Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Vamos tentar prever a consolidação/correcção?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por creepy » 24/8/2009 13:39

ASS,

só uma ideia:
esse gráfico do dax não tem divergência no stocast..

em outros topos e fundos teve..

cumprimentos

Registado: 7/6/2008 2:02

por creepy » 24/8/2009 13:35

CrashXXI Escreveu:creepy

Voltando à questão dos mínimos em Novembro, em essência, mas de forma implícita e não explícita, eu entendo na medida em que podemos, numa visão em rascunho, considerar "desprezível" o movimento dado que ao pânico vendedor logo se seguiu um pânico comprador, que podemos sugerir que se anulam mutuamente!

Repara que, voltando às cores do meu gráfico, que já foram tema de discussão ( 8-) ), eu coloco, aparentemente paradoxalmente, uma banda amarela esverdeada (com o respectivo significado que dou às cores no dito) entre os 752-775 (S&P como referência dos mercados) e entre barras vermelhas ( :mrgreen: ) de um movimento correctivo, querendo com isto observar que poderia ser uma boa e segura altura, relativa, de reentrada longa nos mercados (pressupondo a não ocorrência de novos mínimos, claro)!

De qualquer das formas, gostaria, bastante, que dissesses mais algo sobre o assunto!

Abraço
Crash

completamente de acordo...

o fundo para mim é feito em novembro pois inumeras correlações que faço dizem-se que novembro foi o mês em que o mercado começou a ter os grandes investidores de volta... a posição em diferente activos foi aí feita... o vix diminui... houve a fuga das obrigações assim como de certas moedas como o yen... aí começou a fase de distribuição... passados 9 meses aqui estamos 280 pontos acima dos 740 do sp500... o nas100 foi claro nessa zona.. os emergentes também... o sp500 e o dow fizeram falsos breaks..

considero que (quando!?) iniciado o movimento de queda... e para já não podemos dizer que tenha começado...
na minha modesta opinião o trend principal continuará...
não quero com isto dizer que não haverão retraces e essas zonas que indicas poderão significar boas zonas de compra...
até porque muitos acreditarão que são correcções saudaveis.. o pior é quando esses suportes também forem quebrados.. num 2º ou 3º teste... e a desilusão for surpreendente...

pegando em análises distintas (tua, a do Cem e a minha):

como disse ao Cem no outro dia mesmo aquele target do dax tenho dificultade em considerá-lo (pois acho que quebra algumas regras) mas poderá acontecer...

no caso do SP500 o target dele fica mais ponto menos ponto perto do meu 2º (o primeiro já esta a 2%, ainda dentro de um falso break, mas olhemos para o 2º!)...

tamos a falar em 2 análises distintas... eu tenho os meus estudos que não se limitam a seguir tendências, mas sim, a várias contas matemáticas, combinações de indicadores, ciclos de dias, etc etc...

o estudo que ele apresenta, tanto quanto sei também são estudos profundos que envolve o sistema que ele próprio criou e muitos outros estudo que ele terá...

o teu estudo que poderá até estar emglobado no meu ou no dele.. é também um complemento de seportes e resistências...

eu ficaria admirado, mesmo sendo possível que o mercado ultrapassasse os 1070 sem mais nem menos...
ainda tenho as minhas dúvidas se mesmo lá chegará...

eu estou simplesmente a seguir o relatório dos meus estudos que poderão estar errados... tento não colocar nenhum sentimentos neles...

nos dois últimos (topo 1440 e fundo 670) este sistema portou-se bem... vamos ver agora...

existe uma série de números de dias importantes no início do mês de setembro e fim deste...

existem diversos tme frames e correlações que estão a ser feitas...

deixarei sempre a minha visão..

