Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por MarcoAntonio » 13/4/2020 12:36

Investbem, eu não disse em lado algum que esta era a maior pandemia, mas que esta era a primeira vez que tentavamos combater uma pandemia desta forma (a pandemia do H1N1 de 1918/19 - também conhecida como gripe espanhola - j´á foi referida diversas vezes no topico do novo coronavirus, nomedamente logo nas primeiras páginas por mim). Mas não era esse o ponto que estava em discussão ou que eu tinha levantado. Pandemias já existiram muitas e algumas enormes. Mas nenhuma se tentou batalhar à escala global desta forma.

Investbem Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Peaner, eu estou a falar da pandemia e não de surtos locais. Nunca se batalhou uma pandemia desta forma e neste escala. O contexto do meu post era internacional, mas nem á escala nacional.

Só uma correção Marco, não é do nosso tempo, mas entre 1918/19 tivemos a gripe Espanhola, que foi uma pandemia que matou mais que a 1ª grande guerra e foi a nivel mundial.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Investbem » 13/4/2020 8:55

MarcoAntonio Escreveu:Peaner, eu estou a falar da pandemia e não de surtos locais. Nunca se batalhou uma pandemia desta forma e neste escala. O contexto do meu post era internacional, mas nem á escala nacional.

Só uma correção Marco, não é do nosso tempo, mas entre 1918/19 tivemos a gripe Espanhola, que foi uma pandemia que matou mais que a 1ª grande guerra e foi a nivel mundial.
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por MarcoAntonio » 13/4/2020 3:47

Peaner, eu estou a falar da pandemia e não de surtos locais. Nunca se batalhou uma pandemia desta forma e neste escala. O contexto do meu post era internacional, mas nem á escala nacional.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por peaners » 13/4/2020 2:25

MarcoAntonio Escreveu:Nunca se batalhou uma pandemia desta magnitude com tamanha frontalidade. É a primeira vez na história. E daqui se vão tirar lições. Expectavelmente, numa próxima pandemia semelhante seremos capazes de actuar melhor com base na aprendizagem adquirida.

Já houve um surto de peste bubónica no Porto e Ricardo Jorge foi o médico da altura que recomendou quarentena à população, evitar cumprimentos físicos, mais higiene. Na altura houve um cerco sanitária à cidade. Não é novidade no país.

Um facto curioso é que alguns países abandonaram a obrigação de vacinação contra a tuberculose. Portugal ainda mantém julgo. E isso pode explicar alguma coisa já que BCG pode preparar o corpo a tomar algumas defesas contra o covid.
"Quem desdenha quer comprar"

Registado: 14/11/2016 13:00

por artista_ » 13/4/2020 0:25

miguellene Escreveu:Acabo de ler no publico que espanha vai começar a recomeçar a laborar...

Já vi, estás a referir-te a isto:

https://www.publico.pt/2020/04/11/mundo ... de-1911946

É por isso que gosto que coloquem a informação... a ideia que estás a passar não está correta. A Espanha tem medidas mais restritivas do que Portugal (tu ainda querias menos medidas, mas nós até nem foi preciso ir-mos tão longe como outros países) e basicamente vai passar a ficar com medidas idênticas, abrindo algumas coisas mas com muitas restrições.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por artista_ » 12/4/2020 23:59

miguellene Escreveu:Acabo de ler no publico que espanha vai começar a recomeçar a laborar. É de grande coragem num país como o deles. Nós teríamos muito mais razões para fazer o mesmo, pois fomos muito menos atingidos.

Convinha colocares aqui o link... quando é que vão voltar a laborar? E o que vão fazer? é que o que vi é isto e falam é na hipótese de
reforço das medidas atuais:

https://www.publico.pt/2020/04/12/mundo ... as-1912012

miguellene Escreveu:Mas de qualquer forma, diria que todas as noticias, acordo europeu (mesmo que pequeno; mas é assim que se começa, com 2% e depois aumentando...), com espanha a começar e numeros a baixar em espanha e itália, e menos alarmantes nos EUA, que vos digo, bcp sobe esta semana mais um tanto; o bcp ainda tem muito para recuperar para chegar nem que seja a metade do afundanso...

