Porque silenciam a ISLÂNDIA?
Re: A revolução Islandesa
PT_Trader Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Oberon__ Escreveu:Eu acho graça é que as pessoas insurgem-se contra a austeridade e cortes de salários, mas qd se trata de desvalorizações brutais de moeda ninguém se queixa... não é empobrecimento também?!
Ileteracia financeira. As pessoas se olharem para o salário nominal no final do mês e o virem a diminuir revoltam-se. Se houver desvalorização da moeda e consequente inflação as pesoas penam "é a vida", a inflação faz parte.
Tenho até familiares que nem se lembram que o FMI cá esteve em 1983. Ng sabe que em 1983 o ajuste real dos salários foi +/- o mesmo que tem sido até agora (excluindo as mais recentes medidas de austeridade que não tenho dados ainda).
Em ambos os casos foram +/-18%. (de novo excluindo as últimas medidas de austeridade). Alguém se lembra de 83?? Claro que não, por isso nos endividamos de novo, como iremos endividar no futuro!!
As pessoas dizem que estão chateadas com a corrupção no governo, dinheiro mal gasto etc. Onde estavam as manifestações estes últimos 10 anos? Desde que tivessem $ no final do mês o povo não se chateava. ALguém se revoltou em 2008 quando o socrates deu um aumento inédito aos funcionários públicos em plena crise mundial?
É normal as pessoas olharem para o salário nominal, apesar de estarem perante a tal ilusão monetária. O que é certo é que apesar da moeda ter desvalorizado muito, no futuro poderia novamente valorizar, e os escudos que as pessoas recebiam no final do mês eram os mesmos. Muitos dão essa comparação, mas eu não acho que seja assim tão simples de comparar. O facto é que se a SS fosse aumentada para 18%, as pessoas recebiam menos 7%, enquanto a taxa se mantivesse neste nível.
Quanto à parte de as pessoas irem para a rua manifestar o seu desagrado por medidas que as beneficiem a elas ou alguém... acho que nunca vi isso em nenhum lado, é um comportamento normal, ou tu e o oberom também foram para a rua quando o Sócrates deu aquele aumento?!
Confundes a questão. Não se trata de fazer manifestações quando aumentam ordenados, mas sim de interpretar essa como uma medida má para o país e, em último caso, para ti, mesmo que sejas tu beneficiado com esse aumento. O que está aqui em questão é exercer o teu voto de acordo com essa prerrogativa. Dou-te um exemplo prático, quando o Teixeira aumentou o salário dos func. Públicos antes das eleições eu teria votado a desfavor do PS só por isso. Foi de uma irresponsabilidade e de um populismo assombrosos. Como eu já venho dizendo muitas vezes neste fórum, Portugal é um tipo de País onde o político que fizesse campanha defendendo aumento do salário mínimo para 800 Euros e uma descida massiva do IRS, ganharia de certeza as eleições. E isto é sintomático de uma democracia disfuncional.
Por outro lado, o que eu argumento também é que se as pessoas vêm para a rua protestar contra reduções de salários, também deveriam vir para a rua protestar contra desvalorizações cambiais, e isso nunca se viu (note-se que a desvalorização cambial nem sequer tem efeito progressivo, i.e. nem sequer "protege" as camadas da sociedade com menor rendimento). Esta falta de coerência apenas revela ignorância, iliteracia financeira como referiu muito bem o virtua.
PT_Trader Escreveu:VirtuaGod Escreveu:roubar a aforradores em beneficio de devedores!
Só empresta quem quer
O problema não é só esse, imagina os milhões de pessoas que poupam para as reformas, ou poupam para uma casa. Basta terem dinheiro no banco que estás a perder $ via inflação. Roubam 2/3/4% aos meus investimentos etc.
A única forma mesmo de beneficiar é mesmo alavancagem, mas para isso precisa de saber o que fazes e ter $ para alavancar!!
P.S: Depósitos a prazo históricamente nem chegam para cobrir a inflação!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
PT_Trader Escreveu:Mas o que mata isto tudo acho que não é tanto a produtividade do sul da europa, mas sim os políticos e do regime político que temos, que não consegue parar de acumular dívida e, para abate-la um pouco, é sempre através da classe média. Vai ser "giro" ver a França (URSS em construção) daqui a 15 anos.
As pessoas pensarem que isto é um problema de dívida é um erro IMO, senão já tinham ido atrás do EUA e principalmente do Japão.
Há muitas razões para os "vigilantes" do mercado obrigacionista (há que os confunda com os especuladores mas são outra "espécie" embora isso não os impossíbilite de especular) se estarem a comportar da forma que estão e acredita que tem muito pouco a haver com a quantidade de dívida mas sim com a qualidade.
