Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação
Lumijori Escreveu:A situação que tenho ainda é pior.
O meu irmão que tem agora 22 anos, recebeu tb o email, sem nunca sequer ter comprado nenhum carro (nem uma bike quanto mais um carro...).
Telefonou para as finanças, e foi-lhe dito que o carro estava registado no nome dele desde 2002, ou seja quando tinha 13 anos!!!!.
Nem sabe o que fazer porque a situação é tão estupida que nem há explicação.
Alguém sabe de algo parecido??
A próxima fase será recebermos mails para cobrança de IMT dos últimos 8 anos de mansões que não possuímos.
Tenho pena de quem receber a carta referente à "casinha" do Duarte Lima no Algarve...
Editado pela última vez por Blue Epsilon em 5/7/2012 23:16, num total de 1 vez.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Lumijori Escreveu:A situação que tenho ainda é pior.
O meu irmão que tem agora 22 anos, recebeu tb o email, sem nunca sequer ter comprado nenhum carro (nem uma bike quanto mais um carro...).
Telefonou para as finanças, e foi-lhe dito que o carro estava registado no nome dele desde 2002, ou seja quando tinha 13 anos!!!!.
É cada uma melhor que outra...
O teu irmão que se ponha a pau, a ver se além de lhe pedirem o pagamento do IUC, a AT também lhe mete umas multas por andar a conduzir sem carta durante pelo menos 5 anos...

Vou fazer uma declaração de venda do meu carro "fantasma" a favor do Vitor Gaspar e entregar no IMTT. A ver se lhe aparece no portal das finanças dele para pagar o IUC.
A situação que tenho ainda é pior.
- Registado: 20/5/2009 22:09
Em 2004 ofereci um carro velho na condição do "comprador" o levar da porta de casa (já não andava) e tratar dos papeis. Assinámos os papeis que ele apenas teria de ir levar à Loja do Cidadão. Pedi-lhe para depois me mandar uma cópia do comprovativo. Nunca recebi nada e passado 1 ou 2 telefonemas, o telefone dele deixou de me atender.
Passado um ano e porque andar por aí um carro em meu nome sem ser minha responsabilidade, fui à DGV (agora IMTT, mas agora pode-se fazer online no automovelonline) e pedi apreensão.
Quando veio para casa uma multa por o carro ter sido visto sem selo (ainda não havia IUC), fui às finanças, mostrei o papel do pedido de apreensão e não paguei a multa.
Passados 6 meses de pedir a apreensão podia-se pedir o abate da viatura. Não o fiz passados 6 meses pois até já me tinha esquecido do caso. Mas em 2008 quando informatizaram isto para cobrança do IUC apareceu-me lá o carro para pagar. Fui ao IMTT e pedi o abate do veículo por ter o pedido de apreensão há mais de 6 meses sem ter sido executado. O carro saiu do sistema e nunca tive chatisse.
Se têm um carro nas finanças e não é vosso, peçam a apreensão. Não é só pelo IUC, essa é a menor das preocupações! Se uma pessoa for atropelada por esse carro e o condutor fugir, vão-vos pedir responsabilidades. Fica a vosso cargo provar que não estavam a guiar. Se esse carro for multado, envolvido em assaltos, etc, vão-vos bater à porta. Regularizem a situação do carro e dormem mais descansados. Se tiverem documentos que comprovem quando deixaram de ter a posse do carro, tentem que o documento de apreensão ou o abate indiquem essa data, para ver se depois se conseguem livrar do decorrido entretanto.
Ah... Não sei se o abate sem apreensão não terá sido uma benesse em 2008 para limpeza de registos e que agora já não é possível. Mas não custa questionar.
Passado um ano e porque andar por aí um carro em meu nome sem ser minha responsabilidade, fui à DGV (agora IMTT, mas agora pode-se fazer online no automovelonline) e pedi apreensão.
Quando veio para casa uma multa por o carro ter sido visto sem selo (ainda não havia IUC), fui às finanças, mostrei o papel do pedido de apreensão e não paguei a multa.
Passados 6 meses de pedir a apreensão podia-se pedir o abate da viatura. Não o fiz passados 6 meses pois até já me tinha esquecido do caso. Mas em 2008 quando informatizaram isto para cobrança do IUC apareceu-me lá o carro para pagar. Fui ao IMTT e pedi o abate do veículo por ter o pedido de apreensão há mais de 6 meses sem ter sido executado. O carro saiu do sistema e nunca tive chatisse.