abraço para ti crash,

Creepy

Registado: 7/6/2008 2:02

por salvadorveiga » 24/8/2009 13:35

assunodr, muito interessante o grafico do DAX realmente pdoerse-a dizer q esta' em zona perigosa... altas resistencias, moving average pelo caminho, e altamente sobre comprado... nao ha nada como negociar time frames semanais
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

por assunoadr » 24/8/2009 13:33

Para mim, o DAX encontra-se numa zona de resistência importante, consentânea com um eventual máximo do S&P nos 1070 pontos.
Anexos
dax2003.png
dax2003.png (23.2 KiB) Visualizado 5072 vezes
sp.png
sp.png (20.68 KiB) Visualizado 5071 vezes

Registado: 29/11/2007 2:08

por salvadorveiga » 24/8/2009 13:26

Pata-Hari Escreveu:É pena mas o Ulisses Pereira volta hoje, hehe.

SHORT SHORT SHORTT !!! :mrgreen:
Imagem
Imagem Imagem

BLOG: www.mybullmarket.org As mesmas análises, os mesmos gráficos, um novo design... O que era bom, acabou de ficar melhor :D

Twitter: http://twitter.com/salvadorveiga

Registado: 12/3/2008 22:06

para Cem pt

por CrashXXI » 24/8/2009 13:18

Sóbria e interessantíssima a tua análise, Cem!
Merece ser arquivada!

Abraço
Crash

Registado: 20/5/2009 17:17

por Pata-Hari » 24/8/2009 13:10

Cem, segundo a tua metodologia do SP, onde estariamos no DAX (ou Eurostoxx)?

Obviamente, fico grata pela análise, foi fantástica!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por CrashXXI » 24/8/2009 13:05

Mais uma vez creio que a chave é "Tempo"...

Tens toda a razão, Gonanto!

Só que os "tempos são diferentes" :!:
- os tempos de queda ou crash são curtos!
- os tempos de recuperação, ou reentrada em bull, são longos!

por CrashXXI » 24/8/2009 12:55

creepy

Voltando à questão dos mínimos em Novembro, em essência, mas de forma implícita e não explícita, eu entendo na medida em que podemos, numa visão em rascunho, considerar "desprezível" o movimento dado que ao pânico vendedor logo se seguiu um pânico comprador, que podemos sugerir que se anulam mutuamente!

Repara que, voltando às cores do meu gráfico, que já foram tema de discussão ( 8-) ), eu coloco, aparentemente paradoxalmente, uma banda amarela esverdeada (com o respectivo significado que dou às cores no dito) entre os 752-775 (S&P como referência dos mercados) e entre barras vermelhas ( :mrgreen: ) de um movimento correctivo, querendo com isto observar que poderia ser uma boa e segura altura, relativa, de reentrada longa nos mercados (pressupondo a não ocorrência de novos mínimos, claro)!

De qualquer das formas, gostaria, bastante, que dissesses mais algo sobre o assunto!

Abraço
Crash

Re: Vamos tentar prever a consolidação/correcção?

por Luka! » 24/8/2009 12:53

luka Escreveu:
Pata-Hari Escreveu: o que me tem ocupado o espírito e o que eu gostava de tentar perceber é onde vai ser a consolidação, onde é que vai estar a primeira correcção deste movimento.

Alguém tem a pachorra de tentar analisar como e quando é que se fazem as correcções nos movimentos

Alguém quer argumentar com gráficos ou sem eles?

A tua questão é efectivamente pertinente jà que
>>"as arvores não crescem até ao céu" <<

eu estava a perguntar-me o mesmo... (e nao devemos ser os unicos ...)

FACTOS:
A ultima correcçao ocorreu no seguimento da Confiança do Consumidor US abaixo do esperado.

Essas estatisticas saem AMANHÃ...:
:arrow: Dado o estado de sobrecompra dos mercados, poderemos ter uma correcçao quase imediatamente se a estatistica sai em linha ou ligeiramente abaixo...

Estou assim a vender alguns titulos que sinto mais 'frageis'...

abraço
Luka

ja agora a Bola de Cristal dele funciona bem...

Roubini adverte para perigo de nova recessão
O economista norte-americano, que consolidou a sua reputação por ter sido o que melhor antecipou a crise financeira internacional e as suas consequências, diz que o risco de o mundo regressar de novo a uma recessão está a aumentar.
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !

Registado: 21/10/2003 21:48

por Gonanto » 24/8/2009 12:44

Teorias & Teorias

Teoria 1 - Principais indíces fizeram fundo H&S já activado; não vale porque toda a gente está a ver?!

Teoria 2 - Não considerando H&S, podemos considerar que principais indíces fizeram rectângulo de consolidação, com falso break em Março; rectãngulo já ultrapassado no Dax; agora teremos outro falso break ou target do rectãngulo?

Em qualquer caso, considerando as hipóteses das várias figuras, considerando ainda a queda exageradissíma, digo eu, de Setembro/Outubro de 2008 (é engraçado que na altura ninguém disse que era demais cair assim depois do que já vinha a cair) vamos parar a targets próximos de subidas de 100%!!!

É para acreditar? Não sei.

Em números redondos 1200 no S&P, 6400/6600 no Dax, 9800 no PSI, correspondendo nos 2 primeiros a 61,8% e no PSI a 50%, isto é valores próximos dos verificados antes da grande queda.

Mais uma vez creio que a chave é "Tempo" porque gera "Confiança". Quanto mais tempo passar sem sobressaltos maior será a confiança nos mercados e na economia.

Gonanto

Registado: 8/11/2002 12:04

por CrashXXI » 24/8/2009 12:24

Razão Pura Escreveu:Crash, não é uma questão de acreditar ou não, eu olho para o gráfico e vejo isso em termos de padrão. Outras pessoas podem ver coisas diferentes. Claro que se pode vir a verificar ou não, é como tudo em bolsa. Trabalhamos com estrapolação de tendências e com probabilidades.
Quando se fazem projecção de m.l.p. convém ir ajustando os targets à medida que as cotaçoes vão evoluindo e não ficar agarrado ao boneco na esperança de o mercado nos vir a dar razão mais cedo ou mais tarde.... (vide "novos mínimos a caminho").
O que eu acredito ou não é pouco relevante, amanhã pode vir um tsunami e vir tudo por aí abaixo, ou pode surgir uma nova bolha e ir tudo por aí acima. who knows? Cá estamos nós para ajustar a mira do canhão né?

Razão Pura
O que tu vês eu também vejo (e muitos outros o vêm); repara que eu disse:
Quanto ao H&S invertido, tão "quase perfeito" (e de todos evidente), é dos tais casos, contra todas as estatísticas dos H&S, em que não acredito!

Ou seja, vejo bem o H&S, sei bem que é das figuras que, estatisticamente, mais se concretiza, mas eu não me fico pela análise técnica pura-e-dura!

Aliás, nunca sou fundamentalista (descartando o eventual sentido pejorativo) quando analiso seja no que for!
Durante o processo analítico tento fazer uma abordagem de diferentes pontos de vista aos quais dou pesos relativos diferentes conforme o contexto em que o faço!
Repara, ainda, que tenho-me mantido longo desde Março, mas neste momento, um longo de curto prazo, seguindo a tendência, mas estou, literalmente, com um pé à frente e um atrás, pesando mais o de trás, pelas razões que tenho vindo a abordar!

Enfim, cada um tem o seu método!
Quanto ao meu, as variáveis que considero são muitas e tento integrá-las com diferentes pesos relativos, como disse, consoante as circunstâncias e contextos!

Beijinhos
Crash

O

por bestbland » 24/8/2009 12:17

Julgo que devemos ter uma estabilização para breve. A intensidade deste bull market está elevada. No anterior o sp subiu 50 percento no 1 ano. Neste momento já ultrapassou essa fasquia . Julgo que começar a ouvir algumas más notícias que possam por em causa este movimento deveremos ter uma correcçao modesta. Quanto isso poderá acontecer não posso dizer a data mas ao ver as notícias a sair talvez consiga perceber que seja a altura de uma correcçao. Até lá o índice deverá corrigir dentro do normal. Também acredito que a partir destes valores o índice possa perder a sua força de subida.
O Best deseja um feliz Natal a todos os utilizadores

Registado: 20/2/2009 17:06

por habanero04 » 24/8/2009 12:09

Pata-Hari Escreveu:nuno, sem dúvida :mrgreen:. O que me parece é que na generalidade dos investidores quem saíu do mercado ainda não ganhou coragem para reentrar (e sigo uma amostragem bastante rica diariamente).