É tão simples como isto: Vais emprestar dinheiro, a quem emprestarias e porquê? A quem achas que tem mais probabilidade de te pagar de volta, independentemente da dívida que ele já tem. Na tua análise vais ver é se a dívida que ele já tem vai influenciar ou não a capacidade dele de te pagar. A crise são, na minha opinião por duas razões primordiais:

Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/9/2012 15:42, num total de 2 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
mais_um Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Tinha lido no público 18%, se foi menos ou mais não tenho dados de uma instituição suficientemente credível para argumentar. Os 18% do público devem valer até mais que os 8% do iol. Espero que o público tenha melhores fontes![]()
No caso do I, é uma entrevista ao João Ferreira do Amaral e ele explica o raciocinio dele. Podes rebater tecnicmente. No caso do Publico desconheço.
E claro que é possível rebater tecnicamente. Logo a primeira coisa que me vem à cabeça é dizer que uma descida de 7% nos salário não se traduz numa descida 7% no salário real. Dizer isso é ignorar o efeito sobre os preços. Infelizmente não tenho tempo para estar a dissecar economicamente estas afirmações, mas isso seria sim um debate frutuoso e não falar sobre os troikos daqui para fora ou prisão para os banqueiros. Antes disso prefiro falar sobre a reforma do nosso sistema democrático...
Dizer que não é uma medida análoga é que me parece um erro tremendo, na minha humildade de conhecimento económico. Para uma economia sem moeda própria não há hipótese de desvalorização cambial. Óbvio que o óptimo seria descer a TSU apenas para as empresas exportadoras (mas aplicar isso directamente vai contra as regras europeias como é óbvio). Estando nós em terreno desconhecido, irá ter de se aplicar algo que nunca foi aplicado em contexto semelhante ao nosso actual. A medida a implementar será sempre de risco, visto que se trata de "experimentalismo" económico. Por outro lado, diria que quem mais fez experimentalismo económico até hoje, não se tem saído muito mal... Mas portugal é um seguidor, sempre foi...
VirtuaGod Escreveu:Não, acho que muito bem que as pessoas se manifestem, só tenho pena que o façam quando o $ aperta. Sobre o Governo não estar a conseguir fazer um bom trabalho não discordo, mas duvido que conseguissem fazer outra coisa. A troika pedia X em corte de despesa, e ou se vai aos custos com pessoal ou se limpa porcaria. Com a força dos ricos e lobbies em portugal não me parece uma escolha dificil. Infelizmente asfixiam a economia no seu geral para não deixar de beneficiar alguns. O problema é que a troika só deixou objectivos e o governo escolhe o caminho mais fácil. Deviam ter cá vindo e limpar esta sujeira toda, estes políticos que estão desde sempre no poleiro, estes individuos que chegam a lideres de uma J e já sabem que vão ser primeiros ministros um dia. Isso é que mete n*j*.
Quase a 100% de acordo

VirtuaGod Escreveu:roubar a aforradores em beneficio de devedores!
Só empresta quem quer

- Registado: 20/6/2011 21:48
PT_Trader Escreveu:Então estamos alinhados. Não votaste no Sócrates, mas o problema é que agora estão lá outros a fazer um trabalho não muito promissor. E achas que é normal esperar mais 3 anos para nos manifestarmos?
Não, acho que muito bem que as pessoas se manifestem, só tenho pena que o façam quando o $ aperta. Sobre o Governo não estar a conseguir fazer um bom trabalho não discordo, mas duvido que conseguissem fazer outra coisa. A troika pedia X em corte de despesa, e ou se vai aos custos com pessoal ou se limpa porcaria. Com a força dos ricos e lobbies em portugal não me parece uma escolha dificil. Infelizmente asfixiam a economia no seu geral para não deixar de beneficiar alguns. O problema é que a troika só deixou objectivos e o governo escolhe o caminho mais fácil. Deviam ter cá vindo e limpar esta sujeira toda, estes políticos que estão desde sempre no poleiro, estes individuos que chegam a lideres de uma J e já sabem que vão ser primeiros ministros um dia. Isso é que mete n*j*.
PT_Trader Escreveu:Se as pessoas não se apercebem, é porque não "mata tudo"...
Ai mata mata, a inflação é algo que me deixa maravilhado, é a forma de roubo mais perfeita alguma vez inventada. Sabes quanto desvalorizou um dólar nos últimos 100 anos? 90%. Achas que esses 90% simplesmente desapareceram? Achas mesmo que a os EUA são devedores pk a economia não cresce? Estão é alavancados e a beneficiar da brutal desvalorização do dólar. A financiarem-se a 1.7% a 10 anos basta crescer mais que isso em média nos próximos 10 anos para ganharem BILIÕES.
A inflação é roubar a aforradores em beneficio de devedores! Então investir com dinheiro que não é nosso é LINDO! Os ricos irão permanecer ricos porque têm informação, pensam de outra forma das pessoas "normais" e eu bem vejo isso profissionalmente quase todos os dias...
http://www.bloomberg.com/news/2012-09-24/billionaire-ellison-increases-credit-line-to-4-5-billion.html
Edit: Não percebo porque o meu corrector ortográfico não funciona no caldeirão (e provavelmente em foruns PHP). Cada post são 20 erros, estou farto de editar lol
VirtuaGod Escreveu:+1 O problema é que as intituições/pessoas que mandam não ajustam os planos aos países. Esta fórmula do FMI é a que ele aplica em todo o lado, mesmo tendo já destruido países inteiros. Os alemães têm traumas com a inflação. Só daqui a 15/20 anos vamos saber se isto resultou. Mas tenho muitas dúvidas, não tenho propriamente grandes espectativas na produtividade do Sul da Europa. Estas políticas são boas em países desenvolvidos porque limpam muita porcaria, aqui?? Aqui quem paga é o povo e os políticos continuam na sua vida faustosa!