Se têm um carro nas finanças e não é vosso, peçam a apreensão. Não é só pelo IUC, essa é a menor das preocupações! Se uma pessoa for atropelada por esse carro e o condutor fugir, vão-vos pedir responsabilidades. Fica a vosso cargo provar que não estavam a guiar. Se esse carro for multado, envolvido em assaltos, etc, vão-vos bater à porta. Regularizem a situação do carro e dormem mais descansados. Se tiverem documentos que comprovem quando deixaram de ter a posse do carro, tentem que o documento de apreensão ou o abate indiquem essa data, para ver se depois se conseguem livrar do decorrido entretanto.
Ah... Não sei se o abate sem apreensão não terá sido uma benesse em 2008 para limpeza de registos e que agora já não é possível. Mas não custa questionar.
HappyFather
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
http://caprichosdebolsa.blog.pt/ (inactivo)
AutoMech Escreveu:Koreano Escreveu:deveria solicitar a apreensão do carro junto do Registo Automovel. Assim fiz e desde 2008 que estava descansado relativamente ao IUC deste carro.
Mas o que é que aconteceu ? Apreenderam mesmo o carro ou não ?
Não apreenderam. Não sei se por o carro não circular ou se pela elevada eficácia

Um familiar meu vendeu um automóvel a um particular e, passado alguns meses e diversas insistências, começamos a desconfiar a demora do comprador em alterar o registo de propriedade.
Fizemos apreensão administrativa do veículo online, julgo que neste site, basta o cartão do cidadão para o fazer. O carro entretanto acabou por desaparecer do portal das finanças.
Passado uns meses o comprador ligou-nos irritado a queixar-se que tinha sido abordado pela polícia por ter a propriedade do veículo em situação irregular e ainda pagou uma coima salvo erro de 120€
Se tens as evidências que consideras necessárias para justificar que o veículo não é teu, acho que deves defender-te e tenta se possível falar com alguém superior ou perceber o que é que fizeste mal na altura. Se te responderem "não dá" porque "não dá", então é reclamar. A partir do momento que pagas já estás a dar o benefício da dúvida ao Estado e acho que não faz qualquer sentido se tiveres as provas necessárias do teu lado.
Cumps.
Fizemos apreensão administrativa do veículo online, julgo que neste site, basta o cartão do cidadão para o fazer. O carro entretanto acabou por desaparecer do portal das finanças.
Passado uns meses o comprador ligou-nos irritado a queixar-se que tinha sido abordado pela polícia por ter a propriedade do veículo em situação irregular e ainda pagou uma coima salvo erro de 120€

Se tens as evidências que consideras necessárias para justificar que o veículo não é teu, acho que deves defender-te e tenta se possível falar com alguém superior ou perceber o que é que fizeste mal na altura. Se te responderem "não dá" porque "não dá", então é reclamar. A partir do momento que pagas já estás a dar o benefício da dúvida ao Estado e acho que não faz qualquer sentido se tiveres as provas necessárias do teu lado.
Cumps.
Editado pela última vez por Dialmedia em 4/7/2012 23:14, num total de 1 vez.
- Registado: 26/1/2007 17:07
Eu acho que essa lista já existe: é a lista das isenções de imposto e amnistiados.

FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Para sacar milhões a sério
regresso do profeta Escreveu:Atenção
Eu só paguei o IUC relativo a 2008, no E-mail que recebi de sexta-feira só vem a mencionar a falta de pagamento de 2008 e não fala nos outros 4 anos seguintes. A Sra. das finanças falou que eu devia mais 4 anos, mas como no E-mail não fala nesses anos não paguei. A autoridade tributária que mande outro E-mail a especificar que devo mais 4 anos,enquanto não mencionar não pago. Lembro que este imposto é sobre um veiculo que já não tenho a mais de 25 anos. Como foi o gasparzinho lembrar disto? O que faz a falta de dinheiro no "Estado". Pessoal cuidado, guardem e vejam todos os documentos respeitantes a venda de terrenos, propriedades e Herançãs que "eles" vão vasculhar tudo.
Tudo vai ser passado a pente fino.
Para o estado sacar milhões a sério
Sugiro que as Finanças criem um "filtro" especial e enviem emails para quem:
- Utilizou fundos públicos com prejuízo acima do previsto
- Teve prémios de desempenho em empresas públicas deficitárias
- Desviou milhões para contas na Suiça de tios ou primos
- Utilizou fundos públicos para proveito próprio
- etc....
