus resultados para ficares mais contente.
Abertura de posição no Franklin Índia com 23.92€ a 9 de Junho do corrente ano e neste momento tenho ganhos brutos de 11.62% (líquidos de 8.37%)
Abertura de posição no Franklin MENA com 21.05€ a 9 de Junho do corrente ano e neste momento tenho ganhos brutos de 9.74% (líquidos de 7.01%)
Abertura de posição no JPM Turkey com 26.66€ a 10 de Junho do corrente ano e fechei a posição a 9 de Setembro com uma perda de 2.1% líquidos.
Abertura de posição no Templeton Frontier Markets com 20.00€ a 9 de Junho do corrente ano e neste momento tenho ganhos brutos de 11.45% (líquidos de 8.24%)

Numa lógica mais de Buy and Hold

Posso te dizer que abaixo de 200€ além dos market timing tenho posições no UBS Infrastructure, AXA WF 5-7 JPM ASEAN, EEF Consumer Staples, MFS € SC, N1 GS, DWS €Corp Bond, Templeton TR e mais alguns que ainda não têm tempo para terem expressão estatística ou são posições abertas e já fechadas, reforços/levantamentos parciais, etc......

por bluechips » 7/10/2014 17:52

dozens Escreveu:
(...)
Repara: o último exemplo que temos de alguém que tentou fazê-lo, o máximo que conseguiu foi provocar perdas na carteira do pessoal com uma aposta num país da américa do sul, consubstanciando a sua opinião com o aspeto físico da namorada de um candidato à presidência desse país.
Achas isto bem? Achas isto normal?

Realmente há pessoas que revelam uma falta de interpretação de textos confrangedora: Eu dei o exemplo dos grandes ganhos e da queda brutal do fundo do JPMorgan do Brasil no período de cerca de 1 mês até 6ª feira passada (exemplos não são factos de portfolios), mas também disse que quem entrou, pelo menos, no início de junho passado não estava a perder. E eu comecei a falar no Brasil há mais de 6 meses, que o diga o Atlas e o DMP, por exemplo, e o Atlas já disse ontem aqui no tópico que ganhou, salvo erro, 18% no Brasil, tendo também referido que na altura seguiu uma recomendação minha e trocou a aposta da America Latina pela aposta concentrada no Brasil. Será que eu tenho que fazer um desenho a 3 dimensões para certas pessoas interpretarem corretamente o que está explícito e implícito nos meus textos?

Deus me dê paciência ... :wall: :wall: mas mesmo que não dê, o lastro psicológico tem ainda uma boa capacidade tampão para amortecer estas ondas electromagnéticas nefastas de alta frequência. Há pessoas que aprendem muito facilmente, quase por osmose, mas temos que ter paciência para os mais lentos de raciocínio, o que, em parte, até se comprende, pois estão habituados a lidar só com a baixa volatilidade de umas grandes amostras, e, pelos vistos, com N = 2... :twisted:
O grande projetista do corpo humano feminino esteve muito mal quando concebeu as descargas dos efluentes gasosos e dos resíduos sólidos mesmo encostado ao "parque de diversões", mas, pior ainda, foi ter colocado a descarga dos efluentes líquidos mesmo no interior do "parque de diversões". Conclusão: mesmo um arquitecto sábio e divino pode cometer erros básicos na conceção de um projeto. Ou seja, o projetista devia ter ouvido, préviamente, os destinatários do seu projeto e os utilizadores do "parque de diversões." - BedRock

por DMP » 7/10/2014 17:37

Acho que se todos fizerem um esforço, conseguem discutir ETF vs. Fundos de forma civilizada. A idade de medir pilinhas já deve ter passado para alguns de vocês há algum tempo. :mrgreen:

Uma palavra de apreço para o Rick, pois compreendendo o seu desagrado com o que estão a fazer com o seu tópico, não tem o direito de "abandonar" os que como eu vêm aqui para se cultivarem e aprender não só com ele, mas com todos os users que usam este espaço com esta finalidade, partilhar conhecimento.

Um abraço.

Registado: 22/3/2014 13:47

Os básicos dos fundos

por Rick Lusitano » 7/10/2014 17:26

FPA = Fundo Poupança Acções
PPA = Plano Poupança Acções

Nenhum destes exemplos, são fundos ditos normais.

