Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Pequenos investidores apostam forte no FOREX

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por kpt » 28/10/2009 1:23

Jorge Lima Escreveu:Salvador/Kpt

Junto às vossas respostas uma nota que li que fala no período 23h-10h, "trading off-peak hours", como sendo dos mais perigos, desaconselham mesmo,por considerarem que os pequenos investidores estão mais expostos...
Enquanto não concretizo a minha entrada na corretora, estou a tentar saber mais sobre o assunto.
Junto em anexo,a quem estiver interessado no Forex,um guia que estou a ler e estou a gostar muito, tem uma linguagem muito acessível e escrito de forma inteligente.

O meu trading baseia-se em 2 "estratégias" bastante distintas.

A primeira caracteriza-se por negociar num time-frame que varia entre as 8 e as 24 horas (mas com base numa análise gráfica diária em que o intervalo entre sinais pode ser de vários dias ou semanas), dependendo do potencial que espero para o movimento e do tempo que este demora a concretizar-se. Neste tipo de trading as horas mortas não me preocupam em demasia.

O segundo, e o que mais utilizo, diria que é mesmo "agressive intraday trading". Negoceio, portanto, com um time-frame de apenas alguns minutos, tentando fazer meia dúzia de pips por trade. Apesar de ter dito que é o que mais utilizo, de momento até já não o é, pois o trabalho consome mesmo muito tempo.

Quanto à primeira estratégia, hão-de estar a perguntar mas... "Então se analisas numa base diária, cujos sinais podem ocorrer com intervalos de dias ou semanas, porque é que o time-frame é de apenas 8-24horas (entenda-se, neste caso, time-frame como o tempo entre a abertura e fecho da posição e não como a base temporal de análise)?

A reposta é simples. Apesar de me basear numa análise mais longa no tempo, algo que me está muito presente e forte (e que aprendi com erros passados) é uma velha máxima, "mais vale um pássaro na mão que dois a voar". Basicamente, "Don't let your profit run away, take it!". Não devemos pensar no quanto poderíamos vir a ganhar caso mantivéssemos o trade mas sim no quanto poderíamos deixar de ganhar e ainda perder. Neste tipo de trading, apenar do nível de segurança ser relativamente elevado dado que negoceio em sinais bastante fortes e longos, não permito que a volatilidade do mercado acabe por me atacar os stops. É que é precisamente nesse tipo de zonas (grandes suportes/resistências), onde pode haver muita indecisão e volatilidade, levando a uma fácil ruptura dos stops, mesmo que sejam largos e mesmo que a posição esteja no sentido correcto do mercado. Por isso, "take the profit" é a melhor opção sempre. Não esquecer que a ganância é o maior inimigo!

Quanto ao intraday agressivo, ter todos e principalmente os mais relevantes suportes e resistências traçados no intraday (gráfico em 1 minuto), RSI, volume, MM20 e MM50 é a minha solução para fazer apenas meia duzia de pips por trade. Aqui a regra do take profit é ainda mais imperativa!

Este tipo de trading é ideal numa base regular. Aqui, mais que em qualquer outro tipo de trading, quanto menos ganancioso e paciente se for, mais regular é-se nos ganhos. Note-se, o objectivo aqui é lucrar pouco por trade mas lucrar aos poucos todos os dias. Grão a grão, enche a galinha o papo.

Senão vejamos. Imaginem que têm € 5.000 para negociar em margem com 1/100 de alavancagem. À cotação actual do EURUSD, cada pip neste par são 33,78€. Se tiverem como objectivo diário fazer 3 pips líquidos de comissões/spreads (repare-se, 3 pips não é nada no meio de todos os movimentos intradiários), já são 100€. Extrapolando isto para um mês, são 2000€, para um ano são 24.000€. Estaríamos perante uma rentabilidade de 480%/ano, já para não falar no bom ordenado que são os €2.000/mês, clicando apenas uma ou outra vez no rato por dia.

EDIT: Estarão a perguntar-se, rste tipo ainda acredita no pai natal? Não, mas acredito e com provas dadas que é possível. Se é com 1.000€ ou 5.000€ de margem isso já depende de cada um. Mas 3 pips por dia não me parece nenhum sonho inatingível, pelo contrário, soa quase a ridículo. Porque não deixo o trabalho e me dedico ao trading...? Só faltam um pouco mais de bolas para deixar tudo para trás...

