Previsão do crescimento do PIB para 2013
Em 2 meses facilmente alteramos a nossa opinião. A minha votação em Outubro, tal como a maioria dos foristas, foi para o intervalo entre -1,5 e -2,5.
Sinceramente, se votasse hoje, com a recente evolução das bolsas e do comportamento das taxas de mercado secundário da dívida pública, a minha votação iria um degrau mais acima para o intervalo -0,5 a -1,5, ou eventualmente para uma variação zero do PIB em 2013.
E os meus amigos, nestes 2 meses alteraram a vossa posição?
Temos que organizar um sentimento Aaii survey do Caldeirão
Sinceramente, se votasse hoje, com a recente evolução das bolsas e do comportamento das taxas de mercado secundário da dívida pública, a minha votação iria um degrau mais acima para o intervalo -0,5 a -1,5, ou eventualmente para uma variação zero do PIB em 2013.
E os meus amigos, nestes 2 meses alteraram a vossa posição?
Temos que organizar um sentimento Aaii survey do Caldeirão

EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O que o mercado nos está a dizer não é nada semelhante a essas previsões de -4,xx%
As decisões estão a sair da gaveta, uma por uma, passo a passo. A economia é dinâmica e os mercados são um alvo em movimento.
Em Setembro do próximo ano deveremos regressar aos mercados sem grandes preocupações.
A reforçar o comentário que disse anteriormente, vem um fund de Abu Dhabi acreditar e comprar divida portuguesa.
Para mim o indice da nossa praça mantem-se neutro e portanto de fora a ver.
O indice antecipou um alivio, mas isso não significa que a economia portuguesa não esteja de rastos.
Penso que a economia portuguesa ainda não bateu bem no fundo porque o minimo de Julho projecta um fundo no minimo a 6 meses, o que dará um fundo na economia em Janeiro de 2013. Isto pelo menos até aí!
Mais tarde ninguém ainda saberá como a economia evoluirá, (uma vez que o indice está neutro e os indicadores economicos quando saiem já saiem tarde para basearmos o nossos trades neles) mas agora as prespectivas é que continuem a degradar-se e em recessão, e isso implica que o PSI20 venha pelo menos a visitar de novo os 4400 ou até menos. Segundo a Lei de que os mercados se auto-reforçam no longo prazo.
O indice antecipou um alivio, mas isso não significa que a economia portuguesa não esteja de rastos.
Penso que a economia portuguesa ainda não bateu bem no fundo porque o minimo de Julho projecta um fundo no minimo a 6 meses, o que dará um fundo na economia em Janeiro de 2013. Isto pelo menos até aí!
Mais tarde ninguém ainda saberá como a economia evoluirá, (uma vez que o indice está neutro e os indicadores economicos quando saiem já saiem tarde para basearmos o nossos trades neles) mas agora as prespectivas é que continuem a degradar-se e em recessão, e isso implica que o PSI20 venha pelo menos a visitar de novo os 4400 ou até menos. Segundo a Lei de que os mercados se auto-reforçam no longo prazo.
Lion_Heart Escreveu:Mcmad Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Mcmad Escreveu:EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O que o mercado nos está a dizer não é nada semelhante a essas previsões de -4,xx%
As decisões estão a sair da gaveta, uma por uma, passo a passo. A economia é dinâmica e os mercados são um alvo em movimento.
Em Setembro do próximo ano deveremos regressar aos mercados sem grandes preocupações.
O PIB é constituído por?
É uma equação complexa...
Não não é. Simples, PIB=C+G+I+NX onde:
C= Consumo famílias
G= Gastos Estado
I= Investimento empresas
NX= Exportações liquidas
Hmmmmm
Eu poria PIB= C+G+I+X-M
M- Bens Importados
Lion_Heart, o que o Mcmad colocou é exactamente o mesmo simplesmente o NX já é essa diferença e portanto como ele disse, exportações liquidas