Também tenho muitas dúvidas. E o ajustamento a ser feito, mesmo que agressivo, tem que ser todo de uma vez, e não com o PEC 15 ou 20 como nós e outros países temos. Aqui a saída do euro seria vantajosa

Mas o que mata isto tudo acho que não é tanto a produtividade do sul da europa, mas sim os políticos e do regime político que temos, que não consegue parar de acumular dívida e, para abate-la um pouco, é sempre através da classe média. Vai ser "giro" ver a França (URSS em construção

VirtuaGod Escreveu:PT_Trader Escreveu:ou tu e o oberom também foram para a rua quando o Sócrates deu aquele aumento?!
Só posso falar por mim, a minha única forma de mostrar desagrado foi não votar nele. Se de cada vez que o dinheiro público fosse mal gerido era manifestante profissional. Todos os dias há algo novo, mas só agora que aperta o $ e as pessoas se revoltam é que notam?? Give me a break. Tenho um amigo meu que ao menos é honesto e diz o ele queria ser "quando fosse grande" era o Berlusconi!!
[url]O que é certo é que apesar da moeda ter desvalorizado muito, no futuro poderia novamente valorizar[/url]
Pois podia, como as acções do bcp![]()
Tal como os impostos que não descem uma moeda não se valoriza facilmente depois de desvalorizada. Depois de o Estado se habituar ao bem bom vai perder o que tem?? Desvalorizar moeda deve ser a única coisa que considero mais roubo que impostos. Inflação mata TUDO. As pessoas é que não se apercebem... Ainda se vão queixando de vez em quando que o café passou de 50 escudos para 50 cêntimos mas pensam que isso faz parte da vida! Não não faz, a inflação é uma coisa relativamente recente praticamente inventada no século XX!!
Então estamos alinhados. Não votaste no Sócrates, mas o problema é que agora estão lá outros a fazer um trabalho não muito promissor. E achas que é normal esperar mais 3 anos para nos manifestarmos?
Se as pessoas não se apercebem, é porque não "mata tudo"...
Nestas análises simples de como se poderia fazer o ajustamento, há coisas que muitos analistas e políticos não se apercebem - vivemos numa democracia (seja lá o q isso for!). Há certas medidas que ao serem implementadas num regime democrático, simplesmente não funcionam...
PT_Trader Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Se são um erro ou não reservo à história essa análise, não sou futurologista. De momento a política expansionista seguida pelos EUA está a ser uma melhor gestão da crise, aparentemente. Mas a cada QE a inflação sobe mais um bocadinho, só espero que eles saibam o que estão a fazer!!
Exacto, eu também espero que a Europa saiba o que está a fazer
+1 O problema é que as intituições/pessoas que mandam não ajustam os planos aos países. Esta fórmula do FMI é a que ele aplica em todo o lado, mesmo tendo já destruido países inteiros. Os alemães têm traumas com a inflação. Só daqui a 15/20 anos vamos saber se isto resultou. Mas tenho muitas dúvidas, não tenho propriamente grandes espectativas na produtividade do Sul da Europa. Estas políticas são boas em países desenvolvidos porque limpam muita porcaria, aqui?? Aqui quem paga é o povo e os políticos continuam na sua vida faustosa!
PT_Trader Escreveu:ou tu e o oberom também foram para a rua quando o Sócrates deu aquele aumento?!
Só posso falar por mim, a minha única forma de mostrar desagrado foi não votar nele. Se de cada vez que o dinheiro público fosse mal gerido era manifestante profissional. Todos os dias há algo novo, mas só agora que aperta o $ e as pessoas se revoltam é que notam?? Give me a break. Tenho um amigo meu que ao menos é honesto e diz o ele queria ser "quando fosse grande" era o Berlusconi!!
PT_Trader Escreveu:O que é certo é que apesar da moeda ter desvalorizado muito, no futuro poderia novamente valorizar
Pois podia, como as acções do bcp

Editado pela última vez por VirtuaGod em 26/9/2012 14:56, num total de 2 vezes.
VirtuaGod Escreveu:Tinha lido no público 18%, se foi menos ou mais não tenho dados de uma instituição suficientemente credível para argumentar. Os 18% do público devem valer até mais que os 8% do iol. Espero que o público tenha melhores fontes![]()
No caso do I, é uma entrevista ao João Ferreira do Amaral e ele explica o raciocinio dele. Podes rebater tecnicmente. No caso do Publico desconheço.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
VirtuaGod Escreveu:Se são um erro ou não reservo à história essa análise, não sou futurologista. De momento a política expansionista seguida pelos EUA está a ser uma melhor gestão da crise, aparentemente. Mas a cada QE a inflação sobe mais um bocadinho, só espero que eles saibam o que estão a fazer!!
