O cantinho do Champignon
Champignon Escreveu:Boa noite canguru.
Obrigado desde já pelos elogios.
Claro que pode haver opiniões distintas dentro da AF, tal como com a AT.
Mas sem querendo criticar o autor dessa análise, que nem sem quem seja, acho que a minha foi bem mais detalhada e sobretudo justificada. Não concordam?
Não digo que a minha esteja mais ou menos correcta... mas no caso dessa dizer que está cara ou que esperam X ou Y de EPS só por dizer, parece-me demasiado redutor.
Champ, acredito que sim mas eu não entendo mesmo nada de AF... força com o tópico!
canguru Escreveu:Champ, parabéns pelo teu tópico!
Achei 'piada' ter-me cruzado com esta análise sobre a JMT na poupança proteste. Pelos vistos na AF também há que possa ter visões diferentes sobre o mesmo activo.
JERÓNIMO MARTINS
Forte desempenho operacional
Distribuição
Bolsa de Lisboa • 6,59 EUR
Risco :
Bons resultados trimestrais com realce
para a subida da rentabilidade.
Nos próximos anos, o grupo vai
continuar a apostar na expansão na
Polónia. Apesar das perspectivas
favoráveis, a acção está muito cara.
Vender
A Jerónimo Martins (JM) divulgou
bons resultados no terceiro trimestre,
com os lucros a crescerem 16,2% face a
igual período de 2008, para os 0,10 euros
por acção. As vendas cresceram
4,5%, com a actividade na Polónia a
avançar 5,6% (+34% em moeda local),
enquanto o retalho em Portugal subiu
4,2%. Mas, o destaque vai para a subida
da rentabilidade operacional fruto, sobretudo,
das sinergias e do aumento de
escala das operações da JM.
Em 2009, o grupo acumula agora um
ganho de 0,22 euros por acção, com as
vendas a registarem uma subida de
5,8% (+20,6% sem efeitos cambiais).
Entretanto, no dia do investidor, a JM
anunciou várias metas para o triénio
2010/2012. Entre elas, prevê abrir 20 novos
Pingo Doce e 550 novas lojas Biedronka.
Para tal, irá investir 1300 milhões
de euros (70% na Polónia).De resto, conta
com uma subida das vendas totais de
dois dígitos, excluindo efeitos cambiais, e
espera uma subida dos lucros a umritmo
superior ao das vendas. Alguns objectivos
são algo ambiciosos,mas a gestão tem
apresentado bons resultados nos últimos
anos. Para 2009, ajustamos ligeiramente
as expectativas de lucros por acção para
0,30 euros (antes 0,29). Em 2010,
mantemos lucros de 0,34 euros.
Boa noite canguru.
Obrigado desde já pelos elogios.
Claro que pode haver opiniões distintas dentro da AF, tal como com a AT.
Mas sem querendo criticar o autor dessa análise, que nem sem quem seja, acho que a minha foi bem mais detalhada e sobretudo justificada. Não concordam?
Não digo que a minha esteja mais ou menos correcta... mas no caso dessa dizer que está cara ou que esperam X ou Y de EPS só por dizer, parece-me demasiado redutor.
Champ, parabéns pelo teu tópico!
Achei 'piada' ter-me cruzado com esta análise sobre a JMT na poupança proteste. Pelos vistos na AF também há que possa ter visões diferentes sobre o mesmo activo.
JERÓNIMO MARTINS
Distribuição
Risco :
Vender
JERÓNIMO MARTINS
Distribuição
Risco :
Vender
Obrigado Champignon, a tua análise ajudou-me bastante. Sempre tinha prestado pouca atenção a este título talvez por ser tão popular presumia que estava sempre caro. Mas agora percebo que foi uma grande asneira pensar dessa maneira. É sem dúvida uma das melhores empresas em bolsa.
Mais uma vez agradeço até porque puseste uma boa dose de trabalho na tua análise.
Já somos 2! Eu próprio esbocei admiração depois da minha própria análise. Pergunto-me a mim mesmo porque não a terei feito antes.
Mas como diz o ditado, "A pensar morreu um burro...":mrgreen:
Eu fiz gráficos das duas que ilustram a diferença. O valor da JM está milhares de euros e da sonae em euros.
Embora seja uma interpretação demasiado simplista dá sempre muito mais gosto olhar para o gráfico da JMT comparando com os da SON.
Mas vamos tentar perceber esses "altos e baixos" numa análise futura à SON.