Registado: 11/5/2007 23:19

por tonirai » 28/10/2009 1:22

salvadorveiga Escreveu:Para quem diz q alavancagem do Fx e' arriscado, so usa alavancagem quem quer... para quem controla o money management nao tem q se preocupar com as possibilidades que o Fx "oferece" de alavancagem... eu nao uso nem 1/10 da alavancagem oferecida... estou bem como estou.

Subscrevo inteiramente e destaco o segredo do papão :wink:

Registado: 19/4/2007 18:26

por salvadorveiga » 28/10/2009 1:17

canguru Escreveu:
LTCM Escreveu:
salvadorveiga Escreveu: na verdade n existe nenhum estudo que quantifique qual a % q perde consistentemente...

Na verdade existem vários estudos académicos, com base em contas de clientes reais, que indicam que a percentagem de perdedores é superior a 90%.

Depois de mais um post pedagógico do LTCM...

Pata-Hari Escreveu:LTCM, o engraçado é que toda a gente acredita que é a excepção e que os outros são os suckers.

e do aviso da Pata.

Eis que surgem novos fãs...

Jorge Lima Escreveu:salvadorveiga
Li com muita atenção este item, estou interessado em negociar no forex,inclusive estou em processo de abertura de conta no gobulling com este propósito! À falta de melhor, foi a ideia que me surgiu! Das corretoras que enunciaste podes dizer em qual delas estás a negociar?
Abraço

karman Escreveu:boa tarde. estou a ponderar entrar neste nercado. e possivel entrar com mil euros para começar? se sim, qual a melhor plantaforma?

Sinceramente gostava de saber o que vos atrai negociar com a nata dos traders mundiais num jogo de soma nula.

Se assim é supohno que tambem n negoceias SP500 nem nada... apenas acçoes.

O que me atrai em Fx? Sinceramente nunca olhei mt pa Fx até Maio. Sempre tive ideia do muito arriscado, etc até que comecei a inteirar-me...

Hoje em dia negoceio mais em Fx do que futuros ou em acçoes como o fazia anteriormente sobretudo porque acho menos arriscado, não estou sujeito a gaps de abertura de mercado, excepçao aos fins semana, mas eqnuanto em acçoes sao 220 eventos passiveis de gaps em Fx sao "apenas" 52 eventos...tenho um leque mais restrito de activos, concentrando em mt menos activos...

Acho Fx mt menos arriscado do que os outros mercados. Para quem diz q alavancagem do Fx e' arriscado, so usa alavancagem quem quer... para quem controla o money management nao tem q se preocupar com as possibilidades que o Fx "oferece" de alavancagem... eu nao uso nem 1/10 da alavancagem oferecida... estou bem como estou.

um abraço
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por tonirai » 28/10/2009 1:07

bestblandina Escreveu:no meu banco o eur/usd esta cotado da seguinte maneira:
no buy esta a 1,48165
no sell esta a 1,48195

sendo assim 1 pip é 0,00001, é isso?
O banco já leva 30 pip de spread, mas na minha plataforma aparece 3

Isso é algo que veio trazer muita confusão... digamos que é um pouco como quando foi introduzido o Euro para substituir o Escudo:
Quem já era grandinho, obteve alguma confusão... mas quem ainda não lidava com dinheiro na época (crianças pequenas) não sentiu problemas quando cresceu porque não teve que se adaptar :lol:

Isto para dizer que o pip foi até recentemente igual a 0,0001, altura em que a maioria das corretoras começaram a introduzir mais uma casa decimal, ficando 0,00001;

Sendo a definição de pip a unidade mais pequena do par, tens razão;
Mas várias corretoras e traders em geral referem-se a essa casa decimal como sendo "décimo de pip", para não confundir com o pip antigo! :lol:

por bestbland » 28/10/2009 0:59

no meu banco o eur/usd esta cotado da seguinte maneira:
no buy esta a 1,48165
no sell esta a 1,48195

sendo assim 1 pip é 0,00001, é isso?
O banco já leva 30 pip de spread, mas na minha plataforma aparece 3
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por bestbland » 28/10/2009 0:56

thanks tonirai

por tonirai » 28/10/2009 0:50

bestblandina Escreveu:o que é um pip?
julgo ser 0,001€, é isso?

