Bancos e Juros - Euribor
Re: Bancos e Juros - Euribor
Na minha opinião a euribor vai ficar estavel durante mais algum tempo! Eventualmente o BCE vai fazer mais umas correcções na tx juro, mas dificilmente vai descer alem do 1%... se isso acontecer é muito mau sinal para a economia.
Para aqueles que têm emprestimo habitação estas baixas são optimas e a minha previsão é que se mantenham até ao final do ano com um limite máximo de 2%. Portanto, vamos aproveitar para poupar todos os meses na prestação mensal... Boas poupanças!
Abraços a todos
Para aqueles que têm emprestimo habitação estas baixas são optimas e a minha previsão é que se mantenham até ao final do ano com um limite máximo de 2%. Portanto, vamos aproveitar para poupar todos os meses na prestação mensal... Boas poupanças!
Abraços a todos
Swat
swatoptions.com
swatoptions.com
- Registado: 13/4/2009 16:31
Nos últimos dias e apesar da baixa recente da Taxa Directora por parte do BCE, a Euribor estagnou. Na verdade, na maior parte dos prazos até se verificou uma subida ligeira:
MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (02/04/2008)
Empréstimo -- 1.25%
Euribor (21/04/2009)
..1w - 0.924%
..1m - 1.005%
..2m - 1.212%
..3m - 1.405% <<<
..6m - 1.600% <<<
12m - 1.768%
Médias Mensais de 3m/6m
Média de Maio .......... 4.86/4.90
Média de Junho ........ 4.94/5.09
Média de Julho ......... 4.96/5.15
Média de Agosto....... 4.97/5.16
Média de Setembro .. 5.02/5.22
Média de Outubro .... 5.11/5.18
Média de Novembro . 4.238/4.295
Média de Dezembro . 3.293/3.365
Média de Janeiro ...... 2.457/2.539
Média de Fevereiro .. 1.943/2.034
Média de Março ....... 1.635/1.775
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
dvck Escreveu:Swatman Escreveu:Bom dia a todos
Com esta baixa das taxas de juro, solicitei ao banco uma proposta para taxa fixa a 5 anos para o meu credito habitação e obtive uma taxa fixa de 3,314%...
Alguem acha esta taxa normal?? Consultando os sites onde estão taxas swap/fixas verifiquei que actualmente estão nos 2,316%... Alguem me consegue ajudar a perceber o porquê desta diferença de valores?
Obrigado a todos
Pode significar um spread de cerca de 1%.
Pois, foi o que eu pensei... mas essa é apenas a taxa de juro, ou seja: 3,314% (taxa) + 0,45% (spread) = a uns "maravilhosos" 3,764% finais... ??? isto é possivel?? eu ja sei k com os bancos tudo é possivel, mas ha limites...
Swat
swatoptions.com
swatoptions.com
Swatman Escreveu:Bom dia a todos
Com esta baixa das taxas de juro, solicitei ao banco uma proposta para taxa fixa a 5 anos para o meu credito habitação e obtive uma taxa fixa de 3,314%...
Alguem acha esta taxa normal?? Consultando os sites onde estão taxas swap/fixas verifiquei que actualmente estão nos 2,316%... Alguem me consegue ajudar a perceber o porquê desta diferença de valores?
Obrigado a todos
Pode significar um spread de cerca de 1%.
"I'm not normally a religious man, but if you're up there, save me, Superman!" (Homer Simpson)
Bom dia a todos
Obrigado a todos
Obrigado a todos
Swat
swatoptions.com
swatoptions.com
Não sei de nenhum jornal que publique, mas as médias mensais também estão acessíveis na página oficial:
http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html
(aviso: o Marco é mais rápido a actualizar)
De qualquer forma, como neste link também são disponibilizados os valores diários em formato excel, é só inserir uma fórmula para calcular a média de cada mês usando os dados diários.
http://www.euribor.org/html/content/euribor_data.html
(aviso: o Marco é mais rápido a actualizar)
De qualquer forma, como neste link também são disponibilizados os valores diários em formato excel, é só inserir uma fórmula para calcular a média de cada mês usando os dados diários.
- Registado: 16/5/2008 12:01
Boa noite,
esta listagem das taxas médias mensais tem sido de grande utilidade para mim.
Dada a extrema importância de saber os valores médios das taxas (3M, 6M e 12M) não consigo perceber porque os jornais não as publicam.
Sabem de algum jornal que as publiquem? Só tenho lido os valores diários.
esta listagem das taxas médias mensais tem sido de grande utilidade para mim.
Dada a extrema importância de saber os valores médios das taxas (3M, 6M e 12M) não consigo perceber porque os jornais não as publicam.
Sabem de algum jornal que as publiquem? Só tenho lido os valores diários.

