Trend following: discussão de sistemas de trading
Quico Escreveu:Errados mesmo: coloquei duas ordens "Limit" em vez de "Stop" e nem reparei; no dia seguinte tinha duas posições erradamente abertas (CFD's do S&P e na Alcatel) e decidi não as fechar na esperança que se movimentassem favoravelmente. Resultado: asneira... tive que as fechar com fortes perdas.![]()
Error following?

Mais vale perder um lucro do que ganhar um prejuízo.
É melhor um burro vivo do que um cavalo morto.
Mais vale uma alegria na vida do que um tostão no bolso.
VirtuaGod Escreveu:Quico Escreveu: no dia seguinte tinha duas posições erradamente abertas (CFD's do S&P e na Alcatel) e decidi não as fechar na esperança que se movimentassem favoravelmente.
![]()
![]()
![]()
Isso é tipo esperar que o Natal venha em Agosto!!
Pois! Tens razão... É que eu às vezes sou tolo a esse ponto!

Mas olha: na mesma ocasião um terceiro trade ("short" no Crude Oil) em que aconteceu o mesmo, lá acabou por se movimentar para onde eu queria e já passou pelo sítio onde devia ter entrado. Resultado: reforcei!

"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
Quico Escreveu: no dia seguinte tinha duas posições erradamente abertas (CFD's do S&P e na Alcatel) e decidi não as fechar na esperança que se movimentassem favoravelmente.

Isso é tipo esperar que o Natal venha em Agosto!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
No meu caso, apanhei na semana passada um arreliador drawdoun devido a trades errados. Errados mesmo: coloquei duas ordens "Limit" em vez de "Stop" e nem reparei; no dia seguinte tinha duas posições erradamente abertas (CFD's do S&P e na Alcatel) e decidi não as fechar na esperança que se movimentassem favoravelmente. Resultado: asneira... tive que as fechar com fortes perdas.
De qualquer forma, uma certa dose de "asneiras" é qualquer coisa com que há que contar na gestão de uma carteira.
Nesta semana a coisa compôs-se, sobretudo desde ontem, à custa das posições curtas que se encontravam abertas, mas também e esmagadoramente devido ao short na prata (XAGEUR).

De qualquer forma, uma certa dose de "asneiras" é qualquer coisa com que há que contar na gestão de uma carteira.
Nesta semana a coisa compôs-se, sobretudo desde ontem, à custa das posições curtas que se encontravam abertas, mas também e esmagadoramente devido ao short na prata (XAGEUR).
- Anexos
-
- Screen shot 2011-09-24 at 00.18.55.png (68.33 KiB) Visualizado 8293 vezes
-
- Screen shot 2011-09-24 at 00.40.46.png (14.94 KiB) Visualizado 8288 vezes
Editado pela última vez por Quico em 24/9/2011 0:42, num total de 1 vez.
"People want to be told what to do so badly that they'll listen to anyone." - Don Draper, Mad Men
UPDATE SEMANAL:
Novas posições/reforços: 3
Posições fechadas (stop loss): 1
Posições fechadas (stop profit): 0
Capital da carteira em posições curtas: 36%
Capital da carteira em posições longas: 64%
Capital da carteira com stop profit: 29%
Risco da carteira sobre capital próprio: -8,97%
Saldo semanal: +2,26%

Novas posições/reforços: 3
Posições fechadas (stop loss): 1
Posições fechadas (stop profit): 0
Capital da carteira em posições curtas: 36%
Capital da carteira em posições longas: 64%
Capital da carteira com stop profit: 29%
Risco da carteira sobre capital próprio: -8,97%
Saldo semanal: +2,26%