Espero que tenhas razão em relação ao BCP... os números a baixar ainda falta muito para a coisa estar controlada...

miguellene Escreveu:E foi sobre este voltar à normalidade que me fez a mim e ao Artista começar esta discussão sobre se íamos ou não voltar a laborar em breve..

Este qual? Eu ainda nem percebi o que entendes por normalidade... dás a entender que achas que a economia vai voltar à normalidade em breve, mas a seguir falas nas escolas estarem 6 meses sem aulas presenciais (isso já seria até janeiro de 2021)?! Por isso ainda nem percebi bem o que estás a pensar?!

E, como já disse o Bar, «normalidade», é algo que terá de ser lido com muitas aspas nos próximos largos meses! Eu se for possível fazer uma vida mais ou menos igual ao que fazíamos mas com muitas restrições/condicionamentos, já ficaria contente... assim como ficarei contente se não tivermos de voltar a fechar escolas e tudo o resto até daqui a um ano!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por Bar38 » 12/4/2020 23:43

miguellene Escreveu:E foi sobre este voltar à normalidade que me fez a mim e ao Artista começar esta discussão sobre se íamos ou não voltar a laborar em breve.

MiguelLené.

Voltar á normalidade!!??....voltar muito provavelmente para perceber que á normalidade será coisa que dificilmente voltaremos...e os que voltarem muitos mas muitos não voltaram...com o desemprego a crescer a ritmo vertiginoso...eu também gostaria de estar otimista...infelizmente não estou.

Registado: 20/6/2011 21:37

por mais_um » 12/4/2020 23:06

miguellene Escreveu:
Quanto à Coreia, (...)

miguellene e artista_

Primeiro, penso que esta troca de ideias devia estar no tópico do COVID-19... :wink:

E só queira acrescentar uma nota, a Coreia, Taiwan, Singapura, etc... já tinham enfrentado outros surtos, MERS, gripe A, etc... aprenderam com os erros e preparam-se, além disso a mentalidade deles não é a mesma que a nossa, algo que tenha sucesso lá não garante sucesso cá (Europa) e vice versa.

Cá temos o RGPD e essas coisas todas...não é fácil implementar na Europa algumas medidas que possam por em causa a nossa privacidade, mesmo assim na Coreia houve criticas pelo Estado estar a invadir a privacidade dos cidadãos.

Boa noite e boa semana. :)
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por MarcoAntonio » 12/4/2020 21:53

E desculpem o off-topic / desvio ao tema do BCP. No que diz respeito à economia, estou e continuo moderadamente optimista. Isto podia ter sido bem pior, na minha opinião.

Preocupa-me mais o desarranjo internacional (sei lá, o Bolsonaro aparentemente tentar sabotar o combate à pandemia) e o efeito colateral destes países "incógnita" do que propriamente a situação de Portugal em si, que não me parece (neste contexto) má de todo.
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 12/4/2020 21:46

Ora...

É muito fácil teorizar sobre lockdowns extremamente segmentados e eficientes. A dificuldade era implementar isso, especialmente na fase inicial da pandemia, quando havia tanto para resolver/tratar/preparar/melhorar/implementar/estudar. Quando pouco se sabia, sobre a transmissão, sobre quem estava infectado, sobre em que pé estavamos. Quando não existiam materiais de protecção pessoal suficientes. Quando não se sabia em que medida cada sistema hospitalar teria capacidade de responder.

Porque há a teoria simples, idealizada. E há a realidade, complexa e multifacetada.

A minha opinião:

Sem dúvida que a prazo terá de passar (também) por aí, algo desse género. Estou convencido que o regresso à normalidade vai ser progressivo e vai passar por medidas mais direccionadas e "inteligentes". Mas isso é "agora" e para o "futuro". Há um mês atrás a questão não se colocava no mesmo pé e quem tentou essa abordagem ou viu-se obrigado a recuar ou está a apresentar resultados piores, com resultados finais que ainda são uma incógnita.