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Falta de pagamento de IUC - Imposto Único de Circulação
Atenção
Eu só paguei o IUC relativo a 2008, no E-mail que recebi de sexta-feira só vem a mencionar a falta de pagamento de 2008 e não fala nos outros 4 anos seguintes. A Sra. das finanças falou que eu devia mais 4 anos, mas como no E-mail não fala nesses anos não paguei. A autoridade tributária que mande outro E-mail a especificar que devo mais 4 anos,enquanto não mencionar não pago. Lembro que este imposto é sobre um veiculo que já não tenho a mais de 25 anos. Como foi o gasparzinho lembrar disto? O que faz a falta de dinheiro no "Estado". Pessoal cuidado, guardem e vejam todos os documentos respeitantes a venda de terrenos, propriedades e Heranças que "eles" vão vasculhar tudo.
Eu só paguei o IUC relativo a 2008, no E-mail que recebi de sexta-feira só vem a mencionar a falta de pagamento de 2008 e não fala nos outros 4 anos seguintes. A Sra. das finanças falou que eu devia mais 4 anos, mas como no E-mail não fala nesses anos não paguei. A autoridade tributária que mande outro E-mail a especificar que devo mais 4 anos,enquanto não mencionar não pago. Lembro que este imposto é sobre um veiculo que já não tenho a mais de 25 anos. Como foi o gasparzinho lembrar disto? O que faz a falta de dinheiro no "Estado". Pessoal cuidado, guardem e vejam todos os documentos respeitantes a venda de terrenos, propriedades e Heranças que "eles" vão vasculhar tudo.
Editado pela última vez por trader de elite em 4/7/2012 18:09, num total de 1 vez.
Também fui um dos felizes contemplados com o email de 6ª feira.
Diz respeito a um veículo do qual já fui proprietário e cuja venda foi efectuada "à balda":
Dá cá o guito toma lá o livrete!
Os anos passaram e quando o fisco decidiu carregar o património automóvel no site das financeis, dei por ela. Informei-me junto das finanças sobre como resolver a situação e disseram-me que na impossibilidade de contactar com o proprietário de facto, deveria solicitar a apreensão do carro junto do Registo Automovel. Assim fiz e desde 2008 que estava descansado relativamente ao IUC deste carro.
Nestes 4 anos, obviamente, nada de apreenderem o veículo.
Agora chega-me este mail e já estou a ver o filme quando for com o papel às finanças:
(FP Balcão Finanças) - Olhe que se está no sistema não posso fazer nada, vão mesmo pedir-lhe a liquidação de 5 anos de imposto. Tem de pagar primeiro e reclamar depois.
(Eu) - Mas eu fiz exactamente o que vinha no vosso Comunicado de 25 de Fevereiro de 2008, tenho aqui o comprovativo do pedido de apreensão.
(FP Balcão Finanças) - Pois eu estou a ver, o Sr. tem toda a razão, mas não posso fazer nada. "Computer says no".
O Gaspar foi "sistema", meteu o filtro "IUC por pagar desde 2008", clicou na quadrícula "Seleccionar Todos" e de seguida, pensando na derrapagem da execução orçamental e com um sorriso malvado nos lábios, clicou no botão "Liquidar"...
Lá vou arder com uns €200 e talvez lá para 2020 receba a devolução. Se me fizessem falta, era chato. Imagino que vá ser chato para muita gente.
Diz respeito a um veículo do qual já fui proprietário e cuja venda foi efectuada "à balda":
Dá cá o guito toma lá o livrete!
Os anos passaram e quando o fisco decidiu carregar o património automóvel no site das financeis, dei por ela. Informei-me junto das finanças sobre como resolver a situação e disseram-me que na impossibilidade de contactar com o proprietário de facto, deveria solicitar a apreensão do carro junto do Registo Automovel. Assim fiz e desde 2008 que estava descansado relativamente ao IUC deste carro.
Nestes 4 anos, obviamente, nada de apreenderem o veículo.
Agora chega-me este mail e já estou a ver o filme quando for com o papel às finanças:
(FP Balcão Finanças) - Olhe que se está no sistema não posso fazer nada, vão mesmo pedir-lhe a liquidação de 5 anos de imposto. Tem de pagar primeiro e reclamar depois.
(Eu) - Mas eu fiz exactamente o que vinha no vosso Comunicado de 25 de Fevereiro de 2008, tenho aqui o comprovativo do pedido de apreensão.
(FP Balcão Finanças) - Pois eu estou a ver, o Sr. tem toda a razão, mas não posso fazer nada. "Computer says no".
O Gaspar foi "sistema", meteu o filtro "IUC por pagar desde 2008", clicou na quadrícula "Seleccionar Todos" e de seguida, pensando na derrapagem da execução orçamental e com um sorriso malvado nos lábios, clicou no botão "Liquidar"...