E quem não entrou está na expectativa a ver no que isto dá...

Pata-Hari Escreveu:Mas também vejo imensa liquidez no mercado e cada vez menos alternativas aos DPs que a maior parte das pessoas tem neste momento.

Por acaso já tinha reparado nisso, basta olhar para os montantes investidos em fundos de investimento para ver que ainda anda muito cash por fora. Ou então passaram muitos investidores a fazê-lo directamente no mercado por conta própria.

Registado: 8/11/2007 17:14

por Pata-Hari » 24/8/2009 12:00

nuno, sem dúvida :mrgreen:. O que me parece é que na generalidade dos investidores quem saíu do mercado ainda não ganhou coragem para reentrar (e sigo uma amostragem bastante rica diariamente). Mas também vejo imensa liquidez no mercado e cada vez menos alternativas aos DPs que a maior parte das pessoas tem neste momento. As obrigações mais curtas valorizaram muito, as mais longas são menos atraentes para quem entra no mercado directament e não via fundos, os DPs estão cada vez piores e o mercado está portanto cada vez mais atractivo.

Semoke, estou longa mas gostaria de estar mais investida, claro. Aliás, tenho revelado algumas das posições ao longo do tempo e semrpe que o tema veio á baila.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re

por Cem pt » 24/8/2009 11:57

Patinha, amiga:

Tenho todo o gosto em dar a minha opinião acerca do potencial de subida dos mercados, que na minha opinião é relativamente limitado.

O mais natural é estar redondamente enganado, mas se assim não for, paciência, esta opinião baseia-se num estudo das ondas de Elliott aplicadas ao caso do DAX, que prevê nesta altura ainda ganhos potenciais de cerca de 12% até Outubro de 2009 quando o DAX atingir um patamar a rondar os 6168 pontos.

O mais engraçado, não terá graça nenhuma se acertar porque significaria o começo de um período muito cinzento para os mercados em geral, é que também no S&P 500 cheguei a uma previsão de um máximo de 2009 sensivelmente a ocorrer na mesma altura, com um máximo ou uma resistência importante a acontecer perto de Outubro deste ano, quando o S&P 500 atingir a zona dos 1074 / 1078 pontos.

No caso do S&P 500 segui um caminho diferente de análise preditiva, recorrendo a uma teoria nova da Análise Técnica que tenho estado a desenvolver (ver tópico do "Nem máximos nem mínimos a caminho") e que pode ser muito útil no futuro, baseada no equilíbrio elástico das volatilidades extremas de referência de máximos e mínimos importantes registados no passado.

Até lá, ou mesmo depois disso e enquanto as tendências não quebrarem ou virarem claramente para terreno negativo, o melhor é estar mesmo comprado no mercado na minha modesta opinião.

Mas confesso que eu seria o primeiro a ficar admirado se de alguma forma os máximos deste ano viessem minimamente a ficar próximos destas previsões, quer nos valores quer no mês de ocorrência.

Muitos anos de experiência e pancada nos mercados fizeram-me concluir que a melhor forma de extrairmos dinheiro nesta actividade é simplesmente seguir passivamente a tendência dominante, vá ela até onde for!

Entretanto para quem não tivesse acompanhado qualquer dos tópicos onde deixei ficar ambas as previsões, deixo ficar de novo ambos os bonecos: o do DAX e o do S&P.