Esta pandemia vai ser um caso de estudo. Estamos a aprender. Nunca se batalhou uma pandemia desta magnitude com tamanha frontalidade. É a primeira vez na história. E daqui se vão tirar lições. Expectavelmente, numa próxima pandemia semelhante seremos capazes de actuar melhor com base na aprendizagem adquirida.

Para os próximos meses, teremos também de encontrar soluções praticáveis, razoáveis e minimamente seguras, nomeadamente para que todo o esforço que fizemos não seja dado por perdido daqui a uns meses.

Ainda estamos a estudar. Ainda estamos a aprender...

Quem sabe, no caso português, não foi termos tomado (com alguma sorte e/ou engenho) medidas relativamente cedo e suficientemente peremptórias, com adesão bastante razoável da população que é o que nos vai também agora permitir regressar progressivamente à normalidade mais cedo. Com precisão, não podemos responder. Quanto muito podemos especular. Mas é uma hipótese plausível.
Imagem

Administrador Fórum

por artista_ » 12/4/2020 21:40

miguellene Escreveu:Artista,
Acho que não estás por dentro do que está a ser pensado para as escolas.

Eu sou professor, há 25 anos, se não estiver dentro da maioria desses assuntos serei um péssimo profissional! :mrgreen:

miguellene Escreveu:A manter-se este rumo, não vai haver mais aulas presenciais a não ser para o secundário. Acho um grave erro. Não só para os alunos, mas para os pais e para a economia. E apesar de não haverem exames, até no pré-primário é importante que os alunos tenham aulas, e presenciais. Esse tempo é muito importante, e podem eliminá-lo, mas é um grave custo para os alunos, que só não se vê porque não há exames.

Lá está, tu podes ter essa opinião, mas o que deves ter em conta é que não é essa a opinião da generalidade das pessoas ligadas à educação, para não ficares com a ideia que o que te transmiti antes era apenas a minha opinião! Neste caso até a Fenprof está de acordo, deve ser algo histórico... Além de que, havendo aulas presenciais, correríamos riscos muito mais elevados de voltar a ter problemas maiores de contágio, e estragar o que a economia pode ainda aproveitar no verão... aqui está um caso em que o confinamento pode ajudar a economia e não o contrário!

miguellene Escreveu:Mas quando falas dos casos dos EUA, UK, suécia, já referi que se pode ser mais inteligente, e fazer lockdowns segmentados, que é o que a própria ministra está a começar a falar, pois ée evidente que terá que ser assim. O que digo, é que já devia ser assim há mais tempo, e acérrimo.
Claramente que os EUA e o UK não tinham preparado um lockdown segmentado e inteligente como digo e por isso não há comparação possivel.
E para mim, deixar à população a auto-responsabilização também pode ser demais, pois não podemos confiar que todos sejam responsáveis. Por issso falo de um lockdown extremamente segmentado, inteligente e intransigente. Os vulneráveis teriam multas se transgerdissem, mas também teriam de lhes ser oferecidas as condições para o fazerem. Teria custos, mas muito muito inferiores aos atuais.

Pois, o que acho é que tu não podes falar de coisas hipotéticas que não foram testadas, sobretudo falar delas de uma forma tão segura e determinada, como se se estivesse mesmo a ver que são elas as melhores... e mais ninguém viu. Mas concordo contigo, aliás já referi isso num dos posts anteriores, que a Europa falhou porque desvalorizou os efeitos do virus e não se preparou bem, mas agora também já não vale a pena falar muito disso, pelo menos para já, enquanto estivermos no meio do problema, no final podemos fazer os balanços e análises, mas agora não é tempo dissso!! O que se está a pensar para o futuro obviamente passa por algo do género do que tu sugeres, mas estaremos numa situação muito diferente, conhecemos melhor o virus, haverá uma parte da população (mesmo que pequena) imune, e tudo estará melhor preparado...