- Registado: 4/4/2009 0:57
Re: taxa fixa
VALOR Escreveu:Boa noite
Venho pedir a vossa opiniao sobre o meu caso em concreto
Tenho um CH a 30 anos de cerca de 110 mil euros, indexado a taxa euribor a 3 meses e spread de 0,29%
O banco propos estudo para fixaçao da taxa a 5 anos, avançando (ainda provisoriamente) com uma taxa entre os 2,7 e 2,9, mantendo o spread....
Será eventualmente um bom negocio ou nem por isso ???
Obrigado e boa noite
Boa noite,
Na minha opinião é melhor não fazer qualquer alteração porque tens um spread muito bom e a taxa fixa é mais elevada do que a variável. Seria vantajoso se as taxas estivessem a subir, mas a tendência é de queda.
Imagina que as taxas euribor se mantêm nos valores actuais por mais 1 ano: Com a alteração ficas 1 ano a pagar uma prestação muito superior em relação à que tens sem alteração.
Depois das taxas começarem a subir de forma sustentada, ao fim de poucos meses já começa a compensar a alteração para taxa fixa.
Cumprimentos
- Registado: 29/11/2007 10:06
taxa fixa
Boa noite
Tenho um CH a 30 anos de cerca de 110 mil euros, indexado a taxa euribor a 3 meses e spread de 0,29%
O banco propos estudo para fixaçao da taxa a 5 anos, avançando (ainda provisoriamente) com uma taxa entre os 2,7 e 2,9, mantendo o spread....
Obrigado e boa noite
Obrigado e boa noite
MarcoAntonio Escreveu:Tens contudo uma outra alternativa que eventualmente é mais prática e mais simples de controlar. Se tens neste momento folga financeira, poderás colocar assim algum dinheiro de lado extra que vais acumulando...
Quando verificares que a taxa de juro está a aumentar de novo, eventualmente para valores bastante mais altos, então nessa altura poderás amortizar o valor da dívida (e portanto anular ou reduzir a tendência para a prestação subir).
Neste cenário reduzes o risco de te deparares com uma prestação muito mais alta, não chegas a mexer no prazo e eventualmente poderás acabar por fazer menos alterações ao contrato. A mim parece-me uma solução mais simples e seria aquela pela qual eu optaria...
Obrigado, Marco António. Também considero que esta alternativa será a mais equilibrada (vou amortizando a dívida e ao mesmo tempo juntando algum dinheiro, pelo menos para compensar as menos valias obtidas em 2008

BN.
- Registado: 13/6/2008 10:22
Tens contudo uma outra alternativa que eventualmente é mais prática e mais simples de controlar. Se tens neste momento folga financeira, poderás colocar assim algum dinheiro de lado extra que vais acumulando...
Quando verificares que a taxa de juro está a aumentar de novo, eventualmente para valores bastante mais altos, então nessa altura poderás amortizar o valor da dívida (e portanto anular ou reduzir a tendência para a prestação subir).
Neste cenário reduzes o risco de te deparares com uma prestação muito mais alta, não chegas a mexer no prazo e eventualmente poderás acabar por fazer menos alterações ao contrato. A mim parece-me uma solução mais simples e seria aquela pela qual eu optaria...
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Re: Ajuda
poseidon635 Escreveu:Bom dia.
Uma vez que tenho possibilidades financeiras de alteração do meu contrato habitação de 14 anos para 10 anos(iniciou-se em 2005),representano esta prestação cerca de 40% do meu orçamento familiar e não possuindo mais nenhum crédito, será esta alteração vantajosa (considerei nos calculos taxas euribor entre 1,5% e 5%)?
P.S: Possuo igualmente liquidez para algum imprevisto (cerca 30% do valor ainda em dívida no Crédio Habitação)
Obrigado e BN.
Podes usar também a mesma calculadora para simular a nova prestação.
É claro que agora justifica-se menos uma redução do prazo dado que a taxa de juro está mais baixa. É a altura em que isso faz menos sentido pois por cá nunca tivemos taxas de juro tão baixas e poderão eventualmente baixar ainda mais e continuar baixar durante algum tempo...
Se tens essa possibilidade e folga financeira, enfim, poderás fazê-lo. Mas por outro lado, se entretanto a taxa de juro aumentar, a tua prestação tb vai aumentar significativamente (aumenta agora por redução do prazo e depois, num cenário de retorno a juros mais altos, volta a subir tb por esse efeito) portanto deves acautelar as tuas possibilidades de continuar a pagar nessa altura.
Nessa altura poderás aumentar o prazo, mas suponho que tem custos andar a alterar os prazos dos contratos.
Ajuda
Bom dia.