Exacto, eu também espero que a Europa saiba o que está a fazer

Tinha lido no público 18%, se foi menos ou mais não tenho dados de uma instituição suficientemente credível para argumentar. Os 18% do público devem valer até mais que os 8% do iol. Espero que o público tenha melhores fontes
Sobre o estes-programas-ajustamento-da-troika-sao-erro-brutal. O problema não são os programas mas sim as pessoas. Relembro que a própria Alemanhã nos anos 90 tb passou por estes processos e tornou-se na economia que é hoje!!
Se são um erro ou não reservo à história essa análise, não sou futurologista. De momento a política expansionista seguida pelos EUA está a ser uma melhor gestão da crise, aparentemente. Mas a cada QE a inflação sobe mais um bocadinho, só espero que eles saibam o que estão a fazer!!

Sobre o estes-programas-ajustamento-da-troika-sao-erro-brutal. O problema não são os programas mas sim as pessoas. Relembro que a própria Alemanhã nos anos 90 tb passou por estes processos e tornou-se na economia que é hoje!!
Se são um erro ou não reservo à história essa análise, não sou futurologista. De momento a política expansionista seguida pelos EUA está a ser uma melhor gestão da crise, aparentemente. Mas a cada QE a inflação sobe mais um bocadinho, só espero que eles saibam o que estão a fazer!!
VirtuaGod Escreveu:Oberon__ Escreveu:Eu acho graça é que as pessoas insurgem-se contra a austeridade e cortes de salários, mas qd se trata de desvalorizações brutais de moeda ninguém se queixa... não é empobrecimento também?!
Ileteracia financeira. As pessoas se olharem para o salário nominal no final do mês e o virem a diminuir revoltam-se. Se houver desvalorização da moeda e consequente inflação as pesoas penam "é a vida", a inflação faz parte.
Tenho até familiares que nem se lembram que o FMI cá esteve em 1983. Ng sabe que em 1983 o ajuste real dos salários foi +/- o mesmo que tem sido até agora (excluindo as mais recentes medidas de austeridade que não tenho dados ainda).
Em ambos os casos foram +/-18%. (de novo excluindo as últimas medidas de austeridade). Alguém se lembra de 83?? Claro que não, por isso nos endividamos de novo, como iremos endividar no futuro!!
As pessoas dizem que estão chateadas com a corrupção no governo, dinheiro mal gasto etc. Onde estavam as manifestações estes últimos 10 anos? Desde que tivessem $ no final do mês o povo não se chateava. ALguém se revoltou em 2008 quando o socrates deu um aumento inédito aos funcionários públicos em plena crise mundial?
É normal as pessoas olharem para o salário nominal, apesar de estarem perante a tal ilusão monetária. O que é certo é que apesar da moeda ter desvalorizado muito, no futuro poderia novamente valorizar, e os escudos que as pessoas recebiam no final do mês eram os mesmos. Muitos dão essa comparação, mas eu não acho que seja assim tão simples de comparar. O facto é que se a SS fosse aumentada para 18%, as pessoas recebiam menos 7%, enquanto a taxa se mantivesse neste nível.
Quanto à parte de as pessoas irem para a rua manifestar o seu desagrado por medidas que as beneficiem a elas ou alguém... acho que nunca vi isso em nenhum lado, é um comportamento normal, ou tu e o oberom também foram para a rua quando o Sócrates deu aquele aumento?!
VirtuaGod Escreveu:Oberon__ Escreveu:Eu acho graça é que as pessoas insurgem-se contra a austeridade e cortes de salários, mas qd se trata de desvalorizações brutais de moeda ninguém se queixa... não é empobrecimento também?!
A medida pretende substituir o efeito de uma desvalorização cambial. O primeiro-ministro comparou-a com a desvalorização cambial feita com o FMI no programa de 1983. A medida é um substituto?
Não é um substituto da desvalorização cambial, isso é um erro comum. Tentar substituir uma desvalorização cambial por uma medida de redução de salários é um erro, aliás, destes programas de estabilização com a troika. As medidas têm consequências diferentes. O primeiro-ministro fez alguma confusão entre desvalorização cambial e queda do nível de vida. A desvalorização cambial no programa de 1983 foi da ordem dos 20%, mas a queda dos salários reais não chegou a 8%. Uma coisa é a moeda desvalorizar-se, outra é o nível de vida baixar. É falso dizer que, nesse caso, o nível de vida desceu 20%. Os salários reais desceram cerca de 8%, o que é bastante menos do que será se a medida da TSU for para diante.
Não é o mesmo em termos de impacto no rendimento e de efeito na economia?
