Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOS, SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: NOS, SGPS - Tópico Geral

por kkk kkk » 5/5/2025 20:44

Àlvaro Escreveu:Não esperei por resultados, embora admita que o índice ainda possa ir mais longe e a Nos fazer uma perninha. Para mim o objetivo foi atingido e vendi a posição a 3.90.

Imagino que esta venda se refira a uma posiçao ainda mais antiga do que a que afirma ter vendido hoje.
Tentei encontrar alguma mensagem sobre ter reentrado desde este dia em que afirmou ter fechado a posiçao e o dia 2 de Maio, dia em que afirmou ter aberto nova posiçao, mas nao vi nada.
Certamente era uma posiçao muito mais antiga ou entao ate pode ser mais recente mas acabou por nao partilhar connosco essa sua entrada e apenas partilhou a saída...com lucros (embora pequenos, mas sempre melhor do que sair com perdas)

Parabens pela otima escolha de timings de entrada e saída, Álvaro. Eu, e acredito que vários participantes neste topico e noutros, nao temos essa capacidade/sorte, mas com mais estudo havemos de la chegar.

Registado: 28/8/2020 21:46

por kkk kkk » 5/5/2025 20:37

Àlvaro Escreveu:Atendendo ao nível de sobrevenda comprei algumas, espero um ganho acima de 5%, mas a NOS não será para ter muito tempo. :wink:
Esse nível de sobrevenda certamente levará a ação a fechar o último Gap e é aí que espero vender. A NOS para além da concorrência tem uma dívida alta, mas por agora talvez o DIGI ainda não a castigue muito. O negócio também não é lá grande espingarda com pouco por onde crescer. :shock:

Sobrevenda é quando? é quando ha um pessimismo sobre o ativo , nao é? (posso estar errado)
AO vender a posiçao que tinha mais antiga nao contribui tambem para essa sobrevenda e nao demonstra tambe que estava/está pessimista? Pelo menos parece revelar pessimismo senao nao teria vendido. Mas por outro lado abriu uma nova posiçao .

(cada vez estou mais confuso com isto. agradeço uma explicaçao de alguem entendido nestas ''lides'' )

por kkk kkk » 5/5/2025 20:32

Àlvaro Escreveu:tomate verde, é mis ou menos evidente que a NOS apresentará lucros decrescentes, o dividendo está no bolso de quem comprou, portanto... claro que faz sentido, a NOS não tem outra hipótese senão ver os lucros cair a cada ano face à concorrência. Diga-se o que se disser, o facto é que se vê por aí todos os dias os operacionais da DIGI a instalarem serviço. Depois do dividendo era o óbvio, sair completamente.

(continuo a tentar aprender algo, a entender a estratégia)

Ora,apesar de tudo...abriu uma nova posição no dia 2 Maio, mesmo ja tendo uma outra, anterior, aberta.
Aumentou a exposiçao a um titulo que via com claro pessimismo, basta ver o comentario, com base em quê mesmo?

por kkk kkk » 5/5/2025 20:29

Àlvaro Escreveu:O único atrativo da NOS foi o dividendo e os institucionais encheram-se delas para irem ao dinheiro fresco.

(e é na busca de conhecimento que realmente fui ler o tópico mais para trás)

Impressão minha ou aqui o seu comentario parece indicar que estava convicto que os institucionais tinham realmente entrado para irem ao dividendo?
Mas agora já diz que nao. O que levou a mudar a sua opiniao sobre isso?

por kkk kkk » 5/5/2025 20:27

Àlvaro Escreveu:kkk, estás a não perceber, falava da entrada anterior à subida, agora entrei e ainda não saí, mas com uma pequena posição. Tens que ir lá atrás para perceber.

Afinal tinha 2 posiçoes abertas na NOS? ok, nao entendi, e provavelmente mais ninguém entendeu, esse pequeno grande detalhe.
Portanto, tinha aberto uma posição anterior, ainda na fase em que escrevia mensagens a avisar sobre a hecatombe que a Digi ia provocar na NOS, o ''roubo'' de clientes, a baixa de lucros...
Foi literalmente colocar em prática aquela velha máxima portuguesa do ''quem desdenha quer comprar''. :lol:

De qualquer das formas, continuo um bocado desorientado, sem entender. Fechou uma posição mais antiga, fechada com lucros residuais. Mas manteve a mais recente , que até foi aberta ja depois dos dividendos, já sem a tal expectativa que os institucionais entrassem à caça do dividendo.
Foge com o pé direito e mantem o pé esquerdo onde diz que a faca vai cair e fazer estragos?