Lá vou arder com uns €200 e talvez lá para 2020 receba a devolução. Se me fizessem falta, era chato. Imagino que vá ser chato para muita gente.
Re: porra
dfviegas Escreveu:pocoyo Escreveu:Só acho incrível, ainda não se poder fazer como na edp, brisa, pt, etc.
DÉBITO DIRECTO!!!
Acho que muita gente aderia e evitava chatices. Está na hora de evoluírem mais um pouco.
iam-te à conta sem dares por ela e depois para te devolverem o dinheiro esperavas 1 ou 2 anos livra.
Nunca me aconteceu nenhuma situação dessas.
Eu confiava nos gajos.
porra
pocoyo Escreveu:Só acho incrível, ainda não se poder fazer como na edp, brisa, pt, etc.
DÉBITO DIRECTO!!!
Acho que muita gente aderia e evitava chatices. Está na hora de evoluírem mais um pouco.
iam-te à conta sem dares por ela e depois para te devolverem o dinheiro esperavas 1 ou 2 anos livra.
- Registado: 29/11/2007 2:53
Eu acabei de receber o dito email mas é porque o meu mês de pagamento é em Julho. Já estava todo 'acagaçado' com os vossos posts mas pelos vistos está tudo OK. Só lá aparece o meu calhambeque.
Os Ferraris, Bugattis e Lamborghinis que tive já não aparecem na listagem.

Os Ferraris, Bugattis e Lamborghinis que tive já não aparecem na listagem.

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
mais_um Escreveu:Eu tive que pagar o imposto atrasado de 3 veiculos, deixei passar por dias e passado uns anos lá veio 3 multas...![]()
E uma das multas deixei passar o prazo!![]()
Por isso espero mais uma multa em breve.
A uma pessoa de família aconteceu-lhe isso no inicio deste ano. Tinha pago 1 dia depois do prazo, veio a primeira multa (15€) mas como estava de férias também passou o prazo. A segunda foi à volta de 65/70€ (não me recordo o valor exacto).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
cheira-me a esturro
Cá para mim, os gajos fizerem um programa de rastreamento de matriculas mal feito, e está a ir a carros que já estiveram associados a anteriores donos cobrando a esses e aos actuais o IUC.
Não há ninguem com este problema e que tenha o contacto do anterior dono para tentar esta dúvida?
Não há ninguem com este problema e que tenha o contacto do anterior dono para tentar esta dúvida?
dfviegas Escreveu:MKlop Escreveu:Viva,
infelizmente também fui contemplado com um e-mail destes.
No meu caso julgo que se trata de um carro que vendi julgo em 2007.
Não tenho bem a certeza do ano, no entanto já não encontro a papelada da venda...mas no site o carro não aparece como meu.
Eles estão a tentar cobrar o imposto de 2008 a 2012!?
Esperem lá mas os carros não aparecem no site como vossos e tem de pagar?
Se calhar estão a cobrar a vocês e aos reais donos, já tentaram averiguar?
os carros que lá aparecem são os actuais. Os que já foram vendidos não aparecem.
Não me surpreende: eles t~em tudo bem preparado. O que eles mais gostam é de enviar citações com o fim do processo fiscal e já com a execução em linha. Tudo em questão de dias...
O que é engraçado é que numa parte do site diz que não tenho nada a pagar de 2008! Mas que recebi o email lá isso recebi...
lmg_202 Escreveu:MKlop Escreveu:Como é que eu posso saber em que ano o carro que vendi deixou de ser meu?
Será que dá para ver nalgum sitio online?
(não encontro a papelada e eu e a maria não concordamos nas datas.....!)
É ir a empresa seguradora
Já não é a minha seguradora: será que eles me dão a informação?
mais_um Escreveu:MKlop Escreveu:Como é que eu posso saber em que ano o carro que vendi deixou de ser meu?
Será que dá para ver nalgum sitio online?
(não encontro a papelada e eu e a maria não concordamos nas datas.....!)
se depositaste o montante da venda consegues chegar lá pelos movimentos bancários.
O dinheiro foi directamente em mão para um caseiro meu...
por aí não chego lá, mas obrigado.
MKlop Escreveu:Viva,
infelizmente também fui contemplado com um e-mail destes.
No meu caso julgo que se trata de um carro que vendi julgo em 2007.
Não tenho bem a certeza do ano, no entanto já não encontro a papelada da venda...mas no site o carro não aparece como meu.
Eles estão a tentar cobrar o imposto de 2008 a 2012!?
Esperem lá mas os carros não aparecem no site como vossos e tem de pagar?
Se calhar estão a cobrar a vocês e aos reais donos, já tentaram averiguar?