hugob0ss Escreveu:Nao foi com intenção de ofender que disse, mas factos são factos. Se fazes uma compra com base no preço de uma acção estas a basear-te no consenso que outras pessoas chegaram sobre qual deve ser o valor da acção e não no teu proprio julgamento. trend following não é nada mais do que seguir o rebanho. Pode ter optimos lucros para quem quer especular. Para quem quer investir não é a estratégia correcta.
Cumps,
Hugo
O bold que coloquei na citação é precisamente o ponto mais importante e sinto-me muito bem com isso.
E como disse eu não sou um investidor (não quero saber de assembleias, não quero saber se está barata ou cara, não quero saber se a empresa teve lucros fabulosos, etc...).
Sou apenas, e só, um trader que quer ganhar dinheiro.
Para investimento tenho os meus negócios pessoais.
E tudo isso não faz com que não pense pela minha cabeça, antes pelo contrário. Nem sempre as maiorias tem razão mas na bolsa eu acho que sim porque são elas que "fazem" o preço.
Nao foi com intenção de ofender que disse, mas factos são factos. Se fazes uma compra com base no preço de uma acção estas a basear-te no consenso que outras pessoas chegaram sobre qual deve ser o valor da acção e não no teu proprio julgamento. trend following não é nada mais do que seguir o rebanho. Pode ter optimos lucros para quem quer especular. Para quem quer investir não é a estratégia correcta.
Cumps,
Hugo
Cumps,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
- Registado: 23/10/2008 14:18
hugob0ss Escreveu:Pickbull Escreveu:hugob0ss Escreveu:Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Mas há alguma maneira de adivinhar o futuro?
Nem a AF nem a AT o fazem, não é? Ambas se baseiam no passado e em perspectivas/probabilidades futuras.
O que é importante é estarmos confortáveis com o nosso sistema (que seja obviamente de soma positiva) e segui-lo sem emoções.
SE te sentes confortável a seguir o resto da multidão e não pensares por ti tudo bem.
Cumps
Hugo
Desculpa mas acho que tiraste uma conclusão precipitada e que considero ofensiva. Não acho que o tenhas feito com essa intenção mas não deixou de ser ofensivo por causa disso.
Antes de seguir a multidão pensei por mim (analisei os meus erros* passados e li alguma bibliografia) e cheguei precisamente à conclusão que neste caso (bolsa) prefiro estar do lado da maioria em vez de adivinhar o futuro.
* erros quer dizer trades mal feitos (perdedores e ganhadores)
A experiência mostrou-me que quando a corrente é forte não vale a pena remar contra ela sob risco de morrer afogado.
Como trader (e não investidor porque eu não quero ter posição na empresa, só quero ganhar dinheiro) sou orgulhosamente um animal que segue a manada mas não faz de mim um animal que não pensa.
hugob0ss Escreveu:Supermann Escreveu:hugob0ss Escreveu:Quico Escreveu:Penso que a afirmação "Está tudo no preço!" tem que ser interpretada num sentido mais lato. O que o JCS quer dizer é está tudo no "price action", na forma como o preço se move, na sua história.