Edit: Com isto tudo estamos a fugir completamente do tópico, isto é sobre o BCP e não me parece que devamos continuar a falar disto aqui...

por artista_ » 12/4/2020 18:49

miguellene Escreveu:Eu só não compreendo como se pode pensar que fechar 100% da população, pode ser mais efectivo que ter soluções específicas, inteligentes de fazer lockdown em condições a 5% da população - i.e., os vulneráveis e circundantes. Certamente que as condições desse lockdown seriam melhores…

Em teoria, na prática quem tentou isso teve de recuar e sofreu mais, tanto em termos de mortes como nos danos provocados na economia... estou a pesar, por exemplo, na Itália que fechou aos bochechos, primeiro a Lombardia e depois tudo. Mas também o UK, os Eua, e a própria Suécia, que ainda estamos para ver os resultados... tu podes ter uma opinião qualquer, mas na prática, só testando... ~

Há outra coisa, a economia não está parada a 100%, longe disso! Toda a produção na área alimentar está em grande parte a trabalhar. A distruibuição também, os serviços bancários, comércio on-line, Farmácias, restaurantes em take-away, etc...

por artista_ » 12/4/2020 18:39

miguellene Escreveu:Quando falas de aulas, estás a pensar na universidade, ou nas creches, no ensino primário? E durante quanto tempo num dia? Estás a falar de dois meses. Hum.. Acho que aquilo que nos aprestamos a fazer são seis meses! É disto que falo...

Eu falo de todos os níveis de ensino, 2 meses não será nada que não se recupere, ainda para mais quando terão muitas atividades para fazer, não terão aulas presenciais... já escrevi sobre isso aqui, a situação mais sensível será a do secundário, nas disciplinas de exame, porque estão diretamente ligadas ao acesso ao ensino superior, por isso estão a considerar a hipótese de estes terem uma solução diferente...

Por um lado estás muito otimista em relação à evolução da pandemia, mas agora dizes que estás a considerar 6 meses sem aulas presenciais?!? Afinal em que ficamos?

Até te digo mais, não sei como chegas aos 6 meses?! mas mesmo que seja isso, não coloca em causa o futuro de nenhum jovem, cria muitos condicionalismos, mas afirmar isso é um exagero de todo o tamanho. Há muitos alunos que perdem vários anos inteiros (por razões diversas) e ainda vão a tempo de recuperar, quanto mais perderem 6 meses em que serão acompanhados e terão atividades... olha, nem que se anulasse um ano, como alguém já sugeriu, isso por si só não punha em causa o futuro de nenhum criança, não houvesse outros aspetos bem mais prejudiciais, não seriam estes constrangimentos a provocar danos tão graves como sugeres...

miguellene Escreveu:Quanto à Coreira, a metodologia podia ser a mesma mas com muitos menos testes.

Mas a grande diferença da estratégia da Coreia assenta no testar, testar, testar... sem isto tudo o resto dificilmente teria produzido os bons resultados que têm!

miguellene Escreveu:E quanto à letalidade deste virus, veremos no final do campeonato. Além disso tens aqui um virus que mata estratificadamente! Nada melhor para estratégias inteligentes de lockdown. Eu acho que tu sabes medir bem a dor de uma morte. Ok, louvável. Mas há muitas outras dores, e coisas irreversíveis que acontecem nas vidas daqueles que até continuam a viver. Não deixa de ser paradigmático que a taxa de divórcios tenha tido um pico na china. Eu diria que o lockdown pode ser muito suportável para pessoas que têm a vida bem estabelecida (como eu e provavelmente tu). Mas para outros, que antes já precisavam de coragem e de acreditar, estar fechado e tirarem-lhes tudo é angustiante.

Provavelmente não leste com atenção tudo o que escrevi... falas-me de letalidade quando eu disse que para as economias o número de mortos era indiferente?! :roll:

A questão é se com medidas de contenção mais brandas consegues menos danos nas economias? foi isso que escrevi! No curto prazo é óbvio que causas menos danos, mas a médio/longo prazo tenho sérias dúvidas... se o pânico e medo se instala, a economia para na mesma, e tens uma situação mais descontrolada, que leva mais tempo a controlar e com danos maiores.

miguellene Escreveu:E por isso te digo, esta situação não é sustentável e é pouco inteligente nos tempos que correm.
Diria que por cada mês que passe assim, maior a probabilidade de uma revolução social. Haverá gente, de 20, 30 ou 40 anos (a maior parte) que dirá: antes o virus.