Um pip é a unidade mais pequena da cotação em causa...

Por exemplo, se o EURUSD cota a 1,5036, e evoluir para 1,5039, subiu 3 pips;

Nos pares que envolvem o Yen, que cotam com 2 casa decimais, um pip é 0,01.

por tonirai » 28/10/2009 0:45

bestblandina Escreveu: obrigado tonirai, é claro se fosse 3000€ para começar equivalia a 300.000€ de margem (1/100), era de loucos para quem queria começar.
Qual o melhor tópico com as melhores analises para o eur/usd, agora vou estar de olho para a futura entrada.
Como se custuma negociar em média, no curto prazo ou medio. Há quem faço daytrade mas com esta margem não dá

cumprimentos best

Melhor tópico aqui no caldeirão?
Infelizmente, não há assim muito por onde escolher...
Pessoalmente gosto muito de ver as análises ou resumos do djovarius, assim como do C.N..

Como negociar, isso tem de ficar ao teu critério.
Nota que qualquer valor dá para fazer daytrade... claro que com uma baixa exposição, não poderias olhar ao valor bruto de ganho ou perda, mas sim aos pips que consegues capturar, à regularidade com que consegues bons resultados.

Vai "brincando" para sentires o pulso do mercado, e vê qual o timeframe que te serve mais.

por canguru » 28/10/2009 0:40

LTCM Escreveu:
salvadorveiga Escreveu: na verdade n existe nenhum estudo que quantifique qual a % q perde consistentemente...

Na verdade existem vários estudos académicos, com base em contas de clientes reais, que indicam que a percentagem de perdedores é superior a 90%.

Depois de mais um post pedagógico do LTCM...

Pata-Hari Escreveu:LTCM, o engraçado é que toda a gente acredita que é a excepção e que os outros são os suckers.

e do aviso da Pata.

Eis que surgem novos fãs...

Jorge Lima Escreveu:salvadorveiga
Li com muita atenção este item, estou interessado em negociar no forex,inclusive estou em processo de abertura de conta no gobulling com este propósito! À falta de melhor, foi a ideia que me surgiu! Das corretoras que enunciaste podes dizer em qual delas estás a negociar?
Abraço

karman Escreveu:boa tarde. estou a ponderar entrar neste nercado. e possivel entrar com mil euros para começar? se sim, qual a melhor plantaforma?

Sinceramente gostava de saber o que vos atrai negociar com a nata dos traders mundiais num jogo de soma nula.

Registado: 6/4/2008 22:41

por bestbland » 28/10/2009 0:38

o que é um pip?
julgo ser 0,001€, é isso?

por bestbland » 28/10/2009 0:35

tonirai Escreveu:
bestblandina Escreveu:O que quis dizer são 3000 unidades de eur/usd, que dá 3000€, agora não sei se em € ou usd.
Acham pouco?
Se calhar até é, mas de momento como estou iniciar não quero grandes quantidades, é só mais uma para acompanhar o mesmo e entrar no mecanismo, depois irei aumentar se gostar do forex.

Então não é de margem, Best... não me assustes dessa forma, é que para quem vai começar, ia ser já a dar-lhe forte! :twisted:

Não acho pouco, acho adequado para começar.
Lembra-te é das regras de money management que te aconselhei acima.

obrigado tonirai, é claro se fosse 3000€ para começar equivalia a 300.000€ de margem (1/100), era de loucos para quem queria começar.
Qual o melhor tópico com as melhores analises para o eur/usd, agora vou estar de olho para a futura entrada.
Como se custuma negociar em média, no curto prazo ou medio. Há quem faço daytrade mas com esta margem não dá

cumprimentos best

por tonirai » 28/10/2009 0:30

bestblandina Escreveu:O que quis dizer são 3000 unidades de eur/usd, que dá 3000€, agora não sei se em € ou usd.
Acham pouco?
Se calhar até é, mas de momento como estou iniciar não quero grandes quantidades, é só mais uma para acompanhar o mesmo e entrar no mecanismo, depois irei aumentar se gostar do forex.