Pois o preço realmente conta uma história, uma historia do passado. Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Da mesma forma que extrapolar lucros futuros com base em lucros passados?
Eu não falei em lucros passados. Falei em expectativas de crescimento ou lucros futuros. Mas se queres que te diga parece-me muito mais racional analisar uma empresa pelos lucros que ela tem do que pelo preço que vai atingindo.
Cumps,
Hugo
A racionalidade que me interessa é aquela que aparece no final do ano em termos de rentabilidade.
E curioso que grande parte dos hedge funds usam o preço como input essencial. E não a AF ... não estou a dizer que a AF não tem os seus méritos porque eu proprio também a uso para filtrar boas empresas. Mas a AT tem sempre primazia.
- Registado: 18/12/2009 18:54
Supermann Escreveu:hugob0ss Escreveu:Quico Escreveu:Penso que a afirmação "Está tudo no preço!" tem que ser interpretada num sentido mais lato. O que o JCS quer dizer é está tudo no "price action", na forma como o preço se move, na sua história.
Pois o preço realmente conta uma história, uma historia do passado. Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Eu não falei em lucros passados. Falei em expectativas de crescimento ou lucros futuros. Mas se queres que te diga parece-me muito mais racional analisar uma empresa pelos lucros que ela tem do que pelo preço que vai atingindo.
Cumps,
Hugo
Pickbull Escreveu:hugob0ss Escreveu:Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Nem a AF nem a AT o fazem, não é? Ambas se baseiam no passado e em perspectivas/probabilidades futuras.
O que é importante é estarmos confortáveis com o nosso sistema (que seja obviamente de soma positiva) e segui-lo sem emoções.
SE te sentes confortável a seguir o resto da multidão e não pensares por ti tudo bem.
Cumps
Hugo
hugob0ss Escreveu:Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Quico Escreveu:Caro JCS:
Concordo que a disciplina nestas coisas é fundamental. Mas não me parece mal que possas introduzir melhorias no sistema com o que se vai apreendendo. Nada de radical: basta ir testando ajustes ao teu sistema original, paralelamente, em alguns trades com posições pequenas e, eventualmente, ir incorporando melhorias na medida em que ganhas confiança.
Faz todo o sentido.
- Registado: 13/9/2011 22:45
JCS Escreveu:Saí da Prata através do stop. Deve ser o pior mês de sempre para o método (ficará registado nos historial do quadro). Ainda assim positivo para o ano 2011 (cerca de 9%) e negativo desde maio em cerca de 8% por causa da repentina mudança na prata (quadro que tenho publicado). O método é mesmo assim e os drawdowns fazem parte... custa passar de uns quase 30% anuais para o ano para uns cerca de 10% mas é mesmo assim. Disciplina, disciplina, disciplina.
Cumprimentos
JCS
É engraçado que usamos o mesmo método ou melhor a mesma filosofia e no entanto este mês está a ser bastante proveitoso.
Curto na prata desde os 40
hugob0ss Escreveu:Quico Escreveu:Penso que a afirmação "Está tudo no preço!" tem que ser interpretada num sentido mais lato. O que o JCS quer dizer é está tudo no "price action", na forma como o preço se move, na sua história.