Eu só me pergunto em que é que te baseias para fundamentar essa tua posição? Se até os EUA, que são um país muito dependente do funcionamento da economia, com um presidente, teimoso que nem uma porta, a afirmar que não fechavam nada, está a usar esta estratégia, em que situação te baseias para dizeres que a solução é pouco inteligente?!

miguellene Escreveu:ps: se escrevo aqui é porque acho importante mostrar que se pode pensar de outra maneira, e não acredito que seja o único. Não me considero assim tão especial

Claro que podes, a única coisa que te estou a dizer é que não vejo onde está o suporte minimamente ciêntifico que fundamente essa opinião. Se é a Suécia, parece-me muito pouco...e ainda inconclusivo!

mais_um Escreveu:
Primeiro-ministro sueco faz "mea culpa"

"Não fizemos o suficiente. A nossa preparação não foi boa, em vários aspectos, e isso é evidente para todos", disse o primeiro-ministro sueco este sábado em declarações ao canal sueco de televisão STV. Stefan Löfven diz que é necessário reforçar a capacidade de resposta do país, isto depois de a Suécia ter sido tema de debate em todo o mundo por não ter seguido as regras de distanciamento social impostas na grande maioria dos países do mundo. Até há pouco tempo foi possível ver famílias, casais, amigos, todos na rua sem qualquer preocupação de maior - mas o número de vítimas perto das 900 está a provocar uma viragem na opinião pública do país com cada vez mais gente a argumentar a favor de medidas mais restritas.

Ainda assim, não parece ser essa, para já, a ordem do governo. "Começámos a trabalhar e existe um consenso político alargado que nos vai permitir começar a reforçar a nossa defesa civil.”

https://expresso.pt/coronavirus/2020-04 ... ao-a-uniao

por artista_ » 12/4/2020 17:29

pastel de nata Escreveu:As empresas não têm que fechar mas sim adaptar se aos novos desafios... os Portugueses são criativos e empreendedores ... vamos ultrapassar e viver ainda melhor do que vivíamos..,, temos é que por as mão na massa .... e recriar a indústria a agricultura e os serviços...

Esse positivismo é muito bom, para a vida, para andarmos melhor... mas para investir nos mercados de capitais é melhor estar mais ligado à realidade e não a um conto de fadas.E a realidade nunca é assim tão cor-de-rosa, há sempre riscos, quem não os tem em conta, está condenado a dar-se mal aqui, sobretudo na bolsa portuguesa... basta ires ver o gráfico do Psi20 e ver o que aconteceu a quem nos útimos 20 anos pintou o país como o estás a pintar agora.

por artista_ » 12/4/2020 17:24

pastel de nata Escreveu:Artista ...
Esse tipo de atitude é tudo menos nacionalista mas sim de um pessimista... com digo a opinião é pessoal apenas mas sou um otimista em todas as frentes ... já agora quando diz vai haver ou vai acontecer de uma forma negativa ... a China já passou pelo mesmo e está em recuperação... basta olhar para o fantástico país que está a conseguir resultados fantásticos em relação a pandemia... isto é um sinal que todos devemos aproveitar para levar o nosso país para as bocas do mundo ... todos vão queres viver em Portugal... um país seguro a todos os níveis.... aproveitando para dizer a todos ... vamos pensar positivo...❤️

Nacionalista?!? Mas tu sabes o que estás a dizer?

Quem me dera a mim que isto corra tudo pelo melhor, agora ignorar os riscos que estão em cima da mesa vai ajudar-nos em alguma coisa?! Neste aspecto esta pandemia é um bom exemplo, ignorar os riscos da mesma ajudou alguém, tanto na economia como na saúde pública!? E
Eu não disse em lado nenhum que vai acontecer tudo de uma forma negativa, o que disse é que há várias hipóteses, ignorá-las é meio caminho para alguém se dar mal nos mercados de capitais!