A medida da TSU não é a mesma coisa que a desvalorização cambial por várias razões. Em primeiro lugar porque a redução salarial é a mesma para todos os sectores e não privilegia os bens transaccionáveis. Por isso é muito pouco eficiente. Nas exportações o peso directo e indirecto dos salários – directamente dos sectores exportadores, mais o peso dos sectores que produzem bens para os sectores exportadores – é da ordem dos 30%. Uma descida de menos de 6% da Taxa Social Única [5,75%] não chega a 1,8% de melhoria de competitividade, o que é irrisório. Porquê? Porque essa descida é distribuída por todos os sectores e como tal o impacto nos sectores de bens transaccionáveis é pequeno. A desvalorização cambial, pelo contrário, incide sobre bens transaccionáveis. É uma espécie de subsídio que se dá a esses sectores no imediato e é um bom incentivo para os empresários investirem nesse tipo de sectores. Em segundo lugar também são diferentes os efeitos sobre a riqueza: quando há uma desvalorização cambial todos sofrem em relação ao exterior uma desvalorização, quer nos rendimentos do trabalho, quer nos outros, incluindo o próprio património. Aqui não: todo o ajustamento cai sobre os salários.
Falou de uma queda de 8% dos salários reais em 1983 na sequência de desvalorização cambial – como compara com a medida hoje em discussão?
Se os salários descessem 7% – que na realidade é um pouco mais – e se somarmos o efeito preços – 2% a 3% de inflação – iríamos aos 10% de perda de salário real. É mais do que em todo o programa de ajustamento de 1983/84. Com a agravante de não resolver nada. E com a agravante adicional, muito pouco discutida, de que uma desvalorização do rendimento das famílias é muito perigosa em termos de equilíbrio financeiro porque as famílias estão muito endividadas, coisa que não se via em 1983. Se estamos a reduzir drasticamente o rendimento das famílias – e isso já se notou no caso dos funcionários públicos – estamos a aumentar muito as condições para o incumprimento, além de criarmos um problema social muito grave. Outro dos erros destes programas de estabilização é não terem em conta o que chamamos efeito riqueza negativo. As famílias estão muito endividadas o que leva a que qualquer descida de rendimento se amplifique muito mais no consumo.
http://www.ionline.pt/portugal/joao-fer ... rro-brutal
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
Oberon__ Escreveu:Eu acho graça é que as pessoas insurgem-se contra a austeridade e cortes de salários, mas qd se trata de desvalorizações brutais de moeda ninguém se queixa... não é empobrecimento também?!
Iliteracia financeira. As pessoas se olharem para o salário nominal no final do mês e o virem a diminuir revoltam-se. Se houver desvalorização da moeda e consequente inflação as pesoas penam "é a vida", a inflação faz parte.
As pessoas dizem que estão chateadas com a corrupção no governo, dinheiro mal gasto etc. Onde estavam as manifestações estes últimos 10 anos? Desde que tivessem $ no final do mês o povo não se chateava. ALguém se revoltou em 2008 quando o sócrates deu um aumento inédito aos funcionários públicos em plena crise mundial?
EDIT: Mas não vou convencer ng de nada... cada um olha para a sua vida, para o seu bolso, 80% dos manifestantes se fossem políticos roubavam tanto como eles!!
Mas não querendo ser off topic concordo a maioria das medidas na Islândia, mas como acabaram de dizer não podemos seguir pk não temos moeda única e mesmo que tivessemos no escudos estamos na UE e não podiamos mandar os credores ir passear

Pedro73 Escreveu:Antes de ajuizar é preciso conhecer e de fato não tem sido grande a vontade de mostrar ao mundo a "revolução islandesa". Algo semelhante aconteceu pela a Europa em meados do Sec XIX , quando na ressaca de grandes crises economicas se seguiram grandes revoluções na França e Itália por ex.. Primeiro ignoradas e depois replicadas !
<iframe width="480" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/JGwMIlpgR2A?fs=1&feature=oembed&wmode=opaque" frameborder="0"></iframe>
O filme mostra bem o combate a muitos dos vicios das democracias comatosas em que vivemos. Nomeadamente:
- A perpetuação de pessoas/famílias na política e ou em cargos de poder político!
- A apatia política dos cidadãos pq são despojados de qq capacidade/ferramenta sistemática de intervenção política .
- Os segredos do estado, nomeadamente no que diz respeito a contas e negócios publico/privado.
- necessidade de mexer na constituição para : limitar mandatos políticos : aumentar a transparência no exercícios de cargos públicos ; aumentar o poder de intervenção politica dos cidadãos.
- reforço da crítica em relação á ação dos partidos/governantes evitando relações de fidelidade como se fossem clubes de futebol ou religiões para a vida.
- necessidade de reforço de ideologia: os governos atuais não têm nenhuma, vemos atualmente partidos ditos de “esquerda” a seguir políticas de “direita” e vice-versa ! Os governos após eleitos tomam medidas muito semelhante independentemente da sua raiz ideológica.
-eliminar a promiscuidade entre o poder económico e político . Nomeadamente o poder exercído sobre os média.