Caro JCS:
Concordo que a disciplina nestas coisas é fundamental. Mas não me parece mal que possas introduzir melhorias no sistema com o que se vai apreendendo. Nada de radical: basta ir testando ajustes ao teu sistema original, paralelamente, em alguns trades com posições pequenas e, eventualmente, ir incorporando melhorias na medida em que ganhas confiança.
Só há que ter o cuidado de perceber quais são os pontos fortes e os pontos fracos do sistema, porque se não, às tantas, estás a eliminar os pontos fortes juntamente com os fracos.
Eu faço por vezes isso; mas eu sou tolo!
É só uma sugestão.
Abraço.
Só há que ter o cuidado de perceber quais são os pontos fortes e os pontos fracos do sistema, porque se não, às tantas, estás a eliminar os pontos fortes juntamente com os fracos.
Eu faço por vezes isso; mas eu sou tolo!

É só uma sugestão.
Abraço.
Saí da Prata através do stop. Deve ser o pior mês de sempre para o método (ficará registado nos historial do quadro). Ainda assim positivo para o ano 2011 (cerca de 9%) e negativo desde maio em cerca de 8% por causa da repentina mudança na prata (quadro que tenho publicado). O método é mesmo assim e os drawdowns fazem parte... custa passar de uns quase 30% anuais para o ano para uns cerca de 10% mas é mesmo assim. Disciplina, disciplina, disciplina.
Cumprimentos
JCS
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
hugob0ss Escreveu:Pois o preço realmente conta uma história, uma historia do passado. Extrapolar preços futuros com base em preços passados é que para a minha maneira de investir não serve.
Por isso é que não adivinhamos nada e cada trade é um teste.
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
Quico Escreveu:Penso que a afirmação "Está tudo no preço!" tem que ser interpretada num sentido mais lato. O que o JCS quer dizer é está tudo no "price action", na forma como o preço se move, na sua história.
JCS Escreveu:Boas Koglin. A razão é que a análise fundamental não nos diz a que preço comprar nem a que preço vender.
Boas,
Claro que diz, fazes uma análise às perspectivas de lucro da empresa e obtens um valor para ela, se a empresa estiver com uma larga margem abaixo desse valor e apresentar perspectivas de crescimento compras, se estiver acima do valor e apresentar más perspectivas vendes.
JCS Escreveu:Se ligassemos apenas à parte fundamental (e a bolsa não tem assim tanto a ver com isso como se julga) provavelmente teriamos ainda acções do BCP compradas no topo de 2007. Se formos a ver os resultados do banco nessa altura aliada ao facto de estar na Polónia, Grécia etc eram factores fundamentais fenomenais. E veja-se o que aconteceu aos preços...
Como? Discordo completamente, a bolsa tem tudo a ver com fundamentais, ou melhor expectativas de fundamentais.É isso que faz mexer as acções. o resto é que é secundário. Relativamente ao Bcp, quem segue a tendÊncia então comprou em 2007 no topo, ou trend following não advoga que a seguir a máximos vêm novos máximos. Mas em 2007 tudo desceu tb.
JCS Escreveu:Eu tento separar ao máximo bolsa de análise fundamental (ao ponto de ignorar totalmente a análise fundamental) porque tenho a convicção clara que os preços incorporam absolutamente tudo (fundamentais, sentimento de mercado, perspectivas futuras, medo e ganância dos agentes, etc). Está tudo no preço.
Acho que se dá demasiada importância ao preço.Um exemplo. Queres fazer um investimento em imobiliário.
Compras uma casa, fazes uma estimativa de quanto é que ela pode render no futuro, e quanto é que podes ganhar se a alugares. Passados uns anos vendes por um preço superior ao que compraste e tens uma mais.valia. No entanto não andaste todos os dias dos anos em que tiveste a casa saber o preço dela, nem a medir resistência e suportes nem traçar tendências.Usufruiste da renda que ela te proporcionou e depois vendeste por um preço superior.
Acho que o mesmo se deve aplicar ao investimento em acções.
Cumprimentos,
Hugo
koglin Escreveu:Obrigado pelo insight, JCS/Pickbull!A razão é que a análise fundamental não nos diz a que preço comprar nem a que preço vender.Porque se procurares as baratas que ainda estão em queda pode vir a dar asneira da grossa.
Isto justifica os vermelhos na minha carteira...
Vou aguardar pacientemente até recuperar das perdas e até lá vou aprendendo a "apanhar o comboio" nos momentos certos!
http://www.youtube.com/watch?v=GRGFuS_J ... re=related
Não apanhes esse comboio do video que é mto perigoso.