Uma vez que tenho possibilidades financeiras de alteração do meu contrato habitação de 14 anos para 10 anos(iniciou-se em 2005),representano esta prestação cerca de 40% do meu orçamento familiar e não possuindo mais nenhum crédito, será esta alteração vantajosa (considerei nos calculos taxas euribor entre 1,5% e 5%)?
P.S: Possuo igualmente liquidez para algum imprevisto (cerca 30% do valor ainda em dívida no Crédio Habitação)
Obrigado e BN.
Obrigado e BN.
- Registado: 13/6/2008 10:22
Moinomutante, tens uma Calculadora no Negócios que te permite ver qual o valor que corresponderá à nova taxa de juro:
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350195
Para estimar o preço da prestação precisas de saber: montante ainda em dívida, numero de prestações em falta até ao fim e taxa.
Com isso já poderás ver se o valor está correcto e também qual o valor que deverias pagar para outros valores de taxas de juro.
http://www.jornaldenegocios.pt/index.ph ... &id=350195
Para estimar o preço da prestação precisas de saber: montante ainda em dívida, numero de prestações em falta até ao fim e taxa.
Com isso já poderás ver se o valor está correcto e também qual o valor que deverias pagar para outros valores de taxas de juro.
Duvida na revisão da euribor
Boa tarde a todos, gostava de saber se algum de vós me poderia explicar o seguinte:
Emprestimo habitação de 115.000€ a 30 anos, nos primeiros 5 anos com prestações crescentes, comprei em abril de 2003, a penultima revisão fiquei com a taxa de juro a 6.019% e pago 162.02 amortização e 529.24 juros, agora ja vi no banco online que a minha taxa foi revista e para maio será2,575%, e estes senhores apresentam-me o valor da prestação de 490,13 € estive hoje no banco e nao me souberam dizer qual era a parcela de juro e de amortização, mas so com este valor nao entendo como a prestação nao baixou mais, se a taxa baixou para mais de metade da que tinha, e o juro nao baixou pra metade, se alguem me puder esclarecer agradecia.
PS: Esquecime de dizer que é euribor a 6m e spread 0.85
Obrigada e boa tarde a todos
Emprestimo habitação de 115.000€ a 30 anos, nos primeiros 5 anos com prestações crescentes, comprei em abril de 2003, a penultima revisão fiquei com a taxa de juro a 6.019% e pago 162.02 amortização e 529.24 juros, agora ja vi no banco online que a minha taxa foi revista e para maio será2,575%, e estes senhores apresentam-me o valor da prestação de 490,13 € estive hoje no banco e nao me souberam dizer qual era a parcela de juro e de amortização, mas so com este valor nao entendo como a prestação nao baixou mais, se a taxa baixou para mais de metade da que tinha, e o juro nao baixou pra metade, se alguem me puder esclarecer agradecia.
PS: Esquecime de dizer que é euribor a 6m e spread 0.85
Obrigada e boa tarde a todos
- Registado: 2/12/2008 18:20
Actualizado:
MarcoAntonio Escreveu:
Depósito ------ 0.25%
Empréstimo -- 1.25%
Euribor (03/04/2009)
..1w - 0.898%
..1m - 1.035%
..2m - 1.266%
..3m - 1.453% <<<
..6m - 1.632% <<<
12m - 1.796%
Médias Mensais de 3m/6m
lol

A Euribor nalguns prazos subiu ligeiramente hoje, depois da subida abaixo do esperado de ontem:
MarcoAntonio Escreveu:
Depósito ------ 0.25%
Empréstimo -- 1.25%
Euribor (03/04/2009)
..1w - 0.947%
..1m - 1.076%
..2m - 1.291%
..3m - 1.479% <<<
..6m - 1.653% <<<
12m - 1.804%
Médias Mensais de 3m/6m
Média de Abril ........... 4.78/4.80
Pata-Hari Escreveu:Na renovação, é normal que alterem o spread para reflectir os novos custos da disponibilização do dinheiro. A meio do contrato,não é nada normal. Acho isso muito preocupante do ponto de vista dos indicios que dá a respeito do banco.
(caramba, antigamente a banca era um negócio de gente séria, estavam acima de qualquer suspeita)
sim Pata,
A banca mudou muito, hoje tudo é visto a curto prazo, apenas interessa os numeros, o resto logo se ve!!! em epoca de vacas magras pior ainda. os numeros da banca sao minimamente reais, as alanvacagens sao assustadoras e os racios solvencia estao muito degradados. ao mesmos tempo existem " engenheirias financeiras " como por exemplo no vencido, onde sao feitos acordos atras de acordos, baixando assim os numeros do vencido e aumentando os numeros de credito rentavel. e isto é feito ate ser o proprio cliente a dizer que nao aguenta mais a situaçao e que entrega o bem. entretanto os numeros andaram " aldabrados " durante varios meses.
abraço
- Registado: 29/11/2007 2:25
Na renovação, é normal que alterem o spread para reflectir os novos custos da disponibilização do dinheiro. A meio do contrato,não é nada normal. Acho isso muito preocupante do ponto de vista dos indicios que dá a respeito do banco.