Falas da China, achas que eles ignoraram os riscos do virus?! Por não o ignorarem é que lhes deram uma resposta indicada, algo que nenhum outro país fez melhor! Pensar positivo é uma coisa, ignorar os riscos... é muito imprudente, para não dizer outras coisas!

por artista_ » 12/4/2020 17:18

miguellene Escreveu:... E houve perdas devido ao tempo em que se esteve parado. Só isso. E para os bancos isso não é nada mau se o esse tempo for bastante limitado. Ora creio que quanto a isso começam a não haver duvidas.

Acho que nunca houve grandes dúvidas que os danos serão poucos se isto estiver parado pouco tempo... mas acho que continuam a existir muitas dúvidas sobre os constrangimentos que ainda nos esperam!

miguellene Escreveu:E já agora, finalmente começo a ver nas posições dos governantes e da nossa ministra em particular, a sensibilidade para mudar as medidas de recolhimento. A Suécia está a dar uma lição ao mundo, mas diria que nem a Suécia é o modelo a seguir. O que vai seguir-se é pedir à população responsabilidade - uso de máscara porventura obrigatório - e segmentação da população. Basicamente, proteger vulneráveis e obrigá-los a que se protejam. Só uma política deste género consegue conciliar as necessidades económicas com as da saúde publica. Não confundam isto com uma posição inconsciente à Bolsonaro ou sem preparação como o Jonhson sugeriu no inicio..

A Suécia tem medidas de contenção, são é menos restritivas das de outros países... vamos ver como corre, ainda estamos a meio do jogo, e as coisas já correram melhor por lá. Será sempre um exemplo a ter em conta porque seguiram uma estratégia diferente, mas não se poderá extrapolar diretamente todo o tipo de conclusões, há diferenças significativas da Suécia para os outros países... e veremos até que ponto os danos económicos causados foram menores!

miguellene Escreveu:Ou seja, em breve veremos a atividade económica a retomar e todos a relativizar a corona crisis. Não digo que não tenha sido impactante, nem importante e com muitas vítimas a lamentar, e desnecessariamente pois a Europa deveria ter-se apercebido atempadamente do que estava a suceder na China (em vez de hoje acusarem a China de ter demorado tempo a reagir!).

Estás mesmo convencido disso?! Quem me dera que tenhas razão, mas sinceramente acho que tão cedo o virus não será relativizado, se é que alguma vez o será... espero com muita convicção estar completamente enganado e que tu estejas certo!! :D

miguellene Escreveu:Porém, nos tempos que correm da segmentação da informação e dos públicos, o lockdown actual é desajustado, uma solução do século passado. Antes, deveria ter sido feito de forma agressiva mas por sectores. Ao contrário, fechou-se tudo e até escolas à bruta, e pior, quer-se continuar com tais medidas como que esquecendo que alguém tem de ficar com as crianças, e que atirar esses encargos para os pais é hipotecar o futuro dos jovens e do trabalho dos pais. Em vez disso, o que se devia fazer era colocar todos os trabalhadores vulneráveis em lockdown - esses sim, pagos pelo estado; estamos a falar de docentes em determinadas faixas etárias, ou com comorbidades - e contratar jovens.

Então achas que as escolas não deviam ter sido fechadas?! Não deve haver muita gente a pensar como tu, tens noção disso?! E discordo completamente com a expressãp «hipotecar o futuro dos jovens», por terem aulas on-line durante 2 meses hipotecam o futuro?! Tem dó... nem que nao houvesse nada durante dois meses... eu até acho que isto que se está a passar, se as ecolas só estiverem 2 meses fechadas será uma «aula» que vão recordar para toda a vida, e que foi pena outros não terem tido acesso a uma aula destas... alunos, professores, Encarregados e educação, e todos!

miguellene Escreveu:Dirão: é facil falar depois. Eu digo: olhem para a Coreia do Sul, agiu de forma muito mais razoável, e acredito que poderia ter sido feito tão bom sem testar tanto (pois os pcr não alteram o tratamento, só a imposição de medidas de quarentena; mas essas podem ser sempre imposta à mínima suspeita).