Champignon Escreveu:
E seguindo uma máxima de Peter Lynch…” Go for a business that any idiot can run - because sooner or later, any idiot probably is going to run it.”
E não é que isto é mesmo verdade!
Por exemplo aqui temos uma vantagem comparado com a Sonae.
Como sabes a Sonae actua em diversos sectores.
Ou seja á primeira vista parece que os fundamentais acompanham sempre a macro economia. Comporta-se então como uma empresa cíclica. Talvez seja devido ao facto de não ter apenas retalho alimentar como a Jerónimo Martins.
É uma boa questão tentarmos perceber se isso é verdade, numa futura análise.
Eu fiz gráficos das duas que ilustram a diferença. O valor da JM está milhares de euros e da sonae em euros.
- Anexos
-
- image02.GIF (8.85 KiB) Visualizado 4700 vezes
-
- image0x1.gif (5.56 KiB) Visualizado 4680 vezes
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Obrigado Champignon, a tua análise ajudou-me bastante. Sempre tinha prestado pouca atenção a este título talvez por ser tão popular presumia que estava sempre caro. Mas agora percebo que foi uma grande asneira pensar dessa maneira. É sem dúvida uma das melhores empresas em bolsa.
Mais uma vez agradeço até porque puseste uma boa dose de trabalho na tua análise.
"There are three faithful friends - an old wife, an old dog, and ready money." - Benjamin Franklin
- Registado: 16/6/2007 12:05
Champignon Escreveu:Bem aqui o champignon vai de fim de semana que bem merece!![]()
Aguardo então as vossas sugestões, para no inicio da próxima semana ter uma acção para analisar.
A que tiver mais votos será a escolhida!
Bom fim de semana a todos e votem em força
Exelente fim de semana,e obrigado pelas analises.
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Sr_SNiper Escreveu:Quando poderes escrever duas frases sobre a sonae.sgps agradecia porque ando a ver cotadas na area da distribuição e esta é uma delas...
Olha sem ter analisado ainda com profundidade a Sonae, deixo 2 alertas.
O 1º foi descrito na análise a JMT e passo a citar:
Bem,
Feito um resumo do que faz a empresa passemos á análise propriamente dita.
É sempre importante percebermos o modelo de negócio. Ao contrário do que muita gente pensa, a JMT não é apenas a “dona” de alguns supermercados. Tem várias outras actividades, mas tudo dentro do sector alimentar. É assim muito fácil perceber o negócio da empresa.
No entanto isto nem sempre foi assim.
Entre 1995 e 2000, houve aqui uma tentativa de diversificar o negócio, tornando-o ruinoso. Destaco para uma pareceria com O BCP no Expresso Atlântico, uma parceria com a Oniway nas telecomunicações, e a aquisição da VMPS nas águas e turismo.
Resultado disto? Prejuízos!
De 2000 a 2003 a empresa fez a sua necessária reestruturação, alienando os negócios fora da sua actividade central. Depois disso voltaram aos lucros.
E seguindo uma máxima de Peter Lynch…” Go for a business that any idiot can run - because sooner or later, any idiot probably is going to run it.”
E não é que isto é mesmo verdade!
Por exemplo aqui temos uma vantagem comparado com a Sonae.
Como sabes a Sonae actua em diversos sectores.
O 2º advém do facto de a Sonae ter uma enorme correlação com o PSI20.
Ou seja á primeira vista parece que os fundamentais acompanham sempre a macro economia. Comporta-se então como uma empresa cíclica. Talvez seja devido ao facto de não ter apenas retalho alimentar como a Jerónimo Martins.
É uma boa questão tentarmos perceber se isso é verdade, numa futura análise.
Sou mais um a congratular-te pelas análises efectuadas, tens aqui mais um seguidor deste Tópico. Embora siga a AT para entrar e sair dos mercados é sempre bom ter outra visão.
Editado pela última vez por Bokas em 5/3/2010 19:33, num total de 1 vez.
Pois, acredito.
Mas o meu francês é não é dos melhores. Ler relatórios em português, e andar à procura da informação que procuro... ainda aceito, mas em francês...naaaaa!:mrgreen:
E nos USA, além de ter mais facilidade na língua...os dados estão todos normalizados.
Só informações adicionais é que tenho que procurar nos relatórios mais extensos...mas mesmos esses têm normas pré definidas.
Portugal bem podia caminhar nesse sentido que não se perdia nada...