Se negociares em vários mercados (nomeadamente o SP) tens comboios a arrancar todos os dias. Uns para Norte e outros para Sul.
Se me permitem a intromissão...
É por isso que não me agradam sistemas em que as decisões de abertura e fecho são tomadas na sequência da formação FINAL de uma determinada vela (não me leves a mal, JCS
). É que ficamos desprotegidos de velas catastróficas, ou perdemos breakouts espectaculares. Como dizia o outro (Taleb): os "cisnes negros" são raros mas, volta e meia, ocorrem. Mais: uma das pedras de toque dos bons sistemas de trend following é o aproveitamento pleno de movimentos anómalos (ou até, de alguma forma, de "provocar-los" através de "piramidagem" à lá Livermore, em movimentos mais normais - coisa que não domino bem; mas isso será uma outra discussão).
Tendo, por isso, a optar por sistemas que envolvam stops (ou mais correctamente, uma espécie de "trailling stops"), quer para a abertura quer para o fecho.
Outro pormenor, como disse o Pickbull: pode ser vantajoso o sistema prever decisões mais "rápidas" para o fecho quando estamos dentro de uma posição. Eu acrescentaria: ou talvez não!
Imaginem um activo que tenha retractações violentas, mas que frequentemente descambam em falsos sinais de fecho. Pode ter, nesses casos, interesse usar um canal mais "lasso" para decidir o fecho.
Tomemos um exemplo de estratégia baseada em canais Donchian. Tal como as "turtles", nada nos obriga a usarmos um só canal. Podemos ter um sistema em que um dos canais se destina a decidir a abertura, e outro, mais rápido (ou mais lento) para decidir o fecho. Eu chamo a este sistema "Doble Don" (Não! Não se trata do Don Draper da série "MadMen". Trata-se do menos charmoso Don...chian!
).
Exemplo 1: Fecho rápido - CFD's Futuros S&P500
Entrada: ao atingir o canal de 20 sessões. Fecho: ao atingir o canal de 3 sessões (nota: canais estão desfasados um dia; no dia de hoje marcam os máximos e mínimos dos 20 ou 3 dias anteriores).
A ideia é apanhar importantes breakouts, e depois seguir o "bicho de perto"; ignorar lateralizações no interior do canal maior.
Hipótese de estudo: reforçar posição cada vez que ouver um fecho fora do canal de 20 sessões. (Apenas uma ideia para ser trabalhada! "Don't try this at home!")
Exemplo 2: Fecho lento - CFD's Mota Engil
Entrada: ao atingir o canal de 8 sessões. Fecho: ao atingir o canal de 18 sessões. (Não liguem ao trade que aparece na figura; é baseado noutra coisa...)
A ideia é impedir que uma puxada extemporânea feche uma posição que ainda tem pernas para andar.
Nota Importante: os bons observadores já deverão ter concluído que o canal de 8 sessões "não aquece nem arrefece", e que mais valia usar o canal de 18 sessões.
Pois!
É que, para este caso, é necessário um terceiro condimento: algo que nos indique qual o sentido da tendência de loooongo prazo, que faça com que só abramos posições nesse sentido e não no outro (neste caso o trend é claramente descendente). Pode ser à escolha do freguês: a inclinação de uma média móvel de pelo menos "n" dias, ou então... um 3º canal.
E isso levava-me a outra conversa. Mas agora tenho que trabalhar... De qualquer forma, espero que gostem. Eu sei que de original tem pouco, mas acho que pode servir para cada um (eu incluído) ir desenvolvendo as suas ideias.
Próximo capítulo: "Triple Don"!
Abraço.
É por isso que não me agradam sistemas em que as decisões de abertura e fecho são tomadas na sequência da formação FINAL de uma determinada vela (não me leves a mal, JCS

Tendo, por isso, a optar por sistemas que envolvam stops (ou mais correctamente, uma espécie de "trailling stops"), quer para a abertura quer para o fecho.
Outro pormenor, como disse o Pickbull: pode ser vantajoso o sistema prever decisões mais "rápidas" para o fecho quando estamos dentro de uma posição. Eu acrescentaria: ou talvez não!

Imaginem um activo que tenha retractações violentas, mas que frequentemente descambam em falsos sinais de fecho. Pode ter, nesses casos, interesse usar um canal mais "lasso" para decidir o fecho.
Tomemos um exemplo de estratégia baseada em canais Donchian. Tal como as "turtles", nada nos obriga a usarmos um só canal. Podemos ter um sistema em que um dos canais se destina a decidir a abertura, e outro, mais rápido (ou mais lento) para decidir o fecho. Eu chamo a este sistema "Doble Don" (Não! Não se trata do Don Draper da série "MadMen". Trata-se do menos charmoso Don...chian!

Exemplo 1: Fecho rápido - CFD's Futuros S&P500

Entrada: ao atingir o canal de 20 sessões. Fecho: ao atingir o canal de 3 sessões (nota: canais estão desfasados um dia; no dia de hoje marcam os máximos e mínimos dos 20 ou 3 dias anteriores).
A ideia é apanhar importantes breakouts, e depois seguir o "bicho de perto"; ignorar lateralizações no interior do canal maior.
Hipótese de estudo: reforçar posição cada vez que ouver um fecho fora do canal de 20 sessões. (Apenas uma ideia para ser trabalhada! "Don't try this at home!")
Exemplo 2: Fecho lento - CFD's Mota Engil

Entrada: ao atingir o canal de 8 sessões. Fecho: ao atingir o canal de 18 sessões. (Não liguem ao trade que aparece na figura; é baseado noutra coisa...)
A ideia é impedir que uma puxada extemporânea feche uma posição que ainda tem pernas para andar.
Nota Importante: os bons observadores já deverão ter concluído que o canal de 8 sessões "não aquece nem arrefece", e que mais valia usar o canal de 18 sessões.
Pois!