Se eles conseguirem mexer em todos estes pontos, como pretendem, não tenhamos dúvidas que se trata de um revolução democrática !
Tudo muito revolucionário, mas qd se trata de mudar alguma coisa, nunca se sabe muito bem o que fazer e invariavelmente desvirtua-se completamente a relação causa-consequência...
Não existe ainda nenhum tipo de milagre islandês a reportar.
A Islândia está num processo de recuperação completamente diferente, visto que tem moeda própria. E não, não podemos sair do Euro como se nada fosse. A incerteza associada ao processo de saída é enormíssima, pelo que pode correr tudo muito mal ou muito bem. O ser humano é avesso ao risco e não penso que o processo de ajustamento de Portugal esteja a correr assim tão mal que justifique uma jogada de sorte/azar. Isso sim seria jogar com a vida das pessoas. Um processo de ajustamento sem moeda própria demorará sempre mais tempo do que um processo de ajustamento com moeda própria. Eu acho graça é que as pessoas insurgem-se contra a austeridade e cortes de salários, mas qd se trata de desvalorizações brutais de moeda ninguém se queixa... não é empobrecimento também?!
A própria crise da Islândia é muito diferente da portuguesa. Mesmo que o BPN não tivesse sido resgatado (e ignorando o risco sistémico que poderia ter desgraçado o sistema financeiro português) continuaria a existir um problema gravíssimo de défice de balança comercial e dívida externa.
Parece-me que a revolução de que tanto se fala é uma reacção à má qualidade dos políticos portugueses. Mas não percebo muito bem porque se confunde isso com o sistema financeiro ou a economia. Eles têm feito porcaria a tantos níveis em Portugal nos últimos, que custa-me entender porque só na crise a maioria das pessoas liga ao que se está a passar (quer dizer, percebo o porquê, mas acho simplesmente triste). Agora que tudo está mal, lembram-se do sistema democrático no qual deviam sempre participar activamente e conscientemente.
Há tantas medidas que se podem tomar para melhorar a democracia portuguesa, mas poucas pessoas falam disso. Dizem antes, fora com a troika, ou fora com os banqueiros como se isso resolvesse alguma coisa...
A única coisa que temos a aprender com os islandeses é, do meu ponto de vista, a sua capacidade de mobilização e perseverança para fazer reforma no seu sistema político. Em Portugal isso não existe e as pessoas contentam-se com a areia que lhes atiram para os olhos. Não conseguem entender onde está o problema, a génese de todos os nossos males. Porque não duvidem, se nada mudarmos, passaremos por esta crise mal ou bem, como já passámos por tantas outras, mas daqui a uns anos estaremos novamente a passar por um qualquer período mau....
A revolução Islandesa
Antes de ajuizar é preciso conhecer e de fato não tem sido grande a vontade de mostrar ao mundo a "revolução islandesa". Algo semelhante aconteceu pela a Europa em meados do Sec XIX , quando na ressaca de grandes crises economicas se seguiram grandes revoluções na França e Itália por ex.. Primeiro ignoradas e depois replicadas !
<iframe width="480" height="270" src="http://www.youtube.com/embed/JGwMIlpgR2A?fs=1&feature=oembed&wmode=opaque" frameborder="0"></iframe>
O filme mostra bem o combate a muitos dos vicios das democracias comatosas em que vivemos. Nomeadamente:
- A perpetuação de pessoas/famílias na política e ou em cargos de poder político!
- A apatia política dos cidadãos pq são despojados de qq capacidade/ferramenta sistemática de intervenção política .
- Os segredos do estado, nomeadamente no que diz respeito a contas e negócios publico/privado.
- necessidade de mexer na constituição para : limitar mandatos políticos : aumentar a transparência no exercícios de cargos públicos ; aumentar o poder de intervenção politica dos cidadãos.
- reforço da crítica em relação á ação dos partidos/governantes evitando relações de fidelidade como se fossem clubes de futebol ou religiões para a vida.
- necessidade de reforço de ideologia: os governos atuais não têm nenhuma, vemos atualmente partidos ditos de “esquerda” a seguir políticas de “direita” e vice-versa ! Os governos após eleitos tomam medidas muito semelhante independentemente da sua raiz ideológica.
-eliminar a promiscuidade entre o poder económico e político . Nomeadamente o poder exercído sobre os média.
Se eles conseguirem mexer em todos estes pontos, como pretendem, não tenhamos dúvidas que se trata de um revolução democrática !
Már Gudmundsson, governor of the Central Bank of Iceland, explains the lessons of Iceland’s recovery
- Anexos
-
Necessary Adjustments.pdf
- (115.26 KiB) Transferido 385 Vezes
Re: A mim parece-me...
Pedro73 Escreveu:Mas é muito melhor lidar apenas com um país falido do que apanhar com agiotas
Preferes que os funcionários públicos e pensionistas recebam um corte de 50% no poder de compra do que pedir emprestado a uma tx. média de uns 4%? Para além disso achas que deviamos pagar o que devemos? Ou nem devemos? Como o Berardo diz "Os bancos é que me ofereceram crédito não era eu que queria"...