- Registado: 29/11/2007 10:26
Mcmad Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Mcmad Escreveu:EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O PIB é constituído por?
C= Consumo famílias
G= Gastos Estado
I= Investimento empresas
NX= Exportações liquidas
Hmmmmm
Eu poria PIB= C+G+I+X-M
M- Bens Importados
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"
Lion_Heart
Lion_Heart
Sr_SNiper Escreveu:Mcmad Escreveu:EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O PIB é constituído por?
C= Consumo famílias
G= Gastos Estado
I= Investimento empresas
NX= Exportações liquidas
Mcmad Escreveu:EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O PIB é constituído por?
Lose your opinion, not your money
EuroVerde Escreveu:Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
O PIB é constituído por?
artista Escreveu:Eu não sei o que mudou mas sei que normalmente os mercados não se enganam, pelo menos a médio longo prazo isso raramente acontece. As taxas de juro até podem voltar a subir, torando inútil este raciocínio, mas se isso não acontecer vejo-o como um sinal de que Portugal será capaz de pagar... olhando para o panorama real eu até sou dos que não estou a ver como é que conseguiremos pagar, mas olhando para a evolução das taxas de juro o que vejo é que o mercado acredita que conseguiremos pagar, basta olhar para a evolução totalmente diferente que tiveram as taxas da dívida grega...
Curiosamente quando as YTM das OT portuguesas andavam lá em cima eu comprei porque não acreditava num default, agora que estão cá em baixo (e não houve default)eu não acredito que a gente se safe sem um default do género da Grécia.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Os homens do Citigroup não sabem o que falam...
mais_um Escreveu:Tiveste as YTM mais altas das nossas OT em Janeiro/Fevereiro de 2011, quais são os indicadores macro-economicos que melhoraram de 2011 para agora?
Eu não sei o que mudou mas sei que normalmente os mercados não se enganam, pelo menos a médio longo prazo isso raramente acontece. As taxas de juro até podem voltar a subir, torando inútil este raciocínio, mas se isso não acontecer vejo-o como um sinal de que Portugal será capaz de pagar... olhando para o panorama real eu até sou dos que não estou a ver como é que conseguiremos pagar, mas olhando para a evolução das taxas de juro o que vejo é que o mercado acredita que conseguiremos pagar, basta olhar para a evolução totalmente diferente que tiveram as taxas da dívida grega...
mais_um Escreveu:Previsões são mesmo isso, umas falham, outras acertam, da realidade que eu conheço parece-me que andam a abusar do Excel...
Muitas vezes não há uma única que acerte!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
artista Escreveu:
Mais_um, mas as Taxas de juro da dívida não têm indicado uma melhoria da situação do País?
Tiveste as YTM mais altas das nossas OT em Janeiro/Fevereiro de 2011, quais são os indicadores macro-economicos que melhoraram de 2011 para agora?
artista Escreveu:EDIT: Essa notícia é de hoje?!
É
artista Escreveu:
EDIT2: Nas Tv's têm estado a falar de uma previsão da OCDE que diz que a economia tuga vai cair 1,8% em 2013... estas previsões falham mais que os gráficos do Euroverde!
Previsões são mesmo isso, umas falham, outras acertam, da realidade que eu conheço parece-me que andam a abusar do Excel...

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
mais_um Escreveu:O Citigroup prevê uma contracção de 4,6% do produto interno bruto português (PIB) em 2013 e de 2,4% em 2014 e a "fadiga causada pela austeridade está a crescer rapidamente", salienta. A dívida pública deverá crescer para um valor equivalente a 140% do PIB até 2014, sem reestruturação, estima o banco.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
Quem tem acompanhado a minha posição sobre as OT portuguesas sabe que eu estou pessimista em relação ao desempenho da nossa economia no proximo ano.
Embora já tenha votado há bastante tempo, reparei agora que acabei por não fazer uma declaração de voto, fica agora feita, votei numa queda do PIB superior a 2,5%.
Mais_um, mas as Taxas de juro da dívida não têm indicado uma melhoria da situação do País?
EDIT: Essa notícia é de hoje?!

EDIT2: Nas Tv's têm estado a falar de uma previsão da OCDE que diz que a economia tuga vai cair 1,8% em 2013... estas previsões falham mais que os gráficos do Euroverde!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
O Citigroup prevê uma contracção de 4,6% do produto interno bruto português (PIB) em 2013 e de 2,4% em 2014 e a "fadiga causada pela austeridade está a crescer rapidamente", salienta. A dívida pública deverá crescer para um valor equivalente a 140% do PIB até 2014, sem reestruturação, estima o banco.
http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... tugal.html
Quem tem acompanhado a minha posição sobre as OT portuguesas sabe que eu estou pessimista em relação ao desempenho da nossa economia no proximo ano.
Embora já tenha votado há bastante tempo, reparei agora que acabei por não fazer uma declaração de voto, fica agora feita, votei numa queda do PIB superior a 2,5%.
Trisquel Escreveu:...vamos ter uma AE a fechar um mês ainda este ano para além dos 40 down days programados, a migração de 400 colaboradores para terras de Merkel afim de minimizar despedimentos
...
Autoeuropa avalia a possibilidade de parar um mês
09 Novembro 2012 | 00:01
Carla Pedro - cpedro@negocios.pt
João Carlos Malta - joaomalta@negocios.pt
Fábrica de Palmela pode chegar aos 48 dias de paragem este ano. Neste momento, está em discussão na fábrica de Palmela a possibilidade de a unidade encerrar de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro.
Até ao fim de Novembro, a Autoeuropa já marcou oficialmente 33 dias de paragem. A crise no mercado automóvel europeu, e a consequente quebra de vendas, a que se junta a diminuição de produção do Eos, são os principais motivos para que o número de "downdays" definido no acordo de empresa (22 dias) já tenha sido ultrapassado há algum tempo. O Negócios apurou junto de fontes da empresa que, neste momento, está em discussão na fábrica de Palmela a possibilidade de a unidade encerrar de 7 de Dezembro a 7 de Janeiro. Este período pode ainda ser um pouco maior.
Cumpts.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Trisquel
A divindade, o princípio e o fim, a eterna evolução, o movimento, a vibração e a perpétua aprendizagem.
Não sei se o Marco António registou o voto do BBVA
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=589089
As casas que fazem estes comentários deveriam tal como o Ukisses dizer "Nem nós nem os nossos clientes têm qualquer posição na dívida pública portuguesa"