Sou ''verde'' demais nisto da Bolsa, não consigo realmente entender a lógica disso mas certamente é falha minha, tenho de estudar mais.

por Àlvaro » 5/5/2025 17:36

kkk, estás a não perceber, falava da entrada anterior à subida, agora entrei e ainda não saí, mas com uma pequena posição. Tens que ir lá atrás para perceber.

Registado: 31/5/2014 23:07

por kkk kkk » 5/5/2025 12:56

Àlvaro Escreveu:kkk, o que mudou? O dividendo, foi no pressiposto de que o dividendo atrairia institucionais que entrei, sai cedo, mas saí com um ganho. Não pensei que fosse tão acima. Uma vez que foi s´lhe pegaria em sobrevenda. E peguei, mas pouco, acredito na possibilidade de visitar o intervalo 3.30/3.40, aí reforçarei com mais material. E reforçarei pela sobrevenda extrema. :shock:
Claro que se resultados não forem muito afetados pela concorrência e o índice não mlhar, aí sim, esse targt do friend será válido.

É uma pena nao haver dedos que adivinham. Ao analisar minimos e maximos do dia 2 e do dia de hoje, até este momento, poderia até ter maximizado as mais valias que teve, já que mesmo tendo comprado em mínimos do dia 2 Maio e vendido nos maximos de hoje foi uma pequena diferença...
(o que pode ser um lucro muito grande se comprou uns quantos milhoes delas, claro está)
Anexos
Captura de ecrã 2025-05-05 125247.png
Captura de ecrã 2025-05-05 125247.png (31.88 KiB) Visualizado 2504 vezes

por kkk kkk » 5/5/2025 12:50

Lusitanus Escreveu:
kkk kkk Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Em banho Maria à espera de resultados. Hum... com esta desconfiança e com tantos vendedores dificilmente escapará aos 3.30. :?

Bom dia!
O que mudou desde o passado dia 2 Maio, quando assumiu neste mesmo tópico que estava investido na NOS e tinha expectativa de realizar um ganho de cerca de 5%?
Ainda só passaram 3 dias , sendo 2 deles parte do fim-de-semana e o dia de hoje ainda nem terminou...
Qual foi a grande mudança que o leva a estar assim tao pessimista mas que nao impediu de investir no dia 2 quando estava otimista?

Curiosidade minha :
Já vendeu a posiçao que tinha? Pensa vender? Ou vai manter-se fiel ao plano inicial?

Já escrevi no Fórum, mais do que uma vez, que ele é um catavento, o que diz não se escreve ... :lol:

:lol:

por kkk kkk » 5/5/2025 12:49

Àlvaro Escreveu:kkk, o que mudou? O dividendo, foi no pressiposto de que o dividendo atrairia institucionais que entrei, sai cedo, mas saí com um ganho. Não pensei que fosse tão acima. Uma vez que foi s´lhe pegaria em sobrevenda. E peguei, mas pouco, acredito na possibilidade de visitar o intervalo 3.30/3.40, aí reforçarei com mais material. E reforçarei pela sobrevenda extrema. :shock:
Claro que se resultados não forem muito afetados pela concorrência e o índice não mlhar, aí sim, esse targt do friend será válido.

Obrigado pela explicação, mas há algo que nao entendi muito bem...
O dividendo e a entrada de institucionais atraídos pelo dividendo foram o pressuposto da sua entrada. Entrou no dia 2 Maio. Estou errado ou o dividendo já tinha sido pago antes dessa data? Os tais institucionais, a terem entrado atraídos pelo dividendo, já o teriam feito bem antes do dia 2 de Maio...