Mas o meu francês é não é dos melhores. Ler relatórios em português, e andar à procura da informação que procuro... ainda aceito, mas em francês...naaaaa!:mrgreen:
E nos USA, além de ter mais facilidade na língua...os dados estão todos normalizados.
Só informações adicionais é que tenho que procurar nos relatórios mais extensos...mas mesmos esses têm normas pré definidas.
Portugal bem podia caminhar nesse sentido que não se perdia nada...

rsacramento Escreveu:embora não acredite em nenhum desses padrões, aqui ficam 2 projecções para o duplo topo:
a manual aponta para os 5.58
matematicamente:
M máximo
m mínimo
p projecção
log(M) - log(m) = log(m) - log(p)
=> log(M/m) = log(m/p)
=> M/m = m/P
=> m/M = p/m
=> p = m*m/M
6.33^2 / 7.47 = 5.36
Como eu adorava essa que essa projecção fosose acontecer

Era um excelente ponto de entrada. Mas se não der, tenho que a agarrar mais a cima.
Quanto aos agradecimentos...fico contente que tenham gostado

Quanto a análises futuras embora eu goste muito do mercado americano, noto que por aqui a simpatia recai mais no PSI.
Estou enganado?
Se assim for, passarei a dar mais atenção ao PSI.
Isto porque fazer uma análise destas é relativamente rápido.
Dá mais trabalho é passar para o formato escrito, e justificar todos os raciocínios.
E se for da preferência geral uma maior atenção ao PSI, farei então esse tipo de análise aqui, e farei as minhas próprias análises "mais rápidas" ao mercado americano.
Digam agora de vossa justiça...
Champignon,
Sobre as figuras técnicas que perguntaste dei a minha opinião no post sobre a JMT e NMHO não é nenhuma das duas:
Cheers,
R.P.
Sobre as figuras técnicas que perguntaste dei a minha opinião no post sobre a JMT e NMHO não é nenhuma das duas:
A situação da JMT é muito curiosa. Devia estar a subir e está a descer.
Tecnicamente na minha opinião não está a fazer H&S porque essa figura é de inversão. A acção estava a subir, a projecção do H&S invertido seria para continuar a subir, logo não é um H&S.
Para ser um duplo topo era preciso que o potencial de subida da acção estivesse esgotado e também não vejo razões para isso prinicplamente com um dividendo esperado este ano de 14 centimos.
Parece-me que está, isso sim a lateralizar, ou a consolidar vá, da subida ininterrupta que durou praticamete um ano e que trouxe a cotação desde os 3 euros até aos 7,6.
Cheers,
R.P.
Trade the trend.
Champinhom,
antes de mais os devidos agradecimentos por nos disponibilizares a tua análise.
Não própriamente por opção, mas por falta de conhecimentos específicos, acompanho-a um pouco "à JAS" ( com as devidas distâncias e especial consideração por ele ).
Tudo isto para partilhar convosco os 2 interessantes negócios que me proporcionou ontem e novamente hoje.
Resultado da amálgama de informação que vou analisando ( especial destaque para o Caldeirão ) concluí que a cotação estaria já muito esticada e, em dois "raides" intraday shortei usando o TW 7617, com o objectivo definido de "ir buscar" 1 cent. Assim foi, felizmente, ontem e hoje. Pena não ter , como o JAS, comprado "um camião deles".
Mais um capítulo a juntar à saga JM...
antes de mais os devidos agradecimentos por nos disponibilizares a tua análise.
Não própriamente por opção, mas por falta de conhecimentos específicos, acompanho-a um pouco "à JAS" ( com as devidas distâncias e especial consideração por ele ).
Tudo isto para partilhar convosco os 2 interessantes negócios que me proporcionou ontem e novamente hoje.
Resultado da amálgama de informação que vou analisando ( especial destaque para o Caldeirão ) concluí que a cotação estaria já muito esticada e, em dois "raides" intraday shortei usando o TW 7617, com o objectivo definido de "ir buscar" 1 cent. Assim foi, felizmente, ontem e hoje. Pena não ter , como o JAS, comprado "um camião deles".
Mais um capítulo a juntar à saga JM...
- Registado: 15/12/2004 16:02
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: fatura.pt, Google [Bot], Goya777, m-m, malakas, Manchini888, maturidade, Mr.Warrior, MR32, Olhar Leonino, peterteam2, Phil2014, PIKAS, Rafael Abreu, Roque Amador, silva_39, ze couves e 167 visitantes