Os fundos geridos pela ESAF, não tem comissões de resgate. Em Portugal os fundos de gestoras estrangeiras não têm comissões de subscrição e de resgate. E as pessoas que investem para o longo prazo, o que lhe interessa, se existe fundos Portugueses que têm comissões de resgate até 1 ano?! E se existem fundos de gestoras estrangeiras sem qualquer tipo de comissões de compra/venda, que são melhores do que os fundos Portugueses, porquê não investir em fundos estrangeiros?

Para continuar a ensinar os básicos sobre veículos de investimento colectivo, existem:

Fundos abertos
Fundos fechados

Fundos de gestão activa
Fundos de gestão passiva

ETFs de gestão activa
ETFs de gestão passiva

Fundos de Poupança Reforma: FPR
Fundos de Poupança Acções: FPA

Seguros ligados a fundos: PPR, PPA e outros "Unit-Linked"

Fundos Mobiliários
Fundos Imobiliários

Mutual Funds ("Fundos de Investimento")
Exchange Traded Funds (ETFs)
Real Estate Investment Trusts (REITs)
Hedge Funds
Private Equity Funds
Pension Funds

etc...

(Não apetece estar a escrever mais exemplos, nem vale a pena, estar a ensinar que não quem quer ser ensinado)

por bluechips » 7/10/2014 17:19

chico_laranja Escreveu:
bluechips Escreveu:
O amigo Chico no seu melhor ... o que para mim não é novidade, vindo de uma pessoa da microelectrónica, habituado a ver os pormenores da nuvem electrónica, enquanto que outros só conseguem visualizar uma núvem de elefantes.
A rapaziada da zona de Aveiro não brinca em serviço, e imaginem que até há em Aveiro uma pessoa que criou o Caldeirão da Bolsa e que dado o seu sucesso e inovação até o vendeu depois ao Jornal de Negócios, gerando bastante valor. Os ares húmidos da ria de Aveiro e da Pateira de Fermentelos dão um bom contributo para a inovação e os raciocínios de pormenor, que o diga o "Centro de Inteligência" da PT.

Abr,
bluechips

Eu estou lá 8-)

Activamente aqui:
http://www.ptinovacao.pt/pt/conetividade.html

Não conheço bem a Pateira de Fermentelos pois sou do lado oposto, mais precisamente da terra que viu nascer o 1º Nobel Português :twisted:

Já agora e para quem acha que o que é estrangeiro é bom.... adivinhem onde é feita esta linha de produtos.

http://www.cisco.com/c/en/us/products/s ... rison.html

:roll:

Salvo erro, foi a 3ª vez que te lancei uma boa "casca de banana" para ver se tu confirmavas o meu insight preditivo, e finalmente veio a confirmação. Eu até já tinha perguntado ao Rick se sabia onde tu trabalhavas e ele na altura disse-me que não.
Eu posso não perceber nada de market timing, :mrgreen: mas tenho alguma capacidade de interpretar as pessoas depois de ver o que escrevem ou o que falam, e há uma coisa que para mim foi sempre importante mas não impeditivo de tentar fazer uma previsão: Por norma, não se deve avaliar uma pessoa por médias de ultra curto prazo, porque aí a quantidade de amostra não é estatisticamente significativa, e, nesse sentido, a perspetiva de previsão pode estar errada, mas eu gosto sempre de arriscar.

Grande Chico, estás numa casa de excelência, parabéns. A U.A. não dá hipóteses à concorrência nacional no que diz respeito ao ensino da electrónica e computação (eu não sou electrotécnico, mas sei onde estão os melhores).

Um abraço,
bluechips

por dozens » 7/10/2014 16:58

Ulisses Pereira Escreveu:dozens, e os fundos de gestão activa que durante 5 ou 6 anos batem consideravelmente o mercado? Mesmo que depois percam para o mercado nos anos seguintes, se um investidor conseguir fazer boas opções aproveitando também as tendências dos fundos, seguramente que bateu o mercado.

A mim o que me deixa chocado nesta discussão é mesmo o fundamentalismo. E achar que uns querem enganar os outros. Como se não houvesse aspectos negativos e positivos de um lado e do outro...

Abraço,
Ulisses

Claro e se um investidor conseguir fazer isso consistentemente a longo prazo, pode e deve apostar nessa área. O que me parece que alguns tentam demonstrar, é que a maioria não consegue. O que eu pessoalmente espero é que comecem a informar das compras que fazem que é para percebermos como isso é acessível a todos. Repara: o último exemplo que temos de alguém que tentou fazê-lo, o máximo que conseguiu foi provocar perdas na carteira do pessoal com uma aposta num país da américa do sul, consubstanciando a sua opinião com o aspeto físico da namorada de um candidato à presidência desse país.
Achas isto bem? Achas isto normal?