Então não é de margem, Best... não me assustes dessa forma, é que para quem vai começar, ia ser já a dar-lhe forte! :twisted:

Não acho pouco, acho adequado para começar.
Lembra-te é das regras de money management que te aconselhei acima.

Re: Duvida

por canguru » 28/10/2009 0:28

tugatuga11 Escreveu:
ebalves Escreveu:Boas, relativamante aos sites internacionais de FX não vos causa alguma comichão transferir dinheiro para lá?

:lol: :lol: :lol:

Pois a mim também me causaria, pelo menos inicialmente. Por cá sempre tens a CMVM.

Registado: 6/4/2008 22:41

Re: Melhor acção longo prazo - qual ?

por tonirai » 28/10/2009 0:26

salvadorveiga Escreveu:toni ou mt me engano mas o bestblandina quis dizer que 3000€ e' de exposiçao total :D :mrgreen:

penso q foi isso q ele quis dizer... e' capaz de ter trocado os termos o moço

Pá, também "penso" que deve ser... mas como ele escreveu claramente "margem", e como está a querer começar nisto, não vá o diabo tecê-las :lol:

Sendo assim, seriam 3 micro lots, a 0,30€/pip, e 30€ de margem numa corretora de 1/100.

Ele depois esclarece... ou não! :mrgreen:

por bestbland » 28/10/2009 0:26

O que quis dizer são 3000 unidades de eur/usd, que dá 3000€, agora não sei se em € ou usd.
Acham pouco?

por salvadorveiga » 28/10/2009 0:21

tonirai Escreveu:
bestblandina Escreveu:Estou com vontade de entrar no par eur usd. Ando de olho nele e a estudar o seu comportamento. Devido ao risco que optei em caso de entrada, no caso de entrar deverei entrar com 3000 euros de margem. É pouco mas não quer correr muito risco. Talvez com esta entrada não posso esperar muito em termos de ganho mas em caso de perdas o mesmo ser passa. O problema é na comissão que pago no valor de 7 usd por cada trade.

3000€ de margem é pouco?! :shock:
Depende da alavancagem que a tua corretora disponibiliza... ora relembra-nos lá;

Sendo a minha corretora de alavancagem 1/100, 3000€ de margem equivalem a uma compra ou venda de 300000€;

Não te esqueças de aplicar regras de money management:
Define qual o máximo €€ que aceitas perder (eu uso 1 a 2% da carteira), define quantos pips de stop queres, divide €/pips que te dá o valor do pip que é adequado ao trade.

Por exemplo, se aceitas perder 100€, e tens um stop de 50 pips, tens 100/50= 2€ por pip, o que equivale a comprar/vender 20000€ (o que numa corretora com 1/100 de alavancagem, implicaria uma margem de 200€).

toni ou mt me engano mas o bestblandina quis dizer que 3000€ e' de exposiçao total :D :mrgreen:

penso q foi isso q ele quis dizer... e' capaz de ter trocado os termos o moço
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

por tonirai » 27/10/2009 23:53

salvadorveiga Escreveu:3000 euros em margem ? isso sao 30 centimos por pip ...

Ele quis dizer 3000€ de margem cativa, ou negócio efectivo? Agora fiquei confuso...

Best, ressalvo que as contas que exemplifiquei acima devem ser feitas em dólares... fiz em euros para perceberes mais ou menos a ideia.

por tonirai » 27/10/2009 23:50

bestblandina Escreveu:Estou com vontade de entrar no par eur usd. Ando de olho nele e a estudar o seu comportamento. Devido ao risco que optei em caso de entrada, no caso de entrar deverei entrar com 3000 euros de margem. É pouco mas não quer correr muito risco. Talvez com esta entrada não posso esperar muito em termos de ganho mas em caso de perdas o mesmo ser passa. O problema é na comissão que pago no valor de 7 usd por cada trade.