Provavelmente nao devo ter entendido algo na sua explicaçao. Se entendi, desculpe, nao vejo a lógica nela!
De qualquer das formas, mais uma vez, deu uma ''bicada'' e voltou a sair com lucros. Enquanto for assim, e pelo que tenho lido acontece-lhe bastante isso, então escolhe bem os timings de entrada e saída de forma a nunca ficar ''entalado'' e com prejuizos, tudo certo.

por Àlvaro » 5/5/2025 11:41

kkk, o que mudou? O dividendo, foi no pressiposto de que o dividendo atrairia institucionais que entrei, sai cedo, mas saí com um ganho. Não pensei que fosse tão acima. Uma vez que foi s´lhe pegaria em sobrevenda. E peguei, mas pouco, acredito na possibilidade de visitar o intervalo 3.30/3.40, aí reforçarei com mais material. E reforçarei pela sobrevenda extrema. :shock:

por trend=friend » 5/5/2025 11:10

No ano passado, a partir do 10.o dia de negociação pós dividendo, fez mais de 10% nas oito sessões seguintes, fechando o gap.

Hoje é o 9.o dia de negociação pós dividendo. O gap está a 4,12.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Lusitanus » 5/5/2025 11:02

kkk kkk Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Em banho Maria à espera de resultados. Hum... com esta desconfiança e com tantos vendedores dificilmente escapará aos 3.30. :?

Bom dia!
O que mudou desde o passado dia 2 Maio, quando assumiu neste mesmo tópico que estava investido na NOS e tinha expectativa de realizar um ganho de cerca de 5%?
Ainda só passaram 3 dias , sendo 2 deles parte do fim-de-semana e o dia de hoje ainda nem terminou...
Qual foi a grande mudança que o leva a estar assim tao pessimista mas que nao impediu de investir no dia 2 quando estava otimista?

Curiosidade minha :
Já vendeu a posiçao que tinha? Pensa vender? Ou vai manter-se fiel ao plano inicial?

Já escrevi no Fórum, mais do que uma vez, que ele é um catavento, o que diz não se escreve ... :lol:

Registado: 19/3/2021 0:23

por kkk kkk » 5/5/2025 10:52

AS01 Escreveu:

É verdade.
Há pouco passei ali na praça e havia uma multidão com os papéis na mão.

Um deles já tinha um cartaz a dizer 3,30€.

E a quem levasse 10 fazia 3,25€.

:lol:
Obrigado pela gargalhada que me fez dar ao ler isso!
Só faltou dizer que a quem levasse 20, além do preço mais atencioso a 3.25€, ainda davam um cartão da Digi com saldo de 5 euros. :twisted: :lol:

por AS01 » 5/5/2025 10:48

É verdade.
Há pouco passei ali na praça e havia uma multidão com os papéis na mão.

Um deles já tinha um cartaz a dizer 3,30€.

E a quem levasse 10 fazia 3,25€.

Registado: 16/9/2018 9:50

por kkk kkk » 5/5/2025 10:48

Bom dia!

Curiosidade minha :
Editado pela última vez por kkk kkk em 5/5/2025 10:49, num total de 1 vez.

por Crissssx » 5/5/2025 10:26

Poderá subir poderá descer....hmm ou talvez manter?

Registado: 22/2/2019 14:19

por Àlvaro » 5/5/2025 9:48

Em banho Maria à espera de resultados. Hum... com esta desconfiança e com tantos vendedores dificilmente escapará aos 3.30. :?

por Lusitanus » 2/5/2025 16:43

yaya Escreveu:
Lusitanus Escreveu:O dinheiro que caiu na conta é do titular da conta. Simplesmente, se a cotação, depois, descontou o dividendo (descontou mais do que o dividendo, na realidade), o acionista recebeu por um lado mas perdeu pelo outro. Assim, não se poderá dizer, propriamente, que "recebeu" dividendo, enquanto não recuperar para o nível anterior (ao pagamento do dividendo). Acho que isto é bom de entender ... :-"

E quem recebeu dividendos o ano passado e ainda as mantém?
Comparar a NOS com BCP é um bocado ridículo já que o BCP não distribuía dividendos há uma década.

:shame: :shame: :shame:

Que grande confusão que vai para aqui! :lol:

Mas quem que é comparou a NOS com o BCP?!

Perante a afirmação de que só se perde quando se vende, eu apenas me limitei a mostrar que quem comprou BCP no passado, e ainda não vendeu, perdeu mesmo sem ter vendido. Entendido?

Lusitanus Escreveu:
Crissssx Escreveu:
Lusitanus Escreveu:
Tendo em conta a cotação atual da NOS, quem detenha ações da NOS, verdadeiramente, não poderá dizer que recebeu dividendo ...

Então o dinheiro que caiu na conta é da santa casa?