Consideras 4% agiotagem?
Editado pela última vez por VirtuaGod em 23/9/2012 22:23, num total de 1 vez.
A mim parece-me...
É óbvio que os Islandeses não estão bem ! Mas é muito melhor lidar apenas com um país falido do que apanhar com agiotas e uma classe política residente que continua a passear os seus carros de luxo ao mesmo tempo que tira o pão da boca dos pobres e lhes pede mais sacrificios.
Os Islandeses estão mal mas melhoram a constituição.
Os Islandeses estão mal mas responsabilizaram os verdadeiros culpados.
Os Islandeses estão mal mas estão a substituir os políticos de carreira... que se borrifam para o seu eleitorado !
Os Islandeses estão mal mas recusaram ser escravos dos agiotas durante mais tempo.
Vamos ver qto tempo é que paises como o nosso aguentarão a atual situação...
Os Islandeses estão mal mas melhoram a constituição.
Os Islandeses estão mal mas responsabilizaram os verdadeiros culpados.
Os Islandeses estão mal mas estão a substituir os políticos de carreira... que se borrifam para o seu eleitorado !
Os Islandeses estão mal mas recusaram ser escravos dos agiotas durante mais tempo.
Vamos ver qto tempo é que paises como o nosso aguentarão a atual situação...
Esse vídeo agora está na moda. Já me apareceu várias vezes no facebook e discuti sobre ele com alguns amigos. Tudo o que tenho a dizer é: Não queria estar na pele deles e que estou farto de "documentários" pouco isentos (sejam eles socialistas/capitalistas/comunistas). Deixo aqui um texto da wikipedia para as pessoas que pensam que a Islândia é/Foi um exmplo e que com estas medidas ficou muito melhor que os países da UE que precisaram de "bailouts". Na minha opinião pior que a Islândia só mesmo a Grécia neste momento!! Para além de que devem ter perdido aí uns 40% do poder de compra, ficaram com o sistema de pensões bastante danificado e um mercados de capitais que praticamente desapareceu!! Se isto acontece-se com Portugal iria muito profundamente reflectir em emigrar!!
"Effects
Within Iceland
The current economic climate in the country has affected many Icelandic businesses and citizens. With the creation of Nýi Landsbanki, the new organisation which replaces the old Landsbanki, around 300 employees will lose their jobs due to a radical restructuring of the organisation which is intended to minimise the bank's international operations. Similar job losses are expected at Glitnir and Kaupthing[134] The job losses can be compared with the 2,136 registered unemployed and 495 advertised vacancies in Iceland at the end of August 2008.[9]
Other companies have also been affected. For example, the private Sterling Airlines declared bankruptcy on 29 October 2008. The national airline Icelandair has noticed a significant slump in domestic demand for flights. However, the airline states that year-on-year international demand is up from last year. Guðjón Arngrímsson, a spokesman for the airline, said "we're getting decent traffic from other markets... we are trying to let the weak [króna] help us." He has also stated that it is impossible to predict whether the company will be profitable this year.[135] Morgunblaðið, an Icelandic newspaper, is cutting some jobs and merging parts of its operations with the media corporation 365. The newspaper 24 stundir has ceased publication due to the crisis, resulting in the loss of 20 jobs.[135]
Importers are particularly hard hit, with the government restricting foreign currency to essential products such as food, medicines and oil.[136] The €400 million loan from the central banks of Denmark and Norway is sufficient to pay for a month's imports,[9] although on 15 October there was still a "temporary delay" which affected "all payments to and from the country".[137]
The assets of Icelandic pension funds are, according to one expert, expected to shrink by 15–25%.[138] The Icelandic Pension Funds Association has announced that benefits will in all likelihood have to be cut in 2009.[139] Iceland's GDP is expected by economists to shrink by as much as 10% as a result of the crisis, putting Iceland by some measures in an economic depression.[140] Inflation may climb as high as 75% by the end of the year.[141]
Unemployment had more than tripled by late November 2008, with over 7000 registered jobseekers[142] (about 4% of the workforce) compared to just 2136 at the end of August 2008.[9] As 80% of household debt is indexed and another 13% denominated in foreign currencies,[143] debt payment is going to be more costly. Since October 2008, 14% of the workforce have experienced reductions in pay, and around 7% have had their working hours reduced. According to the president of the Icelandic Federation of Labour (ASÍ), Gylfi Arnbjörnsson, these figures are lower than expected. 85% of those currently registered as unemployed in Iceland stated that they lost their job in October, after the economic collapse.[144]
On 17 July 2009, lawmakers voted 33–28 (with two abstentions) to approve a government plan for Iceland to apply for full European Union membership. Although Iceland already had a free trade arrangement with the EU, it had always rejected full membership due to concerns that its independence could be compromised. However, Prime Minister Jóhanna Sigurðardóttir, who was elected in April, had promised to bring Iceland into the EU to help stabilize its economy. EU enlargement Commissioner Olli Rehn expressed support for Iceland's membership, stating that as "a country with deep democratic traditions," Iceland will be welcome in the EU's expansion plans.[145]"
"Effects
Within Iceland