De resto apenas limitei-me a demonstrar como as contas do chico (ele fez bem em fazê-las, porque só assim é que se aprende) estavam incorretas, logo não se podia tirar as conclusões que ele tirou (a não ser para muito pequenas quantias - mas que paradoxalmente também esses investidores podem ficar em mau estado nos fundos gestão ativa). Mais: expliquei que se o DeGiro for mesmo a sério, então esse argumento da custódia e mesmo o dos custos transação deixa de ser relevante.

Quanto às comissões de resgate que o Rick e o Amiais caracterizaram como "não sabe do que fala" ou "são muito poucos..relíquias", eu limitei-me a demonstrar um exemplo de um fundo nessas condições. É claro que se formos pesquisar um bocadinho de certeza que não encontramos mais nenhum, pois são poucos...relíquias!:

Banif Acções Portugal
Resgate até
1 ano
2.00 %
Resgate após 1 ano
1.00 %
https://www.deco.proteste.pt/investe/ba ... 581930.htm

CGD Ações Portugal
resgate 1,5% 1 ano
http://www.caixagest.pt/fundos.aspx?fun ... f&grupo1=1

Barclays FPA
Este tem de subscrição (!) e de resgate.
s: 1%
r: 2% < 6 anos
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs ... 130808.pdf

BBVA - outro com custos subscr :lol:
s: 0,5%
r: 0,5%
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/fundos/docs ... 140317.pdf

BPI Portugal
r: 1% < 90d
0,5% < 180
http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/F ... dGestora=1

BPI PPA
r: 3% < 6 anos
http://www.bpiinvestimentos.pt/Fundos/F ... dGestora=1

ALVES RIBEIRO MEDIAS EMP POR
r: 1% < 1 ano
http://www.bancoinvest.pt/Publico/Produ ... vestimento

Millennium Acções Portugal
r: 2% < 3m
https://www.deco.proteste.pt/investe/mi ... 583160.htm

Tirando os da ES (que agora não sei como se chamam..) praticamente todos os que investem em ações Portugal cobram. Alguns até subscrição cobram! Podem pesquisar os que faltam..as conclusões serão semelhantes. :lol:
http://www.morningstar.pt/pt/fundquickrank/default.aspx -> Categoria Ações Portugal
Agora se me permitem: :wall: :wall: :wall:

:lol: :lol:
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.

Registado: 9/9/2014 12:26

por bluechips » 7/10/2014 16:55

Alquimista/Dejumentoeuvou,

Então, nunca mais crias uma nova conta de e-mail com um novo nick, andas ocupado com o final da época taurina ou chateaste-te a sério com o pessoal do Caldeirão? É preciso ter calma, porque isto também para o lado dos moderadores, por vezes, não é fácil lidar com pessoas como tu e eu ... :mrgreen: mas realmente também foi chato teres sido expulso por causa da referência ao "Correio da Manhã"/MarketWatch, jornal esse que até pertence ao grupo Cofina. Curioso não é?

Fazes falta ao tópico, pelo que vê lá se reapareces. Eu não te posso ensinar a ter calma instantânea, mas posso-te ensinar a ter alguma calma posterior aos picos agudos de maior impulso, bem como alguns truques de resistência psicológica para arranjares o devido lastro contra as desconformidades crónicas.

Abr,
bluechips

por chico_laranja » 7/10/2014 16:39

bluechips Escreveu:
O amigo Chico no seu melhor ... o que para mim não é novidade, vindo de uma pessoa da microelectrónica, habituado a ver os pormenores da nuvem electrónica, enquanto que outros só conseguem visualizar uma núvem de elefantes.
A rapaziada da zona de Aveiro não brinca em serviço, e imaginem que até há em Aveiro uma pessoa que criou o Caldeirão da Bolsa e que dado o seu sucesso e inovação até o vendeu depois ao Jornal de Negócios, gerando bastante valor. Os ares húmidos da ria de Aveiro e da Pateira de Fermentelos dão um bom contributo para a inovação e os raciocínios de pormenor, que o diga o "Centro de Inteligência" da PT.