3000€ de margem é pouco?! :shock:
Depende da alavancagem que a tua corretora disponibiliza... ora relembra-nos lá;

Sendo a minha corretora de alavancagem 1/100, 3000€ de margem equivalem a uma compra ou venda de 300000€;

Não te esqueças de aplicar regras de money management:
Define qual o máximo €€ que aceitas perder (eu uso 1 a 2% da carteira), define quantos pips de stop queres, divide €/pips que te dá o valor do pip que é adequado ao trade.

Por exemplo, se aceitas perder 100€, e tens um stop de 50 pips, tens 100/50= 2€ por pip, o que equivale a comprar/vender 20000€ (o que numa corretora com 1/100 de alavancagem, implicaria uma margem de 200€).

por salvadorveiga » 27/10/2009 23:46

3000 euros em margem ? isso sao 30 centimos por pip ...

ou seja imagina que o eurusd vinha por ai abaixo e perdia 50% do valor.

8000 pips * 30 centimos = 2400€

pah poeds usar valores um pouco maiores
Imagem
Imagem Imagem

Melhor acção longo prazo - qual ?

por bestbland » 27/10/2009 23:13

Estou com vontade de entrar no par eur usd. Ando de olho nele e a estudar o seu comportamento. Devido ao risco que optei em caso de entrada, no caso de entrar deverei entrar com 3000 euros de margem. É pouco mas não quer correr muito risco. Talvez com esta entrada não posso esperar muito em termos de ganho mas em caso de perdas o mesmo ser passa. O problema é na comissão que pago no valor de 7 usd por cada trade.

por salvadorveiga » 27/10/2009 23:12

sim essas horas em pares "europeus" sao pares com pouco movimento pouca liquidez (nao q a liquidez ai para nos seja problema) mas que os sinais poderão ser erraticos.

Para quem faz trades em times frames mt pequenos esse horario nao e' de todo aconselhavel a nao ser q sejam pares activos por essas horas como o Iene, dolar australiano, etc etc...

Se ja estiver num trade mantenho-o nao e' por atravessar esse periodo que corro "perigo".

Mesmo quando tenho um sinal as 6 da manha por exemplo qnd acordo, eu faço o trade porque tambem o meu time frame e' mais elevado 4-8 horas...
Imagem
Imagem Imagem

por JorgeLima73 » 27/10/2009 23:02

Salvador/Kpt

Junto às vossas respostas uma nota que li que fala no período 23h-10h, "trading off-peak hours", como sendo dos mais perigos, desaconselham mesmo,por considerarem que os pequenos investidores estão mais expostos...
Enquanto não concretizo a minha entrada na corretora, estou a tentar saber mais sobre o assunto.
Junto em anexo,a quem estiver interessado no Forex,um guia que estou a ler e estou a gostar muito, tem uma linguagem muito acessível e escrito de forma inteligente.
Anexos
forex-trading-guidebook.pdf
(412.59 KiB) Transferido 469 Vezes
Para um homem que só conhece o martelo, todos os problemas se parecem com a cabeça de um prego.
Charlie Munger

Registado: 16/8/2009 16:48

por tugatuga11 » 27/10/2009 16:32

ebalves, o que dizes não está errado de todo e até tem uma certa lógica. O certo é que vivemos numa era de globalização onde o dinheiro debaixo do colchão já quase não existe. As próprias corretoras estrangeiras como por exemplo a oanda, a fxcm, a fxdd, ibfx, cmsfx, forex.com, etc etc etc são bem melhores que as portuguesas (que ainda estão numa fase muito inicial) pois requerem menos dinheiro para a abertura de conta, spreads mais baixos etc etc.
Lógica teria o que escreveste noutros tempos. Hoje já não se justifica.
Abraço e bons trades.

Registado: 27/4/2009 19:07

Re: Duvida

por tugatuga11 » 27/10/2009 15:17

ebalves Escreveu:Boas, relativamante aos sites internacionais de FX não vos causa alguma comichão transferir dinheiro para lá?

:lol: :lol: :lol:

Registado: 27/4/2009 19:07

por salvadorveiga » 27/10/2009 15:15

pq havia de fazer comichao? e' uma corretora como outra qualquer...seja forex ou acçoes...
Imagem
Imagem Imagem

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, iniciado1, IX Hispana, Jonas74, jprgodinho e 86 visitantes