The current economic climate in the country has affected many Icelandic businesses and citizens. With the creation of Nýi Landsbanki, the new organisation which replaces the old Landsbanki, around 300 employees will lose their jobs due to a radical restructuring of the organisation which is intended to minimise the bank's international operations. Similar job losses are expected at Glitnir and Kaupthing[134] The job losses can be compared with the 2,136 registered unemployed and 495 advertised vacancies in Iceland at the end of August 2008.[9]
Other companies have also been affected. For example, the private Sterling Airlines declared bankruptcy on 29 October 2008. The national airline Icelandair has noticed a significant slump in domestic demand for flights. However, the airline states that year-on-year international demand is up from last year. Guðjón Arngrímsson, a spokesman for the airline, said "we're getting decent traffic from other markets... we are trying to let the weak [króna] help us." He has also stated that it is impossible to predict whether the company will be profitable this year.[135] Morgunblaðið, an Icelandic newspaper, is cutting some jobs and merging parts of its operations with the media corporation 365. The newspaper 24 stundir has ceased publication due to the crisis, resulting in the loss of 20 jobs.[135]
Importers are particularly hard hit, with the government restricting foreign currency to essential products such as food, medicines and oil.[136] The €400 million loan from the central banks of Denmark and Norway is sufficient to pay for a month's imports,[9] although on 15 October there was still a "temporary delay" which affected "all payments to and from the country".[137]
The assets of Icelandic pension funds are, according to one expert, expected to shrink by 15–25%.[138] The Icelandic Pension Funds Association has announced that benefits will in all likelihood have to be cut in 2009.[139] Iceland's GDP is expected by economists to shrink by as much as 10% as a result of the crisis, putting Iceland by some measures in an economic depression.[140] Inflation may climb as high as 75% by the end of the year.[141]
Unemployment had more than tripled by late November 2008, with over 7000 registered jobseekers[142] (about 4% of the workforce) compared to just 2136 at the end of August 2008.[9] As 80% of household debt is indexed and another 13% denominated in foreign currencies,[143] debt payment is going to be more costly. Since October 2008, 14% of the workforce have experienced reductions in pay, and around 7% have had their working hours reduced. According to the president of the Icelandic Federation of Labour (ASÍ), Gylfi Arnbjörnsson, these figures are lower than expected. 85% of those currently registered as unemployed in Iceland stated that they lost their job in October, after the economic collapse.[144]
On 17 July 2009, lawmakers voted 33–28 (with two abstentions) to approve a government plan for Iceland to apply for full European Union membership. Although Iceland already had a free trade arrangement with the EU, it had always rejected full membership due to concerns that its independence could be compromised. However, Prime Minister Jóhanna Sigurðardóttir, who was elected in April, had promised to bring Iceland into the EU to help stabilize its economy. EU enlargement Commissioner Olli Rehn expressed support for Iceland's membership, stating that as "a country with deep democratic traditions," Iceland will be welcome in the EU's expansion plans.[145]"
A revolução Islandesa
Eu acho que a maioria do que eles estão a fazer estão a fazer bem ... muitos paises endividados como o nosso irão seguir-lhes os passos, mais tarde ou mais cedo.
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/lNt7zc6ouco" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/lNt7zc6ouco" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>
VirtuaGod Escreveu:Muffin Escreveu: Como se pode ver no gráfico, tiveram um poico, e os preços voltaram a estabilizar.
Penso que querias dizer algo como " a subida generalizada dos preços (inflação) estabilizou". Os preços não estabilizaram, depois de subirem brutalmente (e diminuindo o poder de compra dos islandeses) mantiveram-se altos. O que abrandou e voltou ao normal foi o ritmo com que sobem, não os preços (que se mantiveram altos)....
E pensas muito bem!

- Registado: 4/1/2004 22:32
Ora exactamente. Nas palavras do próprio FMI:
"Iceland’s commitment to its program, a decision to push losses on to bondholders instead of taxpayers and the safeguarding of a welfare system that shielded the unemployed from penury helped propel the nation from collapse toward recovery, according to the Washington-based fund."
A diferença está toda aqui nesta frase. NMHO.
R.P.
P.S. Onde é que anda o Mech? Já não leio nada escrito por ele há muito tempo... Alguém sabe?
Mech, se estás a ler isto, volta que precisamos de ti para partir loiça.
"Iceland’s commitment to its program, a decision to push losses on to bondholders instead of taxpayers and the safeguarding of a welfare system that shielded the unemployed from penury helped propel the nation from collapse toward recovery, according to the Washington-based fund."
A diferença está toda aqui nesta frase. NMHO.
R.P.
P.S. Onde é que anda o Mech? Já não leio nada escrito por ele há muito tempo... Alguém sabe?
Mech, se estás a ler isto, volta que precisamos de ti para partir loiça.
Trade the trend.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Crosses, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, PacoNasssa, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 368 visitantes