(caramba, antigamente a banca era um negócio de gente séria, estavam acima de qualquer suspeita)
boas la,
em relaçao a tua situaçao, so te posso dar um conselho pede o livro de reclamaçoes e coloca por escrito. assim o banco tem 30 dias para te apresentar uma resposta bem como ao banco de portugal. o que te fizeram é simplesmente ilegal, se estas a cumprir com todos os requisitos previstos no contrato, nao te podem fazer isso. ( conta ord, crt deb e cred, pagamentos domesticos...... ). nao sei qual o banco, mas calculo que seja o que patrocina os 3 grandes. o teu contrato e valido por 30, 40,50 anos e desde que cumpras as condiçoes acordadas a unica coisa que é variavel é o indexante a euribor. O Sr camilo, disse a dias que havia clientes a queixarem se. pois é possivel, principalmente empresas, pois estam a ver os seus spread duplicarem nas contas correntes, mas atençao que ai, os contratos sao validos por 1 ano, e sao bem explicitos, ao fim de um ano podem alterar todas as condiçoes.
espero que tenha ajudado
cumps
em relaçao a tua situaçao, so te posso dar um conselho pede o livro de reclamaçoes e coloca por escrito. assim o banco tem 30 dias para te apresentar uma resposta bem como ao banco de portugal. o que te fizeram é simplesmente ilegal, se estas a cumprir com todos os requisitos previstos no contrato, nao te podem fazer isso. ( conta ord, crt deb e cred, pagamentos domesticos...... ). nao sei qual o banco, mas calculo que seja o que patrocina os 3 grandes. o teu contrato e valido por 30, 40,50 anos e desde que cumpras as condiçoes acordadas a unica coisa que é variavel é o indexante a euribor. O Sr camilo, disse a dias que havia clientes a queixarem se. pois é possivel, principalmente empresas, pois estam a ver os seus spread duplicarem nas contas correntes, mas atençao que ai, os contratos sao validos por 1 ano, e sao bem explicitos, ao fim de um ano podem alterar todas as condiçoes.
espero que tenha ajudado
cumps
- Registado: 29/11/2007 2:25
ola a todos
...recentemente fui brindado com um aumento de spread no crédito a habitação sem aviso prévio nem qualquer tipo de justificação por parte do banco(balcão) depois de alguma insistência remetendo-se ao silencio , gostava de saber se esta situação é legal ou devo reclamar junto do banco de Portugal....(post acima)
Finalmente o banco deu-me uma resposta que me deixou algo surpreendido; ...exmo. sr. devido ao seu estrato bancário superar em larga escala o valor da hipoteca que tem com a instituição, que atravessa uma fase de alguma turbulencia e falta de liquidez, dicidiu aumentar o seu spread para de alguma forma ser solidario com a instituição neste momento tão dificil que logo que este sofoco passe lhe baixamos novamente o spread sem ter que pedinchar ....estava a brincar
ainda não obtive qualquer resposta ou explicação infelizmente se alguém puder acrescertar alguma coisa agradeço
um abraço a todos [quote][/quote]
...recentemente fui brindado com um aumento de spread no crédito a habitação sem aviso prévio nem qualquer tipo de justificação por parte do banco(balcão) depois de alguma insistência remetendo-se ao silencio , gostava de saber se esta situação é legal ou devo reclamar junto do banco de Portugal....(post acima)
Finalmente o banco deu-me uma resposta que me deixou algo surpreendido; ...exmo. sr. devido ao seu estrato bancário superar em larga escala o valor da hipoteca que tem com a instituição, que atravessa uma fase de alguma turbulencia e falta de liquidez, dicidiu aumentar o seu spread para de alguma forma ser solidario com a instituição neste momento tão dificil que logo que este sofoco passe lhe baixamos novamente o spread sem ter que pedinchar ....estava a brincar

um abraço a todos [quote][/quote]
- Registado: 14/10/2006 18:42
Actualizado, já inclui a média de Março:
MarcoAntonio Escreveu:
Taxas Directoras BCE (05/03/2008)
Depósito ------ 0.50%
Empréstimo -- 1.50%
Euribor (01/04/2009)
..1w - 0.981%
..1m - 1.105%
..2m - 1.308%
..3m - 1.498% <<<
..6m - 1.656% <<<
12m - 1.801%
Médias Mensais de 3m/6m
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Google [Bot], Investbem, niceboy, PAULOJOAO, Pmart 1 e 167 visitantes