Athens Stock Exchange
BePatience,
Há outros sectores representados (estão indicados entre parêntesis na lista que coloquei), mas apenas duas empresas têm alguma expressão no índice: a Hellenic Telecom com 8,2% e a Coca-cola com 7,3%. As restantes têm um peso tão baixo que influenciam pouco o índice.
Em jeito de complemento ao que escrevi anteriormente, posso ainda referir que a empresa "Marfin investment group holdings sa (serviços financeiros)" tem um peso de 3,2%. O que significa que 70% do índice é composto por empresas da área da banca, serviços financeiros e apostas.
Só para comparação posso referir as percentagens que esse tipo de empresas pesam noutros índices:
- no AEX da holanda essa percentagem é de 13,8%;
- no PSI-20 é de 23,2%;
- no CAC-40 é de 17,9%
(estou a incluir as seguradoras nestes cálculos).
Ou seja, vemos que o índice grego está muitíssimo mais exposto ao sector da banca.
Há outros sectores representados (estão indicados entre parêntesis na lista que coloquei), mas apenas duas empresas têm alguma expressão no índice: a Hellenic Telecom com 8,2% e a Coca-cola com 7,3%. As restantes têm um peso tão baixo que influenciam pouco o índice.
Em jeito de complemento ao que escrevi anteriormente, posso ainda referir que a empresa "Marfin investment group holdings sa (serviços financeiros)" tem um peso de 3,2%. O que significa que 70% do índice é composto por empresas da área da banca, serviços financeiros e apostas.
Só para comparação posso referir as percentagens que esse tipo de empresas pesam noutros índices:
- no AEX da holanda essa percentagem é de 13,8%;
- no PSI-20 é de 23,2%;
- no CAC-40 é de 17,9%
(estou a incluir as seguradoras nestes cálculos).
Ou seja, vemos que o índice grego está muitíssimo mais exposto ao sector da banca.
- Registado: 5/11/2002 12:21
Athens Stock Exchange
Por curiosidade fui consultar o site oficial da bolsa grega e estive a ver quais as empresas que fazem parte do índice principal. Aqui fica a lista:
1. Alpha Bank S.A. (banca)
2. Agricultural Bank of Greece S.A. (banca)
3. Viohalko hellenic copper and aluminium industry S.A. (indústrias diversificadas)
4. Bank of Cyprus public company ltd (banca)
5. Coca-cola S.A. (bebidas)
6. Ellaktor S.A. (construção)
7. Hellenic petroleum S.A. (petróleo e gás)
8. National bank of greece S.A (banca)
9. Efg eurobank ergasias S.A. (banca)
10. Hellenic telecom. Org. (telecom.)
11. Intralot S.A.- integrated lottery systems & services (gambling)
12. Marfin popular bank public co ltd (banca)
13. Marfin investment group holdings sa (serviços financeiros)
14. Motor oil (hellas) corinth refineries sa (petróleo e gás)
15. Mytilineos holdings S.A. (metais não ferrosos)
16. Greek organisation of football prognostics S.A. (gambling)
17. Public power corporation sa (electricidade)
18. Titan cement company S.A. (cimento)
19. Piraeus bank S.A. (banca)
20. Tt hellenic postbank S.A. (banca)
(podem consultar aqui).
Olhando para esta lista de 20 acções saltou-me imediatamente à vista a elevada proporção de bancos - 8 das 20 empresas listadas são bancos! Fui então somar os pesos relativos dos vários bancos e cheguei à assustadora conclusão de que estes 8 bancos têm um peso de 56% (sendo que só o National Bank of Greece pesa 22,5% do índice!). Pergunto eu: como é que um índice em que os bancos sozinhos contam mais que todas as outras empresas do índice somadas se aguenta face a uma crise financeira?
Mas há mais: do índice principal fazem parte duas empresas de apostas (gambling), que no seu conjunto pesam 10,5% (9,5% + 1%).
Daqui resulta que 66,5% - ou seja DOIS TERÇOS - do principal índice grego é composto por bancos e empresas de apostas.
Penso que isto explica parte das quedas a que temos assistido nos últimos tempos na praça de Atenas.
1. Alpha Bank S.A. (banca)
2. Agricultural Bank of Greece S.A. (banca)
3. Viohalko hellenic copper and aluminium industry S.A. (indústrias diversificadas)
4. Bank of Cyprus public company ltd (banca)
5. Coca-cola S.A. (bebidas)
6. Ellaktor S.A. (construção)
7. Hellenic petroleum S.A. (petróleo e gás)
8. National bank of greece S.A (banca)
9. Efg eurobank ergasias S.A. (banca)
10. Hellenic telecom. Org. (telecom.)
11. Intralot S.A.- integrated lottery systems & services (gambling)
12. Marfin popular bank public co ltd (banca)
13. Marfin investment group holdings sa (serviços financeiros)
14. Motor oil (hellas) corinth refineries sa (petróleo e gás)
15. Mytilineos holdings S.A. (metais não ferrosos)
16. Greek organisation of football prognostics S.A. (gambling)
17. Public power corporation sa (electricidade)
18. Titan cement company S.A. (cimento)
19. Piraeus bank S.A. (banca)
20. Tt hellenic postbank S.A. (banca)
(podem consultar aqui).
Olhando para esta lista de 20 acções saltou-me imediatamente à vista a elevada proporção de bancos - 8 das 20 empresas listadas são bancos! Fui então somar os pesos relativos dos vários bancos e cheguei à assustadora conclusão de que estes 8 bancos têm um peso de 56% (sendo que só o National Bank of Greece pesa 22,5% do índice!). Pergunto eu: como é que um índice em que os bancos sozinhos contam mais que todas as outras empresas do índice somadas se aguenta face a uma crise financeira?
Mas há mais: do índice principal fazem parte duas empresas de apostas (gambling), que no seu conjunto pesam 10,5% (9,5% + 1%).
Daqui resulta que 66,5% - ou seja DOIS TERÇOS - do principal índice grego é composto por bancos e empresas de apostas.
Penso que isto explica parte das quedas a que temos assistido nos últimos tempos na praça de Atenas.

- Registado: 5/11/2002 12:21