E isso levava-me a outra conversa. Mas agora tenho que trabalhar... De qualquer forma, espero que gostem. Eu sei que de original tem pouco, mas acho que pode servir para cada um (eu incluído) ir desenvolvendo as suas ideias.
Próximo capítulo: "Triple Don"!

Abraço.
Editado pela última vez por Quico em 23/9/2011 15:13, num total de 1 vez.
Obrigado pelo insight, JCS/Pickbull!
Vou aguardar pacientemente até recuperar das perdas e até lá vou aprendendo a "apanhar o comboio" nos momentos certos!
A razão é que a análise fundamental não nos diz a que preço comprar nem a que preço vender.
Porque se procurares as baratas que ainda estão em queda pode vir a dar asneira da grossa.
- Registado: 22/9/2011 14:45
Só um comentário em relação aos draw downs, para quem queira desenvolver sistemas automáticos.
Por exemplo, quem compre a 100, chega a 150 e vende a 120, deixou 30 em cima da mesa. Isto é inevitável numa estatégia de trend following (aliás é inevitável em praticamente todas as estratégias a não ser nas que têm um reward/risk muito baixo, com grandes % de acerto).
Em métodos mecânicos faz, por isso, sentido perceber, no histórico de negócios, qual o valor máximo que se deixou em cima da mesa. Pode acontecer que o sinal de saida seja mais lento do que deveria ser, isto é, que nos negócios em que se ganhou mais por ter esse sinal mais lento, esse lucro a mais não ter compensado os outros negócios em que se ganhou a menos.
Isto acontece muito em sistemas com médias móveis mais lentas, que são equivalentes à MM40 do JCS (aliás não estou a inventar nada uma vez que o Maximum Favorable Excursion, além do Maximum Adverse Excursion, é uma variável muito analisada em trend following).
Penso que não se aplicará, contudo, aos Donchian20 do Quico porque esses são rápidos o suficiente para que qualquer stop de X ATR possa ser mais lucrativo do que deixar correr os lucros (ou pelo menos foi essa a conclusão a que cheguei quando há uns anos testei esses sistemas com muitas variações de entradas e saídas).
Por exemplo, quem compre a 100, chega a 150 e vende a 120, deixou 30 em cima da mesa. Isto é inevitável numa estatégia de trend following (aliás é inevitável em praticamente todas as estratégias a não ser nas que têm um reward/risk muito baixo, com grandes % de acerto).
Em métodos mecânicos faz, por isso, sentido perceber, no histórico de negócios, qual o valor máximo que se deixou em cima da mesa. Pode acontecer que o sinal de saida seja mais lento do que deveria ser, isto é, que nos negócios em que se ganhou mais por ter esse sinal mais lento, esse lucro a mais não ter compensado os outros negócios em que se ganhou a menos.
Isto acontece muito em sistemas com médias móveis mais lentas, que são equivalentes à MM40 do JCS (aliás não estou a inventar nada uma vez que o Maximum Favorable Excursion, além do Maximum Adverse Excursion, é uma variável muito analisada em trend following).
Penso que não se aplicará, contudo, aos Donchian20 do Quico porque esses são rápidos o suficiente para que qualquer stop de X ATR possa ser mais lucrativo do que deixar correr os lucros (ou pelo menos foi essa a conclusão a que cheguei quando há uns anos testei esses sistemas com muitas variações de entradas e saídas).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, paulosantinhoamado, Shimazaki_2, VALHALLA e 130 visitantes