Beijinhos para ti e abraços ao restante pessoal.
Cem
Anexos
DAX Elliott 20090824.png
DAX Diário: Onde as ondas de Elliott não auguram nada de positivo depois de Outubro de 2009...
DAX Elliott 20090824.png (19.84 KiB) Visualizado 5347 vezes
S&P 500 Lateral 20090821.png
S&P 500 Diário: Com o ar (volatilidade) do balão a esvaziar e quase a atingir os 27 pontos, já resta pouca inércia correctiva neste rally ascencional...
S&P 500 Lateral 20090821.png (18.94 KiB) Visualizado 5338 vezes
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por um peao » 24/8/2009 11:53

Se a LTd de médio prazo for quebrada acredito que os 1.220 pontos podem ser uma realidade no médio prazo.

Para já, como adiantei no tópico "situação técnica dos principais índices mundiais", vou ver o que acontece nos 1.070/1.080 pontos.

Registado: 2/4/2009 22:13

por Razao_Pura » 24/8/2009 11:48

Crash, não é uma questão de acreditar ou não, eu olho para o gráfico e vejo isso em termos de padrão. Outras pessoas podem ver coisas diferentes. Claro que se pode vir a verificar ou não, é como tudo em bolsa. Trabalhamos com estrapolação de tendências e com probabilidades.
Quando se fazem projecção de m.l.p. convém ir ajustando os targets à medida que as cotaçoes vão evoluindo e não ficar agarrado ao boneco na esperança de o mercado nos vir a dar razão mais cedo ou mais tarde.... (vide "novos mínimos a caminho").
O que eu acredito ou não é pouco relevante, amanhã pode vir um tsunami e vir tudo por aí abaixo, ou pode surgir uma nova bolha e ir tudo por aí acima. who knows? Cá estamos nós para ajustar a mira do canhão né?
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por CrashXXI » 24/8/2009 11:41

Ah, faltam-me ferramentas de AT que incluam padrões com zonas a rosa velho suave! com muita pena minha!

:mrgreen:
Gostei da observação, Razão Pura!

Quanto ao H&S invertido, tão "quase perfeito" (e de todos evidente), é dos tais casos, contra todas as estatísticas dos H&S, em que não acredito!

Já viste a quanto corresponde a valorização no "timing" que propões? Acreditas mesmo?
Tal situação nunca aconteceu!

Deixando de lado a grave crise que vivemos (talvez só comparável à de 29), e olhando apenas do ponto de vista técnico, como parece estares a fazer, a probabilidade de concretização do H&S é muito baixa dado estarmos a considerar declives (taxas) de valorização nunca vistos!
(Eu, pelo menos, filtro esses indicadores técnicos pelo Bom-senso!)

Beijinhos :wink:
Crash

por whitebala » 24/8/2009 11:33

nunoand99 Escreveu:É que quem aguentou o "bear" na totalidade (normalmente pequenos investidores), ganhou nervos de aço, e se calhar agora não vai ser sacudido de cima do touro tão facilmente (e não te esqueças que, mais uma vez, normalmente os sacudidos são os pequeninos).

Saudações

Este factor parece-me importante pois eu sinto exactamente isso. Comprei no bear profundo e não vai ser por haver uma correcção de 10 ou 20% que me vou assustar pois todos pensamos que com o tempo o caminho será para cima (mesmo que tortuoso). Sendo assim o meu plano é entre os 1150 e 1200 vender 50% da carteira e aguardar. Se vier de novo abaixo? recompro. Se não? Manterei a carteira até sinais que o bull acabou.

Um abraço

Registado: 29/11/2007 14:26

por nunoand99 » 24/8/2009 11:24

teremos mesmo que consolidar algures e fazer uma boa correcção que assuste suficientemente quem entrou.

Também andas com saudades do "cheiro" a medo Pata?

Não sei bem quando será (quem sabe?), mas será como disseste, "sacudir do capote" os ultimos a entrar.

Ele (SPX) não sacode há já algum tempo, mas tiveste muito recentemente uma amplitude de 3,83% no movimento de descida (1018->979)...Talvez por a "malta" estar de férias, não foi suficiente para catalizar o medo que pairava no ar

Não te chega?
Estás á espera dos 7%-8% de amplitude entre máximo e mínimo (e não entre abertura e fecho)?