Pois, olhar para a Coreia do Sul também significa que estás a falar depois... tens consciência das limitações que todos os países tiveram em relação à quantidade de testes? Portugal teve muitas... é verdade que alguns países tinham as coisas mais preparadas, assim como é mais ou menos consensual que a Europa como um todo falhou, ou teve mais erros do que os que seriam aceitáveis.

miguellene Escreveu:No que interessa para os bancos, diria que os decisores irão aos poucos tornar-se mais razóáveis, e aquilo que isso implica será um retorno ao trabalho antes do verão (mesmo que eles digam o contrário). Só lamento que eles teimem com as aulas à distância e o fecho das creches: experimentalismo que prejudicará a futura geração e a que produz atualmente! A sigla teletrabalho é muito boa para quem não tem crianças em creches. Mas e para todos aqueles que precisam de deixar os filhos a serem educados como deve ser e ao mesmo tempo precisam de produzir em qualidade? Em vez de se pensar nesses, prefere-se teimar na tele-escola porque isso é novo e excitante para quem nela vai estar envolvido.

A maioria não pensa o mesmo que tu... e sobretudo as pessoas que estão a tomar decisões, que têm acesso a muito mais informação que tu e eu, pensam de uma forma muito diferente da tua!

miguellene Escreveu:Diria: brincadeiras de governantes e no fundo uma ditadura com a cobertura do estado de emergência. Se eu pudesse escolher, e se eu pudesse pagar, pagava por outra solução. E acreditem que também tenho gente idosa na família, também me preocupo com eles, e também temo por mim e por toda a minha família e também não quero infectar ninguém. Só que também conheço pessoas que hoje não dormem durante a noite, porque não sabem como vão satisfazer os seus compromissos. Essas pessoas também contam para mim, e muitas delas deveriam ter direito a pensar de forma diferente, pois ainda têm muitos anos de vida. Anda para aí muita gente em depressão, acreditem...

Para a economia morrer mais ou menos gente é indiferente, e não tenho dúvidas que os governantes e decisores ao optarem por este tipo de medidas estão a ter em conta os impactos económicos... a questão é que tu achas que podiam ser menores de outra forma, mas eles acham que não e, na minha opinião, também não concordo contigo. Tu achas que poupar mais a economia agora seria melhor, mas eu acho que o que tu defendes nos levaria a mais tempo em contingência, e a elevar muito os riscos de as coisas se descontrolarem e acabarmos por provocar mais danos na economia... para além de morrer e sofrer muito mais gente!

por pastel de nata » 12/4/2020 15:42

As empresas não têm que fechar mas sim adaptar se aos novos desafios... os Portugueses são criativos e empreendedores ... vamos ultrapassar e viver ainda melhor do que vivíamos..,, temos é que por as mão na massa .... e recriar a indústria a agricultura e os serviços...

Registado: 5/5/2009 17:43

por pastel de nata » 12/4/2020 15:38

Artista ...
Esse tipo de atitude é tudo menos nacionalista mas sim de um pessimista... com digo a opinião é pessoal apenas mas sou um otimista em todas as frentes ... já agora quando diz vai haver ou vai acontecer de uma forma negativa ... a China já passou pelo mesmo e está em recuperação... basta olhar para o fantástico país que está a conseguir resultados fantásticos em relação a pandemia... isto é um sinal que todos devemos aproveitar para levar o nosso país para as bocas do mundo ... todos vão queres viver em Portugal... um país seguro a todos os níveis.... aproveitando para dizer a todos ... vamos pensar positivo...❤️

por artista_ » 12/4/2020 15:08

pastel de nata Escreveu:Boas tardes,
Eu penso que o mercado bolsista vai subir na sua generalidade ....o BCP é um activo apreciado, e está abaixo do seu valor ...

Tens consciência que essa é uma opinião muito pessoal... e porque é que achas isso?

pastel de nata Escreveu:... temos que ver que o crédito mal parado já não é o que era ...