O dinheiro que caiu na conta é do titular da conta. Simplesmente, se a cotação, depois, descontou o dividendo (descontou mais do que o dividendo, na realidade), o acionista recebeu por um lado mas perdeu pelo outro. Assim, não se poderá dizer, propriamente, que "recebeu" dividendo, enquanto não recuperar para o nível anterior (ao pagamento do dividendo). Acho que isto é bom de entender ... :-"

Crissssx Escreveu:
Só perdes quandos vendes , acho que não precisas que te diga isso .

Lusitanus Escreveu:
Isso nem é verdade!!! Vai dizer isso a quem comprou BCP no passado ...

BCP.png

Registado: 19/3/2021 0:23

por Àlvaro » 2/5/2025 16:26

Vá lá que fui de mansinho meter a cabeça neste buraco. Se nem com a sobrevnda lhe pegam, entã os 3.30 são o destino. oh destino, oh destino... :shock:

por yaya » 2/5/2025 16:20

yaya Escreveu:
Lusitanus Escreveu:O dinheiro que caiu na conta é do titular da conta. Simplesmente, se a cotação, depois, descontou o dividendo (descontou mais do que o dividendo, na realidade), o acionista recebeu por um lado mas perdeu pelo outro. Assim, não se poderá dizer, propriamente, que "recebeu" dividendo, enquanto não recuperar para o nível anterior (ao pagamento do dividendo). Acho que isto é bom de entender ... :-"

Comparar a NOS com BCP é um bocado ridículo já que o BCP não distribuía dividendos há uma década.

Só em dividendos
Chineses da CTG já recuperam 83% do investimento na EDP

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... 0a%20China.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Crissssx » 2/5/2025 15:58

Então o dinheiro que caiu na conta é da santa casa?[/quote]
O dinheiro que caiu na conta é do titular da conta. Simplesmente, se a cotação, depois, descontou o dividendo (descontou mais do que o dividendo, na realidade), o acionista recebeu por um lado mas perdeu pelo outro. Assim, não se poderá dizer, propriamente, que "recebeu" dividendo, enquanto não recuperar para o nível anterior (ao pagamento do dividendo). Acho que isto é bom de entender ... :-"[/quote]
Crissssx Escreveu:
Só perdes quandos vendes , acho que não precisas que te diga isso .

Isso nem é verdade!!! Vai dizer isso a quem comprou BCP no passado ...

BCP.png
[/quote]

Estás a falar do Bcp aqui?
Pensei que era da Nos .

Registado: 22/2/2019 14:19

por yaya » 2/5/2025 15:57

por yaya » 2/5/2025 15:12

Se a Meo foi a que durou mais e a Digi só 2 dias depois do apagão é que tinha restabelecido por completo, então chega-se à conclusão que a resiliência para lidar com um apagão depende da idade/experiência de cada operadora no mercado.

Não só as operadoras telecom mas também empresas com postos de combustível e retalhistas, têm de investir mais em geradores e baterias. Não em todos locais mas em alguns estratégicos.

E se o 5G gasta muita energia, se calhar em vez de desligarem por completo tecnologias antigas é preferível mantê-las em caso de emergência para gastarem menos energia.

O que me evitou de ficar às escuras foi o velho rádio a pilhas e a Antena1, ainda bem que não privatizaram a RTP :wink:

por Àlvaro » 2/5/2025 13:30

Vamos ver, mantenho que não é ação para comprar para longo prazo, nem para comprar nos topos, comprei porque a sobrevenda é exagerada e a probabilidade de fechar o Gap é grande, o que pode ser um bom negócio de curto prazo. É essa a aposta. :wink:

por Goya777 » 2/5/2025 13:21

Àlvaro Escreveu:Atendendo ao nível de sobrevenda comprei algumas, espero um ganho acima de 5%, mas a NOS não será para ter muito tempo. :wink:
Esse nível de sobrevenda certamente levará a ação a fechar o último Gap e é aí que espero vender. A NOS para além da concorrência tem uma dívida alta, mas por agora talvez o DIGI ainda não a castigue muito. O negócio também não é lá grande espingarda com pouco por onde crescer. :shock:

Quem desdenha quer comprar. Exemplo perfeito aqui. Sempre que diz mal compra

Registado: 17/7/2014 22:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cisne3, Ferreiratrade, Google [Bot], navaldoc, Pedromoreiraaaa, rg7803 e 59 visitantes