Abr,
bluechips

Eu estou lá 8-)

Activamente aqui:
http://www.ptinovacao.pt/pt/conetividade.html

Não conheço bem a Pateira de Fermentelos pois sou do lado oposto, mais precisamente da terra que viu nascer o 1º Nobel Português :twisted:

Já agora e para quem acha que o que é estrangeiro é bom.... adivinhem onde é feita esta linha de produtos.

http://www.cisco.com/c/en/us/products/s ... rison.html

:roll:

por bluechips » 7/10/2014 15:24

Amiais Escreveu:
dozens Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Eu ainda percebo números, e pegando na tabela acima, não demonstra que 100% dos índices batem os fundos de ações. Na Europa, Zona Euro, França, Alemanha, a 5 anos, é bem evidente.

Mas alguma vez alguém disse que era 100%? Eu acredito que seja próximo de 100% a 20 e 30 anos. A 5 anos, diz de forma evidente que 1 etf bate a maioria dos fundos gestão ativa. Em todos bate mais que 50% dos fundos de gestão ativa. É simples. Em alguns MUITO MAIS QUE 50%.

Não há fundos de gestão ativa que cobram comissões de resgate? :lol: :wall: :wall: :wall:

Ou achas que (se...e SE) eles produzem alfa é para tu ficares com o dinheiro? :lol: Inocência que por aqui vai.

Fundo estrangeiros não conheço nenhum que o faça, fundos Portugueses alguns (muito poucos) ainda o fazem (relíquias). O alfa produzido (ou não) está nas comissões de gestão que já está diluído no valor da UP.

Ó amigo Amiais, não expliques o alfa, o beta, o R2, o delta da volatilidade, a volatilidade implícita, o efeito memória da volatilidade e o consequente cluster ou agregado, o qual é um factor preditivo muito importante da AT na previsão de retornos futuros com base nas flutuações dos retornos passados, que aliada à AF cabe naqueles 20% de conhecimentos necessários ao sucesso dos investidores, que referi anteriormente num post, e os restantes 80% dizem respeito às finanças comportamentais.

No meu caso, através das ciências exatas e para-exatas tento chegar o mais perto possivel daquele nível dos 20%, e quanto à restante parte dos 80% é que só há cerca de 1 ano é que percebi que muito mais importante do que seguir caminhos racionais é tentar prever qual será o caminho que o rebanho dos investidores vai seguir no curto prazo do futuro, especialmente o dos grandes investidores institucionais, bem como tentar prever o timing da próxima manipulação monetária da Fed.

Amigo Amiais, quando temos umas chicas mui calientes é natural que o seu swing seja de maior volatilidade que as ragaças mais calmas, mas o que é preciso é saber aproveitar a "boa volatilidade" delas e quando elas fazem o "turnover" para o downside, podemos sempre entregá-las aos invejosos para eles fazerem o controlo de riscos de perdas. :mrgreen:

Abr,
bluechips

por daniel__ » 7/10/2014 15:05

Eu só ainda não percebi porque é que estamos num topico de fundos e se continua a falar sistematicamente de ETFs e estrategias de gestão activa vs passiva.

Criem um topico para isso e larguem este. Começa a ser desinteressante a leitura.
Projetos

Teamlyzer

Registado: 1/7/2014 14:53

por Amiais » 7/10/2014 14:54

dozens Escreveu:
Rick Lusitano (New) Escreveu:Eu ainda percebo números, e pegando na tabela acima, não demonstra que 100% dos índices batem os fundos de ações. Na Europa, Zona Euro, França, Alemanha, a 5 anos, é bem evidente.

Mas alguma vez alguém disse que era 100%? Eu acredito que seja próximo de 100% a 20 e 30 anos. A 5 anos, diz de forma evidente que 1 etf bate a maioria dos fundos gestão ativa. Em todos bate mais que 50% dos fundos de gestão ativa. É simples. Em alguns MUITO MAIS QUE 50%.

Não há fundos de gestão ativa que cobram comissões de resgate? :lol: :wall: :wall: :wall:

Ou achas que (se...e SE) eles produzem alfa é para tu ficares com o dinheiro? :lol: Inocência que por aqui vai.

Fundo estrangeiros não conheço nenhum que o faça, fundos Portugueses alguns (muito poucos) ainda o fazem (relíquias). O alfa produzido (ou não) está nas comissões de gestão que já está diluído no valor da UP.

Registado: 17/11/2011 18:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: António Sousa 56, Bing [Bot], Denário, IX Hispana, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 132 visitantes