Sim não era o que é, nem será o que é... tens noção de que provavelmente irá aumentar muito com a pandemia? O maior problema é não se saber como a pandemia evoluirá, nem os danos que serão causados nas economias.

pastel de nata Escreveu:...os bancos fizeram análises de risco e tem muitas garantias e avais pessoais, por isso acho a banca um bom activo e poderemos ver bancos espanhóis a querer crescer ( mais ainda ) em Portugal através de aquisições.

Que avais pessoais? Se uma empresa falir o que é que os bancos farão com os créditos sobre essas empresas?

por artista_ » 12/4/2020 14:39

Hugo_Pires Escreveu:Meus Amigos agradeço mesmo as vossas ajudas. Acreditem que é importante para todos nós acertar, ou investir o de achamos que pode haver um ganho fantastico. Amanhã vou ponderar a minha aposta. Vou analisar bem a situação e quem sabe atacar mesmo o bpn Paribas. Preco interessante para um banco que de dividendos para esta ano são 3 euros e 10 cêntimos. Um abraço e obrigado.

O banco confirmou a distribuição do dividendo? Parece-me estranho numa altura como estas um banco distribuir dividendos.

Que é importante acertar todos sabem, a questão não é essa... o ponto mais importante é que sabemos que não vamos acertar sempre, e criar as condições para que as coisas corram bem, mesmo não acertando sempre! Como já disseram ai atrás, os bancos serão dos mais arriscados! Lê a entrevista ao Dr. Vitor Bento, a minha posição sempre foi muito parecida com a dele. No essencial, tudo dependerá do tempo que as economias vão estar paradas, ou a funcionar com muitos constrangimentos, totalmente paradas nunca estão.

por Hugo_Pires » 12/4/2020 14:22

Meus Amigos agradeço mesmo as vossas ajudas. Acreditem que é importante para todos nós acertar, ou investir o de achamos que pode haver um ganho fantastico. Amanhã vou ponderar a minha aposta. Vou analisar bem a situação e quem sabe atacar mesmo o bpn Paribas. Preco interessante para um banco que de dividendos para esta ano são 3 euros e 10 cêntimos. Um abraço e obrigado.

Registado: 12/10/2013 16:23

por pastel de nata » 12/4/2020 13:42

Boas tardes,
Eu penso que o mercado bolsista vai subir na sua generalidade, mas em breve haverá fusões e aquisições.... como é de esperar em tempo de economia em recessão, o BCP é um activo apreciado, e está abaixo do seu valor ... temos que ver que o crédito mal parado já não é o que era ... os bancos fizeram análises de risco e tem muitas garantias e avais pessoais, por isso acho a banca um bom activo e poderemos ver bancos espanhóis a querer crescer ( mais ainda ) em Portugal através de aquisições.

por Hugo_Pires » 12/4/2020 13:32

Obrigado pela resposta. É que esrou inclinado a investir no bpn Paribas. Veio para 28 euros, estava a 60 antes da crise. Mesmo penso estar num bom suporte. Queria arriscar mas ao mesmo tempo receoso. Obrigado

por Hugo_Pires » 12/4/2020 12:27

Bom dia a todos. A minha dúvida é, será que vale a pena investir em bancos neste momento?por essa Europa fora, grandes quedas que se podem tornar um bom investimento ou não? Será neste momento os bancos bom investimento para longo prazo? Obrigado.

por pastel de nata » 12/4/2020 0:08

miguellene Escreveu:Este acordo no Eurogrupo vai ser muito bom para as economias e para o BCP vai-lhe dar fogo. O covid está em vias de ser controlado - diria antes, relativizado, e começa-se a notar uma vontade em voltar rapidamente ao investimento e crescimento. Parece um pouco como quando os chineses puderam passear e encheram todos os monumentos... Esperemos que seja assim, e se for teremos subidas eufóricas nos mercados financeiros. Na europa, este acordo parece apontar para um renovar do espírito europeu, o que poderá trazer novo ânimos às bolsas europeias, muito enfraquecidas durante todo o processo do brexit e da crise monetária anterior.

MiguelLené.

Fosun anda aí a fazer compras

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Google [Bot], Pmart 1 e 153 visitantes