Bom, também já tivémos os 9% em Jun-Jul na queda dos 956 aos 869 (mais uma vez, aplitude entre máximo e mínimo, e não entre abertura e fecho)

Parece-me que o mercado (SPX) tem respirado bem mais do que nós estamos a querer ver...

De qualquer forma, "the next thing"...
GAPS's em baixo serão um bom indicador (na Europa?)...
Bem como o aproximar da MM200 semanal (hoje na vizinhança dos 1250, se não estou em erro).

Aliás, daqui a uns 2 meses, ela deverá andar pelos 1200 (depende do andamento até lá), que parece que é o valor que muita gente pensa, e isso bateria mais ou menos com 29 Outubro...um belo catalizador para o medo, mas isto sou já eu a delirar ;)

Agora mais a sério, só haverá razão para rever expectativas na próxima epóca de apresentação de resultados (mais umA vez, por outra forma, vamos para Outubro).

E não esquecer uma coisa que poderá ser importante Pata:

É que quem aguentou o "bear" na totalidade (normalmente pequenos investidores), ganhou nervos de aço, e se calhar agora não vai ser sacudido de cima do touro tão facilmente (e não te esqueças que, mais uma vez, normalmente os sacudidos são os pequeninos).

Saudações

Registado: 16/5/2005 21:38

por assunoadr » 24/8/2009 11:22

No seguimento do que referi anteriormente, para além dos mercados estarem a antecipar uma recuperação da economia (GDP) com uma certeza e uma força que ainda não é visivel na evolução dos indicadores económicos.

Também em relação aos resultados das empresas, o mercado está a prever uma recuperação que ainda está muito longe de se vir a confirmar.

AA
Anexos
Bull market Earnings.jpg
Bull market Earnings.jpg (63.82 KiB) Visualizado 5479 vezes

Registado: 29/11/2007 2:08

por artista_ » 24/8/2009 11:20

No psi20 diria que a consolidação se fará entre os 8000 e os 8900 ponto... é um intervalo grande? pois é mas é o único minimamente fiável que consigo dar, até porque não acho muito importante definir target, para mim o que interessa é identificar as tendências!

Boa semana para todos

artista
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por Razao_Pura » 24/8/2009 11:20

Ah, faltam-me ferramentas de AT que incluam padrões com zonas a rosa velho suave! com muita pena minha! mas fiz aqui uns rabiscos neste boneco. Embora a escala temporal do gráfico seja reduzida e o movimento de subida esteja estupidamente esticado, apostaria no início da consolidação a partir da zona dos 1150 pontos, lá para o fim do ano. A consolidação terá um range com maior volatilidade nos primeiros meses de 2010 (1200-1300 pts).

Já agora, se a figura do gráfico for um H&S invertido (figura de inversão de tendência descendente para ascendente) o target dessa formação serão os 1220 pontos, um midpoint da consolidação, right?

R.P.
Anexos
SP09.png
SP09.png (55.36 KiB) Visualizado 7107 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por CrashXXI » 24/8/2009 11:18

creepy Escreveu:
CrashXXI Escreveu:
creepy Escreveu:A correcção que dura desde Novembro está prestes a acabar...

Cumprimentos

creepy
Não querias dizer Março?... ou é algo que me escapa!

Abraço :wink:
Crash

bom dia crash

não...

queria dizer mesmo novembro.. Março é falso break.. comprovado por imensos indicadores, moedas, vix.. bonds...

mínimo para mim é novembro...

Cumprimentos

(parece que me escapou, mesmo!)
creepy
Será que tens um gráfico a sustentar o movimento que referes (gostava de o ver,... e entender!) ou baseias-te apenas nos indicadores descritos?

Abraço
Editado pela última vez por CrashXXI em 24/8/2009 11:21, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: drcentimo, Garfield, Google [Bot], Goya777, macau5m, Shimazaki_2 e 135 visitantes