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=589089
As casas que fazem estes comentários deveriam tal como o Ukisses dizer "Nem nós nem os nossos clientes têm qualquer posição na dívida pública portuguesa"

Renegade Escreveu:EuroVerde Escreveu:Recessão entre -0,5% e -1,5%
A bolsa subiu. Está antecipando algo menos mau para 2013 em comparação com 2012.
Votei em -2.5% ou até pior.
Quanto à bolsa, acho que pode até alguma maneira ser distinta do crescimento do país dado que muitas das cotadas podem ver atenuada a recessão interna com bons negócios no estrangeiro.
O que acham?
Acho que o indice reflecte e antecipa de seu bom modo o estado do país.
O que acontece é que se a recessão em 2013 for de -2,5% como dizes, o indice rebenta em baixa com os 4400.
Não creio que isso venha a acontecer. No entanto deixei ali no tópico do PSI20 algo parecido com o Nikkei em 2002.
EuroVerde Escreveu:Recessão entre -0,5% e -1,5%
A bolsa subiu. Está antecipando algo menos mau para 2013 em comparação com 2012.
Votei em -2.5% ou até pior.
Quanto à bolsa, acho que pode até alguma maneira ser distinta do crescimento do país dado que muitas das cotadas podem ver atenuada a recessão interna com bons negócios no estrangeiro.
O que acham?
K. Escreveu:Devido sobretudo ao facto do mercado de acções ser historicamente um bom indicador avançado para o PIB, votei no intervalo -0.5 a +0.5.
Também por isso fui menos pessimista do que seria se olhasse apenas para o estado do país... ainda assim fui um pouco mais pessimista que tu, votei um intervalo abaixo -0.5 a -1.5...
No tópico do PSI20 está lá uma comparação minha entre o PSI20 e o Nikkei.
E outra análise do Rilha.
Se existir recessão entre -0,5% e -1,5% será que o indice cresce pela recessão de 2013 ser menos pronunciada que a de 2012, ou o indice quebra na mesma e toma o padrão do Nikkei?
E se a recessão for de -3% de novo ou menos?
E outra análise do Rilha.
Se existir recessão entre -0,5% e -1,5% será que o indice cresce pela recessão de 2013 ser menos pronunciada que a de 2012, ou o indice quebra na mesma e toma o padrão do Nikkei?
E se a recessão for de -3% de novo ou menos?
Em 2003 crescimento do PIB -1,2%
2004 crescimento +1,3%
2005 crescimento +2,2%
2006 crescimento +2,4%
2007 crescimento +1,9%
2008 crescimento 0%
2009 crescimento -2,6% (ultima recessão tinha sido em 2003)
2010 crescimento +1,4%
2011 crescimento -1,5%
----------------------------------------------
2012 crescimento previsto entre -2,9 e -3,5%
2013 crescimento previsto entre -0,5 e -1,5%
2014 crescimento previsto entre 0 e 0,5%
2015 crescimento previsto entre 0,5 e 0,6%
2016 crescimento previsto entre 1,1 e 3,3%
2017 crescimento previsto entre 2,7 e 4,5%
2004 crescimento +1,3%
2005 crescimento +2,2%
2006 crescimento +2,4%
2007 crescimento +1,9%
2008 crescimento 0%
2009 crescimento -2,6% (ultima recessão tinha sido em 2003)
2010 crescimento +1,4%
2011 crescimento -1,5%
----------------------------------------------
2012 crescimento previsto entre -2,9 e -3,5%
2013 crescimento previsto entre -0,5 e -1,5%
2014 crescimento previsto entre 0 e 0,5%
2015 crescimento previsto entre 0,5 e 0,6%
2016 crescimento previsto entre 1,1 e 3,3%
2017 crescimento previsto entre 2,7 e 4,5%
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: A_investidor, cali010201, Doreen, dragom, Google [Bot], Google Adsense [Bot], paulopereira.pp36.pp e 121 visitantes